9 de abr. de 2013



09/04/2013 19h13

No Corinthians, Guerrero, Romarinho e Émerson são os cobradores de pênalti
Tite indica atacantes para possíveis penalidades máximas contra o San José.

Por Rodrigo
Romarinho será um dos batedores de pênalti do
Timão (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Os pênaltis se tornaram um assunto recorrente no Corinthians neste início de temporada. Com quatro tentativas desperdiçadas em sete cobranças em 2013, a equipe vem se empenhando para melhorar o desempenho no fundamento. Com Chicão, cobrador oficial, no banco de reservas, Tite indicou três nomes para os pênaltis nesta quarta-feira, contra o San José, da Bolívia: Paolo Guerrero, Romarinho e Emerson Sheik.

No último domingo, o atacante peruano desperdiçou cobrança na vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo. O mesmo já havia acontecido com Emerson Sheik (duas vezes) e Chicão. A proximidade das fases de mata-mata tanto no Campeonato Paulista quanto na Taça Libertadores preocupam o técnico Tite, que busca maior aproveitamento no quesito de maneira urgente.

– Se tivéssemos feito todos os gols nas cobranças de pênalti, estaríamos perto de ter o melhor ataque do Campeonato Paulista. O treinamento vai ser intensivo. Amanhã, para as cobranças, temos Guerrero, Romarinho e Emerson – afirmou o treinador corintiano, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.

Atualmente, o Corinthians, quinto colocado do estadual, com 32 pontos, acumula 28 gols marcados em 17 rodadas. Se tivesse convertido todas as penalidades máximas, o Timão teria balançado as redes 32 vezes – assim como o líder São Paulo, segundo melhor ataque da competição, atrás apenas do Mogi Mirim, com 33.

O curioso é que em todas as vezes que a equipe perdeu pênaltis saiu de campo com os três pontos. Emerson desperdiçou cobranças nas vitórias por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis e por 3 a 2 sobre o Ituano; Chicão deixou de marcar no triunfo por 3 a 0 sobre o União Barbarense; Guerrero errou nos 2 a 0 sobre o São Bernardo.

Nos treinamentos, quem segue com um dos melhores desempenhos no fundamento é Alexandre Pato. “Afiado” nas bolas paradas, o atacante foi responsável por sofrer, cobrar e converter o pênalti que resultou na vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o 5P, em clássico realizado há uma semana, no Morumbicha.

Nos testes, geralmente feitos com os goleiros mais jovens, Matheus Caldeira e Caíque, o camisa 7 geralmente acerta pelo menos 90% das cobranças. Nesta quarta-feira, ele inicia a partida no banco de reservas – Emerson Sheik e Paolo Guerrero serão titulares no ataque