No início de 2010, Mano mudava muito o time; neste ano, Tite repete uma base
Se em 2010 Mano Menezes adotou diversas formações durante as primeiras rodadas do Campeonato Paulista, neste ano Tite já deu uma cara ao time do Corinthians e não pretende realizar um rodízio de jogadores.
O foco está na Pré-Libertadores, e o primeiro duelo com o Deportes Tolima, da Colômbia, acontece já na quarta-feira. Três dias antes a equipe alvinegra encara o Noroeste pelo Estadual e, apesar da pré-temporada curta e do calendário apertado, a comissão técnica não quer saber de poupar os titulares.
“Se os jogadores estão aptos e em boas condições clínica, física, no departamento médico e na parte de fisiologia, vão para o jogo. Temos dois campeonatos e precisamos jogar bem e vencer, essa é a nossa obrigação”, justificou o comandante corintiano.
Até o momento, Tite utilizou apenas 15 atletas, durante a vitória sobre a Portuguesa e o empate com o Bragantino. Em 2010, Mano havia aproveitado 19 jogadores nas duas primeiras partidas. Somando o terceiro jogo, esse número sobe para 24.
O treinador, hoje na seleção brasileira, foi criticado justamente por não dar um padrão ao time titular, fato que culminou com a eliminação nas oitavas de final da Libertadores, diante do Flamengo.
Já Tite escolheu estratégia diferente. “O jogo é a melhor forma de retomar o ritmo e a melhor forma de treinamento”, observou. “Se você repete a escalação, repete a organização.”
São duas as formações implantadas: o 4-3-3, com o trio ofensivo Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho, e o 4-4-2, com Paulino fechando o quarteto do meio.
Para enfrentar o Noroeste, às 17h deste domingo, no Pacaembu, Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho entrarão em campo juntos pela primeira vez no ano. Paulinho ficará como substituição para o segundo tempo.
Tite escalará: Júlio César; Moacir, Chicão, Leandro Castan e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Bruno César; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho.
Essa será a provável equipe para o confronto com o Tolima, na quarta-feira, também no Pacaembu.
Ronaldo enfrentou a Portuguesa, pela primeira rodada do Estadual, no último domingo, mas ganhou folga na quarta, frente ao Bragantino. Apesar disso, treinou normalmente no CT Joaquim Grava para aprimorar a forma física. Tite acredita que o craque poderá evoluir ainda mais participando dos jogos.
- Tenho como ideia a repetição da equipe. O jogo é a melhor forma de treinamento e de retornar ao ritmo – acrescentou o comandante, que não poupará ninguém contra o Norusca.
No ano passado, apesar de todos os problemas físicos sofridos, Ronaldo terminou o Brasileirão com uma boa sequência de jogos. Foram sete consecutivos até a lesão muscular na coxa direita, contra o Vitória, em Salvador, pela penúltima rodada. Mesmo assim, ele esteve em campo no último jogo, frente ao Goiás, no Serra Dourada.
Técnico Tite minimiza desgaste físico de Ronaldo com jogos domingo e 4ª
Treinador diz que planejamento feito já previa que o jogador teria apenas 72h para se recuperar e poder enfrentar o Deportes Tolima na quarta-feira
Por Carlos Augusto Ferrari
Tite e Ronaldo no treino do Corinthians
(Foto: Marcos Guerra/GLOBOESPORTE.COM) A condição física de Ronaldo não é motivo para preocupação no Corinthians. Pelo menos, é isso que o técnico Tite tenta passar para imprensa e torcida a menos de uma semana da estreia na pré Libertadores, contra o Deportes Tolima-COL. Depois de escalar o Fenômeno para enfrentar o Noroeste, domingo, às 17h, no Pacaembu, pelo Paulistão, o treinador garante que o ídolo não atuará desgastado diante dos colombianos.
- Quando planejamos e colocamos que é importante ter força máxima, também avaliamos essas 72h para o jogo subsequente – afirmou.