27 de out. de 2010

27/10/2010 - 07h00


'Renascidos', Ronaldo e Luxa duelam no Engenhão com recepções antagônicas

Bruno Thadeu


Ronaldo e Vanderlei Luxemburgo experimentaram a sensação de serem vistos como “ex-profissionais em atividade” neste Brasileiro. Colecionaram insucessos durante o torneio, tiveram seus trabalhos colocados em xeque, mas recuperaram os rótulos de “diferenciados” para esta reta final de torneio.


RONALDO E LUXA SE REENCONTRAM

Ronaldo e Vanderlei Luxemburgo conquistaram a Copa América, em 1999, com a seleção brasileira

Os dois estiveram juntos no Real Madrid, em 2004. O treinador não durou muito à frente da equipe

O atacante e o treinador estão invictos no torneio com o Corinthians e Flamengo, respectivamente. Os dois se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, com um Engenhão “dividido”.

Luxemburgo e Ronaldo vivem fases opostas com a torcida rubro-negra: o treinador curte “lua de mel” com os torcedores do Fla, enquanto Ronaldo sabe que novamente será alvo de gozações da torcida, que promete levar travestis para o estádio.

Ronaldo conheceu o céu e inferno no Nacional. O longo tempo inativo devido a lesões rendeu assuntos negativos extracampo. O atacante se revoltou por ser chamado de gordo por parte da mídia e cogitou encerrar a carreira no final do ano, esgotado após novos problemas físicos.


Em caso inédito no futebol, Fenômeno anunciou sua volta aos gramados, se escalando, via twitter, para todos os jogos restantes do Brasileiro. A promessa está sendo cumprida. Ele participou do empate contra o Guarani, 0 a 0, e na vitória corintiana sobre o Palmeiras (1 a 0), virando referência do ataque alvinegro.

O Fenômeno ainda não perdeu neste Nacional. São três vitórias e dois empates.

“É um grande jogador e preocupa muito. Sempre me deu resultados excelentes como profissional e tenho muito carinho e admiração por ele. Ronaldo é igual a Romário, como qualquer outro craque. Não vou entrar no mérito do hoje ou amanhã, ele precisa ser respeitado sempre. Porém, apesar disso, precisamos lembrar que é Flamengo contra Corinthians, jogo importante para as duas equipes”, salientou Luxemburgo.


À frente do Atlético-MG durante grande parte da competição, Luxemburgo foi um fiasco.
Não conseguiu tirar o time mineiro da zona de rebaixamento e acabou sendo demitido. Insatisfeito com seu trabalho em Minas, Luxa declarou que “precisava se reciclar”.

A “reciclagem” durou poucos dias. Apresentado como técnico do Flamengo, Luxemburgo conseguiu transformação meteórica, “renascendo” para o futebol.

Chamado para evitar o risco de rebaixamento, Luxemburgo está invicto no comando rubro-negro (duas vitórias e dois empates). A série positiva foi o suficiente para Luxa virar exemplo de modernização do Flamengo, exaltado pela presidente da agremiação, Patrícia Amorim.

“Ele tem tido atenção aos jovens da base, participa da reformulação do CT e tem feito grande trabalho à frente do Flamengo”, destaca a dirigente.



27/10/2010 09h04


Flamengo x Corinthians: cada um com a sua decisão

Rubro-Negro, de Vanderlei Luxemburgo, quer se afastar da zona de rebaixamento. Com Ronaldo, Timão ainda luta para ficar com o título

Por Leandro Canônico e Richard Souza


Pode apostar. Até o Engenhão está ansioso para receber pela primeira vez um Flamengo x Corinthians. Os times se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília). Clubes privilegiados, seguidos por nações, gigantes. Equipes acostumadas a disputar títulos, mas que vivem realidades muito diferentes. O Rubro-Negro estufou o peito de atual campeão brasileiro, melhorou seus resultados e não quer saber de flertar com o Z-4. No clube carioca, Vanderlei Luxemburgo vê seu trabalho, iniciado há 20 dias, ganhar cada vez mais solidez após duas vitórias e dois empates. O time tem 38 pontos, na 13ª posição.

