20 de jan. de 2026

CORINTHIANS 20/01/2026







Corinthians fut fem embarca pra Londres ingl e disputa de copa dos campeões da FIFA






Corinthians terá o que queria há anos: um desafio intercontinental feminino

20 jan 2026








As entrevistadas Gabi Zanotti, Nicole Ramos e Tamires, do Corinthians, estão prestes a disputar a Copa dos Campeões Feminina da FIFA 2026™, a primeira edição do novo torneio intercontinental de clubes femininos.

Seis. É esse o número de títulos da Libertadores da américa Feminina já conquistados pelo Corinthians, que é, sem dúvida, o clube mais vitorioso da América do Sul entre as mulheres. Ano após ano, porém, a celebração vinha misturada com um breve sentimento de frustração: faltava algo mais, a chance de provar seu valor em um cenário global.

Não falta mais. A Copa dos Campeões Feminina da FIFA 2026™ será a primeira edição do novo torneio intercontinental feminino anual e ocorrerá em Londres, na Inglaterra, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro. O time brasileiro enfrentará o Gotham FC, dos EUA, na semifinal. Na outra chave, estarão Arsenal WFC (Inglaterra) e ASFAR (Marrocos).

"Ao longo desses anos, a gente veio sonhando com um torneio intercontinental que nos motivou todos os dias. Agora vai acontecer. A gente está muito feliz. O Corinthians, mais uma vez, vai poder mostrar sua capacidade. A gente já se tornou referência na América do Sul, agora quer ser referência mundial", disse Tamires em entrevista à FIFA.
"A Copa dos Campeões Feminina da FIFA representa todo o trabalho que a gente construiu. O Corinthians merece muito estar nesse campeonato não só pelo que fez na Libertadores passada, mas por tudo o que vem fazendo em sua trajetória ao longo dos anos. A gente está colhendo o fruto", acrescentou a veterana de Seleção Brasileira.
Sem dúvida, o Corinthians é um pioneiro do futebol feminino brasileiro em muitos aspectos. Mas também é um pioneiro quando se trata de torneios interclubes da FIFA.

Em 2000, o time masculino foi um dos participantes da primeira edição da antiga Copa do Mundo de Clubes – competição anual que agora é chamada de Copa Intercontinental da FIFA™ – e saiu de lá com o troféu.


Corinthians x Vasco da Gama | Final | Campeonato Mundial de Clubes da FIFA Brasil 2000 Maracanã - Estádo Jornalista Mário FILHO, Rio de Janeiro, 14/01/2000 20:00.
Agora, as jogadoras corinthianas (ou melhor, as "Brabas", como são carinhosamente tratadas pela torcida) querem repetir o feito.





"Achei que a Libertadores seria o grande ápice da minha carreira, e eu já estava muito feliz por isso, mas agora vem essa oportunidade. Nem acredito que vou jogar o primeiro torneio global. Ficará marcado na nossa vida. Espero que a gente venha com o troféu e marque nosso nome na história do Corinthians", afirmou a goleira Nicole Ramos.



A leveza das duas contrasta com o olhar sério e mais obstinado da capitã Gabi Zanotti. Maior campeã da história do Corinthians, ela rapidamente mostra como comanda o vestiário e transmite seu próprio espírito competitivo para todo o grupo. Com uma líder como essa, fica claro como a ambição alvinegra é alimentada no dia a dia.

"Quando saíram as notícias sobre o novo torneio, a pressão para ganhar a Libertadores aumentou, porque de nada adiantaria ter ganhado no ano anterior se a gente não vencesse a edição que daria vaga para a Copa dos Campeões Feminina. A gente não podia deixar escapar porque todo mundo sempre sonhou com isso", explicou Zanotti. "A gente sabia que a vaga na primeira edição não podia ser de outro time, tinha que ser do Corinthians."

A mentalidade das "Brabas"
O Corinthians feminino é uma potência por vários motivos, mas a mentalidade do elenco é um fator primordial. E é justamente essa característica que pode ser um trunfo em um torneio de "tiro curto" como a Copa dos Campeões Feminina da FIFA™, que terá dois jogos para cada uma das quatro equipes (semifinal e final ou disputa de terceiro lugar).

