20 de jun. de 2021

CORINTHIANS 20/06/2021


Corinthians, 11º colocado do brasileiro da vergonha covid 2021, com 5 pontos. 











 









Cantillo pede para Corinthians não deixar "escapar mais pontos"  

Timão empatou sem gols contra o Bahia, em Pituaçu, pela quinta rodada do Brasileirão


Por Redação do ge —
20/06/2021 18h12
 
Melhor em campo, Cantillo elogia equipe do Bahia: "Complicado jogar aqui" 
 
Eleito o craque do jogo na tarde deste domingo, Victor Cantillo valorizou o ponto conquistado pelo Corinthians diante do Bahia, em Pituaçu, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, mas lamentou que a equipe venha deixando escapar oportunidades de vencer no torneio.  
– Obrigado pelo troféu (de craque do jogo). É uma equipe complicada o Bahia, tem bastante homens entre linhas. Foi difícil, mas fizemos um bom jogo. Queremos fazer valer o ponto hoje como visitante, em casa não podemos deixar escapar mais pontos – disse o jogador, na saída do gramado.  

Cantillo é um dos homens de confiança de Sylvinho neste início de trabalho. Em sete jogos, foi titular em cinco e tem formado um tripé de volantes ao lado de Roni e Gabriel.  

O Corinthians volta a campo nesta quinta-feira, às 19h, para enfrentar o Sport, em casa, na Neo Química Arena, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. 




Veja as notas dos jogadores do Corinthians: 

Cássio [GOL]: 6,5 
Fagner [LAD]: 6,5
João Victor [ZAG]: 6,0
Gil [ZAG]: 5,5
Fábio Santos [LAE]: 5,5
Cantillo [VOL]: 6,0
Roni [VOL]: 5,0
(Vitinho [MEI]): 5,0 
Gabriel [VOL]: 5,0
Ramiro [MEI]: 5,5
(Adson [MEI]): 5,0
Mateus Vital [MEI]: 5,5
(Araos [MEI]): 5,0
Jô [ATA]: 5,0
(Cauê [ATA]): 5,0 




 




  






  

 
FICHA TÉCNICA 
bah 0 X 0 CORINTHIANS
bras covid 2021 
Local: Estádio de Pituaçu, Salvador (BA)
Data-Hora: 20/6/2021 - 16h
arb Bruno Arleu de Araujo, Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Carlos Henrique Alves de Lima Filho VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)  
Público/renda: Portões Fechados por causa de pandemia com mais de 401 mil mortes 
Cartões amarelos: Matheus Bahia (BAH) Ramiro, Gabriel e Roni (COR)
Cartões vermelhos: - 
Gols: - nao houveram
    
bah 32-Matheus Teixeira; 42-Renan Guedes, 5-Conti, 40-Juninho e 79-Matheus Bahia; 45-Patrick de Lucca (27-Jonas, aos 37'/2ºT), 8Daniel e 16Thaciano (22Thonny Anderson, aos 23'/2ºT); 7Rossi (37Maycon Douglas, aos 37'/2ºT), 10Rodriguinho e 9Gilberto (11Oscar Ruíz, aos 43'/2ºT). Técnico: Dado Cavalcanti.    
1Douglas Friedrich, 77Mateus Claus, 3Luiz Otávio, 28Lucas Fonseca, 29Juninho Capixaba, 34Lucas Araújo, 35Edson 
    
CORINTHIANS: 12-Cássio; 23-Fagner, 33-João Victor, 4-Gil e 26-Fábio Santos; 24-Cantillo, 5-Gabriel, 29-Roni (43-Vitinho, aos 15'/2ºT) e 8-Ramiro (28-Adson, aos 35'/2ºT); 22-Mateus Vital (21-Araos, aos 43'/2ºT) e 77-Jô (17-Cauê, aos 35'/2ºT). Técnico: Sylvinho. +  32-Matheus Donelli, 40-Guilherme, 3-Jemerson, 14-Bruno Méndez, 34-Raul Gustavo, 6-Lucas Piton, 39-Xavier 30-Rodrigo Varanda 

  
 
Corinthians apenas empatam pelo Brasileirão

Primeiro tempo sonolento sem gols e sem futebol
   
O Timão começou a partida tentando se impor no campo de ataque, apesar da escalação com quatro volantes de ofício. E foi com um deles que a equipe teve a primeira chance do confronto. Aos nove minutos, Ramiro apareceu pela direita e cruzou para trás para Gabriel chutar e o goleiro Matheus Teixeira defender facilmente.  Enquanto isso, o Tricolor  baiano pouco fazia na partida.
      
