25 de jan. de 2011

25/01/2011 - 09h01


Média de idade do time titular do Corinthians cai 1,5 ano em 2011

Rodrigo Bueno


Um ano se passou para os veteranos Roberto Carlos e Ronaldo, mas o time titular do Corinthians que vai estrear na Libertadores é quase 1,5 ano mais jovem do que aquele que começou jogando no último jogo da equipe no torneio.



No ano passado, quando apostava na conquista da Libertadores em seu centenário, o Corinthians se reforçou com Danilo, Iarley, Tcheco e Roberto Carlos. Isso veio na esteira do discurso de Mano Menezes de que, para ganhar a competição continental, é preciso ter boa experiência.


Neste ano, em que a diretoria corintiana vende a ideia de que o centenário ainda não acabou e pouco compra atletas, a aposta é na queda na média de idade do time. No fatídico jogo de volta contra o Flamengo, em maio no Pacaembu, o Corinthians levou a campo uma equipe com 28,8 anos, em média. Daqui a dois dias, no mesmo estádio, contra o colombiano Tolima, abrirá a Libertadores com uma média de 27,4 anos.
O goleiro Júlio César é poucos meses mais jovem que Felipe, referência do time em 2010. Mas Jucilei é quase três anos mais novo que Elias, e as saídas do zagueiro William, ex-capitão, e de Danilo deixaram o time remoçado.


Bruno César, o cérebro da equipe, tem apenas 22 anos e só não é mais jovem que Dentinho, dois meses e meio mais jovem que o armador. E Leandro Castán, com dez anos a menos que William, conquistou espaço na zaga.
O esquema tático de Tite deverá ser o mesmo que marcou época com Mano Menezes. O 4-3-3 foi testado contra o Noroeste, não foi aprovado totalmente por causa do 1 a 1, mas é o sistema favorito no momento, com o 4-4-2 como opção.


Os dois veteranos do time não tiveram um domingo dos mais inspirados. Ronaldo, 34, não foi poupado como em outras vezes, mas pouco participou do jogo. Roberto Carlos, 37, impressionou fisicamente, mas falhou justamente no gol do adversário.


Para a partida de quarta-feira, outro trintão estará de volta à equipe. O lateral direito Alessandro, 32, retorna após se recuperar de catapora e depois de Moacir sofrer uma lesão muscular. Mais de 35 mil pessoas acompanharam a vitória inútil por 2 a 1 sobre o Flamengo no último jogo da equipe na Libertadores-2010. A expectativa é que um público semelhante seja visto na quarta.


Os ingressos para as arquibancadas verde e amarela estão esgotados e restam poucas entradas para o Tobogã. O jogo de volta, na Colômbia, será no dia 2 de fevereiro. Caso avance na Libertadores, o Corinthians cairá no Grupo 7, ao lado de Cruzeiro, do argentino Estudiantes e do paraguaio Guaraní.