5 de dez. de 2017

CORINTHIANS 05/12/2017


Fagner espera que reforços cheguem cientes do "espírito do Corinthians"


Bruno Calió, Tomás Rosolino e Helder Júnior 

5 DEZ2017
20h46

O lateral direito Fagner não demonstra muita preocupação com a atuação do Corinthians no mercado de transferências, entre dezembro e janeiro. Para o experiente jogador, é importante apenas que quem chegar se adeque ao perfil do elenco chefiado por Fábio Carille.

"Tenho certeza de que os reforços já entendem mais ou menos funciona, como é o espírito do Corinthians. No dia a dia, a gente vai se conhecendo melhor, passando algumas coisas. Teremos boa vontade para ajudar quem chega", comentou Fagner, presente na gravação do Troféu Mesa Redonda , promovido pela TV Gazeta , nesta terça-feira.

Por enquanto, o Corinthians já acertou as contratações do centroavante Júnior Dutra e do volante Renê Júnior, que disputaram o último Campeonato Brasileiro por Avaí e Bahia, respectivamente. O clube busca jogadores não muito renomados, já que possui escassos recursos para investir.

A filosofia citada por Fagner é justamente a da humildade. Em 2017, o Corinthians iniciou a temporada bastante desacreditado, porém valorizou todo o seu plantel, foi aguerrido e acumulou as conquistas dos títulos paulista e brasileiro.

"Jogadores que não vinham atuando conseguiram fazer gols importantes. Isso mostra a força do grupo. O Fábio ( Carille ) dá importância a todos nós. Será assim também no ano que vem, para voltarmos bem na pré-temporada", avisou lateral direito. 

Mesmo bem-sucedido, o Corinthians enfrentou momentos de dificuldades, principalmente no segundo turno do Campeonato Brasileiro. "Sempre acreditamos no trabalho. É claro que, às vezes, as coisas acontecem de uma forma que não prevemos. Só que é uma felicidade imensa de, com trabalho e sabedoria, dar a volta por cima nos momentos de críticas. Nenhum jogador precisou falar nada", recordou Fagner. 











Zagueiro corinthiano Balbuena não sabe se terá proposta para ser vendido em 2018
“Meus empresários estão falando diretamente com o Corinthians, há conversas. O importante é que considero o Corinthians como minha casa, como sempre falei. Estou muito à vontade. Minha família está muito feliz aqui e é isso que importa”, disse Balbuena.

Embora não tenha garantido a própria continuidade em 2018, o zagueiro falou sobre as perspectivas do Corinthians na próxima temporada. Na condição de defensor do título, o Timão, classificado à Copa Libertadores da América, disputa o Campeonato Paulista e o Brasileiro.

“Vai ter que começar do zero, com muito trabalho e sacrifício”, projetou Balbuena. “Logicamente, sem trabalho, você não chega a lugar nenhum. A gente agora vai recarregar a bateria nas férias para poder começar 2018 com o pé direito”, completou o zagueiro.

 




Corinthians acerta com dois primeiros reforços de 2018: Renê Jr e Júnior Dutra

Volante ex-Bahia deve assinar por três anos, enquanto atacante, que estava no Avaí, fica por duas temporadas

Por Bruno Cassucci
05/12/2017 18h04
O Corinthians está muito perto de anunciar seus dois primeiros reforços para a próxima temporada: o volante Renê Júnior, ex-Bahia, e o atacante Júnior Dutra, ex-Avaí, só dependem de exames médicos para serem confirmados.
Renê Jr vai assinar contrato de três anos, enquanto Dutra deve firmar vínculo válido por duas temporadas. Os dois devem passar por exames nesta quarta-feira.

As duas negociações estavam bem adiantadas nos últimos dias, mas, nesta terça, o presidente Roberto de Andrade chegou a anunciar que havia desistido da contratação de Júnior Dutra

Renê Júnior pertence à Ponte Preta e estava emprestado ao Bahia, mas seu contrato acaba em dezembro. Por isso, ele será contratado sem custos pelo Corinthians.

O caso de Jr Dutra foi parecido, mas o Corinthians demorou mais tempo para chegar a um acordo. A negociação se deu com os pais do jogador, que também administram sua carreira.













