Tite revive Corinthians campeão da américa 12 e fala sobre saúde mental: ‘Estou de boa’
Treinador concedeu coletiva antes de partida comemorativa
Ulisses Lopresti
04/07/2025
13:24
Tite esteve entre os convidados para a coletiva do "Reencontro de Gigantes", partida amistosa entre ex jogadores da final que Corinthians foi campeão da amé 12 em 2x0 sobre Boca para comemorar a conquista, que completa 13 anos nesta sexta-feira (4). Na sala de imprensa do Pacaembu, o treinador aproveitou o momento nostálgico para relembrar o feito, mas também para falar sobre sua saúde.
Em abril, o treinador chegou a acertar com o Corinthians, mas recusou o convite no dia de sua apresentação, alegando que precisava cuidar da saúde mental. Na ocasião, o clube passou a buscar a contratação de Dorival Júnior. Nesta sexta-feira (4), Tite tranquilizou os fãs ao afirmar que está se recuperando bem.
— Estou legal, obrigado pelas palavras de carinho que recebi, que meus familiares receberam. Estou de boa, como os jovens falam, pronto para estarmos juntos. Esse momento é muito rico — disse o comandante do Corinthians naquela conquista.
— É um momento único, transcende o esporte. Em cada canto, cada local, temos uma história para contar.
Orgulho de Tite
O ex-comandante alvinegro também teve a companhia de Emerson Sheik e Alessandro, que representavam o Corinthians. A partida festiva do Corinthians campeão da américa sobre boca jrs será neste sábado (5), às 15h (de Brasília), no Pacaembu. O treinador valorizou a presença dos ex-adversários.
— Você vê o quanto tenho de orgulho por fazer parte desta equipe, por tudo que Alessandro, Emerson falou, não é só pelo título, mas pela conduta que tivemos. Agradeço aos jogadores do Boca, que vieram por essa confraternização, foram segundo, mas são vencedores, chegaram nesta decisão foram vencedores, agradeço muito — disse Tite
Corinthians busca reforços pós baixar folha salarial em R$ 3 milhões. Saíram Alex Santana, Coronado e Diego Palácios.
Corinthians realiza trabalho de reconhecimento facial na Neo Química Arena com sucesso e terá público total na volta dos jogos
Tite Corinthians campeão da lib da ame 12, sorri e fala sobre saúde mental: "Estou de boa"
Treinador é um dos convidados do jogo festivo que Corinthians recorda título da Lib da amé de 2012, que será disputado neste sábado
Por José Edgar de Matos
04/07/2025 12h07
O técnico Tite comentou pela primeira vez sobre os problemas de saúde enfrentados recentemente que o impediram de assumir o comando do Corinthians depois da saída de Ramón Díaz.
Na manhã desta sexta-feira, durante o evento de divulgação do Reencontro de Gigantes, um amistoso festa para o Corinthians recordar o título da américa, o treinador sorriu, mostrou leveza e assegurou que está melhor.
– Estou legal, muito obrigado. Recebi muito carinho. Estou de boa, como a molecada fala, e pronto para de alguma forma estarmos juntos. Esse momento humanamente é muito rico – disse Tite.
– Super-mulher não existe, super-homem não existe. Em um momento oportuno falamos mais. Esse momento é rico. E que nos enaltece – acrescentou, sem dar mais detalhes sobre se está pronto para retornar ao mercado de treinadores.
Emerson Sheik, Tite e Alessandro participam de festa do Corinthians — Foto: José Edgar de Matos
A presença de Tite mobilizou o evento de reencontro no Pacaembu. Capitão do time campeão da Libertadores de 2012, Alessandro tratou de reverenciar o comandante daquela ocasião, que ficou perto de reassumir o cargo no alvinegro.
– Muito especial reencontrar o professor. Procuramos estar em contato e temos essa relação de professor, do ensinamento, do aprendizado, algo do convívio diário no clube. Fica a relação de amizade, respeito e carinho. É uma pessoa que temos uma gratidão treinamento – comentou.
– No nosso grupo de 2011, 2012, 2013, o professor construiu uma relação de muita admiração e reciprocidade. Muito feliz que ele está bem. A saúde mental que todos nós possamos estar bem, felizes, alegres, fazendo o que gostamos. É o que desejamos para todos – acrescentou
Corinthians: conquista da Lib. da Amé completa 13 anos; relembre a campanha
Título foi conquistado no dia 4 de julho de 2012
Corinthians venceu a Libertadores há 13 anos (Foto: Ari Ferreira/Lancepress!
