Vítor Pereira exalta Corinthians em final e admite antecipar decisão sobre futuro: "Respeito ao club"
Técnico elogia torcida, jogadores em vitória na semi da Copa do Brasil, e avisa que próximos passos serão rápidos: "Preciso definir"
Por Diego Ribeiro, Henrique Toth e Marcelo Braga
15/09/2022 23h47
O técnico Vítor Pereira comemorou a classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, após a vitória por 3 a 0 sobre o Flum rj, nesta quinta-feira, na Neo Química Arena, mas já pensa também no futuro.
Com contrato até o fim do ano e com problemas de distância da família, Vítor zpereira admitiu que deve antecipar essa decisão em "respeito ao clube".
– Pelo respeito que tenho à torcida, pelo respeito que tenho ao clube, tenho que fazer, tenho que antecipar e definir a minha vida. Com certeza isso vai acontecer. Tenho que ter uma conversa com o presidente, com a família, perceber também como é que... Hoje, se perdemos, disparavam aí críticas. Futebol é assim. Vou tentar encontrar o timing certo, mas vou antecipar. Por respeito ao clube, tenho que antecipar isso – disse Vítor Pereira
Durante a entrevista, Vítor Pereira admitiu que as finais da Copa do Brasil serão especiais para ele, apesar de toda a experiência na Europa: isso porque ele chegou no meio da temporada, conseguiu trabalhar superando as dificuldades e, hoje, vê o Corinthians jogando da maneira que ele imagina.
– Eu já tenho muitas finais, muitas, muitas finais mesmo, tenho muitas finais na minha carreira. Aqui é uma final especial, porque não é fácil chegar no Brasil sem pré-época, sem nada, apanhar o club em andamento, jogar o Paulistão, clássicos e clássicos sem tempo para trabalhar, tentando sobreviver ao tempo com uma enormidade de lesões. Hoje começo a sentir que a equipe joga como eu quero. Depois de tantos meses, a equipe morde, é agressiva, está mais ligada... – analisou Vítor Pereira
– Quando vim para o Brasil eu vim com essa ideia, mas nunca tive possibilidade de trabalhar. Eu disse antes: se tiver um bocadinho de tempo, se os lesionados voltarem, vocês vão ver que a qualidade melhora. Tanto do ponto de vista defensivo como ofensivo aumenta a qualidade. Pronto, é o que está a acontecer. Por méritos dos jogadores e por termos um bocadinho mais de tempo de trabalho. Bastam duas semanas e as coisas tornam-se diferentes. Foi o que não aconteceu durante meses e meses e meses aqui, estávamos a sobreviver – completou.
As decisões em que o Corinthians enfrentará Flam rj serão disputadas em 12 e 19 de outubro, e os mandos de campo ainda serão sorteados pela CBF. Ainda que não queira pensar diretamente na final, já que há jogos de Campeonato Brasileiro no meio do caminho, Vítor Pereira vê o Corinthians competitivo
– futebol é o futebol. Vamos esperar, não estou aqui a fazer promessas porque não sou muito desses... Agora, que vamos competir, vamos. Isso eu garanto. Não sei se vamos ganhar, mas vamos competir – disse.
Enquanto isso, o Timão volta ao Brasileirão e enfrenta o Am-MG no domingo, às 18h (de Brasília), no Independência, pela 27ª rodada.
Veja outras respostas de Vítor Pereira:
Elogios à torcida e ao time
– Jogar contra o Fluminense exige nível de concentração altíssimo, essa motivação foi nos dada pela nossa torcida que é fantástica e merece todos os elogios. Não vou elogiar muito porque senão depois sou criticado por elogiar também. Obrigado a toda nossa torcida, todos nossos torcedores espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
– Jogo difícil, agora é hora de elogiar meus jogadores. Foram excepcionais, perceberam muito bem que iriam enfrentar um adversário muito difícil, que teríamos que estar sempre muito compactos, agressivos na zona da bola e depois explorar bem as oportunidades que tivermos, circular a bola, ligar corredores. Eles fizeram isso tudo, entenderam o adversário, fizemos um jogo muito consistente e merecemos essa classificação à final.
– Eu acredito que o tempo e a possibilidade de estabilizar mais uma equipe... Eu não sou treinador para estar sempre a mudar de jogadores, só mudo quando sinto que é preciso mudar, que a equipe está desgastada e é preciso dar a resposta. Quando temos tempo para estabilizar as coisas e os lesionados volta, lógico que o nível de jogo se eleva. (...) Vamos com certeza discutir a final, isso é garantido, não acredito que vá ser uma coisa desnivelada, vai ser uma final dura para nós e dura para eles.
