4 de out. de 2018

CORINTHIANS 04/10/2018























Corinthians goleia Joinville e sai na frente na briga pelo título da Copa do Brasil

Time marca dois gols de sua própria quadra, garante vitória por 4 a 1 e depende de um empate para ser campeão no jogo de volta da final da competição
Por GloboEsporte.com
04/10/2018 21h



Ginásio lotado para Joinville x Corinthians — Foto: Alisson Francisco/NSC TV 


Com direito a dois gols da própria quadra, o Corinthians saiui na frente na disputa do título da Copa do Brasil de Futsal. Mesmo fora de casa, o time venceu por 4 a 1 o Joinville, no jogo de ida da decisão, e agora precisa de um empate, dia 11, no Pq Sao Jorge, para se sagrar campeão da competição. Se perder por qualquer placar, haverá disputa de prorrogação. 


Desde os primeiros instantes, o jogo apresentou a intensidade de uma decisão, com torcidas muito participativas. O primeiro tempo terminou em 0 a 0, mas não por falta de oportunidades. Henrique teve a chance de abrir o placar para o Corinthians, mas parou em grande defesa de Willian. Leandro Caires desperdiçou para o Joinville depois de uma grande jogada de Ewerton.

O jogo continuou quente. Leco e Nenê chegaram a trocar socos, mas a arbitragem nada fez. O Corinthians só abriu o placar com 10 minutos jogados no segundo tempo. Daniel recebeu de Wilde, chutou desequilibrado, mas Willian aceitou. O Joinville reagiu e, três minutos depois, chegou ao empate com Thiaguinho em tabela com Leco.

O Joinville ensaiou uma pressão, mas quem conseguiu marcar o segundo gol foi o Corinthians, com Murilo, depois de uma rolada de bola de Renatinho em cobrança de falta. Ao time da casa, restou apelar para o goleiro-linha, com Thiaguinho. No entanto, não deu resultado. O Corinthians ainda fez mais dois gols de sua própria quadra, com Nenê e Daniel, para fechar o placar e dar um passo importante na busca pelo título.




Corinthians goleia em Joinville e abre vantagem na final da Copa do Brasil de Futsal


Corinthians goleia Joinville em jogo de ida da final da Copa do Brasil de futsal
Partida de volta acontece no Ginásio Wlamir Marques, no dia 11 de outubro

04/10/2018 21h08 Agência Corinthians

Na noite desta quinta-feira (04), o Corinthians/UNIP enfrentou o Joinville no Centreventos Cau Hansen, no jogo de ida da final da Copa do Brasil de futsal. Com boa atuação coletiva, o Timão goleou pelo placar de 4 a 1 e saiu na frente na disputa pelo título. Para conquistar o torneio, o Alvinegro precisa apenas do empate no jogo de volta, que acontece no ginásio Wlamir Marques, na próxima quinta-feira (11).


O jogo

O primeiro tempo da partida foi bastante movimentado, com ambas as equipes buscando o ataque e criando boas oportunidades. A melhor chance criada pelo Timão veio dos pés do camisa 11 Henrique, que aos 14 minutos arrancou com a bola desde o campo de defesa, ficou cara a cara com o goleiro adversário, que fez grande defesa. Devido às boas atuações dos goleiros, nenhum gol foi marcado e os times foram ao vestiário com o placar de 0 a 0. 

Na volta do intervalo, o Corinthians conseguiu controlar melhor o ritmo da partida. Apostando nos contra-ataques, o Timão abriu o placar aos 10 minutos com o ala Daniel. O camisa 18 recebeu passe em profundidade de Wilde e chutou cruzado para abrir o marcador. Precisando correr atrás do placar, o Joinville partiu para cima e empatou o marcador com gol de Thiaguinho. 

Faltando dois minutos para o fim da partida, Murilo marcou o segundo do Timão em jogada de falta ensaiada. Poucos instantes depois, Nenê roubou a bola no campo de defesa, chutou de trás do meio de campo e como não havia ninguém embaixo das traves por conta do goleiro-linha, marcou o terceiro. No ataque seguinte dos mandantes, o lance se repetiu e Daniel anotou o quarto do Coringão, pondo fim aos números da partida. 

Com a vitória por 4 a 1, o Timão agora possui a vantagem do empate para conquistar o título no jogo de volta. 



