3 de nov. de 2010

Atualizado 02/11/2010 20h57min33)


Corinthians tenta usar desespero do Avaí para encostar nos líderes

Danilo Vital, especial para a GE.Net

O Corinthians entra em campo nesta quarta-feira para tentar encostar novamente nos lideres do Campeonato Brasileiro. Às 21h50 (de Brasília), enfrenta o Avaí no Pacaembu, na capital paulista. No duelo válido pela 33ª rodada da competição, o Timão tenta se aproveitar do desespero do ameaçado clube catarinense para voltar a triunfar.

O Corinthians vem de um empate por 1 a 1 com o Flamengo fora de casa, resultado que o manteve na terceira colocação do Brasileiro. A distância para o líder Fluminense e o vice Cruzeiro, no entanto, aumentou para três pontos. Uma vitória sobre o Avaí é primordial para manter a perseguição na reta final do nacional.

"O time passou por um momento difícil no campeonato, mas ainda estamos buscando esse título. Faltam seis partidas. Temos que vencer todas para conseguir a taça", afirmou o atacante Dentinho, que volta aos gramados recuperado de lesão. O jogador foi confirmado pelo técnico Tite como opção na reserva - Iarley foi mantido entre os titulares. O desfalque será o volante Ralf, suspenso pelo terceiro amarelo - Paulinho vai substituí-lo.

Tite exige respeito ao rival, apesar do mau momento vivido no Brasileirão, lutando contra a degola. "Temos a ncessidade de vencer, mas sabemos que do outro lado teremos uma equipe de velocidade, que joga no 3-6-1 com dois meias que se infiltram bastante. Sabemos que eles têm uma marcação que induz ao erro, mas também sabemos que depende apenas de nós fazer uma partida equilibrada"

O Avaí é uma das equipes mais desesperadas no Campeonato Brasileiro. Com apenas 33 pontos em 32 jogos, aparece na 18ª colocação, ocupando a zona de rebaixamento. Uma vitória fora de casa, especialmente contra um candidato ao título, pode ser determinante para dar embalo e salvar o time de Florianópolis da queda para a Série B.

Para o confronto, o técnico Vagner Benazzi não terá à disposição o atacante Roberto e o volante Eltinho. O atacante Vandinho, que foi substituído na última rodada e não teve lesão diagnosticada pelo departamento médico, está confirmado. Voltam à equipe após cumprir suspensão o goleiro Zé Carlos e o volante Bruno, que deve ser novamente improvisado na zaga.

"Por jogar fora de casa o empate seria um bom resultado, mas estamos trabalhando para conquistar os três pontos, que é o ideal para gente neste momento", disse o jogador, já preparado para conter a qualidade ofensiva do rival: "Sabemos da qualidade do Ronaldo, mas temos que ter cuidado com a equipe do Corinthians toda. Eles estão em um momento difícil também e estão precisando vencer"


FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x AVAÍ


Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)
data: 3 de novembro de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo e Carlos Jorge Titara da Rocha (ambos de AL)



CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Paulinho, Jucilei, Elias e Bruno César; Iarley (Dentinho) e Ronaldo Técnico: Tite



AVAÍ: Zé Carlos; Émerson Nunes, Émerson e Bruno; Patric, Rudnei, Diogo Orlando, Caio e Pará; Vandinho e Robinho.Técnico: Vagner Benazzi



Jorge Henrique surpreende e já treina no Corinthians

Jorge Henrique comemorando gol marcado contra o Palmeiras

Quando Jorge Henrique sofreu uma grave lesão muscular na coxa esquerda, no dia 2 de outubro, os médicos do Corinthians afirmaram que ele dificilmente voltaria a jogar nesta temporada. Mas o atacante teve uma recuperação surpreendente e, contrariando as previsões, voltou a treinar com bola nesta terça-feira, junto com os companheiros de elenco.

Apesar de ter voltado a treinar normalmente, Jorge Henrique ainda não tem previsão de quando poderá defender novamente o time do Corinthians. "Ele está fazendo um trabalho intensivo. A partir do que eles (médicos) colocarem, posso iniciar o trabalho", explicou o técnico Tite.

A expectativa, porém, é de que Jorge Henrique possa estar à disposição de Tite para o jogo contra o Cruzeiro, marcado para o dia 13 de novembro, pela 35.ª rodada do Brasileirão. Para isso, o atacante promete dedicação redobrada no trabalho de recuperação física que vem fazendo.



Fonte: Estadão

.