"Faz total diferença ter uma mentalidade forte, um grupo que está acostumado a vencer, a lidar com desafios e a suportar a pressão. Com essa camisa, a gente está representando um 'bando de loucos', a torcida apaixonada que sempre nos apoia", explicou Zanotti, a capitã que trabalha diariamente para transmitir essa cultura às novatas. "Eu sou muito competitiva e tento contagiar todas que estão ao meu redor, tento cobrar isso delas."

Uma dessas mais jovens é justamente Nicole, de 25 anos, que relatou que chorava às vezes depois dos treinos com a cobrança mútua entre as atletas. E, naturalmente, em um torneio de mata-mata, boa parte dessa pressão recai sobre a goleira. Uma defesa pode ser salvadora, e um gol sofrido – às vezes milimetricamente – pode ser fatal. Mas a arqueira do Corinthians sabe bem da responsabilidade que tem com seu preparo:

"Uma goleira sabe que um milésimo de segundo, aquela pontinha de dedo, faz diferença. Claro que é uma pressão grande, mas eu já estou resolvendo com a minha terapeuta para chegar lá mais tranquila. É um treino mental. Ai, olha, confesso que fiquei ansiosa as férias inteiras! Eu estava louca para voltar. Desde a Libertadores, já estou me preparando mentalmente para esse momento, que pode ser o mais importante da minha vida."



Tamires (38) e Zanotti (40) são veteranas, mas comemoram a presença de atletas mais jovens com a maturidade de Nicole (25) no elenco. "Ter atletas com essa mentalidade vai ser um diferencial. São dois jogos que podem definir muitas coisas em todo esse caminho que a gente vem trilhando ao longo dos anos", disse Tamires.
Afinal, qual é o segredo do Corinthians?
Como um time consegue se manter campeão por tanto tempo?

"Olha, eu me perguntava a mesma coisa antes de chegar aqui! Meu Deus, como elas continuam vencendo tanto? Chegar é difícil, mas se manter é mais difícil ainda. Quando pisei aqui, passei a entender. Já começa nos treinamentos, a cobrança, o mínimo detalhe do horário, roupa, tudo", explicou Nicole. "Uma pode cobrar a outra, discutir se for necessário, sempre querendo manter aceso o fogo de vitória."

"O Corinthians é muito constante no trabalho com o feminino, na estrutura... nunca deu passo atrás, nunca diminuiu orçamento. Se manteve constante, e acho que refletiu em todas as conquistas que teve. Isso serve de legado e espelho para todos os clubes: é necessário investimento e organização para se ter um time vencedor."

A fala de Nicole, que está há menos tempo no clube, combina com a de Tamires, que chegou ao Corinthians em 2019 e viveu muito dessa construção.

"Lá atrás, nós éramos menos pessoas, e esse núcleo acreditou para que a gente pudesse estar aqui hoje. Tudo isso que está colhendo hoje foi plantado semente a semente, dia após dia. Para mim, esse é o segredo do Corinthians: todas as atletas, o departamento e o clube acreditam nesse projeto", pontuou Tamires.

Neste ponto, assim como Tamires, Nicole sabe o quanto é privilegiada por estar no elenco do Corinthians que disputará a primeira Copa dos Campeões Feminina – depois de tantas gerações anteriores que venceram a Libertadores e não foram a um torneio intercontinental.

"A gente vai representar o elenco atual, mas também muitas meninas do passado que construíram um grande legado, que lutaram por isso. Eu sou uma das grandes privilegiadas, mas a gente vai representar muita gente que já passou por aqui e que quis muito disputar um título intercontinental e inédito para o Corinthians", concluiu.







Corinthians abre preparação da semana

O Corinthians voltou aos treinos na manhã desta terça-feira e abriu preparação para enfrentar stos, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. As atividades realizadas no CT Dr. Joaquim Grava contaram com uma novidade: Memphis.

Segundo informações do club, o atacante holandês realizou o primeiro trabalho com o restante do grupo neste início de temporada. O jogador se encontra em um processo de reequilíbrio muscular e ainda não fica à disposição de Dorival Júnior

Outro que apareceu em campo foi o meio-campista Rodrigo Garro. O argentino, no entanto, também não joga. Ele ainda se recupera de uma cirurgia no punho esquerdo.

