Corinthians, atual campeão da Copinha, com elenco reformulado e foca em gestão de longo prazo
Timão é o maior campeão da competição com 11 títulos
Vitor Coelho Palhares
Dia 02/01/2025
15:56
O Corinthians realizou na tarde desta quinta-feira (2) coletiva de apresentação do elenco que disputará a Copinha nesta temporada. A estreia das Crias do Terrão será no próximo sábado (4), contra o Garin-RO, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André.
Realizada na sala de coletivo do CT Joaquim Grava, a apresentação contou com as participações do diretor geral das categorias de base, Claudinei Alves, o executivo Alex Brasil e o treinador Orlando Ribeiro.
Maior campeão da competição, com onze títulos, o Corinthians busca garantir o bicampeonato e, assim, ampliar sua vantagem em relação ao Fluminense e ao Internacional, que têm cinco taças cada. Nesta edição, 24 dos 30 nomes convocados são estreantes na competição. Segundo o técnico corintiano, a montagem foi feita ao longo de 2024 e atletas de diferentes categorias foram observados. Ribeiro destaca a necessidade de unir os atletas que estão desempenhando melhor a esta altura da temporada.
- Para montar a lista final, nós sentamos com a gestão e tiramos algumas dúvidas. Os meninos nessa época, nessa idade, eles oscilam muito. Então nós procuramos pegar aqueles que estão em melhores condições nesse momento. A lista foi feita mais ou menos dessa maneira, tecnicamente, taticamente e também o emocional. Sabemos que a Copinha cobra muito o emocional dos meninos. Aqueles que nós entendemos que estão numa melhor condição foram para a lista - explicou o treinador.
A mudança drástica no elenco do sub-20 em 2024 foi explicada pelo diretor Claudinei Alves. Segundo o gestor, o título da edição passada foi um dos fatores que causou um "esvaziamento" da categoria, segundo Alves. Foram 13 nomes que migraram da base para o profissional, além de outros que deixaram o Corinthians para outros clubes.
O Corinthians precisou ir ao mercado para novas contratações e buscou parcerias para investir em atletas de qualidade para renovar o sub-20 do clube.
- Em janeiro [de 2024] tivemos uma reunião com o presidente, infelizmente não tínhamos dinheiro para contratar e fomos no mercado procurar parcerias. Foi necessário fazer isso, não tinha tempo hábil para esperar e ver o que iria acontecer, então nós fomos no mercado. Hoje nós também temos o sub-18 e sub-16, que são equipes formadas para fortalecer os time de cima na parte física, tática e técnica. Isso tem dando certo. A evolução foi muito grande, muito boa, e os resultados vão começar a vir a partir do ano que vem. Isso é nítido, a gente não consegue o resultado imediato para esse tipo de trabalho - disse o diretor.
A disputa da Copinha acontecerá ao mesmo tempo do Paulistão com o time profissional. O gestor da base afirmou que a lista dos atletas é montada em conjunto e também pensando na transição para o profissional. Segundo Claudinei, a intenção é dar longevidade aos nomes que integram a base, mas há, sim, a possibilidade de transição para atender demandas da equipe comandada por Ramon Díaz.
- Quanto mais atletas nossos ficarem aqui conosco, melhor. Nós vamos trabalhar para isso, mas eu não posso deixar de atender um pedido do nosso profissional - explicou.
