Corinthians enfrenta sto. A. pela 3ª rodada da Copinha de Futebol Júnior
O Corinthians sub20 enfrenta o sto. A., nesta sexta-feira (10), em duelo válido pela 3ª rodada da Copinha. A bola rola a partir das 17h (de Brasília) e as equipes entram em campo no Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André
Na fase de grupos, os clubes venceram as duas primeiras partidas do torneio júnior. O Corinthians defende a liderança e já está garantido na segunda fase da Copinha.
Pré jogo
sto a. X CORINTHIANS
3ª RODADA - COPINHA jrs 2025
Data e horário: sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, às 17h (de Brasília)
Local: Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Sto a. Renan; Henrique, Vitor e Paulo Henrique; Gabriel Paz, Luis Felipe, Gustavo Paulo e Luiz Pato; Davi Versiani, Jhonatas e Rafael Reis. Téc: Alexander Yuji
CORINTHIANS Kauê; Pellegrin, Fernando Vera, Garcez e Denner; Pedro Thomas, Bahia e Luiz Eduardo; Luiz Fernando ou Juninho, Luiz Fernando ou Nicolas Araújo e Nícollas.
Téc: Orlando Ribeiro
Cacá confirma permanência definitiva no Corinthians
Após cumprir metas de contrato, defensor será comprado em definitivo pelo Timão e firmará contrato por quatro anos.
Data: 09/01/2025 21:01
O zagueiro Cacá usou as redes sociais para confirmar sua permanência em definitivo no Corinthians. Nesta quinta-feira (9), o defensor publicou um texto se declarando ao clube e confirmou que ficará no time por mais quatro anos.
Emprestado ao Timão pelo Tokushima Vortis, do Japão, o atleta de 25 anos cumpriu metas pré-estabelecidas em contrato e, com isso, o Timão foi obrigado a comprá-lo em definitivo. O club paulista deve desembolsar quatro milhões de dólares (aproximadamente R$ 24 milhões) e firmar um novo vínculo de quatro temporadas.
Em 2024, foram 39 jogos com a camisa do Corinthians, além de seus gols marcados e uma assistência na conta do zagueiro. Mesmo alternando entre titular e reserva, com a disputa de posição junto a André Ramalho, Félix Torres e Gustavo Henrique, o defensor vinha galgando seu espaço e apresentou bons números na temporada passada.
Bem-servido de zagueiros no elenco, o Corinthians ajusta detalhes finais em seu elenco antes da estreia na temporada de 2025. No dia 16 de janeiro, o Corinthians enfrenta Bragantino, fora de casa, às 16h30, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
Confira o texto publicado por Cacá
“Aqui, tudo é diferente. Foi a primeira coisa que ouvi quando cheguei ao Corinthians. Não via a hora de entender na prática o que eles estavam falando. Não demorou muito pra eu sentir o maior arrepio que já senti quando entrei num campo de futebol. Não demorou muito para torcida empurrar durante 90 minutos pedindo mais de nós. Aqui, o seu melhor precisa ser melhor todos os dias. O Corinthians pede isso. A torcida pede isso. Só quem veste esse manto entende o que estou falando. A gente tem sempre um pouco mais a entregar.
Quero agradecer a Deus por me disponibilizar a oportunidade de continuar vestindo essas cores e sentindo essa emoção por mais 4 anos da minha vida. Agradeço ao meus empresário Léo Donato da L&C Sports, ao clube Corinthians, a minha família e a torcida e todos que estiveram comigo nesta longa trajetória.
Não para, não para, não para. Vai pra cima, Timão!
E vai Corinthians”
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O treino do Corinthians nesta quinta-feira: Caixa de areia e minijogos
Elenco está concentrado no CT Joaquim Grava e tem treinado em dois períodos
Por Redação do ge
09/01/2025 20h32
O Corinthians segue firme em seus trabalhos de pré-temporada. Nesta quinta-feira, com o elenco todo concentrado no CT Joaquim Grava, o trabalho foi dividido em três partes: técnica, tática e física.