Próximo compromisso


O Corinthians/UNIP volta à quadra na próxima quinta-feira (11), para encarar o Joinville no jogo de volta da final da Copa do Brasil de Futsal. O jogo será realizado no ginásio Wlamir Marques e os ingressos estão disponíveis para troca através do site do Fiel Torcedor para sócios, e da Omni para demais torcedores.







Corinthians reencontra Flamengo

Pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, Corinthians volta a enfrentar depois de ter passado pelo adversário e obter uma vaga na final da Copa do Brasil; Fiel promete lotar Itaquera


LANCE!

4 OUT2018
21h24
atualizado às 21h24

Depois do Corinthians passar pelo flam na semifinal da Copa do Brasil, ele volta a enfrentar o adversário nesta temporada. Na noite da próxima sexta-feira, às 21h, o Timão recebe o flam na Arena Corinthians, mesmo local onde passou pelo mesmo adversário na semana. Desta vez, porém, o jogo será válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Embora esteja focado na decisão da Copa do Brasil, o Corinthians vai com força máxima para esta partida. O Timão encara o duelo com os cariocas com seriedade e, por isso, vai mandar a campo o mesmo time que deve iniciar o jogo da próxima quarta. A Fiel comparecerá em peso. Na última parcial de vendas divulgada pelo clube, 38 mil ingressos haviam sido comercializados. 





CORINTHIANS x flam
Local: Arena Corinthians

brasileiro 2018- 28ª rodada
Data: 5 de outubro de 2018, às 21h
arb: Paulo Roberto Alves Júnior, Luciano Roggenbaum e Luiz Sousa Renesto (ambos do PR)

CORINTHIANS Cássio; Gabriel, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson Tec Jair Ventura

Desfalques: Fagner (fibrose na coxa esquerda), Renê Júnior (cirurgia de reconstrução de ligamento no joelho esquerdo) Paulo Roberto e Jonathas (problemas físicos)
Pendurados: Clayson, Pedrinho, Roger, Henrique, Romero, Gabriel e Paulo Roberto

fla César; Pará, L Duarte, Réver e Trauco; Cuéllar, Arão, L Paquetá e E Ribeiro; Vitinho e Uribe
 








Corinthians divulga relacionados para o jogo de amanhã em casa, 21h

Jadson, Danilo Avelar e Douglas estão de volta ao time; clube divulga lista já com a nova camisa do Timão, que terá sua estreia na próxima sexta, na Arena Corinthians


LANCE!

4 OUT2018
19h51
O técnico Jair Ventura divulgou a lista dos 23 jogadores relacionados para o jogo contra o Flamengo, na próxima sexta, na Arena Corinthians. As novidades ficam por conta da volta do trio que foi poupado na rodada passada do Campeonato Brasileiro, e das imagens dos jogadores com a nova camisa do clube em homenagem a Ayrton Senna.





Jogadores do Corinthians aparecem com a camisa camisa do clube (Reprodução) Foto: LANCE!


O meia Jadson, o lateral Danilo Avelar e o volante Douglas, todos poupados contra o América-MG, voltam à lista de Jair Ventura e, inclusive, devem iniciar a partida


Para esta partida, o Timão tem quatro desfalques. São eles: Fagner, com uma fibrose na coxa, Renê Júnior, que fez uma cirurgia no joelho esquerdo e só volta a jogar no ano que vem, e Jonathas e Paulo Roberto, com problemas físicos.


No último treino do Corinthians antes do duelo com o flamenguistas, o técnico Jair Ventura montou a equipe que deve começar a partida com Cássio, Gabriel, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson.
Contra o Flamengo, o Timão estreia sua camisa 3, lançada no início desta semana. Em homenagem a Ayrton Senna, o Corinthians jogará de preto com listras douradas, em alusão à carreira do piloto, notório torcedor do clube de Parque São Jorge. Na lista de relacionados, os jogadores do Alvinegro já apareceram com o novo uniforme.

Nono colocado no Brasileirão, com 35 pontos ganhos, o Corinthians recebe o Flamengo, dono do quinto lugar, em sua arena. Para esta partida (a última antes do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, com o Cruzeiro), a Fiel comprou 30 mil ingressos com antecedência. A bola rola a partir das 21h.