Corinthians acerta com Renê Júnior e Júnior Dutra; veja detalhes

Volante, ex-Bahia, e atacante, ex-Avaí dependem apenas de exames médicos para serem confirmados como os primeiros reforços do Timão para a próxima temporada

Marcio Porto
05/12/2017
18:33

O Corinthians alinhou as contratações dos primeiros reforços para 2018: o volante Renê Júnior e o atacante Júnior Dutra. Os dois já têm exames médicos agendados para serem confirmados pelo Timão.

Aos 28 anos, Renê Júnior assinará por três temporadas com o Corinthians. Ele pertencia à Ponte Preta e estava emprestado ao Bahia, mas seu contrato com os dois clubes termina neste mês. Com o caminho livre, a diretoria estreitou as conversas nos últimos dias para atender um pedido do técnico Fábio Carille, entusiasta do futebol do volante. 

Com situação semelhante, Júnior Dutra também está livre por conta do fim de seu contrato com o Avaí. Ele tem 29 anos e assinará com o Corinthians por duas temporadas após ser confirmado nos exames médicos. Também foi um pedido de Carille, que o vê podendo atuar nas quatro posições de ataque.

Nesta terça-feira, o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, admitiu que Renê Júnior estava perto de acertar. Por outro lado, o dirigente descartou a contratação de Júnior Dutra, mas era apenas um despiste. A cúpula passou o dia em reuniões e adiantou as duas situações.

O Corinthians também mantém conversas pelo centroavante Tréllez, do Vitória. O colombiano marcou dez gols no Campeonato Brasileiro e tem mais um ano de contrato com os baianos. A diretoria negocia para tê-lo sem precisar investir muito, condição traçada no planejamento. Há também interesse no atacante David, também do Vitória, em pelo menos um zagueiro e um lateral-esquerdo.








Corinthians acerta com dois primeiros reforços de 2018: Renê Jr e Júnior Dutra

Volante ex-Bahia deve assinar por três anos, enquanto atacante, que estava no Avaí, fica por duas temporadas

Por Bruno Cassucci
05/12/2017 18h04
O Corinthians está muito perto de anunciar seus dois primeiros reforços para a próxima temporada: o volante Renê Júnior, ex-Bahia, e o atacante Júnior Dutra, ex-Avaí, só dependem de exames médicos para serem confirmados. 

Renê Jr vai assinar contrato de três anos, enquanto Jr Dutra deve firmar vínculo válido por duas temporadas. Os dois devem passar por exames nesta quarta-feira. 
As duas negociações estavam bem adiantadas nos últimos dias, mas, nesta terça, o presidente Roberto de Andrade chegou a anunciar que havia desistido da contratação de Júnior Dutra

Renê Júnior pertence à Ponte Preta e estava emprestado ao Bahia, mas seu contrato acaba em dezembro. Por isso, ele será contratado sem custos pelo Corinthians.

O caso de Jr Dutra foi parecido, mas o Corinthians demorou mais tempo para chegar a um acordo. A negociação se deu com os pais do jogador, que também administram sua carreira. 

A diretoria alvinegra segue de olho no mercado e prioriza a contratação de um zagueiro e um lateral-esquerdo.   



















Presidente do Corinthians fala em acerto próximo com Renê Júnior
Em evento na capital paulista nesta terça-feira, Roberto de Andrade disse que pode fechar com volante ainda esta semana. Ele diz que Renê é o único jogador em negociação

Presidente Roberto de Andrade, do Corinthians

Marcio Porto e William Correia
05/12/2017
11:43

O volante Renê Júnior, que disputou o Campeonato Brasileiro pelo Bahia, está muito próximo de ser reforço do Corinthians. Foi isso o que disse o presidente Roberto de Andrade em evento na capital paulista nesta terça-feira. O dirigente falou que a negociação pelo jogador de 28 anos pode ser fechada nos próximos dias. Ele negou que haja conversa com outros atletas.

- O Renê é o único que estamos conversando. Espero que nos próximos dias possamos acertar. Falta a conversa e acertar o que ainda tem para acertar - afirmou Andrade, durante o II Congresso Brasileiro de Direito Desportivo.

Renê Júnior estava emprestado pela Ponte Preta e fica sem contrato agora no fim do ano. A situação facilitou a aproximação com o Corinthians. Ele deve assinar um contrato válido por três temporadas.

