24 de ago. de 2016

CORINTHIANS 23/08/2016



Volante Cristian segue como um dos líderes do grupo do Corinthians
Do banco de suplentes, volante tem sido bastante participativo ao lado do técnico Cristóvão Borges e se tornou praticamente um auxiliar dentro do elenco





Cristian é um dos principais líderes do elenco corintiano (Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
23/08/2016 17h35


Mais próximo dos vestiários da Arena Corinthians, já que estava no banco de reservas, o volante Cristian só foi para lá ao final do primeiro tempo da partida do Corinthians contra o Vitória, na segunda-feira (23 de agosto), após todos os seus companheiros se recolherem. Incentivou um a um, em um instante em que o Timão era contestado por sua torcida em função da derrota parcial. A vitória corinthiana por virada de 2 a 1 ocorreu na segunda etapa.

“Nesses momentos, a gente deve ter postura de liderança”, disse Cristian, ignorando o fato de pouco colaborar com o Corinthians dentro de campo – contra o Vitória, por exemplo, ele só substituiu o colega Bruno Henrique (com câimbras) aos 40 minutos do segundo tempo. “Não importa se estou jogando ou não. A gente está defendendo o Corinthians. Naquele momento, eu precisava dar força para os meus companheiros. Fizemos um bom primeiro tempo. Infelizmente, tomamos o gol.”

Do banco de suplentes, Cristian tem sido bastante participativo ao lado do técnico Cristóvão Borges. Contra o Figueirense, também NA ARENA CORINTHIANS, o volante chegou a chamar o meia Guilherme para que substituísse Bruno Henrique – o Corinthians alcançou o empate por 1 a 1 um minuto após a alteração.

“Estamos vivendo um momento complicado, de muitas cobranças, até entre nós mesmos. E é nessas horas em que precisamos ter carinho pelos companheiros”, ensinou Cristian.

O carinho se estende a Cristóvão. O sucessor de Tite está bastante incomodado com as recorrentes críticas de torcedores, com que lida no Campeonato Brasileiro. Depois do triunfo sobre o Vitória, o técnico desabafou, reclamando de exagero.

“Não só eu, mas todo o mundo ajuda o Cristóvão. Ele é o menos culpado. Somos nós que jogamos, e sobra para o treinador. Os jogadores têm parcela de culpa, sim. Todos sabem que precisamos melhorar muito”, cobrou Cristian, como faria um bom líder.

Na terceira posição do Campeonato Brasileiro, o Corinthians está a 3 pontos de retomar a liderança e voltará a campo no sábado contra Ponte Preta, em Campinas.









Meia corinthiano Danilo treina com bola e Cristóvão ganha outra opção de “falso 9”
Após se recuperar de lesão muscular na perna direita, experiente meio-campista retornou aos treinos e deve estar em campo na partida do Corinthians contra ponte, sábado, 16h ,fora de casa







Nesta terça, Danilo voltou a treinar com bola (Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)
23/08/2016 19h28

O meia Danilo, recuperado de um edema muscular na panturrilha da perna direita, foi a novidade do treino do Corinthians na tarde desta terça-feira (23 de agosto), o primeiro após a vitória corinthiana por 2 a 1 sobre Vitória, na Arena Corinthians, válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador, que não atua há quatro partidas, surge como mais uma opção de “falso 9” para o novo esquema do técnico Cristóvão Borges, visando ao duelo de sábado, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli.

O jogador atuou como um “coringa” na atividade de reapresentação do elenco, com os reservas e aqueles que não atuaram por mais de 45 minutos diante dos baianos. Normalmente, o artifício é utilizado para jogadores que ainda não podem ter muito contato físico durante os treinamentos. O mais provável é que ele evolua em sua condição até sexta-feira, ficando à disposição para encarar os campineiros.

Agora Danilo é mais uma opção para ser o falso 9, na vitória de ontem do Corinthians, Guilherme jogou assim

O trabalho consistiu em um duelo em campo reduzido, focado principalmente no toque de bola. O destaque ficou por conta de Cristian, autor de um belo gol em chute de longe e bons desarmes frente aos adversários. Isso no mesmo dia em que foi confirmada a saída de Bruno Henrique para o Palermo (ITA), algo que deve promover o retorno do camisa 16 à condição de titular do time.

A única ausência foi o atacante Rildo, com um edema na coxa esquerda. O jogador, por sinal, é o único desfalque programado para a equipe no jogo de sábado, contra a Ponte, às 16h (de Brasília), no Moisés Lucarelli. Com 37 pontos conquistados até o momento, o Timão está atualmente na terceira colocação do Campeonato Brasileiro














23/08/2016 18h23

Presidente defende Cristóvão e vê planejamento do Corinthians "perfeito"
Roberto de Andrade reitera total confiança no trabalho do técnico, alvo de críticas da torcida. Para ele, plano do clube em 2016 foi bem executado


Por Diego Ribeiro e Marcelo Braga






Roberto de Andrade diz que tem total confiança em Cristóvão (Foto: Marcelo Braga)

O presidente Roberto de Andrade considera que fez tudo o que está ao seu alcance para deixar o Corinthians nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. Apesar da contenção de gastos e da perda de jogadores em duas janelas de transferências no ano, o dirigente acredita que o planejamento foi o melhor possível para a atual temporada.

