3 de fev. de 2011

02/02/2011 - 23h55

Corinthians dá vexame, leva 2 a 0 é o 1º brasileiro a cair em uma Pré-Libertadores

Do UOL Esporte
Uma derrota por 2 a 0 para o Deportes Tolima, na Colômbia, significou o maior vexame do Corinthians na história da Libertadores. Depois de um frustrante empate por 0 a 0 no Pacaembu, o time de Parque São Jorge viajou pressionado à cidade de Ibagué, jogou muito mal na noite desta quarta-feira e levou dois gols no segundo tempo.

Dessa forma, pela primeira vez desde que a fase Pré-Libertadores foi criada, em 2005, um clube brasileiro é eliminado sem atingir a fase de grupos. O fiasco compromete toda a temporada corintiana, que terá dias difíceis pela frente. Restam o Campeonato Paulista e o Brasileiro, e agora o técnico Tite pode perder o emprego.
  • O primeiro gol do Tolima, anotado por Santoya, surgiu em um lance que a defesa alvinegra ficou em linha, erro cometido desde o primeiro jogo, no Pacaembu.
O peruano Ramírez, que estreou bem no último domingo, só piorou a situação. Ele entrou logo depois do primeiro gol e foi expulso depois de dar uma cotovelada no adversário.
A opção de Tite de sacar Bruno César e escalar Paulinho no meio-campo para corrigir a deficiência na armação, apresentada durante a partida de ida no Pacaembu, não surtiu efeito. Jorge Henrique ficou com a incumbência de buscar o jogo para abastecer Ronaldo e Dentinho na frente. Entretanto, se escondeu.
O time da casa imprimiu uma pressão nos 20 minutos iniciais, quando finalizou a gol cinco vezes. Em uma delas, Castillo avançou sozinho pela direita e chutou. Júlio César fechou bem o ângulo e espalmou.
A defesa corintiana atuou em linha, fato que facilitou os lançamentos em profundidade nas costas da zaga. Fábio Santos, substituto de Roberto Carlos, aparentou estar sem ritmo de jogo, e pelo seu lado o Tolima chegou com mais frequência no primeiro tempo.
Para sorte dos brasileiros, os colombianos falharam na finalização. Segundo o Datafolha, foram dez finalizações erradas e apenas uma certa.
A partir dos 30min, o Corinthians conseguiu ficar mais tempo com a bola no pé, porém sem qualidade para chegar ao gol adversário. Errou muitos passes – um aproveitamento pífio de 66%.
O goleiro Júlio César culpou o gramado. “Está difícil de dominar a bola, até para bater o tiro de meta está complicado porque o campo está muito ruim. Pelo menos não tomamos o gol. Vamos procurar voltar melhor no segundo tempo”, declarou o camisa 1, na saída para o intervalo.
A primeira boa jogada corintiana ocorreu somente aos 6min do segundo tempo. Após troca de passes pelo lado esquerdo do ataque, Ronaldo ajeito, Paulinho chutou e o goleiro Silva mandou pela linha de fundo.
Os corintianos adotaram como estratégia apertar a saída de bola do adversário, e o Tolima demonstrou fragilidade. Ronaldo aproveitou uma sobra e obrigou o goleiro da casa voar para espalmar.
Quando a equipe de Parque São Jorge parecia melhor, a defesa mais uma vez ficou em linha, Santoya apareceu sozinho na cara do gol e finalizou de forma perfeita.
Tite mandou Danilo e Ramírez a campo, nos lugares de Paulinho e Dentinho. O peruano ficou em campo durante três minutos e foi expulso. O árbitro viu uma cotovelada do camisa 18.
Aos 32min, Murillo cruzou na área e Medina marcou de cabeça: 2 a 0.

Ficha da Partida

Deportes Tolima Deportes Tolima Técnico: Hernán Torres
12. Antony Silva
6. Gerardo Vallejo
2. Julián Hurtado 2º T - 17 '
5. Yair Arrechea
24. Félix Noguera
21. Diego Chará
8. Gustavo Bolivar
2º T - 13 ' 13. Rafael Castillo
2º T - 13 ' 16. Santoya 2º T - 21 '
2º T - 38 ' 10. Elkin Murillo 2º T - 19 '
2º T - 38 ' 18. Piedrahita
25. John Hurtado
2º T - 43 ' 19. Wilder Medina 2º T - 33 '
2º T - 43 ' 7. Closa
2 0
Corinthians Corinthians Técnico: Tite
1. Júlio César
2. Alessandro
3. Chicão
4. Leandro Castan
2º T - 34 ' 16. Fábio Santos
2º T - 34 ' 19. Edno
5. Ralf
8. Jucilei 2º T - 41 '
2º T - 25 ' 7. Paulinho
2º T - 25 ' 20. Danilo
23. Jorge Henrique 2º T - 20 '
2º T - 26 ' 11. Dentinho
2º T - 26 ' 18. Ramirez 2º T - 27 '
9. Ronaldo
Data: 02/02/2011 - 22h00
Local: Manuel Murillo Toro
Árbitro: Roberto Silvera
Auxiliares: Mauricio Espinoza e Carlos Changala