O zagueiro Cacá, com um estiramento no músculo oblíquo interno do lado esquerdo do abdômen, e o volante José Martínez, que ainda não retornou da Venezuela, não atuam.


Como foi o treino?
O elenco do Corinthians abriu o dia com uma ativação física muscular. Após o aquecimento no gramado, os titulares no último domingo, voltaram à parte interna para a realização de uma atividade regenerativa.

Os demais permaneceram em campo e participaram de um exercício técnico de ataque contra defesa, dirigido pela comissão técnica de Dorival Júnior.


Próximo jogo do Corinthians
stos x Corinthians (4ª rodada do Paulista)
Data e horário: 22/01 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: vilinha



Corinthians treina em reapresentação
Elenco do Corinthians se prepara para confronto contra stos
Nesta terça-feira, os jogadores do Corinthians que foram titulares no empate no majestodo, no último domingo, realizaram apenas aquecimento em campo. Depois, voltaram para a parte interna do CT para trabalho regenerativo.

Os demais atletas permaneceram em campo para um trabalho de ataque contra defesa e um complemento setorial.

O zagueiro Gustavo Henrique realizou um trabalho de controle de carga e não participou do aquecimento.

Nesta quarta-feira, o Timão encerra a preparação para enfrentar stos, na baixada. Rodrigo Garro, que se recupera de cirurgia no punho, deve seguir fora. José Martínez, que segue na Venezuela, e o zagueiro Cacá, com lesão na região do abdômen, também serão desfalques.

Memphis faz primeiro treino com elenco do Corinthians em 2026

O atacante Memphis realizou nesta terça-feira seu primeiro treino com bola com o restante do elenco do Corinthians.

O camisa 10 tratou um edema ósseo no joelho pir 10 dias. Na semana passada, o holandês iniciou trabalhos de transição para o campo, mas ainda sem atividades de impacto

Apesar do retorno aos treinos, Memphis não atua quinta-feira. A presença dele foi descartada pelo técnico Dorival Júnior, no último domingo.



Memphis avança em recuperação
Atacante holandês segue em processo de reequilíbrio muscular
20/01/2026 às 16:02 • Iúri Medeiros



Rodrigo Coca/Agência Corinthians



O atacante do Corinthians, Memphis, avançou em seu processo de reequilíbrio muscular. Nesta terça-feira (20), o camisa 10 treinou com o elenco pela primeira vez em 2026.

Memphis foi diagnosticado com um edema ósseo no joelho esquerdo na última semana de novembro e voltou a ficar à disposição para os jogos decisivos da Copa do Brasil. O camisa 10 marcou o gol do Corinthians campeão da competição, em vitória por 2x1 sobre o Vasco, no Maracanã rj.

O Timão tem adotado cautela com o retorno do holandês, que ainda sente dores. Por mais que tenha sido liberado, ele atuou “no sacrifício” na reta final da Copa do Brasil.
Oficialmente, o club evita estipular um prazo para ele retornar aos gramados. 

“Nós estamos aguardando. Ele está iniciando a transição. Mas essa transição ainda tem algumas limitações, inclusive com a manutenção de algumas dores. O nível de dor nós não sabemos. Temos que ter tranquilidade. Precisamos deixar as coisas acontecerem”, disse Dorival Júnior, em entrevista coletiva, no último domingo (18).

Ao todo, Memphis soma 19 gols e 14 assistências em 65 jogos pelo Corinthians, sendo 51 como titular e dois títilos, Paulista e copa do brasil. O contrato do atacante com o club é válido até o meio do ano.





Corinthians acerta contratação de dupla destaque do União Cacoalense na Copinha

Dupla chega após boa participação na Copinha e será integrada às categorias de formação
Guilherme Lesnok

20/01/2026

16:55

Corinthians acerta a contratação de reforços para base

O Corinthians acertou a contratação de dois jogadores que disputaram a copinha de Futebol Júnior neste ano pelo União Cacoalense. A confirmação foi feita pelo grupo de empresários que gerencia a carreira dos atletas, por meio das redes sociais.

Os reforços do Timão são o atacante Laerte Jr., de 16 anos, e o volante Ji-Paraná, da mesma idade. A tendência é que ambos, que chegam por empréstimo, atuem pela equipe sub-17 do Corinthians.