Confira a lista dos relacionados do Timão:

Goleiros: Cássio e Walter

Lateral direito Mantuan
Laterais esquerdo: Danilo Avelar, Carlos Augusto
Zagueiros: Henrique, Léo, Pedro Henrique e Marllon
Volantes: Ralf, Douglas, Gabriel e Thiaguinho
Meias: Jadson, Pedrinho, Mateus Vital, Araos e Danilo
Atacantes: Clayson, Romero, Roger, Emerson Sheik e Sergio Díaz








Confira a situação médica dos jogadores em tratamento no Timão: Jonathas, Fagner, Renê Júnior e Paulo Roberto

Por Marcelo Braga

04/10/2018 17h41

Jonathas voltou a treinar com bola nesta quinta-feira, no CT Joaquim Grava, após duas semanas de ausência nas atividades do Corinthians

O atacante aqueceu com o grupo todo, mas não participou do coletivo de titulares e reservas. Em vez disso, treinou finalizações com outros suplentes. A tendência é que retorne às atividades normais na próxima semana. 


Jonathas volta a treinar no Corinthians nesta quinta-feira — Foto: Marcelo Braga

O jogador de 29 anos se recupera de uma fibrose moderada no músculo posterior da coxa direita e fica o terceiro jogo fora.


Fagner também trata uma fibrose, mas na coxa esquerda. O lateral-direito é esperado para reforçar o Corinthians contra Cruzeiro, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, quarta, em Minas Gerais.

Fibrose é a formação de excesso de tecido conjuntivo fibroso em um órgão ou tecido no processo de cicatrização. No caso dos dois, têm relação com lesões sofridas há alguns meses.

Além deles, estão em tratamento os volantes Renê Júnior, que se recupera de cirurgia no joelho esquerdo, e Paulo Roberto, que voltou a sentir dores musculares na coxa esquerda e está na transição do DM para físico.











Andrés "agita" renovação, e Romero diz que quer ficar no Corinthians
Contrato com o Corinthians é válido até o meio do ano e negociações não se iniciaram
Por Marcelo Brag

04/10/2018 18h33


Quinta-feira, CT Joaquim Grava, véspera do jogo do Corinthians contra o Flamengo, pela 28ª rodada do Brasileirão.

Em papo informal com a imprensa, o presidente Andrés Sanchez fica sabendo que Romero seria o jogador da entrevista coletiva e faz a provocação:

– Vocês têm que perguntar se ele vai renovar ou vai fazer como o Balbuena – brincou, citando o zagueiro paraguaio que até renovou contrato, mas que partiu para o West Ham meses depois.

A pergunta, então, foi feita. Com contrato até 14 de julho de 2019, o paraguaio ainda não iniciou conversas com a diretoria para renovar, mas garante que esse é o se desejo.

– Ainda não tive oportunidade de falar com ele, a gente sempre brinca, mas é uma coisa que a gente tem que sentar para negociar. Ele sabe da minha vontade de ficar no clube, todo mundo sabe, temos que sentar e falar. Tenho contrato ainda de oito, sete meses. Temos que sentar e negociar. Minha vontade é de ficar e do clube é de renovar – garantiu o jogador.


Romero em entrevista coletiva no Corinthians — Foto: Marcelo Braga

Contratado em 2014 para um vínculo de cinco anos, o atacante tem adiado um sonho antigo: o de jogar numa grande liga europeia. Hoje, aos 26, já não tem tanta pressa.

– Tenho o sonho de jogar na Europa um dia, mas estou muito feliz aqui. Me adaptei a tudo, é muito perto do Paraguai, estou feliz aqui, mas tem que negociar – completou.


Dono de 20%, o Corinthians tem direito a comprar mais 30% por R$ 2 milhões, valor fixado em contrato ainda em 2014, no ato da contratação.

Integrante do Corinthians Bicampeão brasileiro e bicampeão paulista, Romero soma 212 jogos e 38 gols pelo clube alvinegro. Ele é o estrangeiro com mais jogos no Timão, e artilheiro da Arena Corinthians, com 27 gols.












