15 de abr. de 2014





15/04/2014 15h48

Primeiro jogo oficial da Arena do Timão será no dia 17 de maio
Corinthians receberá o Figueirense, pelo Brasileirão, em sua nova casa. Antes, haverá quatro eventos. Caso Fifa exija, clube pode disputar mais um jogo no local


Por Marcelo Braga
Arena do Timão já está à disposição do clube
(Foto: Divulgação / Odebrecht)

A Arena Corinthians foi entregue pela construtora Odebrecht ao Timão nesta terça-feira, em São Paulo, em cerimônia solene. O estádio ainda não está 100% concluído para atender todas as exigências da Fifa, mas a expectativa é que as principais pendências sejam resolvidas em até 15 dias. Mesmo assim, o ex-presidente Andrés Sanchez anunciou que poderão ser realizados até cinco eventos antes da Copa do Mundo - o local receberá a abertura, dia 12 de junho, e mais quatro jogos do Mundial. O principal deles: o jogo entre Corinthians e Figueirense, dia 17 de maio, pelo Campeonato Brasileiro. Será o primeiro jogo oficial da nova arena e, provavelmente, o único evento-teste para a Copa.

Toda a programação divulgada, porém, ainda depende da obtenção dos laudos do Corpo de Bombeiros e do "Habite-se" da Prefeitura. O primeiro dos eventos está marcado para o dia 26 de abril e será direcionado às crianças das escolinhas Chute Inicial e do projeto social Time do Povo. A visita servirá para testes de acesso e serviços - como banheiros. Cerca de 5 mil garotos e garotas participarão da atividade. Depois, no feriado de 1º de maio, os funcionários da Arena farão um jogo para um público máximo de 15 mil pessoas. Ele será aberto a sócios do clube e membros do Fiel Torcedor, que ficarão no prédio leste e em parte do oeste.


Já no dia 10 de maio, ocorre um evento maior. A partida entre o time atual do Corinthians e um combinado de ex-jogadores do clube deverá receber de 30 a 35 mil pessoas. A ocupação será nos prédios leste, oeste e em parte do norte e sul. A assessoria de imprensa do clube não quis antecipar as presenças confirmadas, mas sabe-se que haverá venda de ingressos para a grande festa.

Na semana seguinte, haverá a primeira partida oficial do Timão na nova casa, já com capacidade total: 68 mil lugares. Caso a Fifa peça mais um evento-teste no estádio, o Timão mandará o jogo contra o Atlético-PR, dia 21 de maio, pela sexta rodada do Brasileirão, no local.

- É claro que é pouco fazer só um evento-teste, mas nós somos um clube de futebol e o que sabemos de melhor é organizar um jogo. Depois de entregar à Fifa, continuaremos no estádio. Queremos ver tudo o que vai se passar aqui - afirmou Andrés, sobre a presença do clube no local após 25 de maio, data-limite de entrega para a Fifa.












Em data histórica, Odebrecht inicia transição de entrega da Arena Corinthians para Timão

15h50 15/04/2014 - Arena CorinthiansAgência Corinthians



© Rodrigo Coca/Ag. CorinthiansNesta terça-feira (15), o Corinthians recebeu da Odebretch a tutela da Arena


A terça-feira, 15 de abril de 2014, foi um dia histórico para o Sport Club Corinthians Paulista. Nesta data, a Odebrecht iniciou a transição da operação da Arena Corinthians para o Timão. A empresa ainda permanecerá ao lado do clube por algum tempo para finalizar a obra e auxiliar no início da gestão.

A entrega aconteceu em uma cerimônia realizada no estádio, com a presença do presidente Mário Gobbi; o ex-presidente e responsável pelas obras Andrés Sanchez; o diretor de contrato da Odebrecht, Antonio Gavioli; a vice-prefeita, Nádia Campeão; o secretário de planejamento e desenvolvimento regional do estado, Júlio Semeghini; e o representante dos operários que trabalharam na obra, Carlos Petronilho.

Durante a solenidade, Andrés deu informações sobre o cronograma de eventos-testes da Arena Corinthians. “Desde que as autoridades liberem as autorizações [aprovações e laudos de órgãos competentes como o Corpo de Bombeiros] que já estão próximas, vamos fazer um evento no dia 26 com cerca de 5 mil crianças dos nossos projetos Time do Povo e Chute Inicial para testar aparelhos sem jogo de futebol”, declarou.

“No dia 1º de maio, vamos fazer um jogo entre os funcionários da Odebrecht. No dia 10 de maio, faremos um amistoso entre Corinthians e Corinthians. E no dia 17, o jogo oficial contra o Figueirense”, completou Andrés.

Todos os eventos ainda carecem de confirmações. Quando definidos, haverá a divulgação se haverá e de que forma acontecerá a venda/entrega de ingressos para cada um dos testes na Arena Corinthians.

Ainda durante o evento, o presidente Mário Gobbi falou sobre a felicidade ao ver um sonho de muitos anos prestes a ser realizado, com a entrega da Arena Corinthians ao Timão. “A emoção é muito grande. O Corinthians recebe a sua casa. É uma casa particular, privada. O clube vai pagar por essa obra. Vamos continuar trabalhando junto com a Odebrecht porque ainda há um trecho a percorrer”, afirmou.




















