Dirigentes do Corinthians e Bruno Méndez são suspensos pelo STJD, por situações em vitória corinthiana sobre gre
29 nov2023- 19h49
Os dirigentes Duilio Monteiro Alves e Alessandro Nunes foram suspensos após julgamento realizado nesta quarta-feira, pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), por conta dos episódios registrados durante vitória corinthiana sobre o Grêmio, em Porto Alegre, no dia 12 de novembro. O zagueiro Bruno Méndez, expulso no confronto, também foi punido.
Duilio, presidente do clube, foi suspenso por 15 dias e multado em R$ 10 mil por ofender a arbitragem. Já Alessandro, gerente de futebol, pegou gancho de 60 dias e terá que pagar R$ 10 mil por tentar invadir a sala do VAR e por ofender o juiz do duelo. Méndez, por sua vez, foi suspenso por dois jogos devido a "jogada violenta", em lance que acabou expulso depois de acertar com força excessiva o atacante Lucas Besozzi. A decisão é de primeira instância e o Corinthians deve tentar efeito suspensivo para contar com o trio nas próximas duas rodadas do Campeonato Brasileiro.
Alessandro, vale lembrar, já estava suspenso preventivamente por 30 dias há cerca de uma semana e não compareceu aos jogos do Timão contra Bahia e Vasco.
No caso de Bruno Méndez, o zagueiro já ficou de fora da partida contra o Bahia, na Arena, por suspensão. Portanto, o beque tem apenas mais um jogo de pena para cumprir.
Veja a argumentação do Corinthians, representado pelo diretor jurídico Daniel Bialski:
A falta do Bruno Citaddini tinha um poder de trazer uma gravidade ao atleta e atingiu o tornozelo. Atleta reincidente e que sejam analisados os antecedentes. Ao atleta Bruno Alves pela procedência da denúncia.
Alessandro Nunes, confesso que é extremamente grave, a conduta praticada, a repercussão. Num ato de fúria pensado tentou invadir a sala onde ficam os equipamentos do var e que é vedado o seu acesso. Consta na ficha dele uma punição também ao artigo 258-B de 2022. O atigo 178 fala de levar em conta a gravidade, maior ou menor extensão, os meios empregados, os antecedentes … fatos extremamente graves. O fato de ter ocorrido um erro de arbitragem não habilita os denunciados de fazerem valer com as próprias mãos o que querem. As imagens estão aqui para comprovar e contra o Alessandro foram quatro condutas. Existiu a ameaça, ofendeu e chamou a arbitragem de ladrões.
O presidente Duilio da mesma forma por invadir no artigo 258-B e ofender a arbitragem no artigo 243-F. Presidente do clube chamar a arbitragem de ladrões, pela procedência e que se leve em consideração a gravidade na conduta. Todos devidamente identificados. As condutas praticadas envergonham o futebol brasileiro e trazem sim uma carga de ofensa, uma moralidade que é necessário ser respeitado.
Relembre o caso
Durante o intervalo do jogo entre Grêmio e Corinthians, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o gerente de futebol Alessandro tentou invadir a sala técnica do VAR. O dirigente ficou muito irritado com a não marcação do pênalti em Matheus Bidu, em lance que antecedeu a expulsão de Méndez.
Além disso, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima relatou em súmula ofensas de Alessandro e Duilio:
"Informo que na saída da equipe de arbitragem do campo de jogo, após término do primeiro tempo, fomos abordados por diretores do S.C. Corinthians Paulista, na zona mista, vindo em nossa direção de forma grosseira e ostensiva, sendo contidos por policiais. Dentre eles foi possível identificar o presidente Duilio Monteiro Alves, e o gerente de futebol Alessandro Mori Nunes, onde o gerente citado proferiu de forma grosseira e ofensiva as seguintes palavras: 'Vagabundo, você é safado, tendencioso, seu ladrão'. Em seguida o presidente acima citado, foi até a entrada do vestiário da equipe de arbitragem proferindo as seguintes palavras: 'Seu vagabundo, ladrão', informo ainda que o mesmo não conseguiu o acesso ao vestiário da arbitragem devido a intervenção da polícia."