Além do volante, o Timão vinha tendo conversas avançadas com o atacante Júnior Dutra, que estava no Avaí e também fica sem contrato no fim do ano. Mas Andrade descartou a contratação do atleta.

- Esse aí não vem - resumiu.

Dutra, no entanto, interessa à comissão técnica. Carille já havia elogiado durante o Brasileiro e a diretoria chegou a dar o negócio como adiantado. Há também tratativas com o centroavante Tréllez, colombiano do Vitória, e interesse no atacante David, também do clube baiano. A comissão técnica ainda espera a contratação de um zagueiro e um lateral-esquerdo, cujos nomes Andrade não quis revelar. Ele negou todos os nomes levantados. 

O presidente também falou sobre a possibilidade de perder mais jogadores, preocupação do técnico Fábio Carille após as saídas de Pablo e Guilherme Arana. E, novamente, foi o mais breve possível.

- Não tem nada. Os contratos nos protegem - disse, para depois ser questionado sobre a possibilidade de perder Jô.

- Também não tem nada.








#Hep7aDeRespeito: taça do Hepta já pode ser visitada pela Fiel no Memorial 

O torcedor tem duas opções de horário para conhecer as instalações do clube, além do novo troféu: 10h e 12h


11h45 05/12/2017 - Agência Corinthians






© Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians


O troféu do Campeonato Brasileiro 2017 conquistado pelo Corinthians já pode ser visitado pela Fiel no Memorial do clube, localizado no Parque São Jorge. Para conhecer a taça do heptacampeonato brasileiro do Timão, o Departamento Cultural disponibiliza as visitas monitoradas, que ocorrem aos fins de semana.

O torcedor tem duas opções de horário para conhecer as instalações do clube, além do novo troféu: 10h e 12h. Acompanhado por um guia, por quase duas horas, o torcedor recebe uma verdadeira aula sobre o Corinthians dentro do clube. 

Como as vagas por visitas são limitadas, recomendamos que os corinthianos comprem seus ingressos de forma antecipada na bilheteria do Memorial no Parque São Jorge ou pela internet, no site www.omniticket.com.br


Para quem não pode vir ao clube nos fins de semana, a taça poderá ser visitada durante a semana, de quarta à sexta-feira, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Memorial. Associados do SCCP têm entrada franca e sócios do Fiel Torcedor têm uma visita gratuita por ano.




















Corinthians hexacampeão brasileiro: recordes, recordes, mais recordes e título

Timão tem primeiro turno quase perfeito, tira um cochilo no segundo, mas, ainda assim, é campeão com sobras (e com o artilheiro Jô) 

Por GloboEsporte.com,
05/12/2017 07h52

A Fiel torcida não tem do que reclamar. O Corinthians não só conquistou o heptacampeonato brasileiro, como também bateu marcas, acumulou ótimo desempenho em clássicos (72,2%) e pela primeira vez na história teve o artilheiro da competição – Jô, com 18 gols.  

  abaixo um raio-x da equipe. 

 


Corinthians garantiu o seu sétimo título do Campeonato Brasileiro (Foto: Marcos Ribolli) 

Melhor jogo

p 0 x 2 Corinthians - 12/7/2017 - 13ª rodada   

O Timão teve vários jogos memoráveis na campanha do hepta, mas a vitória no deby, ainda no primeiro turno, é apontado pelo técnico Fábio Carille como uma "aula de futebol". Mesmo jogando na arena do rival, o Corinthians sofreu pouco sustos e venceu com autoridade.

Outras partidas também merecem destaque, como as vitórias, fora de casa, sobre o Grêmio (1 a 0, no primeiro turno) e Atlético-MG (2 a 0, também na primeira metade da competição).  
 

  p 0 x 2 Corinthians pela 13ª Rodada do Brasileirão 2017 

Melhor jogador
Jô 

Vários atletas se destacaram na campanha do hepta, mas nenhum deles brilhou tanto quanto Jô. Artilheiro do campeonato, com 18 gols, ele foi fundamental para a conquista do título.  

Além de decidir jogos com bolas nas redes e também servindo os companheiros, ele usou sua experiência para aconselhar os companheiros mais jovens e exerceu papel de liderança durante os momentos de oscilação da equipe no segundo turno. 
  




