13 de out. de 2024

CORINTHIANS 13/10/2024




Corinthians lamenta morte de Washington Olivetto, criador do slogan "Democracia Corinthiana"
Publicitário também foi vice-presidente de marketing e não escondia a paixão pelo club
Por Redação do ge





13/10/2024 19h03 
Corinthians usou as redes sociais para lamentar a morte do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, neste domingo. Torcedor do Timão, o profissional teve forte ligação em um dos momentos históricos do club.

Vice-presidente de marketing do Corinthians no início da década de 1980, Olivetto foi o criador do slogan Democracia Corinthiana, movimento político dentro do clube que promoveu mudanças estruturais na administração e no dia a dia dos jogadores e que teve a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil como uma das principais bandeiras.


Washington Olivetto morreu aos 73 anos — Foto: Divulgação/Corinthians
O movimento, encabeçado por jogadores consagrados, como Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon, teve duração entre 1982 e 1984 e até hoje é lembrado por torcedores e pelo próprio clube.

– Fui convidado para aquela que seria a primeira experiência de marketing em um clube de futebol. Evidentemente que os grandes autores da Democracia Corinthiana foram os jogadores, eles que estabeleceram a atitude. Coloquei o rótulo para dar visibilidade.


– Se a gente for bastante honesto, vamos lembrar que esse time (do Corinthians) era muito bom. No entanto, o que virou história foi a Democracia Corinthiana, porque não era só futebol. Era o futebol atrelado à luta pela redemocratização do país – disse, em entrevista em 2013
.



O Corinthians foi ainda um dos primeiros clubes a ter patrocínios estampados em sua camisa, viabilizados por Olivetto. Mas na Democracia Corinthiana, a ideologia marcava presença com recados aos torcedores.

– Pedi que pusessem na camisa "Dia 15 vote", numa eleição para deputados. Era uma forma de valorizar a camisa também – disse Olivetto.

Em 2023, a Democracia Corinthiana foi homenageada com as camisas de jogo do time na temporada.

nota de pesar do Corinthians sobre a morte de Olivetto:


O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, que aconteceu na tarde deste domingo (13). Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando.


Olivetto foi vice-presidente de Marketing do Clube e além de ser um dos fundadores do movimento Democracia Corinthians. Autor dos livros “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”.


O Corinthians se solidariza com a família nesse momento de dor.













Técnico Ramón Diaz comanda coletivo e esboça Corinthians

Timão treinou na manhã deste domingo no quinto dia seguido de atividades durante a Data Fifa

Por Redação do ge —

13/10/2024 12h32 A




O Corinthians treinou na manhã deste domingo, no CT Joaquim Grava, dando sequência aos preparativos para a partida contra o Athl ctb, na quinta-feira, às 20h (de Brasília), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro

O primeiro trabalho do dia foi realizado na academia. Após o aquecimento e uma atividade de posse de bola no gramado, o técnico Ramón Díaz aplicou um exercício tático coletivo de enfrentamento. A comissão técnica aproveitou o momento para orientar o elenco em diversas situações de jogo.

Para a partida contra o time paranaense, Ramón Díaz terá os retornos de Fagner, Romero e André Ramalho, que cumpriram suspensão. Além deles, o volante Alex Santana e o atacante Talles Magno devem voltar a ser relacionados.

Convocados para as rodadas das preliminares pra copa do mundo, o venezuelano José Martínez, o paraguaio Angel Romero e o equatoriano Félix Torres foram ausência mais uma vez.

A tendência é que o Corinthians entre em campo com Hugo Souza; Fagner, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; José Martínez, Breno Bidon, Carrillo e Rodrigo Garro; Romero ou Memphis e Yuri Alberto



Futebol masculino: Corinthians faz treino tático coletivo neste domingo (13)
Técnico Ramón Díaz esboçou equipe para enfrentar o Athletico

13/10/2024 12h08 Assessoria de imprensa

A manhã deste domingo (13) foi de bastante trabalho no CT Dr. Joaquim Grava. O quinto dia consecutivo de treino do Corinthians foi voltado para ajustes táticos da equipe comandada pelo técnico Ramón Díaz.

O primeiro trabalho do dia foi realizado na academia. Após o aquecimento e uma atividade de posse de bola no gramado, o técnico Ramón Díaz aplicou um exercício tático coletivo de enfrentamento. A comissão técnica aproveitou o momento para orientar o elenco em diversas situações de jogo.

A equipe corinthiana ainda tem mais três dias de treinos antes de enfrentar o Athletico pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada na quinta-feira (17), às 20h, na Neo Química Arena.


Há exatos 47 anod
Corinthians  campeão paulista 77
Em gol antológico de Basílio, Timão venceu o terceiro jogo e levou o caneco para o Parque São Jorge

13/10/2024 08h00 Agência Corinthians

Há 47 anos, o Corinthians sagrava-se campeão paulista. 86 mil fiéis torcedores estiveram no dia 13 de outubro de 1977 para o terceiro jogo da decisão do Campeonato Paulista. Com gol antológico de Basílio, o Timão se sagrou campeão depois de quase 23 anos sem conquistas.

Na primeira partida da decisão, o Timão venceu a Ponte Preta por 1 a 0, com gol de Palhinha. No segundo jogo, a Fiel alcançou o recorde de público no Morumbi com mais de 146 mil pessoas e conseguiu sair na frente do adversário com gol de Vaguinho, mas sofreu a virada que forçou o terceiro e decisivo confronto.

Para a terceira partida, o Timão do treinador e ídolo Oswaldo Brandão foi a campo com: Tobias, Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio, Luciano, Vaguinho, Geraldão e Romeu.

O jogo começou truncado e faltoso. Logo no início, aos 16 minutos, Rui Rei, craque da Ponte Preta, foi expulso. Apesar do Timão ter um a mais em campo, o jogo continuou com chances para os dois lados.

Na segunda etapa o Corinthians pressionou e criou mais chances, mas não conseguia sair do empate. Até os 36 minutos do segundo tempo, quando Zé Maria cobrou uma falta na área e Basílio desviou de cabeça deixando a sobra da bola nos pés de Vaguinho que chutou na trave. No rebote, Wladimir de cabeça quase marcou, mas o zagueiro da Ponte tirou a bola de cima da linha, até que sobrou para Basílio chutar de primeira e explodir a torcida corinthiana em todo o país.

Foram 22 anos e oito meses de apoio incondicional da torcida, que não à toa se chama Fiel. O gol de Basílio e a paixão da torcida estão eternizados na história do clube.