Corinthians inicia a preparação da equipe para o duelo contra Goiás, no próximo domingo (23), pelo Brasileirão
21/04/2023 20h16
Na tarde desta sexta-feira (21), no CT Dr. Joaquim Grava, o técnico Cuca comandou seu primeiro treinamento como técnico do Corinthians. A atividade do dia fez parte da preparação do Timão para mais um compromisso válido pelo Campeonato Brasileiro: domingo (23), às 19h, no Estádio da Serrinha, em Goiânia-GO, contra do Goiás, pela segunda rodada da competição nacional.
O novo treinador foi apresentado ao grupo antes do trabalho no gramado. Os atletas fizeram uma ativação física na academia e partiram para o aquecimento no Campo 1. Em seguida, Cuca organizou um treinamento de enfrentamento em campo reduzido.
Após o encerramento das atividades, o treinador foi apresentado oficialmente e concedeu entrevista coletiva.
Amanhã (22), no período da manhã, Cuca conduzirá o último trabalho antes da viagem a Goiânia.
Atualização médica
O lateral-direito Fagner sofreu um edema no músculo posterior da coxa esquerda. Ele já iniciou o tratamento com o departamento de Saúde e Performance.
Técnico Cuca explica vinda ao Corinthians, cita estilo de jogo ofensivo e projeta força máxima na estréia
Apesar da rejeição por parte da torcida corinthiana em relação a condenação de estupro, Cuca aceitou o convite de Duílio Monteiro Alves para ser o próximo treinador do Corinthians. Durante sua coletiva de apresentação, o técnico de 59 anos disse que sua motivação não é financeira, e sim ver o time vencer.
- Não me prendo a dinheiro, vim pelo prazer e pelo desafio que é dirigir o Corinthians. Venho pela vontade que tenho de dar certo aqui, fazer o time jogar, pelo conhecimento que tenho dos jogadores. O descanso da gente é olhar jogo, eu estou bem a par de tudo o que está acontecendo e tenho um conhecimento muito bom do elenco também - disse Cuca.
Durante sua carreira, Cuca ficou conhecido por implementar um estilo de jogo ofensivo em suas equipes, e o treinador reiterou que pretende fazer o mesmo no Timão, independente do sistema tático utilizado.
- Me adapto bem a diversos sistemas, tenho lógico uma maneira de jogar. Mas tenho que respeitar as características dos jogadores, não vamos ter tempo para treinar, mas às vezes o melhor treino é o diálogo, o conhecimento e entender o que o jogador gosta. Sempre gostei de jogar ofensivo, um jogo equilibrado, mas com os devidos cuidados atrás - comentou
O treinador também demonstrou paciência para pedir reforços a diretoria, deixando claro que irá fazer uma avaliação mais detalhada do elenco nos próximos dias.
- Primeiro vamos dar uma avaliada boa no grupo, sabemos que quanto mais forte você ficar, maiores são as suas chances de vencer. Somos um grande também e temos a ambição de sairmos vencedores.
O treinador garantiu time titular contra o Goiás, neste domingo (23), pelo Brasileirão.
- Não. Hoje é um dia, 48 horas depois de um jogo, e bate um cansaço. Eles trabalharam pouco hoje, alguns estavam com dores musculares e ficaram fora para poderem jogar o jogo de domingo. Acho que não tem que priorizar nada por enquanto - ponderou Cuca.
Cuca foi o escolhido pela diretoria após Fernando Lázaro deixar o comando técnico da equipe. Lázaro fará parte da comissão técnica permanente do clube alvinegro.
Dentro disso, você considera que o Corinthians será o maior desafio da sua carreira?
Cada dia está mais difícil porque eu estou ficando mais velho, mas eu estou energizado, estou com muita força. Vou fazer um bom trabalho aqui, tenho certeza e convicção de que vou fazer um bom trabalho aqui. Sei que o Duilio e o Alessandro estão tomando porrada por terem me trazido, mas eu não sou bandido (risos). Não faço isso, vocês me conhecem. Essa minoria que faz isso, sei que faz barulho e vão continuar fazendo. Que nem eu falei pro Duilio hoje: "Presidente, se você estiver arrependido e quer que eu vá embora, eu vou sem problema algum". O protesto está sendo muito grande, mas eu não vou. Vim aqui para vencer e vou vencer, se Deus quiser.
