07/11/2010 04h00
São Paulo x Corinthians: decisão com rivalidade, escrita e Ronaldo
Timão está há quase quatro anos sem perder para o Tricolor, que além de perseguir Libertadores, deseja atrapalhar o rival na busca pelo título
Por GLOBOESPORTE.COM
Com a rivalidade no estágio máximo, São Paulo e Corinthians podem encher a boca para falar que o jogo deste domingo, às 17h (de Brasília), no Morumbi, é uma decisão com muitas fichas em disputa. De um lado, um anfitrião doido para quebrar uma escrita incômoda, seguir forte na briga por uma vaga na Libertadores e, de quebra, atrapalhar o caminho do rival. De outro, um visitante ávido por um título no ano de seu centenário e motivado por manter o oponente em um jejum ainda mais longo no histórico dos confrontos.
Há três anos e dez meses que o Tricolor não sabe o que é vencer o Timão. Desde então as equipes se enfrentaram dez vezes, com seis vitórias para o Alvinegro, e quatro empates. Mas o momento é favorável para mudar a escrita. O São Paulo vem de uma vitória importante sobre o Cruzeiro, um dos candidatos ao título, por 2 a 0 fora de casa. Conta com Paulo César Carpegiani, que desde que chegou ao Morumbi só perdeu uma partida, para o Ceará, também como visitante. E aposta na ofensividade do quarteto formado por Lucas, Fernandão, Dagoberto e Ricardo Oliveira para desnortear a defesa corintiana. Com 50 pontos, o anfitrião sabe que se perder praticamente dá adeus à vaga na Libertadores.
O Timão sabe com o que vai lidar. E espera ter o sucesso do primeiro turno, quando atropelou o rival com um 3 a 0. Agora está com 57 pontos, um a menos do que o líder Fluminense, e precisa manter o tabu para não fraquejar na busca pelo título. E terá um reforço que não teve naquela partida: Ronaldo está confirmado. A defesa são-paulina passou a semana elogiando o Fenômeno.
Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS) apita a partida. Ele será auxiliado por Altemir Hausmann (FIFA-RS) e Carlos Berkenbrock (FIFA-SC). A TV Globo transmite o duelo para os estados de SP, PR, SC, RS, GO, TO, MS, MT, DF, BA, PE, RN, CE, MA (exceto Balsas) e PA (exceto Santarém). O Premiere Esportes também televisiona a partida. E você acompanha, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
São Paulo: Além de uma escrita longa sem vencer o Timão, o Tricolor precisa vencer para seguir firme na briga por uma vaga na Libertadores, tentando diminuir a distância para a zona de classificação, que hoje é de quatro pontos para o Botafogo, último do G-4. E para alguns jogadores, como Alex Silva, há também o gostinho de atrapalhar o rival. O zagueiro disse, na semana passada, que não deseja ver o Corinthians ganhando o Brasileiro: "Vamos fazer nosso papel, e se não pudermos deixar nosso rival de São Paulo ganhar vai estar de bom tamanho".
Corinthians: A liderança. Essa é a meta do Timão neste domingo. Embalada pela goleada de 4 a 0 sobre o Avaí e a um ponto do líder Fluminense, a equipe do Parque São Jorge precisa vencer o São Paulo e ainda torcer por um empate ou derrota do Fluminense no clássico com o Vasco. Dar uma secada no Cruzeiro, terceiro, também não é demais.
São Paulo: Depois de testes frustrados, Paulo César Carpegiani inovou na escalação, colocando Renato Silva na lateral esquerda. Casemiro ganhou uma vaga no meio, e o time ficou assim: Rogério Ceni, Jean, Alex Silva, Miranda e Renato Silva; Rodrigo Souto, Casemiro, Lucas e Fernandão; Dagoberto e Ricardo Oliveira.
Corinthians: Com o retorno de Ralf, que cumpriu suspensão diante do Avaí, o técnico Tite volta a ter força total no Campeonato Brasileiro. A única dúvida do treinador é em relação ao companheiro de Ronaldo no ataque. Iarley não vem bem e pode perder o lugar para Dentinho. Assim, a provável escalação alvinegra é: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Dentinho (Iarley) e Ronaldo.
