21 de jan. de 2011

)

Corinthians abre mão de rodízio e enfrenta Noroeste com força máxima

Helder Júnior
O presidente Andrés Sanchez fez uma previsão enquanto o Corinthians treinava na tarde desta sexta-feira, no CT Joaquim Grava. "É só um palpite, mas acho que o Tite não vai poupar ninguém agora", disse, sorrindo, enquanto fumava um cigarro e bebia água de coco à beira do gramado. Menos de uma hora depois, o técnico confirmou que usará força máxima na partida contra o Noroeste, domingo, no Pacaembu.
Tite até tentou fazer certo mistério antes de garantir que o confronto com o colombiano Tolima, pela pré-Libertadores, no dia 26, não interferiu no planejamento do Corinthians no Campeonato Paulista. "A minha equipe está definida para o jogo de domingo, contra o Noroeste. É o mesmo time, com a entrada do Ronaldo no lugar do Paulinho", avisou o treinador, após alguns segundos em silêncio, para criar suspense.
Ronaldo foi preservado no empate por 1 a 1 com o Bragantino, na rodada passada, para evitar lesões musculares. Agora, entrará em campo para adquirir ritmo ao lado de outros dois atacantes, Dentinho e Jorge Henrique - embora Tite ainda cogite escalar o meio-campista Paulinho e não alterar o esquema tático corintiano. "Tenho a opção de jogar com um losango no meio, sim, com o Paulinho", disse.
O Corinthians, portanto, mudou a estratégia que fracassou sob o comando de Mano Menezes no ano passado. O hoje comandante da seleção brasileira promoveu um rodízio entre seus titulares em 2010, poupando os principais jogadores do elenco no Campeonato Paulista para atuarem na Copa Libertadores da América. A equipe, então, demorou a adquirir ritmo e entrosamento.
"Mas não vamos fazer um comparativo com outro momento do Corinthians", desconversou Tite, evitando entrar em polêmica com Mano. "Não sei em que circunstâncias o time estava naquela época. Eu, por exemplo, também já poupei jogadores no Campeonato Brasileiro para ser campeão da Sul-americana. Agora, como os meus atletas estão em boas condições físicas e clínicas, acho que é importante repetir a equipe. O jogo é o nosso melhor treinamento", acrescentou.
Para enfrentar o Noroeste e provavelmente também o Tolima, então, o Corinthians terá aquela formação que Tite considera a ideal no momento: Julio Cesar; Moacir, Chicão, Leandro Castán e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Bruno César; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho. Paulinho é candidato a substituir Jorge Henrique, e Alessandro ocupará a vaga de Moacir assim que recuperar a forma física após se curar de catapora.