Mesmo com toda a dificuldade na criação, o Corinthians ainda chegou ao seu segundo lance de perigo, com Mateus Vital, que saiu da ponta esquerda, trouxe para o meio e arriscou o chute, que desviou na zaga e bateu na rede pelo lado de fora.  Poucos minutos depois, o Bahia tentou responder duas vezes com Juninho, que cabeceou  cruzamento  para fora da meta de Cássio.
    
Dali em diante, o que já era ruim, ficou pior. O time da casa ainda conseguiu ficar mais tempo com a bola no ataque, mas protagonizou lances bizarros na tentativa de concluir as jogadas, ao mesmo tempo em que o Alvinegro não conseguia mais criar, apesar de ter maior posse de bola (57% x 43%).  Um primeiro tempo digno dos piores momentos do Campeonato  Brasileiro 2021.
 
Segundo tempo melhora, mas não o suficiente para os gols saírem 
  
No início da segunda etapa, as equipes pareciam ter voltado com mais apetite e Fagner arriscou um chute de longe, que Matheus Teixeira defendeu. O goleiro do Bahia ainda pegou um bom cabeceio de Ramiro, em cruzamento de Fagner. O Tricolor, que parecia num ritmo abaixo após os primeiros minutos, tentou um bom lance pelo lado direito, mas Cássio fez corte providencial na área.
    
Em cobrança de falta, Rossi colocou a bola na cabeça de Gilberto, que cabeceou passando muito perto da trave. Instantes depois, o Corinthians armou uma tabela entre Ramiro e Fagner, que cruzou rasteiro e por pouco Jô não completa para o gol vazio. Bahia foi salvo por Renan Guedes.  Aos 30 minutos foi a vez dos mandantes, mas Gilberto não aproveitou cruzamento de Thonny Anderson.
​    
​Na reta final da partida, o ritmo passou a cair ainda mais, com imprecisão nos passes e poucas finalizações.  Os técnicos também fizeram muitas substituições, mas não conseguiram o efeito desejado. Aos 44 minutos, porém, Thonny Anderson arriscou uma finalização e obrigou Cássio a fazer uma grande defesa, evitando o que seria o gol da vitória e mantendo o 0 a 0 no placar.
   
E agora?
  
Com o empate, Bahia e Corinthians ficam mais estagnados na tabela e correm o risco de perder posições ao longo da rodada. O Timão volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h, contra o Sport, na Neo Química Arena.   
 
 
 
 
 

 
 
Fora de casa, Corinthians empata contra Bahia pelo Brasileirão 2021   
Equipes ficam no 0 a 0 durante os 90 minutos pela quinta rodada do nacional 

20/06/2021 18h00 Agência Corinthians 
    

Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians 
   
Na tarde deste domingo (20), o Corinthians entrou em campo para mais um desafio do Brasileirão 2021. Pela quinta rodada da competição, o Timão visitou o Bahia no Estádio de Pituaçu e as equipes empataram em 0 a 0.  
  
Antes da bola rolar, o zagueiro Gil e o lateral-esquerdo Fábio Santos foram homenageados no vestiário. O camisa 4 por completar 300 jogos com o manto do Timão, enquanto o camisa 26, completou 250 jogos.  A partida também foi especial para o lateral-direito Fagner, que completou 406 jogos, e se tornou o 17º jogador a mais vezes vestir a camisa do Corinthians.
 
Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians 
    
Com o empate, o Corinthians chegou a cinco pontos no Brasileirão e ocupa momentaneamente a 10ª colocação. Além disso, manteve a invencibilidade no Estádio de Pituaçu. Agora, o Coringão soma dois empates e uma vitória no local, todos contra o Bahia.
   
