1 de out. de 2015

CORINTHIANS 01/10/2015







01/10/2015 19h16

Sem Fagner por um mês, Tite efetiva Edilson na lateral direita do Corinthians em treinamento
Substituto do titular na vitória do Corinthians por 3 a 1 contra o Figueirense, jogador treina na função e deve ser escalado entre contra a Ponte. Jovem Samuel pode ir para o banco


Por Marcelo Braga

Edilson foi a grande novidade no time titular apresentado pelo técnico Tite durante treinamento desta quinta-feira, no CT Joaquim Graa, em preparação para o duelo Corinthians x ponte Preta, no domingo, às 16h, em Campinas, pelo Brasileirão.


Sem Fagner por cerca de um mês por conta de uma lesão muscular na coxa direita, jogador assumiu a vaga na lateral direita, como já havia acontecido durante a vitória do Corinthians por 3 a 1 contra o Figueirense, em Florianópolis, no último domingo. Segundo o goleiro Cássio, o jogador conta com a confiança do grupo de atletas.

Edilson e Lucca disputam lance durante o treino (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

– É um cara experiente. Perdemos Fagner que vinha muito bem, mas Edilson trabalha forte, tem nossa confiança, vem se esforçando. Tite comentou que precisaríamos de todo o grupo. Isso mostra a nossa força. O grupo vai fazer a diferença neste sprint final. Quem entrar tem de corresponder – afirmou.


Também sem Guilherme Arana e Uendel, que nem sequer apareceram no gramado por seguirem em tratamento também de lesões musculares na coxa esquerda, o zagueiro Yago segue na lateral oposta.


Na atividade desta quinta, Tite escalou a equipe com Cássio, Edilson, Felipe, Gil e Yago; Ralf; Elias, Jadson, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love. O placar foi de 1 a 0 para os reservas, gol de Romero.

Na equipe suplente, aliás, Tite observou a atuação do jovem lateral-direito Samuel, do sub-17. É possível que o jogador passe a constar na lista de relacionados por ser a única opção no setor. O meia Matheus Pereira treinou como lateral-esquerdo.

Em recuperação de cirurgia no joelho, Luciano acompanha treino do Timão (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O time reserva teve Walter, Samuel, Rodrigo Sam, Edu Dracena e Matheus Pereira; Marciel, Danilo e Rodriguinho; Romero, Lucca e Lincom.


Recuperando-se de problema na panturrilha direita, Cristian apenas deu voltas no gramado. Bruno Henrique, também com desconforto, foi outro desfalque na atividade do dia.







Corinthians domingo 04/10/2015- 16h
16h Ponte Preta x Corinthians
Transmissão: TV Globo para estado paulista (menos Campinas), SC, PR, MG (menos Juiz de Fora), GO, TO, AL, PE, CE, PA (menos Santarém) e AP (com Cleber Machado, Casagrande, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira) e Premiere (com Jota Jr e William Machado)






01/10/2015 19h11

Jovem ala quer realizar sonho de título no futsal ao lado de Neto no Timão
Arthur, de 21 anos, subiu para o time principal este ano e faz final da Liga Paulista com Orlândia nesta sexta. Atleta quer levantar caneco ao lado do fixo conterrâneo


Por Lucas Papel


Após dois anos no sub-20, ala subiu ao adulto este ano (Foto: Arthur Guilherme/Arquivo Pessoal)

O Corinthians saiu na frente no primeiro jogo da decisão da Liga Paulista de Futsal evenceu o Orlândia por 6 a 4. Nesta sexta-feira, o Timão entra em quadra às 21h, no ginásio Maurício Leite de Moraes, em Orlândia (SP), para decidir o título. E para isso conta com o talento de um jovem ala-esquerda. Natural de Uberlândia, Arthur cruzou a fronteira entre Minas Gerais e São Paulo para vingar no esporte que escolheu e agora se prepara para realizar o sonho de levantar a taça com a camisa alvinegra e melhor, ao lado do conterrâneo Neto.


– É um momento bom, estou muito feliz. Pelo fato de estar subindo da base, eu tinha que procurar meu espaço, mas com muito trabalho consegui atuar em alguns jogos nesta temporada. E o mais importante, consegui ser decisivo em alguns. A gente sabe que vai ser difícil jogar em Orlândia, mas estamos com a cabeça boa, focados no objetivo que é sair com o resultado positivo no tempo normal e ser campeão – disse Arthur, que entrou em quadra no primeiro jogo da final.


Se já não bastasse a possibilidade de ser campeão, alcançar uma conquista vestindo uma grande camisa ao lado de referências do futsal brasileiro é a cereja do bolo. Uma dessas referências tem as mesmas raízes: o fixo Neto - eleito melhor do mundo em 2012 - também é de Uberlândia. Segundo Arthur, o colega de time foi importante na ambientação à equipe principal e na seleção, onde também já tem convocação. Jogando ao lado e escutando a voz da experiência, Arthur tem em Neto um espelho e um conselheiro.


– Ele é um exemplo para todos nós e representa muito bem a nossa cidade. Sem falar que é o melhor do mundo. Ele me ajuda bastante, é um grande amigo, que me dá conselhos e puxões de orelha, mas isso tudo é para o meu crescimento. Escuto bastante, pois pela experiência que tem e com história dele no futsal tenho muito a aprender. Sou fã da pessoa dele e do trabalho. Vai ser minha primeira final ao lado do Neto. Conquistar este campeonato ao lado dele vai ser um sonho – contou.

Para chegar ao time paulista, o primeiro passo foi o sub-20. Contratado em 2013, treinou sob olhar do então técnico da equipe principal, Milton Zillar, e depois de Lucas Chioro, antecessor de Fernando Ferretti. O fato de Miltinho já conhecer o trabalho de Arthur Guilherme desde o Praia Clube, em 2009, quando trabalhava na equipe mineira, ajudou na negociação e ascensão do ala-esquerda no Corinthians.


– Na época que eu cheguei ao Corinthians, o treinador era o Miltinho. Ele trabalhou na equipe do Praia Clube, acompanhava o meu trabalho e facilitou a transação. Depois disso, tive sondagens do técnico Lucas Chioro, ainda no sub-20 do Corinthians. Subi para o profissional este ano – disse Arthur.

Não tive a oportunidade de jogar com Falcão, mas joguei ao lado de outros campeões mundiais, como Neto, Simi, Tiago, Guitta, entre outros. Foi um período de aprendizado, e para mim foi um sonho realizado. Antes, eu só acompanhava na televisão. Hoje, jogo com eles.

Arthur Guilherme

Reconhecimento que vem desde as categorias de base, tanto do time de Uberlândia quanto do de São Paulo. Fazedor de gols que é, já foi artilheiro do Campeonato Mineiro no sub-15, sub-17 e sub-20 pelo Praia Clube, além de ter conquistado 10 títulos. Rendeu até convocação para a seleção mineira em 2011, o que virou rotina. No ano passado, foi chamado para disputar o Campeonato Sul-americano pela seleção brasileira sub-20 e foi campeão. Com bom trabalho na base do Corinthians, levantou mais quatro troféus. Atuando pelo adulto do time paulista, atingiu o ápice: seleção brasileira principal, de onde não quer mais sair.


