Após vencer nos bastidores, Timão quer vencer Dérbi em campo
LANCEPRESS! - 07/02/2015 - 20:57
Maiores rivais paulistas, Corinthians e aplmeir2as se enfrentam neste domingo, às 17h, no chiqueirao, alagadao, barraafundao. Mas a disputa entre os dois clubes se iniciou durante a semana, nos bastidores, com uma vitória para o Timão no "primeiro tempo" do clássico.
O Corinthians vem depois de golear o Once Caldas (COL) por 4 a 0, que colocou o clube bem próximo de uma vaga na fase de grupos da Libertadores da America 15. Por conta do jogo de volta, o técnico Tite irá poupará 6 titulares: Fagner, Felipe, Ralf, Elias, Renato Augusto, Jadson e Emerson. Já, Fábio Santos e Guerrero, expulsos na Arena Corinthians, disputarão o Dérbi.
O Corinthians, por sua vez, é o ponteiro do Grupo B no Paulista, mesmo tendo disputado apenas uma partida. Para manter-se na posição, o time alvinegro conta com o retrospecto: são 8 jogos ou quatro anos invicto contra o arquirrival.
CORINTHIANS DEFENDE INVENCIBLIDADE DE 8 JOGOS (4 VITÓRIAS E 4 EMPATES) (3ANOS E 6 MESES) NO DERBY
FICHA TÉCNICA
palmeir2as X CORINTHIANS
Local: Alagadao, chiqueirao
Data e horário: Dia 8 de fevereiro de 2015, domingo, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse, Anderson Jose de Moraes Coelho
: Fernando Prass; Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto; Renato, Gabriel, Alan Patrick, Allione e Dudu; Leandro Pereira. Técnico: Oswaldo de Oliveira
CORINTHIANS: Cássio, Edilson, Edu Dracena, Gil e Fabio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros e Danilo; Mendoza e Guerrero. Técnico: Tite
JOVEM ATACANTE MALCOM, 17 ANOS, ESPERADO PARA VOLTAR AO CORINTHIANS COM FIM DA PARTICIPAÇÃO NA SELEÇÃO SUB 20 HOJE. JOGADOR PODE TER UNS DIAS DE FOLGA.
07/02/2015 20h15
Vagner Love se diz mais um louco do bando e fala em títulos pelo Timão
Em vídeo, atacante promete garra com a camisa do Corinthians
Por GloboEsporte.com
Contratado na última sexta-feira pelo Corinthians, o atacante Vagner Love manda o seu primeiro recado para o torcedor do Timão. Em vídeo gravado pelo próprio clube, o atacante promete garra, vontade e avisa que fará de tudo para a equipe conquistar muitos títulos.
– Aí, torcida corintiana, estou chegando. Eu sou mais um no bando desse monte de louco aí.

Vagner ainda não foi apresentado, mas já vestiu a camisa do Corinthians. Seu último clube foi o Shandong Luneng, da China. O contrato com o Alvinegro vai até julho de 2016.
– Vocês podem ter certeza que não vai faltar garra, determinação e vou fazer o meu melhor. Vou fazer de tudo para o Corinthians conseguir muitos títulos.
Vagner Love assina contrato com o Corinthians (Foto: divulgação)
07/02/2015 20h11
Andrés se mantém forte e prevê naming rights da Arena Corinthians: “Questão de tempo”
Ex-presidente do Corinthians é o primeiro a ser lembrado pelo novo comandante, Roberto de Andrade, e se senta ao lado da nova diretoria em primeira entrevista
Por Carlos A. Ferrari, Diego Ribeiro, Fernando Vidotto e Martín Fernandez
Mario Gobbi e Andrés, antes do anúncio da vitória de Roberto de Andrade (Foto: Diego Ribeiro)
Eleito presidente do Corinthians pelos próximos três anos, Roberto de Andrade não hesitou logo em seu primeiro agradecimento no novo cargo.
– Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao meu amigo Andrés Sanchez pelo apoio.
Mesmo fora da presidência há mais de três anos, Andrés continua tendo grande força política dentro do clube. Neste sábado, ele confirmou que não terá cargo na nova administração e cumprirá seu mandato como deputado federal – ele foi eleito no ano passado. Por outro lado, continua negociando os “naming rights” da Arena Corinthians. E, mais uma vez, pediu tranquilidade à torcida.
– Quem sabe não anunciamos nos próximos dias ou meses... Tem duas, três empresas trabalhando em cima disso. O torcedor corintiano pode ficar tranquilo, pois é questão de tempo. Está atrasado? Está. Mas vai ser um pontapé muito bem dado – disse Andrés.

O ex-presidente se sentou à mesa ao lado da nova diretoria. Ao lado de Roberto, também estavam os vices André Luiz Oliveira e Jorge Kalil. Nada do ex-presidente Mário Gobbi, que deixou a presidência de forma discreta.
O torcedor corintiano pode ficar tranquilo, pois é questão de tempo. Está atrasado? Está. Mas vai ser um pontapé muito bem dado
Andrés Sanchez, sobre naming rights
Durante o dia, Andrés trabalhou ativamente pela chapa Renovação e Transparência. Sempre sorridente, pediu votos, distribuiu abraços e ganhou elogios relativos à sua administração no clube. O agora deputado federal só sossegou com a divulgação do resultado e a vitória de Roberto de Andrade. Andrés, porém, garante: não terá participação em decisões dos novos dirigentes.
– Não participo de nada, vocês não acreditam. Se eu falar para vocês que não vou participar ativamente, não vai adiantar nada. Vou ajudar sempre o Corinthians, independentemente de quem for o presidente – avisou.

Andrés Sanchez chegou a ser cotado para o cargo de diretor de futebol, mas o mandato como deputado impediu o acúmulo de funções. Roberto de Andrade deve anunciar sua diretoria completa nos próximos dias. PM define trajeto de torcida corinthiana
Oganizadas alvinegras vão partir juntas e a pé; o percurso tem cerca de 4,5 KM
07/02/2015 - 19:11

Torcidas organizadas do Corinthians vão ao dérbi escoltadas pela PM (Foto: Eduardo Viana)
Em reunião realizada na tarde deste sábado, a Polícia Militar do Estado definiu o trajeto que as torcidas organizadas do Corinthians irão fazer para chegar ao local do Dérbi. Segundo o Capitão Arcanjo, do 2º Batalhão de Choque, todas vão partir juntas e seguirão a pé.
Por medo de emboscadas, os detalhes do percurso não foram divulgados. Sabe-se, porém, que todas as organizadas irão se reunir na quadra Gaviões da Fiel, no Bom Retiro, a partir das 13h, e serão escoltadas até o local da partida. O caminho tem cerca de 4,5 Km.
O acesso dos corinthianos será realizado pelo portão 'D', com acesso pela Rua Padre Antônio de Tomás Vale lembrar que o acesso ao estádio estará liberado a partir das 14h.
- Haverá isolamento de algumas ruas pequenas próximas. A circulação tanto de veículos, quanto de pedestres estará proibida. Só irão passar torcedores do Corinthians - alertou ao LANCE!Net o Capitão Arcanjo
Além de serem instalados os tradicionais tapumes e gradis, que fazem a separação física e visual entre as duas torcidas, cerca de 600 cadeiras foram retiradas do setor onde ficarão os alvinegros, com a justificativa de aumentar a aréa de circulação dos efetivo da PM. O capitão confirmou também que parte do camarotes e da arquibanda sul superior estarão fechados.
a carga total destinada aos torcedores corintianos, segundo a polícia, é de 1.500, e não 1.800 como informado inicialmente.
Andrés volta a falar em 'questão de tempo' para o naming rights da Arena Corinthians
'Tem duas ou três empresas negociando e o acordo é questão de tempo. Está atrasado pois não é qualquer empresa que pode pagar o que o Corinthians quer', afirmou Andrés
LANCEPRESS! - 07/02/2015 - 19:06

Roberto de Andrade foi eleito o novo presidente do Corinthians. Andrés Sanchez sentou-se à mesa na coletiva de imprensa (Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press)
Um dos assuntos comentados na coletiva de imprensa realizada após as eleições foi o naming rights da Arena Corinthians. Mesmo após oito meses de sua inauguração e muitas especulações sobre o acordo, o estádio corinthiano continua sem o investimento de uma empresa para nomeá-lo. Andrés Sanchez, maior responsável pelo estádio, voltou a falar em 'questão de tempo'
- Tem duas ou três empresas negociando e o acordo é questão de tempo. Está atrasado pois não é qualquer empresa que pode pagar o que o Corinthians quer. Mas vamos fechar um acordo e o pontapé será muito bem dado - afirmou o deputado federal, que não vê prejuízo com sua ausência do dia a dia da Arena Corithians.
- Tem uma equipe de profissionais trabalhando. Não é preciso estar no dia a dia. O macro podemos resolver aqui do Parque São Jorge mesmo. O Roberto vai estar a par de tudo. Quando precisar de mim, vou estar a disposição. São amigos, todo o mundo tem que trabalhar em prol do clube - completou.
Após ser eleito presidente do Corinthians, Roberto de Andrade deu coletiva de imprensa ao lado de seus dois vices - Jorge Kalil e André Luiz Oliveira -, e Andrés Sanchez, que foi o idealizador da chapa Renovação & Transparência, vitoriosa nas quatro últimas eleições.
Questionado sobre o que fazia na mesa e se ajudaria posteriormente, o deputado federal respondeu da seguinte maneira:
- Se eu falar que não vou participar ativamente como todos pensam, não vai adiantar. Vão escrever o que querem. Vou ajudar sempre, independentemente de quem seja o presidente. O máximo que posso fazer é estar sempre presente. Fora isso, vou tocar a vida de deputado federal, que é uma função importante, sempre adorando o Corinthians - lembrou, ouvindo gritos e aplausos no teatro do clube.
Por fim, Andrés Sanchez elogiou a maneira pacífica que transcorreu a eleição no Parque São Jorge neste sábado.
- O mais importante foi que não houve uma discussão, uma briga. Estamos mostrando ao futebol brasileiro como se faz uma eleição democrática. Com diferença, mas com todo o mundo respeitando todo o mundo - finalizou.
Novo presidente do Timão pensa em reduzir custos, inclusive com Guerrero
Roberto de Andrade reconhece situação financeira complicada do clube, diz que deseja renovar com peruano, mas sem exageros
Fábio Suzuki - 07/02/2015 - 18:47

Roberto de Andrade é eleito o novo presidente do Corinthians (Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press)
Presidente do Corinthians pelos próximos três anos, após a vitória nas eleições deste sábado, Roberto de Andrade reconheceu em sua primeira entrevista coletiva que a situação financeira do clube não é das melhores, e que será necessário ajustar as contas para reduzir o rombo deixado nas finanças pela antiga gestão.
- Para solucionar a situação financeira o jeito é trabalhar e vamos começar a fazer isso daqui a pouco. A conta é simples. Temos que reduzir os custos atuais e aumentar as receitas. É um pra cima e um pra baixo - afirmou.
O discurso de pé no freio bate de frente com a necessidade de renovar o contrato de Paolo Guerrero, maior ídolo da torcida. O peruano pede quase R$ 40 milhões por mais três anos de contrato, algo que não deve ganhar dessa nova diretoria.
– Esse contrato só não foi renovado na gestão do Mário (Gobbi, ex-presidente) porque o empresário não gosta do Mário. O Corinthians fez uma contraproposta nesse valor e não teve acordo. Se não chegarmos a um acordo comercial, não vai existir renovação. Temos de baixar o valor e não falar o que posso pagar. Não vou esvaziar o que já não temos – afirmou o novo mandatário, que ainda completou:
- Na volta do time após o jogo na Colômbia, vamos sentar e conversar. O torcedor corintiano pode ficar tranquilo que iremos fazer de tudo para ele renovar. Não ocorreu pelo valor que pediram (nas primeiras negociações). Nessas condições não há acordo independente de quem for o presidente do Corinthians - lembrou Andrade.
O novo presidente do Timão ficará no cargo até fevereiro de 2018.

07/02/2015 18h03
Roberto de Andrade é eleito presidente do Corinthians
Candidato da situação vence disputa com Antônio Roque Citadini e vai dirigir o Timão pelos próximos três anos; e já começa prometendo não ceder por Guerrero
Por Carlos Augusto Ferrari, Diego Ribeiro, Fernando Vidotto e Martín Fernandez
Chapa de Roberto de Andrade comemora a vitória na eleição no Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Roberto de Andrade é o novo presidente do Corinthians. Candidato do grupo da situação, liderado por Andrés Sanchez, ele venceu a disputa com Antônio Roque Citadini nas eleições deste sábado, no Parque São Jorge, e comandará o Timão pelos próximos três anos. André Luís Oliveira e Jorge Kalil são os vices.
De quase 12 mil associados aptos a votar, compareceram às urnas 3.254. Andrade teve 1.848 votos contra 1.393 de Citadini (57% contra 43%), além de 13 votos em branco. Também foram eleitos 200 conselheiros para o triênio, além de outros 50 suplentes.
– Só quero agradecer a todos da chapa Renovação e Transparência, todas as pessoas que contribuíram e muito para esse resultado. O empenho de todos foi fundamental para conseguir a vitória. A união mostrou que com todos nós, juntos, o Corinthians vai ficar melhor – disse Andrade.
Ex-vice de Andrés e diretor de futebol em boa parte da gestão de Mário Gobbi Filho, Roberto de Andrade confirma o favoritismo na corrida presidencial e mantém no poder a ala que comanda o Corinthians desde 2007, ano em que Alberto Dualib deixou o cargo.
Em seu discurso, Andrade agradeceu primeiro a Andrés e depois a Gobbi.
– Uma pessoa em particular é o Andrés. Sem ele, não estaríamos aqui agora. Nada disso teria acontecido. E ao já ex-presidente Mário Gobbi quero agradecer bastante pelo apoio – disse o novo mandatário do clube.
A permanência da situação alivia o clima de tensão vivido pelos integrantes do departamento de futebol nas últimas semanas. Toda a estrutura será mantida. Andrade nomeará em breve sua nova diretoria, incluindo o novo diretor de futebol, cargo ocupado até hoje por Ronaldo Ximenes.
Roberto de Andrade (de azul), novo presidente do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Austeridade, inclusive com Guerrero
Roberto de Andrade prometeu em campanha equilibrar novamente as contas do clube, sobretudo em 2015, para voltar a fazer grandes investimentos em 2016. Citadini pregava uma mudança geral nos departamentos para diminuir gastos e reduzir a dívida, hoje avaliada em quase R$ 300 milhões.
Esse contrato (com Guerrero) só não foi renovado na gestão do Mário porque o empresário não gosta do Mário. O Corinthians fez uma contraproposta nesse valor e não teve acordo. Se não chegarmos a um acordo comercial, não vai existir renovação
Roberto de Andrade, novo
presidente do Corinthians
– Vamos trabalhar internamente, fazendo diminuições de despesas e aumentando receitas. Não tem segredo. Vamos ter um ano difícil, o time está pronto e não requer mais investimentos. O que temos de fazer é trabalhar. Vamos começar daqui a pouco – disse Andrade.
A grande pendência do time é a situação de Paolo Guerrero. O contrato do peruano termina em julho.
– Esse contrato só não foi renovado na gestão do Mário porque o empresário não gosta do Mário. O Corinthians fez uma contraproposta nesse valor e não teve acordo. Se não chegarmos a um acordo comercial, não vai existir renovação – disse Andrade.
– Temos de baixar o valor e não falar o que posso pagar. Não vou esvaziar o que já não temos – emendou.
Eleição no Parque São Jorge (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Roberto, sobre o CT da base:
"Não tem nada a ver com o caixa do clube. Nós temos o projeto aprovado de incentivo ao esporte. Temos de arrumar uma empresa para trazer recursos e ela deixa de pagar impostos. Não tem nada a ver com as finanças do clube. Falta captar o dinheiro no mercado".
A contratação do Vagner Love é um recado?
"Não é recado para ninguém. Pensamos em deixar o time forte. Mesmo que o GUerrero não renove, o contrato dele vai até julho. Vagner veio para somar e o elenco ficar forte. Vamos disputar Paulista e Libertadores. Queremos muito ganhar os dois. Foi para fortalecer o grupo".
Globo Esporte
Globo Esporte
Roberto de Andrade sobre dívidas:
"Vamos trabalhar internamente, fazendo diminuições de despesas e aumentando receitas. Não tem segredo. Vamos ter um ano difícil, o time está pronto e não requer mais investimentos. O que temos de fazer é trabalhar. Vamos começar daqui a pouco".
Se a Fiel não fosse liberada, que atitude você tomaria?
"Eu faria exatamente igual ao que o Mário fez, não mudaria uma vírgula. Todos têm de respeitar o Corinthians. O que fizeram foi falta de respeito, não foi por segurança".
Globo Esporte
HÁ MENOS DE UM MINUTO
Maior desafio, Roberto?
"Fazer o clube melhor, fazer com que a vida do sócio se torne cada vez melhor. Do futebol, todo mundo sabe o que esperamos. Sempre teremos time forte. Se vamos ganhar é consequência. Prometo trabalho e muita dedicação".
Quanto você pagará por Guerrero, Roberto?
"Essa informação de valor não vou falar nem para ele, quanto menos para você. Temos de baixar o valor e não falar o que posso pagar. Não vou esvaziar o que já não temos".
E continua sobre Guerrero:
"O fato de eu ser mais próximo aos empresários não vai fazer mais fácil ou fazer mais barato. Vamos conversar passando o carnaval. Sentar e conversar. Vamos fazer de tudo para que o Guerrero fique".
Sobre Guerrero, Roberto diz:
"Esse contrato só não foi renovado na gestão do Mário não porque o empresário não gosta do Mário. O Corinthians fez uma contra-oferta nesse valor e não teve acordo. Se não chegarmos a um acordo comercial, não vai existir renovação".xibidas aqui!
O que fazer agora, Roberto?
"Vamos dar continuidade naquilo que acertamos e vamos mudar naquilo que erramos. É simples assim".
Andrés, vai participar do dia a dia do Timão?
"Se eu falar que não vou participar atividade, não vai adiantar, vocês vão escrever o que querem. Eu vou ajudar sempre o Corinthians, mas a administração é deles. Se eu for convocado, sempre vou estar presente. Fora isso, vou tocar minha vida de deputado federal".
Andrés exalta o clima de paz na eleição:
"O mais importante é que não houve uma briga na eleição. Estamos mostrando para o futebol brasileiro como se faz uma eleição democrática".
Roberto agradece Andrés Sanchez:
"Uma pessoa em particular é o Andrés. Sem eles, não estaríamos aqui agora. Nada disso teria acontecido. E ao já ex-presidente Mário Gobbi quero agradecer bastante pelo apoio".
Roberto agradece o apoio:
"Só quero agradecer a todos da chapa Renovação e Transparência, todas as pessoas que contribuíram e muito para esse resultado. O empenho de todos foi fundamental para conseguir a vitória. A união mostrou que com todos nós, juntos, o Corinthians vai ficar melhor".
Daqui a pouco, coletiva do novo presidente do Timão!
07/02/2015 17h30
Roberto de Andrade é eleito presidente do Corinthians
Candidato da situação vence disputa com Antônio Roque Citadini e vai dirigir o Timão pelos próximos três anos
Por Carlos Augusto Ferrari, Diego Ribeiro, Fernando Vidotto e Martín Fernandez
Chapa de Roberto de Andrade comemora a vitória na eleição no Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Roberto de Andrade é o novo presidente do Corinthians. Candidato do grupo da situação, liderado por Andrés Sanchez, ele venceu a disputa com Antônio Roque Citadini nas eleições deste sábado, no Parque São Jorge, e comandará o Timão pelos próximos três anos. André Luís Oliveira e Jorge Kalil são os vices.
De quase 12 mil associados aptos a votar, compareceram às urnas 3.254. Andrade teve 1.848 votos contra 1.393 de Citadini (57% contra 43%), além de 13 votos em branco. Também foram eleitos 200 conselheiros para o triênio, além de outros 50 suplentes.
Ex-vice de Andrés e diretor de futebol em boa parte da gestão de Mário Gobbi Filho, Roberto de Andrade confirma o favoritismo na corrida presidencial e mantém no poder a ala que comanda o Corinthians desde 2007, ano em que Alberto Dualib deixou o cargo.
A permanência da situação alivia o clima de tensão vivido pelos integrantes do departamento de futebol nas últimas semanas. Toda a estrutura será mantida. Andrade nomeará em breve sua nova diretoria, incluindo o novo diretor de futebol, cargo ocupado até hoje por Ronaldo Ximenes.
Roberto de Andrade prometeu em campanha equilibrar novamente as contas do clube, sobretudo em 2015, para voltar a fazer grandes investimentos em 2016. Citadini pregava uma mudança geral nos departamentos para diminuir gastos e reduzir a dívida, hoje avaliada em quase R$ 300 milhões.
O novo presidente corintiano concederá entrevista coletiva dentro de instantes no anfiteatro do Parque São Jorge.Novo presidente do Timão: Roberto de Andrade quer reduzir custos
Candidato da situação diz que meta é equilibrar gastos em 2015 para voltar a investir forte no próximo ano. Ele nega divisão do grupo político e fala sobre planos para clube
Por Carlos Augusto Ferrari