Corinthians vende 38 mil ingressos para jogo contra Flamengo na sexta à noite

Ainda há ingressos à venda na internet e nas bilheterias da Arena Corinthians
Por GloboEsporte.com 
04/10/2018 19h10 

O Corinthians já vendeu 38 mil ingressos para a partida desta sexta-feira, às 21h (de Brasília), contra Flamengo, na Arena Corinthians, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.  

Apesar do horário incomum, por conta das eleições no fim de semana, a diretoria apostou numa promoção de ingressos, que fez sucesso. Os bilhetes são vendidos a partir de R$ 15. Mulheres e crianças pagam a metade do preço de face do ingresso. 

A venda segue ativa na internet até às 17h e também nas bilheterias da Arena Corinthians, a partir das 15h. 

A partida marca a estreia da nova terceira camisa do Timão, que faz homenagem a Ayrton Senna.
Veja as informações do Corinthians para jogo
Local: Arena Corinthians
Data e horário: sexta-feira, às 21h (horário de Brasília)
Escalação provável: Cássio, Gabriel, Léo, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson.

Desfalques: Renê Júnior (lesão no joelho esquerdo), Paulo Roberto (inflamação na coxa esquerda), Jonathas (fibrose na coxa direita) e Fagner (fibrose na coxa esquerda)

Pendurados: Clayson, Roger, Henrique, Romero, Gabriel e Paulo Roberto






Corinthiano Romero: “Deixei minha marca no clube como jogador de raça, que ganha títulos”
Camisa 11 aproveitou a oportunidade para enaltecer o novo manto do Alvinegro

04/10/2018 18h17 Agência Corinthians 





Após o treino do Corinthians no CT Dr. Joaquim Grava, na tarde desta quinta-feira (04), o atacante Romero falou com a imprensa em entrevista coletiva. Em preparação para enfrentar o Flamengo, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o jogador falou sobre o confronto contra a equipe carioca.


“Espero que a gente faça um bom jogo contra o Flamengo, como foi na última quarta. Vai ser um jogo especial. Me sinto à vontade jogando na Arena, em casa a torcida sempre nos apoia. Já fiz muitos gols lá, espero que a gente jogue bem coletivamente", afirmou Romero, à respeito da partida desta sexta-feira (05), na Casa do Povo. 


Ainda sobre seu crescimento na equipe, o atleta pontuou: "Não imaginei fazer história no Corinthians. Eu tinha o sonho de fazer, mas não imaginei ficar muito tempo no clube. Nem ficar como o estrangeiro com mais jogos do Corinthians. Aqui vivi momentos bons e ruins. Com paciência, construí uma linda história no clube." 



Questionado sobre o acordo com a Federação Paraguaia para estar presente nas decisões contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, o atacante explicou o que solicitou ao treinador de sua Seleção.


"Contente pelo acordo, a gente buscava isso. Não queria perder essa final, para o clube é muito importante. Individualmente também não queria deixar de conhecer o treinador Osorio, ficar um tempo com o grupo, esse grupo novo que ele citou. Fico feliz por isso. Vou ficar à disposição para jogar a final e vou lá treinar, conhecer o treinador também." 


Outro tema muito falado na semana, Romero também deixou sua opinião sobre a nova camisa do Alvinegro: "Uniforme muito legal, homenagear um cara desse tamanho. Eu não conheci, mas meus pais e meus tios conhecem no Paraguai. Fui procurar vídeos dele, do acidente, vi que era um cara que representava muito o Brasil, um lutador, corintiano. A homenagem é muito boa. Por isso foi mundialmente exaltado, representou muito bem o Brasil", concluiu.
































Romero fala sobre o acordo entre Corinthians e Paraguai para ele jogar a final da Copa do Brasil:

"Contente pelo acordo, a gente buscava isso de não perder essa final. Para o clube é muito importante. Individualmente também não queria deixar de conhecer o treinador Osorio, ficar um tempo com o grupo, esse grupo novo que ele citou. Fico feliz por isso. Vou ficar à disposição para jogar a final e vou lá treinar, conhecer o treinador também. Vou jogar na quarta-feira, e a viagem é na quinta. Chego dia 11, volto dia 15 ou 16, ainda estamos meio em dúvida. Mas quero treinar aqui um dia antes com meus companheiros para pegar as ideias do Jair para esse jogo e chegar bem".