No time paulista, Tite só trabalhou em um jogo. O Timão venceu o arquirrival Palmeiras, quebrou a série de sete rodadas sem resultados positivos e encostou novamente na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Mas o treinador não quer saber de acomodação depois da estreia. A concentração está em nível máximo. São 53 pontos, em terceiro lugar, bem perto da liderança.

A 32ª rodada vai ter Ronaldo. Será o terceiro jogo consecutivo do atacante, marca inédita neste Brasileirão. Assim como nas oitavas de final da Libertadores da América deste ano, o Fenômeno vai enfrentar o time que amou. O retrospecto do craque não é bom neste confronto. Em cinco jogos, perdeu quatro e ganhou um (com sabor de derrota). Nova visita, velha provocação. O segundo jogo de Ronaldo contra o Flamengo no Rio, de novo, deve ter na plateia um travesti contratado por torcedores rubro-negros apenas para incomodá-lo. A relação do camisa 9 com os flamenguistas mudou quando ele, torcedor declarado do clube, fechou contrato com o Corinthians. De idolatrado, passou a ser perseguido e ridicularizado. Ao recrutarem um travesti para provocá-lo, a intenção é remeter ao escândalo de 2008, quando o Fenômeno foi flagrado em um motel com três travestis.

Flamengo: O Flamengo não perde há seis jogos (quatro empates e duas vitórias), desde 25 de setembro, mas não pode cochilar. Distante apenas quatro pontos da zona de rebaixamento, o Rubro-Negro quer a todo custo afastar qualquer risco. A classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem é outra meta. A confiança voltou com a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Corinthians: A apenas um ponto de Fluminense e Cruzeiro, o Timão pode dormir na liderança do Campeonato Brasileiro, já que o time carioca joga na quinta e o mineiro, no sábado. Para isso basta uma vitória alvinegra, resultado que colocaria pressão nos outros dois postulantes ao título nacional.

Flamengo: A base da equipe deve ser a mesma que enfrentou o Vasco, domingo passado. A indefinição está no setor ofensivo. Com a recuperação de Val Baiano, que ficou fora do clássico e também contra o Inter por conta de uma lesão na panturrilha direita, o treinador pode sacar Deivid e promover o retorno do camisa 9. Diego Maurício será o outro homem de frente. Provável escalação: Marcelo Lomba, Léo Moura, Welinton, David e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson (Correa) e Renato; Diego Maurício e Deivid (Val Baiano).

Corinthians: Nada de novo em relação ao clássico com o Palmeiras. O Corinthians que encara o Flamengo nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, será o mesmo que venceu o clássico. Assim, a escalação será: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Iarley e Ronaldo.

Flamengo: Luxemburgo não terá desfalques nesta partida. O volante Correa, suspenso na última rodada, está à disposição.


Corinthians: O departamento médico do Timão está mais vazio em relação ao que estava há algumas rodadas. Mas segue com jogadores importantes por lá, como Dentinho, Jorge Henrique e Paulo André. Quem segue ser relacionado é o atacante Souza, em crise com a torcida corintiana.


Flamengo: Marcelo Lomba, Maldonado, Fernando, Renato, Petkovic, Diogo, Deivid e Val Baiano.


Corinthians: Ralf, Jucilei, Bruno César, Elias, Moacir, Paulinho, Leandro Castán, Dentinho e Paulo André.



Flamengo: Novamente à vontade no clube, em melhor forma física e em dia com os gols, o meia Renato tem conseguido evoluir e ajudar cada vez mais o time. Na bola parada, é uma das armas rubro-negras, especialmente em chutes de longa distância.

Corinthians: Em sua terceira partida seguida desde que retornou de lesão na panturrilha direita, Ronaldo é sempre um perigo. Mesmo não tendo tido atuações brilhantes nas últimas rodadas, ele está conseguindo manter a regularidade de participação. Ainda mais contra o Fla, time com o qual vive relação de amor e ódio.
Vanderlei Luxemburgo (técnico do Flamengo): "A posição na tabela não é confortável para nós. Qualquer jogador quer estar neste clássico. É um momento nobre. A situação é diferente na tabela, mas estamos jogando uma decisão e eles também".