Artilheiro do Brasileirão, Jô celebrou o hepta com o filho (Foto: Marcos Ribolli)

Destaque do Cartola

Balbuena 

O zagueiro paraguaio fez a alegria dos cartoleiros ao longo das 38 rodadas. Além de ajudar o Timão a não sofrer gols em diversos jogos e ser responsável por inúmeros desarmes, o jogador somou pontos balançando as redes – ele marcou quatro gols no campeonato. 

Balbuena foi o zagueiro com maior pontuação no Cartola: 160.70. 
  

 Balbuena ajudou cartoleiros a "mitarem" (Foto: Nilton Fukuda /  Conteúdo) 


Revelação


Pedrinho


Promovido ao elenco profissional logo no começo do ano, depois do título da Copa São Paulo de Juniores, o meia-atacante rapidamente se tornou um xodó da torcida.
   Por conta de um trabalho de fortalecimento muscular e também devido a uma cirurgia para a retirada das amígdalas, Pedrinho não conseguiu ter uma sequência na equipe, mas mesmo assim teve boas e importantes atuações. No Brasileirão, a principal partida dele foi contra o Botafogo, na 11ª rodada, quando entrou no segundo tempo e fez a jogada do gol da vitória por 1 a 0, anotado por Jô. 
 



Pedrinho, meia-atacante do Corinthians, tem apenas 19 anos (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)

Análise 

O Corinthians teve uma temporada arrasadora. Embora o time tenha sido campeão estadual, não esperava-se tamanha superioridade no Brasileirão, principalmente no primeiro turno, no qual o Timão terminou invicto, algo que nunca havia acontecido.

A pontuação na primeira metade da competição também foi recorde: 47 de 57 disputados. 

A equipe de Fábio Carille encerrou o campeonato com mais vitórias (21), menos derrotas (oito), a melhor defesa (30 gols sofridos) e o melhor desempenho como mandante (71,9%) e visitante (54,3%).  

Teve recorde também nas arquibancadas. O Timão superou a média de 40 mil pagantes por jogo no Campeonato Brasileiro – 40.007, mais precisamente – sendo a melhor performance corintiana dos últimos 35 anos neste quesito. O maior público foi na vitória por 3 a 2 no derby , no início de novembro: 46.090 pessoas, em clássico com torcida única, só corinthianos 














Com Corinthians heptacampeão, Brasileirão na Globo tem melhor audiência em 11 anos


 


O Brasileirão-2017 terminou com audiência média na TV aberta de 26 pontos  Segundo dados da Globo, é a melhor marca das últimas 11 edições da Série A.
Corinthians esteve envolvido em 15 transmissões (mandante ou visitante)
A campanha do título do Corinthians deu impulso aos números. Com o Timão na TV,  a Globo teve as três maiores audiências do Brasileirão-2017: Corinthians 3x1 Fluminense (42 pontos), Corinthians 3x2 p (42) e p0x2 Corinthians (41). Os jogos envolvendo o campeão brasileiro – como mandante ou visitante – renderam 29 pontos, em média.




















Corinthians e Audax encerram parceria, e Timão terá gestão própria do time feminino em 2018

Em dois anos de parceria, Corinthians/Audax conquistou a Copa do Brasil (2016) e a Copa Libertadores da América (2017)


11h00 05/12/2017 - Agência Corinthians

Nesta terça-feira (05), o Sport Club Corinthians Paulista confirma o fim da parceria entre o clube e o Grêmio Osasco Audax, que teve duração de dois anos, no futebol feminino. Em um acordo entre as duas diretorias, foi decidido pela não renovação do vínculo, que se encerra no fim do mês de dezembro. Com isso, o Timão terá um time de gestão própria a partir de 2018. 

Nos dois anos de Corinthians/Audax, a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias disputou 88 jogos, com 61 vitórias, 17 empates, apenas 10 derrotas, 283 gols a favor e 57 contra. Foram dois títulos conquistados: Copa Libertadores da América (2017) e Copa do Brasil (2016). Além disso, as meninas foram vice-campeãs do Campeonato Brasileiro (2017). 

A diretoria do Corinthians já trabalha para a formação do elenco alvinegro. Nos próximos dias, mais informações serão divulgadas.