Romero fala de seu jejum de gols

"Sempre me cobro por isso, por deixar de fazer gols em jogos que eu preciso fazer. Sempre me cobro sobre isso. Faz um tempinho que não faço gols, mas porque mudei a posição, o sistema, mudou o treinador, na direita tenho que voltar para marcar. É diferente de jogar como centroavante, que você fica mais perto do gol. Mas sempre me cobro. Joguei na direita nos últimos quatro anos e fazia gols, não é desculpa isso. Sempre tento o gol, quando não faço eu saio nervoso. Como atacante, acho que é normal isso. "


Mais Romero 

"Cada jogo é diferente, na quarta passada foi jogo de Copa do Brasil, a gente precisava da vitória, um jogo mais fechado, esse vai ser mais aberto, os dois times precisam dos pontos. A gente entrou com muito cuidado para não tomar gol. Agora vai ser mais aberto"


Romero sobre a camisa

"Uniforme muito legal, homenagear um cara desse tamanho. Eu não conheci, mas meus pais e meus tios conhecem no Paraguai. Fui procurar vídeos dele, do acidente, vi que era um cara que representava muito o Brasil, um lutador, corintiano. A homenagem é muito boa. Por isso muldialmente foi exaltado, representou muito bem o Brasil"


"Além de ser a vitória 100, a gente precisa dos pontos, estamos muito atrás no Brasileirão. Espero que a gente faça um bom jogo contra o Flamengo, como foi na última quarta. Vai ser um jogo especial. Me sinto à vontade jogando na Arena, em casa, a torcida apoia. Já fiz muitos gols lá, espero que a gente jogue bem coletivamente"



Romero começa a entrevista coletiva.
.






Jonathas aqueceu com os companheiros, mas faz uma atividade num campo ao lado com Matheus Matias, Rodrigo Figueiredo e Thiaguinho




Jair Ventura comanda o treino técnico em campo inteiro
  






Mais um dia de treino tático. Jair Ventura escala o time pela terceira vez com Cássio, Gabriel, Léo, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson


O paraguaio Romero é o entrevistado nesta quinta-feira. Andrés, quando soube, brincou: “Pergunta se ele vai renovar ou se vai fazer que nem o Balbuena” O contrato é até o meio de 2019
Andrés Sanchez e Jair Ventura conversam por aqui
 

Meninos do sub-13 aqui, profissionais ao fundo




















Corinthians tem 32 mil ingressos vendidos para jogo de amanhã, 21h contra flam
Venda pela internet continua com 15% de desconto; Preços de ingressos são promocionais

04/10/2018 11h51 Agência Corinthians



Foto: Bruno Teixeira



Nesta sexta-feira (05), às 21h, o Corinthians recebe o Flamengo, na Arena Corinthians, pela 28ª rodada do Brasileirão 2018. Para esta partida, 32 mil ingressos já foram vendidos até a manhã desta quinta (04). Nesta sexta (05), com preços promocionais, a venda continua pela internet, pelo www.ingressoscorinthians.comcom 15% de desconto, e nas bilheterias.



Além do jogo, o torcedor corinthiano que comparecer à Arena Corinthians nesta sexta-feira poderá ver de perto a estreia da nova camisa 3, lançada na última segunda-feira (01) e que homenageia o ídolo Ayrton Senna da Silva.


Nas bilheterias, cinco são os pontos de venda tradicionais disponíveis para a Fiel. Confira:


Das 12h às 19h
•Parque São Jorge – Rua São Jorge, 777 – Tatuapé
•Poderoso Timão do Shopping D – Av. Cruzeiro do Sul, 1100 – Loja 2039
•Poderoso Timão do Shopping Tietê Plaza – Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 1465
Das 12h às 17h
•Arena Corinthians – Portão A – Avenida Miguel Ignácio Cury, 111 – Artur Alvim
•Poderoso Timão da Rua Augusta – Rua Augusta, 1948 – Cerqueira César


Confira os setores disponíveis:
Leste Superior – R$ 50 (R$ 25 meia-entrada)

Leste Inferior – R$ 60 (R$ 30 meia-entrada)

Oeste Superior – R$ 50***
Visitante – R$ 40**


*valor de face dos ingressos
**A venda de ingressos para a torcida visitante acontece apenas no dia do jogo, na Arena Corinthians, após a abertura dos portões (19h).
***Além dos pontos de venda anteriormente citados, outras 14 lojas Poderoso Timão venderão entradas para o setor Oeste Superior com 20% de desconto sobre o valor de face dos ingressos. Cada loja possui 30 ingressos à disposição. Por conta do desconto, não haverá a venda de meia-entrada.


