27 de set. de 2013

 


Corinthians salva público nos "jogos da TV fechada"

27 de Setembro de 2013 às 10:08




Em 2011, a CBF tentou inserir os jogos aos sábados, às 21h, na tabela do Brasileirão. Não deu certo: o horário foi abolido antes do fim do primeiro turno por causa do público baixo. Em 2013, o horário sobrevive com números aceitáveis. Esse fenômeno, porém, só é possível graças ao Corinthians.

O time mais popular da capital teve duas partidas, como mandante, marcadas para o horário. E seu público ajudou a aumentar a média do dia


"Essas são datas e horários que visam a TV fechada, mas ainda assim podem atrair o público. Muitos criticam os jogos às 21h, mas não é uma ideia ruim. A questão do público é a qualidade do jogo. Quando tem Corinthians, mesmo no sábado às 21h, o público vai ao estádio", analisa o especialista em gestão esportiva Amir Somoggi.

A tese faz sentido. A média de público dos sábados às 21h é de quase 12 mil pessoas. Não é um número alto, mas ainda assim é superior a quartas-feiras às 19h30 (8.702 torcedores) e às 21h (7.440) – também supera jogos às 16h20 (10.616), mas apenas quatro jogos foram marcados para o horário.

A média, porém, é turbinada por dois jogos do Corinthians. Na primeira rodada do Brasileirão, o time empatou em 1 a 1 com o Botafogo no Pacaembu, com 29.295 torcedores. Na terceira rodada, venceu a Ponte Preta por 1 a 0, com 24.449 nas arquibancadas.