Tite ignora ajuda de rivais: "vamos fazer nossa parte"


02 de novembro de 2010 • 20h32
Técnico lembra duas últimas rodadas, e admite que campeão deve ser definido no fim do Brasileiro
A conquista do Campeonato Brasileiro, a única ainda possível no ano do centenário do Corinthians, pode ser definida pelas atuações dos arquirrivais Palmeiras e São Paulo. Isso porque os clubes terão duelos com Fluminense e Cruzeiro, líder e vice-líder da competição, respectivamente. Apesar disso, o técnico Tite pede que sua equipe mantenha o foco em seu próprio desempenho nesta reta final.

"Se eu ficar pensando em situações extra-Corinthians, vou pensar em uma variável enorme. Tenho é que ter consciência do meu trabalho e a consciência de o grupo fazer seu melhor nos jogos", apontou o treinador, desconsiderando a ajuda dos rivais.

Há duas rodadas no comando do Corinthians, ele usa seu pequeno histórico recente para explicar os motivos da postura adotada.

"Vou resumir a ideia: a primeira rodada em que estive aqui foi toda a nosso favor (venceu o Palmeiras e ficou a um ponto da liderança com tropeços dos rivais). A segunda rodada foi toda contra (empatou com Flamengo e viu os líderes abrirem quatro pontos de vantagem). Moral da história: temos que fazer a nossa parte", explicou o treinador.
O torcedor ainda espera que São Paulo e Palmeiras também façam suas partes. O time de Paulo César Carpegiani pega o Cruzeiro nesta quarta-feira, em Uberlândia, e vai ter pela frente o Fluminense na 36ª rodada. Já o de Luiz Felipe Scolari faz suas duas últimas partidas do Brasileiro contra mineiros e cariocas, respectivamente.

Apesar do poder de decisão dos coirmãos paulistanos, Tite acredita que o campeonato será decidido na última hora. "Essa é uma previsão muito pessoal, mas eu vejo assim. Vai ser muito difícil uma equipe abrir quatro pontos de vantagem na liderança", complementou.



O Corinthians volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Avaí, às 21h (de Brasília), no Estádio do Pacaembu.

Dentinho fica como opção no banco de reservas do Corinthians


Se o atacante entrar em campo, será por 30 ou no máximo 45 minutos, avisa o técnico Tite

02 de novembro de 2010
20h 37
 Recuperado da contusão muscular na coxa direita, o atacante Dentinho está de volta ao Corinthians. Mas ficará apenas como opção no banco de reservas no jogo diante do Avaí, nesta quarta-feira, no Pacaembu, pela 33.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, Iarley continua sendo o companheiro de Ronaldo no ataque.

Depois de ficar 13 jogos afastado do time por causa de lesão na coxa esquerda, Dentinho voltou a jogar no dia 6 de outubro, contra o Atlético-MG. Mas aguentou ficar apenas 10 minutos em campo, sofrendo nova lesão, dessa vez na coxa direita. Recuperado, ele agora está pronto para retornar novamente.

Mas o técnico Tite prega cautela. "O Dentinho não inicia (o jogo). Tem condição para 30 minutos, no máximo 45, pelo tempo de inatividade. Ele tem mostrado vontade, mas tenho de trabalhar com uma margem de segurança e colocá-lo se necessário", explicou o comandante corintiano.

Assim, contando com Dentinho como arma para o segundo tempo, o Corinthians encara o Avaí nesta quarta-feira precisando da vitória para se manter na luta pelo título do Brasileirão. Atualmente, o time ocupa o terceiro lugar, com 54 pontos, três a menos do que o líder Fluminense.





2/11/2010 20h36


Otimista, Tite espera ‘Ronaldo 360’ contra o Avaí no Pacaembu

Técnico do Corinthians acredita que jogador está preparado para atuar por mais 90 minutos. Seria o quarto jogo seguido inteiro do atleta