Agradecimento

O Sport Club Corinthians Paulista, em nome do presidente Roberto de Andrade, agradece o Grêmio Osasco Audax e, em especial, o proprietário da equipe, Sr. Mário Teixeira, pelos anos de parceria e deseja sucesso ao time osasquense na sequência do trabalho.












Há 80 anos, Corinthians era campeão paulista pela nona vez

Com três gols de Filó, Timão bateu o Estudantes no Alfredo Schürig, a Fazendinha 


10h20 05/12/2017 - Agência Corinthians 

No dia 05 de dezembro de 1937, o Corinthians conquistava pela nona vez o Campeonato Paulista, o primeiro da era profissional do clube. Jogando no estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, o Timão venceu o Estudantes por 3 a 0 e ficou com a taça daquele ano.

Disputado no formato de pontos corridos e dividido em duas fases, o campeonato contou com a participação de 10 times. Na primeira parte, as equipes se enfrentaram em turno único. Depois, as seis melhores equipes voltaram a se encontrar, mantendo a pontuação que já haviam conseguido.

Assim, o Corinthians chegou à última rodada na liderança do Paulistão com um ponto a mais do que o Palestra Itália. O rival derrotou o Santos na Vila Belmiro por 5 a 3, mas o Coringão também fez a parte dele e garantiu mais uma taça para a coleção.

Naquela tarde, o nome da partida foi Filó. O ponta direita marcou os três gols do Alvinegro que decretaram a vitória sobre o Estudantes. Além de campeão, o Corinthians também teve o artilheiro do campeonato: Teleco (15 gols).

Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.  









Antes do embarque para o Japão, treino em Dubai marcou segundo dia do Timão na viagem do Bi Mundial

Pela manhã, jogadores e comissão técnica foram visitar o principal shopping da cidade dos Emirados Árabes Unidos


10h15 05/12/2017 - Agência Corinthians 







© Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians


Há exatamente cinco anos, em Dubai (EAU), o Corinthians realizava a primeira sessão de treinamento na viagem que marcou a conquista do segundo título do Timão no Mundial de Clubes da FIFA. Antes de seguir para o Japão, o Alvinegro fez uma pausa programada nos Emirados Árabes Unidos. 

Na manhã seguinte da viagem a  Dubai, os jogadores fizeram um passeio pelo principal shopping da cidade. A intenção da comissão técnica era regular a ambientação ao fuso horário.    

Às 17h (horário local) daquele 05 de dezembro, o Corinthians fez o único treino nos Emirados Árabes Unidos, no CT da equipe do Al Nassr. Cerca de 50 torcedores do Timão, turistas e residentes, puderam acompanhar o trabalho comandado pelo técnico Tite.  


Apesar de não participar do treinamento, ainda se recuperando de um estiramento no ligamento colateral medial no joelho direito, o atacante   Guerrero tinha presença no primeiro jogo vista com otimismo pelos companheiros: "Duvido que Guerrero fique fora", afirmou o zagueiro Chicão após o treino.
 






Confira retrospecto do Corinthians no Pacaembu como mandante

Estádio municipal marcou a história do Timão. Momentos como as conquistas da Libertadores da América de 2012 e o Brasileirão de 2011 estão eternizados 



10h10 05/12/2017 - Agência Corinthians






No Pacaembu, Timão ergueu a taça de campeão da Conmebol Libertadores da América

© Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
 
Por conta do replantio do gramado da Arena Corinthians, o início da temporada 2018 do Corinthians deve ser marcada também pelo retorno temporário da equipe ao estádio do Pacaembu. Em toda a história, o Timão disputou 1.422 jogos como mandante e soma um retrospecto muito positivo. 

No total, o Corinthians tem 864 vitórias (60,6%), 331 empates (23,3%), 227 derrotas (16%), 2.853 gols marcados e 1.492 sofridos nas partidas disputadas como mandante no Pacaembu. Além dos números expressivos, o Timão viveu vários momentos 
inesquecíveis no estádio, como as conquistas da Libertadores (2012), da Recopa Sul-Americana (2013) e do Brasileirão (2011).

A estreia do Corinthians no Pacaembu aconteceu no dia 28 de abril de 1940, quando recebeu o Atlético-MG pela Taça Cidade de sp  e venceu por 4 a 2. Os gols corinthianos foram marcados por Servílio, Dino, Carlinhos e Lopes. 