Confira as lojas Poderoso Timão com entradas para o setor Oeste Superior:
Poderoso Timão São Bernando Plaza
Poderoso Timão Itaim Paulista
Poderoso Timão Osasco Plaza
Poderoso Timão Extra Anchieta
Poderoso Timão Interlagos
Poderoso Timão Tatuapé
Poderoso Timão Lapa
Poderoso Timão Franca
Poderoso Timão Ibirapuera
Poderoso Timão SP Market
Poderoso Timão Cotia
Poderoso Timão Vila Matilde
Poderoso Timão Alphashopping
Poderoso Timão Ipiranga


Tem direito à categoria meia-entrada:
Estudantes
Lei nº 13.933, de 26/12/2013
• 2º: …mediante a apresentação, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas entidades estaduais e municipais filiadas àquelas, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos, com prazo de validade renovável a cada ano, conforme modelo único nacionalmente padronizado e publicamente disponibilizado pelas entidades nacionais antes referidas e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com certificação digital deste…
• 6º: A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) será válida da data de sua expedição até o dia 31 de março do ano subsequente.
1. É necessário apresentar a carteirinha do ano vigente;
2. Boleto ou declaração com firma reconhecida.
Idosos maiores de 60 anos
Lei nº 13.933, de 26/12/2013
Apresentar RG Original
Professores do Estado e dos Municípios Paulistas
Lei 14729/12
Apresentar Carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o comprovante de pagamento mensal (holerite) do mês vigente – DOCUMENTO IMPRESSO.
Diretores, Coordenadores pedagógicos, Supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas da rede pública estadual e municipal de ensino
Lei 15298/14
Apresentar Carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o comprovante de pagamento mensal (holerite) do mês vigente.
NÃO DÃO DIREITO À COMPRA DE INGRESSOS NA CATEGORIA MEIA ENTRADA
Aposentadorias
Conselhos de classe tais como OAB, CRC ou CREA

Detona, Ralf: volante do Corinthians diz que time se mordeu com críticas

Em entrevista exclusiva ao LANCE!, volante conta como grupo se motivou para bater o Flamengo e ir à final da Copa do Brasil. Agora, sonha com único título que lhe falta

Ralf é um dos líderes do Corinthians atual
(Foto: Gero Rodrigues/O Fotográfico)


Treino do Corinthians - Ralf e Gabriel
(Foto: Marco Galvão/Fotoarena/Lancepress!)


Treino Corinthians - Gabriel e Ralf fazem dupla
(Foto: Marco Galvão/Fotoarena/Lancepress!)

Ralf em sua apresentação
Marcio Porto
04/10/2018
06:15

Aos 34 anos, Ralf é um jogador realizado no Corinthians. Ídolo da torcida, participou das principais conquistas dos últimos anos: Corinthians Bi campeão Mundial, Libertadores da América, Recopa Sul Americana, Brasileiro, Paulista. É uma amostra do histórico vitorioso do clube recentemente. Mas em sua grande galeria ainda falta uma conquista, que ele está próximo de conquistar agora: a Copa do Brasil. A proximidade mexe com o jogador, acostumado a ter um discurso de poucas palavras.

Mas Ralf tem muito a dizer. Em entrevista exclusiva ao LANCE! em meio à preparação para para decidir o título que lhe falta contra o Cruzeiro, contou como as críticas e um suposto menosprezo mexeram com o grupo e foram importantes na ida à final. Ele também destacou a importância do trabalho do técnico Jair Ventura, que fez a defesa até voltar a se falar, e projetou encerrar a carreira no Timão. Acompanha a entrevista:

Como está se sentido no momento no clube, após recuperar a posição?     
Muito feliz por estar chegando a mais uma decisão, mais uma final, 180 minutos que podem estar decidindo nossa vida. Querendo ou não é o único título que falta para mim no Corinthians e fico feliz por estar jogando, recuperando a forma física, taticamente e tecnicamente, e também por ter a confiança do professor, cara que está chegando agora e já está agregando conhecimento também, e buscando melhorar a cada dia mais.