Após a partida, Alessandro explicou seu comportamento no local que não era permitida a entrada de dirigentes e imprensa: "Era uma área reservada para o VAR, mas eu fui protestar pela incompetência do (Rafael) Traci em ter auxiliado o árbitro de campo no pênalti escandaloso como aquele. Não é um comportamento decente para um gerente de futebol. Eu precisava me manifestar, foi uma forma de protesto, não foi agressão. Bati na porta, ela estava fechada, mas se tivesse aberta eu, com certeza, falaria com alguém como fiz falando com o árbitro do jogo mesmo de uma forma mais ríspida. Foi um protesto. peço desculpas novamente pelo nosso segurança ter tomado o segurança do colega de vocês (imprensa) mesmo ele estando em uma área indevida como eu estava naquele momento", disse.
Mano vê Corinthians recuperado com vitória de hoje
Técnico do Corinthians, Mano Menezes acredita que o time está plenamente recuperado
depois da vitória por 4 a 2 sobre o Vasco, conquistada na última terça-feira, em São Januário.O time produziu, teve comportamento, determinação, como precisa ter em jogos decisivos como esse que estamos jogando. A gente sai bem contente com isso – resumiu o treinador.
A vitória foi conquistada com dois gols de Romero e outros dois de garotos oriundos da base: o atacante Giovane o volante Gabriel Moscardo. O treinador prometeu até usar mais jovens nas rodadas finais, com menos pressão.
– Temos garotos de muito boa qualidade, vou ressaltar aqui os méritos do Vanderlei (Luxemburgo, ex-treinador), ele que lançou os meninos num momento difícil, que era necessário. O clube jogava três competições, tinha que fazer talvez mais rápido do que deveria, emergencial demais. A gente já está colhendo os frutos, porque eles vão amadurecendo. Matheus (Araújo) pode fazer as duas funções, tanto de Giuliano pelo lado, quanto de Renato Augusto por dentro. Ele já entrou bem em Porto Alegre, em circunstância difícil no segundo tempo, fez papel bem feito. A gente quer isso, poder contar com eles. Agora, com menos pressão, talvez a gente use um pouco mais – disse, e seguiu:
– A gente já vem preparando o Giovane, ainda não está em condição ideal, mas consegue fazer a função de retenção de bola na frente, porque tem força para isso, com característica de jogar que sabe armar a jogada. Por isso foi escolhido. O Felipe também segura bola na frente, mas como a gente já estava em situação de vantagem, seria necessário segurar um pouco com qualidade para tentar matar o jogo, como a gente fez.
O Corinthians ainda vai enfrentar o Internacional, em casa, e o Coritiba, fora, antes de encerrar sua participação no Brasileirão. Para o próximo jogo, neste sábado, Mano não poderá contar com o suspenso Yuri Alberto.
Em contrapartida aos elogios aos garotos da base, Mano também cobrou respeito com os jogadores mais experientes e atribuiu sua contribuição na vitória justamente por manter o grupo tranquilo depois de um resultado péssimo como o jogo passado.
– A importância está em ter passado e vivido situações como essa no passado para não chegar, em três dias, e fazer um monte de alteração e piorar a situação. A tendência nessa hora é que ninguém presta, ninguém serve, todo mundo é velho, como eu ouço. O pessoal chama alguns jogadores nossos de INSS, o que é um desrespeito, é uma coisa que o futebol brasileiro precisa mudar. Temos que respeitar os profissionais, você perde, ganha, é campeão, disputa rebaixamento, mas não pode faltar com respeito com jogadores que têm trajetória vencedora, até exemplo de comportamento.
– A crítica aceitamos com naturalidade. Eu disse que tudo o que fosse falado sobre o que aconteceu na sexta a gente não tinha nada para contrapor. Eu fui para dar confiança a eles, dizer mesmo que aquilo tinha acontecido em função de coisas do futebol, até brinquei com eles que uma daquelas bolas que entraram com facilidade era de La Plata, que não entraram. Futebol tem disso, mas é num momento difícil que acontece a cobrança, ela veio, temos que aceitar e assimilar, não adianta tapar o sol com a peneira.