Vocês me conhecem e eu conheço a maioria de vocês (repórteres). Vocês sabem quem eu sou. Sabem de que forma eu respeito as mulheres e o quanto que eu quero ter engajamento nessas causas. Vou estar ajudando minha família, a minha mãe, minhas filhas, minha esposa, minha irmã. Eu não sou do mal, se quiserem e tentarem fazer isso, sei que amanhã vai ter jornalista metendo o pau em mim. Mas eu vou fazer o quê? Eu não tenho o que fazer. Eu não vou pedir desculpa de algo que eu não fiz, isso eu não fiz. Peço desculpas a minha mulher e às minhas filhas que estão passando por isso. Eu não vou ficar em casa, eu vou trabalhar, vou trabalhar. Trabalhei no Galo dois anos e aguentei isso. Antes disso, em 2017, não tinha. Tenho 37 anos de casado, sou íntegro, sou limpo e vou trabalhar.
Não me orgulho de estar falando desse tema, se eu não pudesse estar no quarto, eu não estaria. Mas eu estava lá, pelo menos enquanto as coisas aconteceram, eu não fiz nada, se é que aconteceu. O quarto era um "L", você não sabe, você não vê, eu não sei. A minha parte é essa. Nós não estamos em um momento que é mais importante a palavra da mulher? A palavra da mulher era de que o Cuca não estava lá. Não o Cuca assim, desse jeito que eu estou falando, mas ela disse que eu não estava. Eu estou falando que não estava. Como que eu posso ser condenado? Hoje tem 200 mulheres me condenando pelo quê? É difícil, mas não vou desistir, não vou desistir. Saí do ... e acho que até aquelas mulheres que não eram a favor mudaram de opinião.
Esse caso foi conversado com o Duilio na hora da contratação? Você pode explicar a condenação?
Sim, falei com o Duilio e ele me falou que teriam protestos. Eu estava pré-disposto a vir, mesmo por conta disso. Eu não vou ficar em casa me escondendo, eu não fiz nada. Eu sou inocente, estou com a consciência tranquila. Meu erro foi não ter ido ao julgamento, eu fui saber acho que depois de um ano que teve uma pena. Foram 11, 12 ou 13 meses, algo assim. Aconteceu isso e dois anos depois eu estava jogando na Espanha. Agora, vocês estão falando que teve condenação e eu fiquei aqui no Brasil. Não é verdade isso, eu tenho o advogado, o Cacalo está lá e pode te falar. Tem 200 mulheres ali? Lá no (outro clube) também tinha e eu não me acovardei. Não tenho orgulho de estar passando por uma situação dessa, não é fácil para mim saber que minhas filhas e minha mãe estão vendo a entrevista.
Sobre conhecimento prévio de alguns atletas do elenco, como Fábio Santos, Gil e Róger Guedes
O Fábio Santos eu subi em 2004, o Gil eu trabalhei em 2010, o Róger Guedes em 2016, e o Yuri Alberto. Os jogadores me conhecem, com certeza já passaram aos demais como eu sou. Isso é ótimo para eles, a gente gosta de olho no olho, de ser claro com eles. Nunca fui de expor jogador, sei como cobrar de forma interna. É uma vantagem que tenho. Muitos dos outros temos conhecimento por termos jogado contra. Acho que dá para fazer um trabalho bom, se Deus quiser.
Os protestos podem impactar no seu trabalho?
