15 de abr. de 2024

CORINTHIANS 14/04/2024










CORINTHIANS 0 X 0 atlmin
Local: Neo Química Arena
Data: 14 de abril de 2024, domingo
Horário: às 16h00 (de Brasília)
arb: Yuri Elino Ferreira da Cruz, Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
VAR: Daniel Nobre Bins ( todos rj)
Público total: 44.597 pessoas
Renda: R$ 2.784.292,50
Cartões amarelos: Battaglia, Jemerson, Hulk, Everson e Saravia (a); Romero, Fagner, Raniele, Yuri Alberto, Matheuzinho, Hugo, Carlos Miguel, António Oliveira e Maycon (Corinthians)
Cartão vermelho: Battaglia (a); António Oliveira (Corinthians)

CORINTHIANS: 12-Cássio; 23-Fagner (2-Matheuzinho int.), 3-Félix Torres, 13-Gustavo Henrique (7-Maycon 25'2°T) e 46-Hugo; 14-Raniele, 5-Fausto Vera (8-Paulinho 25'2°T) e 10-Rodrigo Garro (77-Igor Coronado 29'2°T); 36-Wesley, 9-Yuri Alberto e 11-Romero (20-Pedro Raul 34'2°T) Técnico: António Oliveira 22-Carlos Miguel, 25-Cacá, 34-Raul Gustavo, 21-Matheus Bidu
27-Breno Bidon, 16-Pedro Henrique, 19-Gustavo Silva

atlmin: 22Everson; 26Saravia, 4Mauricio Lemos, 34Jemerson e 13Guilherme Arana; 21Battaglia, 5Otávio e 15Zaracho (23Alan Franco 23'2°T); 17Igor Gomes (16Igor Rabello int.), 10Paulinho (6G. Scarpa 36'2T) e 7Hulk (11Vargas 43'2T) técnico: Gabriel Milito
31Matheus Mendes 25Mariano 47Rômulo
44Rubens 38Pedrinho 45Alisson 14Alan Kardek 42Cadu



















Técnico António Oliveira considera "justo" empate do Corinthians no Brasileirão, mas lamenta arbitragem

Por Emilio Botta

14/04/2024 19h11 
O Corinthians estreou no Campeonato Brasileiro empatando por 0 a 0 com o Atl-MG, neste domingo, em jogo disputado na Neo Química Arena, diante de mais de 42 mil pagantes.

Expulso após o apito final em jogo de 16 cartões aplicados pelo árbitro, António Oliveira criticou a condução do árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz

– Um início de uma nova temporada, de um Brasileiro, que é muito difícil, não há adversários fáceis. Calhou de o primeiro jogo em casa ser contra um dos candidatos ao título, pelos investimentos, com jogadores há muito tempo juntos. Jogo de muitos duelos físicos, tiramos vantagem disso com a expulsão. Cada um faz seu trabalho como pode, agora o juiz, eu não gostaria de ter essa função, o mundo está de olho, não pode falhar, tem família, com certeza faz as coisas de forma honesta, não há dúvida. Agora, não pode querer na segunda parte compensar algo que ele fez e fez bem.

– Na segunda parte estava a compensar algo que tinha errado, mas que acertou e fez bem. Não é possível numa segunda parte, ter 60% de bola parada. Para valorizar o espetáculo, temos de começar por algum lado. Teve situação do Yuri no chão, árbitro deixou jogo seguir... não pode ser. Há problemas de critério. Acho que ele foi mal para os dois lados, mas não vou bater mais, fez o melhor que pode – analisou António Oliveira.



António Oliveira, técnico do Corinthians— Foto: Marcos Ribolli


O técnico do Corinthians considerou positivo o resultado, pelo seu time ainda estar em evolução. O treinador português também explicou as mudanças e que, mesmo com um a mais, evitou colocar o time todo no ataque.