Achou a formação ideal?
– Eu não sou um treinador que tenho fixado em mudar sistematicamente a equipe, não sou extraterreste, não vim de outro mundo, estou nesse mundo há anos. Se não estabilizei a equipe é porque não tive possibilidade de estabilizar a equipe. Sinto que jogadores fundamentais numa sequência curta de jogos não conseguem dar a resposta, lesionam-se. Já expliquei isso muitas vezes. Esse período de tempo permitiu-nos estabilizar um pouco mais a equipe. Dá para recuperar a equipe. Agora, três dias com viagem, não é possível.
– Muitas vezes perdemos a noite do jogo, em viagem também... Foram surgindo problemas, lesões de jogadores importantes, Maycon, Paulinho, jogadores que poderiam levar o Corinthians para um nível superior se tivesse tido a possibilidade de contar com eles a temporada toda.
Abraço em Yuri Alberto
– O Yuri, ele que me desculpe, mas eu digo que é um animal. É um animal, um animal. Temos ali três ou quatro que são animais, conseguem correr quilômetros e quilômetros. Às vezes nem sei como é possível, já na parte final do jogo, sai na profundidade, vem pressionar, sai na profundidade, vem pressionar... Ele tem 21 ou 22 anos, está em uma fase que vai evoluir, ganhar maturidade em alguns aspectos, mas é um animal, é um animal que desgasta os zagueiros adversários. E hoje voltou a fazer, já tinha feito domingo. Começou a perceber melhor os movimentos que pretendemos, percebeu aquilo que pode dar melhor ao grupo, e desgasta. Vai uma, duas, três, quatro, cinco.
– E tem outro aspecto que gosto muito nele: é coletivo. Às vezes, falta-lhe aquela coisa do atacante que só quer fazer gol. Ele não, assiste. O que pensamos do Yuri? Quando ele veio, tinha que começar a render sem estar ligado com ninguém. Naturalmente, as conexões entre eles precisam de tempo. Nesse momento ele percebe muito mais aquilo que nós pretendemos, o que os outros jogadores esperam dele... Nesse momento, é um jogador fundamental para nós.
Atuações do Corinthians em vitória por 3x0 sobre flum rj e vaga na final da Copa do Brasil 2022 Renato Augusto, Adson e Giuliano decidem
Sistema defensivo do Timão também teve destaque contra um dos melhores ataques do Brasil
Por Henrique Toth
15/09/2022 22h02
Renato Augusto: o camisa 8 do Timão mostrou mais uma vez porque o time muda com sua presença. Em Corinthians 3 x 0 Fluminense, jogo que garantiu Timão com a vaga para a final da Copa do Brasil, Renato Augusto chamou a responsabilidade no primeiro tempo e finalizou três vezes. E uma delas foi caixa. O meia bateu colocado de fora da área, sem chances para Fábio. Na segunda etapa, puxou um bom contra-ataque pela direita, mas seus companheiros não aproveitaram. Nota: 8,0
Giuliano: em campo desde os 31 minutos do segundo tempo, o camisa 11 do Corinthians teve uma noite que precisava para reconquistar sua confiança. Em boa parceria com Adson, que também teve destaque, recebeu na área e tocou na saída do goleiro É o artilheiro do Timão na competição com quatro gols. Nota: 8,0
Adson: outro que entrou na segunda etapa e soube aproveitar a chance foi o jovem meia-atacante do Timão. Deu a assistência para o gol de Giuliano e, pouco tempo depois, recebeu de Du na beirada da área e cruzou para o terceiro gol, que foi contra. Vinha sendo criticado, mas deu resposta. Nota: 7,5
Gol de Renato Augusto em Corinthians x Fluminense — Foto: Marcos Ribolli
Fábio Santos: se um dos experientes foi o destaque ofensivo, outro da turma dos mais experientes do Corinthians foi o defensivo. O lateral-esquerdo foi ótimo na marcação e o jogador do Timão que mais completou desarmes, fundamental em uma decisão que começou empatada. Nota: 7,0
