Luxa valoriza sequência do Corinthians
Técnico pede para jogadores comemorarem vitória, que aumenta série invicta, e elogia Renato Augusto
26/07/2023 00h43
O técnico Vanderlei Luxemburgo pediu para os jogadores do Corinthians comemorarem a vitória por 2 a 1 no Majestoso, nesta terça-feira, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida das semifinais ds Copa do Brasil.
Em entrevista coletiva após a partida, Luxa valorizou a sequência invicta do Corinthians e relembrou momentos difíceis pelos quais o elenco passou recentemente, principalmente em Belo Horizonte, quando o zagueiro Gil foi hostilizado no saguão do hotel no qual o elenco estava hospedado.
Agora, são seis jogos invicto entre Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, com cinco vitórias e um empate.
– Falei para os jogadores lá dentro para eles comemorarem, ninguém deu para nós essa condição. Eles têm que comemorar a vitória. Eles estão de parabéns, não pediram licença a ninguém e conquistaram o direito de estarem nessa condição – elogiou Luxa.
– Isso não faz a diferença, as críticas. Temos que conviver com elas, pertencem ao nosso meio. Mas quantas vezes eu falei que conseguia ver coisas boas mesmo em meio a críticas? Eu não posso fazer meu elenco crescer por causa da crítica, a análise pertence a vocês, as críticas e os elogios, e nós precisamos saber o que fazemos internamente. Estou vendo os jogadores trabalhando, não nos baseamos nas críticas, mas no nosso trabalho, que foi contínuo. Continuamos trabalhando para reverter a situação e vocês poderem elogiar a gente – complementou.
Com a vitória no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, o Corinthians garantiu a vantagem de jogar por um empate no fora de casa para avançar à final pelo segundo ano seguido. A partida decisiva acontece só no dia 16 de agosto.
– Fomos decidir contra o Universitario, clima hostil, brabo pra caramba com a molecada. Já decidimos fora e dentro de casa, tem que estar preparado. Vamos para a segunda etapa, levamos a vantagem, mas não acabou – alertou o técnico.
Luxa também falou sobre o jogo desta terça, apesar de, na primeira resposta, ter dito que não tinha de fazer análise da partida. Pouco depois, explicou a entrada de Adson na vaga de Ruan Oliveira no intervalo, que melhorou o time, e a manutenção de Renato Augusto até os minutos finais.
– É um jogador diferente, como tem jornalista diferente, comentarista diferente, uma porção de coisas diferentes. O Renato é um jogador diferente e faz diferença no jogo. Já comentei algumas vezes que tirei o Zidane e o Ronaldo e os caras foram para cima de mim. Um cara como o Renato você não tira, ele pode estar de bengalinha e decide um jogo para você. Ele ficou, ficou, ficou, mas deixa uma bola e ele decide. No final, ele falou "deixa o Róger que eu estou mais morto do que ele" – destacou Luxa.
Até o segundo jogo da semifinal, o Corinthians tem compromissos pelo Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. No sábado, a partir das 18h30 (de Brasília), o Timão mede forças com o Vasco, na Neo Química Arena, pela 17ª rodada da Série A.
Veja mais respostas de Luxemburgo:
Dúvida sobre Rojas
– Vai cair naquilo, usei três, usei quatro. Não é a primeira vez que jogo com linha de quatro, com losango, dois lados de campo... Tudo o que temos feito aqui tem acontecido. Sobre o Rojas, tudo faz parte do processo, por que vou dar vantagem ao adversário antecipadamente. Está na concentração, vamos ver o que pode acontecer. Não é a primeira vez que levo jogador para concentração sem saber. O treinador do lado de lá fica na dúvida.
Entrada de Adson
– Estávamos tecnicamente com cinco ou seis jogadores mal. A gente não conseguia acertar O Adson foi para jogar pressionar. O Adson já começou jogando por dentro e por fora, ainda bem que estamos fazendo as mudanças e elas têm melhorado a equipe.
Quem atua pelo Brasileirão?
– Você está com pressa também, né? Eu vou tomar uma cervejinha agora lá dentro para aliviar a tensão. Tivemos um jogo na Bahia muito tenso. Temos que valorizar aquele empate lá, senão nossa situação na tabela estaria mais complicada. Temos um jogo a menos, mantivemos a situação... Tem que valorizar o que aconteceu em campo. Por isso eu fui com o time. As pessoas falam "Brasileiro, não sei o quê". A equipe que jogou contra o Bahia teve duas semanas cheias para treinar, para jogar no fim de semana e hoje.