Todo mundo me pergunta muito do Pato, mas trouxemos Cássio, Guerrero, que ninguém nunca tinha ouvido falar, contratações que deram muito certo. Então, nesse equilíbrio estou mais positivo do que negativo
Roberto de Andrade
Diretor de futebol nas conquistas dos títulos mais importantes da história do Corinthians, Roberto de Andrade quer agora cuidar do cofre. Depois de anos apostando em reforços de peso, o Timão sofre com problemas financeiros que o levaram a um período de estagnação dentro e fora de campo. A ordem do candidato da situação, da chapa “Renovação e Transparência”, nas eleições deste sábado é fechar as torneiras em 2015 para fazer o clube voltar a sonhar com craques.
– Este ano será de ajustes para fazermos um equilíbrio financeiro e, em 2016, estaremos em uma situação muito melhor – cravou.
Campeão paulista, brasileiro, da Libertadores e do Mundial de Clubes, Andrade tem a missão de manter no poder a ala que comanda o Corinthians desde 2007, mas se dividiu nos últimos anos em virtude de divergências administrativas. Para que isso aconteça, conta com a bênção de seu "guru" Andrés Sanchez, de quem foi vice-presidente.
Nesta entrevista ao Globo Esporte.com, concedida no escritório de sua empresa de comércio de veículos, na zona leste de São Paulo, Andrade prometeu uma análise fria de cada setor do clube. Todos serão observados minuciosamente e poderão sofrer cortes para adequar o Timão ao momento da economia mundial.
Roberto de Andrade foi diretor de futebol e agora pretende se eleger presidente do Timão (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Nem o futebol passará ileso por isso. Renovar o contrato do ídolo Paolo Guerrero é prioridade caso saia vencedor da disputa com o opositor Antônio Roque Citadini. No entanto, sem exageros, como os mais de R$ 40 milhões injetados na contratação de Alexandre Pato enquanto fez parte da diretoria de Mário Gobbi Filho.
– Todo mundo me pergunta muito do Pato, mas trouxemos Cássio, Guerrero, que ninguém nunca tinha ouvido falar, contratações que deram muito certo. Então, nesse equilíbrio estou mais positivo do que negativo – disse.
Confira a entrevista com Roberto de Andrade:
Você tem um orçamento baseado em uma receita. Se trouxermos uma receita maior, teremos um valor maior para gastar. Mas sabemos que financeiramente vamos nos enquadrar em 2015 para ter um ano melhor em 2016
Roberto de Andrade
Você foi o diretor de futebol no período em que o Corinthians era muito agressivo nas contratações e investia em nomes de peso. Essa estratégia foi deixada de lado no fim do mandato de Mário Gobbi. O que você pensa fazer sobre isso se vencer?
Na realidade, nós fizemos algumas contratações naquela época porque achávamos que havia necessidade. Hoje, estamos muito próximos de ter um elenco mais forte ainda. Então, as necessidades são menores. Mas a proposta é ter sempre um time fortíssimo disputando tudo para ganhar. Essa é a ideia.
Como fazer isso se o orçamento diz que o Corinthians tem apenas R$ 10 milhões para contratar jogadores em 2015?
Você tem um orçamento baseado em uma receita. Se trouxermos uma receita maior, teremos um valor maior para gastar. Mas sabemos que financeiramente vamos nos enquadrar em 2015 para ter um ano melhor em 2016. Esse ano será de ajustes para fazermos um equilíbrio financeiro e, em 2016, estaremos em uma situação muito melhor.
Vai ser difícil, então, ver algum grande reforço no Corinthians em 2015?
Não é difícil, mas hoje não temos necessidade. Acredito que o grupo está completo. Temos de esperar no meio do ano, que é uma janela mais aquecida. Por enquanto, o grupo está fechado.
Por que o Corinthians vem passando por dificuldades financeiras?
É um pouco de tudo. Vamos deixar claro que o Corinthians não tem salário atrasado, de nenhum funcionário, e nunca teve no nosso grupo "Renovação e Transparência". O que tem atrasado é direito de imagem de quatro jogadores (Elias, Ralf, Renato Augusto e Danilo). Os quatro já conversaram com a diretoria e estão pacientes sabendo que vão receber. Vamos colocar o Corinthians no passo certo.
Roberto de Andrade é o candidato da situação
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Você fazia parte da diretoria de Andrés Sanchez quando houve a apropriação indébita de tributos, denunciada pelo Ministério Público Federal. Por que aquilo aconteceu?
Na época, nós tínhamos a opção de pagar impostos ou pagar salários e outros compromissos com fornecedores. Foi optado por pagar fornecedores e salários e deixamos os impostos acumularem para fazer o parcelamento. Fizemos uma divisão de dez anos para pagar um valor mensal que cabe no bolso do Corinthians. Ninguém deixa de pagar nada por livre e espontânea vontade. Tínhamos de optar e deixamos o imposto para um segundo momento.
A dívida do clube passa dos R$ 270 milhões. Como pensa em administrá-la?
Uma grande parte dessa dívida, creio que 75%, é de impostos negociados e parcelados. É bem administrável. Ao longo do tempo em 2015, vamos saneando as finanças e colocando o Corinthians no caminho certo de novo.
O Corinthians chegou a pagar salários de mais R$ 1 milhão para o Ronaldo anteriormente. Você é favorável à redução de gastos com jogadores e treinadores?
Todo trabalho que for para trazer valores para patamares menores é bem-vindo. As receitas encolheram pela crise mundial, as empresas estão gastando menos. Não podemos esquecer que, aquilo que está contratado por um valor, você precisa cumprir até o último dia. Se no meio do caminho você perde receitas, o aperto acontecerá. É o que acontece com o Corinthians agora.
Então, pretende cortar gastos?
Não tenha dúvida. Temos a experiência de 2007, foi feita uma economia grande em diversos setores. Vamos tentar fazer isso novamente. Aquilo que é necessário você não pode tirar. Mas vamos estudar caso a caso, departamento por departamento. Vamos reduzir despesas com certezas. Cabe em qualquer setor.
Você vai pagar os R$ 18 milhões que o Guerrero quer para renovar?
Pode ser até que o Mário (Gobbi) chegue a esse acordo. Caso fique para o próximo presidente, vamos sentar e conversar. Vamos fazer aquilo com muita coerência. Sabemos que o Guerrero é importantíssimo. Queremos que ele fique, e ele também quer ficar. Vamos tentar acomodar da melhor maneira para os dois.
Roberto de Andrade pretende reduzir os gastos do Corinthians para equilibrar as contas (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Por outro lado, existe o Pato. Ele tem o maior salário do clube e está emprestado ao São Paulo recebendo metade do valor pelo Corinthians. Foi um erro contratá-lo?
Todos sabem que futebol é risco. Você traz um jogador e ele pode ou não dar certo. Pelos valores empregados, todos nós tínhamos a certeza que daria certo por tudo o que o Pato representa. Mas, infelizmente, ele não se adaptou ao futebol brasileiro. Não podemos ficar arrependidos. No futebol, vamos acertar e errar. Todo mundo me pergunta muito do Pato, mas trouxemos Cássio, Guerrero, que ninguém nunca tinha ouvido falar, contratações que deram muito certo. Então, nesse equilíbrio estou mais positivo do que negativo.
Em junho, o Corinthians terá de pagar a primeira parcela do estádio (a diretoria não confirma que ela seja de R$ 100 milhões). O clube terá esse dinheiro?
Uma grande parte desse dinheiro está depositada no fundo da arena. Não tenho problema em pagar o estádio. O Corinthians vai pagar tranquilamente. A parcela vence em junho de 2015, vamos cumprir com o compromisso sem problema nenhum.
O Andrés Sanchez tem uma grande proximidade comigo, é uma pessoa que me espelho, na forma como conduz as coisas. Ele continua sendo um ex-presidente e um consultor. Todos os assuntos que acho de relevância nós procuramos bater papo, trocar ideias e fazer o melhor para o Corinthians
Roberto de Andrade
Todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos está indo para o pagamento do estádio. Como você pensa em criar novas receitas?
Temos algumas frentes. Temos de aumentar o Fiel Torcedor, que é uma fonte de receita sadia. No marketing, atrair mais parceiros. Tem os licenciamentos também. Vamos trabalhar em todas essas frentes.
Pensa em reduzir o preço dos ingressos? Muitos torcedores reclamam...
É uma preocupação grande do Corinthians. Não podemos esquecer que ainda estamos fazendo ajustes. Estamos usando o estádio há pouco tempo e não conhecemos o perfil de todo o nosso torcedor. Se tivermos a possibilidade de fazer os valores ficarem menores, vamos trabalhar. A ideia do Corinthians não é explorar ninguém, muito pelo contrário. A ideia é ter a nossa casa cheia em todos os jogos. Não dá para prometer. É uma conta matemática. Temos o compromisso de pagar o estádio. Começando a comercialização de camarotes e cadeiras cativas, isso vai aumentar a receita do fundo e, talvez, consiga fazer algum ajuste em determinados locais do estádio.
O que você projeta para os esportes olímpicos e o clube social?
A ideia é melhorar tudo que existe. Se tivermos recursos, vamos melhorar sempre a vida do sócio.
Roberto diz ainda estar próximo de Mário Gobbi
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Você participou de negociações que foram barradas pelo Mário Gobbi e recebeu críticas por estar envolvido sem fazer parte da diretoria. O caso mais emblemático foi do Dudu, que o atual presidente se negou a assinar. Foi um erro participar disso antes da eleição?
O Dudu foi questão financeira. O São Paulo entrou no negócio e fez uma proposta um pouco diferente. O clube da Ucrânia queria que a nossa fosse igual, isso saiu do nosso formato financeiro. Não tem problema. Não foi erro. Se eu sou chamado para ajudar, não vejo problema nisso.
Por vocês serem na teoria do mesmo grupo político, você avalia que Gobbi ficou muito ausente da sua campanha? A oposição diz que ele sequer participou...
Não. Ele tem nos ajudado bastante, falo com o Mário diariamente, até mais de uma vez por dia. Ele já disse seu voto, todo mundo sabe que ele me apoia, apesar de todo mundo achar que estamos rachados. Não existe nada disso. Estamos unidos em busca da vitória para continuarmos mais três anos na administração do Corinthians.
Além da postura do Gobbi, uma dos exemplos de que a situação se dividiu foi a ida de Luis Paulo Rosenberg para a oposição. Você ficou surpreso?
Não fico surpreendido com nada. Ele tem o direito de escolher o lado que quiser. Ele achou que o melhor para o Corinthians é o outro candidato. Fique à vontade. Da mesma forma, ganhamos outras adesões apoiando nosso grupo. Temos pessoas que pensam diferente, isso é normal. Cada um tem sua livre escolha. Mas isso não significa racha.
Ficou mais difícil ganhar a eleição com a união entre as chapas da oposição?
Eu não tenho que falar o que eles fizeram. Eu respeito. Estou focado na minha caminha, em trabalhar junto aos sócios e fazer o Corinthians cada vez maior.
Você foi vice do Andrés e gostaria que ele fosse diretor de futebol na sua gestão. No entanto, ele não poderá porque agora é deputado federal. Qual será o papel se você for eleito?
O Andrés tem uma grande proximidade comigo, é uma pessoa que me espelho, na forma como conduz as coisas. Ele continua sendo um ex-presidente e um consultor. Todos os assuntos que acho de relevância nós procuramos bater papo, trocar ideias e fazer o melhor para o CorinthiansRoberto de Andrade: presidente do Corinthians até início de 2018
Chapa Renovação & Transparência bate Roque Citadini, Paulo Garcia e Osmar Stábile pela quarta vez consecutiva e põe o empresário no comando do Corinthians
Fábio Suzuki e Rodrigo Vessoni - 07/02/2015 - 17:15

Roberto de Andrade é o novo presidente do Corinthians (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)
Até fevereiro de 2018, o Corinthians continuará nas mãos da chapa Renovação & Transparência. Neste sábado, o candidato da situação Roberto de Andrade obteve 1.848 votos, contra os 1.393 de Antonio Roque Citadini - oposição já havia perdido os pleitos de 2007, 2009 e 2012. Na eleição da chapa fechada de 200 conselheiros trienais, nova vitória de Roberto, Jorge Kalil (vice), André Negão (vice) e toda sua turma: 1.817 votos contra 1.403 da Pró-Corinthians.
Apesar do cenário negativo dos últimos meses, consequência da piora significativa da situação financeira do clube, o grupo Renovação & Transparência não deixou que a chapa oposicionista evitasse o tetracampeonato nas urnas. A votação realizada no miniginásio do Parque São Jorge ocorreu por meio de urnas eletrônicas. Com isso, a apuração foi rápida.
Ao longo do dia, não foram registrados grandes incidentes. Algumas discussões mais ríspidas entre sócios, mas resolvidas com rapidez. Houve quem tentasse votar sem condição legal - inadimplência e/ou menos de cinco anos de vínculo com o clube -, mas também sem grandes transtornos ou consequências.
Roberto de Andrade terá enormes desafios pela frente, entre eles, a quitação da primeira parcela da Arena Corinthians, a estruturação da parte comercial do estádio, deixada de lado por Andrés Sanchez & Cia., além da manutenção de uma equipe forte, que buscará o bicampeonato da Libertadores. Mas não será só isso...
Pelo contrário. Melhora da infraestrutura para as categorias de base também farão parte do dia a dia do novo mandatário que, entre fevereiro de 2012 e dezembro de 2013, trabalhou como diretor de futebol, dando suporte ao técnico Tite, que voltou ao comando da equipe.
O TETRACAMPEONATO
Foi o quarto triunfo consecutivo da chapa de situação. No dia 9 de outubro de 2007, foi necessário que o Conselho Deliberativo escolhesse o substituto de Alberto Dualib, que sofrera impeachment dias antes, para um mandato tampão até início de 2009. Ex-vice de futebol, Andrés Sanchez foi eleito com 175 votos. O atual diretor da CBF venceu Paulo Garcia, que obteve 158. Osmar Stábile, naquele pleito, somou apenas 14 votos. A eleição registrou ainda três abstenções.
O mandatário eleito, então, colocou Heleno Maluf como seu vice, Clodomil Orsi e Wilson Bento continuaram por serem vice-presidentes eleitos. Com poucos jogos para o término do Brasileirão e com as inscrições de novos jogadores encerradas, o rebaixamento da equipe não pôde ser evitado. No dia 2 de dezembro, o clube chegava ao fundo do poço, individado, nas páginas policiais, com elenco fraco e na Segunda Divisão.
Andrés e sua turma remontaram a equipe e, com uma estratégia agressiva no departamento de marketing, recolocaram o clube na Série A. Na sequência, viria a contratação de Ronaldo Fenômeno, que findaria as chances da oposição nas eleições de fevereiro de 2009, a primeira da história por meio da escolha dos associados, e não apenas do Conselho. Andrés Sanches, com 1.615 votos (66,9%), não deu chances para Paulo Garcia, que terminou com 586 votos (24,3%), e muito menos para Osmar Stábile, que obteve apenas 214 votos (8,8%).
Em fevereiro de 2012, o tricampeonato da chapa Renovação & Transparência, com uma vitória mais apertada de Mário Gobbi Filho, por 1.920 votos contra 1.280 de Paulo Garcia. Além disso, foram 24 votos nulos e 13 em branco. Na eleição da chapa fechada de 200 conselheiros, nova vitória de Andrés e sua turma: 1852 votos contra 1242 da Pró-Corinthians, com outros 113 em branco e 30 nulos.
Na eleição deste sábado, os dois adversários da oposição estiveram juntos, lado a lado, na mesma chapa. Porém, nem assim, conseguiram evitar que Roberto de Andrade fosse escolhido como o sucessor de Mário Gobbi Filho.
CONFIRA A FICHA DO NOVO PRESIDENTE DO TIMÃO:
NOME: Roberto de Andrade Souza.
CHAPA: “Renovação e Transparência”, número 10. Tem como candidatos a vice André Luiz de Oliveira, o André Negão, e Jorge Kalil. É a chapa que está no poder desde outubro de 2007, com Andrés Sanchez e Mário Gobbi Filho.
NO CLUBE: É conselheiro vitalício. Foi vice de Andrés Sanchez desde o pleito de 2009 e assumiu o departamento de futebol como diretor no fim de 2010, dando sequência ao trabalho na gestão de Gobbi, ao lado de Duílio Monteiro Alves. Afastou-se em fevereiro do ano passado para cuidar da candidatura presidencial.
FALA, PRESIDENTE!
'Avançamos muito e não podemos parar'
"Sozinho não faço nada, por isso não falo por mim. Faço parte de um grupo que está no Corinthians desde 2007 e que conquistou muito pelo clube. É inegável o que o clube mudou de lá para cá. Cresceu de uma forma assustadora para todo mundo. Sempre sonhamos ter um estádio e ele existe hoje. Precisávamos de um CT decente e hoje temos um dos melhores que existem. Esse grupo do qual faço parte merece seguir no comando do Corinthians por mais três anos para continuar levando o Corinthians a avançar cada vez mais. Não podemos parar, temos de continuar numa velocidade ainda maior do que já fizemos até agora"
Roberto de Andrade ganhou com 57% dos votos, contra 43% para Antonio Roque Citadini. Teve 1848 votos a favor, contra 1353 do oposicionista.
Ex-vice de Andrés e diretor de futebol em boa parte da gestão de Mário Gobbi Filho, Roberto de Andrade confirma o favoritismo na corrida presidencial e mantém no poder a ala que comanda o Corinthians desde 2007
Acabou a apuração! Roberto de Andrade está eleito como novo presidente do Corinthians com 1848, contra 1393 de Antonio Roque Citadini.
17:15

Urnas já foram fechadas e sócios esperam para saber o resultado da apuração. Ginásio está completamente lotado, inclusive com a presença da Polícia Militar.
Roberto de Andrade toma posse do cargo já neste sábado!
Corinthians @Corinthians
Corinthians
@Corinthians
HÁ MENOS DE UM MINUTO
Roberto de Andrade é o novo presidente do Corinthians! André Luis e Jorge Kalil são os vices. s! #VaiCorinthians
17:05
O presidente falou com a imprensa pela última vez, enquanto ainda está no cargo. Ele destacou os títulos conquistados e disse que é "um cara feliz e realizado".
17:03
Já no finalzinho da eleição, Mário Gobbi abraça Andrés Sanchez e brinca: "Estávamos rachados, agora não estamos mais".
Maior otimismo por parte dos que apoiam o candidato da situação, Roberto de Andrade. #CORINTHIANS

17:00 Representantes de ambas as chapas começam a cantar o hino do clube.
17:00 Votação encerrada. O nome do novo presidente do Corinthians será divulgado em instantes
17:00 Votação encerrada. O nome do novo presidente do Corinthians será divulgado em instantes.
16:57 Está chegando a hora de saber quem é o novo presidente do Corinthians!
16:57 Representante da Comissão Eleitoral anuncia no sistema de som para que apenas os candidatos e integrantes das chapas permaneçam na área próxima à mesa onde o resultado será divulgado e que o restante se retire do local.
16:54 Falta muito pouco para o Corinthians o novo presidente na história do clube.
16:46 A apuração será feita na urna eletrônica.
16:44 Apesar da apreensão de ambos os lados, o clima é tranquilo nesta parte final da eleição corintiana.
16:39 Faltando poucos minutos para o fim da eleição, muitos sócios e apoiadores de ambas as chapas entraram no Ginásio para acompanhar o anúncio do nome do novo presidente do Corinthians.
16:34 Jogador que mais vestiu a camisa do Corinthians, o ex-jogador Wladimir permaneceu por toda a tarde na porta de entrada do Ginásio pedindo votos para Roque Citadini aos sócios que chegavam para votar.
Twittar
16:31 Já Ronaldo Ximenes diz que deixa a diretoria de futebol de cabeça erguida. "Só faltou mais títulos pois queremos ganhar sempre", disse Ximenes.
16:57 Está chegando a hora de saber quem é o novo presidente do Corinthians!
16:57 Representante da Comissão Eleitoral anuncia no sistema de som para que apenas os candidatos e integrantes das chapas permaneçam na área próxima à mesa onde o resultado será divulgado e que o restante se retire do local.
16:54 Falta muito pouco para o Corinthians o novo presidente na história do clube.
"Caso Lucas": Corinthians cobra 5P na Fifa
07/02/2015 às 16:44 por Martín Fernandez
O Corinthians cobra 300 mil euros (cerca de R$ 1 milhão) do São Paulo na Justiça pela formação do meia-atacante Lucas (foto). O clube do Parque São Jorge tentou um acordo, mas 5P não quis conversa.
O Corinthians, então, acionou a Fifa, pedindo uma fatia do valor pago pelo PSG pela transferência do jogador.
Lucas, enquanto atuou na base do Corinthians, tinha o apelido de "Marcelinho", por semelhança com Marcelinho Carioca. A decisão da Fifa deve sair em um mês - e caberá recurso ao TAS, Tribunal Arbitral do Esporte.
16:31
O clima é extremamente tranquilo no Parque São Jorge. Bastante movimento e expectativa para o resultado das eleições.
16:34 Jogador que mais vestiu a camisa do Corinthians, o ex-jogador Wladimir permaneceu por toda a tarde na porta de entrada do Ginásio pedindo votos para Roque Citadini aos sócios que chegavam para votar.
16:31 Já Ronaldo Ximenes diz que deixa a diretoria de futebol de cabeça erguida. "Só faltou mais títulos pois queremos ganhar sempre", disse Ximenes.
16:30 "Só tenho a agradecer a Deus por esses três anos que fiquei à frente do clube", diz Gobbi.
16:29 Com mandatos se encerrando neste sábado, o presidente Mario Gobbi e o diretor de futebol Ronaldo Ximenes chegaram neste momento ao local de votação.
16:09 Faltando menos de uma hora para o encerramento da votação, o número de eleitores diminuiu em relação ao inicio da tarde. Em média, três eleitores deixam seus votos nas urnas eletrônicas por minuto neste momento.
16:09 Faltando menos de uma hora para o encerramento da votação, o número de eleitores diminuiu em relação ao inicio da tarde. Em média, três eleitores deixam seus votos nas urnas eletrônicas por minuto neste momento.
16:08 Ainda de acordo com Strenger, a eleição corintiana não constatou nenhum tipo de problema e ocorre de forma tranquila. A expectativa é que o resultado seja divulgado minutos depois do encerramento da votação, marcada para às 17h. 16:08 Ainda de acordo com Strenger, a eleição corintiana não constatou nenhum tipo de problema e ocorre de forma tranquila. A expectativa é que o resultado seja divulgado minutos depois do encerramento da votação, marcada para às 17h.
Twittar
16:07 Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Guilherme Strenger, já votaram pouco mais de 3 mil eleitores e a expectativa é que o número de votos ultrapasse o da última eleição, que foi de 3.280 votos.
15:48 Roque Citadini, candidato da oposição, e Andrés Sanchez, principal líder da situação, trocaram rápidas palavras e se abraçaram no ginásio onde ocorre a votação para presidente do clube.
15:46

Paulo Garcia também veio votar. Apoiador de Roque Citadini, ele abriu mão da sua candidatura para fortalecer a chapa da oposição.

15:27

As mesas de votação estão vazias neste momento. O movimento é muito grande no clube, mas pequeno nas urnas.
15:17Foram 2670 votos até agora. Faltam pouco mais de duas horas para acabar a eleição.
Em um rápido discurso na quadra da organizada, o presidente Wagner “B.O.", exaltou Mário Gobbi, presidente do Corinthians, e disse
– O presidente (Gobbi) foi digno do cargo que ele exerce. O que querem é que a gente chegue no domingo e quebre cadeira, que tenha confusão na cidade inteira. O pedido que eu faço é que a gente faça nosso trajeto de ida e volta da melhor maneira, que não aconteça nada, e digo mais: se for necessário, que a gente recolha o lixo daquele lugar.
No primeiro Dérbi da história da Arena Corinthians, vencido pelo Timão por 2 a 0 em julho do ano passado, os palmeirenses quebraram mais de 250 cadeiras - a diretoria rival bancou o prejuízo.
, 07/02/2015 às 15:06 por Martín Fernandez
*Com Rodrigo Faber
15:03 Muitos sócios chegam para votar com seus filhos, como é o caso do corintiano Willian com o pequeno Juan.
15:03 Marlene Mateus, ex-presidente e viúva de Vicente Mateus, está neste momento no Ginásio do Corinthians. Ela está vestindo uma camiseta em apoio ao candidato Roque Citadini.
15:08
Do lado de fora, Gaviões cobra também Andrés Sanchez, sobre as contas da construção do estádio.
07 DE FEVEREIRO DE 2015
14:57

Integrantes da torcida do Corinthians fizeram camisetas por causa do imbróglio sobre torcida única no clássico contra o Palmeiras, neste domingo.