Tite (técnico do Corinthians): “O Flamengo tem a montagem de um losango no meio, com velocidade e um pivô na frente. Os laterais têm qualidade de apoio. Mas monto a equipe olhando para a própria equipe, procurando o melhor do Corinthians”.

- Será o 115º confronto da história do clássico mais popular do Brasil. Incluindo amistosos, competições nacionais e diversos torneios, Flamengo e Corinthians se enfrentaram 114 vezes, com vantagem carioca. O Fla venceu 48 jogos, contra 43 do Timão e 23 empates. Nos gols marcados, o Flamengo também leva vantagem, com 186, contra 173 do Corinthians.

- Na história do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Corinthians se enfrentaram 25 vezes no Rio, com 12 vitórias do Fla, cinco empates e oito vitórias do Timão. O Rubro-Negro marcou 40 gols, contra 25 dos paulistas.

- O mando de campo não representa uma grande vantagem neste duelo. Nas 35 vezes em que uma equipe saiu de campo vencedora (em 48 jogos), 15 foram vitórias obtidas no campo do adversário. O Flamengo venceu sete vezes em São Paulo, e o Timão oito vezes no Rio.

 Em Campeonatos Brasileiros, sempre que o Flamengo marcou o primeiro gol nos jogos contra o Corinthians a equipe carioca não perdeu. O Timão, portanto, jamais conseguiu uma vitória de virada.

No dia 8 de agosto de 2010, no estádio do Pacaembu, Corinthians e Flamengo duelaram pelo primeiro turno do Brasileirão. Elias fez o único gol da partida. Com esse resultado, o Timão manteve à época a segunda colocação. Já o Rubro-Negro somava naquele dia seu quarto jogo sem triunfo na competição nacional.

06h43


27Out

De volta à briga, Corinthians reencontra o Flamengo
por ESPN.com.br com agência GE

 Após vencer o dérbi contra o Palmeiras no último domingo e colocar um ponto final no jejum de sete rodadas sem ganhar, o Corinthians, que está apenas um ponto atrás do líder Fluminense, tentará manter o embalo contra o Flamengo. A partida será nesta quarta-feira, no Estádio Engenhão.



O técnico Tite - que reestreou no comando do time superando o arquirrival - poderá repetir a escalação da última partida, privilégio pouco usufruído pelo seus antecessores Adilson Batista e Mano Menezes. Prejudicados por contusões ou suspensões, ambos só tiveram uma única oportunidade de não quebrar a cabeça para definir o time.



Desta forma, o Alvinegro paulista, que na última rodada contou com os tropeços dos adversários diretos Fluminense (que empatou com o Atlético Paranaense por 2 a 2) e Cruzeiro (que perdeu o clássico mineiro por 4 a 3), irá ao Rio de Janeiro quase completo. Na primeira fase, o clássico dos clubes com maiores torcidas do Brasil terminou com vitória do Corinthians: 1 a 0.



No treino desta terça-feira, o técnico gaúcho ressaltou a importância do embate, sobretudo pelas expectativas que o time acumulou após o triunfo na última rodada. "As possibilidades aumentaram. Fomos nós que criamos essa situação e isso é importante. A partir de agora, cada jogo é decisão", analisou.



Já o Flamengo, que vem de empate por 1 a 1 com o Vasco, tem planos modestos para o restante do Brasileirão, já que soma apenas 38 pontos e deseja se distanciar de vez do risco de rebaixamento. No entanto, pelos arredores da Gávea, o confronto também é visto como uma decisão.



"Nós temos sete decisões pela frente para mantermos o time na Primeira Divisão e buscarmos até algo maior antes do término da competição. Serão jogos muito complicados, contra postulantes ao título, como o Corinthians, equipes que brigam pela Copa Libertadores e até mesmo jogos difíceis contra equipes que querem evitar o rebaixamento. Por isso mesmo todos os jogos são finais e vencê-los é fundamental", explicou Renato Abreu, que vestiu a camisa do Corinthians entre os anos de 2001 e 2004.



Para o lateral direito Leonardo Moura, justamente por conta do caráter decisivo do jogo desta quarta-feira, os torcedores flamenguistas precisam comparecer em peso ao Engenhão.



