Corinthians é 4º time
do mundo em patrocínio de camisas
, diz estudo
o Corinthians aparece em quarto lugar, perdendo apenas para Manchester United, Liverpool e Real Madrid. O ranking foi feito pela Sport+Markt, agência de consultoria de marketing esportivo.
Com 22 milhões de euros que recebeu em 2010, Corinthians é o
único clube do Brasil entre os cinco primeiros no ranking
O Corinthians é o único brasileiro que aparece entre os seis primeiros. Com a arrecadação de € 22 milhões oriundos de patrocínios na camisa no ano passado, o clube paulista divide a quarta colocação com o Bayern de Munique, atrás apenas de Manchester United, Liverpool e Real Madrid, mas na frente do poderoso Chelsea.O Timão, inclusive, é um dos principais responsáveis por impulsionar o mercado nacional. Há três anos o Brasil não figurava nem entre os oito primeiros no ranking. Com a contratação de Ronaldo, em dezembro de 2008, o clube paulista inovou e teve um impressionante aumento em suas receitas.
mercado (Foto: Ag. Estado)
Para o analista, o Corinthians inspirou os demais clubes brasileiros.
- O Corinthians levou Flamengo, São Paulo, Santos - que praticamente dobrou sua receita -, e Palmeiras a terem contratos bem interessantes. Os clubes do Rio Grande do Sul também passaram a arrecadar mais. De um ano para cá, estes valores subiram substancialmente – afirmou Gualdani.
Previsão de crescimento ainda maior
Com uma visão otimista, César Gualdani acredita que a arrecadação dos clubes brasileiros crescerá ainda mais nos próximos anos, principalmente com a proximidade da Copa de 2014, que será realizada no Brasil.
- O mercado brasileiro já é uma plataforma efetiva para patrocinadores e as previsões são ainda mais positivas. Em breve, estará ainda mais próximo da Premier League (Campeonato Inglês) e da Bundesliga (Campeonato Alemão). Tem ainda a Copa, que trará mais exposição internacional para este mercado. As empresas que atrelarem suas marcas ao futebol vão receber um maior nível de atenção nos próximos anos.