30 de out. de 2010



30/10/2010 às 10h46:



Tite reafirma confiança em contar com Ronaldo nos jogos restantes do Campeonato Brasileiro


Técnico quer o atacante nos 90 minutos das próximas seis partidas do Nacional

O técnico Tite afirmou que o atacante Ronaldo passa o "espírito do prazer de vitória" para os jogadores mais jovens do elenco corintiano


.Quando voltou ao Corinthians após quase dois meses no departamento médico, Ronaldo demonstrou esperança de jogar nos então nove jogos restantes pelo Campeonato Brasileiro. A boa evolução do Fenômeno anima o técnico Tite, que na sexta-feira (29) reforçou a expectativa de que a projeção do camisa 9 se confirme e ajude na briga pelo título.

- O meu objetivo é que o Ronaldo possa contribuir os 90 minutos nos próximos seis jogos.

Nos empates contra Guarani e Flamengo e na vitória sobre o Palmeiras, o atacante permaneceu em campo sem ser substituído. Contra o Rubro-Negro, na última quarta-feira (27), voltou a marcar gol. Tite ressaltou os esforços do Fenômeno neste momento de decisão.


- É fácil falar do Ronaldo. Vou sintetizar: se chegarem três bolas até ele, em duas ele vai fazer o gol. Se tem duas chances de dar assistência, em uma vai deixar o companheiro na cara do gol.

O Fenômeno também tem sido um jogador importante para o entusiasmo do elenco. Tite disse que gosta da forma como o renomado atleta trata os companheiros mais jovens.


- Ele trabalha em cima das dores que sente, se superando. No clássico, estava fazendo desarmes no meio-campo para ajudar o time de alguma forma. É o ápice do espírito do prazer pela vitória. Ele passa isso para os mais jovens, passa essa mensagem. Mais do que falar, eles passam a agir.


...Eduardo Silva, preparador físico do Corinthians, afirmou no desembarque em São Paulo, na quinta-feira (28), que o planejamento de Ronaldo seria mantido jogo a jogo. Enquanto estiver bem, o Fenômeno vai continuar entre os titulares alvinegros. Porém, não está descartada a hipótese de ser poupado em algum momento da reta final do Campeonato Brasileiro.
"Veterano", Elias diz que Douglas não escapará de trote na Seleção


30 de outubro de 2010 • 10h00
Após passar por trote na Seleção, Elias quer fazer o mesmo com o meia Douglas


Quando foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira, Elias foi avisado pelo atacante Ronaldo: os estrantes são submetidos a um trote, do qual não poderia escapar. Agora, o volante tem a oportunidade de fazer o mesmo com um diferente novato. Chamado por Mano Menezes para o amistoso contra a Argentina, ele já avisou que manterá a tradição com o meia Douglas, do Grêmio.

"Não vou aliviar para o Douglas, não. Já liguei para ele hoje (sexta-feira) e dei os parabéns, mas falei para chegar de mansinho lá", afirmou Elias, ansioso pelo ritual de iniciação. Em seu trote, Robinho comandou toda a ação: com uma câmera em mãos, fez os novatos colocarem um boné oficial da seleção e darem entrevista na frente do grupo, caçoando do nervosismo e dos erros dos colegas.

Douglas, que jogou com Elias no Corinthians em 2008, é o único estreante na lista anunciada por Mano Menezes na quinta-feira. "Desejo toda a sorte do mundo para ele. Ele é muito amigo meu e espero que possa ter sucesso, só que não vai escapar desse trote, não", garantiu Elias. O ritual dos novatos não foi a única dica que o corintiano recebeu de Ronaldo e Roberto Carlos desde que chegou à Seleção.

"Na primeira convocação do Jucilei eles conversaram com ele, passaram o conceito. Quando chegou a minha vez, fizeram a mesma coisa. Entender mais de Seleção do que alguém como o Roberto Carlos não dá. Me passaram várias coisas que vivi por lá e, quando aconteceram, estava preparado", apontou o atleta, sem, no entanto, revelar as situações.





Na semifinal do Brasileiro Sub-23, Corinthians vê poucas perspectivas na base


Time que tenta chegar à final neste sábado, contra o Atlético-MG, tem quatro reforços do time de cima. Técnico da base está pessimista com futuro próximo da base do clube

Bruno Winckler,
As perspectivas para que jogadores da base corintiana passem a integrar o elenco principal do Corinthians em 2011 não são das mais promissoras. Essa é a avaliação que faz o técnico do time sub-23, Zé Augusto, que comanda o time corintiano que neste sábado enfrenta o Atlético-MG, em Sete Lagoas, pela semifinal da Copa Brasil da categoria.



“É difícil projetar que algum jogador possa estar no time principal no ano que vem. Ainda tem a Copa São Paulo para gente ver. Por enquanto nós estamos ainda avaliando. Mas não tem muitas perspectivas, não”, disse Zé Augusto, que já treinou o time profissional do clube em 2007.



Do time que dirige no torneio nacional sub-23, Zé Augusto cita apenas dois jogadores que na sua avaliação poderiam ser aproveitados em breve no time principal: o volante André Lamas e o meia Caju, ambos de 21 anos, e quem vêm se destacando na equipe. “O André Lamas é um bom jogador, o Caju também, e já até teve passagem pelo profissional, mas quem decide se vai ser aproveitado é o pessoal da equipe de cima. Eu só tenho de passar para eles o que acontece aqui na base”, disse o técnico.