Espero que não. Joguei na Espanha, joguei na seleção brasileira, joguei em grandes clubes e treinei em grandes clubes. De um momento para cá, até por existirem outros casos, não são casos que você pode fazer comparativos com esse de 1987. Não tem cabimento comparar julgamentos de hoje com os que ocorreram naquela época. Hoje, pode ter protesto e eu, sinceramente, vou passar por cima de tudo. Se não tiver, vai ser mais fácil para que eu fique fortalecido. Hoje eu sou Corinthians. Se você me fortalecer, a chance de nosso time ser mais forte é maior. Se tiver protesto vou saber como passar por cima, mas de consciência tranquila. Isso é a maior coisa que um homem pode ter: saúde e paz. Você tendo isso, você dorme tranquilo. Eu durmo tranquilo, graças a Deus.
Vai jogar com time-misto contra o Goiás?
Não. Hoje é um dia, 48 horas depois de um jogo, e bate um cansaço. Eles trabalharam pouco hoje, alguns estavam com dores musculares e ficaram fora para poderem jogar o jogo de domingo. Acho que não tem que priorizar nada por enquanto.
Como é assumir com uma decisão tão próxima pela frente?
É um sentimento que hoje tenho que guardar para mim e para os jogadores. O nosso sentimento tem que estar voltado para o Goiás. Jogamos a primeira no Brasileiro, vencemos, e agora a gente joga fora de casa. Temos que pensar exclusivamente no Goiás. Aí domingo a gente volta para cá, temos segunda e terça para jogar na quarta contra o Remo e fazer esse jogo decisivo.
Construção de jogo do Corinthians
Me adapto bem a diversos sistemas, tenho lógico uma maneira de jogar. Mas tenho que respeitar as características dos jogadores, não vamos ter tempo para treinar, mas às vezes o melhor treino é o diálogo, o conhecimento e entender o que o jogador gosta. Sempre gostei de jogar ofensivo, um jogo equilibrado, mas com os devidos cuidados atrás. O Corinthians sempre que eu venho jogar aqui é muito difícil. Tem muita força da arquibancada, isso faz diferença e temos que tirar proveito disso. Fora de casa é jogar, já tem um tempo que o Corinthians não vem fazendo boas campanhas fora de casa.
Como foi o primeiro contato com o grupo
O primeiro contato foi aqui dentro, uma hora antes do treinamento. Falei com todo o elenco, com todos os funcionários. Temos que ter o mesmo pensamento, as mesmas alegrias, as mesmas dores nas derrotas. É compartilhar tudo, somos uma família. Hoje não é mais um jogo entre Corinthians x Intern, é a família Corinthians. Não é só aqui, é em todo o lugar. O convívio no clube é muito maior do que era no passado, se iguala com o tempo que você fica em casa, então temos que ter esse pensamento de família com os mesmos sentimentos e com a mesma vontade de vencer.
Você tem respaldo para pedir reforços mesmo com um contrato de sete meses
Meu contrato vai até dezembro, não tem multa, não tem nada. Não me prendo a dinheiro, vim pelo prazer e pelo desafio que é dirigir o Corinthians. Venho pela vontade que tenho de dar certo aqui, fazer o time jogar, pelo conhecimento que tenho dos jogadores. O descanso da gente é olhar jogo, eu estou bem a par de tudo o que está acontecendo e tenho um conhecimento muito bom do elenco também. Contratações e reforços? Primeiro vamos dar uma avaliada boa no grupo, sabemos que quanto mais forte você ficar, maiores são as suas chances de vencer. Existem clubes armados no campeonato, mas somos um grande também e temos a ambição de sairmos vencedores.
Viemos eu, Daniel e Cuquinha para somar, agregar e fazer parte da família Corinthians. Se Deus quiser, vamos ter uma conquista esse ano.
Como surgiu o convite?
Estou com o tornozelo ruim, estava no fisioterapeuta junto com a minha mãe, tocou o telefone. Corri para casa, falei para a mulher que o Corinthians estava atrás de mim, e vim de carro hoje cedo. Saí 5h30 de lá, dei o treino, já tive uma conversa boa com o presidente, e agora estou tendo o primeiro contato com vocês. É importante falar que tive uma conversa boa com o Fernando Lázaro, ele vai ser um auxiliar meu, o preparador físico, preparador de goleiros. Às vezes levei comissões grandes para os times, e lá muitas vezes tinham pessoas tão boas quanto as que eu levei. É o caso aqui.