A torcida também colocou uma enorme faixa com a mensagem "Estamos de olho".
A Polícia Militar ajuda na segurança das eleições. Três homens estão posicionados na frente das catracas de entrada para o Parque São Jorge.
07/02/2015 13h18 CORINTHIANS ESCALADO COM TIME ALTERNATIVO PARA AMANHÃ
Por GloboEsporte.com
A equipe do Corinthians é a seguinte: Cássio, Edilson, Gil, Edu Dracena e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros e Danilo; Mendoza e Guerrero.
Estão fora do Dérbi, POUPADOS, o lateral Fagner, o zagueiro Felipe, o volante Elias, o meia Renato Augusto e o atacante Emerson Sheik.
Confira os relacionados do Corinthians:
Goleiros: Cássio e Walter
Zagueiros: Edu Dracena, Gil, Yago e Rodrigo Sam
Laterais: Edilson, Fabio Santos e Uendel
Volantes: Ralf, Bruno Henrique, Petros e Cristian
Meias: Danilo e Jadson
Atacantes: Mendoza, Guerrero, Luciano e Àngel Romero
14:42 Cerca de 2.500 já votaram. A eleição vai até as 17h.
DEMOCRACIA CORINTHIANA:
Apoiadores da situação gritam nome de Roberto. Oposicionistas respondem com incentivo a Citadini #trsccp
@CarlosAFerrariHÁ 7 MINUTOS VIA TWITTER

07 DE FEVEREIRO DE 2015
14:41

Corinthiano, Kléber Bambam, bbb, veio ao Parque São Jorge para votar. Ele é apoiador de Roberto de Andrade.
14:44
Na frente do clube, Gaviões da Fiel veio em bom número, com instrumentos para participar das eleições de alguma forma. Eles cantam o hino e músicas de apoio ao Corinthians.
Torcida do Corinthians protesta durante eleição do clube

00

O ex-lateral esquerdo Wladimir também veio votar nas eleições. Ele é apoiador de Roque Citadini. Quase 2500 pessoas já votaram até 14h20 aqui na eleição do Corinthians. Votação vai até 17h. Resultado até 17h15 #trsccp
Martín Fernandez
@mart_fern
HÁ 11 MINUTOS VIA TWITTER
14:26
Número de votantes chega a 2300. Oposição e situação dizem que a disputa está equilibrada. A eleição vai até as 17h deste sábado.
14:17
Mário Gobbi despede-se do cargo com selfies e abraços de sócios e torcedores.
14:10

Enquanto isso, ex-jogadores como o ex-goleiro Ronaldo e o apresentador de televisão Neto também chegam para votar.
14:07
Fernando disse que o afastamento é para evitar fofocas de blog, também. Ele falou que se o Roberto de Andrade ganhar, não vai ser por causa dele mesmo, mas sim por causa do Andrés, que é quem ganha eleição para todo mundo. "Mário Gobbi não ganharia de uma garrafa de Coca-Cola".
13:56

Fernando Garcia, empresário do Petros, chega para votar no Corinthians. Apoiadores da situação brincam com ele, dizendo que é briguento demais. Ele responde: "é só vocês mudarem, que eu paro de brigar".
13:47
Na porta do Parque São Jorge, há protesto da torcida, com frases contra a situação e a oposição. "Não apoiamos ninguém, apoiamos o Corinthians".
13:41
Muito quente no Parque São Jorge. Chapas entregam água aos eleitores para ajudar a amenizar o calor.
13:33
A oposição diz que fez pelo menos cinco pesquisas e esteve na frente em todas.
13:32

Andrés Sanchez participa ativamente da campanha de Roberto, tentando buscar votos para a situação.
13:30

Alessandro e Edu Gaspar, coordenador técnico da base e gerente de futebol, respectivamente, já chegaram para votar. Duilio Monteiro Alves, ex-diretor adjunto, também já votou.
13:27

Mário Gobbi, aliás, chegou ao clube neste momento. Conversando com sócios e com conselheiros, o ainda presidente se mostra aliviado, cantando como nessa sexta-feira também fez na entrevista coletiva para falar sobre o imbróglio do clássico. O carnaval, pra ele, é a saída do cargo.
13:26
O candidato que ganhar a eleição se torna presidente assim que acabar a apuração dos votos. Mário Gobbi já vai estar vivendo seu "carnaval".
13:23

Cerca de 1700 pessoas já votaram até agora. Oposição e situação acham o número muito baixo. A previsão é de pelo menos 4 mil eleitores.
13:22
Os dois candidatos fazem campanha na fila dos eleitores que esperam para entrar no ginásio da votação. Muita gente participando, com adesivos e camisetas das duas chapas.
13:22
Clima tranquilo na eleição do Corinthians no início desta tarde. Candidatos contrataram carros de som para ficar na frente do clube chamando votos. Roberto de Andrade, da situação, é o número 10, e Roque Citadini é o 11.
13:12

A eleição ocorre no Parque São Jorge, com mais de 11.000 sócios do Corinthians aptos a votar e representar 30 milhões de torcedores.
13:08
Começou às 9h - e vai até às 17h - a eleição que escolherá um mandatário para substituir Mário Gobbi na presidência do Corinthians. Os concorrentes ao pelito são o situacionista Roberto de Andrade ou o oposicionista Antonio Roque Citadini.
13:00
Boa tarde, fã de esportes! Começamos, agora, a acompanhar as eleições para presidente do Corinthians.
14:10 Com a votação entrando na reta final, viaturas da polícia chegaram para evitar qualquer problema apesar do clima ser tranquilo no Parque São Jorge.
Com torcida única, MP queria minar finanças das organizadas
Sábado, 07/02/2015 às 13:48 por Martín Fernandez
Ao propor que o jogo entre p......... e Corinthians tivesse apenas uma torcida, a ideia do Ministério Público de São Paulo era minar as finanças das torcidas organizadas - começando pelas corintianas.
- A maior fonte de renda da torcida vem da caravana, transporte, ingresso, alimentação. Estamos mexendo na parte mais sensível da organizada. O Corinthians não vende esse ingresso para o Fiel Torcedor, está tudo na mão da organizada - declarou o promotor Paulo Castilho, antes de a FPF voltar atrás e permitir a presença de visitantes no clássico deste domingo.
Neste sábado, o Corinthians anunciou que sua carga de ingressos será distribuída entre os participantes mais ativos de seu plano de sócio-torcedor - e não para organizadas.
Castilho e Roberto Senise, o outro promotor que trabalhou pela proibição de torcida visitante no dérbi, afirmaram que "nunca foram a favor de torcida única", mas que essa era a única solução que haviam encontrado para conter a escalada de violência entre as organizadas.
A Federação Paulista, que havia acatado a recomendação do MP e depois voltou atrás, também disse que nunca quis fazer jogos com apenas uma torcida.
A torcida diz que ficará de olho na próxima presidência do clube e pede ingressos mais baratos #trsccp
Fernando Garcia, agente de Petros, diz que pedirá afastamento do Conselho do Timão para evitar constrangimentos com nova diretoria #trsccp
Sobre futebol: Petros será titular no derby. #trsccp
Torcedores organizados protestam na frente do Pq. São Jorge #trsccp

14:03 Sobre a impugnação de sua candidatura, Ilmar Schiavenato diz que não sabia que um de seus vices só tinha um mandato, sendo que o mínimo para concorrer são dois mandatos no Conselho do clube. Já em relação aos nomes duplificados, ele aponta que chapas adversárias também tinham erros. "Tem chapa que incluiu conselheiro que estava fora do país e não fizeram nada", diz ele.
13:59 O conselheiro Ilmar Schiavenato, que teve a candidatura impugnada por problemas no documento de inscrição da chapa, acaba de chegar para votar. Fora da disputa, ele diz que irá votar em Roque Citadini.
13:55 O candidato Roberto de Andrade diz que está confiante para se tornar o novo presidente do Corinthians. Segundo ele, sua chapa não fez pesquisa antes do pleito, apenas algumas ligações para saber a opinião dos sócios. "O que vale é o resultado das urnas hoje", diz Andrade.
Em atrito com empresário do jogador, Edu Gaspar diz que, por enquanto, Petros segue no Corinthians #trsccp
Carlos A. Ferrari @CarlosAFerrari HÁ 9 MINUTOS VIA TWITTER
Citadini crê em disputa acirrada nas urnas: "Está igual" #trsccp
13:10 A chapa de Citadini posicionou o carro de som na entrada principal do Parque São Jorge. A chapa de Roberto de Andrade escolheu lugar melhor, a 30 metros de distância, em frente ao miniginásio, onde está acontecendo a votação.
Twittar
13:08 Alessandro, ex-capitão e a
13:08 Alessandro, ex-capitão e atual coordenador de futebol do departamento de futebol profissional, também acompanha a eleição no Parque São Jorge.
Mário Gobbi e um caloroso abraço em Andrés Sanchez. #trscc

Pra quem tinha alguma dúvida: presidente da comissão eleitoral do Corinthians confirmou que o presidente eleito assume hoje mesmo #trsccp
Diego Ribeiro@diegoribeiroHÁ 10 MINUTOS VIA TWITTER
Gobbi cumprimenta ex-presidente Andrés Sanchez: "Estou aqui desde cedo para ajudar vocês" #trsccpPresidente Mário Gobbi Filho chega para votar no Parque São Jorge #trsccp

Cerca de 1500 pessoas votaram até agora (12h50) na eleição do Corinthians. Votação vai até 17h #trsccp12:59 Presidente e ex-presidente, que estão estremecidos há meses, se abraçam. Gobbi falou algumas palavras a Andrés, que se emocionou e chorou.
12:59 Associados agradeceram pela vitória do Corinthians para ter torcida no estadio amanhã
Twittar
12:58 "Sou carinhoso, sou dócil, as pessoas, infelizmente, não conhecem como eu sou de verdade" - disse à reportagem do LANCE!Net.
Twittar
12:51 Gobbi sorriu, cumprimentou os sócios, agradeceu o carinho de quem até outro dia o criticava e disse que vai curtir a vida de novo.
CORINTHIANS TREINOU E TEM RELACIONADOS
Cristian é relacionado, e Petros deve ganhar vaga de Jadson no Corinthians
Volante foi um dos principais reforços do Timão para a temporada. Em treino realizado na manhã deste sábado, Tite testa equipe com três volantes: Ralf, Bruno Henrique e Petros
LANCEPRESS! - 07/02/2015 - 12:01

Ídolo do Timão, Cristian retornou ao clube depois de jogar no futebol turco (Foto: Alan Morici/LANCE!Press)
O volante Cristian foi relacionado pela primeira vez no Corinthians e pode enfrentar o Palmeir2as no clássico deste domingo, no Allianz Parque. O jogador foi uma das principais contratações do clube para a temporada e está à disposição do técnico Tite para o Dérbi.
O Corinthians treinou na manhã deste sábado no CT Joaquim Grava, e os titulares fizeram um trabalho tático sem a presença da imprensa, enquanto os reservas realizaram um coletivo em campo reduzido. Em relação ao treino de sexta-feira, a única mudança no time foi a entrada de Petros no lugar de Jadson. Com isso, a provável escalação do Corinthians é: Cássio, Edilson, Edu Dracena, Gil e Fabio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros ou Jadson e Danilo; Mendonza e Guerrero.
O treinador poupará alguns jogadores por conta do jogo de quarta-feira, válido pela Libertadores da America. O Timão encara o Once Caldas, na Colômbia, e a delegação já viaja na noite de segunda. Como Guerrero e Fábio Santos foram expulsos na goleada por 4 a 0 no jogo de ida, eles não viajarão com o elenco.
Confira os relacionados do Corinthians:
Goleiros: Cássio e Walter;
Zagueiros: Edu Dracena, Gil, Yago e Rodrigo Sam;
Laterais: Edilson, Fabio Santos e Uendel;
Volantes: Ralf, Bruno Henrique, Petros e Cristian;
Meias: Danilo e Jadson;
Atacantes: Mendoza, Guerrero, Luciano e Àngel Romero.
12:50 Guilherme Strenger, presidente da comissão eleitoral, comemora tranquilidade na votação. Ele diz que, após o encerramento das eleições, às 17h, o resultado deve ser proclamado em até 15 minutos
12:46 Mário Gobbi chegou ao Parque São Jorge acompanhado do ex-diretor de futebol Ronaldo Ximenes. Aliviado pelo último dia como presidente do Corinthians, voltou a cantar música de Chico Buarque, "Tô me guardando pra quando o Carnaval chegar".
12:33 Edu Gaspar, diretor de futebol do Corinthians, chega para votar.
Presidente do Conselho Eleitoral prevê apuração dos votos em no máximo 15 minutos. #trsccp
No estacionamento do Parque São Jorge, carros de som de Roberto de Andrade e Citadini dividem espaço. #trsccp

Gerente de futebol Edu Gaspar chega à sede do clube para votar. #trsccp



Corinthians informa que não houve queda de energia e sim uma falha no sistema, corrigida em cinco minutos #trsccp
Parque São Jorge lotado para a escolha do novo presidente do Corinthians #trsccp
@CarlosAFerrari
HÁ 2 MINUTOS VIA TWITTER

Dona Marlene Matheus, ex-presidente, viúva do lendário Vicente Matheus, pede votos para a oposição #trsccp

1.380 votos já foram computados na eleição do Corinthians. Organização estima que de 3 mil a 4 mil votarão #trsccp
Martín Fernandez@mart_fernHÁ 21 MINUTOS
12:09 Duilio Monteiro Alves, ex-diretor de futebol, chega para votar. Conselheiro deve voltar em caso de vitória da situação, que está no poder desde 2007.
12:08 Rubens Gomes, sócio remido do Corinthians, mora em Fortaleza há 15 anos e viajou mais de 3 mil km com o filho Raoni Gomes, 26 anos, que mora em Sorocaba para votar na eleição. Ele aproveitará a viagem para ver o Dérbi deste domingo . Ele trabalha com criação de camarão. Disse que votaria em Citadini.
11:55 Segue com tranquilidade a votação no Parque São Jorge. Pessoal de apoio das duas chapas seguem com trabalho de convencimento.
11:53 Ao todo, 11.826 associados terão direito a voto. A lista dos sócios aptos a votação foi fechada no último dia 7 de dezembro. Só poderão votar ou serem votados os associados que estavam em dia com suas mensalidades até novembro.
11:47 Até agora, 1.380 associados votaram nas eleições do Corinthians. Informação foi passada pela comissão de votação instaurada pelo Conselho Deliberativo
11:37 Rubens Aprobatto Machado, ex-presidente da OAB, chega para votar. Conselheiro do clube chegou com ajuda de uma mulher, pela dificuldade de andar.
Votação segue tranquila no Parque São Jorge. Resultado deve sair por volta das 17h30 #trsccp

Aqui na eleição do Corinthians, o material de campanha da situação esconde o atual presidente, Mario Gobbi #trsccp
Lembrando que Garcia foi um dos financiadores da campanha que elegeu Andrés deputado federal #trsccp
11:19 Tudo normal! Associados chegam com tranquilidade para voltar.
11:06 Mário Gobbi, presidente do Corinthians que deixará o cargo neste sábado, ainda não apareceu para votar.
11:06 Enquanto rola a eleição, alguns associados curtem o clube. Mulheres fazem treino de dança com instrutores ao lado do ginásio
11:05 Situação usa fotos do estádio e dos títulos conquistados pelo clube nos últimos anos para tentar convencer os eleitores. Oposição faz promessas em panfletos e baners.
11:05 Vale tudo pelo voto! Pessoal de apoio ajuda os mais velhos a chegar até o ginásio, pegando na mão e praticamente carregando até a urna
10:48 Ao contrário de outras eleições, há poucos ex-jogadores circulando pelo clube. É possível que alguns apareçam na parte da tarde. Eleição terminará às 17h.
Em lados opostos na eleição, Andrés Sanchez e Paulo Garcia conversam no Parque São Jorge #trsccp

11:26 Paulo Garcia, um dos líderes da oposição, e Andrés Sanchez, líder da situação, conversam no ginásio. Ambos sempre foram muito amigos. Organizadas protestam contra eleição em fevereiro #trsccp

Torcedores colocam faixas de protesto contra situação e oposição no Corinthians #trsccp
10:41 Uma faixa foi colocada por torcedores reclamando dos dos lados da eleição pelo fato de a eleição acontecer em fevereiro, com a temporada em andamento
10:35 Segue normalmente a votação no miniginasio do Parque São Jorge. Associado dá a carteirinha, seu nome é verificado e um papel com código de barra é dada ao mesmo, que entra na fila e escolhe posteriormente uma das cabines. É esse código de barra que libera a urna para a votação
10:23 Representantes das duas chapas conferem a entrada dos associados no ginásio, a verificação das carteirinhas e até a entrada dos mesmos nas cabines. Sempre há um representante de cada chapa de olho em tudo.
10:20 Por enquanto, as fila para votar são pequenas. Associados não têm tanto problema para chegar às urnas.
Caricaturas de celebridades corintianas decoram parede de um dos bares do Parque São Jorge #trsccp

Queda de energia atrapalha votação. Urnas foram desligadas com o problema #trsccp

Associados votarão até 17h. Resultado sairá cerca de 30 minutos após a votação #trsccp

Expandir o quadro de sócio e investir categorias de base nas categorias de base é o principal caminho para o Corinthians sair da crise financeira.
Após aglomeração inicial, votação já é bastante tranquila no Parque São Jorge #trsccp

Andrés e Roberto fazem campanha pela direita da fila. Citadini fica à esquerda #trsccp

Candidatos colocaram trios elétricos na porta do Parque São Jorge #trsccp
Antônio Roque Citadini, pela oposição, também luta por votos na reta final da campanha #trsccp

Gosto do Citadini, principalmente por nao ter controle da lingua, mas a outra chapa tem o andres, e com ele tudo acontece bem diferente. Pena estarem em disputa, gostaria de ve los juntos.
Ex-presidente Andrés Sanchez, que apoia Andrade, também tenta puxar votos na fila #trsccp

10:17 Andrés Sanchez, ex- presidente, abraça e tira fotos na porta do ginásio, numa última tentativa de buscar votantes.
10:13 Uma triagem é feita antes da entrada do ginásio, com seguranças verificando as carteirinhas dos associados.
10:13 Roberto de Andrade e Citadini, candidatos à presidência, fazem boca de urna na entrada do ginásio onde está sendo a votação. Abraços e pedidos de voto para todos os associados.
10:12 Dois carros de som do lado de fora do Parque São Jorge pedem votos para as duas chapas. A voz de Ronaldo Fenômeno está sendo usado pela situação.
10:10 Material vasto dos dois candidatos são entregues aos associados.
Roberto de Andrade faz campanha na fila de votação #trsccp

Fila é grande para o início da votação #trsccp

Chapa de Roberto de Andrade, pela situação, usa Ronaldo Fenômeno como garoto-propaganda #trsccp

Presença grande de associados para a escolha do novo presidente do Corinthians #trsccp

Campanha na entrada do Parque São Jorge atrapalha acesso dos associados nas catracas #trsccp
10:06 Muitos associados já estão no Parque São Jorge. Militantes dos dois lados tentam convencer a escolher o candidato que apoiam.
10:03 Bom dia, internauta! Hoje o Timão escolhe o seu novo presidente. E você acompanha tudo o que acontece no clube aqui no L!Net.