"Nós vamos precisar muito do apoio da torcida, pois a nossa situação no Campeonato Brasileiro está longe de ser tranquila e precisamos somar todos os pontos que pudermos daqui pra frente. Enfrentar o Corinthians é sempre muito complicado, mas com a torcida ao nosso lado o caminho para a vitória pode se tornar mais curto", ressaltou Leonardo Moura.



Vanderlei Luxemburgo, que também não tem problemas de suspensão, deve manter a base do Flamengo que empatou com o Vasco. A boa notícia é que o atacante Val Baiano, recuperado de lesão na panturrilha direita, voltou a treinar.



FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x CORINTHIANS



Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 27 de outubro de 2010 (Quarta-feira)

Horário: 22h (de Brasília)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)

Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)



FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Welinton, David e Juan; Maldonado, Willians, Kléberson e Renato Abreu; Diego Maurício e Deivid

Técnico: Vanderlei Luxemburgo



CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Iarley e Ronaldo.

Técnico: Tite
27/10/2010 às 06h00:


Em confronto inédito no Engenhão, Ronaldo e Luxemburgo põem status de líderes à prova

Flamengo e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (27), às 22h, no Engenhão


Cauê Rademaker e Paulo Amaral, do R7.Texto: ..

Montagem R7/Gazeta Press

Ronaldo x Luxemburgo: estrelas nunca se enfrentaram


.Há 27 anos Vanderlei Luxemburgo é treinador. Ronaldo há 17 atua profissionalmente. Nesta quarta-feira (27), às 22h, no Engenhão, pelo Brasileiro, os dois, protagonistas de Flamengo e Corinthians, respectivamente, colocarão suas invencibilidades à prova em inédito duelo particular.

Será a primeira vez que ambos se enfrentarão em suas carreiras. O atacante deixou o Cruzeiro muito jovem rumo ao PSV (HOL) e construiu praticamente toda sua trajetória em território europeu. Já o treinador foi conquistando títulos no futebol brasileiro e, quando foi para a Europa, dirigiu justamente o Fenômeno, no Real Madrid (ESP), em 2004.

- Ele é um amigo meu, grande jogador. Tive o privilégio de comandá-lo na seleção brasileira e no Real Madrid. Em São Paulo moramos muito perto um do outro. Temos uma amizade muito boa e nunca o enfrentei.
E essa primeira vez promete ser especial, não apenas pelas situações das equipes, com o Corinthians, em terceiro lugar, com 53 pontos, buscando o título, enquanto o Flamengo, 13º colocado, com 38 pontos, é ameaçado pelo rebaixamento. Mas também pela invencibilidade de ambos.

Em quatro jogos no comando do Rubro-Negro, Luxemburgo ainda não perdeu, com duas vitórias e dois empates. Já Ronaldo, que sofreu com lesões musculares, entrou em campo somente cinco vezes neste Nacional, com três vitórias e dois empates. O técnico flamenguista se vangloria do seu desempenho.

- É um percentual de quem disputa o título. Se continuar assim, vamos conseguir uma vaga na próxima Copa Sul-Americana.

No entanto, de técnico novo, o Corinthians planeja estragar a ambição de Vanderlei Luxemburgo. Depois de estrear vencendo o rival Palmeiras, Tite é sucinto ao comentar a disputa particular entre os invictos Ronaldo e Luxemburgo: “Espero que ganhe o Ronaldo”.
Para isso, o comandante terá algo que seus antecessores não conseguiram no Brasileirão: Ronaldo em três partidas seguidas.


...Ao falar sobre a importância do Fenômeno, Tite também agradeceu aos membros do departamento médico e da comissão técnica, que propiciaram ao gaúcho algo inédito no returno do Nacional - repetir o time em duas partidas seguidas.



- O Ronaldo é importante, como todo o grupo. Só tenho a agradecer ao Eduardo [da Silva, preparador físico] e ao Fábio [Carille, auxiliar-técnico], que recuperaram os jogadores durante a semana, e ao departamento médico pelo trabalho realizado.