– Temos que entender que quero ganhar a Copa do Brasil, quero disputar para ganhar, mas temos a obrigação profissional de interferir no Brasileiro, Corinthians tem que saber a importância do Brasileiro. Foi isso o que fizemos, dividimos o elenco, colocamos dois times em condições de jogar tanto Copa do Brasil quanto Sul-Americana e Brasileiro. O Brasileiro é uma responsabilidade grande para todos nós.
– (...) No intervalo coloco o Adson e mudo a posição do Renato, ele aparece de frente para o gol. Foi uma mudança estratégica, não mandei o Renato chutar de fora da área, ele sabe fazer isso.
Renato Augusto comemora vitória do Corinthians e desempenho individual no clássico: "Guardar com carinho"
Meia marca os dois gols do Corinthians no Majestoso e coloca o Timão em vantagem na briga por uma vaga na final da Copa do Brasil
25/07/2023 23h49
O Corinthians saiu na frente nas semifinais da Copa do Brasil ao vencer, em casa, um majestoso por 2 a 1. O resultado positivo, no entanto, apenas foi possível graças ao desempenho individual de Renato Augusto, que marcou os dois gols. Na saída de campo, o meia festejou o resultado, mas pediu atenção com o rival.
– Minha carreira toda foi assim. Passei por muitas dificuldades, consegui juntar forças, me reerguer e passar por cima de tudo. Vai ser assim até o final. É um orgulho muito grande jogar aqui nessa arena, é diferente a atmosfera, parece que as coisas acontecem diferente. Quero aproveitar cada jogo aqui porque realmente me dá prazer.
– Vou guardar com muito carinho na memória, mas ainda não estamos classificados, temos mais um jogo. É trabalhar porque temos compromisso no Campeonato Brasileiro. O futebol não te dá tempo para lamentar e nem para curtir as vitórias – comemorou Renato ainda no gramado de Itaquera.
Com a vitória no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, o Corinthians garantiu a vantagem de jogar por um empate para avançar à final pelo segundo ano seguido. A partida decisiva acontece no dia 16 de agosto.
Corinthians vence majestoso e abre vantagem na semifinal da Copa do Brasil
Dono do jogo, Renato Augusto marcou os dois gols do Timão no Majestoso desta quarta-feira (25) (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)
Fábio Lázaro 25/07/2023 - 23:35
Na vitória por 2 a 1 no majestoso na noite desta terça-feira (25), o Corinthians contou com Renato Augusto brilhando no primeiro jogo decisivo por uma vaga na decisão da competição nacional. Ele marcou os dois gols do Timão
O jogo de volta acontecerá em três semanas, no dia 16 de agosto, quando o Corinthians se classifica até com empate.
O Corinthians criou sua primeira chance com Renato Augusto, que fez tudo sozinho: escapou da marcação e chute de fora na área, buscando o canto esquerdo, mas parou na boa defesa do goleiro. Os rivais finalizaram 5 pra fora e outra com Michel Araújo chutando fraco, para fácil defesa de Cássio, caindo no esquerdo.
E A ETAPA FINAL?
Foi completamente diferente do primeiro tempo. Ela existiu. E existiu tanto, que começou pegando fogo. Logo aos dois minutos, o placar foi aberto pelo Timão. Adson, que havia entrado no intervalo, recebeu bola de Maycon e encontrou Renato Augusto. E foi ali que começou o show do camisa 8, que finalizou de fora da área e, na sua especialidade, acertou o cantinho direito do gol ensbriu o placar. Aos nove minutos, Gil escorregou e deu espaço para Luciano finalizar de fora da área, buscando o canto direito de Cássio, a bola bateu na trave, desviou no pé do goleiro e entrou. O Corinthians que anotou o segundo. E novamente com ele: Renato Augusto. O zagueiro Murillo fez o lançamento longo, o lateral Caio pulou atrasado, deixou a bola passar, e ela sobrou para o camisa 8 corinthiano na entrada da área, para, de peito de pé marcar um golaço. Corinthians 2x1
Como a partida de volta acontece somente no dia 16 de agosto, o Corinthians, terá compromissos por outras competições antes de buscar sua vaga para a final da Copa do Brasil. O Timão encara o Vasco, na Neo Química Arena, neste sábado (29), às 18h30 (horário de Brasília). A partida terá portões fechados, por conta de uma punição ).