Cerca de quatro mil associados escolherão neste sábado o novo presidente do Corinthians #trsccp
Roberto x Citadini: veja as propostas dos candidatos à presidência do Timão
06/02/2015 15h42
Roberto x Citadini: veja as propostas dos candidatos à presidência do Timão
Associados do Corinthians escolhem neste sábado o substituto de Mário Gobbi Filho pelos próximos três anos. Oposição tenta tirar situação do comando após sete anos
Por Carlos Augusto Ferrari
Quase 12 mil sócios estão aptos a votar no Parque São Jorge, sede social do Timão. A expectativa, porém, é de que cerca de quatro mil compareçam. As urnas eletrônicas estarão em funcionamento das 9h às 17h.
A corrida presidencial vem sendo marcada por mudanças na oposição nas últimas semanas. Paulo Garcia abriu mão da candidatura para apoiar Citadini. Ilmar Schiavenato saiu foi obrigado a deixar o pleito depois que a comissão eleitoral constatou erros na composição de sua chapa, como a falsificação de nomes para o Conselho Deliberativo.
Ex-vice de Andrés Sanchez e ex-diretor de futebol de Gobbi, Roberto de Andrade tenta manter no poder o grupo que comanda o Corinthians desde 2007. A principal proposta é equilibrar novamente as contas e buscar meios para fazer o faturamento do clube aumentar.
Antônio Roque Citadini, vice entre 2001 e 2004, também se apega aos cofres vazios para crescer na preferência e desbancar a ala ligada a Andrés, um de seus desafetos no clube. O candidato prega uma mudança geral, sobretudo no departamento de futebol, para sanar as dívidas, mas acha difícil vender jogadores, entre eles Alexandre Pato.
Roberto de Andrade e Antônio Roque Citadini disputam a presidência do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
O vencedor terá missões complicadas, como pagar a primeira parcela do financiamento do estádio, em junho – o valor chega a R$ 100 milhões. Além disso, terá de encontrar recursos para tentar a renovação de contrato de Paolo Guerrero, principal jogador do elenco. O Timão também vem atrasando o pagamento de salários de funcionários e direito de imagem de atletas.
A chapa que ganhar a disputa trará consigo 200 conselheiros para o triênio, além de outros 50 suplentes para os postos.
Abaixo você confere um resumo das propostas:
O que tem atrasado é direito de imagem de quatro jogadores (Elias, Ralf, Renato Augusto e Danilo). Os quatro já conversaram com a diretoria e estão pacientes sabendo que vão receber. Vamos colocar o Corinthians no passo certo
Roberto de Andrade
CONTRATAÇÕES
Roberto de Andrade: Hoje, estamos muito próximos de ter um elenco mais forte ainda. Então, as necessidades são menores. Mas a proposta é ter sempre um time fortíssimo disputando tudo para ganhar. Essa é a ideia. Não é difícil (um grande reforço), mas hoje não temos necessidade. Acredito que o grupo está completo. Temos de esperar no meio do ano, que é uma janela mais aquecida. Por enquanto, o grupo está fechado.
Antônio Roque Citadini: A situação financeira não é boa. A própria direção fala. Eu acho que essa coisa precisa ser bem colocada. O clube que ganha títulos é aquele com as contas equilibradas. Se você estiver com as contas esculhambadas, não ganha. Você precisa contratar tendo uma situação equilibrada, porque aí paga em dia, atrai jogador, ele joga com mais dedicação. De cada dez títulos, em nove você está com a situação financeira equilibrada. A primeira coisa é colocar as contas em dia.
CRISE FINANCEIRA
Roberto de Andrade: É um pouco de tudo. Vamos deixar claro que o Corinthians não tem salário atrasado, de nenhum funcionário, e nunca teve no nosso grupo "Renovação e Transparência". O que tem atrasado é direito de imagem de quatro jogadores (Elias, Ralf, Renato Augusto e Danilo). Os quatro já conversaram com a diretoria e estão pacientes sabendo que vão receber. Vamos colocar o Corinthians no passo certo.
Antônio Roque Citadini: Nosso problema é caixa, não é previsão. O clube precisa resolver suas contas pagando em dia, usando os recursos que recebe. Isso é importante fazer.
Não sei quanto ele está pedindo. Mas, de qualquer forma, o Guerrero é um jogador de qualidade. O clube precisa ver como vai pagar. Ele é um grande jogador, se identificou com o clube. Essa é a grande vantagem
Antônio Roque Citadini
GASTOS COM O FUTEBOL
Roberto de Andrade: Todo trabalho que for para trazer valores para patamares menores é bem-vindo. As receitas encolheram pela crise mundial, as empresas estão gastando menos. Não podemos esquecer que, aquilo que está contratado por um valor, você precisa cumprir até o último dia. Temos a experiência de 2007, foi feita uma economia grande em diversos setores. Vamos tentar fazer isso novamente. Aquilo que é necessário você não pode tirar. Mas vamos estudar caso a caso, departamento por departamento. Vamos reduzir despesas com certezas. Cabe em qualquer setor.
Antônio Roque Citadini: O problema básico é que o futebol perdeu a mão, gastou de uma forma equivocada, a mais. Isso levou a esse desequilíbrio. No campo da despesa, é gastar melhor.
GUERRERO
Roberto de Andrade: Pode ser até que o Mário (Gobbi) chegue a esse acordo. Caso fique para o próximo presidente, vamos sentar e conversar. Vamos fazer aquilo com muita coerência. Sabemos que o Guerrero é importantíssimo. Queremos que ele fique, e ele também quer ficar. Vamos tentar acomodar da melhor maneira para os dois.
Antônio Roque Citadini: Não sei quanto ele está pedindo. Mas, de qualquer forma, o Guerrero é um jogador de qualidade. O clube precisa ver como vai pagar. Ele é um grande jogador, se identificou com o clube. Essa é a grande vantagem. Você tem um limite, mas tem de fazer um esforço grande.
Uma grande parte desse dinheiro está depositada no fundo da arena. Não tenho problema em pagar o estádio. O Corinthians vai pagar tranquilamente. A parcela vence em junho de 2015, vamos cumprir com o compromisso sem problema
Roberto de Andrade
PATO
Roberto de Andrade: Todos sabem que futebol é risco. Você traz um jogador e ele pode ou não dar certo. Pelos valores empregados, todos nós tínhamos a certeza que daria certo por tudo o que o Pato representa. Mas, infelizmente, ele não se adaptou ao futebol brasileiro. Não podemos ficar arrependidos. No futebol, vamos acertar e errar. Todo mundo me pergunta muito do Pato, mas trouxemos Cássio, Guerrero, que ninguém nunca tinha ouvido falar, contratações que deram muito certo. Então, nesse equilíbrio estou mais positivo do que negativo.
Antônio Roque Citadini: Não sei, acho que ninguém compra. No caso do Pato, que envolvia muito dinheiro, deveríamos ter nos informado melhor. Caímos no conto do vigário, porque o Pato foi do Inter para o Milan por um jogo. Quando ele começou a não jogar, o Milan inventou que ele estava contundido. Hoje está claro que isso era um artifício que o Milan usava para não mostrar o jogador. Não havia água de São Gennaro que curasse. Quem é que vai comprar? O Corinthians não é o Milan, que conseguiu a proeza de escondê-lo dois anos. Não dá para ser feito no Corinthians pelo tipo da torcida, pela nossa história. Aqui, o jogador é bom ou ele racha. Nós deveríamos rezar uma missa por dia para aparecer um negócio. Depois da compra qualquer coisa era uma solução. O problema foi ter caído nisso.
PAGAMENTO DO ESTÁDIO
Roberto de Andrade: Uma grande parte desse dinheiro está depositada no fundo da arena. Não tenho problema em pagar o estádio. O Corinthians vai pagar tranquilamente. A parcela vence em junho de 2015, vamos cumprir com o compromisso sem problema nenhum.
Antônio Roque Citadini: Eu não sei o valor. Mas vamos ter de pagar o estádio. É um belo estádio, moderno, gosto de ver futebol lá. Se nós não tivermos condições de pagar um estádio, ninguém tem. Eu sempre fui a favor. O estádio foi uma grande coisa. O Corinthians aproveitou muito bem a Copa do Mundo, se comprometeu, porque ficou com grande dívida, mas construiu um estádio moderno e salvou a cidade de um vexame. A cidade até deve favor ao Corinthians.
NOVAS RECEITAS
Roberto de Andrade: Temos algumas frentes. Temos de aumentar o Fiel Torcedor, que é uma fonte de receita sadia. No marketing, atrair mais parceiros. Tem os licenciamentos também. Vamos trabalhar em todas essas frentes.
Antônio Roque Citadini: É faturar mais. Infelizmente, temos mudanças na economia do país, as empresas estão puxando o freio. Os clubes também são atingidos com isso.
Os sócios do clube reclamam que querem ter acesso para comprar. O Fiel Torcedor também e há reclamação do preço final. O Fiel Torcedor foi coisa importante. Precisamos melhorar, possibilitar que ele dê um salto. Tem um monte de mudanças que podemos fazer
Antônio Roque Citadini
PREÇO DOS INGRESSOS
Roberto de Andrade: É uma preocupação grande do Corinthians. Não podemos esquecer que ainda estamos fazendo ajustes. Estamos usando o estádio há pouco tempo e não conhecemos o perfil de todo o nosso torcedor. Se tivermos a possibilidade de fazer os valores ficarem menores, vamos trabalhar. A ideia do Corinthians não é explorar ninguém, muito pelo contrário. A ideia é ter a nossa casa cheia em todos os jogos. Não dá para prometer. É uma conta matemática. Temos o compromisso de pagar o estádio. Começando a comercialização de camarotes e cadeiras cativas, isso vai aumentar a receita do fundo e, talvez, consiga fazer algum ajuste em determinados locais.
Antônio Roque Citadini: Os sócios do clube reclamam que querem ter acesso para comprar. O Fiel Torcedor também e há reclamação do preço final. O Fiel Torcedor foi coisa importante. Precisamos melhorar, possibilitar que ele dê um salto. Tem um monte de mudanças que podemos fazer. Devemos caminhar para os clubes europeus, com venda de ingressos só pela internet. Temos de acabar com essa coisa de fila para comprar. É pré-histórico. Há setores que precisam ser caros. Eu sou sócio-torcedor VIP. Acho que tenho de pagar caro, porque o clube oferece cadeira, banheiro, estacionamento... Mas também precisa de ingressos populares, ou então vai mudar nossa história, coisa que não queremos.
CLUBE SOCIAL E ESPORTES OLÍMPICOS
Roberto de Andrade: A ideia é melhorar tudo que existe. Se tivermos recursos, vamos melhorar sempre a vida do sócio.
Antônio Roque Citadini: O clube social tem de melhorar. Eles falam que eu não gosto, mas eles não gostam. A piscina está com ladrilho quebrado, o restaurante não funciona, todas as áreas têm queixa. O clube precisa voltar a ter esportes olímpicos, não é só futsal e natação. Precisamos pensar no basquete e outros que o Corinthians foi importante. Temos de nos abrir a outros esportes.
FOTO: CARLOS AUGUSTO FERRARI
Bom dia, amigos! A partir de agora, você acompanha tudo sobre a eleição que decidirá o novo presidente do Corinthians
Corinthians realiza eleição
A dois dias de eleger um novo presidente para o próximo triênio, o Corinthians divulgou que a sua dívida saltou para R$ 313,5 milhões em 2014 – e tem a Arena Corinthians para começar a pagar. Administrar essa crise financeira será a principal missão do mandatário que substituir Mário Gobbi a partir deste fim de semana, o situacionista Roberto de Andrade ou o oposicionista Antonio Roque Citadini.
O pleito ocorrerá no Parque São Jorge a partir das 9 horas até as 17 horas deste sábado, com mais de 11.000 sócios do Corinthians aptos a votar e representar 30 milhões de torcedores. Representante da chapa Renovação e Transparência, que tem o ex-presidente Andrés Sanchez como principal expoente, Roberto de Andrade conta com André Luiz Oliveira, o André Negão, e Jorge Kalil como os seus vices. Já Roque Citadini, da Pró-Corinthians, tenta se eleger ao lado de Osmar Stábile e Emerson Piovesan.
Roberto de Andrade foi diretor de futebol (cargo atualmente ocupado por Ronaldo Ximenes) durante a gestão de Gobbi e continuou a ser participativo nos últimos meses. Ele teve papel decisivo para o retorno de Tite ao Corinthians – o presidente atual queria a permanência de Mano Menezes, em apenas uma das muitas discordâncias com os aliados de Andrés Sanchez.
Montagem sobre fotos