– Se a gente não aceitar as coisas que precisam ser feitas de forma melhor, não vamos conseguir dar uma resposta. Fui esse cara que disse para eles que confiava neles, que iria repetir a maior parte da formação, que não iria fazer mudança do dia para a noite, da água para o vinho, se fizesse isso estaríamos perto de uma nova derrota e isso complicaria nossa situação – encerrou.
Em vitória do Corinthians, volante Gabriel Moscardo faz primeiro gol pelo club e comemora com pai: "Sensação única"
Volante de 18 anos dá ingresso para familiar e depois celebra próximo ao pai; Giovani também brilha
Por Redação do ge
29/11/2023 00h06
– Dedico esse gol aos meus pais, que sempre me ajudaram. Meu pai estava na arquibancada e testemunhou esse meu primeiro gol. (A comemoração) Foi com meu pai, sim. Ele perguntou ontem se conseguia uns ingressos, eu disse que sim, que poderia vir. Ele veio e pôde testemunhar o meu gol – disse o jogador, na saída do gramado.
O gol foi fundamental para dar mais tranquilidade ao Corinthians no jogo e iniciou o que seria uma completa reviravolta na partida. Méritos do garoto da base, que se firmou como titular da equipe.
– Sensação única. Já tinha feito alguns gols na base, mas no profissional é totalmente diferente. Ainda mais nesse momento que o Corinthians vive, momento muito difícil. Estou aqui para isso, para ajudar. Consegui fazer o gol que deu uma tranquilizada, conseguimos sair com a vitória. Damos uma respirada, mas o próximo jogo é uma guerra – completou Moscardo.
Outro que pôde comemorar um gol especial foi o atacante Giovane, que chegou a ficar afastado dos treinos do time profissional por lesão, mas voltou a tempo de se destacar ainda nesta temporada.
– Eu que acabei tendo uma lesão grave, pensava que não voltaria a tempo. Precisava muito desse gol. Foi um processo muito difícil, a minha esposa, minha família esteve comigo. Para nós, da base, é algo único. A gente veste essa camisa desde pequeno e joga com caras que a gente via na televisão – ponderou Giovane.
Yuri Alberto leva terceiro amarelo e desfalca Corinthians contra o Inter
Atacante é punido em vitória sobre o Vasco e está fora do jogo de sábado
Por Redação do ge
28/11/2023 23h34
O Corinthians não poderá contar com o atacante Yuri Alberto na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, sábado, contra o Internacional, às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena.
Yuri Alberto estava pendurado e recebeu o terceiro cartão amarelo nesta terça-feira, na vitória do Corinthians por 3 a 2 sobre o Vasco, em São Janurário
Aos 22 min do 2º tempo - cartão amarelo de Yuri Alberto do Corinthians contra o Vasco
Na ausência do camisa 9, o técnico Mano Menezes pode recorrer aos jovens Felipe Augusto ou Giovane.
Notas do Corinthians em virada sobre o Vasco;
Alvinegro vence por 4 a 2 em São Januário e respira um pouco mais aliviado no Brasileirão
Por Arthur Sandes
Cássio - GOL
nota ge5.0
Foi surpreendido no lance do primeiro gol, depois demorou para reagir no segundo, quando Vegetti se antecipou na área. No segundo tempo, fez boa defesa em chute de Gabriel Pec.
Fagner - LAT
nota ge5.0
Marcou de longe e permitiu o cruzamento do primeiro gol do Vasco aos três minutos. Na frente, não contribuiu.
Lucas Veríssimo - ZAG
nota ge6.0
Teve muito trabalho no combate a Vegetti e foi antecipado no lance do segundo gol vascaíno. Daí em diante foi mais atento, e ainda deu uma assistência de cabeça.
Caetano - ZAG
nota ge6.5
Errou uma vez quando saiu para caçar, mas dentro da área foi mais seguro. Salvou uma bola importante de Pumita que tinha endereço certo.