– Tive a oportunidade de disputar a Copa América, no Equador, pela seleção principal, onde saímos na semifinal. Não tive a oportunidade de jogar com Falcão, mas joguei ao lado de outros campeões mundiais, como Neto, Simi, Tiago, Guitta, entre outros. Foi um período de aprendizado e um sonho realizado. Antes, eu só acompanhava na televisão. Hoje, jogo com eles. Agora é me manter bem e continuar trabalhando da mesma forma no Corinthians para, quando surgir oportunidade na seleção, eu estar preparado de novo – avaliou.













Tite sinaliza Corinthians com Edílson e Yago
Guilherme Arana e Bruno Henrique não participam de treino, e médico diz que dupla ainda está 'em transição'. Os titulares Uendel e Fagner seguem em processo de recuperação


LANCEPRESS! - 01/10/2015 - 18:06
O técnico Tite terá de enfrentar um outro adversário neste domingo, além da Ponte Preta, em Campinas: os desfalques. Faltando dez jogos para o término do Brasileirão, o líder Corinthians terá até sete desfalques para o duelo contra a Macaca.


Em treinamento realizado na tarde desta quinta-feira, no CT Joaquim Grava, Tite esboçou o Corinthians com Edílson na vaga de Fagner (sofreu lesão muscular na coxa direita no último domingo) e manteve o zagueiro Yago improvisado na vaga de Uendel (edema muscular na coxa esquerda). O lateral-esquerdo Guilherme Arana ainda se recupera de lesão na coxa esquerda e nem mesmo saiu a campo no centro de treinamento.



Tite comandou treino coletivo nesta quinta (Foto: Marco Galvão/Fotoarena/LANCE!Press)

Quem também não treinou nesta quinta foi o volante Bruno Henrique. O volante segue em tratamento por conta de uma lesão no tornozelo esquerdo. Julio Stancati, médico do clube confirmou que a dupla não deve ser relacionada para a viagem a Campinas.

– Eles ainda estão numa fase de transição – resumiu Stancati.

Quem também segue de fora do Corinthians é Cristian. O volante voltou a sentir dores na panturrilha e, apesar de der dado voltas no gramado do CT nesta quinta, não será opção para Tite contra a Ponte Preta.

Fagner, Uendel, Arana, Bruno Henrique e Cristian se juntam aos atacante Luciano e Rildo, que já estão machucados há um bom tempo. Em agosto, Luciano sofreu ruptura nos ligamentos cruzados do joelho esquerdo. Na segunda semana de setembro, foi a vez de Rildo se machucar: sofreu luxação no ombro esquerdo.

De acordo com o treino desta quinta-feira, Tite escalará a seguinte formação do Corinthians: Cássio, Edílson, Felipe, Gil e Yago; Ralf, Elias, Jadson, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love.









Tite prepara o Corinthians com Edílson na direita e Yago na esquerda

Helder Júnior

1 OUT 2015 18h20


No Corinthians, no treinamento da tarde desta quinta-feira, o técnico Tite esboçou a escalação de sua equipe com o contestado Edílson na direita e o improvisado Yago na esquerda.


Edílson ganhou a oportunidade porque Fagner lesionou a coxa direita logo no início da vitória do Corinthians por 3 a 1 sobre o Figueirense, na rodada passada do Campeonato Brasileiro, e precisará de um mês de recuperação.

Já Yago não é uma novidade na esquerda. Como Uendel e o jovem Guilherme Arana continuam como ausências por contusões em suas coxas esquerdas, o zagueiro que mostrou segurança na lateral nas vitórias do Corinthians sobre s7os e fig será mantido no setor.

Antes de indicar a escalação do Corinthians, Tite observou à distância um aquecimento com troca de passes comandado pelo preparador físico Fabio Mahseredjian. Os goleiros trabalharam com o preparador Mauri Costa Lima em outro gramado.

Na atividade com coletes, os titulares do Corinthians foram os seguintes: Cássio; Edílson, Felipe, Gil e Yago; Ralf, Elias, Jadson, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love.


O volante Cristian, que sente dores na panturrilha, apenas correu ao redor dos campos durante a movimentação dos seus companheiros. O atacante Luciano, com retorno marcado para 2016, assistiu ao treinamento.


 






01/10/2015 19h05

Tite e jogadores do Corinthians entregam flores a mulheres em ação do Outubro Rosa
Corinthians apoia campanha de prevenção ao câncer de mama durante todos o mês


Por Christiane Mussi e Marcelo Braga


Tite entrega flores às mulheres que participam da campanha Outubro Rosa (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Rosas vermelhas no CT do Corinthians. Líder do Brasileirão, o Timão abriu o décimo mês do ano com uma boa ação para divulgar a campanha Outubro Rosa. Antes do treinamento, jogadores e o técnico Tite entregaram rosas a 20 mulheres que têm ou tiveram câncer de mama, e que fazem parte do grupo Meninas de Peito.

Corinthians jogadores rosas (Foto: Marcelo Braga)

Sempre ligado a causas sociais, o Corinthians abraçou a campanha contra o câncer de mama e ajudará na conscientização pela prevenção da doença. Em alguns jogos na Arena neste mês, o clube deverá oferecer exame de mamografia e ultrassonografia grátis às corintianas.


Bastante eufóricas, as mulheres assediaram os jogadores depois da atividade, com pedidos de fotos e autógrafos. Em entrevista coletiva, o goleiro Cássio elogiou mais uma ação do clube. Em setembro, a AACD recebeu apoio do Timão para arrecadar fundos para crianças com câncer.


– Ficamos felizes. Hoje vieram essas mulheres, já vieram pessoas com outros problemas. O Corinthians está de parabéns por abrir as portas a essas pessoas. Ficamos felizes de conversar, tirar uma foto. É bem gratificante – destacou ele.

Gil entrega flores às mulheres que participam da campanha Outubro Rosa (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Corinthians ‏@Corinthians

Tite e os atletas receberam visita do grupo "Meninas de Peito", que reúne mulheres que têm ou tiveram câncer de mama





Corinthians ‏@Corinthians
Vida de goleiro não é fácil #Cassio20metrosdeAltura


Corinthians ‏@Corinthians

Sob os olhares das mulheres da campanha #OutubroRosa, o Timão treina visando o jogo domingo

Corinthians ‏@Corinthians
Você já fez seu trial no http://napster.com/Corinthians ? São 30 dias grátis e conteúdos exclusivos do Timão pra você! #CorinthiansByNapster



Corinthians ‏@Corinthians

Chegou o mês de outubro. Aquele, que eternizou 1977. Um ano que jamais acabou. Eternamente em nossos corações!






























Profissional, Cássio sabe que Corinthians não faz 'oba-oba'
Corinthians é líder do Brasileirão com vantagem de sete pontos para o segundo colocado. Arqueiro lembra, no entanto, que nem vaga à Libertadores da América ainda está garantida

LANCEPRESS! - 01/10/2015 - 18:30

Cássio ve Corinthians mantendo a seriedade mesmo com 7 pontos de vaantagem na liderança (Foto: Daniel Augusto Jr)

O Corinthians entra em campo neste domingo, em Campinas, contra a Ponte Preta, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 60 pontos, o líder Timão já está a sete de distância do segundo colocad. Para o goleiro Cássio, no entanto, não há espaço para "oba-oba". O goleiro enalteceu que nem mesmo uma vaga no G4 está garantida à equipe do Parque São Jorge.