– Poderíamos ter feito um pouco mais, mas não podemos apontar nada. Não jogamos sozinhos, mas contra um adversário do ponto de vista individual de muita qualidade. Nosso time foi equilibrado. Não é por ter dez na frente que terei mais chances de gol, ia desequilibrar a equipe. Quanto melhor defendermos, mais conforto damos a quem ataca. Minhas equipes são defensivamente seguras e equilibradas. Foi um resultado até justo, num jogo difícil, poderíamos ter ganho, mas somamos um ponto num início de uma maratona grande que é o Brasileirão – disse o treinador.

O Corinthians entra em campo novamente na quarta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Veja outros trechos da coletiva de António Oliveira:

Sequência do Brasileirão
– Antes de tudo, não olho sequência, olho próximo jogo. Será importante quarta contra o Juventude, nele que vamos nos concentrar. Por outro lado, nossa equipe foi extremamente equilibrada. O adversário com um a menos se fechou em linha de cinco, retirou espaços, tentamos usar a área, Wesley e Matheus tentaram dar largura, mantendo dois contra um lá atrás, demos mais liberdade ao Hugo, tivemos Paulinho na transição (...) Em qualquer forma, estamos crescendo. O que senti, foi uma equipe equilibrada, que não deu chances ao adversário finalizar. Queremos ganhar todos os jogos, mas saio satisfeito pelo rendimento e comportamento dos jogadores, estaria felicíssimo se tivéssemos ganho.

Onde o time pode chegar?
– Há uma coisa que tenho, que é uma crença enorme nestes jogadores. Nas projeções, sempre disse que não faria a longo prazo. É viver um dia de cada vez. Isso não é um chavão usado como escudo para não criar expectativas, mas uma equipe que está se reestruturando, que muitos jogam juntos pela primeira vez, que está trabalhando no meio das competições, e acho que é um trabalho digno e de qualidade, gente com qualidade humana, com vontade de aprender, tem me dado prazer trabalhar com eles. Amanhã no treino vamos trabalhar o próximo jogo, que é o mais importante. Vai ser desafiante, mas vai valer a pena.

Expulsões
– Eu já estou aqui desde dois mil e... Quem me conhece sabe que sou assim, já estou marcado por eles, não vou deixar de viver o jogo da minha maneira, de maneira apaixonada. Tinha um bandeirinha que é um dos melhores do país, nos damos muito bem, mas o árbitro....Não me orgulho disso, de estar suspenso, de levar amarelo, mas faço análise do adversário. O árbitro tem de fazer análise de quem vai enfrentar, por que tantos amarelos? Por que não podemos ter uma conversa? O fato de dar um amarelo de forma intempestiva não ajuda em nada. Temos culturas esportivas diferentes que optam pelo diálogo, por isso Deus nos deu uma língua. Percebi que a tolerância é zero. Tem que ser igual para todos, não se pode ter medo de ninguém, olha-se as caras. Se formos honestos e rigorosos com mesmo critério, não só António será expulso. Mas não vou entrar nisso, não me orgulho. Acho que deve existir diálogo e tolerância, tenho quase 100 jogos no Brasil. Não sou novato aqui. Sou alvo sempre, devo refletir, mas será que ele não vai para casa e reflete também? É preciso mais tolerância.


Desempenho
– Muito satisfeito com o rendimento de todos. Já fui torcedor e quando as coisas eventualmente a gente poderia ter feito mais, os que estão fora sempre são melhores que os que estão dentro. Geralmente é assim. Mas é viver jogo a jogo, ver onde podemos crescer, ver os espaços que adversários oferecem, quais jogadores encaixam. Não gosto de individualizar, Coronado vem bem, tem entrado bem, vem de um processo difícil, 2 meses sem treinar, tivemos de condicionar, teve dengue, vai cada vez mais atrasando sua conclusão, é preciso cautela. Não podemos correr risco. Maycon só podia jogar aquela minutagem, é preciso cuidado, temos que ser sempre assertivos a cada jogo.