Timão escalado!    
Completando sete jogos como técnico do Corinthians, Sylvinho decidiu levar a campo para inciar a partida um time formado por: Cássio (capitão); Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo, Gabriel, Roni, Ramiro e Mateus Vital; Jô.   Durante a partida entraram: Vitinho, Adson, Cauê e Araos. Ainda à disposição no banco de reservas  estavam: Matheus Donelli, Guilherme, Lucas Piton, Jemerson, Bruno Méndez, Raul Gustavo, Xavier e Rodrigo Varanda. 
  
Para o duelo, o comandante alvinegro teve uma série de desfalques.  O zagueiro Danilo Avelar, que segue se recuperando de lesão no ligamento cruzado anterior, os jovens Gabriel Pereira, Gustavo Mantuan e Ruan, em fase de transição, Caíque França, que passou por cirurgia para correção de hérnia inguinal, Léo Natel, que se recupera de luxação no ombro  esquerdo, Luan, que está com tendinite no adutor da  coxa direita, Otero, servindo a seleção venezuelana e Gustavo Silva, que está cuidando de problemas particulares. 

 
Primeiro tempo 
  
A partida começou com o Corinthians dando a iniciativa. Logo no primeiro minuto, o Timão conseguiu sua primeira boa construção ofensiva com Fagner.  O lateral cruzou na área e a bola foi desviada para escanteio. Na cobrança, a zaga baiana afastou.  
 
Aos 10 minutos, o Coringão finalizou pela primeira vez. Cantillo fez bom lançamento para Ramiro. O camisa 8 dominou e cruzou rasteiro na área. Gabriel ficou com a bola e finalizou para o gol. O goleiro Matheus Teixeira fez a defesa.  
 
Ultrapassados os 16 minutos, o Corinthians trocou passes na intermediária por alguns minutos até que Mateus Vital avançou para dentro e chutou com perigo. A bola foi desviada e o Timão ganhou escanteio. Na cobrança do tiro de canto, a defesa do Bahia afastou.  
 
Chegando perto do último terço da primeira etapa, a partida seguiu muito equilibrada, mas com o Timão com mais posse de bola e buscando chegar mais ao ataque. Aos 40 minutos, Fagner cruzou na área para Jô. O camisa 77 cabeceou para fora   
 
Ao estourar a marca de 45 minutos, o árbitro Bruno Arleu de Araújo deu mais um minuto de acréscimo. Passado o minuto, encerrou a primeira etapa no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Corinthians 0 e Bahia também 0. 

Segundo tempo
    
A segunda etapa começou com a primeira finalização do Corinthians com 30 segundos. Fagner arrancou pela direita e chutou de fora da área. O goleiro do Bahia espalmou para escanteio. Na cobrança, a bola foi afastada. Pouco tempo depois, em mais um escanteio cobrado pelo Timão, Gil cabeceou, mas a bola foi pela linha de fundo.  
  
Armando mais ataques, o Alvinegro finalizou novamente aos nove minutos. Cantillo lançou Mateus Vital na ponta esquerda. O camisa 22 dominou a bola em grande estilo, driblou o marcador e finalizou por cima do gol.   
 
E o Corinthians seguiu criando chances. Cantillo abiu o jogo com Fagner pela direita e o lateral cruzou na área para Ramiro. O camisa 8 do Coringão cabeceou e exigiu grande defesa de Matheus Teixeira.   

Aos 15 minutos, Sylvinho realizou sua primeira alteração na equipe do Corinthians. Entrou o camisa 43 Vitinho na vaga de Roni.   
  
Na metade da etapa, o Alvinegro chegou com muito perigo e ficou muito perto de abrir o placar no Estádio de Pituaçu. Vitinho encontrou Cantillo livre no meio-campo e o volante abriu a jogada com Ramiro. Fagner disparou pela direita e o camisa 8 rolou para o lateral.  Fagner cruzou rasteiro na área na segunda trave para Jô, mas Matheus Bahia conseguiu desviar a bola para escanteio antes da chegada do camisa 77 do Timão.  
   
