O Timão se orgulha de contar com você representando nossa camisa com tanta raça.
#RadicaisCorinthians
#BMXCorinthians
#VaiCorinthians
De "anjinho" poliglota a titular do Corinthians: André Ramalho se diz orgulhoso e quer títulos em 2025
A história do zagueiro do Timão, que termina como um dos destaques da reação de nove vitórias seguidas
Por Emanoel Araújo, José Edgar de Matos e Sarah Bueno
10/12/2024 08h00
Aos 32 anos, André Ramalho estreou na elite do Brasileirão em 2024
André Ramalho estreou na Série A do Campeonato Brasileiro somente em 2024, aos 32 anos. Dono de carreira sólida na Europa, o zagueiro voltou ao país natal para ajudar na reação do Corinthians, que embalou nove vitórias consecutivas para terminar com vaga na fase qualificatória da Libertadores da América.
O período na Europa veio ainda na juventude e durou mais de uma década. Em Áustria, Alemanha e Holanda, André Ramalho aprendeu idiomas e se tornou um jogador poliglota. Porém, faltava a experiência de jogar em casa, o que, cinco meses depois, dá orgulho para o experiente jogador.
– Obviamente tínhamos noção do clube, mas não se compara ao viver isso. Era uma situação complicada, muito maior de pressão. Fico extremamente feliz e orgulhoso de ter tomado esta decisão, não só porque foi tudo bem. Desde sempre tinha convicção da minha decisão – afirmou.
– Fabinho (Soldado) mostrou que o Corinthians está se reestruturando e com pessoas competentes. A gente vê que estão tentando colocar o Corinthians onde deve estar, fico feliz de ter aceitado a grande aventura de jogar aqui. Cada vez estou mais orgulhoso de vestir esta camisa – acrescentou.
André Ramalho termina a primeira (meia) temporada como titular absoluto do time e protagonista de um dos grandes momentos. Contra o Juventude, nos acréscimos da partida, foi dele o gol que assegurou o Corinthians na fase semifinal da Copa do Brasil.
Naquela noite, o defensor contava com a presença de familiares, amigos e do técnico Antônio Pereira da Silva, o Seu Toninho, primeiro treinador ainda nos gramados da cidade de Alumínio.
– Fiz o caminho inverso de ter minha carreira na Europa, porque o destino quis assim. Cresci aqui, vivi aqui, sou brasileiro, sempre tive a curiosidade de como seria jogar no meu país – afirmou André Ramalho, em entrevista ao Esporte Espetacular.
– Jogava nas ruas lá de Ibiúna, onde tudo começou. São minhas primeiras memórias como ser-humano brincando de bola, mas saí com seis anos e fui para Alumínio, onde meu pai foi trabalhar – disse, relembrando da infância na cidade de 17 mil habitantes.
Entenda como André Ramalho se tornou peça-chave no Corinthians
Enquanto criança, André cultivava o cabelo que se tornou característica e fruto de homenagem na Áustria. O apelido de “anjinho” até hoje é relembrado pelos amigos de infância, que se orgulham da trajetória do atual defensor do Timão.
– Na escola era o anjinho, cabelo menor, só os cachinhos, depois deixou este Valderrama aí que virou característica dele – revela Alexandre Lopes Oliveira, amigo de infância.
– O André fala quatro línguas: alemão, que teve que aprender lá, o inglês, espanhol e fala italiano, tirou cidadania. Ele tem um grande nível de competência e quer estar alinhado com tudo – complementa Alexandre.
Passado e futuro
Dos campos de Alumínio com Seu Toninho depois de passar pelo futsal com Seu Rubão (Rubens Almeida), André Ramalho ganhou a chance de atuar nas categorias de base em 4 clubes do Brasil.
André Ramalho termina o ano como um dos destaques do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians
– Uma semana de férias e recebi uma ligação – recorda-se o defensor, corroborado pelo irmão, Flávio.
– Ele começou a falar mais alto, era um teste em Salzburg. Ele olhou para o meu pai e disse: o senhor aceita? Meu pai só deu o sinal positivo e falou que confiava no projeto – lembra.
No Red Bull Salzburg, André Ramalho ganhou 11 títulos e chegou a alcançar uma semifinal de Liga Europa. Virou ídolo local.
Ainda no Velho Continente, o zagueiro ainda atuou no Bayer Leverkusen e no Mainz, da Alemanha, e no PSV, da Holanda, onde conquistou o Campeonato Holandês neste ano.
Do título na Holanda, André Ramalho voltou para ajudar a mudar a situação
Da 18ª colocação na 30ª rodada, o Corinthians embalou nove vitórias seguidas para terminar o Brasileirão em sétimo, com vaga na Libertadores. Agora a missão é subir ainda mais um patamar, mantendo o exemplo final de 2024 para o início de 2025.
– Esperamos desde o início do ano brigando por títulos, porque essa tem que ser nossa missão e é o que o clube merece – discursou André Ramalho.
– Seguimos trabalhando, corrigindo os detalhes, para poder primeiramente sair da zona do rebaixamento e depois entrar no ciclo vicioso de vitórias. Quando ganha um, dois, três, te dá confiança, leveza, isso levou às nove vitórias seguidas e à classificação. Queremos mais. É pegar este fim de ano e levar para o ano que vem para continuar com essa série vitoriosa – encerrou.
PoropoPOD recebe Deives, ídolo do Futsal do Timão, nesta terça-feira (10)
10/12/2024 09h54 Agência Corinthians
No próximo episódio do PoropoPOD, o podcast oficial da Corinthians TV no Youtube, o convidado será um ídolo do Futsal corinthiano, o pivô Deives, a partir das 19h10, desta terça-feira (4).
Atleta do Corinthians Futsal, Deives chegou ao elenco do Alvinegro no ano de 2018 e já completa seis anos representando o Coringão nas quadras pelas principais competições da modalidade.
Atualmente com 39 anos, por meio de sua identificação com o Clube e conquistas em quadra, sendo elas duas Ligas Nacionais, uma Supercopa e um Paulista, Deives se tornou um dos principais nomes do Timão no Futsal. Por aqui, também já foram mais de 200 jogos e mais de 100 gols marcados neste período.
Será o quarto episódio do PoropoPOD, que, anteriormente, recebeu o presidente do Corinthians, Augusto Melo, o ídolo da Fiel Torcida, Basílio, autor de um dos gols mais importantes da história do Clube e, o mais recente, o atleta Lucas Cauê, do Basquete Corinthians.