24 de set. de 2013



24/09/2013 17:08
Tite é o rei do mata-mata no Corinthians e quer ser campeão da Copa do Brasil
D.Augusto Jr/Ag. Corinthians O técnico Tite se empolga com esse tipo de competição


O Campeonato Brasileiro por pontos corridos é a fórmula mais justa que existe. Premia o bom planejamento, a regularidade das equipes, o investimento em estrutura e a seriedade nas administrações. Mas quem disse que a parte mais “legal” do futebol é a justiça?

Os corintianos, por exemplo, pouco se importam com isso. Eles querem adrenalina, emoção e jogar no limite, sabendo que um erro pode ser fatal. Tudo o que os torneios por mata-mata proporcionam. Para a alegria dos alvinegros, tudo isso estará em campo amanhã, contra o Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Esse pode ser o choque que os jogadores do Timão precisam para acordar. Uma vitória sobre o Grêmio — apesar de o jogo de volta ser apenas em 23 de outubro — poderia reacender a chama desse apagado time. Basta se lembrar do passado recente.

Neste ano, a equipe terminou a primeira fase do Paulistão na quinta posição. No mata-mata, não teve para ninguém. Goleou a Ponte Preta e eliminou os rivais São Paulo e Santos.

Meses se passaram e, depois de um começo cambaleante no Brasileirão, mais boas atuações e uma taça na Recopa.

“São competições traiçoeiras. Na Copa do Brasil, perdemos para o Luverdense e ficou difícil reverter. Não se pode errar”, definiu o goleiro Cássio.

Tite também se empolga com esse tipo de competição. Ele sabe motivar a equipe. Exceto pelo Brasileirão de 2011, seus outros quatro títulos pelo Timão foram em mata-matas.

outro lado/ O treinador costuma dizer que conquistar vitórias em um torneio pode dar moral para se recuperar em outro. O problema é que o contrário também é válido.

Do mesmo jeito que o triunfo faria o Corinthians voltar aos trilhos, uma derrota poderá trazer mais problemas. Perder em casa é praticamente dar adeus à Copa do Brasil e, consequentemente, perder chance de voltar à Taça Libertadores.

“É uma competição com características diferentes. Levar vantagem no primeiro jogo, qualquer que ela seja, é bom”, disse Tite, cobrando uma vitória no Pacaembu, amanhã.

Bicho-papão em mata-matas

Recopa-2013
O Corinthians atropelou o arquirrival São Paulo, venceu as
duas partidas da decisão e levou o título da Recopa para casa.

Paulistão-2013
Depois de oscilar na primeira fase, ficando em quinto, o Timão cresceu no mata-mata e derrotou o Santos na final do Paulista.

Mundial de Clubes-2012
Duas atuações cirúrgicas contra Al-Ahly (EGI) e Chelsea (ING), no Japão, trouxeram o bicampeonato mundial para o Timão.

Taça Libertadores-2012
Oito vitórias, quatro empates e o título invicto da competição continental. Nem precisa falar sobre esse mata-mata, certo?