Uma vez um de vocês queria fazer um podcast comigo, sei que amanhã vão estar descendo a lenha em mim nos jornais. Como que eu não falei a verdade? Eu estou aberto ao diálogo para quem for. É um tema difícil falar isso com as suas filhas, igual eu falei em casa: "vocês não existiam, mas aconteceu o fato. A gente tem que encarar". Não vou parar de trabalhar, é um assunto que ficou, hoje é inexistente, eu fui atrás. Não existe mais nada, mas existe que em 1987 aconteceu isso. O erro foi não ter falado e encarado esse assunto. Por muitas vezes, isso não me foi levado, até mesmo pela própria imprensa. Em cima disso estamos falando desse tema também. Fui claro?
Um time que tem a causa aí, até escrevi aqui, como é que é? Respeita as minas. Venho aqui e tem um protesto, é lógico que vai ter. Tem repórteres que dizem isso, já discuti com eles. Dizem que eu devo uma desculpa a sociedade. Por que eu devo uma desculpa? Dois anos e meio depois desse caso eu fui jogar ali do lado, na Espanha, nunca teve consequência nenhuma. A vida mudou, mudou para melhor. Essa causa eu quero abraçar, até para a proteção da minha família. Tudo isso machuca muito, mas do fundo do meu coração, pode ter protesto, pode ter o que for, não é maior do que a vontade que eu tenho de estar aqui. Já falei para ele (presidente) que poderia ter me dado menos que eu vinha, eu sinto que vim desenvolver o meu trabalho. Tinha uma vontade enorme de estar aqui, e estou. Meu erro foi esse, não ter falado mais sobre o tema.
Nunca me foi perguntado isso numa coletiva, não é só o Cuca que não falou do tema. Por quê? Porque naquele tempo as leis eram as mesmas. Se você comete um estupro, você vai pegar uma pena de anos. Eu não fui defendido, eu nem tinha dinheiro para me defender, eu nem soube que tinha sido julgado. Ficamos lá para averiguação, por três vezes a moça foi lá. Não é que ela não reconheceu, é que eu não estava lá. Não sou eu que digo isso, é a vítima, é ela. Disse que o rapaz não está. Se a vítima disse que eu não estava e eu juro por Nossa Senhora, que eu amo, que eu não estava, como é que eu posso ser condenado pela internet? O mundo mudou, eu sei disso, sei que a mulher tem uma auto-defesa maior, e eu quero fazer parte disso. Eu sou pai, sou avô, sou marido, sou filho. Quero poder cada vez mais ajudar. Por isso estou aqui, um time que tem 53% de torcida feminina.
Era um quarto duplo. Essa foi a minha participação nesse caso. Eu sou totalmente inocente, eu não fiz nada. As pessoas falam que houve um estupro, houve acho que um ato sexual a vulnerável. Essa foi a pena que foi dada. A gente vê e ouve um monte de coisas que são inverdades, chegam a ofender. Eu vou fazer 60 anos daqui um mês, tenho duas filhas, uma de 32 e outra de 34. É um tema que elas nem existiam, já era casado com a Regiane e sou casado até hoje. Venho de uma casa onde sou o único homem da casa. Respeitei e respeito todas as mulheres. Nunca encostei o dedo indevidamente em uma mulher, nunca, ao longo de todos esses anos que vivo na bola, já trabalhei com vocês da imprensa, já estive em diversos clubes
Você esperava a repercussão negativa? O que você diz para quem não gostaria de vê-lo no Corinthians?
Esse é um tema delicado, um tema pessoal meu. Eu faço questão de falar sobre ele, e vou tentar ser o mais aberto possível quanto a isso, quanto ao que me cabe. É um tema que aconteceu há 30 anos, em 1987, eu fazia, não sei ao certo, estava emprestado do Juventude ao Grêmio, fiquei uns 20 dias para tirar o passaporte. Tenho vaga lembrança de tudo o que aconteceu porque foi há muito tempo. Nessa vaga lembrança que tenho, eu tinha 20 e poucos anos na época. Nós iríamos jogar uma partida, subiu uma menina ao quarto, o quarto era o que eu estava junto com outros jogadores.
