24 de abr. de 2014

Obrigado, Pacaembu! A vitória no 1º jogo do Timão no estádio

Obrigado, Pacaembu! A vitória no 1º jogo do Timão no estádio

10h 24/04/2014 - Futebol
Agência Corinthians

  Corinthians venceu o Atlético-MG com um público de 50 mil pessoas no Pacaembu
 Corinthians venceu o Atlético-MG com um público de 50 mil pessoas no Pacaembu
Corinthians venceu o Atlético-MG com um público de 50 mil pessoas no Pacaembu
A relação do Corinthians com o Pacaembu é longa. Tudo começou no dia 28 de abril de 1940. O estádio municipal da cidade de São Paulo tinha acabado de ser inaugurado. Era considerado, na época, o maior e mais moderno da América do Sul, com capacidade para receber 70 mil pessoas. Naquela data, há quase 74 anos, o Timão faria o primeiro jogo da equipe alvinegra no local.

Para abrir o Pacaembu, foi realizada a Taça Cidade de São Paulo, com quatro equipes se enfrentando em semifinais e final. Na partida inaugural, o Palmeiras venceu o Coritiba por 6 a 2. Na seguinte, o Corinthians encarou o Atlético-MG, para um público de 50 mil pessoas.

Logo aos quatro minutos, Servílio fez o primeiro gol do Corinthians no Pacaembu na história. Mas o jogo não se mostrou fácil para o Timão. Em dois minutos, o Atlético-MG virou o placar com dois gols de Manja, aos 11 e aos 13. Só que o Timão não demorou para reagir. Aos 23, Dino empatou o marcador.

O jogo foi para o segundo tempo empatado em 2 a 2. Porém, não demorou mais do que dois minutos para o Corinthians voltar a ficar à frente no placar. Carlinhos marcou o terceiro do Timão. Aos 18, Lopes fez o quarto e sacramentou a vitória por 4 a 2, que levou o Alvinegro à final da Taça Cidade de São Paulo.

O Corinthians não ficou com o título daquele torneio, mas o mais importante é que a relação com o Pacaembu tinha começado da melhor maneira possível, com uma vitória de virada, ao melhor estilo do Timão. Era apenas o começo de uma longa história de amor da Fiel com o estádio.



FICHA TÉCNICA DO PRIMEIRO JOGO DO TIMÃO NO PACAEMBU

Corinthians 4 x 2 Atlético-MG

Taça Cidade de São Paulo, 28/04/1940

Zico (Barcheta), Agostinho e Jango; Sebastião, Brandão e Dino; Lopes, Servílio, Teleco, Joane e Carlinho.

Técnico: Armando Del Debbio.