O jogador do Ji-Paraná na Copinha 2025 disputou três jogos, todos como titular. Somou dois gols e três passes decisivos, com sete finalizações, sendo duas no gol. Teve 75% de acerto nos passes, média de 4.3 passes longos certos por jogo, 4.7 duelos ganhos e 11.3 bolas recuperadas por partida. Cometeu duas faltas, recebeu um cartão amarelo e terminou com nota 7.20 no Sofascore.

Laerte atuou em três partidas como titular na Copinha 2025, com média de 80 minutos em campo por jogo. Registrou uma finalização e um passe decisivo, além de média de 7.3 duelos ganhos e 3.0 duelos aéreos vencidos por partida. Sofreu seis faltas ao longo do torneio e encerrou sua participação com nota 6.50 no Sofascore.

Veja abaixo números dos reforços do Corinthians

Ji-Paraná na Copinha 2025
3 jogos (3 titular)
2 gols
3 passes decisivos
7 finalizações (2 no gol)
75% de acerto no passe
4.3 passes longos certos por jogo
4.7 duelos ganhos por jogo
11.3 bolas recuperadas por jogo
2 faltas
1 cartão amarelo


Laerte Junior na Copinha 2025

3 jogos (3 titular)
80 minutos em campo por jogo
1 finalização
1 passes decisivo
7.3 duelos ganhos por jogo
3.0 duelos aéreos ganhos por jogo
6 faltas sofridas





Corinthians prepara ‘limpa’ no sub-20; 
20/01/2026 às 17:01 • Iúri Medeiros

O Corinthians prepara mudanças no elenco da equipe sub-20. Nas próximas semanas, a diretoria deve promover saídas e chegadas de jogadores para a categoria.

Alguns nomes do atual elenco foram liberados para procurar outros clubes. São os casos de Yago Cândido (zagueiro), Tiaguinho (meia-atacante), Teixeirão (volante) e Kauã Henrique (atacante).

Esses jogadores, inclusive, passarão a treinar separadamente do restante do elenco corinthiano.







Corinthians apresenta meia Matheus Pereira, que define posição preferida em chegada ao Corinthians
Camisa 23 do Timão assinou contrato de empréstimo por uma temporada


















20/01/2026 às 16:31 • Iúri Medeiros
O Corinthians apresentou o meia Matheus Pereira  nesta terça-feira (20), no CT Joaquim Grava. O jogador de 27 anos, que estreou no empate de domingo, revelou, em coletiva de imprensa, sua posição preferida em campo

O novo camisa 23 do Timão é conhecido pela sua versatilidade. Formado como meia na base corintiana, ele passou a atuar mais recuado com o passar do tempo, como volante, mais longe do gol.

"(Me vejo) mais como um segundo homem de meio, como me desenvolvi na Espanha, no Eibar, e no Barcelona. Ano passado tive um bom papel também, pelo Fortaleza. Acho que segundo homem do meio-campo (minha posição preferida)”, disse Matheus Pereira.

Dorival Jr reconhece a capacidade do meia desempenhar em diferentes posições durante uma partida. No majestoso, Matheus Pereira atuou praticamente como um primeiro volante, iniciando a saída de bola, próximo dos zagueiros.

“Matheus é um segundo homem de meio, que atua mais pelo lado esquerdo. Pode jogar como ‘cinco’ também, sem problemas”, comentou Dorival Jr, em entrevista coletiva, no último domingo (18)





Corinthians espera Martínez até sexta feira
20/01/2026 às 14:22 • Iúri Medeiros



Rodrigo Coca/Agência Corinthians

José Martínez, volante do Corinthians

O volante José Martínez, do Corinthians, pode estar próximo de voltar ao Brasil. O atleta segue na Venezuela por conta de burocracias relacionados à emissão de seu passaporte.

A diretoria do Corinthians conta com o retorno do jogador até esta sexta-feira (23).

O técnico Dorival Júnior aguarda a documentação ser resolvida e o atleta retornar ao país.

“Essa situação do Martínez... Ele tem que buscar uma recuperação dentro do nosso grupo, para ter a confiança de retomar em sua melhor condição”, disse Dorival Jr em entrevista coletiva, neste domingo (18), após o empate por 1 a 1 no majestoso.

O treinador negou que tenha liberado Martínez para ser negociado ou envolvido em troca.