Por Diego Ribeiro e Leandro Canônico


Ronaldo ainda se recupera de uma gripe, mas ela não parece estar interferindo em seu fôlego. Depois de jogar os 90 minutos das últimas três partidas do Corinthians no Campeonato Brasileiro, o atacante deve atingir 360 minutos seguidos nesta quarta-feira, contra o Avaí, no Pacaembu. Essa é a esperança de Tite.
- Temos sempre um trabalho individualizado com o Ronaldo. E a sequência nos permite projetar que ele jogue os 90 minutos – declarou o treinador corintiano.
Recuperado de uma lesão na panturrilha direita, o Fenômeno voltou à ativa no empate por 0 a 0 contra o Guarani, depois de ficar fora por dez rodadas. Em seguida esteve em campo no clássico com o Palmeiras, vencido pelo Timão por 1 a 0, com um gol de fora da área do meia Bruno César.
A terceira partida consecutiva de Ronaldo foi o empate por 1 a 1 com o Flamengo, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o camisa 9 do Timão foi o autor do gol corintiano.
Desde que foi anunciado seu retorno aos gramados, o Fenômeno tem dito que pretende jogar todas as partidas do Corinthians até o final do Brasileirão. Se isso se confirmar serão nove duelos em sequência, seu maior recorde no Corinthians.
A maior sequência de Ronaldo no Timão foi em 2009, quando esteve em sete partidas seguidas. Mas vale ressaltar que na sétima, um clássico com o Palmeiras em Presidente Prudente, ele saiu aos 19 minutos com a mão esquerda quebrada.




Tite pede para que o Corinthians esqueça resultados de rivais e priorize seus jogos

02/11/2010 - 19h17

Tite minimiza ajuda de Palmeiras e São Paulo e pede 'força única' no BR
São Paulo e Palmeiras podem ser grandes aliados do Corinthians nesta reta final do Brasileiro. Os dois rivais têm compromissos agendados contra os líderes Fluminense e Cruzeiro. O assunto sobre “apoio” dos times paulistas incomoda o técnico Tite, que diz ter problemas maiores para cuidar.

À véspera do duelo contra o Avaí, quarta-feira, às 21h50, no Pacaembu, o treinador frisa que o pensamento está voltado exclusivamente ao Corinthians. O que vier de terceiros é lucro, entende Tite.
“Se eu ficar pensando em situação extra Corinthians vai criar outro problema. O que eu tenho que ter é consciência do meu trabalho. Somos nós quem vamos conquistar ou não o título. Depende de nossas forças”, comentou.
Fluminense e Cruzeiro somam 57 pontos cada, três a mais que o Corinthians.
O São Paulo e Palmeiras podem funcionar como “amigos” ou como “vilões”. Amboas somam 47 pontos.
O time tricolor terá pela frente compromissos diante do Cruzeiro nesta quarta-feira, em Uberlândia, e Fluminense, dia 21, no Morumbi.

O Palmeiras avalia ter ficado para trás na disputa pelo título nacional e prioriza os jogos de mata-matas da Copa Sul-Americana. Mas a equipe do Palestra Itália será mandante na partida diante do Fluminense, pela penúltia rodada, dia 28, encarando o Cruzeiro na última rodada do Brasileiro, em Minas Gerais.

02/11/2010 19h12min55 )


Tite exige Corinthians respeitoso, mas ambicioso contra o Avaí

Danilo Vital, especial para a GE.Net

Pouco importa se o adversário do Corinthians para esta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, é uma equipe desesperada na luta contra o rebaixamento e com elenco muito desgastado fisicamente. O técnico Tite exige que seus jogadores tenham uma postura respeitosa para com o rival. Por outro lado, quer muita ambição em campo, para atropelar os catarinenses e encostar na briga pelo título.

"No futebol você pode ganhar, empatar e perder de quem é melhor que você, mas não pode nunca deixar de apresentar o melhor, ser agressivo, marcar forte e respeitar o adversário, seja o Palmeiras ou o Avaí. Já alertei para não baixarem a guarda, porque esses três pontos são iguais a todos os outros. Temos que fazer um grande jogo e passar pelo Avaí, mas com respeito e ambição", apontou Tite.

A ideia do comandante é evitar o "gosto amargo de perder em casa", que já foi sentido pelo Timão apenas duas vezes nesta edição do Brasileiro, contra Grêmio e Atlético-GO. Por isso, ele sente que, após dois jogos no comando do time, já vê o elenco preparado para apresentar uma maior agressividade - especialmente na marcação. Assim, a equipe pode evitar surpresas desagradáveis no Pacaembu.

"Nos dois primeiros jogos eu senti o aspecto da busca da confiança, de ter o equilíbrio e agredir. Mas quantas vezes o adversário impõe seu estilo de jogo e não é porque você retardou a marcação? Uma equipe pode ser inferior no nome, na história e nos atletas, mas dentro de campo a situação é igual. Esse é o nosso alerta e essa é a consciência que temos que apresentar", apontou o treinador.

Se usar sua agressividade de forma respeitosa e ambiciosa e conseguir uma vitória diante do Avaí, o Corinthians embala para enfrentar o São Paulo no clássico do final de semana e se manter vivo na busca pelo título nacional. O duelo com os catarinenses está marcado para as 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, no Pacaembu, em São Paulo.