A resignação do mais longevo treinador da base corintiana tem um motivo. Depois do título da Copa São Paulo de 2009, os jogadores que tiveram chance no time principal não se deram muito bem. O meia Marcelinho, de 20 anos, destaque daquele time, chegou a ter chances com Mano Menezes, mas depois foi emprestado para o Monte Azul e para a Ponte Preta, onde disputa a Série B . Bruno Bertucci, também de 20 anos e que como lateral-esquerdo fez parte da equipe campeã da Copinha, não se firmou entre os profissionais e hoje só figura no time sub-23 dirigido comandado por Zé Augusto.



Apesar de estar classificado para as semifinais da Copa Brasil Sub-23, o Corinthians teve de recorrer a jogadores do time principal para fortalecer o time e tentar chegar à final do torneio. Defederico, William Morais, Dodô e Boquita foram convocados para o jogo contra o Atlético-MG, que começa às 15h30 deste sábado , na Arena do Jacaré. Não há jogo de volta. Se houver empate, a decisão será nos pênaltis. “É uma pena não poder treinar com eles, mas é importante para o nosso time ter jogadores como eles para ajudar nossa equipe a ter mais experiência”, diz Zé Augusto.



O treinador avalia que entre os jogadores que já estão entre os profissionais, como o atacante Taubaté, é quem tem mais chance de ser mais bem aproveitado em 2011. “Ele se machucou muito esse ano, mas é um bom jogador. Já está lá treinando com o time principal e é quem eu acho que tem mais chance de aparecer no ano que vem”, disse o treinador. Taubaté passou por cirurgia no joelho este ano e ainda se recupera. É um dos atacantes mais promissores da base corintiana nos últimos anos.



No atual elenco profissional, dos 31 atletas, 11 foram formados no Corinthians (três goleiros). Mas de todos os jogadores de linha, apenas Dentinho, que ainda está machucado, poderia ser apontado como um possível titular (fora Julio Cesar, goleiro).



Mudança recente

Zé Augusto prefere não entrar em detalhes sobre as dificuldades que o Corinthians vem enfrentando nas categorias de base. Recentemente, o presidente Andrés Sanchez mudou o diretor da área. Saiu Miguel Marques e Silva e assumiu Fernando Alba. “Eu só treino o time. Meu negócio é o campo, os jogadores. Não me envolvo com o que está fora de campo”, disse.



O antigo diretor da base deixou o cargo reclamando da ingerência de conselheiros na escolha de jogadores. “Aparecem alguns empresários ligados a conselheiros de vez em quando, mas eu não ligo para isso não. Só me interesso pelos atletas do Corinthians”, diz Zé Augusto.



Rendimento ruim nos campeonatos de base

O rendimento dos times do Corinthians nos campeonatos de base de São Paulo não está nada bem em 2010. O time sub-20 foi eliminado na segunda fase, no último dia 16, e não ficou nem mesmo entre as oito melhores equipes do Estado. Todos os rivais – Palmeiras, São Paulo e Santos – se classificaram para a terceira fase.



No sub-17, o Corinthians está nas quartas de final e disputa uma vaga com o Santos na semifinal. Neste sábado, as duas equipes fazem o jogo da volta na Vila Belmiro depois de vitória santista por 1 a 0 no primeiro jogo em Guarulhos.







30/10/2010 08h53



Convocados e reconhecidos, Jucilei e Elias dizem: 'Não somos estrelas'


Volantes estão em evidência no Corinthians e foram lembrados por Mano Menezes. No entanto, dupla adota postura humilde ao falar da boa fase


Por Carlos Augusto Ferrari e Diego Ribeiro

Jucilei e Elias: Dupla dinâmica do Timão também é Seleção (Foto: Paulo Pinto / Agência Estado)Fico feliz, reconhecimento é bom, mas não somos estrelas"EliasEles são sucesso no Corinthians, na Seleção Brasileira, e destaques no Campeonato Brasileiro. Jucilei e Elias estão vivendo uma rotina diferente em 2010. Os volantes do Timão têm sido os principais jogadores do elenco e representarão internacionalmente o clube no amistoso contra a Argentina, em 17 de novembro, no Qatar. Mas quem pensa que a mentalidade da dupla mudou, se engana. Em vez de deixarem o sucesso subir à cabeça, Jucilei e Elias insistem em dizer que ainda não são astros no futebol.

Só no Corinthians, por exemplo, os craques Ronaldo e Roberto Carlos já chamam boa parte dos holofotes. São consagrados, com longa carreira na Europa e na Seleção. Ciente de que ainda tem muito a fazer, Elias adota o discurso da humildade.

- As estrelas serão sempre Ronaldo e Roberto. Todo torcedor corintiano elege os dois. Só que a gente vem conquistando carinho do torcedor, espaço. Da época que cheguei aqui, hoje sou visto de uma forma totalmente diferente. Hoje as pessoas me encontram na rua, me abraçam, dizem que eu sou guerreiro, que não é pra sair do Corinthians. Fico feliz, reconhecimento é bom. Mas não somos estrelas - afirmou o camisa 7.

Um pouco antes da entrevista de Elias, Jucilei disse praticamente o mesmo e descarta o rótulo de estrela do Corinthians. Mesmo assim, concorda que sua rotina mudou um pouco após as convocações de Mano Menezes.


- Estou muito longe de ser estrela, vou fazer meu trabalho aqui, mas estrela não sou. Quando vim para o Corinthians, as pessoas já estavam me reconhecendo em shopping, churrascaria, vinham falar comigo. Mas agora, com a Seleção, é mais. Mas não vai mudar nada na minha vida não, vou jogar bola e ter tranquilidade. As coisas vão fluir da maneira certa - destacou Jucilei.

A dupla não desfalcará o Corinthians no Brasileirão. Como o jogo contra a Argentina é em uma quarta-feira, eles poderão encarar o Cruzeiro, no sábado anterior (13/11), e o Vitória, no domingo seguinte (21/11).