– Nada disso ainda, tem muita coisa pela frente ainda. Temos grande chance de sermos campeões se mantivermos a regularidade. Temos de pensar passo a passo, são dez jogos ainda. Não estamos nem classificados pra Libertadores ainda – comentou o arqueiro, em entrevista concedida no CT Joaqum Grava, nesta quinta-feira.

Vale lembrar: faltando dez jogos para o fim da competição, e portanto 30 pontos em disputa, o Corinthians já abre vantagem de 17 pontos para  quinto colocado e primeiro time fora do G4.

Na opinião de Cássio, um dos líderes do elenco alvinegro, a reta final do Brasileirão não dá brechas para tropeços, mesmo o Corinthians estando isolado na ponta de cima da tabela. A exemplo do que aconteceu na última rodada, quando o Corinthians bateu o Figueirense em Florianópolis, o Timão quer o mesmo contra a Macaca, mesma atuando fora de seus domínios.

– Título não está garantido. Para almejarmos ficar lá em cima, temos de seguir ganhando em casa e pontuando fora de casa. É fundamental isso agora nesta reta final. É a hora de errar pouco e acertar muito. Temos de focar nessas últimas rodadas – explicou o camisa 12.

– Pra ser campeão, é fundamental ser regular e forte em casa. E também temos de buscar pontos fora – finalizou.









Cauteloso, corinthiano Cássio freia ansiedade por disputa do título brasileiro: ''Tem muita coisa pela frente ainda''
Segundo o goleiro, o Corinthians precisa manter a regularidade que vem apresentando para se manter no topo do Campeonato Brasileiro e ficar mais perto da taça

18h30 01/10/2015 - Agência Corinthians



O goleiro acredita que para conquistar o título é preciso pensar jogo a jogo, e manter a regularidade
© Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians


Na tarde desta quinta-feira (01), o Corinthians treinou no CT Dr. Joaquim Grava na preparação para o duelo contra a Ponte Preta, próximo desafio no Campeonato Brasileiro, neste domingo (04), às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Após a atividade, o goleiro Cássio concedeu entrevista coletiva e mostrou cautela quanto ao momento do Timão na competição. Mesmo na liderança com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado é preciso ter cuidado e trabalhar jogo a jogo, na opinião do camisa 12

“Tem muita coisa pela frente ainda. Temos grandes chances de sermos campeões se mantermos a regularidade. Temos de pensar passo a passo, são 10 jogos ainda. Não estamos nem classificados para a Libertadores ainda”, afirmou.

Deixando claro que o Corinthians ainda não conquistou nada no Brasileirão, Cássio apontou o que o Alvinegro precisa fazer para não ser surpreendido. “Não está garantido. Para almejarmos ficar lá em cima, temos de manter a regularidade. Ser forte em casa e buscar pontos fora. É hora decisiva, tem de errar pouco, acertar muito. Jogar concentrado para evitarmos os erros”, comentou.

Por fim, a arqueiro falou da importância dos pontos conquistados na Arena Corinthians, mas que, no fim das contas, o Timão tem de focar sempre na vitória, em qualquer lugar. Por isso, a importância de obter um bom resultado nesse fim de semana no interior paulista.

“Temos de pensar em vencer todas as partidas e manter o objetivo do começo do campeonato. Uma das coisas que nos levou à liderança foi ser regular, principalmente em casa. Buscamos também pontos fora para sermos campeões”, finalizou Cássio.


















Jogadores do Corinthians dão flores a “Meninas de Peito” antes de treino
1 OUT 2015 17h36
O Corinthians iniciou logo no primeiro dia do mês a sua participação na campanha “Outubro Rosa”, criada em prol da prevenção do câncer de mama. Antes do treinamento da tarde desta quinta-feira, o técnico Tite e os seus jogadores entregaram flores a 20 integrantes do grupo “Meninas de Peito”, formado por quem tem ou já superou a doença.

Vestidas com camisetas com a inscrição “Corinthians é preto e branco, outubro é rosa”, as mulheres formaram uma fila à beira e um dos campos do CT Joaquim Grava para receber cumprimentos dos atletas. “Os mais jovens são os mais simpáticos”, comentou uma senhora, depois de receber beijos do zagueiro Yago e do atacante paraguaio Romero.

Tite foi o último a aparecer diante das visitantes, com um sorriso no rosto e algumas palavras de carinho. Antes dele, o zagueiro Gil já havia encerrado o protocolo dos jogadores. O goleiro Cássio, o meia Renato Augusto e alguns outros foram tietados apenas à distância.

Quando o treinamento começou, com aquecimento com troca de passes, as mulheres do Meninas de Peito ainda arriscaram alguns gritos de “vai, Corinthians”. “Mas vamos ficar mais quietinhas, recolhidas para cá, para os jogadores poderem vencer a próxima partida”, orientou uma delas.

A participação do Corinthians no Outubro Rosa não irá se resumir a essa ação. Entre os dias 26 e 31, serão oferecidos exames de mamografia gratuitos na Arena Corinthians , mediante agendamento pelo site www.outubrorosasccp.com.br. Haverá vídeos de conscientização divulgados nas redes sociais do clube e nos telões da Arena Corinthians em dias de jogo.





Corinthians realiza explanação para funcionários sobre novo sistema de gestão
Com a parceria da TOTVS, o novo sistema fará a ligação entre as áreas do financeiro, contábil, fiscal, recursos humanos e compras para melhorar a gestão do Timão

17h30 01/10/2015 - Agência Corinthians



Diretor de Finanças do Corinthians, Emerson Piovezan deu início a palestra e falou sobre a implementação do novo sistema
© Divulgação


Nesta quinta-feira (01), no Anfiteatro do Parque São Jorge, o Corinthians realizou uma explanação para os funcionários alvinegros sobre o novo sistema de gestão que desde julho é implantado no Timão, em parceria com a TOTVS.

O novo sistema fará a ligação entre as áreas do financeiro, contábil, fiscal, recursos humanos e compras com o objetivo de melhorar a gestão do Corinthians. O modelo que vem sendo implantado é o ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema de relacionamento entre os processos da empresa.

Diretor de Finanças do Corinthians, Emerson Piovezan deu início a palestra e falou sobre a implementação do novo sistema. Posteriormente, Sidney Flores, representante da TOTVS, explicou detalhadamente aos funcionários do Timão as melhorias que serão atingidas com o novo recurso.








17:32 (Taça na mão?) "Nada disso ainda, tem muita coisa pela frente ainda. Temos grande chance de sermos campeões se mantivermos a regularidade. Temos de pensar passo a passo, são dez jogos ainda. Não estamos nem classificados pra Libertadores ainda"


17:30 Goleiro Cássio chega à sala de imprensa para a entrevista coletiva!


17:25 Com o término da atividade de coletivo, Cássio já já deve se dirigir à sala de imprensa para falar com os jornalistas.

17:21 Viu essa? Com direito a visita no CT, Timão lança campanha contra câncer de mama. 
17:20 Jogadores fazem nova pausa. Ao que tudo indica, treino coletivo está encerrado.

17:15 Nada de treino leve! Jogadores são bastante exigidos pelo técnico Tite, que corre no gramado de um lado para o outro, grita e passa orientações aos atletas.
17:10 Vale lembrar que Danilo, que renovou seu vínculo com o Corinthians por mais uma temporada (até o fim de 2016), está em campo entre os reservas.