Corinthians perde para o Tolima na Colômbia e está fora da Libertadores

Na noite desta quarta-feira (02), o Corinthians foi até a cidade de Ibagué, na Colômbia, para enfrentar a equipe do Tolima na segunda partida da fase preliminar da Libertadores 2011. O Timão demorou para se encontrar em campo, e mesmo voltando do intervalo do jogo melhor que os mandantes, perdeu a partida pelo placar de 2 a 0, e encerrou sua participação na competição.


Mesmo na casa do adversário, o Corinthians não se intimidou e começou o jogo indo para cima dos mandantes, marcando no campo de ataque. Mesmo assim, a primeira boa oportunidade da partida foi dos colombianos, que quase abriram o placar com chute de Medina, que recebeu na área e chutou perto da trave direita de Julio Cesar. O Timão seguia atacando, mas não encontrava espaços na defesa do Tolima, que levou perigo ao Corinthians mais uma vez aos 09min. Os adversários aproveitaram um erro na saída de bola alvinegra para atacar com Castillo que chutou forte, obrigando Julio Cesar a fazer a primeira grande defesa da partida.

O jogo seguia embolado no meio de campo. O Timão tinha dificuldade para criar jogadas de ataque e buscava neutralizar as velozes investidas do time da Colômbia, que continuava levando perigo para o Corinthians. Uma das melhores jogadas do Alvinegro no primeiro tempo, aconteceu aos 29min, quando, após boa trama entre Jucilei e Ronaldo pela intermediária, Dentinho levantou a bola na área e ela quase encobriu o goleiro Anthony Silva, que se esticou para fazer a defesa. Quatro minutos depois, Dentinho lançou Fábio Santos pela direita, o lateral centrou a bola, mas a defesa interceptou o cruzamento antes que Ronaldo pudesse concluir. Depois da metade do primeiro tempo o Timão jogava mais solto, sofrendo menos pressão do Tolima, mas ainda atacava com pouca objetividade.

O Corinthians voltou para a segunda etapa sem alterações, mas estava bem mais à vontade em campo. A equipe fazia a bola rodar no campo de ataque e saia mais para o jogo. Logo aos 04min o Timão quase abriu o placar em lance de bola parada. Jorge Henrique cobrou escanteio pela direita, Jucilei subiu e cabeceou por cima do gol de Silva. No minuto seguinte, após boa triangulação de Dentinho, Fábio Santos e Ronaldo, a bola sobrou na entrada da área para Paulinho pegar de primeira e obrigar Anthony Silva a fazer boa intervenção. Aos 10min, foi a vez do Fenômeno arriscar de longe e fazer o goleiro do Tolima trabalhar. Na sequência, foi Chicão quem quase marcou. O Corinthians voltou com tudo após o intervalo, e pressionava os mandantes em Ibagué.

Apesar da pressão alvinegra, quem abriu o placar no Estádio Manuel Murillo Toro foi o Tolima. Santoya recebeu dentro da área e chutou na saída de Julio Cesar para marcar em um momento da partida que o Corinthians estava melhor. Após o gol, o jogo voltou a ficar complicado para o Timão. Para tentar reverter o resultado, Tite tirou Dentinho e Paulinho, e colocou Danilo e Ramirez no jogo. O meia peruano, no entanto, foi expulso de campo na primeira jogada da qual participou. O jogador foi seguro pela camisa, acertou Chara ao tentar se desvencilhar do adversário e recebeu o cartão vermelho. Cinco minutos depois, os donos da casa marcaram outra vez. Murillo cruzou da direita e Medina cabeceou para ampliar. Aos 35min, Tite fez a última alteração na equipe: o técnico tirou Fábio Santos para a entrada de Edno.

Mesmo com a substituição, a equipe não conseguiu se recuperar na partida, e voltou a sofrer a pressão dos colombianos. Aos 48min, Roberto Silvera decretou o fim da partida e da participação do Timão na Libertadores. O próximo jogo do Corinthians ocorre neste domingo (06), às 17hs, quando o Alvinegro vai ao Estádio do Pacaembu enfrentar o Palmeiras em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Paulista 2011.

Fonte: Site Oficial do Corinthians