Aos 27 minutos, o Coringão fez boa troca de passes novamente. Em jogada construída por Fagner, o lateral serviu Ramiro, que invadiu a área e rolou para Vitinho.  O camisa 43 dominou a bola e chutou por cima do gol. Após o lance, os jogadores do Corinthians ficaram reclamando de pênalti em cima de Vitinho. O árbitro foi ao VAR verificar o lance e manteve a decisão de campo. Sem pênalti. 
    
Faltando dez minutos para encerrar a partida, o técnico Alvinegro realizou mais duas mudanças no Timão. Adson e Cauê entraram nos lugares de Ramiro e Jô. Aos 43 minutos, Sylvinho realizou mais uma substituição.  Entrou Araos no lugar de Mateus Vital. No lance seguinte, o Bahia fez uma grande jogada e exigiu uma bela defesa de Cássio.
    
Ao bater 45 minutos, o árbitro acrescentou mais cinco minutos. No período adicionado, não houve tempo de mais nada e a partida acabou empatada em 0 a 0.
 

Próximo jogo
    
O Corinthians retorna a campo novamente pelo Brasileirão 2021 na próxima quinta-feira (24). Na Neo Química Arena, o Timão recebe o Sport em partida válida pela sexta rodada da competição, às 19h (Brasília).  
 
  

 
    
  


 

   

 


 

   
 



  

Corinthians empata por 0x0 contra bah fora de casa
Primeiro tempo   
O jogo começou equilibrado, estudado, com as duas equipes medindo até onde arriscar – e assim se manteve ao longo de todo o primeiro tempo. O Timão foi o primeiro a se insinuar um pouco mais. Ameaçou em dois bons chutes – com Gabriel, aos nove, e depois com Mateus Vital, aos 15.  O Bahia, também com dificuldades para armar, respondeu pelo alto: Juninho desviou de cabeça, com perigo, após cruzamento da esquerda.  Com o passar do tempo, o Tricolor até tentou se impor, ocupar o campo de ataque, mas sem criatividade. Acabou dominado pelo sistema defensivo corinthiano. 

Segundo tempo   
A etapa final foi acompanhada por chances de gol mais claras, especialmente a favor do Corinthians. Já no primeiro lance, Fagner arriscou chute perigoso, bem defendido por Matheus Teixeira. O goleiro teria que trabalhar novamente aos 11.  Fagner cruzou, Ramiro cabeceou, e Matheus salvou o Bahia. O Bahia respondeu em cabeceio de Gilberto,  pouco acionado em campo.  Mas os visitantes continuaram mais agressivos. 
Aos 21, Fagner cruzou da direita, a bola passou pela área e estava chegando a Jô, quase em cima da linha, mas foi afastada por Matheus Bahia. Sylvinho, que já tinha colocado Vitinho em campo no lugar de Roni, apostou em mais dois garotos: Cauê e Adson. Saíram Jô e Ramiro. Mas quem quase chegou ao gol foi o Bahia.  Aos 44, Cássio fez boa defesa em finalização muito perigosa de Thony Anderson.  


Próximo jogo 
Quinta feira, Às 19h, o Corinthians recebe o Sport; às 21h30 
 
 


 

Corinthians escalado: 

   













 
 


Fagner pode se tornar neste domingo o 17º jogador a mais vezes vestir a camisa do Corinthians
Se entrar em campo diante do Bahia, no Estádio de Pituaçu, lateral atingirá expressiva marca de 406 jogos pelo club

20/06/2021 10h00 Agência Corinthians

Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Um dos atletas com maior longevidade do atual elenco do Corinthians está perto de atingir uma marca importante. O lateral-direito Fagner poderá chegar a 406 partidas pelo club neste domingo (20), caso entre em campo na partida contra o Bahia, no Estádio de Pituaçu, válida pela quinta rodada do Brasileirão 2021, às 16h (Brasília).