Fábio Santos - LAT
nota ge5.0
Fez um primeiro tempo muito ruim.No segundo foi um pouco melhor. Também contribuiu pouco no ataque.
Gabriel Moscardo - MEI
nota ge6.5
Errou no lance do primeiro gol sofrido e fez um primeiro tempo muito abaixo. Voltou do intervalo mais ligado e foi recompensado com um chute bonito para o terceiro gol corinthiano.
Maycon - MEI
nota ge6.0
Foi quem mais pegou na bola pelo Corinthians. seguro na saída de jogo. Foi substituído por necessidade.
Cantillo - MEI
nota ge5.5
Foi discreto. Entrou por necessidade. Fez o primeiro jogo em dois meses.
Giuliano - MEI
nota ge6.5
Fez mais um jogo honesto e de muita entrega, só saiu depois por cansaço.
Wesley - ATA
nota ge6.0
Jogou cerca de 15 minutos, mais para ajudar na marcação pelo lado do que exatamente para atacar.
Renato Augusto - MEI
público6.4
Quase não errou passes e acertou alguns bons, para frente. Ainda longe de ser o craque que o torcedor se acostumou a ver, mas contribuiu.
Bruno Méndez - ZAG
nota ge6.5
Entrou para ajudar a suportar a pressão do Vasco e foi bem limpando a área, principalmente no alto.
nota ge8.0
Não foram só os gols, mas também a entrega. Jogou praticamente sozinho no Corinthians até o intervalo, manteve o time vivo no jogo e foi importante fora de casa mais uma vez.
14º
Giovane - ATA
nota ge7.0
Outro que jogou 15 minutos, mas bem participativo. Levou a primeira bola para o escanteio e ganhou tempo, e na segunda chegou inteiro na área para fazer o quarto gol.
15º
Yuri Alberto - ATA
nota ge4.5
Não ganhou uma pelo alto, não finalizou, nem conseguiu segurar a bola na frente. Recebeu de Romero em velocidade na melhor chance que teve, mas demorou demais e acabou bloqueado por Medel.
nota ge6.5
Entrou em condições adversas, e encaixou um ótimo ataque nos acréscimos e foi consciente na assistência do gol
nota ge5.5
Mudou o esquema tático na escalação
Corinthians vence, goleando o Vasco de virada e foca em vaga na copa sul americana, neste Brasileirão
Alta intensidade e quantidade de gols marcaram o duelo entre as equipes
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
Logo aos três minutos de jogo, Payet recuperou a posse na saída de bola do Corinthians e acionou Lucas Pitón na ponta esquerda. O lateral, formado no Timão, pelo qual o vasco ainda deve, cruzou em direção à segunda trave, onde Rodríguez esperava absolutamente sozinho para finalizar o lance.
>!EMPATE DO CORINTHIANS! Maycon iniciou o lance pela faixa central do campo, com toques curtos com Giuliano. O camisa 20 do Corinthians foi em direção à área e até tentou chapelar Medel, que afastou mal a bola, de cabeça. Na sobra, Giuliano ajeitou também de cabeça para Romero que desviou, também de cabeça, para o fundo do gol.
O vasco rodou a bola e Puma Rodríguez lança em direção à área para Vegetti. O centroavante esticou a perna e tocou na bola para marcar
>!ROMERO DE NOVO! Fágner cobrou escanteio do lado direito do campo, aberto em direção a Lucas Veríssimo. O zagueiro cabeceou em direção ao gol, e Romero desviou para empatar a partida novamente.
>!GOLAÇO! O Corinthians trabalhava a posse de bola no ataque com paciência, até que o garoto Gabriel Moscardo, com muita personalidade, resolveu arriscar um chute de fora da área. A bola entrou no cantinho do gol, do lado direito de Léo Jardim e o Corinthians assumia a frente no placar, virando o jogo
CORINTHIANS amplia e goleia
De virada, Corinthians vence o V asco por 4 a 2 em São Januário
Timão esteve atrás do placar por duas vezes, mas buscou a reação e virou a partida no Rio de Janeiro.