Roberto de Andrade e Antonio Roque Citadini são os candidatos à sucessão de Mário Gobbi no Corinthians“Quando sou chamado, estou sempre à disposição do Corinthians”, comentou Roberto, para justificar o fato de ainda ser ativo nas decisões do clube. “Mas, apesar de a gente estar vivendo um momento político, sou da situação. Então, estou junto com o Mário Gobbi até o final. Sempre que sou chamado, auxilio naquilo que posso, sem problema algum”, discursou.
Gobbi, no entanto, contrariou mais de uma vez os desejos da Renovação e Transparência. Roberto negou que o racha tenha começado à época da demissão de Tite e da chegada de Mano Menezes. “Ninguém agiu sozinho naquela situação. Foi um consenso. Muito se fala que eu jogo a culpa no Mário, mas resolvemos isso todos juntos. É lógico que a gente sentiu pela pessoa do Tite, mas existia a dinâmica de mudar”, afirmou.
Seja como for, Antonio Roque Citadini tirou proveito da situação. Até o ainda vice-presidente Luis Paulo Rosenberg, homem de confiança situacionista desde a época de Sanchez, hoje manifesta apoio à oposição. “Quem julga uma gestão é a história. O presidente Mário Gobbi lutou, mas enfrentou um sério problema em seu mandato: o conflito dele com o ex-presidente Andrés Sanchez. Foi algo um pouco escamoteado, mas causou danos nas relações dentro do clube. Sou um pouco beneficiário disso, porque muita gente que é ou foi da diretoria acabou aderindo à minha campanha”, comentou o candidato.
Citadini nem seria o representante da oposição no pleito deste sábado. Inicialmente, o nome a ser lançado era novamente o de Paulo Garcia, derrotado por Sanchez e pelo próprio Gobbi em eleições anteriores. Ao contrário da situação do Corinthians, contudo, a oposição se uniu para obter sucesso nas urnas.
“A minha campanha teve um trajeto interessante. Houve um processo de agregação e composição com vários grupos dentro do clube. O Paulo era o candidato, mas, em um ato de grande cordialidade, passou a me apoiar”, recordou Citadini, contando também com os votos de quem queria Ilmar Schiavenato como presidente – o antigo concorrente teve a sua candidatura impugnada. “Boa parte dos eleitores do Ilmar estão insatisfeitos com as questões do clube, então a tendência é votarem em mim. Se eles fizeram uma chapa, é porque estavam divergentes com a situação do Corinthians.”
LANCEPRESS! - 07/02/2015 - 20:57
Maiores rivais paulistas, Corinthians e aplmeir2as se enfrentam neste domingo, às 17h, no chiqueirao, alagadao, barraafundao. Mas a disputa entre os dois clubes se iniciou durante a semana, nos bastidores, com uma vitória para o Timão no "primeiro tempo" do clássico.
O Corinthians vem depois de golear o Once Caldas (COL) por 4 a 0, que colocou o clube bem próximo de uma vaga na fase de grupos da Libertadores da America 15. Por conta do jogo de volta, o técnico Tite irá poupará 6 titulares: Fagner, Felipe, Ralf, Elias, Renato Augusto, Jadson e Emerson. Já, Fábio Santos e Guerrero, expulsos na Arena Corinthians, disputarão o Dérbi.
O Corinthians, por sua vez, é o ponteiro do Grupo B no Paulista, mesmo tendo disputado apenas uma partida. Para manter-se na posição, o time alvinegro conta com o retrospecto: são 8 jogos ou quatro anos invicto contra o arquirrival.
CORINTHIANS DEFENDE INVENCIBLIDADE DE 8 JOGOS (4 VITÓRIAS E 4 EMPATES) (3ANOS E 6 MESES) NO DERBY
1 x 1 Corinthians Pacaembu Campeonato Brasileiro 25/10/2014
Corinthians 2 x 0 Arena Corinthians Campeonato Brasileiro 27/07/2014
Corinthians 1 x 1 Pacaembu Campeonato Paulista 16/02/2014
Corinthians 2 x 2 Pacaembu Campeonato Paulista 17/02/2013
0 x 2 Corinthians Pacaembu Campeonato Brasileiro 16/09/2012
Corinthians 2 x 1 Pacaembu Campeonato Brasileiro 24/06/2012
Corinthians 2 x 1 Pacaembu Campeonato Paulista 25/03/2012
Corinthians 0 x 0 Pacaembu Campeonato Brasileiro 04/12/2011
FICHA TÉCNICA
palmeir2as X CORINTHIANS
Local: Alagadao, chiqueirao
Data e horário: Dia 8 de fevereiro de 2015, domingo, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse, Anderson Jose de Moraes Coelho
: Fernando Prass; Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto; Renato, Gabriel, Alan Patrick, Allione e Dudu; Leandro Pereira. Técnico: Oswaldo de Oliveira
CORINTHIANS: Cássio, Edilson, Edu Dracena, Gil e Fabio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros e Danilo; Mendoza e Guerrero. Técnico: Tite
JOVEM ATACANTE MALCOM, 17 ANOS, ESPERADO PARA VOLTAR AO CORINTHIANS COM FIM DA PARTICIPAÇÃO NA SELEÇÃO SUB 20 HOJE. JOGADOR PODE TER UNS DIAS DE FOLGA.
07/02/2015 20h15
Vagner Love se diz mais um louco do bando e fala em títulos pelo Timão
Em vídeo, atacante promete garra com a camisa do Corinthians
Por GloboEsporte.com
Contratado na última sexta-feira pelo Corinthians, o atacante Vagner Love manda o seu primeiro recado para o torcedor do Timão. Em vídeo gravado pelo próprio clube, o atacante promete garra, vontade e avisa que fará de tudo para a equipe conquistar muitos títulos.
– Aí, torcida corintiana, estou chegando. Eu sou mais um no bando desse monte de louco aí.
Vagner ainda não foi apresentado, mas já vestiu a camisa do Corinthians. Seu último clube foi o Shandong Luneng, da China. O contrato com o Alvinegro vai até julho de 2016.
– Vocês podem ter certeza que não vai faltar garra, determinação e vou fazer o meu melhor. Vou fazer de tudo para o Corinthians conseguir muitos títulos.
07/02/2015 20h11
Andrés se mantém forte e prevê naming rights da Arena Corinthians: “Questão de tempo”
Ex-presidente do Corinthians é o primeiro a ser lembrado pelo novo comandante, Roberto de Andrade, e se senta ao lado da nova diretoria em primeira entrevista
Por Carlos A. Ferrari, Diego Ribeiro, Fernando Vidotto e Martín Fernandez
Eleito presidente do Corinthians pelos próximos três anos, Roberto de Andrade não hesitou logo em seu primeiro agradecimento no novo cargo.
– Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao meu amigo Andrés Sanchez pelo apoio.
Mesmo fora da presidência há mais de três anos, Andrés continua tendo grande força política dentro do clube. Neste sábado, ele confirmou que não terá cargo na nova administração e cumprirá seu mandato como deputado federal – ele foi eleito no ano passado. Por outro lado, continua negociando os “naming rights” da Arena Corinthians. E, mais uma vez, pediu tranquilidade à torcida.
– Quem sabe não anunciamos nos próximos dias ou meses... Tem duas, três empresas trabalhando em cima disso. O torcedor corintiano pode ficar tranquilo, pois é questão de tempo. Está atrasado? Está. Mas vai ser um pontapé muito bem dado – disse Andrés.
O ex-presidente se sentou à mesa ao lado da nova diretoria. Ao lado de Roberto, também estavam os vices André Luiz Oliveira e Jorge Kalil. Nada do ex-presidente Mário Gobbi, que deixou a presidência de forma discreta.
O torcedor corintiano pode ficar tranquilo, pois é questão de tempo. Está atrasado? Está. Mas vai ser um pontapé muito bem dado
Andrés Sanchez, sobre naming rights
Durante o dia, Andrés trabalhou ativamente pela chapa Renovação e Transparência. Sempre sorridente, pediu votos, distribuiu abraços e ganhou elogios relativos à sua administração no clube. O agora deputado federal só sossegou com a divulgação do resultado e a vitória de Roberto de Andrade. Andrés, porém, garante: não terá participação em decisões dos novos dirigentes.
– Não participo de nada, vocês não acreditam. Se eu falar para vocês que não vou participar ativamente, não vai adiantar nada. Vou ajudar sempre o Corinthians, independentemente de quem for o presidente – avisou.
Andrés Sanchez chegou a ser cotado para o cargo de diretor de futebol, mas o mandato como deputado impediu o acúmulo de funções. Roberto de Andrade deve anunciar sua diretoria completa nos próximos dias. PM define trajeto de torcida corinthiana
Oganizadas alvinegras vão partir juntas e a pé; o percurso tem cerca de 4,5 KM
07/02/2015 - 19:11
Torcidas organizadas do Corinthians vão ao dérbi escoltadas pela PM (Foto: Eduardo Viana)
Em reunião realizada na tarde deste sábado, a Polícia Militar do Estado definiu o trajeto que as torcidas organizadas do Corinthians irão fazer para chegar ao local do Dérbi. Segundo o Capitão Arcanjo, do 2º Batalhão de Choque, todas vão partir juntas e seguirão a pé.
Por medo de emboscadas, os detalhes do percurso não foram divulgados. Sabe-se, porém, que todas as organizadas irão se reunir na quadra Gaviões da Fiel, no Bom Retiro, a partir das 13h, e serão escoltadas até o local da partida. O caminho tem cerca de 4,5 Km.
O acesso dos corinthianos será realizado pelo portão 'D', com acesso pela Rua Padre Antônio de Tomás Vale lembrar que o acesso ao estádio estará liberado a partir das 14h.
- Haverá isolamento de algumas ruas pequenas próximas. A circulação tanto de veículos, quanto de pedestres estará proibida. Só irão passar torcedores do Corinthians - alertou ao LANCE!Net o Capitão Arcanjo
Além de serem instalados os tradicionais tapumes e gradis, que fazem a separação física e visual entre as duas torcidas, cerca de 600 cadeiras foram retiradas do setor onde ficarão os alvinegros, com a justificativa de aumentar a aréa de circulação dos efetivo da PM. O capitão confirmou também que parte do camarotes e da arquibanda sul superior estarão fechados.
a carga total destinada aos torcedores corintianos, segundo a polícia, é de 1.500, e não 1.800 como informado inicialmente.
Andrés volta a falar em 'questão de tempo' para o naming rights da Arena Corinthians
'Tem duas ou três empresas negociando e o acordo é questão de tempo. Está atrasado pois não é qualquer empresa que pode pagar o que o Corinthians quer', afirmou Andrés
LANCEPRESS! - 07/02/2015 - 19:06
Roberto de Andrade foi eleito o novo presidente do Corinthians. Andrés Sanchez sentou-se à mesa na coletiva de imprensa (Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press)
Um dos assuntos comentados na coletiva de imprensa realizada após as eleições foi o naming rights da Arena Corinthians. Mesmo após oito meses de sua inauguração e muitas especulações sobre o acordo, o estádio corinthiano continua sem o investimento de uma empresa para nomeá-lo. Andrés Sanchez, maior responsável pelo estádio, voltou a falar em 'questão de tempo'
- Tem duas ou três empresas negociando e o acordo é questão de tempo. Está atrasado pois não é qualquer empresa que pode pagar o que o Corinthians quer. Mas vamos fechar um acordo e o pontapé será muito bem dado - afirmou o deputado federal, que não vê prejuízo com sua ausência do dia a dia da Arena Corithians.
- Tem uma equipe de profissionais trabalhando. Não é preciso estar no dia a dia. O macro podemos resolver aqui do Parque São Jorge mesmo. O Roberto vai estar a par de tudo. Quando precisar de mim, vou estar a disposição. São amigos, todo o mundo tem que trabalhar em prol do clube - completou.
Após ser eleito presidente do Corinthians, Roberto de Andrade deu coletiva de imprensa ao lado de seus dois vices - Jorge Kalil e André Luiz Oliveira -, e Andrés Sanchez, que foi o idealizador da chapa Renovação & Transparência, vitoriosa nas quatro últimas eleições.
Questionado sobre o que fazia na mesa e se ajudaria posteriormente, o deputado federal respondeu da seguinte maneira:
- Se eu falar que não vou participar ativamente como todos pensam, não vai adiantar. Vão escrever o que querem. Vou ajudar sempre, independentemente de quem seja o presidente. O máximo que posso fazer é estar sempre presente. Fora isso, vou tocar a vida de deputado federal, que é uma função importante, sempre adorando o Corinthians - lembrou, ouvindo gritos e aplausos no teatro do clube.
Por fim, Andrés Sanchez elogiou a maneira pacífica que transcorreu a eleição no Parque São Jorge neste sábado.
- O mais importante foi que não houve uma discussão, uma briga. Estamos mostrando ao futebol brasileiro como se faz uma eleição democrática. Com diferença, mas com todo o mundo respeitando todo o mundo - finalizou.
Novo presidente do Timão pensa em reduzir custos, inclusive com Guerrero
Roberto de Andrade reconhece situação financeira complicada do clube, diz que deseja renovar com peruano, mas sem exageros
Fábio Suzuki - 07/02/2015 - 18:47
Roberto de Andrade é eleito o novo presidente do Corinthians (Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press)
Presidente do Corinthians pelos próximos três anos, após a vitória nas eleições deste sábado, Roberto de Andrade reconheceu em sua primeira entrevista coletiva que a situação financeira do clube não é das melhores, e que será necessário ajustar as contas para reduzir o rombo deixado nas finanças pela antiga gestão.
- Para solucionar a situação financeira o jeito é trabalhar e vamos começar a fazer isso daqui a pouco. A conta é simples. Temos que reduzir os custos atuais e aumentar as receitas. É um pra cima e um pra baixo - afirmou.
O discurso de pé no freio bate de frente com a necessidade de renovar o contrato de Paolo Guerrero, maior ídolo da torcida. O peruano pede quase R$ 40 milhões por mais três anos de contrato, algo que não deve ganhar dessa nova diretoria.
– Esse contrato só não foi renovado na gestão do Mário (Gobbi, ex-presidente) porque o empresário não gosta do Mário. O Corinthians fez uma contraproposta nesse valor e não teve acordo. Se não chegarmos a um acordo comercial, não vai existir renovação. Temos de baixar o valor e não falar o que posso pagar. Não vou esvaziar o que já não temos – afirmou o novo mandatário, que ainda completou:
- Na volta do time após o jogo na Colômbia, vamos sentar e conversar. O torcedor corintiano pode ficar tranquilo que iremos fazer de tudo para ele renovar. Não ocorreu pelo valor que pediram (nas primeiras negociações). Nessas condições não há acordo independente de quem for o presidente do Corinthians - lembrou Andrade.
O novo presidente do Timão ficará no cargo até fevereiro de 2018.
07/02/2015 18h03
Roberto de Andrade é eleito presidente do Corinthians
Candidato da situação vence disputa com Antônio Roque Citadini e vai dirigir o Timão pelos próximos três anos; e já começa prometendo não ceder por Guerrero
Por Carlos Augusto Ferrari, Diego Ribeiro, Fernando Vidotto e Martín Fernandez
Roberto de Andrade é o novo presidente do Corinthians. Candidato do grupo da situação, liderado por Andrés Sanchez, ele venceu a disputa com Antônio Roque Citadini nas eleições deste sábado, no Parque São Jorge, e comandará o Timão pelos próximos três anos. André Luís Oliveira e Jorge Kalil são os vices.
De quase 12 mil associados aptos a votar, compareceram às urnas 3.254. Andrade teve 1.848 votos contra 1.393 de Citadini (57% contra 43%), além de 13 votos em branco. Também foram eleitos 200 conselheiros para o triênio, além de outros 50 suplentes.
– Só quero agradecer a todos da chapa Renovação e Transparência, todas as pessoas que contribuíram e muito para esse resultado. O empenho de todos foi fundamental para conseguir a vitória. A união mostrou que com todos nós, juntos, o Corinthians vai ficar melhor – disse Andrade.
Ex-vice de Andrés e diretor de futebol em boa parte da gestão de Mário Gobbi Filho, Roberto de Andrade confirma o favoritismo na corrida presidencial e mantém no poder a ala que comanda o Corinthians desde 2007, ano em que Alberto Dualib deixou o cargo.
Em seu discurso, Andrade agradeceu primeiro a Andrés e depois a Gobbi.
– Uma pessoa em particular é o Andrés. Sem ele, não estaríamos aqui agora. Nada disso teria acontecido. E ao já ex-presidente Mário Gobbi quero agradecer bastante pelo apoio – disse o novo mandatário do clube.
A permanência da situação alivia o clima de tensão vivido pelos integrantes do departamento de futebol nas últimas semanas. Toda a estrutura será mantida. Andrade nomeará em breve sua nova diretoria, incluindo o novo diretor de futebol, cargo ocupado até hoje por Ronaldo Ximenes.
Austeridade, inclusive com Guerrero
Roberto de Andrade prometeu em campanha equilibrar novamente as contas do clube, sobretudo em 2015, para voltar a fazer grandes investimentos em 2016. Citadini pregava uma mudança geral nos departamentos para diminuir gastos e reduzir a dívida, hoje avaliada em quase R$ 300 milhões.
Esse contrato (com Guerrero) só não foi renovado na gestão do Mário porque o empresário não gosta do Mário. O Corinthians fez uma contraproposta nesse valor e não teve acordo. Se não chegarmos a um acordo comercial, não vai existir renovação
Roberto de Andrade, novo
presidente do Corinthians
– Vamos trabalhar internamente, fazendo diminuições de despesas e aumentando receitas. Não tem segredo. Vamos ter um ano difícil, o time está pronto e não requer mais investimentos. O que temos de fazer é trabalhar. Vamos começar daqui a pouco – disse Andrade.
A grande pendência do time é a situação de Paolo Guerrero. O contrato do peruano termina em julho.
– Esse contrato só não foi renovado na gestão do Mário porque o empresário não gosta do Mário. O Corinthians fez uma contraproposta nesse valor e não teve acordo. Se não chegarmos a um acordo comercial, não vai existir renovação – disse Andrade.
– Temos de baixar o valor e não falar o que posso pagar. Não vou esvaziar o que já não temos – emendou.
Roberto, sobre o CT da base:
"Não tem nada a ver com o caixa do clube. Nós temos o projeto aprovado de incentivo ao esporte. Temos de arrumar uma empresa para trazer recursos e ela deixa de pagar impostos. Não tem nada a ver com as finanças do clube. Falta captar o dinheiro no mercado".
A contratação do Vagner Love é um recado?
"Não é recado para ninguém. Pensamos em deixar o time forte. Mesmo que o GUerrero não renove, o contrato dele vai até julho. Vagner veio para somar e o elenco ficar forte. Vamos disputar Paulista e Libertadores. Queremos muito ganhar os dois. Foi para fortalecer o grupo".
Globo Esporte
Globo Esporte
Roberto de Andrade sobre dívidas:
"Vamos trabalhar internamente, fazendo diminuições de despesas e aumentando receitas. Não tem segredo. Vamos ter um ano difícil, o time está pronto e não requer mais investimentos. O que temos de fazer é trabalhar. Vamos começar daqui a pouco".
Se a Fiel não fosse liberada, que atitude você tomaria?
"Eu faria exatamente igual ao que o Mário fez, não mudaria uma vírgula. Todos têm de respeitar o Corinthians. O que fizeram foi falta de respeito, não foi por segurança".
Globo Esporte
HÁ MENOS DE UM MINUTO
Maior desafio, Roberto?
"Fazer o clube melhor, fazer com que a vida do sócio se torne cada vez melhor. Do futebol, todo mundo sabe o que esperamos. Sempre teremos time forte. Se vamos ganhar é consequência. Prometo trabalho e muita dedicação".
Quanto você pagará por Guerrero, Roberto?
"Essa informação de valor não vou falar nem para ele, quanto menos para você. Temos de baixar o valor e não falar o que posso pagar. Não vou esvaziar o que já não temos".
E continua sobre Guerrero:
"O fato de eu ser mais próximo aos empresários não vai fazer mais fácil ou fazer mais barato. Vamos conversar passando o carnaval. Sentar e conversar. Vamos fazer de tudo para que o Guerrero fique".
Sobre Guerrero, Roberto diz:
"Esse contrato só não foi renovado na gestão do Mário não porque o empresário não gosta do Mário. O Corinthians fez uma contra-oferta nesse valor e não teve acordo. Se não chegarmos a um acordo comercial, não vai existir renovação".xibidas aqui!
O que fazer agora, Roberto?
"Vamos dar continuidade naquilo que acertamos e vamos mudar naquilo que erramos. É simples assim".
Andrés, vai participar do dia a dia do Timão?
"Se eu falar que não vou participar atividade, não vai adiantar, vocês vão escrever o que querem. Eu vou ajudar sempre o Corinthians, mas a administração é deles. Se eu for convocado, sempre vou estar presente. Fora isso, vou tocar minha vida de deputado federal".
Andrés exalta o clima de paz na eleição:
"O mais importante é que não houve uma briga na eleição. Estamos mostrando para o futebol brasileiro como se faz uma eleição democrática".
Roberto agradece Andrés Sanchez:
"Uma pessoa em particular é o Andrés. Sem eles, não estaríamos aqui agora. Nada disso teria acontecido. E ao já ex-presidente Mário Gobbi quero agradecer bastante pelo apoio".
Roberto agradece o apoio:
"Só quero agradecer a todos da chapa Renovação e Transparência, todas as pessoas que contribuíram e muito para esse resultado. O empenho de todos foi fundamental para conseguir a vitória. A união mostrou que com todos nós, juntos, o Corinthians vai ficar melhor".
Daqui a pouco, coletiva do novo presidente do Timão!
07/02/2015 17h30
Roberto de Andrade é eleito presidente do Corinthians
Candidato da situação vence disputa com Antônio Roque Citadini e vai dirigir o Timão pelos próximos três anos
Por Carlos Augusto Ferrari, Diego Ribeiro, Fernando Vidotto e Martín Fernandez
Roberto de Andrade é o novo presidente do Corinthians. Candidato do grupo da situação, liderado por Andrés Sanchez, ele venceu a disputa com Antônio Roque Citadini nas eleições deste sábado, no Parque São Jorge, e comandará o Timão pelos próximos três anos. André Luís Oliveira e Jorge Kalil são os vices.
De quase 12 mil associados aptos a votar, compareceram às urnas 3.254. Andrade teve 1.848 votos contra 1.393 de Citadini (57% contra 43%), além de 13 votos em branco. Também foram eleitos 200 conselheiros para o triênio, além de outros 50 suplentes.
Ex-vice de Andrés e diretor de futebol em boa parte da gestão de Mário Gobbi Filho, Roberto de Andrade confirma o favoritismo na corrida presidencial e mantém no poder a ala que comanda o Corinthians desde 2007, ano em que Alberto Dualib deixou o cargo.
A permanência da situação alivia o clima de tensão vivido pelos integrantes do departamento de futebol nas últimas semanas. Toda a estrutura será mantida. Andrade nomeará em breve sua nova diretoria, incluindo o novo diretor de futebol, cargo ocupado até hoje por Ronaldo Ximenes.
Roberto de Andrade prometeu em campanha equilibrar novamente as contas do clube, sobretudo em 2015, para voltar a fazer grandes investimentos em 2016. Citadini pregava uma mudança geral nos departamentos para diminuir gastos e reduzir a dívida, hoje avaliada em quase R$ 300 milhões.
O novo presidente corintiano concederá entrevista coletiva dentro de instantes no anfiteatro do Parque São Jorge.Novo presidente do Timão: Roberto de Andrade quer reduzir custos
Candidato da situação diz que meta é equilibrar gastos em 2015 para voltar a investir forte no próximo ano. Ele nega divisão do grupo político e fala sobre planos para clube
Por Carlos Augusto Ferrari
Todo mundo me pergunta muito do Pato, mas trouxemos Cássio, Guerrero, que ninguém nunca tinha ouvido falar, contratações que deram muito certo. Então, nesse equilíbrio estou mais positivo do que negativo
Roberto de Andrade
Diretor de futebol nas conquistas dos títulos mais importantes da história do Corinthians, Roberto de Andrade quer agora cuidar do cofre. Depois de anos apostando em reforços de peso, o Timão sofre com problemas financeiros que o levaram a um período de estagnação dentro e fora de campo. A ordem do candidato da situação, da chapa “Renovação e Transparência”, nas eleições deste sábado é fechar as torneiras em 2015 para fazer o clube voltar a sonhar com craques.
– Este ano será de ajustes para fazermos um equilíbrio financeiro e, em 2016, estaremos em uma situação muito melhor – cravou.
Campeão paulista, brasileiro, da Libertadores e do Mundial de Clubes, Andrade tem a missão de manter no poder a ala que comanda o Corinthians desde 2007, mas se dividiu nos últimos anos em virtude de divergências administrativas. Para que isso aconteça, conta com a bênção de seu "guru" Andrés Sanchez, de quem foi vice-presidente.
Nesta entrevista ao Globo Esporte.com, concedida no escritório de sua empresa de comércio de veículos, na zona leste de São Paulo, Andrade prometeu uma análise fria de cada setor do clube. Todos serão observados minuciosamente e poderão sofrer cortes para adequar o Timão ao momento da economia mundial.
Nem o futebol passará ileso por isso. Renovar o contrato do ídolo Paolo Guerrero é prioridade caso saia vencedor da disputa com o opositor Antônio Roque Citadini. No entanto, sem exageros, como os mais de R$ 40 milhões injetados na contratação de Alexandre Pato enquanto fez parte da diretoria de Mário Gobbi Filho.
– Todo mundo me pergunta muito do Pato, mas trouxemos Cássio, Guerrero, que ninguém nunca tinha ouvido falar, contratações que deram muito certo. Então, nesse equilíbrio estou mais positivo do que negativo – disse.
Confira a entrevista com Roberto de Andrade:
Você tem um orçamento baseado em uma receita. Se trouxermos uma receita maior, teremos um valor maior para gastar. Mas sabemos que financeiramente vamos nos enquadrar em 2015 para ter um ano melhor em 2016
Roberto de Andrade
Você foi o diretor de futebol no período em que o Corinthians era muito agressivo nas contratações e investia em nomes de peso. Essa estratégia foi deixada de lado no fim do mandato de Mário Gobbi. O que você pensa fazer sobre isso se vencer?
Na realidade, nós fizemos algumas contratações naquela época porque achávamos que havia necessidade. Hoje, estamos muito próximos de ter um elenco mais forte ainda. Então, as necessidades são menores. Mas a proposta é ter sempre um time fortíssimo disputando tudo para ganhar. Essa é a ideia.
Como fazer isso se o orçamento diz que o Corinthians tem apenas R$ 10 milhões para contratar jogadores em 2015?
Você tem um orçamento baseado em uma receita. Se trouxermos uma receita maior, teremos um valor maior para gastar. Mas sabemos que financeiramente vamos nos enquadrar em 2015 para ter um ano melhor em 2016. Esse ano será de ajustes para fazermos um equilíbrio financeiro e, em 2016, estaremos em uma situação muito melhor.
Vai ser difícil, então, ver algum grande reforço no Corinthians em 2015?
Não é difícil, mas hoje não temos necessidade. Acredito que o grupo está completo. Temos de esperar no meio do ano, que é uma janela mais aquecida. Por enquanto, o grupo está fechado.
Por que o Corinthians vem passando por dificuldades financeiras?
É um pouco de tudo. Vamos deixar claro que o Corinthians não tem salário atrasado, de nenhum funcionário, e nunca teve no nosso grupo "Renovação e Transparência". O que tem atrasado é direito de imagem de quatro jogadores (Elias, Ralf, Renato Augusto e Danilo). Os quatro já conversaram com a diretoria e estão pacientes sabendo que vão receber. Vamos colocar o Corinthians no passo certo.
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)
Você fazia parte da diretoria de Andrés Sanchez quando houve a apropriação indébita de tributos, denunciada pelo Ministério Público Federal. Por que aquilo aconteceu?
Na época, nós tínhamos a opção de pagar impostos ou pagar salários e outros compromissos com fornecedores. Foi optado por pagar fornecedores e salários e deixamos os impostos acumularem para fazer o parcelamento. Fizemos uma divisão de dez anos para pagar um valor mensal que cabe no bolso do Corinthians. Ninguém deixa de pagar nada por livre e espontânea vontade. Tínhamos de optar e deixamos o imposto para um segundo momento.
A dívida do clube passa dos R$ 270 milhões. Como pensa em administrá-la?
Uma grande parte dessa dívida, creio que 75%, é de impostos negociados e parcelados. É bem administrável. Ao longo do tempo em 2015, vamos saneando as finanças e colocando o Corinthians no caminho certo de novo.
O Corinthians chegou a pagar salários de mais R$ 1 milhão para o Ronaldo anteriormente. Você é favorável à redução de gastos com jogadores e treinadores?