O último jogo do Timão como mandante no estádio Paulo Machado de Carvalho foi disputado no dia 08 de agosto de 2016. Como a Arena Corinthians estava recebendo as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na cidade de São Paulo, o Alvinegro encarou o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro e empatou em 1 a 1. Giovanni Augusto anotou o gol corinthiano.

Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.









Corinthians reserva Pacaembu para primeiros jogos em casa em 2018

Por conta da troca de gramado da Arena Corinthians, partidas contra Ponte (17 de janeiro), Ferrov (24) e sp (28) devem ser disputadas no estádio municipal


Corinthians mandará os primeiros jogos de 2018 no Pacaembu (foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

LANCE!
05/12/2017
15:06

O Corinthians confirmou nesta terça-feira que deve realizar os primeiros jogos como mandante em 2018 no Pacaembu. Por conta da troca de gramado da Arena Corinthians, as partidas contra Ponte (17 de janeiro), Ferrov (24) e o majestoso (28), todas pelo Paulistão, devem ser disputadas no estádio municipal.

A partir do dia 18 de dezembro, após a realização do Monster Jam Brasil, o gramado da Arena Corinthians passará por um replantio. Os trabalhos devem se estender durante o mês de janeiro, quando o Corinthians fará os primeiros jogos no campeonato estadual.

Apesar de ter reservado o Pacaembu para os primeiros jogos de 2018, o Corinthians disse que "manterá o torcedor informado" , em caso de qualquer alteração no local das partidas. O clube não confirmou qual será o primeiro duelo realizado na Arena em 2018. No entanto, o Timão deve voltar a jogar em casa contra o São Bento, dia 14 de fevereiro, pela sétima rodada do Paulistão.









Corinthians reserva Pacaembu para primeiros jogos em casa de 2018

A partir do dia 18 de dezembro, gramado da Arena Corinthians passará por replantio


10h00 05/12/2017 - Agência Corinthians






© Rodrigo Coca/Ag. Corinthians


O Sport Club Corinthians Paulista informa que deve receber os primeiros jogos oficiais da temporada 2018 como mandante, válidos pelo Campeonato Paulista, no estádio do Pacaembu. As partidas contra Ponte Preta (17/01), Ferroviária (24/01) e sp (28/01) devem ser disputadas na “Saudosa Maloca”. 

A partir do dia 18 de dezembro, após a realização do Monster Jam Brasil, o gramado da Arena Corinthians passará por um replantio. Os trabalhos devem se estender durante o mês de janeiro, quando o Corinthians fará os primeiros jogos no campeonato estadual.

O Corinthians manterá o torcedor informado, por meio dos canais oficiais do clube, em caso de qualquer alteração no local dos jogos, assim como sobre a data do primeiro jogo de 2018 na Arena Corinthians.











“Foi uma surpresa”, diz Vaguinho sobre Invasão Corinthiana ao Maracanã 

Meia ainda relembrou a festa alvinegra após a classificação para a final do Campeonato Brasileiro de 1976

15h00 05/12/2017 - Agência Corinthians






Arquivo Placar

Um dos titulares do Corinthians no dia da histórica Invasão Corinthiana, Vaguinho se lembra bem da tarde do dia 05 de dezembro de 1976. Ao ser perguntado sobre o fato, o ex-ponta direita fala em "surpresa".

Mas uma surpresa emocionante. Os 70 mil corinthianos que dividiram o Maracanã na semifinal do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense deram a motivação extra para os jogadores em busca de uma final inédita na época.

No aniversário da Invasão Corinthiana, que completa 41 anos nesta terça-feira (05), confira uma entrevista exclusiva com um dos personagens do marcante dia.

Pergunta: Esperava tudo aquilo de torcida quando saíram de São Paulo rumo ao Rio?

Vaguinho: Não havia nenhuma perspectiva. Foi uma surpresa. A gente só tomou conhecimento antes de entrar em campo. Tínhamos o conhecimento de uma movimentação no Rio de Janeiro, mas não naquela quantidade. Quando entramos em campo que nos deu mais motivação.

Qual o momento mais marcante daquele dia/jogo?
Foi a nossa entrada quando a torcida nos ovacionou. Nossa torcida estavam em maior número que a do Fluminense. Para mim, foi uma emoção muito grande. 