De acordo com as informações divulgadas pelo club, o treinamento da manhã foi focado apenas na parte física. Os jogadores realizaram trabalhos de força e, depois, foram à caixa de areia concluir a atividade.
Memphis pelo Corinthians na temporada 2025 — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Depois do almoço, o elenco calçou as chuteiras e foi ao gramado. O técnico Ramón Díaz promoveu um exercício de ataque contra defesa e trabalhou alguns fundamentos como marcação pressão, movimentação, passe e finalização.
No fim da atividade, os jogadores foram divididos em quatro times e participaram de minijogos em espaço reduzido. Ainda não há qualquer esboço de titulares ou reservas, já que o Timão está em sua primeira semana de pré-temporada.
A estreia corintiana no Campeonato Paulista será na próxima quinta-feira, fora de casa, contra Brag. Até este domingo, os atletas seguirão concentrados no CT Joaquim Grava para que a comissão técnica controle fatores externos como sono e alimentação.
O Corinthians volta às atividades na próxima sexta-feira, novamente em dois períodos
Futebol masculino: Corinthians realiza primeiro exercício tático da pré-temporada
Elenco encerrou terceiro dia seguido de trabalhos em dois períodos
09/01/2025 20h05 Assessoria de imprensa
Após dormir a primeira noite no CT Dr. Joaquim Grava nesta pré-temporada, o Corinthians concluiu mais um dia de muito trabalho no CT Dr. Joaquim Grava. A equipe alvinegra realizou exercícios físicos pela manhã e uma atividade tática e outra técnica na tarde desta quinta-feira (09).
O elenco iniciou o dia com um trabalho de força na academia e depois realizou uma atividade externa na caixa de areia. Durante a tarde, os atletas fizeram uma nova ativação na academia e foram ao gramado para realizar um exercício tático de ataque contra defesa. O plantel ainda foi dividido em quatro equipes para jogos em campos reduzidos na reta final do treino.
A equipe alvinegra retoma às atividades na manhã desta sexta-feira (10), no CT Dr. Joaquim Grava. O Timão estreia no Campeonato Paulista no próximo dia 16 (quinta-feira) contra Brag., em Brag. Pta.
De olho na liderança, Timão encerra preparação para enfrentar Sto André
Duelo entre classificados definirá posição final no grupo na primeira fase; Filhos do Terrão jogam pelo empate
09/01/2025 16h24 Agência Corinthians
Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
O Corinthians está pronto para a última partida do Grupo 27 da primeira fase da Copinha 2025, marcada para esta sexta-feira (10), às 17 horas, contra o Santo André, no estádio Bruno José Daniel. O jogo será transmitido pela Cazé TV.
Os Filhos do Terrão encerraram a preparação na manhã desta quinta-feira (09), no CT do Parque Ecológico. O elenco foi dividido em dois grupos: um foi submetido a exercícios de manutenção na academia, ao passo que o outro ensaiou jogadas de bola parada, além de trabalhos na construção de jogadas e marcação ofensiva.
Corinthians lidera grupo com 6 pontos e melhor saldo de gols (seis contra três) que o sto a., possibilitando que o empate seja o suficiente para manter o posto.
Para Orlando Ribeiro, treinador da equipe, o Corinthians tem a responsabilidade de buscar terminar a fase de grupos na liderança da chave.
"O principal objetivo, que era passar de fase, foi cumprido, mas os meninos sabem que quem joga do Corinthians tem sempre que buscar a primeira colocação e este é o nosso intuito para o próximo jogo", afirmou.
PoropoPod estreia na plataforma Spotify no canal oficial do Corinthians
Os seis primeiros episódios do podcast oficial do Timão já estão disponíveis na plataforma de streaming musical.
09/01/2025 15h37 Agência Corinthians
O podcast oficial do Timão, o PoropoPod estreou também no Spotify, através do canal oficial do Corinthians. Os seis episódios que já foram exibidos na Corinthians TV, no YouTube já estão disponíveis na plataforma de streaming musical.