17:05 A atividade recomeça. Cássio dá lugar a Walter. O goleiro, que já já concederá entrevista, agora trabalha com Mauri Lima.


17:00 Vale lembrar que, enquanto Cássio e Matheus Vidotto participam do coletivo, Walter e Caíque treinam com o preparador de goleiros Mauri Lima.


16:58 Treino coletivo é paralisado para os atletas se hidratarem.

16:55 Cristian, que voltou a sofrer dores na panturrilha e não tem previsão de retorno ao time, corre em volta dos gramados do centro de treinamento.

16:52 Luciano, que se recupera de uma ruptura nos ligamentos cruzamentos do joelho esquerdo, assiste ao treinamento ao lado da comissão técnica e do fotógrafo do clube, Daniel Augusto Jr.

16:49 Além de Fagner e Uendel, quem também desfalca o Timão no treino de hoje é a dupla Guilherme Arana e Bruno Henrique. O lateral ainda se recupera de lesão na coxa esquerda. O volante, por sua vez, segue em tratamento por conta de uma lesão no tornozelo esquerdo. Ambos não devem ser relacionados para o jogo de domingo.


16:45 O Corinthians está escalado com: Cássio, Edílson, Felipe, Gil e Yago; Ralf, Elias, Jadson, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love. A tendência é esse time começar jogando a partida do próximo domingo, contra a Ponte , em Campinas.


16:43 O técnico Tite comanda, no momento, um treino coletivo. Com os desfalques de Fagner (lesão muscular na coxa direita) e Uendel (edema muscular na coxa esquerda), o Timão foi escalada para a atividade com os laterais Edílson e Yago (zagueiro improvisado).

16:41 Após a atividade, acompanharemos a entrevista coletiva do goleiro Cássio. Vale lembrar que o Timão tem a melhor defesa do Brasileirão, com 22 gols sofridos.


16:39 Boa tarde. amigo internauta do LANCE!. Iniciamos aqui a transmissão em tempo real do treinamento do Corinthians diretamente do CT Joaquim Grava.













Corinthians adere à campanha Outubro Rosa
Em parceria com Secretaria de Saúde do Estado  e entidades, clube fará ações de conscientização à prevenção do câncer de mama e realizará exames gratuitos na Arena Corinthians

16h00 01/10/2015 - Agência Corinthians



Entre os dias 26 e 31 de outubro, a campanha promoverá exames gratuitos de mamografia na Arena Corinthians
© Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians


Com o slogan “Corinthians é Preto e Branco, Outubro é Rosa”, o Sport Club Corinthians Paulista adere à tradicional campanha de prevenção ao câncer de mama que ocorre em outubro. Durante todo o mês, o Alvinegro promoverá, junto às suas torcedoras, ações de conscientização à prevenção desta doença que atinge milhares de mulheres por ano.

A campanha “Corinthians é Preto e Branco, Outubro é Rosa’ é uma parceria do clube com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, os grupos Meninas de Peito e Américas Amigas (participantes do projeto Marque esse Gol–Futebol Contra o Câncer de Mama), Hospital Santa Marcelina e que conta ainda com o apoio do Instituto SPX, Instituto Arte de Viver Bem, Armosia, MSJK e ONG Sobrevivência, além do patrocínio da Kalunga.

Entre os dias 26 e 31 de outubro, a campanha promoverá exames gratuitos de mamografia na Arena Corinthians, que serão realizados mediante agendamento pelo site www.outubrorosasccp.com.br a partir do dia 04 de outubro. Caso o número de interessadas seja superior ao de capacidade de atendimento, será realizado um sorteio.

“A campanha, além de trabalhar a conscientização da mulher corinthiana para que faça os exames preventivos necessários, vai realizar mamografias em cerca de mil mulheres, que ainda terá todo o atendimento pós-exame graças à parceria com o Hospital Santa Marcelina e a Secretaria de Saúde do Estado de SP”, explicou Donato Votta, Diretor de Cultura e Responsabilidade Social do Corinthians.

Antes do treino na tarde desta quinta-feira (01), os jogadores do Corinthians receberão no CT Dr. Joaquim Grava o grupo Meninas de Peito, que reúne mulheres que têm ou já tiveram câncer de mama, parceiro do clube desde 2014. “Queremos ajudar a levar esse alerta a todos os torcedores. Muitas pessoas ainda ignoram que o câncer é uma doença que tem cura se diagnosticada precocemente. Conhecimento é uma arma importante no enfrentamento do câncer e projetos como esses são fundamentais para chutar essa doença para longe", destacou Nátali Araújo, gestora do grupo Meninas de Peito.

A campanha terá ainda palestras e vídeos de conscientização que serão divulgados nas redes sociais do clube e no telão da Arena Corinthians. Além disso, no jogo Corinthians xFlamengo, no dia 25 de outubro, o estádio alvinegro receberá ainda uma série de atividades relacionadas ao Outubro Rosa.








Corinthians futsal decide título fora de casa: informações sobre ingressos
Entradas para a segunda final da Liga Paulista de Futsal estão esgotadas

16h55 01/10/2015 - Agência Corinthians



Corinthians/UNIP venceu o jogo de ida por 6 a 4 e joga pelo empate em Orlândia-
© Agência Corinthians


Nesta sexta-feira (02), o Corinthians/UNIP visita o Orlândia no ginásio Maurício Leite de Moraes, na segunda partida da final da Liga Paulista de Futsal. Os ingressos para o duelo estão esgotados devido à pequena carga liberada.

Assim, o Sport Club Corinthians Paulista orienta para que os torcedores que não possuírem ingressos não compareçam ao local da partida.






01/10/2015 16h52


Renato Augusto lidera ranking de vendas de camisas no Corinthians

Número 8, do meio-campista, é o mais solicitado pelos torcedores em loja oficial do clube na internet. Top 5 tem mais jogadores do setor: Jadson, Danilo, Elias e Ralf



Por GloboEsporte.com

Renato Augusto é o jogador mais popular em loja (Foto: Ricardo Taves/Ag. Corinthians)


Candidato a melhor jogador do Campeonato Brasileiro, o meia Renato Augusto é quem mais teve camisas vendidas pelo Corinthians no mês de setembro. Um levantamento realizado pelo clube mostrou que a camisa 8 foi a mais pedida nas vendas realizadas pela ShopTimão, loja oficial do Corinthians na internet.


O Timão não divulgou os números absolutos de vendas no mês, mas detectou que os meio-campistas são os mais idolatrados pela torcida nesta temporada. O “top 5” só tem jogadores do setor.


Jadson é o segundo colocado na lista, com sua camisa 10. O número 20, de Danilo, foi o terceiro mais pedido em setembro. Os volantes Elias, camisa 7, e Ralf, com a 5, completam a relação dos jogadores mais populares na loja oficial.


Os novos modelos são vendidos com nome e número personalizados por R$ 249,90 no site da loja – tanto a camisa principal, branca com mangas pretas, quanto a alternativa, de cor laranja.






Corinthians realiza IV Fórum de Escolas Licenciadas Chute Inicial na Arena Corinthians
Timão reúne proprietários e professores das 106 escolinhas de futebol no estádio alvinegro em evento que reuniu 250 participantes

16h00 01/10/2015 - Agência Corinthians

Adílson Mendes, Diretor de Esportes Terrestres, fez a entrega da placa comemorativa de 20 anos da primeira escola Chute Inicial
© Lúcio Mauro


Com a presença dos proprietários, coordenadores pedagógicos, professores e responsáveis pelas empresas parceiras da rede de escolas de futebol, o Corinthians realizou no último domingo (27) o IV Fórum de Escolas Licenciadas Chute Inicial.