Se chegar ao seu 406º jogo com a camisa alvinegra, Fagner ultrapassará Wilson Mano, volante campeão paulista (1988) e brasileiro (1990) com o Coringão nos anos 80 e 90.

Fagner, por sua vez, foi formado nas categorias de base do Corinthians em 2006 e, após poucas partidas, se transferiu para o futebol europeu, e retornou ao Parque São Jorge em 2014.

Desde então, com grandes atuações, ele se tornou peça importante da equipe corinthiana, sendo fundamental em glórias recentes do Timão. Até o momento, Fagner já conquistou dois campeonatos brasileiros (2015 e 2017) e três campeonatos paulistas (2017, 2018 e 2019), tendo marcado 12 gols pelo clube até aqui.

Por seu desempenho com o manto alvinegro, Fagner também passou a ser convocado do técnico Tite para a Seleção Brasileira e chegou a ser titular na Copa do Mundo FIFA 2018. Ele também foi chamado para defender o Brasil na Copa América de 2019, e fez parte do grupo que foi campeão do torneio disputado em solo nacional.










Fábio Santos pode completar 250 jogos pelo Corinthians se entrar em campo contra o Bahia
Lateral-esquerdo multicampeão com o Timão está em sua segunda passagem e é o 52º jogador com mais partidas disputadas pelo club

20/06/2021 10h30 Agência Corinthians

Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Neste domingo (20), mais um jogador do Corinthians pode atingir uma marca individual vestindo a camisa do Coringão. Fábio Santos completará 250 jogos com a camisa alvinegra, se entrar em campo na partida contra o Bahia, no Estádio de Pituaçu, válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro 2021.

Fábio Santos chegou ao Corinthians, para sua primeira passagem o clube, em 2011. No entanto, aos poucos foi conquistando seu espaço. Quando o ex-jogador da Seleção Brasileira rescindiu seu contrato para jogar no futebol russo, Fábio Santos assumiu a titularidade de vez.

Durante sua primeira passagem (2011 a 2015), o lateral participou de 214 jogos e marcou 14 gols. Nesse período, Fábio Santos conquistou os campeonatos brasileiros de 2011 e 2015, o Campeonato Paulista e a Recopa Sul-Americana de 2013, além de ter sido fundamental na Libertadores e o Mundial de Clubes, em 2012.
Fábio Santos voltou em outubro de 2020, quando foi contratado de volta pelo Timão, com vínculo até o final de 2021.

No seu retorno, o atual camisa 26 do elenco cotinthiano realizou 35 partidas, com seis gols marcados. Somando as duas passagens, o ídolo tem 249 partidas disputadas e 20 gols anotados para o Coringão. Fábio Santos, 52º jogador a mais vezes vestir o manto alvinegro na história, vive a expectativa de completar 250 jogos pelo Corinthians.

 
 



Corinthians recorda curiosidades contra bah adversario de hoje
Equipes se enfrentam pelo Brasileirão neste domingo (20) no Estádio de Pituaçu

20/06/2021 11h00 Agência CorinthiansO Corinthians volta a entrar em campo na tarde deste domingo (20). Em jogo válido da quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2021, a equipe alvinegra sai de casa para enfrentar o Bahia às 16h (Brasília), no Estádio de Pituaçu. Confira dez curiosidades sobre o confronto, que terá transmissão da TV Globo e do Canal Premiere:

- Corinthians e Bahia já se enfrentaram 72 vezes na história do confronto. E o retrospecto alvinegro é positivo: são 34 vitórias, 15 empates e 23 reveses, com 109 gols marcados e 77 sofridos;

- Em partidas válidas pelo Brasileirão, os números também são favoráveis ao Timão: 22 vitórias, 13 empates e 13 reveses, com 66 gols marcados e 48 sofridos;

- O primeiro jogo da história entre Corinthians e Bahia ocorreu em 27 de setembro de 1936, em um amistoso ocorrido no estádio Campo da Graça, em Salvador (BA). E o placar foi não só uma vitória para o Timão, como a maior delas na história: 8 a 1, com cinco gols do ídolo Teleco, dois de Carlito e um de Teixeira;