Além de ouvir, a Fiel Torcida também poderá assistir o programa através da plataforma. Conduzido pelos apresentadores Millene Domingues, Wagner Marques Jr. (Nenê) e Deivison Ferreira (Capitão Corintiano), o programa é exibido quinzenalmente, nas terças-feiras, a partir das 19h10.
Desde sua estreia, o programa já teve como entrevistados, Augusto Melo (Presidente), Basílio (ídolo do Timão), Lucas Cauê (Basquete), Deives (Futsal), Íris Sesso e Lucas Piccinato (Futebol Feminino) e Claudinei Alves (Diretor das Categorias de Base).
Futebol Feminino: Brabas passam por segundo dia de avaliações
Divididas em dois grupos, jogadoras realizaram mais uma etapa de avaliações no CT. Processo é o primeiro da pré-temporada do Timão
09/01/2025 14h38 Agência Corinthians
As Brabas estão de volta para a temporada de 2025 e, nesta quinta-feira (09), no Centro de Treinamento da equipe, as Brabas realizaram mais um dia de testes físicos e médicos. Essa é a etapa inicial da pré-temporada.
Divididas novamente em dois grupos, as atletas realizaram mais testes em academia e, além disso, passaram por avaliações médicas, comandadas pela Dra, Lygia Neder e pelos fisioterapeutas Eduardo Duci e Renan Junior, além da nutricionista Tiemi Saito.
Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
A sexta-feira (10) deverá ser marcada pelo primeiro contato do elenco com atividades realizadas em campo. O Timão se prepara para as competições do ano de 2025, que deve ter seu calendário confirmado nas próximas semanas.
De melhorias no Fiel Torcedor a e-commerce na Europa: os planos do marketing do Corinthians em 2025
Em entrevista ao ge, superintendente Vinicius Manfredi explica desafios da área para além dos contratos de patrocínio e prevê "collabs" para atender a diferentes nichos da torcida
Por Bruno Cassucci
09/01/2025 04h01
Vinicius Manfredi assumiu o comando do marketing do Corinthians em junho de 2024.
Um semestre depois, os desafios de Manfredi e do marketing alvinegro buscará alcançar o faturamento recorde com patrocínios, de R$ 212 milhões, previsto em orçamento.
Para 2025, além de buscar anunciantes para os espaços no uniforme da equipe profissional masculina, Vinicius Manfredi e sua equipe têm outros objetivos, como melhorar o programa Fiel Torcedor, criar uma loja virtual na Europa e melhorar a experiência do torcedor que vai à Neo Química Arena.
Balanço de 2024
– Acho que nos primeiros meses a gente tinha um desafio muito grande de credibilidade, no sentido de ter perdido um patrocinador e ter que encontrar outro num momento muito difícil, no meio do ano. Além do momento que a gente se encontrava aqui no clube, as marcas já estavam com seus orçamentos basicamente comprometidos. A gente conversou com umas três empresas (interessadas no patrocínio máster) na época. Existia uma dificuldade de encontrar quem estivesse à disposição. Não era nem por falta de interesse, era pela verba disponível para poder entrar numa negociação que não era baixa. Ali foi o primeiro desafio nosso, começar a se reaproximar do mercado novamente, até dos próprios patrocinadores daqui.
– A gente conseguiu, pensando primeiro no futebol masculino, trazer algumas renovações importantes aí. Essa é uma demanda que sempre se cobra muito do marketing, embora exista dentro da nossa estrutura também um time comercial, que é quem está mais nesse dia a dia no "front".
E-commerce na Europa
– A gente quer tentar ter uma operação de e-commerce para atender a parte ocidental da Europa, porque tem muitos corintianos que moram lá e não têm acesso a produtos nossos hoje. Tem fãs de futebol que gostam de vestir futebol independentemente de time e tem o apelo do Memphis e de outros atletas também do elenco que eventualmente podem seduzir pessoas de lá a querer comprar produtos nossos. A gente está realmente focado não só pelo Memphis, mas por uma necessidade do clube, né? Quantos torcedores nossos vivem na Europa e são carentes de conseguir comprar produto? Então a gente tem uma vertical nesse sentido.