Antes de decidirem a vaga na decisão da Copa do Brasil, Corinthians também têm compromissos pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Ambos vão enfrentar equipes argentinas. O Timão, encara o Newell's Old Boys, nos dias 1º e 8 de agosto. O primeiro confronto será em Itaquera, já o segundo na cidade de Rosário, na Argentina.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 1 sp -
Data e hora: 25 de julho de 2023, às 21h30 arb Wilton Pereira Sampaio, Bruno Raphael Pires e Nailton Junior de Sousa Oliveira var Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Berlado, Pablo Maia e Luciano (São Paulo)
Cartões vermelhos: -
GOLS: 1-0 Renato Augusto (2'/2T); 1-1 Luciano (9'/2T); 2-1 Renato Augusto (36'/2T)
CORINTHIANS Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera (Matheus Araújo, 27'/2T), Ruan Oliveira (Adson, intervalo), Maycon (Roni, 38'/2T) e Renato Augusto (Bruno Méndez, 44'/2T); Róger Guedes e Yuri Alberto (Felipe Augusto, 27'/2T). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
sp Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio; Pablo Maia e Alisson; Wellington Rato (Erison, 18'/2T), Luciano e Michel Araújo (Rodrigo Nestor, 18'/2T) (Jhegson Méndez, 39'/2T); Calleri (Juan, 25'/2T). Técnico: Dorival Júnior
Timão vence por 2 a 1 majestoso e abre vantagem nas semifinais da Copa do Brasil
Um total de 46.965 pessoas na Neo Química Arena testemunharam a atuação de gala de Renato Augusto que deixou dois gols na noite.
25/07/2023 23h40 Vinícius Alves
Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians
Na noite desta terça-feira (25), o Corinthians entrou em campo para a disputa do jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil 2023. Atuando na Neo Química Arena, o Timão venceu o Majestoso, por 2 a 1, com dois gols de Renato Augusto, abrindo vantagem para o jogo de volta.
A noite foi de recorde na Casa do Povo: com 46.517 pagantes, o estádio alvinegro bateu o recorde de público pagante de sua história. A partida de volta ocorre em 16 de agosto, às 19h30, fora de casa.
Escalação
O técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o Corinthians com Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon, Ruan Oliveira e Renato Augusto; Róger Guedes e Yuri Alberto. Entraram no decorrer do jogo: Adson, Felipe Augusto, Matheus Araújo, Roni. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Carlos Miguel, Romero, Caetano, Giuliano, Matheus Bidu, Bruno Méndez, Guilherme Biro e Pedro.
Primeiro tempo
O Corinthians iniciou a partida procurando espaços. Foi um início de jogo bem equilibrado, sem nenhuma jogada perigosa para ambos os lados.
Depois de 30 minutos de bola rolando, o jogo continuou truncado. Ambas as equipes trocavam posses de bola, mas sem chegada perigosa ao ataque.
Aos 32 minutos, Renato Augusto pegou a bola no meio de campo, balançou para um lado, para o outro e bateu de fora da área com a perna direita, mas o goleiro Rafael fez uma boa defesa. Na sobra, a bola ficou com Róger Guedes, que não conseguiu concluir.
Aos 41 minutos. Pablo Maia chutou de muito longe e a bola passou perto do gol.
O árbitro deu dois minutos de acréscimo e a primeira etapa foi encerrada após o tempo extra.
Segundo tempo
O Corinthians voltou para o segundo tempo com uma alteração: saiu Ruan Oliveira e entrou Adson. O Alvinegro voltou para o jogo com uma alteração na formação tática: de 4-4-2, no primeiro tempo, para 4-3-3 na segunda etapa.
Bola em jogo!
Gol do Corinthians! No segundo minuto da segunda etapa, o Coringão voltou com tudo. Em uma boa movimentação no ataque, Adson achou Maycon na entrada da área, o camisa 7 dominou e fez o passe para REInato Augusto, que chapou de direita no canto direito do goleiro, 1 a 0.