O fórum, realizado pela primeira vez na Arena Corinthians, teve como objetivo proporcionar atividades de capacitação para os licenciados e proporcionou aos participantes um cronograma especial com palestras, divulgações de novas ações para os alunos e diretrizes 2015-2016.

Após o coffee break, o evento começou às 9h com a abertura oficial feita por André Luiz de Oliveira, Vice-Presidente do Corinthians, que falou sobre os êxitos que o clube teve nos últimos anos com as conquistas esportivas e também a construção do CT e da Arena, além de agradecer a presença de todos os participantes.

Na sequência, Carlos Miranda realizou a palestra “Quem disse que você não é empreendedor”. Miranda, mestre em Administração de Empresas e pós-graduado em finanças, trabalhou 21 anos na Ernst & Young e posteriormente fundou a BR Opportunities. Na palestra, inspirou os participantes falando sobre empreendedorismo e a necessidade de inovar processos devido as mudanças contínuas do mercado.

Após a palestra, Roberto Toledo (Roba), Gerente de Esportes Terrestres, falou sobre as novas diretrizes da rede de escolas para 2015 e 2016, apresentou as novas ações “Aquecimento Profissional” e “Apresentação no gramado em dia de jogo”, comentou o ranking das escolas e fez o lançamento do projeto Fiel Torcedor Chute Inicial.

Terminada a apresentação, Adílson Mendes, Diretor de Esportes Terrestres, fez a entrega da placa comemorativa de 20 anos da primeira escola Chute Inicial. A placa foi entregue aos representantes da unidade Pró-Sport, que neste ano completaram duas décadas de atividades.

Dando sequência ao evento, pela primeira vez o Fórum abriu espaço para a apresentação dos cases de sucesso vivenciados na Rede. A iniciativa teve como objetivo passar a todos os participantes os processos que obtiveram resultados financeiros às unidades e podem servir para outras escolas da rede. O Corinthians recebeu diversos cases e separou os quatro melhores para apresentação no evento.

Os cases apresentados foram “Economia nos coletes” - Unidade de Campinas; “Planos de Pagamentos” – Unidade São José II; “Setorização” – Unidade Butantã; e “Campanha #vemprochute” – Unidade de Limeira.

Após o almoço, foi realizada a apresentação da palestra do Prof. Joaquim Batista Xavier Filho, que abordou o tema “As ferramentas de gestão empresarial para o sucesso do negócio”, falando sobre a importância das unidades de se preocuparem com administração, finanças, marketing e recursos humanos.

Xavier, que é formado em Administração de Empresas e graduado em Ciências Jurídicas, atua como consultor de empresas e na gerência do Sebrae. Após a palestra, foi distribuído às unidades vasto material com informações sobre os cursos gratuitos de capacitação que podem ser feitos no Sebrae.


Clique na imagem e veja a galeria de fotos do evento na Arena Corinthians
© Lúcio Mauro

Os licenciados também tiveram a apresentação dos procedimentos do sistema do Projeto Fiel Torcedor Chute Inicial, feito por Alex Ravagio, gerente da Omni. Alex convidou um dos licenciados para ir ao palco e fez uma carteirinha durante a apresentação para mostrar como funciona o sistema. A partir de outubro, as unidades vão fazer as carteirinhas de todos os alunos da rede com a mesma estrutura do Fiel Torcedor.

Dando sequência, o Fórum abriu espaço para que os parceiros da rede apresentassem seus produtos, com a Segasp falando sobre os seguros, a Arpels com os produtos esportivos e a Ultra com as bolas. Foram entregues as primeiras camisas e certificados às unidades Ouro, que ocupam as 20 primeiras posições no ranking de escolas licenciadas.

Terminada a entrega, foram sorteados vários brindes, e todos os participantes do Fórum foram convidados a fazer o tour no estádio alvinegro, conhecendo a sala de aquecimento, vestiários, campo de futebol, camarotes, assim como outras instalações.

O IV Fórum foi um sucesso e atingiu todos os objetivos propostos. Segundo Roberto Toledo (Roba), foi uma edição marcante do evento. “Trazer o Fórum para a Arena Corinthians já foi um grande progresso para o evento. Mas, além do local, atingimos os objetivos de capacitação e conseguimos falar sobre importantes pontos da rede como o ranking, as novas ações e o projeto Fiel Torcedor Chute Inicial. Ficamos muito satisfeitos com o evento e principalmente com o retorno excelente das unidades participantes que avaliaram todos os aspectos do Fórum em formulário entregue no final do dia. Foi realmente um marco para a rede de escolas”, comentou.

No Fórum, o Corinthians também fez o lançamento da 7ª edição da revista oficial do Chute Inicial, distribuindo os 20 mil exemplares entre as unidades da rede.
























01/10/2015 15h19
Fiel torcida é vítima de desorganização pontepretana com esquema de venda de ingressos do século xx
Tumulto marca venda de ingressos para torcida do Timão em Campinas
Desorganização provoca bate-boca entre corinthianos e cambistas e deixa o clima tenso nas bilheterias do fundo do Majestoso; fila contornava o quarteirão do estádio da Ponte


Por Heitor Esmeri
A venda de ingressos para a torcida do Corinthians em Campinas, para o jogo contra a Ponte Preta, domingo, às 16h, no Majestoso, foi marcada por confusão e tumulto no fim da manhã desta quinta-feira. Empurrões e bate-boca entre os corinthianos e cambistas deixaram o clima tenso nas bilheterias do fundo do estádio da Macaca. Os torcedores reclamaram de falta de orientação e desorganização por parte do clube campineiro.

Torcedor com pedação de pau na mão tentou "organizar" a fila de torcedores corinthianos (Foto: Heitor Esmeriz)

Perto da abertura da bilheteria, às 11h, a fila já contornava o quarteirão do Majestoso, com aproximadamente 800 pessoas. Os primeiros a comprar chegaram ao local por volta das 3h. Na boca dos guichês, um integrante de uma das organizadas do Corinthians tentava organizar a fila com um pedaço de pau na mão e uma tática intimidadora:


- Quem tentar furar a fila, vai levar madeirada na cara - ameaçava.

Fila de corintianos já contornava o Majestoso: carga para os corintianos será de 3,5 mil (Foto: Heitor Esmeriz)


Não demorou para aglomerar um grupo em frente ao único guichê aberto - os outros dois ficaram fechados enquanto a reportagem ficou no local. Diante do desespero para garantir o ingressos, corinthianos discutiam entre eles e ameaçavam quebrar a bilheteria. Não havia seguranças da Ponte ou policiais militares para conter a situação.


Os corinthianos têm direito a 3,5 mil bilhetes - a Ponte queria ceder 4 mil lugares, mas uma determinação da Polícia Militar reduziu a carga. Segundo a assessoria de imprensa da Ponte, 2,5 mil serão comercializados em Campinas, enquanto o restante (mil) foi enviado para a capital. Já corintianos disseram que o funcionário da bilheteria afirmou que apenas 600 ingressos estavam à disposição no estádio. Os preços são de R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia). Era permitida a venda de apenas um ingresso por pessoa. Ainda assim teve gente que saiu do local com cinco bilhetes.



