O que representaria esse título para você?
De suma importância. Esse seria diferente por não ter. Um título que a gente bateu muitas vezes na trave e estamos tão perto que nem imaginamos. São 180 minutos e um título que para mim ficará para o resto da vida.

Como chega o Corinthians?
Chega forte, todo mundo falava que desacreditado, muita gente não estava depositando confiança na gente, sempre falava de Flamengo e outros times, e a gente sabe que se deixar chegar, a gente complica mesmo. Claro que vai ser 180 minutos de muita luta, muita entrega, mas temos tudo para fazer dois grandes jogos e ter o título em casa. 



Esse movimento de passar que vocês não eram favoritos mexeu com o grupo?
Com certeza, ninguém gosta de ser atacado. Quando falaram que a gente não tinha condições, fomos brigando, e pelo mérito conseguimos, chegamos. E agora sabemos que é decisão, o Cruzeiro vai respeitar nossa equipe, porque sabem da força do Corinthians, jogando decisão em casa, e sabemos que teremos um grande desafio também.



Em qual momento esse movimento de vocês despertou?
Não sei qual jogo foi, mas teve jogo que veio até a torcida e até eles mesmos falaram que estavam precisando do nosso time, de resposta, antes do Colo-Colo. E você vê, a gente não conseguiu a classificação, mas fizemos um baita jogo, e não conseguimos porque perdemos o jogo no Chile. E com isso colocamos em mente que nesses jogos decisivos não podemos tomar gol, foi assim contra o Flamengo. Não saindo perdendo, você tem grande chance diante do seu torcedor, força máxima, conseguir o resultado dentro de casa. 


Qual foi a importância do Jair nesse cenário?
É um cara novo, que veio para agregar. Ele gosta de desafios também. Ainda não conseguiu títulos, mas vem buscando. Ele a comissão vem buscando a melhora a cada dia mais. A gente sabe que é difícil, por não conhecer os jogadores. Já encaramos o Palmeiras fora, com fase não tão boa, só perdendo, e isso fez que ele mexesse com nosso brio também e remasse com o treinador. Não que com o Loss não estava tendo, mas as vitórias não estavam aparecendo. E mesmo perdendo para o Palmeiras, jogamos bem. E se o Jair tiver a oportunidade de ficar para o ano que vem, fará um grande trabalho.


O Cássio disse que o Jair resgatou o estilo de jogo do Corinthians. Concorda?
Concordo. A gente sabe que nossa força sempre foi de não tomar gols, sempre ganhava de meio a zero e classificava. E ultimamente estava tomando cada gol bobo, e a gente mesmo se cobrou. Não podemos tomar esses gols bobos e não ter força para reagir. Quando você toma, fica difícil para reagir. E você não saindo perdendo, tem grandes chances de sair com a vitória. E ele resgatou isso, essa ênfase que era de conseguir os gols e não tomar.

E como ele fez isso?
Foi um pouco de cada coisa. Tanto na conversa, mas claro que temos de trabalhar, fazer no campo. Ele vinha fazendo esses trabalhos para a defesa, fechar linha, diante do Flamengo foi difícil, mas ele até cobrou do gol que tomamos de empate, a bola passou debaixo do Clayson, e ele falou para fechar o corredor e deixar a parte de fora aberta. E para a gente é mais fácil, e ele vem cobrando no dia a dia. A gente não está sofrendo tantos gols, contra o Flamengo ainda conseguimos a vitória, e desgastou muito. Conseguimos um grande jogo e uma classificação.

Ela mantém uma linha de quatro na defesa, como os antecessores. Tem semelhanças com Tite, Carille?  
É igual o modo como ele fala, até de a gente ir conversando, coisa que não vínhamos fazendo. A gente não vinha conversando, orientando um ao outro e por isso tinha derrota. E não adianta depois culpar, porque quando ganha a culpa é de todos, e quando perde é de todos. A gente está com a linha de quatro fechada ali, e mais um volante, para fechar no funil, com cinco jogadores fica mais fácil de estar fechado e não tomar gols.

