13 de abr. de 2012

Aproveitamento de quase 80% em 2012 deixa Timão confiante para decisões

Jogadores comemoram gol do Corinthians na vitória por 3 a 1 sobre o Nacional
Jogadores comemoram gol do Corinthians na vitória por 3 a 1 sobre o Nacional
Crédito da imagem: Andrés Cristaldo/EFE
Independentemente dos resultados contra Ponte Preta, neste domingo, e Deportivo Táchira (VEN), na quarta, que definirão as posições do Corinthians na primeira fase do Estadual e na fase de grupos da Libertadores, respectivamente, a equipe de Tite estará forte e confiante na continuidade das competições.
E não é para menos. A sequência de bons resultados que levaram o Timão a chegar na última rodada com chance de ser o melhor entre os 20 clubes da primeira fase do Paulistão e o melhor entre os 32 clubes do torneio sul-americano deixaram Julio Cesar, Castán, Tite & Cia. confiantes para os confrontos mata-matas que virão a seguir em ambas disputas.
Para se ter ideia, o aproveitamento de pontos do Timão neste ano é de nada menos do que 78,3%. Em 25 jogos oficiais, 16 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. No revés para o Santos, sete atletas não atuaram. Houve ainda dois amistosos.
São apenas três derrotas nos últimos 37 jogos (14 na última temporada e 23 neste ano). Algo conquistado com uma solidez defensiva impressionante. A média de gols tomados é de 0,52/jogo, sendo vazado apenas 12 vezes em 23 jogos. Detalhe: desse total de confrontos, o Alvinegro passou 13 vezes em branco.
A calmaria é tanta que os jogadores parecem não acreditarem que a equipe conseguiu seus primeiros objetivos no ano com antecedência.
' Dá uma tranquilidade maior. Não estamos muito acostumados a ter essa tranquilidade antecipada. Nosso grupo fez por merecer, vem fazendo uma grande campanha. Mas ainda é pouco, perto do nosso objetivo ?' afirma Fábio Santos.
Essa ?tranquilidade antecipada? que o camisa 6 diz estranhar causa temor em Tite. O técnico diz que manterá o trabalho firme daqui para frente para evitar que essa calmaria se transforme em excesso de confiança e, posteriormente, acomodação e soberba.
' Temos consciência da nossa força, mas sem clima de euforia porque o bicho pega em campo. A equipe tem mais a render e produzir ?' avisa o técnico, que completou 147 jogos pelo clube e se tornou na quarta-feira o sétimo técnico mais presente na história do clube.
NÚMEROS QUE REPRESENTAM MOMENTO CORINTIANO

78,2%
É o aproveitamento do Timão em 2012. Em 25 jogos oficiais, com 16 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. No revés contra o Santos, na Vila, Tite não teve sete jogadores. Houve ainda dois amistosos.

3
derrotas apenas nos últimos 37 jogos oficiais (14 na última temporada e 23 este ano). Os três algozes foram Botafogo (12/out/11), América-MG (6/nov/11) e Santos (4/mar/12)

0,52
É a média de gols tomados pela equipe, uma das melhores de todo país. O Corinthians foi vazado apenas 12 vezes em 23 jogos. Detalhe: desse total de confrontos, o Alvinegro passou em branco em 13.

25
jogos sem derrota. Esse é o retrospecto de Leandro Castán. A última derrota do zagueiro foi no dia 12 de outubro do ano passado, para o Botafogo, pelo Brasileirão. Chicão, Liedson, Danilo e Emerson, que também não perderam em 2012, sofreram último revés no dia 6 de novembro de 2011, para o América-MG.

147
é o número de vezes que Tite já comandou o Corinthians nas duas passagens pelo clube (2004/05 e 2010/12). O gaúcho é o 7º treinador mais presente na história, empatado com Jorge Vieira. O primeiro é Oswaldo Brandão, com 439.

Com a Palavra: Fábio Mahseredjian
Preparador físico do Corinthians, ao Lancenet

' Joga quem estiver nas melhores condições'
'Agora, em época de fase decisiva, joga todo mundo. No início da temporada, tivemos como poupar algumas vezes. Quer dizer, Tite não gosta da palavra poupar. Nós tivemos como administrar a escalação dos jogadores por alguns jogos. Isso serviu para que os jogadores entrassem em campo de forma segura, não atuavam se não tinham condições. Agora não tem como tirar, então joga todo mundo que estiver nas melhores condições. Os treinamentos não vão mudar, todos seguirão com intensidade normal. Alex, se treinar com bola, já pode voltar domingo. Alessandro ainda vai demorar mais um pouco...'
Fonte: Lancenet