Grupo do Corinthians na Copinha
Tabela
Goleiros: 1-Kauê, 24-Arthur Borghi e 12-Matheus Corrêa
Laterais direito: 17-Pellegrin, 15-Vitinho e 2-Caipira
Laterais esquerdo: 4-Caio Garcez, 6-Denner
Zagueiros: 3-Fernando Vera, 23-Lucão, 13-Vinícius César, 14-Ruan, 16-Vinícius Gomes
Volantes: 5-Luis Gustavo Bahia, 8-Victor Dourado, 25-Caraguá, 30-Jessé
Meias: 28-Lucas Gabriel, 10-Luiz Eduardo e 20-Pedro Thomas, 22-Robert, 18-Dieguinho
Atacantes: 7-Luiz Fernando, 21-Juninho, 9-Gui Negão, 28-Lucas Corrêa e 29-Kauã
Centroavantes: 27-Rodrigão, 26-Richard Henry, 11-Nicollas, 19-Nicolas Araújo
Diretor do Corinthians justifica o alto número de contratações para a base: "Vamos colher os resultados"
Por Iúri Medeiros
02/01/2025 às 17:50
Claudinei Alves, diretor das categorias de base do Corinthians, justificou o alto número de contratações para as duas principais categorias de base do club. O dirigente entendeu que era necessário adquirir novos atletas após a Copinha de 2024 e destacou o importante papel das categorias sub-16 e sub-18 neste processo.
"Graças a Deus, após a conquista da Copinha, 13 jogadores vieram para o lado de cá, no profissional, e outros foram embora, esvaziando nosso sub-20", explicou Claudinei em entrevista coletiva nesta quinta-feira.
Logo após o 11º título de Copinha, nomes como João Pedro, Ryan, Breno Bidon, Higor e Arthur Sousa deixaram a categoria sub-20, enquanto Léo Maná e Kayke passaram a alternar entre base e profissional. Alguns atletas que fizeram parte da campanha da conquista da Copinha foram negociados, como Vitor Meer, Kaio Henrique, Adryan e posteriormente Pedrinho.
"Tive uma reunião com o presidente (Augusto Melo) em janeiro e fomos ao mercado procurar parcerias. O que encontramos de bom trouxemos para o Corinthians, outros não, não tínhamos caixa. Nosso rival levou muito deles para lá. Fomos ao mercado, conseguimos trazer algumas peças boas, e hoje nós também temos sub-18, sub-16, equipes formadas para fortalecer o time de cima na parte física, técnica e tática. Nossa evolução foi muito grande e vamos colher os resultados a partir do ano que vem", complementou Nei, como é conhecido.
Neste ano, a diretoria do Corinthians realizou 56 contratações para as categorias de base, contabilizando atletas sub-17 e sub-20, segundo levantamento feito pelo portal Meu Timão.
Alguns dos contratados estão na lista do clube para a disputa da Copinha jrs, que terá início para o Timão no próximo sábado, contra o Gazin Porto Velho-RO.
O Corinthians está no Grupo 27 da Copinha 2025, que além do Gazin Porto Velho-RO, conta com Sto André e R Bco-AC.
Corinthians se acerta com o Shakhtar e terá Maycon emprestado por mais um ano
Meio-campista está recuperado de lesão e fará pré-temporada com elenco
Por Bruno Cassucci
02/01/2025 11h11
O Corinthians acertou a manutenção do meio-campista Maycon, por empréstimo em mais uma temporada.
A diretoria do Corinthians se acertou com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, pela liberação do jogador pelo quarto ano consecutivo. O novo contrato será assinado nos próximos dias.
O antigo vínculo de Maycon com o Timão se encerrou em 31 de dezembro de 2024.
Como a Ucrânia ainda está em guerra e Maycon vem de um longo período inativo, devido a lesão no joelho, o empréstimo foi facilitado.
Os termos do acerto ainda são mantidos em sigilo. Tanto em 2023 quanto em 2024 o Timão pagou 500 mil euros (cerca de R$ 3,18 milhões na cotação atual) aos ucranianos.
O planejamento corinthiano é para que Maycon participe da pré-temporada com o restante do elenco a partir de 7 de janeiro. O meio-campista, atualmente com 27 anos, está recuperado da cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho direito, realizada em maio.
Depois de perder Maycon, o Corinthians contratou Alex Santana, Carillo e Charles, que jogam no mesmo setor que ele. Ainda assim, a permanência do jogador foi solicitada pelo técnico Ramón Díaz.
Cria do Terrão, Maycon tem 204 jogos e 15 gols com a camisa alvinegra, tendo conquistado dois Paulistas (2017 e 2018) e um Brasileirão (2017).