14 de abr. de 2014

4 de abril de 2014 • 11h54
Potente, iluminação da Arena Corinthians supera padrão Fifa

Tecnologia de ponta e investimento devem elevar conforto visual na arquibancada e especialmente em transmissões de alta definição na TV
Dassler Marques
Teste recente mostrou iluminação da Arena Corinthians Foto: Divulgação
Teste recente mostrou iluminação da Arena Corinthians Projetada pela companhia alemã Osram, a iluminação é um dos pontos de maior destaque da Arena Corinthians. O sistema escolhido para Arena Corinthians é bastante superior a uma série de grandes palcos esportivos. São 5 mil lux (medida para iluminamento) formados por 350 luminárias.

O valor é melhor até do exigido pelo padrão Fifa para a Copa do Mundo, hoje em torno de 3 mil lux. Ainda segundo a empresa, é cerca de quatro vezes superior à claridade média nos estádios tradicionais no Brasil e no exterior.

"São níveis de iluminação muito superiores às grandes arenas em funcionamento ao redor do mundo", confirma Sergio Costa, responsável pelo sistema e gerente de projetos e soluções da Osram, em contato com o Terra.  

Equivalência dos lux
EXEMPLO MEDIDA
Sol intenso 100 mil lux
Dia claro uma hora após o pôr do sol 1 mil lux
Dia nublado uma hora após nascer do sol 2 mil lux
"Os espectadores no estádio terão percepção de altíssimo nível de iluminação, sem ofuscamento. Para quem assiste em casa, a excelente percepção de qualidade de imagem será garantida pela iluminação e principalmente uniformidade, fator para as imagens em TV de alta definição", explicou Sergio. 

Segundo a empresa responsável pelo projeto, os altos índices de iluminação não devem significar mais gastos para o Corinthians. A tecnologia adotada reduziu a quantidade de pontos de luz, e assim o consumo de energia também caiu. Esse sistema, somado aos projetores escolhidos (com 87% de rendimento), assegura quantidades adequadas para a hora de pagar a conta. 


Além do direito de iluminar o estádio do Corinthians, vencido em uma concorrência com outras empresas, a Osram também é responsável pelo painel de LED (170 metros de largura por 20 metros de altura) que preenche a fachada leste.


Andrés Sanchez afirmou que o Corinthians, em conjunto com investidores, irá arcar com as estruturas temporárias que correspondem ao jogo de abertura da Copa do Mundo.