01/10/2015 14h45




Danilo festeja renovação com o Corinthians: "Orgulho deste time"

No aguardo da assinatura, meia utiliza rede social para manifestar alegria
Por GloboEsporte.com

O meia Danilo se manifestou em uma rede social sobre o acordo fechado com o Corinthians pela renovação de mais um ano de contrato, válido até dezembro de 2016. Embora as partes ainda não tenham nenhum documento assinado, o jogador de 36 anos festeja a prorrogação apalavrada do vínculo com o clube que defende desde 2010.

Em rede social, Danilo comemora permanência no Corinthians (Foto: Instagram / Reprodução)
– Muito feliz com a renovação. Tenho muito orgulho desse time. Quero agradecer a Deus, minha família, diretoria e todos os torcedores que sempre torceram por mim. Vou sempre fazer o meu melhor. Vai, Corinthians! - escreveu ele.

Em 303 partidas com a camisa alvinegra, Danilo marcou 30 gols. Em 2012, foi fundamental nas conquistas da Libertadores da America e do Mundial de Clubes.

Nesta temporada quase foi negociado, mas permaneceu e conseguiu o apoio de Tite para seguir no Parque São Jorge.







01/10/2015 14h24


Timão acredita que próximos 45 dias podem definir os parceiros de 2016
Com dois contratos de patrocínio vencendo em dezembro e outros dois no início do próximo ano, foco do departamento de marketing é fazer renovações e novos acordos


Por Marcelo Braga

Corinthians trabalha para renovar patrocinadores em 2016 (Foto: Ricardo Taves/Ag. Corinthians)

Após o lançamento das camisas da temporada 2015, o foco do departamento de marketing do Corinthians passou a ser as renovações de contratos e a busca por novos parceiros para 2016.

Com dois patrocínios vencendo em dezembro e outros dois no início da próxima temporada, o superintendente Gustavo Herbetta diz acreditar que este é o momento fundamental para que as coisas se definam para o ano que vem.

– Estamos executando o planejamento de 2016 com bastante otimismo. Temos tido conversas muito promissoras, algumas em estágio bem avançado. São parceiros interessados em formatos diferenciados de trabalho, sempre buscando visibilidade de conteúdo através da interatividade das nossas redes sociais. Acho que os próximos 45 dias serão chave para sacramentarmos as coisas – disse Herbetta, em contato com a reportagem.

Em dezembro, vencem os contratos com a 99taxis, hoje dona da omoplata das camisas, e com a Special Dog, que é estampada nos calções. Em janeiro, se encerra o vínculo com a Tim, que ocupa a parte interna dos números. Por fim, a Caixa Econômica Federal tem contrato válido até fevereiro. Dono do espaço mais nobre, o banco estatal paga R$ 30 milhões por temporada.

Além de tentar renovações, o Timão busca ainda um parceiro para ocupar as mangas da camisa. Hoje, o clube aproveita o espaço para divulgar o seu plano de sócio-torcedor, o Fiel Torcedor.






























CORINTHIANS 2016 DIRETORIA PODE CONTRATAR ATACANTE DENTINHO EM JANEIRO SE SHAKTAR O LIBERAR DO CONTRATO OU EM JULHO PÓS O TERMINO DESTE






CORINTHIANS PODE PEDIR ADIAMENTO DE SEUS JOGOS DURANTE JOGOS DE FUTEBOL NAS OLIMPIADAS PARA NÃO TER QUE ALTERAR LOCAL!MDA ARENA CORINTHIANS PARA O PACAEMBU, E MANTER GRANDES RENDAS. ESPECULA-SE QUE SEJA ATÉ 4 JOGOS. PRESIDENTE ROBERTO NDRADE AGUARDA TABELA











1/10/2015 10h20

Corinthians garantido em pré temporada na Florida por mais três anos
Depois de balanço positivo, Timão vai repetir pré-temporada nos EUA e aposta em parceria com gigante do entretenimento.
Por Diego Ribeiro
A possibilidade de gerar receitas maiores a cada ano nos EUA faz o Corinthians garantir pré-temporada na Florida pelos próximos três anos. A entrada da Disney, o interesse de outros gigantes e a popularização do futebol no país deixam o Timão ainda mais animado para estender a parceria que começou no início de 2015.

Depois da participação na Florida Cup em janeiro, ao lado de Fluminenc, Bayer Leverkusen e Colônia, o Corinthians ficou satisfeito com os resultados obtidos dentro e fora de campo e garantiu presença nas próximas três edições do torneio preparatório, que a partir do ano que vem será organizado também pela Disney

Co-fundador da 2SV Sports, empresa que organiza a Florida Cup, Ricardo Silveira foi peça central na criação e consolidação do torneio, que pretende ser o maior do mundo em poucos anos. A entrada da Disney dá força ao projeto. E o Corinthians, por ter se antecipado e obtido
Associar sua marca à da Disney é um ganho muito grande para qualquer clube. O Corinthians abraçou antes o projeto e só não volta se não quiser

Ricardo Silveira, organizador da Florida Cup
– A marca Disney é muito forte, muito grande. Eles viram que o negócio é diferente. Fechamos um contrato de cinco anos. Criamos ações especiais, já que podemos usar toda a estrutura deles. Associar sua marca à da Disney é um ganho muito grande para qualquer clube. O Corinthians abraçou antes o projeto e só não

volta se não quiser – disse Silveira.




Em janeiro, o Timão ficou quase duas semanas nos EUA, jogou contra Colônia e Bayer Leverkusen e obteve retorno financeiro por meio de ações de marketing e porcentagem de receitas de bilheteria e direitos de transmissão – a competição foi exibida para 127 países, e esse número deve crescer em 2016.


– A participação do clube é que vai gerar receitas. Quanto mais participar do projeto, mais receita vai ter. Não trabalhamos com cota fixa, então as receitas dependem do próprio clube. Há coisas que são intangíveis, como o relacionamento com a Disney, a exposição da marca, mas o clube também precisa de dinheiro para amanhã. Com as ações que serão realizadas, certamente esse retorno a curto prazo virá – explicou Ricardo Silveira.




O lado técnico, claro, também influencia no estreitamento de relações entre o Corinthians e a Florida. O técnico Tite ficou muito

satisfeito com o nível de enfrentamento com os clubes alemães, que

vão aparecer nas próximas edições por causa da parceria entre o torneio e a Bundesliga, principal liga do país europeu. Até o poderoso Bayern de Munique se interessou pelo projeto e pode ser novidade no futuro.


– Havia quatro, cinco clubes alemães querendo ir em 2016. A Bundesliga é uma parceira que temos, e o Bayern de Munique também quer entender essa história. É um potencial cliente para o futuro. Eles vão acompanhar nosso trabalho nos próximos meses. Ter um clube desse tamanho seria bom para todos. O objetivo é fazer da Florida Cup o maior torneio de preparação do mundo – explicou Ricardo Silveira.

A nova edição do torneio está aperfeiçoada. Vai contar com nove clubes, sendo que sete estão definidos: Corinthians, Fluminenc,

vicInter, AtlBh, Bayer Leverkusen, Schalke 04 e Shakhtar Donetsk. Os dois restantes serão anunciados na primeira quinzena de outubro – provavelmente um clube da América do Sul e um dos EUA.



