25 de set. de 2013

 


Relembre Corinthians campeão da Copa do Brasil de 199511h 25/09/2013 - EspeciaisAgência Corinthians


© Placar
Corinthians venceu as duas finais contra o Grêmio


Corinthians e Grêmio iniciam o confronto de quartas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (25), no estádio do Pacaembu, às 21h50. Trata-se de um embate com muita história na competição nacional. As duas equipes já fizeram a final da competição por duas vezes, e o primeiro dos três títulos do Timão foi conquistado justamente em cima do time gaúcho.

Em 1995, o Corinthians fez uma campanha impecável até chegar à final, com seis vitórias e dois empates. Para se classificar para a decisão, aplicou uma goleada histórica no segundo jogo da semifinal contra o Vasco: 5 a 0 no Pacaembu.

Na disputa pela taça, o Timão enfrentou o Grêmio, que dois meses depois seria campeão da Libertadores daquele ano. No dia 14 de junho de 1995, o primeiro jogo foi disputado no Pacaembu. Viola abriu o placar de cabeça para o Alvinegro no primeiro tempo. Na etapa final, Luiz Carlos Goiano empatou para os gaúchos, mas Marcelinho Carioca, em sua especialidade, a cobrança de falta, deu a vitória e a vantagem na partida decisiva ao Corinthians. “Ficou muito marcada aquela cobrança do Marcelinho porque sabíamos que levar um bom resultado pro Sul mudaria tudo. Lá o clima não seria dos mais fáceis”, contou o então lateral esquerdo Sylvinho.

Para ser campeão da Copa do Brasil, o Timão foi ao estádio Olímpico no dia 21 de junho de 1995 e aguentou a pressão do Grêmio durante grande parte do jogo. O empate já dava o título, que foi garantido aos 26 minutos do segundo tempo. Marques puxou um contra-ataque e tocou para Viola dentro da área, que tentou dominar e foi desarmado parcialmente pelo marcador gremista. Porém, a bola sobrou para Marcelinho Carioca, que a rolou para o fundo das redes, vencendo o goleiro Danrlei.

Vitória por 1 a 0 em pleno Olímpico e a conquista inédita e invicta do time que tinha Ronaldo no gol; André Santos, Célio Silva, Henrique e Silvinho (atual auxiliar-técnico do time profissional do Corinthians) na defesa; Zé Elias, Bernardo, Marcelinho Carioca e Souza no meio de campo; Viola e Marques no ataque; jogadores como Marcelinho Paulista, Tupãzinho e Elivélton no banco; todos comandados pelo técnico Eduardo Amorim. Meses depois, essa equipe também seria campeã paulista, superando o Palmeiras e interrompendo uma série de conquistas do rival.

“Tínhamos um time preparado para suportar a pressão em Porto Alegre. Nosso estilo de jogo se encaixava a forma aguerrida, porém técnica, de jogar do Grêmio. Apesar daquela equipe ter sido composta por muitos pratas da casa e não ter tanta técnica, desempenhamos nosso papel com confiança. Hoje, do lado de cá, como comissão técnica, posso falar que a sensação é muito diferente, mas muito boa também”, pontuou Sylvinho.

Seis anos depois, em 2001, Corinthians e Grêmio voltariam a fazer a final da Copa do Brasil, mas, dessa vez, os gaúchos levaram a melhor. Na época, Tite, que hoje treina o Timão, comandava a equipe gremista. Foi a primeira conquista de âmbito nacional do treinador, que se tornou o mais vencedor da história do Alvinegro, com cinco títulos.