– Estamos ainda fazendo um levantamento de estimativa de vendas, considerando algumas bases, por exemplo quantos seguidores nossos estão na Europa ou quantos brasileiros moram em cada país para tentar tirar alguns extratos, para tentar entender um pouco desse potencial. Com certeza hoje seria mais por uma questão de posicionamento do que por dinheiro, não é algo que vai ser super representativo. Mas tem algumas coisas importantes, uma moeda muito mais forte e normalmente quem está lá tem um poder de compra razoável. E há uma carência, uma demanda reprimida. Essas pessoas dependem de algum amigo que viaja para lá e leva (os produtos do Corinthians), ou de vir para o Brasil para comprar, não têm muito acesso. É igual quando o Memphis chegou e teve a venda dos direitos internacionais para a Holanda e depois para os Estados Unidos e o Canadá: não era muito pelo dinheiro, porque o dinheiro não era tão relevante naquela fotografia. É muito mais por esse movimento do clube estar presente naquela rotina.
Outros mercados
– Muito se discute no futebol brasileiro sobre a internacionalização dos clubes. Eu acho que, de uma maneira super franca, os clubes em geral têm dificuldade já de se nacionalizar. O nosso país é muito grande e é difícil os clubes conseguirem acessar os seus torcedores que não estão ali no núcleo de onde o clube está mais posicionado. Imagina fazer isso fora. E aí tem toda a questão de antigamente não transmitir o campeonato. Beleza, vou ter um jogador da Hungria, mas passa um jogo meu na Hungria? Se não passa, não adianta. Eu lembro que na época do Guerrero a gente tinha 200 mil seguidores peruanos nas redes. Então isso conecta. A gente tem discutido muito o mercado da América Latina. A gente tem jogadores de quase todos os países aqui da América do Sul. A gente tem discutido um plano para ter conteúdo em outros idiomas, para ter o site em outros idiomas, porque a gente hoje não está preparado para explorar globalmente o Corinthians.
– A gente tem falhas hoje nacionalmente, não consegue estar presente em todo o país e ter essa conexão com o torcedor ali. Por outro lado, temos elementos que ajudam a levar a marca. Por exemplo, o Paraguai com certeza tem muito interesse pelo Corinthians, a Argentina, o Equador. Temos jogadores de praticamente todos os países do continente. Se a gente fizer mais ou menos o caminho do que a Conmebol fez, que passou a ter canais para cada idioma, para conseguir dialogar com cada público, com a sua cultura... Não é algo rápido, é algo que tem custo, demanda equipe, demanda infraestrutura, mas é algo que está na nossa agenda de melhorias para poder ficar mais preparado para conseguir ter, de repente, até parceiros mais localizados, que não vão necessariamente patrocinar o clube como um todo, mas podem ser parceiros locais.
Programa de Fiel-torcedor
– O Fiel Torcedor passa por um momento desafiador. Temos acompanhado a dificuldade às vezes das pessoas de comprar o ingresso. Quando entrar o reconhecimento facial vai melhorar bastante coisa, isso será obrigatório a partir de julho. O que estamos tentando fazer para corrigir problemas que foram reportados, como a questão de fraude em venda de ingresso ou robôs que faziam a compra no sistema. A gente dizia: coloca a autenticação de dois fatores. Só que se você colocar a autenticação de dois fatores, você obriga o torcedor a baixar um segundo app. E, diferentemente do app do banco, que você acessa para pagar uma conta, para comprar o ingresso você está em uma corrida contra alguém. Então a gente, por enquanto, está tentando mapear esses perfis mais suspeitos de fraude para bloqueá-los em vez de criar uma barreira para o torcedor comprar ingresso na reta final da temporada. Porque isso explodiu nos jogos decisivos das copas, foi mais ou menos ali de setembro, outubro pra frente que o negócio deu uma piorada.