Atuações: Corinthians empata em estreia intensa e cheia de cartões; dê suas notas

Veja a avaliação do ge para os jogadores do Timão no empate contra o Atl-MG

Por Emilio Botta

14/04/2024 18h09

Cássio - GOL
nota ge7.0
Fez boas defesas quando exigido no primeiro e segundo tempos. Fez grande defesa em conrança de falta

Fagner - LAT
nota ge5.5
Primeiro tempo de um futebol dentro da média. Acabou substituído no intervalo por já ter amarelo.


Matheuzinho - LAT
nota ge5.5
Melhorou o corredor ofensivo pela direita, principalmente quando o time passou a jogar com três zagueiros. 

Félix Torres - ZAG
nota ge6.0
Partida segura do zagueiro

Gustavo Henrique - ZAG
nota ge6.0
Jogo bom do zagueiro. Foi substituído no segundo tempo por opção tática.

Paulinho - MEI
nota ge5.5
Aumentou a estatura do Corinthians no ataque nos lances de bola parada e atuou mais solto aparecendo na área.

Hugo - LAT
nota ge6.0
Errou algumas tomadas de decisão no primeiro tempo, mas conseguiu dentro do jogo melhorar o seu desempenho defensivo. Quase marcou um golaço no fim.

Raniele - MEI
nota ge6.5
Muito bem na proteção defensiva. Não conseguiu ajudar tanto o ataque como em outros jogos. Terminou o jogo como zagueiro.

Fausto Vera - MEI
nota ge5.5
Sofreu bastante defensivamente. Ofensivamente tentou ajudar com passes longos e ser ponto de auxílio de Garro, mas sem sucesso.

Maycon - MEI
nota ge5.5
Retornou de lesão em um jogo intenso. Não comprometeu nos minutos em que esteve em campo.

Rodrigo Garro - MEI
nota ge6.0
Isolado na criação no primeiro tempo, levando perigo na bola parada e ajudando muito defensivamente. Cansou na etapa final e acabou substituído.

Igor Coronado - MEI
nota ge5.5
Entrou bem, mas enfrentou o mesmo problema de Garro: a solidão na criação.

Romero - ATA
nota ge5.5
Não conseguiu repetir as boas atuações dos últimos jogos. Teve boa chance de cabeça no segundo tempo.

Pedro Raul - ATA
nota ge5.0
Participou pouco nos minutos em que esteve em campo.

Yuri Alberto - ATA
nota ge6.0
Bastante acionado o jogo todo, atuando em várias funções no ataque. Não teve uma chance clara, mas fez uma boa partida.

Wesley - ATA
nota ge6.5
Foi pouco acionado no primeiro tempo, ajudando mais Hugo no corredor defensivo. Melhorou muito na etapa final, sendo a principal alternativa ofensiva do time.

António Oliveira - TEC
nota ge6.0

Acertou em repetir a escalação após a vitória na Sul-Americana. Fez mudanças necessárias no segundo tempo para aproveitar o jogador a mais em campo.






Corinthians empata contra Atl-MG sem gols em jogo marcado por expulsão






O Corinthians empatam sem gols contra atlmin em jogo marcado por expulsão
Battaglia levou cartão amarelo no fim do primeiro tempo,


Primeiro tempo
Con propostas bem diferentes, Corinthians e AtlMG fizeram uma etapa inicial equilibrada na Neo Química Arena. Enquanto o Timão apostou numa forte marcação e chegou com perigo em duas cobranças de falta de Garro, o atl tentou chegar à frente na base do toque de bola ou do contra-ataque. Só que Igor Gomes parou em Cássio, e Hulk, pouco acionado, não conseguiu levar perigo quando teve a bola. Em impedimento Saravia, teve gol anulado. Na reta final, teve a expulsão de Battaglia pelo segundo cartão amarelo
Público e renda
44.285 / R$ 2.784.292,50


.