Já no Flamengo a equipe poderá ter mudanças. No meio-campo, Corrêa retorna após cumprir suspensão e disputa vaga com Kleberson. Maldonado, aparentemente, está certo no time. No ataque, Val Baiano, recuperado de lesão, briga com Deivid e Diego Maurício por duas vagas.



FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X CORINTHIANS



Local: estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 27 de outubro de 2010 (quarta-feira)

Hora: 22h (de Brasília)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)

Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Roberto Braatz (Fifa-PR)

FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Welinton, David e Juan; Maldonado, Willians, Kelberson (Corrêa) e Renato; Deivid (Val Baiano) e Diego Maurício (Val Baiano)Técnico: Vanderlei Luxemburgo


CORINTHIANS: Julio César; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Iarley e Ronaldo
Técnico: Tite
Corinthians ataca o Fla pela liderança


Equipe promete futebol ofensivo no Rio e admite que empate será ruim para as pretensões de título, embora adversário tenha dado trabalho nos últimos duelos

27 de outubro de 2010
0h 00

Falhar uma vez é normal, duas é preocupante, mas três... Depois de deixar escapar a chance de reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro ao perder para Grêmio (1 a 0 na 21.ª rodada) e Atlético-MG (2 a 1 na 28.ª), o Corinthians encara o algoz Flamengo, hoje, às 22 horas, no Engenhão, para voltar à ponta da tabela e, assim, jogar a pressão sobre Fluminense e Cruzeiro, que estão com um ponto à frente na classificação, mas jogam amanhã e sábado, respectivamente.





Para retomar o primeiro posto, no qual figurou durante 12 rodadas, o Corinthians precisa de um triunfo no Rio, onde sofreu quatro derrotas nos últimos confrontos com o Flamengo. Quebrar o tabu é a missão do técnico Tite, que no domingo estreou também pressionado e conseguiu acabar com o jejum de sete jogos sem sucesso - no 1 a 0 sobre o Palmeiras. Outra marca a cair seria a invencibilidade de Vanderlei Luxemburgo no rival. Depois que ele assumiu, o Rubro-Negro ganhou duas e empatou outras duas.



"Nada é mais importante para nós hoje do que dar mais um passo na busca pelo título. Foi (um jogo) decisivo contra o Palmeiras, antes contra o Guarani e esse também é", afirma o técnico Tite, resumindo qual será o tema de sua palestra motivacional aos atletas. No papo, vai tirar o foco de uma possível vingança pela eliminação na Libertadores deste ano, quando perdeu no Maracanã por 1 a 0 e venceu no Pacaembu por 2 a 1 - resultado insuficiente, nas oitavas de final. "A realidade é a que fica, que marca, não dá para esquecer, mas qual a ambição do momento? Essa é a mais forte e temos esse fator (de ser líder) que é importante."



No ano passado, o Flamengo ganhou do Corinthians, na 37.ª rodada, para assumir a liderança da competição e depois ser campeão. Naquele jogo, no Brinco de Ouro, o Alvinegro não mostrou muito disposição e Ronaldo saiu de campo machucado. Agora, os corintianos esperam que a história seja diferente. "Ninguém vai facilitar para ninguém, temos de fazer nosso trabalho por merecimento. Não dá para prever em relação aos outros, mas futebol reserva surpresas. Estamos focados em fazer o nosso melhor, podemos até perder, pois é do jogo, mas, se em dois terços da partida conseguirmos ser superiores, vamos ter mais chances de vencer", diz Tite.



Depois de discursos cabisbaixos e muita decepção na época em que o Cruzeiro chegou a abrir cinco pontos, os jogadores parecem contagiados pelos resultados do último fim de semana. "Temos de buscar uma vitória a qualquer custo para iniciar a arrancada nesta reta final", comenta o atacante Iarley, que novamente faz parceria com Ronaldo e espera desencantar no Engenhão, após oito jogos.



Apesar de os quatro jogadores do meio estarem pendurados com dois amarelos, Tite não admite ninguém se poupando. E aposta na chegada de trás de Elias (com Adilson Batista, jogava mais na frente) para surpreender os cariocas, como ocorreu na vitória no clássico. "A grande virtude é a transição dele. Saindo da defesa para o ataque, ele é "imarcável", por ser muito rápido" explica o treinador.