Cada equipe fará quatro jogos entre os dias 9 e 21 de janeiro. Além de Orlando, as cidades de Fort Lauderdale e Boca Raton, ambas no sul da Florida, vão receber jogos da competição. O campeão da Florida Cup será quem somar mais pontos em suas partidas.


Aos 36 e de contrato renovado, Danilo diz não pensar em aposentadoria
Meia lembra que sofre poucas lesões e afirma que pretende seguir

jogando enquanto estiver rendendo bem. Na última quarta-feira ele acertou com o Corinthians até o fim de 2016

Bruno Cassucci e Lucas Faraldo - 01/10/2015 - 07:04
Meu desejo é continuar no Corinthians. Mas isso não depende de mim. Vou continuar fazendo minha parte até o fim do ano. Se não renovar, vou para outro lugar.
A frase acima é de Danilo, dita há duas semanas. Ele não precisará ir para outro lugar, o seu desejo foi atendido. Aos 36 anos, o meia acertou nessa quarta-feira a renovação de seu contrato com o Timão até o fim de 2016. O antigo vínculo do camisa 20 tinha duração só até dezembro.


Mas engana-se quem pensa que o jogador estipula a próxima temporada como o ponto final em sua vitoriosa carreira. Danilo afirma que nem sequer pensa na aposentadoria e que irá jogar enquanto sentir prazer e conseguir manter um bom nível.
– Vou continuar enquanto estiver bem. Sou um jogador que dificilmente perco treino. Se não estou jogando, estou treinando. Me machuco pouco, tive poucas lesões sérias na carreira. Isso ajuda muito – revelou
Poucos machucados, muitos jogos, títulos e gols decisivos. Pelo Timão o meia já disputou 303 partidas desde 2010, tendo feito 30 gols e levantado cinco taças: o Campeonato Brasileiro de 2011, a Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 2012, e o Paulistão e a Recopa Sul-Americana em 2013. O sexto título pode vir em dois meses, com o bi do Nacional


Embora na reserva, Danilo segue sendo peça importante para o Corinthians. Tanto é que a permanência dele foi um pedido do técnico Tite, que já havia declarado na última terça-feira que as conversas para a renovação estavam adiantadas.
Para o treinador, manter o atual grupo é o primeiro e principal passo para a montagem do elenco para o ano que vem. Além de Danilo, oito atletas renovaram com o Timão em 2015. A expectativa é de que o volante Ralf, também experiente e ídolo da Fiel, seja o próximo.










Pedido de Tite! Em 2015, Corinthians já renovou com nove jogadores

Treinador enalteceu, recentemente, importância de manter peças para a próxima temporada. Na última quarta-feira, Danilo acertou a permanência até dezembro de 2016
LANCEPRESS! - 01/10/2015 - 09:00


Tite queria renovação de Danilo, e foi atendido (Foto: Reginaldo Castro
– O grande mérito, a grande contratação que o Corinthians pode fazer (para 2016) é a permanência de seus grandes jogadores. Toda equipe, estrutura, que conseguir permanecer, dá um passo a mais em relação aos outros – disse Tite, em entrevista concedida no CT Joaquim Grava, na última sexta-feira.
Menos de uma semana depois, o treinador teve um de seus principais pedidos atendido pela diretoria do Corinthians: a renovação contratual do meia Danilo, de 36 anosO camisa 20, por sua vez, é apenas um dos jogadores do atual elenco que já acertaram a extensão de seus vínculos para a próxima temporada.

Para alegria do treinador corintiano, confira abaixo a relação dos atletas do Timão cujos contratos foram renovados em 2015:

Felipe

Zagueiro de 26 anos renovou com o Corinthians até dezembro de 2018


Gil
Camisa 4, com 28 anos, atualizou seu vínculo com validade até o fim de 2019

Yago
Zagueiro de 23 anos, assinou novo contrato até fim de 2018

Edílson
Aos 29 anos, lateral-direito reserva do Timão estendeu seu vínculo até o fim de 2017

Guilherme Arana
Jovem lateral esquerdo revelado pelo Timão (18 anos) renovou até dezembro de 2019

Jadson
Aos 31 anos, camisa 10 assinou novo vínculo até agosto da próxima temporada

Danilo
Com 36 anos, o incansável meia assinou novo contrato até o fim da próxima temporada

Malcom
Atacante de 18 anos renovou até o dezembro de 2019

Luciano
Lesionado, atacante de 22 anos renovou até o fim de 2019
















01/10/2015 08h50 -


Timão desde criança: entenda como surgem as novas joias do Corinthians

GloboEsporte.com apresenta um raio-X das categorias de base do Timão. Com 270 atletas entre nove e 23 anos, clube investe cerca de 1,2 milhão por mês em formação

Por Marcelo Braga
Líder do Brasileirão, o Corinthians busca o hexa em um ano em que ficará marcado também pelo grande aproveitamento de garotos na equipe principal. Nomes como Yago, Rodrigo Sam, Marciel, Guilherme Arana, Matheus Pereira e Malcom são cada vez mais comuns aos torcedores.

A chegada ao profissional, porém, envolve muito investimento financeiro, excelência em captação e, claro, talento. Com quase 300 crianças e jovens entre 9 e 23 anos, e mão de obra qualificada na comissão técnica, o Corinthians gasta mensalmente cerca de R$ 1,2 milhão para manter a fábrica de craques em funcionamento (R$ 14 milhões anuais). Valor que, até 2014, chegava a R$ 20 milhões (R$ 1,6 milhão/mês) – a crise financeira provocou corte de gastos e de pessoal, o que causou a saída de alguns profissionais experientes.
Time sub-11 do Corinthians (Foto: Agência Corinthians)

Gerente geral da base, Fábio Barrozo recebeu a reportagem do GloboEsporte.com no Parque São Jorge

Fábio Barrozo, gerente


geral da base do Corinthians (Foto: Marcelo Braga)

Empolgado com outros resultados obtidos na temporada, como as conquistas da Copa São Paulo, da Taça BH e do Mundial Sub-17, o dirigente exaltou a sintonia entre base e profissional, detalhou o trabalho de lapidação e se mostrou otimista com o futuro.

Em 2016, o clube passará a utilizar o seu CT da base, em terreno anexo ao do profissionalEnquanto isso, o Corinthians procura oferecer maiores salários para atrair talentos pelo Brasil.

– Você pode seduzir um garoto a jogar no seu clube pela estrutura ou pelo salário. Hoje não temos a excelência de Cruzeiro e Atlético-MG, por exemplo, mas nossa parte financeira é muito equilibrada, apesar da crise. Conseguimos trazer os maiores destaques do Brasil – garante.

Os atacantes Claudinho, e Isaac Prado e o volante Warian, o Ameixa contratados recentemente, se encaixam no perfil citado por Fábio.
Equipes da base do Timão atuam em linha de quatro defensiva, com variações do 4-4-2, 4-2-3-1 e 4-1-4-1. Ordem vem de cima, espelhada no trabalho de Tite

A cartilha do clube aos atletas conta com aspectos comportamentais, como a proibição do uso de boné virado para trás, e também táticos.

Desde o sub-17, por exemplo, é aplicado o conceito de manutenção de posse de bola, jogo de poucos riscos, ataque com quatro a seis jogadores e rápida recuperação da posse.

Além disso, as equipes atuam em linha de quatro defensiva, com variações do 4-4-2, 4-2-3-1 e 4-1-4-1. A ordem vem de cima, espelhada no trabalho de Tite.




