27/10/2010 - 08h00
Prova e depoimento por vídeo serão armas do advogado do Timão
Defesa do Corinthians tentará absolver zagueiro Leandro Castan e atacante Souza
Patricia Esteves
Souza não gostou de provocação e fez gesto
Esta quarta-feira, dia 27 de outubro, será de dia cheio para o Corinthians no Superior Tribunal de Desportiva (STJD). Além do zagueiro Leandro Castan, o atacante Souza também corre risco de ser punido pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD, em sessão a ser realizada a partir das 18h. Para defender os jogadores, o advogado do Timão, João Zanforlin, irá apresentar depoimento do defensor e prova de vídeo para mostrar o episódio que o centroavante protagonizou.
“Como o Corinthians joga nesta quarta com o Flamengo, no Engenhão, o jogador não deve comparecer, pois provavelmente ele não conseguiria chegar no estádio no horário certo para a partida. Mas devo pedir a ele que grave um depoimento em vídeo, para explicar o que aconteceu. Quanto ao Souza, me parece que, pelas imagens, ele nem sabe fazer o gesto obsceno de que foi acusado. Na verdade, a impressão que tenho é que ele usou o dedo indicador”, disse ao Justicadesportiva.com.br.
Entenda o caso:
Souza foi denunciado por, aos 21 minutos do segundo tempo contra o Vasco, em São Januário, ao ser substituído por Defederico, fazer gesto provocativo para a torcida do Gigante da Colina, após ser hostilizado pela mesma. Sendo assim, o jogador terá que responder por provocar o público durante a partida – artigo 258-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – e pode ser punido com até seis partidas de suspensão.
Já Castan, teve que deixar o campo contra o Atlético/GO. Na ocasião, segundo o árbitro Ricardo Marques Ribeiro, o atleta deu uma cotovelada na nuca do adversário Juninho. Por conta do lance, o corintiano acabou denunciado por praticar agressão física – artigo 254-A do CBJD. A pena para o caso chega a 12 jogos, mas como já cumpriu a automática, Leandro pode pegar no máximo 11.
27/10/2010 09h30
Meio de campo ‘amarelado’ deixa Timão em alerta contra o Flamengo
Quatro jogadores do setor estão pendurados com dois cartões amarelos. Técnico Tite não pensa em administrar essa situação
Por Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico
Bruno César e Jucilei: os dois estão pendurados
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César. Pela segunda partida consecutiva, depois de uma onda de lesões, o meio de campo do Corinthians está completo. Melhor para o técnico Tite, que terá força máxima nesta quarta-feira, contra o Flamengo, no Rio de Janeiro. Mas há uma preocupação: os quatro estão pendurados.
É isso mesmo. O meio de campo alvinegro poderá estar bem desfalcado na rodada seguinte se os jogadores levarem o terceiro cartão amarelo. Depois do Flamengo, o Corinthians encara o Avaí, no dia 3 de novembro, no estádio do Pacaembu. Mas o técnico Tite não quer pensar em administrar isso.
- Não tem preocupação em relação a cartão. Cada jogo é uma decisão e não dá para administrar nada em um campeonato equilibrado como esse – falou Tite.
Além dos quatro titulares do meio campo alvinegro, outros dois jogadores do setor, relacionados para o duelo no Rio de Janeiro, estão pendurados. São eles os volantes Moacir e Paulinho. Outros dois jogadores do elenco do Timão estão com dois cartões amarelos, mas eles não viajaram: Dentinho e Paulo André.
Com 53 pontos, o Corinthians aparece na terceira colocação do Brasileirão, apenas um ponto atrás do líder Fluminense e do vice-líder Cruzeiro. A equipe carioca joga na quinta-feira, contra o Grêmio, e os mineiros no sábado, com o Grêmio Prudente.