8 de maio de 2014 • 15h11 • atualizado às 20h01
Corintianos elogiam Expresso da Copa rumo à “Nova Meca"
Thiago Tufano
Foto: Bruno dos Santos / Terra
O primeiro trem do chamado Expresso da Copa saiu da Estação Luz, na região central de São Paulo, às 13h deste domingo, e em apenas 19 minutos o torcedor pôde chegar à Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste da capital, para assistir ao jogo do clube contra o Figueirense, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A torcida elogiou bastante o sistema que será usado durante os jogos da Copa do Mundo, em que o usuário do metrô pega o trem na Luz e vai direto para Itaquera, sem parada.
O evento pelo Campeonato Brasileiro é um teste para algumas operações planejadas à Copa. Entre essas operações está o conceito geral de mobilidade urbana, cujo acesso prioritário à arena será por transporte sobre trilhos (trem e metrô). O estádio terá duas entradas principais, Oeste e Leste, que estão indicadas nos ingressos.
A entrada Oeste, pelo portão 1, está localizada no acesso pela Radial Leste e é destinada aos torcedores com ingressos para os setores oeste e sul, que deverão utilizar o Metrô (Linha 3–Vermelha) e desembarcar na Estação Artur Alvim.
Veja ida para Arena Corinthians pelo 'Expresso da Copa'Clique no link para iniciar o vídeo
Veja ida para Arena Corinthians pelo "Expresso da Copa"
Já a entrada Leste, pelo portão 2, deverá ser usada pelos torcedores com ingressos aos setores leste e norte que forem ao estádio pela CPTM (Linha 11-Coral), com desembarque na estação Corinthians-Itaquera.
Para chegar à Luz, os torcedores não tiveram problemas com sinalização, já que em diversos pontos placas mostravam o caminho certo para a Arena Corinthians. Apesar disso, apenas 20 minutos antes da saída do primeiro trem, por volta das 12h40, funcionários da CPTM ainda colavam algumas placas. O trem passa na plataforma da Luz de oito em oito minutos.
Após os 19 minutos nos trilhos, os torcedores caminharam de 15 a 20 minutos até chegar ao estádio, menos de 1 quilômetro. Nesse trajeto, voluntários auxiliaram os torcedores. O Expresso funciona intercalado com a linha 11-Coral da CPTM para não prejudicar o usuário habitual. E o preço da passagem é o valor normal de R$ 3.
"Vamos rumo à Nova Meca", gritou um dos fanáticos corintianos, empolgado antes de entrar no primeiro Expresso da Copa. André Frondana, 37 anos, mora em São Caetano, no ABC Paulista, e elogiou o novo sistema. "É formidável. Qualquer país civilizado do mundo não faria nada menos que isso", disse.
Saiba Mais
Foto: Twitter / Reprodução
Corinthians divulga foto com primeiros torcedores na Arena
Corinthians dá boas-vindas aos torcedores na Arena
Torcedores comemoram 1º jogo na Arena: "vai Corinthians"
Já Carlos Eduardo Muran, 48 anos, amigo de André, preferiu colocar os pés no chão. "Precisa ver nos dias de jogo de noite se isso vai funcionar bem, mas hoje está ótimo. A sinalização estava muito boa, soubemos onde descer, onde pegar o trem. Foi uma moleza", disse Carlos Eduardo, que veio da Barra Funda. "Frequento estádio desde os 5 anos. Ir para o Morumbi é um sacrifício, no Pacaembu você tem que andar muito", completou.
Ao chegaram à Estação Corinthians-Itaquera, os amigos decidiram fazer uma pausa para o almoço. Como desembarcaram praticamente dentro do Shopping Itaquera, eles aproveitaram para comer. "Essa é a ideia. Chegar, almoçar e passar o dia todo aqui", disse Carlos Eduardo. Antes de comer, porém, a dupla aproveitou para comprar o bilhete de volta, já que a CPTM orientou os usuários a fazê-lo para não haver excesso de fila.
Correção
Diferentemente do que foi divulgado na galeria Veja fotos da viagem de trem dos corintianos até Itaquera pelo Portal Terra, publicada às 15h08 do dia 18 de maio, o Expresso da Copa é percorrido de trem, e não de metrô. A galeria foi corrigida às 18h41 do mesmo dia.
8 de maio de 2014 • 15h00 • atualizado às 15h29
Corinthianos se empolgam em chegada à arena: "é nossa casa"
Dassler Marques
Dassler Marques
Reinaldo e Matheus Francatto foram de Capão Bonito, cidade localizada a 220 km da capital, em uma excursão de 18 pessoas. O grupo foi de micro-ônibus e depois pegou o metrô para chegar ao estádio. "É nossa casa! Descemos batendo palma e no vagão todos eram corintianos", contou o orgulhoso Reinaldo.
As gêmeas Gislaine e Gislene são de Caraguatatuba, litoral de São Paulo, e demonstram o mesmo sentimento. Elas foram de van até quase a porta do estádio e também relataram uma chegada tranquila. "É emocionante! Estou muito feliz em conhecer nossa casa. Essa realmente é nossa", disse Gislaine.
Os corintianos não encontram dificuldades para chegarem à Arena, onde acontece neste domingo a primeira partida oficial do novo estádio. O clube até já divulgou foto dos primeiros torcedores que entraram na arena para a partida contra o Figueirense, marcada para as 16h (de Brasília).
Arena Corinthians: a saga de um sonho que virou realidadeClique no link para iniciar o vídeo
Arena Corinthians: a saga de um sonho que virou realidade
As saídas da estação de metrô Corinthians-Itaquera estão bem sinalizadas, facilitando o caminho dos torcedores. No entanto, os voluntários na porta do estádio apresentam dificuldades para orientar as pessoas.
A previsão do ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, é de que 38 mil torcedores compareçam ao jogo deste domingo, pela quinta rodada do Brasileiro.
Torcedores começam a chegar na Arena Corinthians 13h28 18/05/2014 - Arena Corinthians Agência Corinthians
© Divulgação
Os torcedores já fazem festa nos arredores do estádio
A torcida já começou a chegar na nova casa corinthiana, a Arena Corinthians, para acompanhar a inauguração do estádio, em partida entre o Timão e o Figueirense. São esperados 40 mil torcedores nesta tarde.
Após tanto tempo de espera, a torcida corinthiana poderá prestigiar sua nova casa e torcer pelo Corinthians. Na sexta-feira e sábado, a equipe corinthiana realizou os últimos treinos antes da estreia. E os jogadores demonstraram muita ansiedade, apesar de pregar tranquilidade pelo gol.
© Divulgação
A torcida já começou a chegar na nova casa corinthiana, a Arena Corinthians, para acompanhar a inauguração do estádio, em partida entre o Timão e o Figueirense. São esperados 40 mil torcedores nesta tarde.
Após tanto tempo de espera, a torcida corinthiana poderá prestigiar sua nova casa e torcer pelo Corinthians. Na sexta-feira e sábado, a equipe corinthiana realizou os últimos treinos antes da estreia. E os jogadores demonstraram muita ansiedade, apesar de pregar tranquilidade pelo gol.