Ulisses Lopresti
4/07/2025
09:30
Nesta sexta-feira (4), completam-se 13 anos da histórica conquista do Corinthians na Copa Lib. Da América. Em 4 de julho de 2012, o Corinthians venceu por 2 a 0 o Boca Jrs, em um Pacaembu lotado, e levantou pela primeira vez o troféu da principal competição continental da América do Sul.
O Corinthians, comandado por Tite, vinha do título do Brasileirão de 2011, e em 2012, a equipe se superou e fez uma campanha histórica e invicta rumo ao título inédito.
Na primeira fase, o Corinthians encarou Cruz Azul, do México, Deportivo Táchira, da Venezuela, e Nacional, do Paraguai. O club alvinegro se classificou na liderança, com 14 pontos, quatro vitórias e dois empates.
Destaques para os confrontos contra o venezuelanos. Na estreia, empatou por 1 a 1 com gol no último minuto de Ralf, de cabeça. A partida também marcou a despedida da fase de grupos: No Pacaembu, o Corinthians venceu o adversário por 6 a 0.
Nas fases finais, o Timão seguiu invicto. Nas oitavas de final, contra o Emelec, uma surpresa: estreia do goleiro Cássio.
O goleiro se destacou no empate por 0 a 0 contra o Emelec, em Guyaquil, no George Capwell. A partida ficou marcada por críticas do Corinthians à arbitragem. Na volta, o Timão venceu por 3 a 0, no Pacaembu, com gols de Alex, Fábio Santos e Paulinho.
Corinthians venceu o Emelec por 3 a 0 (Foto: Daniel Augusto Jr/Fotoarena)
Decisão e abraço Fiel
O adversário nas quartas de final foi o v asco rj. As partidas são lembradas por muitos torcedores do Corinthians como as mais difíceis daquela campanha histórica. No jogo de ida, em São Januário, no Rio de Janeiro, as equipes empataram em 0 a 0.
A partida de volta, no Pacaembu, foi inesquecível para a Fiel. Com muitos momentos de tensão, o Corinthians venceu por 1 a 0. No segundo tempo, Cássio fez uma defesa espetacular, uma das mais importantes da história do club, em lance cara a cara com Diego Souza. Pouco depois, o técnico Tite foi expulso pelo árbitro Leandro Vuaden e assistiu ao restante da partida das arquibancadas.
Na reta final, aos 43 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteionde do meia Alex, o volante Paulinho subiu mais alto que todos e marcou o gol da classificação. Na comemoração, correu para a arquibancada e abraçou um torcedor, em uma cena que se tornou símbolo da campanha corinthiana.
Corinthians venceu stos na semifinal (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Na semifinal, o Corinthians superou o stos em jogos que atraíram os holofotes do continente. Na ida, na baixada, o Corinthians venceu por 1 a 0, com gol de Emerson Sheik após jogada de Alex. A atuação coletiva do Timão foi elogiada, especialmente pela consistência defensiva.
No jogo de volta, no Pacaembu lotado, sem Emerson Sheik, expulso no 1° jogo, o Corinthians teve que correr atrás do empate no 2°tempo e ele veio com a tranquilidade do meia Danilo, em uma jogada que contou com um toque sutil e a finalização do gol de empate. O 1 a 1 garantiu a vaga na final inédita para o club alvinegro, aumentando a invencibilidade na competição.
Final inesquecível
Na grande decisão o Corinthians enfrentou o tradicional Boca Jrs, da Argentina, nunca superado por clubes brasileiros. O primeiro jogo aconteceu em La Bombonera, em Buenos Aires, e terminou empatado em 1 a 1. Romarinho, que havia acabado de entrar em campo, marcou um golaço com muita frieza, silenciando o estádio argentino.
No segundo e decisivo jogo, em 4 de julho de 2012, o Pacaembu recebeu um público histórico. O Corinthians controlou a partida e venceu por 2 a 0, com dois gols de Emerson Sheik. A atuação segura e madura da equipe foi a consagração de um trabalho coletivo iniciado por Tite no ano anterior.
O apito final foi o momento que milhões de corinthianos esperavam há décadas. Com o título inédito da Lib da amé, o Timão selava seu nome entre os grandes campeões do continente, de forma invicta durante toda a campanha.
Corinthians venceu o Boca Jrs na decisão da Lib da amé (Foto: DIB)
Corinthians há exatos 13 anos vencia Lib da Amé
Corinthians segue
CORINTHIANS sagrava-se campeão da américa 2012, há exatos 13 anos, com vitória por 2x0 no Pacaembu sobre boca jrs arg
4/7/2012 Corinthians 2x0 boca
CORINTHIANS 2 X 0 boca jrs