Todo trabalho que for para trazer valores para patamares menores é bem-vindo. As receitas encolheram pela crise mundial, as empresas estão gastando menos. Não podemos esquecer que, aquilo que está contratado por um valor, você precisa cumprir até o último dia. Se no meio do caminho você perde receitas, o aperto acontecerá. É o que acontece com o Corinthians agora.
Então, pretende cortar gastos?
Não tenha dúvida. Temos a experiência de 2007, foi feita uma economia grande em diversos setores. Vamos tentar fazer isso novamente. Aquilo que é necessário você não pode tirar. Mas vamos estudar caso a caso, departamento por departamento. Vamos reduzir despesas com certezas. Cabe em qualquer setor.
Você vai pagar os R$ 18 milhões que o Guerrero quer para renovar?
Pode ser até que o Mário (Gobbi) chegue a esse acordo. Caso fique para o próximo presidente, vamos sentar e conversar. Vamos fazer aquilo com muita coerência. Sabemos que o Guerrero é importantíssimo. Queremos que ele fique, e ele também quer ficar. Vamos tentar acomodar da melhor maneira para os dois.
Por outro lado, existe o Pato. Ele tem o maior salário do clube e está emprestado ao São Paulo recebendo metade do valor pelo Corinthians. Foi um erro contratá-lo?
Todos sabem que futebol é risco. Você traz um jogador e ele pode ou não dar certo. Pelos valores empregados, todos nós tínhamos a certeza que daria certo por tudo o que o Pato representa. Mas, infelizmente, ele não se adaptou ao futebol brasileiro. Não podemos ficar arrependidos. No futebol, vamos acertar e errar. Todo mundo me pergunta muito do Pato, mas trouxemos Cássio, Guerrero, que ninguém nunca tinha ouvido falar, contratações que deram muito certo. Então, nesse equilíbrio estou mais positivo do que negativo.
Em junho, o Corinthians terá de pagar a primeira parcela do estádio (a diretoria não confirma que ela seja de R$ 100 milhões). O clube terá esse dinheiro?
Uma grande parte desse dinheiro está depositada no fundo da arena. Não tenho problema em pagar o estádio. O Corinthians vai pagar tranquilamente. A parcela vence em junho de 2015, vamos cumprir com o compromisso sem problema nenhum.
O Andrés Sanchez tem uma grande proximidade comigo, é uma pessoa que me espelho, na forma como conduz as coisas. Ele continua sendo um ex-presidente e um consultor. Todos os assuntos que acho de relevância nós procuramos bater papo, trocar ideias e fazer o melhor para o Corinthians
Roberto de Andrade
Todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos está indo para o pagamento do estádio. Como você pensa em criar novas receitas?
Temos algumas frentes. Temos de aumentar o Fiel Torcedor, que é uma fonte de receita sadia. No marketing, atrair mais parceiros. Tem os licenciamentos também. Vamos trabalhar em todas essas frentes.
Pensa em reduzir o preço dos ingressos? Muitos torcedores reclamam...
É uma preocupação grande do Corinthians. Não podemos esquecer que ainda estamos fazendo ajustes. Estamos usando o estádio há pouco tempo e não conhecemos o perfil de todo o nosso torcedor. Se tivermos a possibilidade de fazer os valores ficarem menores, vamos trabalhar. A ideia do Corinthians não é explorar ninguém, muito pelo contrário. A ideia é ter a nossa casa cheia em todos os jogos. Não dá para prometer. É uma conta matemática. Temos o compromisso de pagar o estádio. Começando a comercialização de camarotes e cadeiras cativas, isso vai aumentar a receita do fundo e, talvez, consiga fazer algum ajuste em determinados locais do estádio.
O que você projeta para os esportes olímpicos e o clube social?
A ideia é melhorar tudo que existe. Se tivermos recursos, vamos melhorar sempre a vida do sócio.
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Você participou de negociações que foram barradas pelo Mário Gobbi e recebeu críticas por estar envolvido sem fazer parte da diretoria. O caso mais emblemático foi do Dudu, que o atual presidente se negou a assinar. Foi um erro participar disso antes da eleição?
O Dudu foi questão financeira. O São Paulo entrou no negócio e fez uma proposta um pouco diferente. O clube da Ucrânia queria que a nossa fosse igual, isso saiu do nosso formato financeiro. Não tem problema. Não foi erro. Se eu sou chamado para ajudar, não vejo problema nisso.
Por vocês serem na teoria do mesmo grupo político, você avalia que Gobbi ficou muito ausente da sua campanha? A oposição diz que ele sequer participou...
Não. Ele tem nos ajudado bastante, falo com o Mário diariamente, até mais de uma vez por dia. Ele já disse seu voto, todo mundo sabe que ele me apoia, apesar de todo mundo achar que estamos rachados. Não existe nada disso. Estamos unidos em busca da vitória para continuarmos mais três anos na administração do Corinthians.
Além da postura do Gobbi, uma dos exemplos de que a situação se dividiu foi a ida de Luis Paulo Rosenberg para a oposição. Você ficou surpreso?
Não fico surpreendido com nada. Ele tem o direito de escolher o lado que quiser. Ele achou que o melhor para o Corinthians é o outro candidato. Fique à vontade. Da mesma forma, ganhamos outras adesões apoiando nosso grupo. Temos pessoas que pensam diferente, isso é normal. Cada um tem sua livre escolha. Mas isso não significa racha.
Ficou mais difícil ganhar a eleição com a união entre as chapas da oposição?
Eu não tenho que falar o que eles fizeram. Eu respeito. Estou focado na minha caminha, em trabalhar junto aos sócios e fazer o Corinthians cada vez maior.
Você foi vice do Andrés e gostaria que ele fosse diretor de futebol na sua gestão. No entanto, ele não poderá porque agora é deputado federal. Qual será o papel se você for eleito?
O Andrés tem uma grande proximidade comigo, é uma pessoa que me espelho, na forma como conduz as coisas. Ele continua sendo um ex-presidente e um consultor. Todos os assuntos que acho de relevância nós procuramos bater papo, trocar ideias e fazer o melhor para o CorinthiansRoberto de Andrade: presidente do Corinthians até início de 2018
Chapa Renovação & Transparência bate Roque Citadini, Paulo Garcia e Osmar Stábile pela quarta vez consecutiva e põe o empresário no comando do Corinthians
Fábio Suzuki e Rodrigo Vessoni - 07/02/2015 - 17:15
Roberto de Andrade é o novo presidente do Corinthians (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)
Até fevereiro de 2018, o Corinthians continuará nas mãos da chapa Renovação & Transparência. Neste sábado, o candidato da situação Roberto de Andrade obteve 1.848 votos, contra os 1.393 de Antonio Roque Citadini - oposição já havia perdido os pleitos de 2007, 2009 e 2012. Na eleição da chapa fechada de 200 conselheiros trienais, nova vitória de Roberto, Jorge Kalil (vice), André Negão (vice) e toda sua turma: 1.817 votos contra 1.403 da Pró-Corinthians.
Apesar do cenário negativo dos últimos meses, consequência da piora significativa da situação financeira do clube, o grupo Renovação & Transparência não deixou que a chapa oposicionista evitasse o tetracampeonato nas urnas. A votação realizada no miniginásio do Parque São Jorge ocorreu por meio de urnas eletrônicas. Com isso, a apuração foi rápida.
Ao longo do dia, não foram registrados grandes incidentes. Algumas discussões mais ríspidas entre sócios, mas resolvidas com rapidez. Houve quem tentasse votar sem condição legal - inadimplência e/ou menos de cinco anos de vínculo com o clube -, mas também sem grandes transtornos ou consequências.
Roberto de Andrade terá enormes desafios pela frente, entre eles, a quitação da primeira parcela da Arena Corinthians, a estruturação da parte comercial do estádio, deixada de lado por Andrés Sanchez & Cia., além da manutenção de uma equipe forte, que buscará o bicampeonato da Libertadores. Mas não será só isso...
Pelo contrário. Melhora da infraestrutura para as categorias de base também farão parte do dia a dia do novo mandatário que, entre fevereiro de 2012 e dezembro de 2013, trabalhou como diretor de futebol, dando suporte ao técnico Tite, que voltou ao comando da equipe.
O TETRACAMPEONATO
Foi o quarto triunfo consecutivo da chapa de situação. No dia 9 de outubro de 2007, foi necessário que o Conselho Deliberativo escolhesse o substituto de Alberto Dualib, que sofrera impeachment dias antes, para um mandato tampão até início de 2009. Ex-vice de futebol, Andrés Sanchez foi eleito com 175 votos. O atual diretor da CBF venceu Paulo Garcia, que obteve 158. Osmar Stábile, naquele pleito, somou apenas 14 votos. A eleição registrou ainda três abstenções.
O mandatário eleito, então, colocou Heleno Maluf como seu vice, Clodomil Orsi e Wilson Bento continuaram por serem vice-presidentes eleitos. Com poucos jogos para o término do Brasileirão e com as inscrições de novos jogadores encerradas, o rebaixamento da equipe não pôde ser evitado. No dia 2 de dezembro, o clube chegava ao fundo do poço, individado, nas páginas policiais, com elenco fraco e na Segunda Divisão.
Andrés e sua turma remontaram a equipe e, com uma estratégia agressiva no departamento de marketing, recolocaram o clube na Série A. Na sequência, viria a contratação de Ronaldo Fenômeno, que findaria as chances da oposição nas eleições de fevereiro de 2009, a primeira da história por meio da escolha dos associados, e não apenas do Conselho. Andrés Sanches, com 1.615 votos (66,9%), não deu chances para Paulo Garcia, que terminou com 586 votos (24,3%), e muito menos para Osmar Stábile, que obteve apenas 214 votos (8,8%).
Em fevereiro de 2012, o tricampeonato da chapa Renovação & Transparência, com uma vitória mais apertada de Mário Gobbi Filho, por 1.920 votos contra 1.280 de Paulo Garcia. Além disso, foram 24 votos nulos e 13 em branco. Na eleição da chapa fechada de 200 conselheiros, nova vitória de Andrés e sua turma: 1852 votos contra 1242 da Pró-Corinthians, com outros 113 em branco e 30 nulos.
Na eleição deste sábado, os dois adversários da oposição estiveram juntos, lado a lado, na mesma chapa. Porém, nem assim, conseguiram evitar que Roberto de Andrade fosse escolhido como o sucessor de Mário Gobbi Filho.
CONFIRA A FICHA DO NOVO PRESIDENTE DO TIMÃO:
NOME: Roberto de Andrade Souza.
CHAPA: “Renovação e Transparência”, número 10. Tem como candidatos a vice André Luiz de Oliveira, o André Negão, e Jorge Kalil. É a chapa que está no poder desde outubro de 2007, com Andrés Sanchez e Mário Gobbi Filho.
NO CLUBE: É conselheiro vitalício. Foi vice de Andrés Sanchez desde o pleito de 2009 e assumiu o departamento de futebol como diretor no fim de 2010, dando sequência ao trabalho na gestão de Gobbi, ao lado de Duílio Monteiro Alves. Afastou-se em fevereiro do ano passado para cuidar da candidatura presidencial.
FALA, PRESIDENTE!
'Avançamos muito e não podemos parar'
"Sozinho não faço nada, por isso não falo por mim. Faço parte de um grupo que está no Corinthians desde 2007 e que conquistou muito pelo clube. É inegável o que o clube mudou de lá para cá. Cresceu de uma forma assustadora para todo mundo. Sempre sonhamos ter um estádio e ele existe hoje. Precisávamos de um CT decente e hoje temos um dos melhores que existem. Esse grupo do qual faço parte merece seguir no comando do Corinthians por mais três anos para continuar levando o Corinthians a avançar cada vez mais. Não podemos parar, temos de continuar numa velocidade ainda maior do que já fizemos até agora"
Roberto de Andrade ganhou com 57% dos votos, contra 43% para Antonio Roque Citadini. Teve 1848 votos a favor, contra 1353 do oposicionista.
Ex-vice de Andrés e diretor de futebol em boa parte da gestão de Mário Gobbi Filho, Roberto de Andrade confirma o favoritismo na corrida presidencial e mantém no poder a ala que comanda o Corinthians desde 2007
Acabou a apuração! Roberto de Andrade está eleito como novo presidente do Corinthians com 1848, contra 1393 de Antonio Roque Citadini.
17:15
Urnas já foram fechadas e sócios esperam para saber o resultado da apuração. Ginásio está completamente lotado, inclusive com a presença da Polícia Militar.
Corinthians @Corinthians
Corinthians
@Corinthians
HÁ MENOS DE UM MINUTO
Roberto de Andrade é o novo presidente do Corinthians! André Luis e Jorge Kalil são os vices. s! #VaiCorinthians
17:05
O presidente falou com a imprensa pela última vez, enquanto ainda está no cargo. Ele destacou os títulos conquistados e disse que é "um cara feliz e realizado".
17:03
Já no finalzinho da eleição, Mário Gobbi abraça Andrés Sanchez e brinca: "Estávamos rachados, agora não estamos mais".
Maior otimismo por parte dos que apoiam o candidato da situação, Roberto de Andrade. #CORINTHIANS
17:00 Representantes de ambas as chapas começam a cantar o hino do clube.
17:00 Votação encerrada. O nome do novo presidente do Corinthians será divulgado em instantes
17:00 Votação encerrada. O nome do novo presidente do Corinthians será divulgado em instantes.
16:57 Está chegando a hora de saber quem é o novo presidente do Corinthians!
16:57 Representante da Comissão Eleitoral anuncia no sistema de som para que apenas os candidatos e integrantes das chapas permaneçam na área próxima à mesa onde o resultado será divulgado e que o restante se retire do local.
16:54 Falta muito pouco para o Corinthians o novo presidente na história do clube.
16:46 A apuração será feita na urna eletrônica.
16:44 Apesar da apreensão de ambos os lados, o clima é tranquilo nesta parte final da eleição corintiana.
16:39 Faltando poucos minutos para o fim da eleição, muitos sócios e apoiadores de ambas as chapas entraram no Ginásio para acompanhar o anúncio do nome do novo presidente do Corinthians.
16:34 Jogador que mais vestiu a camisa do Corinthians, o ex-jogador Wladimir permaneceu por toda a tarde na porta de entrada do Ginásio pedindo votos para Roque Citadini aos sócios que chegavam para votar.
Twittar
16:31 Já Ronaldo Ximenes diz que deixa a diretoria de futebol de cabeça erguida. "Só faltou mais títulos pois queremos ganhar sempre", disse Ximenes.
16:57 Está chegando a hora de saber quem é o novo presidente do Corinthians!
16:57 Representante da Comissão Eleitoral anuncia no sistema de som para que apenas os candidatos e integrantes das chapas permaneçam na área próxima à mesa onde o resultado será divulgado e que o restante se retire do local.
16:54 Falta muito pouco para o Corinthians o novo presidente na história do clube.
"Caso Lucas": Corinthians cobra 5P na Fifa
07/02/2015 às 16:44 por Martín Fernandez
O Corinthians, então, acionou a Fifa, pedindo uma fatia do valor pago pelo PSG pela transferência do jogador.
Lucas, enquanto atuou na base do Corinthians, tinha o apelido de "Marcelinho", por semelhança com Marcelinho Carioca. A decisão da Fifa deve sair em um mês - e caberá recurso ao TAS, Tribunal Arbitral do Esporte.
16:31
O clima é extremamente tranquilo no Parque São Jorge. Bastante movimento e expectativa para o resultado das eleições.
16:34 Jogador que mais vestiu a camisa do Corinthians, o ex-jogador Wladimir permaneceu por toda a tarde na porta de entrada do Ginásio pedindo votos para Roque Citadini aos sócios que chegavam para votar.
16:31 Já Ronaldo Ximenes diz que deixa a diretoria de futebol de cabeça erguida. "Só faltou mais títulos pois queremos ganhar sempre", disse Ximenes.
16:30 "Só tenho a agradecer a Deus por esses três anos que fiquei à frente do clube", diz Gobbi.
16:29 Com mandatos se encerrando neste sábado, o presidente Mario Gobbi e o diretor de futebol Ronaldo Ximenes chegaram neste momento ao local de votação.
16:09 Faltando menos de uma hora para o encerramento da votação, o número de eleitores diminuiu em relação ao inicio da tarde. Em média, três eleitores deixam seus votos nas urnas eletrônicas por minuto neste momento.
16:09 Faltando menos de uma hora para o encerramento da votação, o número de eleitores diminuiu em relação ao inicio da tarde. Em média, três eleitores deixam seus votos nas urnas eletrônicas por minuto neste momento.
16:08 Ainda de acordo com Strenger, a eleição corintiana não constatou nenhum tipo de problema e ocorre de forma tranquila. A expectativa é que o resultado seja divulgado minutos depois do encerramento da votação, marcada para às 17h. 16:08 Ainda de acordo com Strenger, a eleição corintiana não constatou nenhum tipo de problema e ocorre de forma tranquila. A expectativa é que o resultado seja divulgado minutos depois do encerramento da votação, marcada para às 17h.
Twittar
16:07 Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Guilherme Strenger, já votaram pouco mais de 3 mil eleitores e a expectativa é que o número de votos ultrapasse o da última eleição, que foi de 3.280 votos.
15:48 Roque Citadini, candidato da oposição, e Andrés Sanchez, principal líder da situação, trocaram rápidas palavras e se abraçaram no ginásio onde ocorre a votação para presidente do clube.
15:46
Paulo Garcia também veio votar. Apoiador de Roque Citadini, ele abriu mão da sua candidatura para fortalecer a chapa da oposição.
Marlene Matheus, viúva de Vicente Matheus, esteve no clube também para exercer o seu direito de cidadã corintiana. Antes, um abraço fraterno em Andrés Sanchez.
15:41 Entrada do ginásio onde ocorre a votação está tomada de integrantes de ambas as chapas pedindo votos aos sócios que chegam para votar. O assédio é tanto que está difícil de entrar no local onde estão as urnas.
Twittar
15:32 Segundo integrantes Gaviões da Fiel, a torcida não apóia nenhum dos candidatos a presidente do Corinthians.
15:17 Gaviões da Fiel está neste momento na frente do Parque São Jorge com bandeirões e cantando o hino do clube.15:41 Entrada do ginásio onde ocorre a votação está tomada de integrantes de ambas as chapas pedindo votos aos sócios que chegam para votar. O assédio é tanto que está difícil de entrar no local onde estão as urnas.
Twittar
15:32 Segundo integrantes Gaviões da Fiel, a torcida não apóia nenhum dos candidatos a presidente do Corinthians.
15:27
As mesas de votação estão vazias neste momento. O movimento é muito grande no clube, mas pequeno nas urnas.
15:17Foram 2670 votos até agora. Faltam pouco mais de duas horas para acabar a eleição.
Em um rápido discurso na quadra da organizada, o presidente Wagner “B.O.", exaltou Mário Gobbi, presidente do Corinthians, e disse
– O presidente (Gobbi) foi digno do cargo que ele exerce. O que querem é que a gente chegue no domingo e quebre cadeira, que tenha confusão na cidade inteira. O pedido que eu faço é que a gente faça nosso trajeto de ida e volta da melhor maneira, que não aconteça nada, e digo mais: se for necessário, que a gente recolha o lixo daquele lugar.
No primeiro Dérbi da história da Arena Corinthians, vencido pelo Timão por 2 a 0 em julho do ano passado, os palmeirenses quebraram mais de 250 cadeiras - a diretoria rival bancou o prejuízo.
, 07/02/2015 às 15:06 por Martín Fernandez
*Com Rodrigo Faber
15:03 Muitos sócios chegam para votar com seus filhos, como é o caso do corintiano Willian com o pequeno Juan.
15:03 Marlene Mateus, ex-presidente e viúva de Vicente Mateus, está neste momento no Ginásio do Corinthians. Ela está vestindo uma camiseta em apoio ao candidato Roque Citadini.
15:08
Do lado de fora, Gaviões cobra também Andrés Sanchez, sobre as contas da construção do estádio.
07 DE FEVEREIRO DE 2015
14:57
Integrantes da torcida do Corinthians fizeram camisetas por causa do imbróglio sobre torcida única no clássico contra o Palmeiras, neste domingo.
A torcida também colocou uma enorme faixa com a mensagem "Estamos de olho".
A Polícia Militar ajuda na segurança das eleições. Três homens estão posicionados na frente das catracas de entrada para o Parque São Jorge.
07/02/2015 13h18 CORINTHIANS ESCALADO COM TIME ALTERNATIVO PARA AMANHÃ
Por GloboEsporte.com
A equipe do Corinthians é a seguinte: Cássio, Edilson, Gil, Edu Dracena e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros e Danilo; Mendoza e Guerrero.
Estão fora do Dérbi, POUPADOS, o lateral Fagner, o zagueiro Felipe, o volante Elias, o meia Renato Augusto e o atacante Emerson Sheik.
Confira os relacionados do Corinthians:
Goleiros: Cássio e Walter
Zagueiros: Edu Dracena, Gil, Yago e Rodrigo Sam
Laterais: Edilson, Fabio Santos e Uendel
Volantes: Ralf, Bruno Henrique, Petros e Cristian
Meias: Danilo e Jadson
Atacantes: Mendoza, Guerrero, Luciano e Àngel Romero
14:42 Cerca de 2.500 já votaram. A eleição vai até as 17h.
DEMOCRACIA CORINTHIANA:
Apoiadores da situação gritam nome de Roberto. Oposicionistas respondem com incentivo a Citadini #trsccp
@CarlosAFerrariHÁ 7 MINUTOS VIA TWITTER
07 DE FEVEREIRO DE 2015
14:41
Corinthiano, Kléber Bambam, bbb, veio ao Parque São Jorge para votar. Ele é apoiador de Roberto de Andrade.
14:44
Na frente do clube, Gaviões da Fiel veio em bom número, com instrumentos para participar das eleições de alguma forma. Eles cantam o hino e músicas de apoio ao Corinthians.
Torcida do Corinthians protesta durante eleição do clube
00
O ex-lateral esquerdo Wladimir também veio votar nas eleições. Ele é apoiador de Roque Citadini. Quase 2500 pessoas já votaram até 14h20 aqui na eleição do Corinthians. Votação vai até 17h. Resultado até 17h15 #trsccp
Martín Fernandez
@mart_fern
HÁ 11 MINUTOS VIA TWITTER
14:26
Número de votantes chega a 2300. Oposição e situação dizem que a disputa está equilibrada. A eleição vai até as 17h deste sábado.
14:17
Mário Gobbi despede-se do cargo com selfies e abraços de sócios e torcedores.
14:10
Enquanto isso, ex-jogadores como o ex-goleiro Ronaldo e o apresentador de televisão Neto também chegam para votar.
14:07
Fernando disse que o afastamento é para evitar fofocas de blog, também. Ele falou que se o Roberto de Andrade ganhar, não vai ser por causa dele mesmo, mas sim por causa do Andrés, que é quem ganha eleição para todo mundo. "Mário Gobbi não ganharia de uma garrafa de Coca-Cola".
13:56
Fernando Garcia, empresário do Petros, chega para votar no Corinthians. Apoiadores da situação brincam com ele, dizendo que é briguento demais. Ele responde: "é só vocês mudarem, que eu paro de brigar".
13:47
Na porta do Parque São Jorge, há protesto da torcida, com frases contra a situação e a oposição. "Não apoiamos ninguém, apoiamos o Corinthians".
13:41
Muito quente no Parque São Jorge. Chapas entregam água aos eleitores para ajudar a amenizar o calor.
13:33
A oposição diz que fez pelo menos cinco pesquisas e esteve na frente em todas.
13:32
Andrés Sanchez participa ativamente da campanha de Roberto, tentando buscar votos para a situação.
13:30
Alessandro e Edu Gaspar, coordenador técnico da base e gerente de futebol, respectivamente, já chegaram para votar. Duilio Monteiro Alves, ex-diretor adjunto, também já votou.
13:27
Mário Gobbi, aliás, chegou ao clube neste momento. Conversando com sócios e com conselheiros, o ainda presidente se mostra aliviado, cantando como nessa sexta-feira também fez na entrevista coletiva para falar sobre o imbróglio do clássico. O carnaval, pra ele, é a saída do cargo.
13:26
O candidato que ganhar a eleição se torna presidente assim que acabar a apuração dos votos. Mário Gobbi já vai estar vivendo seu "carnaval".
13:23
Cerca de 1700 pessoas já votaram até agora. Oposição e situação acham o número muito baixo. A previsão é de pelo menos 4 mil eleitores.
13:22
Os dois candidatos fazem campanha na fila dos eleitores que esperam para entrar no ginásio da votação. Muita gente participando, com adesivos e camisetas das duas chapas.
13:22
Clima tranquilo na eleição do Corinthians no início desta tarde. Candidatos contrataram carros de som para ficar na frente do clube chamando votos. Roberto de Andrade, da situação, é o número 10, e Roque Citadini é o 11.
13:12
A eleição ocorre no Parque São Jorge, com mais de 11.000 sócios do Corinthians aptos a votar e representar 30 milhões de torcedores.
13:08
Começou às 9h - e vai até às 17h - a eleição que escolherá um mandatário para substituir Mário Gobbi na presidência do Corinthians. Os concorrentes ao pelito são o situacionista Roberto de Andrade ou o oposicionista Antonio Roque Citadini.
13:00
Boa tarde, fã de esportes! Começamos, agora, a acompanhar as eleições para presidente do Corinthians.
Sábado, 07/02/2015 às 13:48 por Martín Fernandez
Ao propor que o jogo entre p......... e Corinthians tivesse apenas uma torcida, a ideia do Ministério Público de São Paulo era minar as finanças das torcidas organizadas - começando pelas corintianas.
- A maior fonte de renda da torcida vem da caravana, transporte, ingresso, alimentação. Estamos mexendo na parte mais sensível da organizada. O Corinthians não vende esse ingresso para o Fiel Torcedor, está tudo na mão da organizada - declarou o promotor Paulo Castilho, antes de a FPF voltar atrás e permitir a presença de visitantes no clássico deste domingo.
Neste sábado, o Corinthians anunciou que sua carga de ingressos será distribuída entre os participantes mais ativos de seu plano de sócio-torcedor - e não para organizadas.
Castilho e Roberto Senise, o outro promotor que trabalhou pela proibição de torcida visitante no dérbi, afirmaram que "nunca foram a favor de torcida única", mas que essa era a única solução que haviam encontrado para conter a escalada de violência entre as organizadas.
A Federação Paulista, que havia acatado a recomendação do MP e depois voltou atrás, também disse que nunca quis fazer jogos com apenas uma torcida.
A torcida diz que ficará de olho na próxima presidência do clube e pede ingressos mais baratos #trsccp
Fernando Garcia, agente de Petros, diz que pedirá afastamento do Conselho do Timão para evitar constrangimentos com nova diretoria #trsccp
Sobre futebol: Petros será titular no derby. #trsccp
Torcedores organizados protestam na frente do Pq. São Jorge #trsccp
14:03 Sobre a impugnação de sua candidatura, Ilmar Schiavenato diz que não sabia que um de seus vices só tinha um mandato, sendo que o mínimo para concorrer são dois mandatos no Conselho do clube. Já em relação aos nomes duplificados, ele aponta que chapas adversárias também tinham erros. "Tem chapa que incluiu conselheiro que estava fora do país e não fizeram nada", diz ele.
13:59 O conselheiro Ilmar Schiavenato, que teve a candidatura impugnada por problemas no documento de inscrição da chapa, acaba de chegar para votar. Fora da disputa, ele diz que irá votar em Roque Citadini.
13:55 O candidato Roberto de Andrade diz que está confiante para se tornar o novo presidente do Corinthians. Segundo ele, sua chapa não fez pesquisa antes do pleito, apenas algumas ligações para saber a opinião dos sócios. "O que vale é o resultado das urnas hoje", diz Andrade.
Em atrito com empresário do jogador, Edu Gaspar diz que, por enquanto, Petros segue no Corinthians #trsccp
Carlos A. Ferrari @CarlosAFerrari HÁ 9 MINUTOS VIA TWITTER
Movimentação continua intensa nos arredores do Parque São Jorge.
Do lado de fora, a torcedores corinthianos protestam pacificamente. (Foto: Rodrigo Vessoni)
13:34 O goleiro da década de 80 e 90 e ídolo corinthiano Ronaldo Giovanelli acabou de votar. Ele está apoiando o candidato Roberto de Andrade usando, inclusive, uma camiseta da chapa da situação.
13:31 O meia da década de 90 e ídolo corinthiano Neto acaba de chegar ao Ginásio do Parque São Jorge para votar. Ele teve dificuldades para chegar ao local de votação por conta do assédio dos torcedores que queriam tirar fotos com o ídolo.
13:22 Wladimir, jogador década de 70 e 80 e um dos maiores ídolos da torcida, chega ao Parque São Jorge. Ele apóia a oposição