Aos nove minutos, de fora da área, Luciano chutou de esquerda, a bola bateu na trave e nos pés de Cássio para entrar no gol.
Após os gols, a partida ficou nervosa. Ambas as equipes conseguiam mais espaços e as faltas começaram a aparecer de forma mais frequente.
Aos 27 minutos o Alvinegro mudou mais duas vezes: saíram Yuri Alberto e Fausto Vera e entraram Felipe Augusto e Matheus Araújo.
Gol do Corinthians! Aos 35 minutos, Murillo lançou para Renato Augusto, o Rei dominou, se livrou da marcação e estufou as redes de perna direita: 2 a 1.
Aos 39, mais uma mudança no Timão: saiu Maycon e entrou Roni.
A última alteração ocorreu aos 44 minutos: saiu Renato Augusto, ovacionado pela torcida, e entrou Bruno Méndez.
O árbitro deu sete minutos de acréscimo e ao fim do tempo extra a partida foi encerrada.
O Timão leva uma vantagem para o jogo de volta, em 16 de agosto, às 19h30, fora de casa.
Próximo jogo
O Corinthians volta à campo no próximo sábado (29), às 18h30, quando recebe o V asco, na Neo Química Arena, pela 17ª rodada do Brasileirão 2023. Essa partida terá portões fechados para a torcida, em punição prevista pelo STJD.
Lucas Veríssimo chega ao Brasil nesta terça-feira para assinar com o Corinthians
Zagueiro do Benfica chega por empréstimo e o Timão vai abater valores através da dívida que o Benfica
Da redação
25/07/2023 • 10:17
Mais um reforço no Parque São Jorge. Lucas Veríssimo deve chegar ao Brasil nesta terça-feira, 25, para assinar seu contrato com o Corinthians.
Zagueiro do Benfica chega por empréstimo e o Timão vai abater valores através da dívida que o Benfica tinha de R$ 5,3 milhões pela contratação do zagueiro Joao Victor. Nesta janela, o clube paulista também contratou o Matías Rojas, meia
Corinthians faz jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil em casa hoje
Por Redação do ge
25/07/2023 04h01
Nesta terça-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), Corinthians inicia a batalha por uma vaga na decisão da Copa do Brasil. O confronto de ida das semifinais acontece na Neo Química Arena, em Itaquera.
Escalações prováveis
Corinthians - Técnico: Vanderlei Luxemburgo
O Corinthians chega ao Majestoso repleto de dúvidas. A primeira delas é com o sistema tático que será adotado por Vanderlei Luxemburgo. O treinador tem estudado o time no 3-5-2 e também no 4-3-3 e 4-4-2. Além do desenho em campo, o paraguaio Matías Rojas, com dores no pé esquerdo, tenta se recuperar a tempo de estar em condições de entrar em campo.
Provável Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Gil e Murillo; Fagner, Fausto Vera, Matías Rojas ou Giuliano, Renato Augusto e Fábio Santos; Róger Guedes e
Quem está fora: Gabriel Moscardo, Paulinho e Rafael Ramos.
Pendurados: Adson, Fábio Santos, Fagner, Moscardo, Bidu e Yuri Alberto
sp: Rafael; Rafinha, Arboleda, D Costa ou Beraldo e Caio Paulista; P Maia, Alisson, R Nestor e M Araújo; Luciano e Calleri.
arb: Wilton Pereira Sampaio (Fifa - GO), Bruno Raphael Pires (Fifa - GO) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa - CE) var: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa - SP)
Corinthians joga majestoso nesta terça-feira (25), na Neo Química Arena, válido pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil 23
Às 21h30, Corinthians protagoniza o clássico Majestoso na Neo Química Arena, pela partida de ida da semifinal da competição nacional.Timão vive seu melhor momento na temporada e vem de cinco partidas invicto. Ainda, o Corinthians defende invencibilidade em majestosos na Neo Química Arena. São 17 jogos entre os clubes desde que o Majestoso começou a ser disputado em Itaquera, com dez vitórias corinthianas e sete empates.
Luxemburgo decidiu fazer mistério e escondeu os relacionados para o clássicos. A principal dúvida envolve Matías Rojas, que sofreu uma entorse no pé esquerdo no empate do Timão com o Bahia, pelo Brasileirão.