05/04/201411h41
Por contrato, Fifa pode bancar estruturas da Arena Corinthians, mas receberá depois. Andres já havia declarado que Corinthians irá encontrar patrocinadores para arcar com os R$ 60 milhões
Por ESPN.com.br
A Fifa pode arcar com os custas das estruturas temporárias para o uso do estádio no Mundial. No entanto, será ressarcida depois.
Andrés Sanchez afirmou, no Bola da Vez da ESPN Brasil, que o Corinthians vai bancar o pagamento. As coisas, no entanto, ainda não andaram nesse sentido - do pagamento, de quem vai fazer, da obra em si. Correndo contra o tempo, a Fifa, mesmo negando que vá fazer isso, aparece como a única capaz de bancar a construção, mas sem prejuízo.
A reportagem cita um aditivo do Stadium Agreement, o contrato assinado entre Corinthians e a Fifa para o uso da Arena na Copa. O item 31, cláusula 9.20, assinado em março de 2011, diz que a entidade poderá pagar pelas estruturas temporárias, mas será reembolsada posteriormente.
Por enquanto, a Fifa nega que vá pagar pelas estruturas temporárias, com custos em torno de R$ 60 milhões, segundo Andrés. Em nota enviada ao "O Estado", a entidade afirmou que, em meio a inúmeras reuniões sobre a Copa, "não houve qualquer conversa no sentido de a Fifa assumir qualquer financiamento para qualquer sede".
Diz o jornal: "A cláusula é bastante clara para o caso de a Autoridade de Estádio (o Corinthians) "deixar de cumprir certas obrigações" do contrato, total ou parcialmente. Estabelece que "Fifa e/ou COL podem cumprir tais obrigações por si ou mandar realizar por terceiros". Se isso ocorrer, diz o documento, a "Autoridade de Estádio reembolsará a Fifa e/ou COL na íntegra por tal desempenho substituto"."
A estreia da Arena Corinthians está prevista para o dia 27 deste mês, com a partida entre o time alvinegro e o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. A entrega do estádio para a Fifa deve acontecer entre 20 e 25 de maio.