07/02/2015 13h18 CORINTHIANS ESCALADO COM TIME ALTERNATIVO
Petros será titular; Tite dá descanso a cinco titulares e Cristian é relacionado
Por GloboEsporte.com
Petros ganha vaga de Jadson para o clássico
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Mesmo com futuro indefinido no Corinthians, o meia Petros deve ser titular no clássico deste domingo contra o Palmeir2as, às 17h (horário de Brasília), no estádio do rival. Ele foi escalado por Tite em treino tático realizado na manhã deste sábado, no CT Joaquim Grava, e deve jogar o Dérbi.
A equipe do Corinthians é a seguinte: Cássio, Edilson, Gil, Edu Dracena e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros e Danilo; Mendoza e Guerrero.
Cinco jogadores sequer foram relacionados e são poupados para o jogo de quarta-feira contra o Once Caldas, em Manizales, pela primeira fase da Taça Libertadores da America- o Timão ganhou o primeiro duelo por 4 a 0. Estão fora do Dérbi o lateral Fagner, o zagueiro Felipe, o volante Elias, o meia Renato Augusto e o atacante Emerson Sheik.
O futuro de Petros depende da eleição presidencial, que ocorre neste sábado, no Parque São Jorge. O empresário dele, Fernando Garcia, é ligado ao candidato oposicionista Antônio Roque Citadini. Caso o adversário dele, Roberto de Andrade, seja eleito, Garcia considera muito difícil a permanência do meia.
Confira os relacionados do Corinthians:
Goleiros: Cássio e Walter
Zagueiros: Edu Dracena, Gil, Yago e Rodrigo Sam
Laterais: Edilson, Fabio Santos e Uendel
Volantes: Ralf, Bruno Henrique, Petros e Cristian
Meias: Danilo e Jadson
Atacantes: Mendoza, Guerrero, Luciano e Àngel Romero
Do lado de fora, a torcedores corinthianos protestam pacificamente. (Foto: Rodrigo Vessoni)
13:34 O goleiro da década de 80 e 90 e ídolo corinthiano Ronaldo Giovanelli acabou de votar. Ele está apoiando o candidato Roberto de Andrade usando, inclusive, uma camiseta da chapa da situação.
13:31 O meia da década de 90 e ídolo corinthiano Neto acaba de chegar ao Ginásio do Parque São Jorge para votar. Ele teve dificuldades para chegar ao local de votação por conta do assédio dos torcedores que queriam tirar fotos com o ídolo.
13:22 Wladimir, jogador década de 70 e 80 e um dos maiores ídolos da torcida, chega ao Parque São Jorge. Ele apóia a oposição
07/02/2015 13h18 CORINTHIANS ESCALADO COM TIME ALTERNATIVO
Petros será titular; Tite dá descanso a cinco titulares e Cristian é relacionado
Por GloboEsporte.com
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Mesmo com futuro indefinido no Corinthians, o meia Petros deve ser titular no clássico deste domingo contra o Palmeir2as, às 17h (horário de Brasília), no estádio do rival. Ele foi escalado por Tite em treino tático realizado na manhã deste sábado, no CT Joaquim Grava, e deve jogar o Dérbi.
A equipe do Corinthians é a seguinte: Cássio, Edilson, Gil, Edu Dracena e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros e Danilo; Mendoza e Guerrero.
Cinco jogadores sequer foram relacionados e são poupados para o jogo de quarta-feira contra o Once Caldas, em Manizales, pela primeira fase da Taça Libertadores da America- o Timão ganhou o primeiro duelo por 4 a 0. Estão fora do Dérbi o lateral Fagner, o zagueiro Felipe, o volante Elias, o meia Renato Augusto e o atacante Emerson Sheik.
O futuro de Petros depende da eleição presidencial, que ocorre neste sábado, no Parque São Jorge. O empresário dele, Fernando Garcia, é ligado ao candidato oposicionista Antônio Roque Citadini. Caso o adversário dele, Roberto de Andrade, seja eleito, Garcia considera muito difícil a permanência do meia.
Confira os relacionados do Corinthians:
Goleiros: Cássio e Walter
Zagueiros: Edu Dracena, Gil, Yago e Rodrigo Sam
Laterais: Edilson, Fabio Santos e Uendel
Volantes: Ralf, Bruno Henrique, Petros e Cristian
Meias: Danilo e Jadson
Atacantes: Mendoza, Guerrero, Luciano e Àngel Romero
Citadini crê em disputa acirrada nas urnas: "Está igual" #trsccp
13:10 A chapa de Citadini posicionou o carro de som na entrada principal do Parque São Jorge. A chapa de Roberto de Andrade escolheu lugar melhor, a 30 metros de distância, em frente ao miniginásio, onde está acontecendo a votação.
Twittar
13:08 Alessandro, ex-capitão e a
13:08 Alessandro, ex-capitão e atual coordenador de futebol do departamento de futebol profissional, também acompanha a eleição no Parque São Jorge.
Mário Gobbi e um caloroso abraço em Andrés Sanchez. #trscc
Pra quem tinha alguma dúvida: presidente da comissão eleitoral do Corinthians confirmou que o presidente eleito assume hoje mesmo #trsccp
Diego Ribeiro@diegoribeiroHÁ 10 MINUTOS VIA TWITTER
Gobbi cumprimenta ex-presidente Andrés Sanchez: "Estou aqui desde cedo para ajudar vocês" #trsccpPresidente Mário Gobbi Filho chega para votar no Parque São Jorge #trsccp
Cerca de 1500 pessoas votaram até agora (12h50) na eleição do Corinthians. Votação vai até 17h #trsccp12:59 Presidente e ex-presidente, que estão estremecidos há meses, se abraçam. Gobbi falou algumas palavras a Andrés, que se emocionou e chorou.
12:59 Associados agradeceram pela vitória do Corinthians para ter torcida no estadio amanhã
Twittar
12:58 "Sou carinhoso, sou dócil, as pessoas, infelizmente, não conhecem como eu sou de verdade" - disse à reportagem do LANCE!Net.
Twittar
12:51 Gobbi sorriu, cumprimentou os sócios, agradeceu o carinho de quem até outro dia o criticava e disse que vai curtir a vida de novo.
CORINTHIANS TREINOU E TEM RELACIONADOS
Cristian é relacionado, e Petros deve ganhar vaga de Jadson no Corinthians
Volante foi um dos principais reforços do Timão para a temporada. Em treino realizado na manhã deste sábado, Tite testa equipe com três volantes: Ralf, Bruno Henrique e Petros
LANCEPRESS! - 07/02/2015 - 12:01
Ídolo do Timão, Cristian retornou ao clube depois de jogar no futebol turco (Foto: Alan Morici/LANCE!Press)
O volante Cristian foi relacionado pela primeira vez no Corinthians e pode enfrentar o Palmeir2as no clássico deste domingo, no Allianz Parque. O jogador foi uma das principais contratações do clube para a temporada e está à disposição do técnico Tite para o Dérbi.
O Corinthians treinou na manhã deste sábado no CT Joaquim Grava, e os titulares fizeram um trabalho tático sem a presença da imprensa, enquanto os reservas realizaram um coletivo em campo reduzido. Em relação ao treino de sexta-feira, a única mudança no time foi a entrada de Petros no lugar de Jadson. Com isso, a provável escalação do Corinthians é: Cássio, Edilson, Edu Dracena, Gil e Fabio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros ou Jadson e Danilo; Mendonza e Guerrero.
O treinador poupará alguns jogadores por conta do jogo de quarta-feira, válido pela Libertadores da America. O Timão encara o Once Caldas, na Colômbia, e a delegação já viaja na noite de segunda. Como Guerrero e Fábio Santos foram expulsos na goleada por 4 a 0 no jogo de ida, eles não viajarão com o elenco.
Confira os relacionados do Corinthians:
Goleiros: Cássio e Walter;
Zagueiros: Edu Dracena, Gil, Yago e Rodrigo Sam;
Laterais: Edilson, Fabio Santos e Uendel;
Volantes: Ralf, Bruno Henrique, Petros e Cristian;
Meias: Danilo e Jadson;
Atacantes: Mendoza, Guerrero, Luciano e Àngel Romero.
12:50 Guilherme Strenger, presidente da comissão eleitoral, comemora tranquilidade na votação. Ele diz que, após o encerramento das eleições, às 17h, o resultado deve ser proclamado em até 15 minutos
12:46 Mário Gobbi chegou ao Parque São Jorge acompanhado do ex-diretor de futebol Ronaldo Ximenes. Aliviado pelo último dia como presidente do Corinthians, voltou a cantar música de Chico Buarque, "Tô me guardando pra quando o Carnaval chegar".
12:33 Edu Gaspar, diretor de futebol do Corinthians, chega para votar.
Presidente do Conselho Eleitoral prevê apuração dos votos em no máximo 15 minutos. #trsccp
No estacionamento do Parque São Jorge, carros de som de Roberto de Andrade e Citadini dividem espaço. #trsccp
Gerente de futebol Edu Gaspar chega à sede do clube para votar. #trsccp
Corinthians informa que não houve queda de energia e sim uma falha no sistema, corrigida em cinco minutos #trsccp
Parque São Jorge lotado para a escolha do novo presidente do Corinthians #trsccp
@CarlosAFerrari
HÁ 2 MINUTOS VIA TWITTER
Dona Marlene Matheus, ex-presidente, viúva do lendário Vicente Matheus, pede votos para a oposição #trsccp
1.380 votos já foram computados na eleição do Corinthians. Organização estima que de 3 mil a 4 mil votarão #trsccp
Martín Fernandez@mart_fernHÁ 21 MINUTOS
12:09 Duilio Monteiro Alves, ex-diretor de futebol, chega para votar. Conselheiro deve voltar em caso de vitória da situação, que está no poder desde 2007.
12:08 Rubens Gomes, sócio remido do Corinthians, mora em Fortaleza há 15 anos e viajou mais de 3 mil km com o filho Raoni Gomes, 26 anos, que mora em Sorocaba para votar na eleição. Ele aproveitará a viagem para ver o Dérbi deste domingo . Ele trabalha com criação de camarão. Disse que votaria em Citadini.
11:55 Segue com tranquilidade a votação no Parque São Jorge. Pessoal de apoio das duas chapas seguem com trabalho de convencimento.
11:53 Ao todo, 11.826 associados terão direito a voto. A lista dos sócios aptos a votação foi fechada no último dia 7 de dezembro. Só poderão votar ou serem votados os associados que estavam em dia com suas mensalidades até novembro.
11:47 Até agora, 1.380 associados votaram nas eleições do Corinthians. Informação foi passada pela comissão de votação instaurada pelo Conselho Deliberativo
11:37 Rubens Aprobatto Machado, ex-presidente da OAB, chega para votar. Conselheiro do clube chegou com ajuda de uma mulher, pela dificuldade de andar.
Aqui na eleição do Corinthians, o material de campanha da situação esconde o atual presidente, Mario Gobbi #trsccp
Lembrando que Garcia foi um dos financiadores da campanha que elegeu Andrés deputado federal #trsccp
11:19 Tudo normal! Associados chegam com tranquilidade para voltar.
11:06 Mário Gobbi, presidente do Corinthians que deixará o cargo neste sábado, ainda não apareceu para votar.
11:06 Enquanto rola a eleição, alguns associados curtem o clube. Mulheres fazem treino de dança com instrutores ao lado do ginásio
11:05 Situação usa fotos do estádio e dos títulos conquistados pelo clube nos últimos anos para tentar convencer os eleitores. Oposição faz promessas em panfletos e baners.
11:05 Vale tudo pelo voto! Pessoal de apoio ajuda os mais velhos a chegar até o ginásio, pegando na mão e praticamente carregando até a urna
10:48 Ao contrário de outras eleições, há poucos ex-jogadores circulando pelo clube. É possível que alguns apareçam na parte da tarde. Eleição terminará às 17h.
Em lados opostos na eleição, Andrés Sanchez e Paulo Garcia conversam no Parque São Jorge #trsccp
11:26 Paulo Garcia, um dos líderes da oposição, e Andrés Sanchez, líder da situação, conversam no ginásio. Ambos sempre foram muito amigos. Organizadas protestam contra eleição em fevereiro #trsccp
Torcedores colocam faixas de protesto contra situação e oposição no Corinthians #trsccp
10:41 Uma faixa foi colocada por torcedores reclamando dos dos lados da eleição pelo fato de a eleição acontecer em fevereiro, com a temporada em andamento
10:35 Segue normalmente a votação no miniginasio do Parque São Jorge. Associado dá a carteirinha, seu nome é verificado e um papel com código de barra é dada ao mesmo, que entra na fila e escolhe posteriormente uma das cabines. É esse código de barra que libera a urna para a votação
10:23 Representantes das duas chapas conferem a entrada dos associados no ginásio, a verificação das carteirinhas e até a entrada dos mesmos nas cabines. Sempre há um representante de cada chapa de olho em tudo.
10:20 Por enquanto, as fila para votar são pequenas. Associados não têm tanto problema para chegar às urnas.
Queda de energia atrapalha votação. Urnas foram desligadas com o problema #trsccp
Associados votarão até 17h. Resultado sairá cerca de 30 minutos após a votação #trsccp
Expandir o quadro de sócio e investir categorias de base nas categorias de base é o principal caminho para o Corinthians sair da crise financeira.
Após aglomeração inicial, votação já é bastante tranquila no Parque São Jorge #trsccp
Andrés e Roberto fazem campanha pela direita da fila. Citadini fica à esquerda #trsccp
Candidatos colocaram trios elétricos na porta do Parque São Jorge #trsccp
Antônio Roque Citadini, pela oposição, também luta por votos na reta final da campanha #trsccp
Gosto do Citadini, principalmente por nao ter controle da lingua, mas a outra chapa tem o andres, e com ele tudo acontece bem diferente. Pena estarem em disputa, gostaria de ve los juntos.
Ex-presidente Andrés Sanchez, que apoia Andrade, também tenta puxar votos na fila #trsccp
10:17 Andrés Sanchez, ex- presidente, abraça e tira fotos na porta do ginásio, numa última tentativa de buscar votantes.
10:13 Uma triagem é feita antes da entrada do ginásio, com seguranças verificando as carteirinhas dos associados.
10:13 Roberto de Andrade e Citadini, candidatos à presidência, fazem boca de urna na entrada do ginásio onde está sendo a votação. Abraços e pedidos de voto para todos os associados.
10:12 Dois carros de som do lado de fora do Parque São Jorge pedem votos para as duas chapas. A voz de Ronaldo Fenômeno está sendo usado pela situação.
10:10 Material vasto dos dois candidatos são entregues aos associados.
Roberto de Andrade faz campanha na fila de votação #trsccp
Fila é grande para o início da votação #trsccp
Chapa de Roberto de Andrade, pela situação, usa Ronaldo Fenômeno como garoto-propaganda #trsccp
Presença grande de associados para a escolha do novo presidente do Corinthians #trsccp
Campanha na entrada do Parque São Jorge atrapalha acesso dos associados nas catracas #trsccp
10:06 Muitos associados já estão no Parque São Jorge. Militantes dos dois lados tentam convencer a escolher o candidato que apoiam.
10:03 Bom dia, internauta! Hoje o Timão escolhe o seu novo presidente. E você acompanha tudo o que acontece no clube aqui no L!Net.
Cerca de quatro mil associados escolherão neste sábado o novo presidente do Corinthians #trsccp
Roberto x Citadini: veja as propostas dos candidatos à presidência do Timão
06/02/2015 15h42
Roberto x Citadini: veja as propostas dos candidatos à presidência do Timão
Associados do Corinthians escolhem neste sábado o substituto de Mário Gobbi Filho pelos próximos três anos. Oposição tenta tirar situação do comando após sete anos
Por Carlos Augusto Ferrari
Quase 12 mil sócios estão aptos a votar no Parque São Jorge, sede social do Timão. A expectativa, porém, é de que cerca de quatro mil compareçam. As urnas eletrônicas estarão em funcionamento das 9h às 17h.
A corrida presidencial vem sendo marcada por mudanças na oposição nas últimas semanas. Paulo Garcia abriu mão da candidatura para apoiar Citadini. Ilmar Schiavenato saiu foi obrigado a deixar o pleito depois que a comissão eleitoral constatou erros na composição de sua chapa, como a falsificação de nomes para o Conselho Deliberativo.
Ex-vice de Andrés Sanchez e ex-diretor de futebol de Gobbi, Roberto de Andrade tenta manter no poder o grupo que comanda o Corinthians desde 2007. A principal proposta é equilibrar novamente as contas e buscar meios para fazer o faturamento do clube aumentar.
Antônio Roque Citadini, vice entre 2001 e 2004, também se apega aos cofres vazios para crescer na preferência e desbancar a ala ligada a Andrés, um de seus desafetos no clube. O candidato prega uma mudança geral, sobretudo no departamento de futebol, para sanar as dívidas, mas acha difícil vender jogadores, entre eles Alexandre Pato.
O vencedor terá missões complicadas, como pagar a primeira parcela do financiamento do estádio, em junho – o valor chega a R$ 100 milhões. Além disso, terá de encontrar recursos para tentar a renovação de contrato de Paolo Guerrero, principal jogador do elenco. O Timão também vem atrasando o pagamento de salários de funcionários e direito de imagem de atletas.
A chapa que ganhar a disputa trará consigo 200 conselheiros para o triênio, além de outros 50 suplentes para os postos.
Abaixo você confere um resumo das propostas:
O que tem atrasado é direito de imagem de quatro jogadores (Elias, Ralf, Renato Augusto e Danilo). Os quatro já conversaram com a diretoria e estão pacientes sabendo que vão receber. Vamos colocar o Corinthians no passo certo
Roberto de Andrade
CONTRATAÇÕES
Roberto de Andrade: Hoje, estamos muito próximos de ter um elenco mais forte ainda. Então, as necessidades são menores. Mas a proposta é ter sempre um time fortíssimo disputando tudo para ganhar. Essa é a ideia. Não é difícil (um grande reforço), mas hoje não temos necessidade. Acredito que o grupo está completo. Temos de esperar no meio do ano, que é uma janela mais aquecida. Por enquanto, o grupo está fechado.
Antônio Roque Citadini: A situação financeira não é boa. A própria direção fala. Eu acho que essa coisa precisa ser bem colocada. O clube que ganha títulos é aquele com as contas equilibradas. Se você estiver com as contas esculhambadas, não ganha. Você precisa contratar tendo uma situação equilibrada, porque aí paga em dia, atrai jogador, ele joga com mais dedicação. De cada dez títulos, em nove você está com a situação financeira equilibrada. A primeira coisa é colocar as contas em dia.
CRISE FINANCEIRA
Roberto de Andrade: É um pouco de tudo. Vamos deixar claro que o Corinthians não tem salário atrasado, de nenhum funcionário, e nunca teve no nosso grupo "Renovação e Transparência". O que tem atrasado é direito de imagem de quatro jogadores (Elias, Ralf, Renato Augusto e Danilo). Os quatro já conversaram com a diretoria e estão pacientes sabendo que vão receber. Vamos colocar o Corinthians no passo certo.
Antônio Roque Citadini: Nosso problema é caixa, não é previsão. O clube precisa resolver suas contas pagando em dia, usando os recursos que recebe. Isso é importante fazer.
Não sei quanto ele está pedindo. Mas, de qualquer forma, o Guerrero é um jogador de qualidade. O clube precisa ver como vai pagar. Ele é um grande jogador, se identificou com o clube. Essa é a grande vantagem
Antônio Roque Citadini
GASTOS COM O FUTEBOL
Roberto de Andrade: Todo trabalho que for para trazer valores para patamares menores é bem-vindo. As receitas encolheram pela crise mundial, as empresas estão gastando menos. Não podemos esquecer que, aquilo que está contratado por um valor, você precisa cumprir até o último dia. Temos a experiência de 2007, foi feita uma economia grande em diversos setores. Vamos tentar fazer isso novamente. Aquilo que é necessário você não pode tirar. Mas vamos estudar caso a caso, departamento por departamento. Vamos reduzir despesas com certezas. Cabe em qualquer setor.
Antônio Roque Citadini: O problema básico é que o futebol perdeu a mão, gastou de uma forma equivocada, a mais. Isso levou a esse desequilíbrio. No campo da despesa, é gastar melhor.
GUERRERO
Roberto de Andrade: Pode ser até que o Mário (Gobbi) chegue a esse acordo. Caso fique para o próximo presidente, vamos sentar e conversar. Vamos fazer aquilo com muita coerência. Sabemos que o Guerrero é importantíssimo. Queremos que ele fique, e ele também quer ficar. Vamos tentar acomodar da melhor maneira para os dois.
Antônio Roque Citadini: Não sei quanto ele está pedindo. Mas, de qualquer forma, o Guerrero é um jogador de qualidade. O clube precisa ver como vai pagar. Ele é um grande jogador, se identificou com o clube. Essa é a grande vantagem. Você tem um limite, mas tem de fazer um esforço grande.
Uma grande parte desse dinheiro está depositada no fundo da arena. Não tenho problema em pagar o estádio. O Corinthians vai pagar tranquilamente. A parcela vence em junho de 2015, vamos cumprir com o compromisso sem problema
Roberto de Andrade
PATO
Roberto de Andrade: Todos sabem que futebol é risco. Você traz um jogador e ele pode ou não dar certo. Pelos valores empregados, todos nós tínhamos a certeza que daria certo por tudo o que o Pato representa. Mas, infelizmente, ele não se adaptou ao futebol brasileiro. Não podemos ficar arrependidos. No futebol, vamos acertar e errar. Todo mundo me pergunta muito do Pato, mas trouxemos Cássio, Guerrero, que ninguém nunca tinha ouvido falar, contratações que deram muito certo. Então, nesse equilíbrio estou mais positivo do que negativo.
Antônio Roque Citadini: Não sei, acho que ninguém compra. No caso do Pato, que envolvia muito dinheiro, deveríamos ter nos informado melhor. Caímos no conto do vigário, porque o Pato foi do Inter para o Milan por um jogo. Quando ele começou a não jogar, o Milan inventou que ele estava contundido. Hoje está claro que isso era um artifício que o Milan usava para não mostrar o jogador. Não havia água de São Gennaro que curasse. Quem é que vai comprar? O Corinthians não é o Milan, que conseguiu a proeza de escondê-lo dois anos. Não dá para ser feito no Corinthians pelo tipo da torcida, pela nossa história. Aqui, o jogador é bom ou ele racha. Nós deveríamos rezar uma missa por dia para aparecer um negócio. Depois da compra qualquer coisa era uma solução. O problema foi ter caído nisso.
PAGAMENTO DO ESTÁDIO
Roberto de Andrade: Uma grande parte desse dinheiro está depositada no fundo da arena. Não tenho problema em pagar o estádio. O Corinthians vai pagar tranquilamente. A parcela vence em junho de 2015, vamos cumprir com o compromisso sem problema nenhum.
Antônio Roque Citadini: Eu não sei o valor. Mas vamos ter de pagar o estádio. É um belo estádio, moderno, gosto de ver futebol lá. Se nós não tivermos condições de pagar um estádio, ninguém tem. Eu sempre fui a favor. O estádio foi uma grande coisa. O Corinthians aproveitou muito bem a Copa do Mundo, se comprometeu, porque ficou com grande dívida, mas construiu um estádio moderno e salvou a cidade de um vexame. A cidade até deve favor ao Corinthians.
NOVAS RECEITAS
Roberto de Andrade: Temos algumas frentes. Temos de aumentar o Fiel Torcedor, que é uma fonte de receita sadia. No marketing, atrair mais parceiros. Tem os licenciamentos também. Vamos trabalhar em todas essas frentes.
Antônio Roque Citadini: É faturar mais. Infelizmente, temos mudanças na economia do país, as empresas estão puxando o freio. Os clubes também são atingidos com isso.
Os sócios do clube reclamam que querem ter acesso para comprar. O Fiel Torcedor também e há reclamação do preço final. O Fiel Torcedor foi coisa importante. Precisamos melhorar, possibilitar que ele dê um salto. Tem um monte de mudanças que podemos fazer
Antônio Roque Citadini
PREÇO DOS INGRESSOS
Roberto de Andrade: É uma preocupação grande do Corinthians. Não podemos esquecer que ainda estamos fazendo ajustes. Estamos usando o estádio há pouco tempo e não conhecemos o perfil de todo o nosso torcedor. Se tivermos a possibilidade de fazer os valores ficarem menores, vamos trabalhar. A ideia do Corinthians não é explorar ninguém, muito pelo contrário. A ideia é ter a nossa casa cheia em todos os jogos. Não dá para prometer. É uma conta matemática. Temos o compromisso de pagar o estádio. Começando a comercialização de camarotes e cadeiras cativas, isso vai aumentar a receita do fundo e, talvez, consiga fazer algum ajuste em determinados locais.
Antônio Roque Citadini: Os sócios do clube reclamam que querem ter acesso para comprar. O Fiel Torcedor também e há reclamação do preço final. O Fiel Torcedor foi coisa importante. Precisamos melhorar, possibilitar que ele dê um salto. Tem um monte de mudanças que podemos fazer. Devemos caminhar para os clubes europeus, com venda de ingressos só pela internet. Temos de acabar com essa coisa de fila para comprar. É pré-histórico. Há setores que precisam ser caros. Eu sou sócio-torcedor VIP. Acho que tenho de pagar caro, porque o clube oferece cadeira, banheiro, estacionamento... Mas também precisa de ingressos populares, ou então vai mudar nossa história, coisa que não queremos.
CLUBE SOCIAL E ESPORTES OLÍMPICOS
Roberto de Andrade: A ideia é melhorar tudo que existe. Se tivermos recursos, vamos melhorar sempre a vida do sócio.
Antônio Roque Citadini: O clube social tem de melhorar. Eles falam que eu não gosto, mas eles não gostam. A piscina está com ladrilho quebrado, o restaurante não funciona, todas as áreas têm queixa. O clube precisa voltar a ter esportes olímpicos, não é só futsal e natação. Precisamos pensar no basquete e outros que o Corinthians foi importante. Temos de nos abrir a outros esportes.
Bom dia, amigos! A partir de agora, você acompanha tudo sobre a eleição que decidirá o novo presidente do Corinthians
Corinthians realiza eleição
A dois dias de eleger um novo presidente para o próximo triênio, o Corinthians divulgou que a sua dívida saltou para R$ 313,5 milhões em 2014 – e tem a Arena Corinthians para começar a pagar. Administrar essa crise financeira será a principal missão do mandatário que substituir Mário Gobbi a partir deste fim de semana, o situacionista Roberto de Andrade ou o oposicionista Antonio Roque Citadini.
O pleito ocorrerá no Parque São Jorge a partir das 9 horas até as 17 horas deste sábado, com mais de 11.000 sócios do Corinthians aptos a votar e representar 30 milhões de torcedores. Representante da chapa Renovação e Transparência, que tem o ex-presidente Andrés Sanchez como principal expoente, Roberto de Andrade conta com André Luiz Oliveira, o André Negão, e Jorge Kalil como os seus vices. Já Roque Citadini, da Pró-Corinthians, tenta se eleger ao lado de Osmar Stábile e Emerson Piovesan.
Roberto de Andrade foi diretor de futebol (cargo atualmente ocupado por Ronaldo Ximenes) durante a gestão de Gobbi e continuou a ser participativo nos últimos meses. Ele teve papel decisivo para o retorno de Tite ao Corinthians – o presidente atual queria a permanência de Mano Menezes, em apenas uma das muitas discordâncias com os aliados de Andrés Sanchez.
Montagem sobre fotos
Roberto de Andrade e Antonio Roque Citadini são os candidatos à sucessão de Mário Gobbi no Corinthians“Quando sou chamado, estou sempre à disposição do Corinthians”, comentou Roberto, para justificar o fato de ainda ser ativo nas decisões do clube. “Mas, apesar de a gente estar vivendo um momento político, sou da situação. Então, estou junto com o Mário Gobbi até o final. Sempre que sou chamado, auxilio naquilo que posso, sem problema algum”, discursou.
Gobbi, no entanto, contrariou mais de uma vez os desejos da Renovação e Transparência. Roberto negou que o racha tenha começado à época da demissão de Tite e da chegada de Mano Menezes. “Ninguém agiu sozinho naquela situação. Foi um consenso. Muito se fala que eu jogo a culpa no Mário, mas resolvemos isso todos juntos. É lógico que a gente sentiu pela pessoa do Tite, mas existia a dinâmica de mudar”, afirmou.
Seja como for, Antonio Roque Citadini tirou proveito da situação. Até o ainda vice-presidente Luis Paulo Rosenberg, homem de confiança situacionista desde a época de Sanchez, hoje manifesta apoio à oposição. “Quem julga uma gestão é a história. O presidente Mário Gobbi lutou, mas enfrentou um sério problema em seu mandato: o conflito dele com o ex-presidente Andrés Sanchez. Foi algo um pouco escamoteado, mas causou danos nas relações dentro do clube. Sou um pouco beneficiário disso, porque muita gente que é ou foi da diretoria acabou aderindo à minha campanha”, comentou o candidato.
Citadini nem seria o representante da oposição no pleito deste sábado. Inicialmente, o nome a ser lançado era novamente o de Paulo Garcia, derrotado por Sanchez e pelo próprio Gobbi em eleições anteriores. Ao contrário da situação do Corinthians, contudo, a oposição se uniu para obter sucesso nas urnas.
“A minha campanha teve um trajeto interessante. Houve um processo de agregação e composição com vários grupos dentro do clube. O Paulo era o candidato, mas, em um ato de grande cordialidade, passou a me apoiar”, recordou Citadini, contando também com os votos de quem queria Ilmar Schiavenato como presidente – o antigo concorrente teve a sua candidatura impugnada. “Boa parte dos eleitores do Ilmar estão insatisfeitos com as questões do clube, então a tendência é votarem em mim. Se eles fizeram uma chapa, é porque estavam divergentes com a situação do Corinthians.”
rO principal motivo das divergências é financeiro. O Corinthians devia R$ 101,5 milhões na época em que o grupo de Andrés Sanchez assumiu a presidência, valor mais do que três vezes maior agora. A receita também subiu sensivelmente, porém investimentos como o realizado na contratação do atacante Alexandre Pato fizeram o clube se complicar.
“O Corinthians não está quebrado. Todo o mundo gosta de falar isso, mas está longe de ser verdade. Como qualquer empresa, o clube pode passar por um momento de dificuldade. Não é novidade para ninguém que o Corinthians foi o primeiro e único time brasileiro acionado pela Receita Federal. Tivemos que fazer um aporte grande para cumprir com esse parcelamento, o que comprometeu o fluxo de caixa. Por isso, 2015 ainda será um pouco difícil, para não dizer bastante, mas teremos uma boa folga em 2016”, garantiu Roberto de Andrade.
Para Citadini, o Corinthians deve tratar o assunto como prioridade. “A verdade é que estamos com dificuldades. Temos um clube magnífico, que deve exercer um papel importante neste novo momento do futebol. Com uma administração equilibrada, podemos contribuir muito para mudar esse quadro de parcelamento de impostos a cada quatro, cinco anos. É preciso romper esse ciclo”, bradou, lembrando que o problema interfere dentro de campo. “Isso vale para qualquer clube: quem tiver as suas finanças em dia conseguirá montar grandes times. Não é esse negócio de bom e barato, que é bobagem e, em geral, se faz com ruim e caro. Clube com finanças em dia ganha títulos!”, exclamou.
Apesar de não ter as finanças em dia, o Corinthians conquistou muitos títulos nos últimos anos. E gastou ainda mais para montar grandes times. “Concordo que o Corinthians fez alguns excessos, mas tínhamos para gastar naquele momento. Só que o dinheiro fugiu do futebol por causa da Copa do Mundo, da crise, por vários aspectos que deixaram o mercado bem escasso na parte publicitária. Aí, perdemos receita, mas os compromissos continuaram os mesmos. Esse desencaixe nos deixou apertados”, justificou Roberto.
O aperto é tamanho que o Corinthians corre sério risco de perder o seu principal jogador. O centroavante peruano Paolo Guerrero gostaria de receber R$ 18 milhões só de luvas para renovar o seu contrato, com validade até 15 de julho. “O Guerrero é um excelente jogador, com uma importância muito grande para o Corinthians. Ele tem o direito de pedir esse valor, mas acho um pouco exagerado. Não é que ele não mereça, mas está fora da realidade do futebol brasileiro e principalmente do momento que vivemos”, avisou Roberto de Andrade, irritado porque o atleta comparou os seus vencimentos com os de Alexandre Pato.
Rezando para que o Corinthians consiga vender Pato, a quem critica com gosto, Citadini só estranha o fato de Roberto de Andrade estar tão inteirado sobre as negociações em andamento no clube. “O meu concorrente anunciava a contratação disso e daquilo. Como a maior parte não deu certo... Anunciaram o Conca, e não veio. O Dudu, e não veio. O Jonas, e não veio. Dizem que vão renovar com o Guerrero agora, e eu acho ótimo, porque é um grande jogador e deve continuar no clube”, disse, rindo.
Mais do que a renovação de Guerrero, Roberto de Andrade gostaria de divulgar um acerto para a venda dos direitos de nome da Arena Corinthainsa. O negócio de aproximadamente R$ 400 milhões seria um alívio para o clube, que criou um fundo bancário com a única finalidade de quitar o seu estádio. “Não conseguimos vender os naming rights ainda, mas continuamos trabalhando. Uma negociação está próxima de dar resultado ou ao menos de alcançar o seu final”, informou o situacionista.
Citadini não chega a contestar a aposta que o Corinthians fez na construção da Arena Corinthians. Ao contrário. “O estádio é disparado o melhor da Copa do Mundo. É claro que vai ser um sufoco para pagar, mas há vários aspectos muito positivos. Salvamos a cidade de ficar sem a Copa. Além da importância que tivemos para a Zona Leste, a nossa casa ficou em um reduto de corintianos. Sei que a receita de bilheteria, pelo menos a maior parte dela, estará comprometida para pagar a obra, mas não há problema”, defendeu.
Os pontos em comum entre Roberto de Andrade e Antonio Roque Citadini não vão muito além do mármore de Itaquera. O candidato da situação, por exemplo, acha que é a melhor opção para os sócios preocupados com as instalações do Parque São Jorge. “Temos um clube social maravilhoso. Foi o nosso grupo que fez tudo o que hoje é desfrutado ali. Mudamos o Corinthians. Faço parte disso e me lancei à presidência porque acho que posso fazer ainda mais”, disse.
Atacado por já ter supostamente minimizado a importância da sede social, Citadini avisou: “Nunca disse que aterraria as nossas piscinas. Eu só defendia que deveríamos separar a gestão do clube da gestão do futebol. Todo o mundo concordou, tanto é que fazemos assim hoje em dia. Tenho grandes projetos para o nosso clube social, que é de enorme importância e pode ser ampliado com novos esportes, como corrida, bike, skate... Foi o clube social que sustentou o futebol do Corinthians por muito tempo. Nada mais justo que o futebol faça o mesmo agora. Deveríamos pegar 5% da receita para isso. Temos história em esportes olímpicos como o basquete, que desapareceu”, comentou.
O maior desacordo entre os dois possíveis sucessores de Mário Gobbi aparece quando o tema é as categorias de base. “Os meninos precisam ser 100% do Corinthians. É muito bom ganhar títulos, mas gostaria que os jogadores fossem nossos, que ganhassem mais espaço no time principal. Todo o mundo admite isso, inclusive a situação, que acha que foi um erro perder porcentual dos atletas para empresários. É algo que precisa ser corrigido. Sei que é difícil enfrentar o empresariado, mas um clube grande como o nosso pode fazer isso”, declarou Antonio Roque Citadini.
Roberto de Andrade acha que o Corinthians não pode fazer o que Citadini quer. Ele lembrou o caso do meia-atacante Lucas, em que a diretoria se recusou a satisfazer os desejos do atleta, e saiu do clibe. “Se eu falar que teremos 100% de todos os jogadores, seria demagogia. Quem fala isso não conhece o funcionamento da base. É melhor ter 50% de um menino do que deixá-lo estourar em outro lugar. Quando um Lucas vai embora, a gente é chamado de incompetente. Você está errado sempre”, lamentou.
Corinthians: Informação sobre a venda de ingressos
11h45 07/02/2015 - IngressosAgência Corinthians
Devido à pouca quantidade de ingressos disponibilizados para a torcida do Corinthians, a venda das entradas para o jogo deste domingo (08), às 17h, será feita aos associados do programa Fiel Torcedor mais assíduos das categorias: Minha Torcida, Minha Vida, Minha História e Meu Amor.
O jogo entre Palmeiras e Corinthians é válido pela terceira rodada do Campeonato Paulista de 2015.
07/02/2015 11h58
Corinthians avisa que não abrirá bilheterias para ingressos do Dérbi
Em função da pouca quantidade de entradas disponíveis para o jogo de domingo, clube irá priorizar os fieis-torcedores mais assíduos
Por GloboEsporte.com
Torcida do Corinthians terá direito a 5% dos ingressos para o jogo
Após conseguir que sua torcida esteja presente do clássico deste domingo contra o Palmeir2as, o Corinthians avisou que não irá abrir as bilheterias para a comercialização dos ingressos. De acordo com o clube, por conta da pouca quantidade de entradas disponibilizadas (são 1.800 para os corintianos), a venda será feita aos sócios-torcedores mais assíduos.
Até a tarde de sexta-feira, estava definido que o clássico na arena palmeirense teria torcida única por questões de segurança. Depois de o Timão ameaçar não entrar em campo, a Federação Paulista de Futebol voltou atrás e cedeu 5% da carga de ingressos para os torcedores do Corinthians.
Confira a nota oficial do Corinthians:
"Devido à pouca quantidade de ingressos disponibilizados para a torcida do Corinthians, a venda das entradas para o jogo deste domingo (08), às 17h, será feita aos associados do programa Fiel Torcedor mais assíduos das categorias: Minha Torcida, Minha Vida, Minha História e Meu Amor".
CORINTHIANS CONTRATOU VAGNER LOVE ONTEM