- Este jogo também teve um fato inusitado: o Timão teve no gol os goleiros José I e José II. O primeiro jogou no Timão entre 1934 e 1940 e realizou 138 partidas, e o segundo entre 1935 e 1938, com 20 jogos. Na goleada por 8 a 1, o segundo substituiu o primeiro, como na maioria das vezes em que estiveram juntos no elenco;

- Palco do duelo deste domingo, o Estádio de Pituaçu, recebeu apenas dois jogos entre as equipes. O primeiro deles foi em 2011, pelo Brasileirão. Na ocasião, o Timão venceu a partida por 1 a 0, com gol de pênalti de Chicão. No ano seguinte, os times duelaram novamente pelo Brasileirão. Dessa vez, o jogo acabou empatado em 0 a 0;

- Em partidas válidas pelo Brasileirão, a primeira vez em que as duas equipes se enfrentaram foi em um embate fora de casa ocorrido há quase 50 anos. No dia 26 de setembro de 1971, o Alvinegro foi até o estádio da Fonte Nova, em Salvador, e venceu o adversário por 2 a 1, gols de Mirandinha e Caíto;

- O Corinthians teve uma outra emblemática vitória por 2 a 1 sobre o Bahia 19 anos depois da estreia do embate no Brasileirão. Pelo jogo de ida da semifinal do torneio, o Coringão saiu na frente no confronto, vencendo com gols de Paulo Rodrigues (contra) e Neto em 06 de dezembro de 1990. E na partida de volta, empatou por 0 a 0 e garantiu a vaga na final que venceria dez dias depois;

- As duas maiores goleadas em jogos oficiais do confronto são do Timão – e ambas ocorridas em jogos como mandante: a primeira na história foi um 5 a 2 ocorrido em 1º de abril de 1982, válido pelo jogo de volta das oitavas de final do Brasileirão. Paulinho, Biro-Biro (2), Zenon e Mário anotaram os gols alvinegros; a segunda goleada foi um 5 a 1, também pelo nacional, gols de Rivaldo (2), Válber e Viola (2);

- A última vitória que o Timão conquistou como visitante no confronto foi em 2014. Também na Fonte Nova, a equipe corinthiana fez 2 a 1, com gols de Malcom e Renato Augusto, em jogo ocorrido no dia 16 de novembro daquele ano, pelo Brasileirão;






Há nove anos, Corinthians campeão da américa se classificava para a final da Libertadores no Pacaembu

 

Foto: Daniel Augusto Jr/ Ag. Corinthians




Nove anos atrás, com um gol de Danilo, o Corinthians vivia a sensação da primeira final da Libertadores da América. No dia 20 de junho de 2012, o Timão empatava contra stos em 1 a 1 no Pacaembu e garantia vaga inédita para a decisão do torneio continental.

Embalados por uma classificação heroica sobre Vasco e uma vitória importante na Vilinha, quando o Corinthians superou s7os por 1 a 0, com um golaço de Emerson Sheik, o Alvinegro buscava a classificação inédita para a final do torneio internacional. 


Com 35.873 mil pagantes no Pacaembu, a equipe de Tite foi a campo com o 4-4-2 que até hoje está na memória do torcedor corinthiano: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Willian. Durante o jogo, o camisa 9 do Timão, Liedson, ainda entraria em campo no lugar de Willian.

Com o resultado a favor, o Corinthians buscou neutralizar o rival, que precisava do resultado positivo para seguir adiante na competição.

Durante todo o jogo, apesar de menor posse de bola, o Corinthians conseguiu chutar mais ao gol que o time do litoral. No entanto, foram os rivais que abriram o placar no fim do primeiro tempo com Neymar, que aproveitou bola sobrada. 

Mesmo com o gol e apreensão da torcida, a equipe corinthiana manteve-se firme no segundo tempo. No começo do segundo tempo, aos dois minutos, Alex cobrou falta em direção à área, passando pelos jogadores e sobrando para Danilo. O camisa 20 dominou a bola com toda a tranquilidade do mundo e estufou a rede para a explosão da Fiel Torcida que lotou o Pacaembu.

