18/5/2014 17h35 - Chegada de torcedores à Arena Corinthians é tranquila
Sistema de metrô e de trem funcionou, mas quem foi de carro enfrentou problemas com o trânsito
Os torcedores do Corinthians que cumpriram a recomendação de ir à sua nova casa utilizando transporte público não encontraram problemas. Funcionou o esquema de metrô e de trem, sem maiores transtornos, e foram registradas as dificuldades esperadas por quem teimou em ir de carro.
O Expresso Copa, trem que ligou a estação da Luz à de Itaquera, sem paradas, começou a funcionar pontualmente às 13h. Quando foi anunciada a primeira viagem nos sistemas de alto-falante, a vibração foi grande, com os tradicionais gritos de “Vai, Corinthians”, com a pronúncia que só os alvinegros conseguem fazer.
“Eu peguei o primeiro trem. Só não deu para fazer poropopó”, sorriu o estudante Márcio Sadio, de 22 anos, pouco antes de entrar no setor Inferior Sul. “Foi tudo certinho, sem correria mesmo. E isso aqui está lindo demais”, comemorou, ainda sem ver o interior da arena de Itaquera.
Também não houve registro de problemas no metrô, mas o trânsito foi complicado para aqueles que insistiram em utilizar seu carro. Havia bloqueios na região do estádio, sem a possibilidade de que os veículos se aproximassem de fato do estádio, com congestionamento considerável.
De qualquer maneira, quando chegava à Arena, o torcedor continuava sua festa. Não surpreendeu que a maioria sacasse telefones celulares para registrar o momento, geralmente fotografando a si mesmos. “É selfie no Fielzão, mano”, gritou, um mais empolgado, publicando imediatamente a imagem.
Mesmo com a venda dos ingressos feita exclusivamente aos fiéi-torcedores do Corinthians, havia movimentação de cambistas, que pediam discrição e ofereciam bilhetes por até R$ 400. Houve problema no setor de entrada do Figueirense, pois a venda acontecia no sistema “paga e entra”, e havia corintianos querendo entrar.
Acesso a Arena Corinthians em evento teste funciona, apesar das obras no entorno
Por Bruno Winckler - iG 18/05/2014 16:53 - Atualizada às 18/05/2014 17:36
Corintianos usaram metrô e trem para chegar ao estádio e triagem foi feita com quem tinha ingresso
O acesso ao estádio do Corinthians para a partida contra o Figueirense neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, no único evento-teste oficial antes da abertura da Copa do Mundo de 2014, não teve incidentes, apesar das muitas obras no entorno da arena. Palco da abertura da Copa em 12 de junho entre Brasil e Croácia, o estádio foi aberto para 40 mil pessoas, que usaram, na imensa maioria, o transporte público para chegar a Arena Corinthians.
A reportagem do iG também foi ao estádio de trem. Deixando a redação na zona sul , saindo da estação Berrini, da CPTM, fazendo transferência em Pinheiros e seguindo até a Luz, de onde sai o Expresso da Copa direto para Itaquera. Foram gastos 50 minutos no trajeto.
Na chegada à estação Corinthians-Itaquera, a orientação foi dada para seguir o sentido oposto ao do estádio, numa saída improvisada pelo Shopping Metrô Itaquera. Os torcedores que tinham ingresso para o setor leste foram orientados a descer nessa estação. Em dias normais, o acesso ao estádio é por uma passarela que sai da estação até o estádio.
Para não haver uma aglomeração maior de pessoas, durante a Copa será dada uma volta na estação, argumentaram alguns voluntários que orientavam o público. Já os que tinham ingressos do setor oeste desceram na estação Artur Alvim, a penúltima da linha vermelha do metrô. Uma passarela já está construída até o estádio e foi utilizada.
No caminho entre a estação Corinthians-Itaquera até o estádio, está claro que o entorno precisa de muita mão de obra a 25 dias da abertura. Há a construção de escadas provisórias, entulhos e muito barro. Mesmo assim, a operação funcionou bem. Já saída do metrô havia uma triagem para deixar passar apenas credenciados ou torcedores com ingresso.
Na Copa será assim. Serão seis jogos no estádio. Além da abertura, serão três partidas na fase de grupos, uma das oitavas de final e uma semifinal.