28/11/2023 23h47 Vinícius Alves

Fotos: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians
O Corinthians voltou à campo na noite desta terça-feira (28), quando enfrentou o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. E mesmo estando atrás do placar por duas vezes na partida, o Timão conseguiu a reação e virou o jogo, vencendo por 4 a 2
Dois gols foram marcados por Romero, um de Gabriel Moscardo - seu primeiro como profissional -, fechando o placar com Giovane. Com os três pontos na conta, o Alvinegro subiu para os 47, ocupando a 11ª colocação na tabela.
Escalação
O técnico Mano Menezes escalou o Timão com: Cássio; Fagner, Lucas Veríssimo, Caetano e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Giuliano e Renato Augusto, Romero e Yuri Alberto. Entraram no decorrer do jogo: Cantillo, Bruno Méndez, Matheus Araújo, Wesley e Giovane. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Carlos Miguel, Rafael Ramos, Matheus Bidu, Biro, Ruan Oliveira, Filipe Augusto e João Pedro.
Primeiro tempo
A partida começou com o Vasco abrindo o placar. No terceiro minuto de jogo, Lucas Piton levantou na área e Puma cabeceou no chão, a bola quicou e entrou: 1 a 0.
Com muita chuva caindo em São Januário, o Timão tentava partir pra cima do Vasco para buscar o empate, mas a equipe carioca tinha mais posse de bola e dominava o jogo.
O Corinthians chegou ao empate aos 12 minutos: Maycon tocou para Yuri Alberto, o camisa 9 encontrou Giuliano na área, que escorou de cabeça para Romero empatar, 1 a 1.
Aos 20 minutos, o Vasco chegou com perigo: dentro da área, Puma finalizou e Caetano salvou em cima da linha.
A equipe da casa ficou novamente na frente do placar, aos 24 minutos: em um cruzamento na área, Vegetti chegou batendo de primeira e fez 2 a 1.
O Timão tentava buscar espaços para voltar ao ataque, mas a equipe da casa estava atenta à marcação.
O Corinthians empatou o jogo novamente aos 44 minutos: em cobrança de escanteio feita por Fagner, Lucas Veríssimo escorou e Romero novamente colocou para o fundo das redes, 2 a 2.
O árbitro deu três minutos de acréscimo.
Fim do primeiro tempo em São Januário.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com as duas equipes buscando espaços e trocando posses de bola.
Aos 12 minutos, Cássio fez uma grande defesa, após finalização de Gabriel Pec.
O técnico Mano Menezes fez sua primeira troca aos 13 minutos: saiu Maycon e entrou Victor Cantillo.
Gol do Corinthians!! Aos 15 minutos, Renato Augusto passou para Gabriel Moscardo que, de fora da área, fez um golaço, virando o placar para o Timão: 3 a 2!
O Alvinegro teve outra oportunidade aos 19 minutos: Fábio Santos pegou uma sobra e chutou. A bola foi por cima do gol.
A equipe do Vasco tentou a resposta aos 25 minutos: Rossi pegou de dentro da área e chutou por cima do gol.
O Timão fez mais três alterações aos 27 minutos. Saíram Renato Augusto e Yuri Alberto, entraram Bruno Méndez e Matheus Araújo.
As últimas alterações corinthianas aconteceram aos 35 minutos: saíram Romero e Giuliano e entraram Wesley e Giovane.
Nos minutos finais, o Vasco passou a pressionar mais o Timão, que estava bem organizado na defesa, afastando os perigos.
O árbitro deu sete minutos de acréscimo.
Gol do Corinthians! Aos 48 minutos, Matheus Araújo ganhou da marcação, invadiu a área e tocou para Giovane, que só empurrou para o gol, 4 a 2.
Após o gol, uma confusão entre os jogadores e também nas arquibancadas paralisaram o jogo por alguns minutos. Por causa disso, mais três minutos foram acrescidos nos descontos.
Aos 55 minutos, Matheus Araújo carregou a bola e chutou, batendo na trave pelo lado de fora e saindo pela linha de fundo.
Depois de mais três minutos acrescidos, a partida foi encerrada. O Timão venceu e soma 47 pontos ocupando a 11ª colocação na tabela.