Torcedores do Corinthians estiveram na porta do CT Joaquim Grava para protestar antes da apresentação do técnico Cuca;
Os protestos começaram nas redes sociais após o anúncio do novo técnico, que substitui Fernando Lázaro.
O presidente Duilio Monteiro Alves sabia da possibilidade de rejeição ao nome de Cuca e manteve o sigilo por essa razão: o clube precisava preparar o terreno para a repercussão que viria pela frente. E ela foi grande, como ficou claro nas manifestações na internet.
A data de estreia do técnico está marcada para este domingo, às 19h, contra o Goiás, em Goiânia.
Torcedores protestam no CT do Corinthians antes da apresentação de Cuca;
Por Marcelo Braga
21/04/2023 17h31
Dezenas de torcedores do Corinthians foram à porta do CT Joaquim Grava na tarde desta sexta-feira e protestaram contra a chegada do técnico Cuca, lembrando o caso de estupro pelo qual ele foi condenado na Suíça, em 1987, ao lado de outros três jogadores quando atuava pelo Grêmio.
Além de cantos contra Cuca e a diretoria do Timão, os torcedores estenderam faixas ao lado do portão principal do CT com os dizeres "Fora Cuca" e "Respeita as minas?", em alusão a uma campanha recente do clube para valorizar o futebol feminino e as torcedoras corinthianas.Também houve lembranças ao elenco, com gritos de "time sem vergonha".
Os protestos começaram nas redes sociais após o anúncio do novo técnico, que substitui Fernando Lázaro. Depois, chegaram aos muros pichados da sede do Parque São Jorge com dizeres como "Fora Cuca" e "Diretoria incompetente".
Corinthians inicia venda de ingressos para 3ª fase da Copa do Brasil 2023
Ingressos: Corinthians x Remo – (26/4) - Neo Química Arena – Copa Betano do Brasil
Vendas começam nesta sexta-feira (21/4), de maneira escalonada, primeiro para membros do programa Fiel Torcedor
21/04/2023 09h30 Agência Corinthians
O Sport Club Corinthians Paulista anuncia como será a venda de ingressos e a recepção do público na Neo Química Arena para a partida do Corinthians contra Remo (em 26/4, às 21h30), válida pela partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil 2023.
A venda será realizada de forma escalonada, levando em consideração (enquanto houver ingressos disponíveis) as prioridades do programa Fiel Torcedor.
INFORMAÇÕES SOBRE A VENDA DE INGRESSOS
A venda dos ingressos será feita exclusivamente online, pelas plataformas www.fieltorcedor.com.br e www.ingressoscorinthians.com.br; não haverá bilheteria física.
SEXTA-FEIRA, 21 DE ABRIL, A PARTIR DAS 11H
Abertura para os torcedores membros do Fiel Torcedor com créditos relativos às partidas suspensas pela pandemia (contra Ituano e Palmeiras), que poderão adquirir ingressos conforme disponibilidade dos respectivos setores adquiridos.
Abertura da venda de estacionamento para os proprietários adimplentes do plano Minha Cadeira, do programa Fiel Torcedor.
SEXTA-FEIRA, 21 DE ABRIL, A PARTIR DAS 13H
Abertura para todos os membros adimplentes do Fiel Torcedor que tenham a partir de 60 pontos, independentemente do plano, que poderão adquirir ingressos de todos os setores disponíveis para seu plano e também realizar a compra do estacionamento pelo site www.fieltorcedor.com.br (mediante disponibilidade de ingressos).
SEXTA-FEIRA, 21 DE ABRIL, A PARTIR DAS 15H
Abertura para todos os membros adimplentes do Fiel Torcedor que tenham a partir de 40 pontos, independentemente do plano, que poderão adquirir ingressos de todos os setores disponíveis para seu plano e também realizar a compra do estacionamento pelo site www.fieltorcedor.com.br (mediante disponibilidade de ingressos).