Com o gol, o Corinthians precisou apenas administrar o resultado para que a vaga para a tão esperada final virasse realidade. Antes do fim, Paulinho ainda colocaria uma bola na trave, mas o placar seguiu em 1 a 1 e confirmou o Corinthians na final do torneio, cujo adversário seria o Boca Juniors (ARG).








Há exatos 22 anos, Corinthians conquistava seu 23º título paulista humilhando rival em derby com embaixadinhas de Edílson

Partida ficou marcada também pelas embaixadinhas do atacante Edílson, no segundo tempo, e pela despedida do zagueiro Gamarra

20/06/2020

 

Foto: Alexandre Battibugli

Na tarde do dia 20 de junho, há 21 anos, o Corinthians sagrou-se campeão do Campeonato Paulista pela 23ª vez, mantendo-se como sempre o maior campeão da história. Após ter vencido o primeiro jogo por 3x0 e empatado o segund em 2 a 2 no derby, a Fiel Torcida foi à loucura na comemoração do título. Além da conquista da taça de campeão, este jogou também ficou marcado por ser a despedida do eterno ídolo Gamarra.

Zagueiro clássico, o paraguaio vestiu o manto alvinegro em 80 oportunidades, marcou gol em sete oportunidades e conquistou dois títulos, um Brasileirão e este Campeonato Paulista. Apesar de que não aparentava ter o porte físico tradicional de um zagueiro, Gamarra foi indiscutivelmente um dos melhores zagueiros da história do clube do Parque São Jorge.

Quando se fala deste título, não há como não mencionar as famosas embaixadinhas de Edílson Capetinha que marcam a história do Derby até hoje. O polêmico lance é lembrado como um grande símbolo deste embate.
      
Timão escalado

Nesta oportunidade, o time comandado por Oswaldo de Oliveira foi campo escalado com Maurício, Índio, Gamarra, Nenê, Sylvinho; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Fernando Baiano. O atacante Dinei ainda entrou no decorrer da partida, substituindo o titular Fernando Baiano.

O jogo

Por se tratar de um Derby, o clima de tensão e rivalidade na final era tido como normal. Como havia vencido a primeira partida da decisão por 3 a 0, o Timão possuía a vantagem do empate na corrida pelo título.  

Os primeiros minutos da partida indicavam de que o jogo seria bastante disputado, com ambos os times lutando por cada bola. No entanto, quem saiu na frente do placar foi o Timão. Aos 34 minutos do primeiro tempo, após boa tabela com o camisa 11 Ricardinho, Marcelinho Carioca pegou o rebote de seu próprio chute e marcou o primeiro gol da decisão.

No entanto, como nada nunca foi fácil, o rival virou. No segundo tempo, após pressionar bastante, o Timão chegou ao empate.

Aos 28 minutos do segundo tempo, em nova jogada envolvendo Ricardinho, o meia canhoto limpou o zagueiro e o goleiro e tocou para o camisa 10 Edilson apenas completar para dentro do gol. Com o empate, o Timão apenas controlou o resultado e assegurou o título.

Antes do final da partida, quando o jogo já estava resolvido, o autor do segundo gol do Timão Edílson Capetinha protagonizou o lance que marcou este clássico. O atacante corinthiano fez uma série de embaixadinhas com o pé e a cabeça, que estão marcadas na memória da torcida alvinegra.

O título 
A conquista deste Campeonato Paulista foi a 23ª terceira da história do clube. Além de tudo, por se tratar de um título em cima do maior rival, a vitória consagrou ainda mais este que foi um dos maiores elencos da história do club.  



















Corinthians enfrenta o Bahia neste domingo a tarde Na tarde deste domingo (20), o Timão entra em campo pela 5ª rodada do Brasileirão 2021. O Corinthians vai até Salvador, onde enfrentará a equipe do Bahia, às 16h (Brasília), no Estádio de Pituaçu, com transmissão da TV Globo e do Canal Premiere.