São Paulo: Carpegiani não poderá contar com Carlinhos Paraíba, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Richarlyson, punido pelo STJD com duas partidas de suspensão (uma já cumprida) pela expulsão contra o Santos. Além deles, Fernandinho e Jorge Wagner estão em recuperação. Bosco, Wellington e Junior Cesar, também em tratamento, só retornam em 2011.
Corinthians: Paulo André e Jorge Henrique continuam sendo as principais baixas. O zagueiro se recupera de um problema no joelho, enquanto o atacante, em fase final de recuperação de ruptura muscular na coxa esquerda, já treina com bola e se prepara para retornar no duelo do próximo dia 13 de novembro, contra o Cruzeiro, no Pacaembu.
São Paulo: Rogério Ceni, Renato Silva, Samuel, Diogo, Rodrigo Souto e Cléber Santana.
Corinthians: Dentinho, Paulo André, Leandro Castan, Moacir, Paulinho, Jucilei, Elias e Bruno César.
São Paulo: Um dos destaques do Tricolor contra o Cruzeiro, Lucas é mais uma vez a aposta do São Paulo no sistema de criação. Rápido e driblador, o meia-atacante, que teve um início de carreira frustrado no Corinthians, pode ser a solução para furar o bloqueio corintiano.
Corinthians: Dentinho pode aparecer como novidade no time titular e dar ao técnico Tite a velocidade que tem sentido no ataque corintiano. Recuperado de uma série de lesões musculares, o atacante alvinegro está com sede de jogo. Contra o Avaí, ele entrou durante o segundo tempo e mostrou que já tem condições de atuar como titular.
São Paulo: Paulo César Carpegiani, técnico do São Paulo: "Clássico sempre tem repercussão maior. Mas não adianta vencermos o Corinthians e perdermos o jogo seguinte. Nossa situação é difícil, temos obrigação de ganhar para aspirar algo, não há sabor especial por ser o Corinthians, mas o adversário tem algo que queremos: os três pontos".
Corinthians: Tite, técnico do Corinthians: “Estatística não vence jogo e também não credencia ninguém a ser o vencedor. Ainda mais em um clássico como Corinthians e São Paulo. Eu conversei com os jogadores e dei a dimensão da grandeza desse momento. Estamos a cinco jogos da possibilidade de ser campeão brasileiro”.
- O São Paulo não vence o Corinthians há três anos e dez meses (ou dez jogos), desde
o dia 11 de fevereiro de 2007, quando ganhou por 3 a 1 no Morumbi, pelo Paulistão. Lenílson, Rogério Ceni e Leandro marcaram para o Tricolor, e Wílson descontou para o Timão.
- Apesar de hoje estar invicto diante do rival, o Corinthians ficou 13 jogos (ou quatro anos e meio) sem derrotar o São Paulo recentemente. Foi o período mais longo de invencibilidade da história do clássico, que só se encerrou em outubro de 2007, com um gol do zagueiro Betão, que garantiu o triunfo alvinegro.
- No histórico geral do confronto, Corinthians e São Paulo já se enfrentaram em 286 oportunidades. Foram 108 vitórias do Timão e 87 do Tricolor. Houve 91 empates.
- Curiosamente, o Corinthians leva vantagem sobre o São Paulo em jogos no Morumbi pelo Brasileiro. Em 30 partidas na casa tricolor, o Timão venceu nove. O anfitrião ganhou cinco, e houve 16 empates.
Corinthians e São Paulo se enfrentaram pela última vez no Pacaembu, pelo primeiro turno do Brasileirão, em agosto deste ano. E o Timão não tomou conhecimento do rival. Elias fez dois gols e Jucilei completou a vitória por 3 a 0. Na ocasião, Sérgio Baresi era o técnico interino do Tricolor, e Adilson Batista comandava o time alvinegro. Hoje, Baresi voltou a trabalhar nas categorias de base do São Paulo, e Adilson Batista segue sem clube.