Róger Guedes: o camisa 10 do Corinthians depois do protagonismo, com gol de empate no Maracanã, hoje fez uma bela assistência para Renato Augusto no 1 gol do Timão. Em uma boal difícil, deu um toquinho de primeira ajeitando para o meia. Além do passe, foi o jogador corintiano que mais finalizou. Nota: 7,0
Veja as notas do Corinthians:
Cássio [GOL]: 7,0
Fagner [LAD]: 7,0
Gil [ZAG]: 6,5
Balbuena [ZAG]: 6,5
Fábio Santos [LAE]: 7,0
Du Queiroz [VOL]: 5,5
(Xavier [VOL]: sem nota)
Fausto Vera [VOL]: 7,0
Renato Augusto [MEI]: 8,0
(Giuliano [MEI]: 8,0)
Gustavo Mosquito [ATA]: 6,5
(Adson [ATA]: 7,5)
Róger Guedes [ATA]: 6,5
(Mateus Vital [MEC]: 6,0)
Yuri Alberto [ATA]: 6,5
(Lucas Piton [LAE]: sem nota)
Róger Guedes: o camisa 10 do Corinthians depois do protagonismo, com gol de empate no Maracanã, hoje fez uma bela assistência para Renato Augusto no 1 gol do Timão. Em uma boal difícil, deu um toquinho de primeira ajeitando para o meia. Além do passe, foi o jogador corintiano que mais finalizou. Nota: 7,0
Veja as notas do Corinthians:
Cássio [GOL]: 7,0
Fagner [LAD]: 7,0
Gil [ZAG]: 6,5
Balbuena [ZAG]: 6,5
Fábio Santos [LAE]: 7,0
Du Queiroz [VOL]: 5,5
(Xavier [VOL]: sem nota)
Fausto Vera [VOL]: 7,0
Renato Augusto [MEI]: 8,0
(Giuliano [MEI]: 8,0)
Gustavo Mosquito [ATA]: 6,5
(Adson [ATA]: 7,5)
Róger Guedes [ATA]: 6,5
(Mateus Vital [MEC]: 6,0)
Yuri Alberto [ATA]: 6,5
(Lucas Piton [LAE]: sem nota)
Emocionado, Giuliano comemora gol decisivo em vitória e classificação do Corinthians: 'Precisava me dedicar mais'
O meio-campista fez um gol importante para garantir classificação corinthiana a final da Copa do Brasil 2022

LANCE!
15/09/2022
22:34
Após o apito final, o Corinthians sacramentou ida a decisão de Copa do Brasil 2022, ao vencer o Flum rj por 3 a 0. Visivelmente emocionado, Giuliano, autor do segundo gol corinthiano, celebrou a sua evolução e o momento marcante na partida.
- Primeiro saber quem eu sou, o que posso produzir, acreditar em mim acima de tudo. Eu sempre fiz isso, sempre tive muito pé no chão. Então, eu sei que precisava trabalhar mais, precisava me dedicar mais, sou uma peça importante nesse grupo. Eu faço parte de um elenco que é vitorioso, que é muito forte, sei que posso ajudar. Hoje, eu consegui ajudar com gol, no majestoso fiz a assistência. O bom futebol está voltando, juntamente com o time todo - relatou o jogador.
Bastante convicto, o meio-campista ainda declarou que o Corinthians foi o time que mais mereceu a vaga para a grande decisão da Copa do Brasil.
- Futebol é bom por isso, em uma semana você está em má fase, na outra é espetacular. Eu sempre tive pés no chão, sempre entendi o momento que estava passando, trabalhei, e Deus me honrou. Mérito de toda equipe que conseguiu fazer um grande jogo. Praticamos um esporte que muitas vezes não tem
merecimento e justiça, mas hoje passou a equipe que mereceu mais, correu mais, jogou mais. Estamos na final! - exclamou Giuliano.
As finais da Copa do Brasil ocorrem nos dias 12 e 19 de outubro, ambas às 21h30 (de Brasília), com os mandos de campo definidos em sorteio pela CBF.
Timão vence Flum rj e está na final da Copa do Brasil 2022
Com apoio da Fiel na Neo Química Arena, o Coringão superou a equipe carioca por 3 a 0 e está na decisão da competição
15/09/2022 22h02 Agência Corinthians
Na noite desta quinta-feira (15), o Timão entrou em campo para mais um compromisso importante na Copa do Brasil 2022. Pelo jogo de volta da semifinal da competição, o Coringão encarou o Flum rj na Neo Química Arena lotada, com público de 45.998 pessoas, e superou o adversário por 3 a 0. Os gols alvinegros foram marcados por Renato Augusto, Giuliano e um gol contra de Felipe Melo.