Próximo jogo
O Corinthians volta à campo no próximo sábado (2/12), quando recebe o Intern na Neo Química Arena, às 18h, pela 37ª rodada do Brasileirão 2023.
Corinthians fecha com Hugo, do Goiás, para 2024
Em reunião de transição, presidente em exercício diz que lateral-esquerdo assinou pré-contrato
Na reunião inicial para a transição de liderança no Corinthians, Duilio Monteiro Alves, presidente interino, comunicou a Augusto Melo, recém-eleito, que o clube já assegurou um reforço para 2024: o lateral-esquerdo Hugo, atualmente no Goiás.
O Corinthians não desembolsou valores pela aquisição dos direitos econômicos do lateral, cobrindo somente os salários, bônus e a comissão pela transação.
Duilio informa Augusto Melo que Corinthians fechou com Hugo, do Goiás, para 2024 e não vendeu Gabriel Moscardo
Em reunião de transição, presidente em exercício diz que lateral-esquerdo assinou pré-contrato
Por Bruno Cassucci
28/11/2023 15h16
Na primeira reunião para transição do comando do Corinthians, o presidente em exercício, Duilio Monteiro Alves, informou a Augusto Melo, eleito no último sábado, que o clube já tem um reforço fechado para 2024. Trata-se do lateral-esquerdo Hugo, 26 anos em fim de contrato no Goiás. Hugo estará livre em janeiro e assinou pré-contrato com o Corinthians.Timão não precisou pagar pela aquisição dos direitos econômicos do lateral, arcando apenas com salários, luvas e comissão pelo negócio.
Hugo chega para substituir
Fábio Santos, que vai se aposentar ao final do Campeonato Brasileiro
Mais da transição
A primeira reunião de transição entre Augusto Melo e Duilio Monteiro Alves transcorreu em clima tranquilo
Neste primeiro momento, foram definidos os responsáveis pela transição em diferentes departamentos, como jurídico, financeiro e base.
Além de ouvir que Hugo está contratado, Augusto foi informado que Gabriel Moscardo não foi vendido a nenhum clube
Nas próximas semanas, o presidente deve bater o martelo sobre quem deixará o elenco ao final da temporada. Há diversos jogadores em fim de contrato, como Gil, Bruno Méndez, Cantillo, Giuliano e Renato Augusto. A definição sobre quem permanece e quem sai será tomada conjuntamente com a comissão técnica.
Augusto Melo trabalha nos bastidores para fechar com um executivo de futebol. A expectativa é de que haja avanços após o término do Brasileirão e que o profissional seja contratado ainda em 2023.
Corinthians enfrenta v asco fora de casa, pela 36ª rodada do bras 23
O Corinthians enfrenta v asco fora de casa em confronto direto para ficar na parte inteediária da tabela
CAMPEONATO BRASILEIRO 2023
Fase única
Vasco x Corinthians
TransmissãoPremiere.
Escalações prováveis
Vasco - Técnico: Ramón Díaz
Provável time: Léo Jardim, Puma, Capasso, Medel, Lucas Piton, Zé Gabriel, Paulinho, Jair , Payet, Gabriel Pec e Vegetti
Corinthians - Técnico: Mano Menezes
O desfalque de Gil obriga Mano a mexer na zaga, mas em compensação Bruno Méndez e Caetano voltam de suspensão. A tendência é que o esquema tático volte para 4-4-2
Provável time: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Maycon, Giuliano e Renato Augusto; Romero e Yuri Alberto
Desfalques: Gil (suspenso), Fausto Vera (inflamação no tendão de Aquiles), Gustavo Silva (lesão na panturrilha) Matías Rojas (dores na coxa) e Rôni (lesão na coxa).
Pendurados: Cássio, Matheus Bidu, Gabriel Moscardo, Giuliano, Guilherme Biro, Roni, Gustavo Silva, Wesley e Yuri Alberto.
arb Sávio Pereira Sampaio, Leila Naiara da Cruz, Kléber Lúcio Gil: var Daniel Nobre Bins