Estreia de Ronaldo Giovanelli no Corinthians completa 27 anos
Terceiro jogador com maior número de jogos pelo Timão, ídolo corinthiano era terceiro goleiro em 1988 e ganhou chance após ausências de Waldir Peres e Carlos
10h 07/02/2015 - EspeciaisAgência Corinthians
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Ronaldo é o terceiro homem a mais ter atuado pelo Corinthians, com 604 jogos
Há 27 anos, o Corinthians conhecia não só o goleiro que traria muitas felicidades e títulos, mas também um dos nomes mais importantes de toda a história do clube do Parque São Jorge: o goleiro e ídolo Ronaldo Giovanelli.
Na cidade de São José dos Campos, interior, o Corinthians faria um jogo amistoso para se preparar para o Campeonato Paulista contra o São José. Segundo Ronaldo, aquele era um jogo com clima festivo, pelo fato de que o time do São José havia conquistado o acesso para disputa do Campeonato Paulista de 1988.
Na época, Ronaldo era o terceiro goleiro do clube. No entanto, com Waldir Peres lesionado e Carlos servindo a seleção paulista, o arqueiro obteve a chance de estrear no futebol profissional.
O jogo terminou em um empate sem gols. Para Ronaldo, o time não rendeu o quanto poderia, e ele foi exigido algumas vezes na defesa de alguns chutes de fora da área. Era uma primeira amostra de que o goleiro viria a ser o novo camisa 1 do Corinthians ainda naquele ano.
Ronaldo exalta em depoimento o sentimento de não ter sofrido gol nessa partida e a repercussão sobre sua atuação. “Para um goleiro que está estreando, não sofrer gol é fundamental, e naquele dia eu não fui vazado durante os 90 minutos. Eu me lembro muito bem que no fim do jogo muita gente veio falar comigo e fui bastante elogiado pelas defesas que fiz, principalmente pelo Aguinaldo Moreira, que era um ótimo preparador de goleiros do Corinthians e sempre teve um carinho e uma atenção muito especiais comigo”, contou.
Depois do jogo, Ronaldo falou sobre a repercussão na imprensa, exaltou a alegria de chegar em casa após a partida e encontrar com seu pai, um dos loucos do bando. “Nas rádios também falaram muito bem da minha atuação, mas quando o jogo terminou, a única coisa que eu queria fazer era conversar com o meu pai, corintiano fanático. Naquela época, não tinha celular e tive de esperar a delegação voltar para capital para conseguir falar com ele. Quando cheguei em casa, foi uma alegria muito grande encontrá-lo. Conversamos bastante sobre a partida, e ele me falou sobre o que pessoal da imprensa tinha comentado sobre o jogo”, relembrou.
Após a partida, o goleiro começou a ganhar espaço dentro do elenco corinthiano, o que mais tarde se traduziria em muitos títulos, além da permanência no Corinthians por 10 anos, com 604 partidas, tornando-se o terceiro jogador com mais partidas pelo Timão.
FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ 0 X 0 CORINTHIANS
Amistoso estadual
Data: 07/02/1988
Local: Estádio Martins Pereira, São José dos Campos-SP
Árbitro: Djalma Rocha Garcia
SÃO JOSÉ: Rafael; Marcelo, Gilson Jader, André Luís e João Luís; Júnior, Henrique e Tita (Mirandinha); Pítico, Marcos Vinícius e Serginho (Maná). Técnico: Vail Motta
CORINTHIANS: Ronaldo, Edson, Marcelo, Dama (Pinella) e Aílton; Márcio, Éverton (Edmundo) e João Paulo (João Carlos); Marcos Roberto, Edmar e Paulinho Carioca (Eduardo). Técnico: Jair Pereira
CORINTHIANS 2X0 p... recordar é viver
Guerrero foi protagonista de um Dérbi histórico no ano passado. No dia 27 de julho de 2014, o Corinthians venceu o Palmeir2as por 2 a 0, no primeiro clássico da história de sua nova arena. O atacante, aliás, é uma das principais armas do Timão em clássicos: ele voltou a ser decisivo e a balançar as redes nas vitórias por 3 a 2 sobre o 5P e 1 a 0 sobre o San7os, também pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.
CORINTHIANS DEFENDE INVENCIBLIDADE DE 8 JOGOS (4 VITÓRIAS E 4 EMPATES) (3ANOS E 6 MESES) NO DERBY
“O Corinthians não está quebrado. Todo o mundo gosta de falar isso, mas está longe de ser verdade. Como qualquer empresa, o clube pode passar por um momento de dificuldade. Não é novidade para ninguém que o Corinthians foi o primeiro e único time brasileiro acionado pela Receita Federal. Tivemos que fazer um aporte grande para cumprir com esse parcelamento, o que comprometeu o fluxo de caixa. Por isso, 2015 ainda será um pouco difícil, para não dizer bastante, mas teremos uma boa folga em 2016”, garantiu Roberto de Andrade.
Para Citadini, o Corinthians deve tratar o assunto como prioridade. “A verdade é que estamos com dificuldades. Temos um clube magnífico, que deve exercer um papel importante neste novo momento do futebol. Com uma administração equilibrada, podemos contribuir muito para mudar esse quadro de parcelamento de impostos a cada quatro, cinco anos. É preciso romper esse ciclo”, bradou, lembrando que o problema interfere dentro de campo. “Isso vale para qualquer clube: quem tiver as suas finanças em dia conseguirá montar grandes times. Não é esse negócio de bom e barato, que é bobagem e, em geral, se faz com ruim e caro. Clube com finanças em dia ganha títulos!”, exclamou.
Apesar de não ter as finanças em dia, o Corinthians conquistou muitos títulos nos últimos anos. E gastou ainda mais para montar grandes times. “Concordo que o Corinthians fez alguns excessos, mas tínhamos para gastar naquele momento. Só que o dinheiro fugiu do futebol por causa da Copa do Mundo, da crise, por vários aspectos que deixaram o mercado bem escasso na parte publicitária. Aí, perdemos receita, mas os compromissos continuaram os mesmos. Esse desencaixe nos deixou apertados”, justificou Roberto.
O aperto é tamanho que o Corinthians corre sério risco de perder o seu principal jogador. O centroavante peruano Paolo Guerrero gostaria de receber R$ 18 milhões só de luvas para renovar o seu contrato, com validade até 15 de julho. “O Guerrero é um excelente jogador, com uma importância muito grande para o Corinthians. Ele tem o direito de pedir esse valor, mas acho um pouco exagerado. Não é que ele não mereça, mas está fora da realidade do futebol brasileiro e principalmente do momento que vivemos”, avisou Roberto de Andrade, irritado porque o atleta comparou os seus vencimentos com os de Alexandre Pato.
Rezando para que o Corinthians consiga vender Pato, a quem critica com gosto, Citadini só estranha o fato de Roberto de Andrade estar tão inteirado sobre as negociações em andamento no clube. “O meu concorrente anunciava a contratação disso e daquilo. Como a maior parte não deu certo... Anunciaram o Conca, e não veio. O Dudu, e não veio. O Jonas, e não veio. Dizem que vão renovar com o Guerrero agora, e eu acho ótimo, porque é um grande jogador e deve continuar no clube”, disse, rindo.
Mais do que a renovação de Guerrero, Roberto de Andrade gostaria de divulgar um acerto para a venda dos direitos de nome da Arena Corinthainsa. O negócio de aproximadamente R$ 400 milhões seria um alívio para o clube, que criou um fundo bancário com a única finalidade de quitar o seu estádio. “Não conseguimos vender os naming rights ainda, mas continuamos trabalhando. Uma negociação está próxima de dar resultado ou ao menos de alcançar o seu final”, informou o situacionista.
Citadini não chega a contestar a aposta que o Corinthians fez na construção da Arena Corinthians. Ao contrário. “O estádio é disparado o melhor da Copa do Mundo. É claro que vai ser um sufoco para pagar, mas há vários aspectos muito positivos. Salvamos a cidade de ficar sem a Copa. Além da importância que tivemos para a Zona Leste, a nossa casa ficou em um reduto de corintianos. Sei que a receita de bilheteria, pelo menos a maior parte dela, estará comprometida para pagar a obra, mas não há problema”, defendeu.
Os pontos em comum entre Roberto de Andrade e Antonio Roque Citadini não vão muito além do mármore de Itaquera. O candidato da situação, por exemplo, acha que é a melhor opção para os sócios preocupados com as instalações do Parque São Jorge. “Temos um clube social maravilhoso. Foi o nosso grupo que fez tudo o que hoje é desfrutado ali. Mudamos o Corinthians. Faço parte disso e me lancei à presidência porque acho que posso fazer ainda mais”, disse.
Atacado por já ter supostamente minimizado a importância da sede social, Citadini avisou: “Nunca disse que aterraria as nossas piscinas. Eu só defendia que deveríamos separar a gestão do clube da gestão do futebol. Todo o mundo concordou, tanto é que fazemos assim hoje em dia. Tenho grandes projetos para o nosso clube social, que é de enorme importância e pode ser ampliado com novos esportes, como corrida, bike, skate... Foi o clube social que sustentou o futebol do Corinthians por muito tempo. Nada mais justo que o futebol faça o mesmo agora. Deveríamos pegar 5% da receita para isso. Temos história em esportes olímpicos como o basquete, que desapareceu”, comentou.
O maior desacordo entre os dois possíveis sucessores de Mário Gobbi aparece quando o tema é as categorias de base. “Os meninos precisam ser 100% do Corinthians. É muito bom ganhar títulos, mas gostaria que os jogadores fossem nossos, que ganhassem mais espaço no time principal. Todo o mundo admite isso, inclusive a situação, que acha que foi um erro perder porcentual dos atletas para empresários. É algo que precisa ser corrigido. Sei que é difícil enfrentar o empresariado, mas um clube grande como o nosso pode fazer isso”, declarou Antonio Roque Citadini.
Roberto de Andrade acha que o Corinthians não pode fazer o que Citadini quer. Ele lembrou o caso do meia-atacante Lucas, em que a diretoria se recusou a satisfazer os desejos do atleta, e saiu do clibe. “Se eu falar que teremos 100% de todos os jogadores, seria demagogia. Quem fala isso não conhece o funcionamento da base. É melhor ter 50% de um menino do que deixá-lo estourar em outro lugar. Quando um Lucas vai embora, a gente é chamado de incompetente. Você está errado sempre”, lamentou.
Corinthians: Informação sobre a venda de ingressos
11h45 07/02/2015 - IngressosAgência Corinthians
Devido à pouca quantidade de ingressos disponibilizados para a torcida do Corinthians, a venda das entradas para o jogo deste domingo (08), às 17h, será feita aos associados do programa Fiel Torcedor mais assíduos das categorias: Minha Torcida, Minha Vida, Minha História e Meu Amor.
O jogo entre Palmeiras e Corinthians é válido pela terceira rodada do Campeonato Paulista de 2015.
07/02/2015 11h58
Corinthians avisa que não abrirá bilheterias para ingressos do Dérbi
Em função da pouca quantidade de entradas disponíveis para o jogo de domingo, clube irá priorizar os fieis-torcedores mais assíduos
Por GloboEsporte.com
Torcida do Corinthians terá direito a 5% dos ingressos para o jogo
Após conseguir que sua torcida esteja presente do clássico deste domingo contra o Palmeir2as, o Corinthians avisou que não irá abrir as bilheterias para a comercialização dos ingressos. De acordo com o clube, por conta da pouca quantidade de entradas disponibilizadas (são 1.800 para os corintianos), a venda será feita aos sócios-torcedores mais assíduos.
Até a tarde de sexta-feira, estava definido que o clássico na arena palmeirense teria torcida única por questões de segurança. Depois de o Timão ameaçar não entrar em campo, a Federação Paulista de Futebol voltou atrás e cedeu 5% da carga de ingressos para os torcedores do Corinthians.
Confira a nota oficial do Corinthians:
"Devido à pouca quantidade de ingressos disponibilizados para a torcida do Corinthians, a venda das entradas para o jogo deste domingo (08), às 17h, será feita aos associados do programa Fiel Torcedor mais assíduos das categorias: Minha Torcida, Minha Vida, Minha História e Meu Amor".
CORINTHIANS CONTRATOU VAGNER LOVE ONTEM
Estreia de Ronaldo Giovanelli no Corinthians completa 27 anos
Terceiro jogador com maior número de jogos pelo Timão, ídolo corinthiano era terceiro goleiro em 1988 e ganhou chance após ausências de Waldir Peres e Carlos
10h 07/02/2015 - EspeciaisAgência Corinthians
© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Há 27 anos, o Corinthians conhecia não só o goleiro que traria muitas felicidades e títulos, mas também um dos nomes mais importantes de toda a história do clube do Parque São Jorge: o goleiro e ídolo Ronaldo Giovanelli.
Na cidade de São José dos Campos, interior, o Corinthians faria um jogo amistoso para se preparar para o Campeonato Paulista contra o São José. Segundo Ronaldo, aquele era um jogo com clima festivo, pelo fato de que o time do São José havia conquistado o acesso para disputa do Campeonato Paulista de 1988.
Na época, Ronaldo era o terceiro goleiro do clube. No entanto, com Waldir Peres lesionado e Carlos servindo a seleção paulista, o arqueiro obteve a chance de estrear no futebol profissional.
O jogo terminou em um empate sem gols. Para Ronaldo, o time não rendeu o quanto poderia, e ele foi exigido algumas vezes na defesa de alguns chutes de fora da área. Era uma primeira amostra de que o goleiro viria a ser o novo camisa 1 do Corinthians ainda naquele ano.
Ronaldo exalta em depoimento o sentimento de não ter sofrido gol nessa partida e a repercussão sobre sua atuação. “Para um goleiro que está estreando, não sofrer gol é fundamental, e naquele dia eu não fui vazado durante os 90 minutos. Eu me lembro muito bem que no fim do jogo muita gente veio falar comigo e fui bastante elogiado pelas defesas que fiz, principalmente pelo Aguinaldo Moreira, que era um ótimo preparador de goleiros do Corinthians e sempre teve um carinho e uma atenção muito especiais comigo”, contou.
Depois do jogo, Ronaldo falou sobre a repercussão na imprensa, exaltou a alegria de chegar em casa após a partida e encontrar com seu pai, um dos loucos do bando. “Nas rádios também falaram muito bem da minha atuação, mas quando o jogo terminou, a única coisa que eu queria fazer era conversar com o meu pai, corintiano fanático. Naquela época, não tinha celular e tive de esperar a delegação voltar para capital para conseguir falar com ele. Quando cheguei em casa, foi uma alegria muito grande encontrá-lo. Conversamos bastante sobre a partida, e ele me falou sobre o que pessoal da imprensa tinha comentado sobre o jogo”, relembrou.
Após a partida, o goleiro começou a ganhar espaço dentro do elenco corinthiano, o que mais tarde se traduziria em muitos títulos, além da permanência no Corinthians por 10 anos, com 604 partidas, tornando-se o terceiro jogador com mais partidas pelo Timão.
FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ 0 X 0 CORINTHIANS
Amistoso estadual
Data: 07/02/1988
Local: Estádio Martins Pereira, São José dos Campos-SP
Árbitro: Djalma Rocha Garcia
SÃO JOSÉ: Rafael; Marcelo, Gilson Jader, André Luís e João Luís; Júnior, Henrique e Tita (Mirandinha); Pítico, Marcos Vinícius e Serginho (Maná). Técnico: Vail Motta
CORINTHIANS: Ronaldo, Edson, Marcelo, Dama (Pinella) e Aílton; Márcio, Éverton (Edmundo) e João Paulo (João Carlos); Marcos Roberto, Edmar e Paulinho Carioca (Eduardo). Técnico: Jair Pereira
CORINTHIANS 2X0 p... recordar é viver
Guerrero foi protagonista de um Dérbi histórico no ano passado. No dia 27 de julho de 2014, o Corinthians venceu o Palmeir2as por 2 a 0, no primeiro clássico da história de sua nova arena. O atacante, aliás, é uma das principais armas do Timão em clássicos: ele voltou a ser decisivo e a balançar as redes nas vitórias por 3 a 2 sobre o 5P e 1 a 0 sobre o San7os, também pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.
CORINTHIANS DEFENDE INVENCIBLIDADE DE 8 JOGOS (4 VITÓRIAS E 4 EMPATES) (3ANOS E 6 MESES) NO DERBY
1 x 1 Corinthians Pacaembu Campeonato Brasileiro 25/10/2014
Corinthians 2 x 0 Arena Corinthians Campeonato Brasileiro 27/07/2014
Corinthians 1 x 1 Pacaembu Campeonato Paulista 16/02/2014
Corinthians 2 x 2 Pacaembu Campeonato Paulista 17/02/2013
0 x 2 Corinthians Pacaembu Campeonato Brasileiro 16/09/2012
Corinthians 2 x 1 Pacaembu Campeonato Brasileiro 24/06/2012
Corinthians 2 x 1 Pacaembu Campeonato Paulista 25/03/2012
Corinthians 0 x 0 Pacaembu Campeonato Brasileiro 04/12/2011