Os primeiros 90 minutos do confronto terminaram em 2 a 2 no Maracanã. Por isso, uma vitória simples do Alvinegro, em casa, já garantia o Corinthians em mais uma decisão de Copa do Brasil. Com a o placar de 3 a 0 deste segundo jogo, o Timão carimbou o passaporte para a final e disputará a taça contra Flam rj, nos dias 12 e 19 de outubro, com mandos de campo a serem definidos por sorteio pela CBF.
Escalação
O técnico Vítor Pereira iniciou a partida com a seguinte escalação: Cássio, Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos, Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto, Gustavo Silva, Róger Guedes e Yuri Alberto. Durante o jogo, também entraram Adson, Giuliano, Mateus Vital, Xavier e Lucas Piton. Ainda estavam no banco de reservas: Carlos Miguel, Robert Renan, Raul Gustavo, Bruno Melo, Roni, Ramiro e Giovane.
Bola em jogo!
O Timão iniciou a partida no embalo da Fiel que lotou a Neo Química Arena e foi para cima do adversário, conseguindo escanteio logo no primeiro minuto. Na cobrança em jogada ensaiada, Renato Augusto conseguiu a primeira finalização do jogo, mas a bola foi por cima do travessão.
O Coringão voltou a chegar com perigo ao ataque aos seis minutos, com Róger Guedes. O camisa 10 recebeu de Renato Augusto, carregou a bola para perto da grande área e, na entrada dela, chutou firme, porém ao lado da trave esquerda do goleiro.
Aos 11 minutos, por muito pouco o Corinthians não abriu o placar. Renato Augusto recebeu um bom passe de Gustavo Silva e mandou a bola no ângulo, de fora da área, mas o goleiro do Fluminense conseguiu buscar e mandou para escanteio com as pontas dos dedos.
Os minutos seguintes foram de mais equilíbrio entre os clubes, com ambos buscando oportunidades ofensivas em busca do gol.
Após algumas chances, foi aos 33 minutos que o Coringão abriu o placar para festa da Fiel. E com o camisa 8, Renato Augusto! Róger Guedes tocou para o meia do Timão, que deu um tapa na bola lindo, da entrada da área, buscando o canto esquerdo, sem chances para o goleiro. 1 a 0 Timão em Itaquera!
Antes do fim do primeiro tempo, por pouco Gustavo Silva não marcou o segundo gol alvinegro na partida. Aos 42 minutos, o atacante invadiu a área pelo lado, limpou o zagueiro e finalizou forte muito próximo à trave direita do goleiro.
Após dois minutos de acréscimos, o árbitro finalizou a primeira etapa.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com o Timão mais uma vez levando perigo. Logo aos dois minutos, Gustavo Silva fez boa jogada pela ponta da grande área e tocou para trás para Du Queiroz chegar chutando para o gol, porém o goleiro conseguiu fazer a defesa.
A partida voltou a ficar mais equilibrada, mas o Timão voltou a ter boas chances de ampliar o placar após os 20 minutos. Aos 22, Yuri Alberto deu bom passe para Du Queiroz. Ele carregou a bola e finalizou firme de fora da área, mas por cima da meta. Em seguida, o Coringão recuperou a bola no meio do campo e Yuri Alberto, de esquerda, tentou o chute colocado, que passou muito perto da trave esquerda do time carioca.
Yuri Alberto mais uma vez quase marcou aos 28 minutos. O centroavante finalizou mais uma vez da entrada da área, mas agora quem evitou o gol foi o goleiro adversário, que fez a defesa e ficou com a bola.
Aos 31 minutos, o técnico Vitor Pereira fez as primeiras mudanças na equipe, e em dose tripla: saíram Róger Guedes, Renato Augusto e Gustavo Silva e entraram Giuliano, Adson e Mateus Vital.
Aos 45 minutos, o gol da confirmação da ida do Timão para a final! Giuliano apareceu dentro da grande área, aproveitou assistência de Yuri Alberto e mandou para o fundo da rede! 2 a 0 para o Timão!
E ainda tinha tempo para mais! Nos acréscimos, após cruzamento na grande área, o zagueiro Felipe Melo colocou para o fundo da rede! 3 a 0 Corinthians e festa da Fiel!
O Timão ainda mexeu por mais duas vezes antes do fim de jogo, com as entradas de Xavier e Lucas Piton nos lugares de Yuri Alberto e Du Queiroz.
