30 de mai. de 2014

Arena Corinthians, uma conquista para a nação


ARENA CORINTHIANS
Arena Corinthians, uma conquista para a nação

14h 30/05/2014 - Arena CorinthiansAgência Corinthians




No domingo (18), quando os portões da Arena Corinthians foram abertos pela primeira vez para uma partida oficial, nossos corações fizeram uma visita ao passado. Quanta angústia, pressão e incertezas acabavam ali! Um dos principais sonhos da torcida corintiana, a nossa "casa", finalmente se materializou.

Mas, o que temos que ter em mente é que a Arena Corinthians, vai muito além do próprio Time e de um estádio moderno. Se para a torcida alvinegra o estádio representa o reencontro com sua história, para a cidade, em especial para a Zona Leste, significa a construção de novos caminhos e a abertura de inúmeras oportunidades sociais e econômicas.

Estamos falando de uma das regiões mais carentes da cidade. São quatro milhões de pessoas que vivem na Zona Leste, se beneficiaram com a obra da Arena Corinthians e serão beneficiadas com toda a infraestrutura que seguiu o estádio. Desenvolvimento que gera empregos, que gera melhores salários, melhores condições de vida e até mesmo melhorias na autoestima de uma população que sempre aguardou um olhar mais atento do poder público.

Nossa Arena é um marco para a atração de novos investimentos empresariais. A região já é vista com um olhar diferente por empresários da indústria, do comércio e do setor de serviços.

E o impacto na mobilidade urbana? O governo federal investiu R$ 1,5 bilhão na modernização e ampliação do Terminal Itaquera, e em obras como os corredores Radial Leste, Aricanduva e Leste Itaquera. Recentemente, a Prefeitura e o governo do estado inauguraram o túnel que integra o chamado Complexo Viário de Itaquera, aumentando a fluidez do principal acesso à Zona Leste. De acordo com o município, somente as obras viárias já geraram dois mil empregos diretos e outros cinco mil indiretos. Em janeiro de 2014, a região recebeu isenção fiscal de 20 anos para a instalação de empresas do setor de serviços.

Querem mais? Um Polo Institucional também está sendo construído na região e contará com Escola Técnica, Fatec e Senai, equipamentos que vão facilitar muito o acesso dos jovens da Zona Leste ao ensino profissionalizante! Além disso, estão previstos um Fórum Judiciário, batalhão da PM, centro de convenções, centro cultural e uma incubadora e laboratórios que integrarão o futuro Parque Tecnológico da Zona Leste.

Como ex-presidente e atual conselheiro do Corinthians, tenho a dimensão do que representou para a nossa torcida assistir a um jogo da equipe dentro do nosso próprio estádio, um dos mais modernos do mundo. A Arena Corinthians ainda terá a marca de ser o estádio da abertura da Copa do Mundo no Brasil, porém, muito mais que isso, tem o significado de contribuir para a melhoria das condições de vida de toda uma vasta região da capital.

A Copa do Mundo na capital paulista causará um impacto econômico de R$ 30 bilhões em dez anos, segundo especialistas. Só esse número já mostra que a Arena não é só uma vitória do Corinthians, é uma conquista da cidade, do nosso estado e do país.

Andrés Sanchez
Ex-presidente do Corinthians e responsável pela obra Arena Corinthians.