– Tem muita gente que não muda a senha faz tempo. Então, golpistas criaram alguns sites em que a pessoa sem perceber entrava e botava os seus dados, e aí depois o criminoso conseguia entrar no site oficial. Criamos alerta para as pessoas trocarem a senha. Em breve, vamos obrigar essa troca. A gente não queria fazer isso na reta final da temporada porque ia gerar um alto volume de reclamação das pessoas que estavam indo comprar o ingresso e, no meio do caminho, tiveram que mudar a senha. Como era uma reta de muita emoção, a gente não quis gerar fricção para o usuário. Um desafio é higienizar a base de dados. Tem muita gente com cadastro antigo, incompleto. Vamos passar por um recadastramento, que é importante, pela parte do reconhecimento facial.
– Existe o objetivo de ter um programa melhor, mas isso não vai ser de "bate e pronto" porque a gente tem um desafio agora de começar o campeonato de uma maneira mais ordenada. Mas queremos ter uma experiência melhor de compra, benefícios oferecidos... E como mirar o Fiel Torcedor como um programa de relacionamento, que eu acho que é algo que agora a gente não está pronto. A gente tem que primeiro entender como reduzir esse ruído na compra, melhorar a questão de pagamento. Estamos estudando a questão da recorrência do pagamento, porque hoje a pessoa tem que lembrar que ela tem a mensalidade dela do Fiel Torcedor para pagar. Hoje todos os planos de assinatura você não faz força para ficar, você faz força para sair. Temos isso quase pronto. São mecanismos invisíveis para o torcedor e estamos trabalhando para melhorar a estrutura do programa. E existe uma agenda de melhoria, que é mais de médio prazo, de entender quais são as principais relações do torcedor com o clube, que poderia ser refletida no programa de sócio além do ingresso. Pode ser um torcedor que o foco dele é compra de camisa, para o outro é game, o outro é ver o jogo na TV. Se a gente conseguir quem são esses outros nichos que poderiam ter interesse no programa, poderíamos ofertar outras coisas. Hoje, o programa ainda está muito atrelado à venda de ingresso.
Lojas e "collabs"
– Tivemos uma retomada do projeto das lojas, que é algo que, de uns anos pra cá, o Corinthians sofreu bastante com redução das lojas. Temos um novo master franqueado, um novo conceito de loja. E também tem uma curva de crescimento para os próximos anos razoavelmente agressiva, seja com lojas que o master franqueado pode abrir ou que pessoas que queiram ter as franquias possam abrir. A ideia é ter um sistema único, com um pouco mais de controle para o clube. Também temos uma loja com uma cara um pouco mais nova também, com um conceito mais mais "clean", é uma atualização no formato.
– Entramos também numa jornada de ter várias "collabs" com marcas de nicho, isso ajuda o clube a trazer produtos um pouco diferentes. Antigamente era meio que uma linha igual, variava a estampa, mas eram poucas opções. Agora, há um pouco de flexibilidade da Nike, porque todos os produtos têxteis que não são da Nike passam por aprovação deles por uma questão contratual. Hoje a gente tem a liberdade de poder construir parcerias, como foi com a Approve e com outras marcas, que atingem certos nichos, trazem valor agregado.
– A ideia é ter volume de produto para atender a camada popular e também ter produtos de nicho. Como é que eu ataco o público gamer, o público mais do rap, do trap? A proposta é entender quais são esses nichos que podem juntar o "lifestyle" do Corinthians com dessas categorias e poder trazer mais produtos para o público.
– Isso tudo de loja e de licenciamento anda junto. Porque não adianta eu ter um monte de produto licenciado e não ter um ponto de venda forte, seja ele online ou físico. Então, essa agenda é muito paralela, tanto que a gente juntou as equipes de loja e licenciamento para conseguir trabalhar de uma maneira conjunta
Não é só futebol
– Acho que um acerto muito legal da gestão, já desde o começo do ano, foi direcionar dentro da equipe de marketing um recurso para atender o clube social. Porque a gente fala muito do futebol, mas existem várias demandas dentro do clube. É muito difícil para algumas áreas e departamentos que não têm a mesma visibilidade que o futebol masculino, ou mesmo o feminino, ter a sua receita para conseguir fazer o departamento rodar. Acho que foi a primeira vez que designaram uma pessoa exclusiva para isso. Obviamente a gente não consegue captar 100% de tudo que nos pedem, mas já existe uma agenda que tem esse contato semanal com vários departamentos do clube, entendendo o que eles fazem.