Como consegue trocar o chip ?
É difícil, tanto que a gente pensou no Flamengo, na classificação para a final, e já pensamos: imagina não passar e ter de pegar o Flamengo de novo, com pressão, em casa, diante de nosso torcedor, mas graças a Deus não foi isso que aconteceu. Mas é da mesma forma, inevitável não pensar, você é ser humano, mas tem de buscar não pensar ao máximo.

Como tem de se comportar nos dois jogos?
Temos de jogar com tudo o primeiro jogo fora, porque se não tomarmos o gol como foi contra o Flamengo, temos grandes chances de pegar o caneco. Sabemos que precisaremos de muita concentração em Minas, vai ser difícil, tanto pela qualidade do Cruzeiro e a quantidade de torcedores, como vai ser. Mas é jogo de equilíbrio, e vamos tentar sair vencedor diante de nossa torcida.

Dá para dizer que a estratégia terá de ser a mesma ?
Sim, vamos no intuito de fazer um grande jogo e conseguir a vitória. Mas se a gente não conseguir a vitória, vamos ficar muito feliz com o empate, porque sabemos que é muito difícil empatar com eles lá.

Quais os planos para o futuro no Corinthians?
Difícil querer antecipar algo que está pela frente. Tenho de pensar no momento, estou feliz aqui, penso em renovar no ano que vem, ficar aqui, me aposentar aqui, mas primeiro conquistar esse título, até para valer de renovar. Mas não sei o que o destino me reserva, tenho de pensar no momento. Depois vou ver o que Deus prepara para mim. Ainda não pensei em pós-carreira, se aposentar, enquanto estiver rendendo, quero ajudar o Corinthians.

Ainda se vê vestindo outra camisa de time no Brasil?
Ah difícil, toda minha entrega, conquistas foram através do Corinthians. Eu não me vejo com outra camisa que não o Corinthians, tanto que voltei e fiquei muito feliz que foi para o Corinthians. Clube que me abriu as portas para o mundo, seleção. Então quero permanecer aqui, me aposentar, aqui me sinto feliz.

Qual a principal virtude desse grupo?
Não só esse como todas as vezes foi é a união. Sempre nos fechamos aqui, desde o Mano. Quem está melhor vai jogar, quem não está vai ajudar também. E um ajudando o outro, assim é o futebol. Um exemplo é o Douglas, que não poderá jogar a final. A lealdade é o diferencial do Corinthians. único clube que eu peguei que um liga para o outro, quando está atrasado, e liga perguntando. E isso faz a diferença, e levo para toda a minha vida, essa união.

O Pedrinho é o melhor jovem com quem você já trabalhou?
Pedrinho é acima da média, pela idade, potencial que tem, pelo porte físico que tem. Mas creio que o Arana foi fundamental aqui, o Malcon, Léo Jabá, cada um com sua característica. O Pedrinho é diferenciado, temos de dar total confiança para continuar fazendo isso, ter alegria para jogar, e também o Jair está conversando com ele para ele ajudar na marcação também, na idade dele é difícil só atacar, tem de saber marcar também. 






Quinta (04/10) 15h30 — Treino com coletiva







a escalação do Corinthians nesta sexta-feira, às 21h (de Brasília), diante do Flamengo, pelo Brasileirão

Pela segunda vez na semana, Jair Ventura esboçou a equipe titular com ele entre os 11. Havia a expectativa que o técnico pudesse testar mais uma vez o chileno Ángelo Araos na função, como ocorreu no empate sem gols contra o América-MG.


O cenário indica, aliás, que os já entrosados Gabriel e Ralf podem atuar juntos novamente no primeiro jogo da decisão, no Mineirão, caso Fagner se recupere  e reassuma a lateral direita. Em Minas Gerais, a tendência é que o time alvinegro jogue com uma postura mais defensiva.
 

Titulares no treino do Corinthians — Foto: Marcelo Braga


Em casa,  nesta sexta, o Timão deve ter Cássio, Gabriel, Léo, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Mateus Vital, Romero, Jadson e Clayson.
No treino desta quarta, equipe reserva treinou com Walter, Mantuan, Marllon, Pedro Henrique e Carlos Augusto; Araos; Pedrinho, Danilo, Emerson e Sergio Díaz; Roger.
Os desfalques seguiram sendo Fagner e Jonathas, que tratam fibroses; o volante Paulo Roberto, que voltou a sentir dores musculares, e Renê Júnior, que operou o joelho e só volta em 2019.