DOS 9 AOS 13
Existem muitas formas de chegar ao clube. A seleção para a sub-9, em parceria com o futsal, acontece por meio de uma competição interna chamada Copa Corinthians. De início, 66 garotos são escolhidos. Em 2015, foram 33 nascidos em 2006 e 33 nascidos em 2007.

Das crianças, não se cobra muita coisa além de qualidade técnica e bom comportamento. É assim também na sub-11 (nascidos em 2004 e 2005) e sub-13 (2002 e 2003), ambas com 44 garotos cada.
Garoto da equipe sub-11 em ação no Parque São Jorge: idade de desenvolvimento (Foto: Agência Corinthians)

Por lei, nenhum deles fica alojado. Os treinamentos acontecem no Parque São Jorge e, nas competições, é obrigatório que o técnico alterne escalações e faça duas substituições no intervalo e as restantes permitidas na segunda etapa. O objetivo é dar chance a todo o grupo.
A maior perda é do sub-13 para o sub-15. É quando o negócio fica sério, quando o contrato de formação é assinado. Perdemos 60% dos atletas




Fábio Barrozo, gerente da base do Timão
Por meio do site oficial do clube, qualquer responsável pode agendar uma peneira grátis para seu filho. Nei Assoli é responsável pelo agendamento dos testes. O índice de aprovação é maior na sub-15. Isso porque, aos 14 anos, os garotos mais talentosos assinam um contrato de formação com o clube. Quem não convence, acaba dispensado, o que gera uma busca por novos garotos. Trabalho para o departamento de captação, que vai ao mercado.

– A maior perda é do sub-13 para o sub-15. É quando o negócio fica sério, quando o contrato de formação é assinado. Perdemos 60% dos atletas. Dos nove aos 13, acreditamos que o menino está de desenvolvendo. Aos 15, já temos de começar a ter uma definição. Ainda não dá para saber se vai ser profissional, se vai vestir a camisa do Corinthians, mas é o momento de minimizar o erro. Às vezes dispensamos e o garoto vira em outro lugar. É comum – diz Barrozo.




AOS 15
Por lei, a partir dos 14 anos os jogadores já podem ficar alojados. Com contratos de formação, recebem ajuda de custo e iniciam trabalho menos lúdico e mais profissional. No sub-15, então, é que começam a definir suas posições em campo. No Timão, a categoria tem 34 atletas (nascidos em 2000 e 2001). Cobra-se deles objetividade no jogo, poder de decisão e perfil vencedor.
Coreano comanda equipe de inteligência, que conta com cinco analistas. Uma vez identificado um atleta promissor, uma equipe com seis observadores técnicos vai a campo para monitorá-lo

Atrás de novos talentos, o departamento de análise e desempenho garimpa novos nomes durante campeonatos estaduais e torneios nacionais. Como todos os jogos do Corinthians são filmados desde a sub-11, há muito material disponível.

Coreano radicado no Brasil, Junseok Lee comanda a equipe de inteligência, que conta com mais cinco analistas. Uma vez identificado um atleta promissor, uma equipe com seis observadores técnicos vai a campo para monitorá-lo.

– Vamos supor que enfrentemos o Mirassol no sub-11 e aparece um menino muito bom. Não podemos trazer porque não há como alojá-lo, mas fazemos um monitoramento, procuramos o clube dele e acertamos tudo para termos um contrato posterior. Não roubamos ninguém, até porque não queremos que os pequenos morram. Precisamos deles – diz Barrozo.


Time campeão paulista sub-15 em 2013 (foto) forma a base do time sub-17 nesta temporada (Foto: Agência Corinthians)


O mesmo trabalho é feito com garotos mais velhos. Há mapeamentos, por exemplo, de jovens de 18 anos que atuam como titulares de suas equipes em competições nacionais profissionais, tais quais as Séries B, C e D do Brasileirão.




A PARTIR DOS 17
Léo Jabá: promovido aos 17 anos para o profissional (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)


Após a categoria sub-15, começa o chamado alto rendimento. Campeã mundial em março com destaques como Fabrício Oya e Léo Jabá, a equipe sub-17 iniciou a temporada com 34 atletas (1998 e 1999).

Nesta idade, começam trabalhos de musculação, tração e treinamento regenerativo. Os jovens, que já assinam contrato profissional aos 16, são tratados como atletas.

– Sub-17 tem conceito profissional. Samuel, Léo Jabá e Léo Santos subiram para treinar no profissional e se mostraram adaptados. No refeitório da base antes se portavam de um jeito, mas no profissional tem de ser de outro – diz o gerente da base.

– Tivemos aqui um jogador chamado Rodinei, hoje lateral-direito da Ponte Preta, que não deu certo no clube por não se adaptar ao ambiente profissional. Deslumbrou-se, tinha muita brincadeirinha, muito risinho. E tínhamos Tite e depois Mano Menezes aqui, técnicos que gostam de seriedade. Não ficou conosco – completa Barrozo.

Aos 16 anos, Fabrício Oya assinou, em setembro, seu primeiro contrato profissional com o Timão. Desde que Roberto de Andrade assumiu a presidência do Corinthians, todos os vínculos de jovens jogadores foram feitos com 80% dos direitos econômicos garantidos para o clube e apenas 20% para jogador e/ou empresário. No caso dele e do zagueiro Léo Santos, tidos como diferenciados, o Timão teve de ceder um pouco. Ficou com 70% e cedeu 30%.

Com reuniões mensais entre base e profissional, os destaques começam a ser monitorados pela comissão técnica de Tite, sendo convocados para compor treinos e participar de partidas.m

O Corinthians é eneacampeão e maior vencedor da Copinha jrs(Foto: Marcos Ribolli)
A partir do sub-20, a coisa se divide. O técnico Osmar Loss trabalha com 32 nomes (nascidos entre 1995 e 1997), a nata da categoria. Outros 44 da mesma safra seguem para o Flamengo de Guarulhos, parceiro do clube que disputa a terceira divisão paulista, mas que compete no mesmo Campeonato Sub-20 que o Timão. O empréstimo divide os jogadores, dá experiência a quem não teria oportunidade e perspectiva a todos. Alguns voltam, e outros são negociados.

– Temos vários exemplos de jogadores que retornaram ao sub-20 do Corinthians depois de passar pelo Flamengo de guarulhos: Gustavo Tocantins (atacante), Rafael Augusto (zagueiro) e Lauder (atacante), que foi artilheiro do Paulista do ano passado. Eles seguiram fazendo parte da nossa base. Disputam Paulista Sub-20, Copinha e fazem amistosos internacionais em nome do Corinthians.

Em 2014, oito jogadores de até 20 anos foram cedidos a clubes portugueses por empréstimo. Há ainda jogadores de até 23 anos que seguem com contrato com o Timão e são usados pelo próprio Flamenguinho na disputa da Série A-3 do Paulistão. Hoje, são oito nesta condição.

A parceria com o clube de Guarulhos rende ao Corinthians um alojamento no estádio Antônio Soares de Oliveira, que comporta 60 jogadores entre 14 e 17 anos. Em 2016, o CT da base, em terreno anexo ao CT do profissional, receberá os garotos. Outro acordo em vigor na base é com o Salvador F.C., clube formador da Bahia que dá prioridade ao Timão na aquisição de atletas





Projeto do ct da base do Corinthians