15/04/2014 15h19

Aberta a todos, Arena Corinthians é
entregue por construtora ao Timão
Empresa e clube fazem cerimônia com festa em Itaquera, e as obras continuam para
atender aos padrões da Fifa visando à Copa. Primeiro jogo oficial será dia 17 de maio


Por Marcelo Braga

Depois de quase 104 anos, o Corinthians tem oficialmente o seu estádio. Na manhã desta terça-feira, a construtora Odebrecht entregou a Arena ao clube em cerimônia realizada no local, em Itaquera. Responsável pelas obras do estádio, o ex-presidente alvinegro Andres Sanchez elogiou a nova casa e disse que o local não é só do Timão, apesar de ressaltar o status de anfitrião do clube.


– A Arena é moderna e está aberta a todos. Aqui joga quem quiser, quem puder. O Corinthians é o time do povo – afirmou Andres.


A princípio, o primeiro jogo oficial do Timão no local será dia 17 de maio, contra o Figueirense, pelo Brasileirão. Antes, haverá quatro eventos menores. No entanto, para que essa programação seja confirmada, é preciso que o clube receba o aval do Corpo de Bombeiros. A partir do dia 20 de maio, o clube "entrega" a Arena à Fifa, que passa a cuidar da operação do estádio até o fim da Copa do Mundo.

O sonho de ter um estádio foi realizado graças principalmente ao lobby do clube, em especial do próprio Sanchez, com o governo federal, que através do BNDES liberou um empréstimo de R$ 400 milhões para a obra – o banco de fomento também ajudou a financiar outros estádios que serão utilizados na Copa do Mundo. E o presidente Mário Gobbi lembrou que o Corinthians vai arcar com os custos da sua arena.


– Estou encantado, enamorado. O Corinthians recebe da Odebrecht a sua casa. Uma casa particular, e vamos pagar por ela. Recebemos a Arena para iniciar os trabalhos operacionais de adaptação – explicou o mandatário.

Andres Sanchez (à direita) na entrega da Arena Corinthians (Foto: Mauro Horita)


Os trabalhos para a montagem das arquibancadas móveis e de toda a estrutura necessária para atender às exigências da Fifa e receber o jogo de abertura da Copa do Mundo – Brasil x Croácia, no dia 12 de junho – continuam. Mas do ponto de vista do Corinthians, com aquilo que ficará como legado após o Mundial, tudo está pronto. Por isso, a realização da cerimônia de entrega nesta terça, mesmo com várias partes inacabadas.


Nas últimas décadas foram vários os projetos, compras de terrenos, tentativas de parcerias e promessas de que o clube teria sua casa. Sempre sem sucesso. Em 2010, como parte das comemorações do centenário, Corinthians e Odebrecht firmaram o contrato para a construção da Arena. As obras foram iniciadas no fim de maio de 2011. Em outubro veio o anúncio de que o local seria o palco da abertura da Copa.

Em seu discurso, Gobbi ressaltou que o Corinthians vai pagar pela Arena 'particular' (Foto: Mauro Horita)




O clube teria de atender às exigências da entidade para comportar tal evento, como pelo menos 60 mil lugares para os torcedores. A construção da Arena Corinthians teve diversas polêmicas desde o seu início, como a isenção fiscal, a retirada de gasodutos do terreno, os empréstimos do BNDES para acelerar a obra, a indecisão sobre quem pagaria as arquibancadas provisórias, entre outros. Mas nenhum deles foi tão grave quanto as mortes de operários.

Quero homenagear os três mortos. É muito triste, são vidas que se foram.
Andres Sanchez, responsável pelo estádio

O ex-presidente do Corinthians Andres Sanchez prestou homenagem aos funcionários.
– Quero homenageá-los. E muito triste, são vidas que se foram – disse ele, garantindo que tudo ficará pronto a tempo do Mundial: – Faltam algumas coisas para terminar, mas em duas semanas tudo estará pronto. Posteriormente, seguiremos com a obra para adaptar ao que queremos, já que a Fifa tem os seus padrões.











15/04/2014 14h34

Corinthiano Jadson distribui ovos de Páscoa a crianças deficientes
Meia do Timão faz a festa de garotada atendida por entidade da capital paulista


Por GloboEsporte.com
O meia Jadson, do Corinthians, visitou nesta terça-feira a unidade central do Ibirapuera da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), e distribuiu seis mil ovos de Páscoa aos pacientes.


A visita durou pouco mais de uma hora, e o corintiano atendeu pacientemente a crianças e funcionários do local. Tirou muitas fotos e deu autógrafos.


- É experiência que renova a gente. Não tem preço ver a felicidade nos olhos dessas crianças – afirmou o meia.


*André Guerreiro colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez

Jadson atendeu pacientemente a crianças e funcionários da AACD (Foto: André Guerreiro / GloboEsporte.com)






Visita de Jadson durou pouco mais de uma hora (Foto: André Guerreiro / GloboEsporte.com)





Jadson entregou seis mil ovos às crianças da AACD (Foto: André Guerreiro / GloboEsporte.com)