Segundo tempo


Na etapa final, aproveitando o fato de estar com um jogador a mais, o Corinthians tomou o controle da partida A melhor oportunidade do Timão saiu aos 12 minutos, quando Wesley deu caneta em Paulinho, arriscou um belo chute e exigiu ótima defesa do goleiro. Mais adiante, foi a vez de Romero desviar de cabeça pra fora. Na reta final, os donos da casa assustaram em chute de Hugo de longe. E os visitantes com duas boas cobranças de falta de Gustavo Scarpa. Mas o zero continuou no placar até o fim. Após o apito final, o técnico António Oliveira, do Timão, foi expulso por reclamação









Corinthians empata na estreia do Brasileirão Betano 2024
Em jogo muito truncado e de arbitragem confusa, Timão teve as melhores oportunidades, mas não conseguiu marcar


14/04/2024 18h19 Cláudio Vilas Bôas








Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians


Em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, disputada na tarde deste domingo (14), o Corinthians empatou com a equipe do Atlético Mineiro na Neo Química Arena pelo placar de 0 a 0.

Escalação

O técnico António Oliveira escalou Cássio; Fagner, Félix Torres, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Fausto Vera e Rodrigo Garro; Wesley, Yuri Alberto e Ángel Romero. Entraram no decorrer da partida Matheuzinho, Maycon, Paulinho, Pedro Raul e Igor Coronado. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Carlos Miguel, Pedro Henrique, Gustavo Silva, Matheus Bidu, Cacá, Breno Bidon e Raul Gustavo.

Primeira etapa

Bola rolando na Neo Química Arena.

Logo no primeiro lance, aos 20 segundos, Rodrigo Garro viu bem Yuri Alberto que, nas costas do marcador, sofreu falta na entrada da área pelo lado direito de ataque do Timão. Na cobrança de Garro, o goleiro adversário fez a defesa.

Nos primeiros cinco minutos, o Timão valorizou a posse de bola no campo de ataque, pressionando o adversário na saída de bola.

Aos 13 minutos, chegada do adversário pelo lado direito. Após chute de Igor Gomes, Cássio fez a defesa.

Mais uma chegada do Timão aos 21 minutos. Yuri Alberto recebeu 
ótimo passe na intermediária do ataque e sofreu falta do adversário. Nova oportunidade para Garro na cobrança de falta, mas a bola saiu por cima da meta.

Aos 30 minutos, muitas disputas físicas, jogo bastante faltoso na Casa do Povo.

O árbitro deu quatro minutos de acréscimo.

Aos 48 minutos, em mais uma jogada de Yuri Alberto na ponta direita de ataque, Battaglia derrubou o camisa 9, e como já tinha cartão amarelo, foi advertido novamente e expulso.

Fim da primeira etapa.

Segundo Tempo

Primeira mudança no Timão, no intervalo: Matheuzinho entrou no lugar de Fagner.

O Timão seguiu em busca do primeiro gol aos dois minutos. Wesley cruzou para o meio da área com perigo, mas a zaga adversária afastou.

Assim como na primeira etapa, o jogo seguiu disputado no meio de campo, com muitas faltas e jogo parado.

Aos 12 minutos, Wesley fez bela jogada individual e arriscou chute de fora da área, exigindo que o goleiro adversário fizesse a defesa.

Boa chegada do Timão aos 18 minutos. Matheuzinho viu bem Romero aberto na direita, o paraguaio fez o cruzamento no meio da área e a defesa adversária colocou para escanteio.

Duas alterações no Timão aos 26 minutos. Entraram: Maycon e Paulinho. Saíram: Gustavo Henrique e Fausto Vera.

A quarta mudança veio aos 29 minutos: Igor Coronado entrou no lugar de Rodrigo Garro.

Quase o gol do Timão! Aos 31 minutos, Coronado cruzou para o meio da área e Romero finalizou de cabeça. A bola passou raspando a trave do goleiro adversário.

Aos 34 minutos, Hugo cobrou falta de longe e a bola passou muito perto do gol.

Em seguida, a última mudança no Timão: Pedro Raul entrou no lugar de Romero.

Mais uma chegada aos 41 minutos. Matheuzinho viu bem a entrada de Paulinho na área e cruzou, mas o camisa 8 cabeceou por cima da meta adversária.