Em seguida, fim de jogo! O Corinthians está na final da Copa do Brasil 2022!
Próximo jogo
O Corinthians volta a entrar em campo no próximo domingo (18), pela 27ª rodada do Brasileirão 2022. O adversário será o Am-MG, no estádio Independência, em Minas Gerais, às 18h (horário de Brasília).
CORINTHIANS goleia por 3x0 flum rj na Neo Química Arena em jogo de volta da semi final da copa do brasil 2022 e se classifica a final do torneio
Corinthians entra em campo nesta quinta-feira pelo segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil. A bola rola às 20h (de Brasília) na Neo Química Arena.
Corinthians - Técnico: Vítor Pereira
, Vítor Pereira tentou dar mais entrosamento para os prováveis titulares desta quinta-feira. Oito dos onze jogaram as quatro partidas (incluindo a do Maracanã) que antecedem a decisão na Neo Química Arena: Cássio, Fagner, Gil, Balbuena, Fausto Vera, Gustavo Silva, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Renato Augusto e Fábio Santos, por outro lado, receberam um descanso a mais para estarem 100% . Fagner entrou gradativamente para retomar seu ritmo de jogo. E, com isso, é possível imaginar o time que o treinador português levará a campo.
Escalação provável: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Gustavo Silva, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Desfalques: Júnior Moraes (departamento médico) e Maycon (treino de força).
Pendurados: Raul Gustavo.
Fluminense - Técnico: sFernando Diniz
Escalação provável: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio; F Melo ou Wellington, Yago ou Martinelli e Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano.
arb: Anderson Daronco, Rafael da Silva Alves e Guilherme Dias Camilo var Rodrigo D Alonso Ferreira -
Corinthians renova contrato de jovem centroavante Arthur Sousa, artilheiro do sub-20, até setembro de 2025
Por Bruno Cassucci
15/09/2022 14h20
O Corinthians renovou o contrato do jovem atacante Arthur Sousa, 19 anos, até o setembro de 2025.
Artilheiro da equipe sub-20 do Timão com 14 gols em 23 jogos nessa temporada e convocado recentemente para a seleção brasileira da categoria, Arthur Sousa visa bom futuro no Timão.
Artilheiro da equipe sub-20 do Timão com 14 gols em 23 jogos nessa temporada e convocado recentemente para a seleção brasileira da categoria, Arthur Sousa visa bom futuro no Timão.
Nascido em Brasília, Arthur Souzsa chegou ao Corinthians em 2019, aos 16 anos, após chamar a atenção do clube quando defendia o Desportivo Brasil
Ele já participou de alguns treinamentos dos profissionais do Timão, com o técnico Vítor Pereira
Com Arthur Sousa, o Corinthians está na final do Campeonato Brasileiro sub-20. A decisão será em derby de jogo único, no dia 25 de setembro, na Neo Química Arena.
Corinthians renova contrato profissional do jovem atacante Arthur Sousa
O novo vínculo do jogador é válido até setembro de 2025
O Corinthians renovou o contrato do jovem atacante Arthur Sousa, 19 anos, que atua no sub 20 e já treinou entre profissionais. Seu vínculo com o Timão se encerrava neste mês de setembro, agora, seu contrato vai até o ano de 2025. A informação também foi divulgada pelo club em suas redes sociais, nesta quinta-feira (15).
Arthur Sousa chegou ao Corinthians em 2019 e participou dos Campeonatos: Brasileiro Sub-17, Paulista Sub-17, Copa do Brasil Sub-20, Paulista Sub-20 e Brasileiro Sub-20, do qual o Corinthians disputa a final em um clássico Dérbi no próximo dia 25, às 11h, na Neo Química Arena.
Hoje, Arthur Sousa é artilheiro do elenco Sub-20 com 14 gols marcados.
"Estou muito feliz e motivado com essa renovação, representa muito trabalho, dedicação e amor ao club", afirmou o atleta.
Arthur Sousa chegou ao Corinthians em 2019 e participou dos Campeonatos: Brasileiro Sub-17, Paulista Sub-17, Copa do Brasil Sub-20, Paulista Sub-20 e Brasileiro Sub-20, do qual o Corinthians disputa a final em um clássico Dérbi no próximo dia 25, às 11h, na Neo Química Arena.
Hoje, Arthur Sousa é artilheiro do elenco Sub-20 com 14 gols marcados.
"Estou muito feliz e motivado com essa renovação, representa muito trabalho, dedicação e amor ao club", afirmou o atleta.