SEXTA-FEIRA, 21 DE ABRIL, A PARTIR DAS 17H
Abertura para todos os membros adimplentes do Fiel Torcedor que tenham a partir de 20 pontos, independentemente do plano, que poderão adquirir ingressos de todos os setores disponíveis para seu plano e também realizar a compra do estacionamento pelo site www.fieltorcedor.com.br (mediante disponibilidade de ingressos).
SÁBADO, 22 DE ABRIL, A PARTIR DAS 11H
Abertura para os demais membros adimplentes do Fiel Torcedor, que terão acesso à compra de ingressos e do estacionamento pela plataforma online www.fieltorcedor.com.br (mediante disponibilidade de ingressos).
SEGUNDA-FEIRA, 24 DE ABRIL, A PARTIR DAS 15H
Abertura para torcedores em geral, que terão acesso à compra de todos os ingressos disponíveis em suas categorias pela plataforma online www.ingressoscorinthians.com.br (mediante disponibilidade de ingressos).
DESCONTOS PARA FIEL TORCEDOR
Com base em pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas em 2021 com membros e ex-membros do programa Fiel Torcedor, o Corinthians atende a um dos principais pedidos deste público: maiores descontos nos ingressos para jogos do Timão.
No confronto do Timão contra Remo, pela partida de volta da 3ª fase da Copa do Brasil 2023, membros do plano Minha Vida terão descontos de 29% a 81%, enquanto os do plano Minha História terão descontos de 40%.
VALORES DOS INGRESSOS POR SETOR
NORTE ENGOV – R$ 50,00
SUL DORIL – R$ 200,00
LESTE SUPERIOR LATERAL NEOSALDINA – R$ 90,00
LESTE SUPERIOR CENTRAL NEOSALDINA – R$ 90,00
LESTE INFERIOR LATERAL EPOCLER – R$ 120,00
LESTE INFERIOR CENTRAL EPOCLER – R$ 140,00
OESTE SUPERIOR BENEGRIP – R$ 170,00
OESTE INFERIOR CORNER BUSCOPAN – R$ 220,00
OESTE INFERIOR LATERAL BUSCOPAN – R$ 240,00
OESTE INFERIOR CENTRAL BUSCOPAN – R$ 440,00
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O ACESSO À NEO QUÍMICA ARENA
– Para evitar aglomerações na entrada, pedimos que os torcedores cheguem à Neo Química Arena com no mínimo uma hora e meia de antecedência em relação ao horário de início da partida;
– Pedimos aos torcedores que privilegiem meios de pagamento sem contato (cartões) no interior da arena;
– Pedimos especial atenção no momento após a partida, evitando aglomerações nos portões de saída e aguardando em seu assento, se necessário, o momento oportuno de se retirar.
-
Atenciosamente,
Sport Club Corinthians Paulista.
Muros do Pq São Jorge são pichados com protestos contra Cuca;
Torcedores também prometem manifestações à tarde, no CT, durante apresentação
Por Redação do ge
21/04/2023 13h05
Os muros do Parque São Jorge, amanheceram pichados nesta sexta-feira com protestos sobre a contratação do técnico Cuca, que tem data da apresentação marcada para hoje à tarde.
Torcedores protestam após acerto de Cuca com o Corinthians
Os dizeres "Fora Cuca" e "Diretoria incompetente" são alguns dos que aparecem em fotos que circulam pela internet.
O principal motivo do protesto é a condenação por estupro que o técnico tem na Suíça, em 1989. O técnico deve assumir o time já neste domingo, contra o Goiás, em Goiânia, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Torcedores comuns e organizados também se mobilizam para um protesto na porta do CT Joaquim Grava, à tarde. A apresentação de Cuca no Corinthians está marcada para as 17h30.
O presidente Duilio Monteiro Alves sabia da possibilidade de rejeição ao nome de Cuca e manteve o sigilo por essa razão: o clube precisava preparar o terreno para a repercussão. E ela foi grande, como ficou claro nas manifestações na internet.