– A gente montou um calendário para em 2025 poder levar ao mercado de uma maneira mais organizada, porque o que vinha acontecendo até então era: "Putz, mês que vem tem quermesse, vamos tentar resolver? Putz, mês que vem tem tal festa." Se você tem um calendário de cada departamento, entendendo o que cultural faz, o que o social faz, o que fazem as cinquenta e poucas modalidades de Esportes Terrestres... Se a gente tem uma visão um pouco mais macro, dá para tentar transformar aquilo em produto e ir atrás do mercado de uma maneira mais organizada. Ou para parceiros que já estão dentro do clube e que topam se engajar em outros projetos, ou mesmo marcas que não necessariamente patrocinam o futebol masculino ou futebol feminino, mas que topem entrar em determinado projeto.
– Tem muitas ações que acontecem aqui no clube, com construtoras ou marcas do varejo que entendem que aqui tem um público muito importante, porque ou eles estão na região (da Zona Leste) ou estão ativando aqui de alguma maneira. Tem muitas campanhas menores. Uma construtora lança um empreendimento no bairro e fazem uma campanha de um mês dentro do clube, por exemplo. Existe hoje, dentro do (departamento de) marketing uma estrutura dando apoio para os departamentos do clube, que é algo que acho que não era muito de praxe, porque as linhas de receita estão mais focadas no futebol masculino. Não significa que os outros departamentos não precisam e não têm como gerar receitas. Eles têm seus produtos, têm suas rotinas e muitas dessas rotinas podem ajudar a trazer dinheiro para o clube.
Ainda mais Fiel
– Tem umas coisas que eu acho que são mais conceituais, não são tão visuais. Eu acho que em 2024 a conexão que se criou entre torcida, clube e jogadores foi um negócio que eu não sei se alguém já viu antes. E foi uma coisa muito orgânica, não foi algo desenhado. A torcida organizada começou a se posicionar de um jeito mais para o torcedor geral, não só para o associado, eu acho que isso gerou um acolhimento do torcedor comum, que não é tão próximo da organizada. Porque existe uma luta de classe. A luta de classe que existe na sociedade existe no futebol e ela às vezes existe dentro de um ambiente, como num estádio, você rotula as pessoas por ambientes. Isso é ruim pro clube. Tanto que a primeira reunião que eu eu tive com o pessoal aqui da torcida, eu falei: "Pô, isso me incomoda muito, a gente é uma entidade tão plural." E acho que isso foi se quebrando de uma maneira muito natural. O lance de ter os mosaicos no setor leste da arena, que não é um setor dominado pela torcida, também tirou eles de uma zona de conforto, de estar sempre no setor norte. Você está num outro ambiente, as pessoas também não são necessariamente as pessoas que já fazem parte do seu código de conduta, é desafiador também pra eles, é desafiador para o público que estava ali e não tinha tanto contato.
– Outra coisa: aquela cartilha que foi entregue para os jogadores tem um conteúdo muito sobre o corinthiano e sobre o Corinthians, não é necessariamente sobre a agremiação. Eu acho que rolou uma sinergia muito legal nesse sentido, os atletas entendendo o que o "poropopó" significa depois do jogo, indo lá. E a torcida entendeu o momento difícil que o Corinthians estava e apoiou até o final, até nos momentos mais difíceis, foi algo muito diferente. A torcida do Corinthians sempre apoiou, mas acho que em 2024 a resiliência em não explodir foi inédita.
– Eu acho que isso precisa ser aproveitado. Que esses paradigmas sigam sendo quebrados, se eles ainda existirem, e o que mais a gente puder fazer pra aproximar os torcedores comuns dos organizados e vice-versa. Como é que a gente faz pro torcedor que não é organizado se sentir acolhido pelo organizado, ali está todo mundo pra torcer para o club. Então acho que esse é um desafio nosso.