26 de set. de 2013


Corinthians só empata com o Grêmio
No primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, o Timão não consegue vazar a defesa gremista no Pacaembu e deixa a decisão aberta para o dia 23 de outubro, no Sul


Marcelo Braga - 25/09/2013 - 23:53             




Está tudo aberto! No primeiro encontro entre Corinthians e Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil, as equipes empataram em um fraco 0 a 0 no Pacaembu, em igualdade que escancara um mau momento dos times. Foi o sétimo jogo seguido sem vitórias do Timão - quatro derrotas e três empates -, com apenas um gol marcado no período. Já o Tricolor gaúcho não vence há quatro partidas - uma derrota e três empates.
A decisão, dessa forma, fica para Porto Alegre, na Arena Grêmio, no dia 23 de outubro. Empate sem gols levará a decisão para os pênaltis. Qualquer outra igualdade dará a vaga na semifinal para o Timão por conta do gol fora de casa. Vitória, independentemente do placar, classificará o time vencedor. O rival na semifinal será Internacional ou Atlético-PR. que farão o primeiro confronto nesta quinta, em Novo Hamburgo. 
O PRIMEIRO TEMPO
Foi um típico Corinthians e Grêmio de Copa do Brasil, duelo que aconteceu pela sexta vez na história da competição, com quatro triunfos do clube gaúcho e apenas um do Timão. Com muitas faltas e lances ríspidos, o jogo contou com um elemento nem sempre presente no Brasileirão: o nervosismo. Só no Timão, Emerson, Gil, Danilo, Guerrero e Danilo Fernandes - esse no banco de reservas - levaram cartão amarelo. Souza, Paulinho, Barcos e Elano acabaram amarelados no rival.
Sem Saimon, que havia sentido desconforto muscular em Salvador, no empate contra o Vitória, Renato Gaúcho abandonou o 3-5-2 e apostou em um ataque com Kleber, Barcos e Vargas. Já o Timão, que contava com o retorno de Paolo Guerrero, usou o seu habitual 4-2-3-1.
Logo aos 4 minutos, o time visitante mostrou que vinha para jogar de igual para igual, com um chute perigoso de Ramiro. Mas aos poucos e com a força da torcida, que esteve presente com mais de 28 mil pagantes, o Timão se soltou e criou oportunidades.
Aos 14, Douglas deixou Guerrero na cara do gol e ele marcou, mas a arbitragem já havia assinalado impedimento de maneira equivocada. Com vontade, Emerson Sheik criou mais duas chances em chutes de fora da área, mas a marcação gremista impedia um volume de jogo maior do Timão no campo de ataque. Barcos, de cabeça e impedido, assustou, mas o primeiro tempo acabou em 0 a 0.
O SEGUNDO TEMPO
Sem mudar peças, o Grêmio voltou melhor do intervalo, enfileirando boas oportunidades de ataque. Vargas, de falta, exigiu boa defesa de Cássio, assim como Rhodolfo, após escanteio. Já o Timão, fora em um chute sem direção de Igor, pouco chegou.
Tite, então, mexeu no time. Primeiro com Ibson. Depois com Pato. Por fim, com Romarinho. A equipe continuou praticando o seu futebol burocrático e o jogo travou, com poucas bolas que levassem perigo para Cássio ou para Dida, que foi ovacionado pela Fiel antes de a bola rolar. O empate, assim, persistiu até o fim.
Pelo Brasileirão, os times voltam a campo no domingo, às 16h. Em Campo Grande (MS), com mando do rival, o Timão visita a Portuguesa. Também fora de casa, o Grêmio encara o São Paulo no Morumbi.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 0 X 0 GRÊMIO
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 25/9/2013 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio S. Santiago e Kleber Lúcio Gil
Público e Renda: 29.341 (28.355 pagantes) e R$ 921.633,00

Cartões amarelos: Danilo, Guerrero, Gil, Emerson Sheik, Danilo Fernandes (COR) Barcos, Souza, Paulinho, Elano (GRE)
Cartões vermelhos:

Gols: - 
CORINTHIANS: Cássio, Edenilson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf e Maldonado (Ibson - intervalo); Danilo, Douglas (Romarinho - 31'/2°T) e Emerson Sheik; Guerrero (Alexandre Pato - 15'/2°T). Técnico: Tite.
GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro, Riveros e Vargas (Paulinho - 32'/2°T); Kleber e Barcos (Elano - 36'/2°T). Técnico: Renato Gaúcho.