Com quatro pontos conquistados até o momento, o Coringão busca somar mais três como visitante 
No fim da manhã do último sábado (19), no CT Dr. Joaquim Grava, o Corinthians fez o último treino preparatório para o duelo contra o time da Bahia. Antes da atividade, o técnico Sylvinho levou os atletas à sala de preleção e passou vídeos com ajustes para o jogo. Em seguida, o elenco foi ao Campo 1, onde o preparador físico Flávio de Oliveira comandou o aquecimento.

Depois, todos foram ao Campo 2, onde Sylvinho organizou uma atividade de enfrentamento em campo reduzido. Ele também preparou um trabalho tático para acertar a movimentação e o posicionamento dos jogadores. Por fim, o grupo treinou bolas paradas ofensivas e defensivas, além de cobranças de pênalti.

O meio-campista Luan, com uma tendinite no adutor da coxa direita, está fora da partida contra o Bahia e será desfalque. Por outro lado, o meia Gabriel Pereira iniciou a transição física após se recuperar de uma lesão muscular no adutor da coxa esquerda.

O atacante Gustavo Silva segue liberado pela diretoria para resolver assuntos particulares.


Confira a lista de relacionados do Corinthians:
Goleiros: Cássio. Matheus Donelli e Guilherme
Lateral direito: Fagner 
Laterais esquerdo: Fábio Santos e Lucas Piton
Zagueiros: João Victor, Gil, Bruno Méndez, Jemerson e Raul Gustavo 
Volantes: Cantillo, Gabriel, Ramiro, Roni e Xavier
Meias: Mateus Vital, Araos, Adson, Vitinho 
Atacante: Rodrigo Varanda
Centroavantes: Jô e Cauê

Retrospecto

Na história, Corinthians e Bahia se enfrentaram em 72 oportunidades. O Timão possui retrospecto positivo, com 34 vitórias contra 23 e 15 empates. A equipe alvinegra balançou as redes 109 vezes contra 77.




Corinthians parabeniza jovem meia atacante Gustavo Mantuan, que completa 20 anos neste domingo (20)
Filho do Terrão foi promovido ao profissional do Timão no segundo semestre de 2020

20/06/2021 08h00 Agência Corinthians

Neste domingo (20), o meia Gustavo Mantuan, cria das categorias de base do Corinthians, completa 20 anos. Natural de Santo André, Gustavo Mantuan chegou ao profissional do Coringão após o retorno do futebol em julho de 2020.

Oriundo da equipe de futsal do Timão, Gustavo Mantuan chegou ao Parque São Jorge aos seis anos e atuou no futebol de salão até os 13 anos, quando foi transferido ao futebol de campo. 
 

No futebol profissional, Gustavo Mantuan fez sua estreia no Corinthians em partida válida pelo Brasileirão 2020. Na ocasião, o Timão visitou o Sport, na Ilha do Retiro, e foi superado pelo placar de 1 a 0. Seis partidas depois, o Filho do Terrão fez seu primeiro gol como profissional. No dia 21 de outubro, Gustavo Mantuan abriu o placar na vitória do Timão contra o Vasco, em São Januário. 
 
Destaque do Timão em poucos jogos, o atleta foi chamado para disputar um jogo-treino pela Seleção Brasileira Sub-20 justamente contra a equipe Sub-23 do Corinthians no dia 28 de outubro. Aos 20 minutos do segundo tempo, o atleta do Timão pisou errado ao tentar fazer um cruzamento e já caiu sentindo no gramado. Após exames, foi detectado o rompimento do ligamento cruzado. 

No momento, o meia realiza trabalhos de recuperação física para voltar aos treinamentos com o restante do elenco no CT Dr. Joaquim Grava. Até o momento, Gustavo Mantuan tem sete partidas disputadas com a camisa do Corinthians e um gol marcado. 

O Sport Club Corinthians Paulista deseja um feliz aniversário para Gustavo Mantuan.












HOJE É DIA CORINTHIANS, FIEL!!!!!! VAMOOOOS PRA CIMA! Bahia x Corinthians  
@Brasileirao (5ª rodada) 16h (Brasília)⠀⠀ Estádio de Pituaçu TV Globo e Canal Premiere