24 de set. de 2013


Corinthianos Alessandro, Alexandre Pato, Cássio, Douglas, Fábio Santos, Ibson, Maldonado e Paulo André participam de união para enxugar calendário do futebol brasileiro



Um grupo de 75 jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro se uniram para tentar negociar com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o enxugamento do calendário do futebol nacional




O levante é uma resposta à proposta do calendário de 2014, com início em 12 de janeiro. Segundo os líderes do movimento, a quantidade de jogos no calendário atual diminui a qualidade do Campeonato Brasileiro. Entre os principais pontos que devem ser cobrados, segundo o jornal, estão a adequação ao calendário europeu (começando a temporada no meio do ano) e a redução do número de partidas – seriam sete a cada 30 dias, no máximo.



Os jogadores do movimento ainda querem discutir pontos como férias e o pagamento de salários, de forma que os clubes terminem os anos sem dever aos jogadores. Por sua vez, segundo o jornal Folha desta terça-feira, a CBF explica que não recebeu pedidos para encontro com o grupo, mas não vê margem para mudanças no calendário do próximo ano por conta da Copa do Mundo.

Devido ao curto período de preparação proposto e ao elevado número de jogos em sequência, decidimos nos reunir, de forma inédita e independente, para discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por nós a milhões de torcedores", diz o grupo, em nota oficial. "Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessário e, para tanto, solicitamos uma reunião com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questões propositivas e de comum interesse.", completou.