No lance seguinte, após cruzamento, a bola sobrou para Hugo, que soltou uma pancada de fora da área e por pouco não marcou um golaço na Casa do Povo.

Que defesa de Cássio! Após cobrança de Gustavo Scarpa, aos 51 minutos, o paredão alvinegro espalmou em grande defesa!

O árbitro adicionou sete minutos de acréscimo. Fim de jogo na Neo Química Arena.

Próximo Jogo

O Corinthians volta à campo na próxima quarta-feira (17), às 20h, quando viaja para Caxias e enfrentar a equipe do Juv. rs, em jogo válido pela segunda rodada no Brasileirão Betano 2024.





















Corinthians e Neo Química Arena fazem diversas ações na estreia do Brasileirão
Saiba tudo o que vai rolar no pré-jogo, durante e no intervalo da partida contra o Atl-MG, neste domingo (14)

14/04/2024 10h00 Agência Corinthians


Neste domingo (14), às 16h, na Neo Química Arena, o Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro, contra atl -MG, e a Casa do Timão terá diversas ações sociais envolvidas com a partida.


Neo Química Arena (Work Drone/ Divulgação)

ASMARA
O Corinthians e a Gerando Falcões lançaram uma parceria cujo foco é o projeto ASMARA, que colabora para geração de renda de mulheres em favelas, comunidades e periferias. 

A campanha de arrecadação começa no jogo contra Atl Min e se estenderá ao longo do campeonato. A Neo Química Arena terá diversos pontos de coleta para receber doações da Fiel Torcida de roupas e acessórios em bom estado, que são organizadas e distribuídas entre as mulheres de diversas comunidades para a geração de renda por meio de revenda.

No pré-jogo, a Corinthians TV realizará uma entrevista ao vivo sobre o projeto com Augusto Melo, presidente do Corinthians, presidente do atlmin, e Lemaestro, cofundador e COO da Gerando Falcões. Durante o jogo, o manto do Timão terá, na barra frontal, a marca da Gerando Falcões. E quarenta destas mulheres beneficiadas pelo projeto estarão no estádio e participarão das ações no intervalo da partida.

CRIANÇAS NA NEO QUÍMICA ARENA
O Timão proporcionará um dia especial para 400 crianças da Escola Estadual Professor Flavio La Selva, do Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo. Como parte do projeto Ingresso Solidário, elas assistirão à partida diretamente do estádio e receberão camisas oficiais do Timão, oferecidas pela Nike. E a Neo Química vai oferecer a alimentação da turma.

Flavio La Selva, que dá nome à escola da Zona Sul paulistana e à sede da Gaviões da Fiel, no Bom Retiro, foi um dos fundadores da torcida organizada, sócio número 01 e primeiro presidente da torcida organizada. Formado em letras, também foi professor. Faleceu em 21 de março de 1988.

JORGE DE CAPADÓCIA
No pré-jogo, os telões mostrarão o trailer do filme "Jorge de Capadócia", com presença do ator e diretor Alexandre Machafer na Neo Química Arena. O Parque São Jorge já recebeu ativações especiais do filme junto à distribuidora Paris Filmes. Outras parcerias entre o clube e a produção que conta a história de São Jorge serão anunciadas nos próximos dias.


MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
Foi celebrado, em 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O Corinthians se engajou na causa e, até o fim do mês, a equipe principal masculina de futebol jogará com um patch especial na camisa.

Além disso, o Timão vai apoiar uma iniciativa especial do goleiro Cássio e do Galera da Bola. O Gigante fará, em 29 de abril, um jantar especial (com entradas limitadas) com leilão de uma das camisas utilizadas por ele em homenagem aos 700 jogos. A renda arrecadada será destinada a uma instituição que cuida de crianças com o Transtorno do Espectro Autista.

POROPOPÓ ESPECIAL
No minuto 15 da partida deste domingo (14), as torcidas organizadas vão puxar, junto a todos os torcedores presentes na Neo Química Arena, um grande Poropopó. Os telões do estádio farão uma contagem regressiva para que toda a Fiel participe!