O fato de estar na fila de jejum pesou? Deu medo de perder em algum momento da partida?

O Fluminense não teve uma atuação brilhante. Foi parelho, mas tivemos mais chances de gols do que ele. A chuva não foi um problema, até porque empatamos no primeiro tempo. Tínhamos um esquema bom. O Ruço grudou no Rivelino e não deixou ele criar jogadas. A defesa ficou bem plantada, e jogamos muito bem aquele jogo.

Como foi a festa após o jogo?

A chegada nossa aqui foi sensacional. A Avenida 23 de Maio virou um carnaval. Só tinha corinthiano de lado a lado, de ponta a ponta. Era algo impressionante. Foi um entusiasmo muito grande, a torcida invadindo o Parque São Jorge, comemorando como se fosse um título. 




Invasão Corinthiana ao Maracanã completa 41 anos nesta terça-feira

Em 1976, cerca de 70 mil alvinegros dividiram o estádio na semifinal do Campeonato Brasileiro em que Corinthians passou pelo Fluminense


09h00 05/12/2017 - Agência Corinthians






© Arquivo Placar

No dia 05 de dezembro de 1976, um jogo entrou para a história do futebol tendo a Fiel como personagem principal. Na tarde daquele domingo, cerca de 70 mil alvinegros rumaram ao Rio de Janeiro e dividiram as arquibancadas do Maracanã nas semifinais do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense, no episódio que ficou conhecido como “Invasão Corinthiana”.

Naquela ocasião, já se passavam mais de 22 anos desde a última vez em que o Corinthians levantou uma taça. A proximidade de acabar com o jejum de títulos fez a Fiel comparecer em peso no estádio carioca, em uma época muito diferente da atual, em que não era tão fácil ir da capital paulista ao Rio de Janeiro. Carros e ônibus lotaram a Via Dutra, todos em direção à Cidade Maravilhosa.

Em jogo único para saber quem avançaria à final, os mandantes abriram o placar com Carlos Alberto Pintinho. A igualdade veio aos 30 minutos do primeiro tempo. Vaguinho cobrou escanteio, Geraldão cabeceou sem direção, mas Ruço apareceu para emendar uma meia bicicleta e fazer um golaço.

A segunda etapa foi praticamente sem futebol. A tempestade que caiu sobre o Rio de Janeiro deixou o gramado sem condições de a bola rolar. Mesmo assim, o árbitro Saul Mendes prosseguiu com o duelo até o fim, deixando a decisão para os pênaltis.

Na marca da cal, foi a vez de o goleiro Tobias brilhar. Neca, Ruço, Moisés e Zé Maria fizeram para o Timão. Rodrigues Neto e Carlos Alberto Torres pararam no arqueiro alvinegro, e o Corinthians classificou-se para a decisão.

Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.






Corinthians vê atacante Lucca valorizado e espera propostas; retorno não é descartado

Timão vive expectativa de negociar atacante, que tem sondagens de europeus
Por Bruno Cassucci, Diego Ribeiro e Marcelo Braga
05/12/2017 08h02
O Corinthians aguarda propostas por Lucca antes de pensar em reintegrá-lo ao elenco em 2018. Destaque da Ponte Preta no Campeonato Brasileiro o atacante de 27 anos ainda busca mercado na Europa.

Lucca fez 13 gols no Brasileirão e foi observado de perto pela comissão técnica comandada por Fábio Carille. O possível retorno não é descartado, mas a ideia é esperar por interessados.

O plano A do Corinthians é negociar o jogador e faturar algum dinheiro na virada do ano. O clube tem 60% dos direitos econômicos de Lucca. A fatia restante é dividida entre Cruzeiro e Criciúma, por onde o atacante passou em temporadas recentes.
 Em agosto, o Corinthians rejeitou oferta do Nantes, da França, na casa dos 2,5 milhões de euros (R$ 9,3 milhões). Na ocasião, o clube estipulou valor mínimo de 5 milhões de euros (R$ 18,7 milhões) para uma eventual venda.

Lucca tem contrato com o Corinthians até julho de 2019. Se nenhuma boa proposta chegar até a reapresentação do elenco, dia 3 de janeiro, o atacante deve iniciar pré-temporada com o grupo.