– No começo do ano perdemos diversos jogadores, mas trouxemos nove. Nosso planejamento foi perfeito, trouxemos jogadores no início da temporada, ninguém chegou ontem. O conjunto ainda não deu a liga, e os jogadores que estão saindo são por coisas pontuais. Os que estão chegando pelo mesmo motivo. Não podemos esquecer que o Corinthians é um clube grande, tem uma responsabilidade – destacou Roberto de Andrade.


Entre dezembro de 2015 e julho de 2016, o Corinthians teve que negociar sete titulares do título brasileiro do ano passado – sem contar reservas como Edílson e agora Bruno Henrique. Os investimentos foram feitos em nomes como Guilherme, Giovanni Augusto, Marquinhos Gabriel e Marlone, que se firmam aos poucos na equipe.

Agora, com as vendas de Luciano e André, o Corinthians teve de ir novamente ao mercado. Está perto de anunciar Gustavo, do Criciúma. No meio de tudo isso, o time ainda teve que liberar o técnico Tite para Seleção e contratou Cristóvão Borges, que completou dois meses no cargo sob críticas da torcida. Roberto de Andrade saiu em defesa do novo comandante.
– Temos total confiança no trabalho do Cristóvão, ele está exercendo um bom trabalho. Todos têm de entender que estamos atravessando um momento difícil, oscilando bastante. Em mais algum tempo estaremos com o time encaixado, mas em momento algum podemos questionar o trabalho do Cristóvão, muito bem feito, elogiado por todos os atletas – ressaltou Roberto.


Com 37 pontos, o Corinthians é o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro e volta a campo no próximo sábado, às 16h (horário de Brasília), contra a Ponte Preta, em Campinas.









Cristóvão celebra contratação do centroavante Gustavo pelo Corinthians
Treinador fala pela primeira vez sobre a iminência da contratação do atacante de 22 anos, mas admite 'dificuldades e limitações' independentemente deste reforço para o Brasileirão


Técnico do Corinthians, Cristóvão Borges deve receber o primeiro reforço nos próximos dias, já que a diretoria tem acordo encaminhado pela contratação do atacante Gustavo, 22 anos, artilheiro da Série B do Brasileirão pelo Criciúma, e há possibilidade de anúncio já nesta quarta-feira. Gustavo vem para repor os lugares de Luciano e André que estão acertando a saída do Timão, o primeiro por emprestimo e o segundo em definitivo. 

- Isso não quer dizer que ele seja a solução de todos os problemas do Corinthians. Nós temos dificuldades e limitações independentemente disso, mas estamos trabalhando, e o que me deixa motivado é a possibilidade de transformar essa dificuldade muito grande, uma cobrança muito grande, em um trabalho muito bem feito, e que no final seja do agrado de todos - disse

Hoje, Cristóvão Borges conta com: Romero, Rildo, Lucca, Bruno Paulo e Isaac. Na vitória do Corinthians ontem, a opção do treinador como centroavante foi Guilherme, improvisado como "falso 9". Na sequência do Brasileirão e da Copa do Brasil, o camisa 10 deve seguir como centroavante.

Uma mudança possível, porém, é na ponta. Autor do gol do empate contra o Vitória e com participação decisiva no segundo tento, Marlone ganhou espaço com Cristóvão, que já havia se pronunciado sobre ele após a partida e voltou a falar nesta terça-feira. Em tom elogioso, claro.

- Desde que eu cheguei, e teve logo um episódio com o Guilherme (reclamação por virar reserva), tive uma conversa e expliquei a maneira que trabalho e ajo. Expliquei que todos vão ter oportunidade, não dá para mudar o time rodada a rodada, mas oportunidade sempre aparece, porque existem lesões, suspensões, e aí você vai colocando jogadores. Marlone teve outras oportunidades, e agora foi bem, foi decisivo, e ganhou espaço - relatou.








Com Gustavo e Jean próximos, Timão analisa mais nomes para repor posição de jogadores negociados
Elenco do Corinthians é reduzido a 28 nomes com negociações de Bruno Henrique, André e Luciano, e diretoria observa opções. Primeiro confirmado deve ser o Gustavo, do Criciúma
Gustavo e Jean


Com as vendas do volante Bruno Henrique, além dos atacantes André e Luciano, o elenco do Corinthians tem 28 jogaores à disposição do técnico Cristóvão Borges para as rodadas finais do Campeonato Brasileiro e as fases eliminatórias da Copa do Brasil, que têm início na próxima semana. Assustada com a nova debandada, a diretoria está à procura de novos jogadores, e o primeiro confirmado deve ser o atacante Gustavo, artilheiro da Série B do Brasileirão pelo Criciúma.


- Estamos conversando com o Criciúma. Está bem adiantado e nos próximos dias a gente deve acertar a contratação dele - disse o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, que não atrelou a chegada de Gustavo à saída de André, a caminho do Sporting (POR).


- Ele viria de qualquer modo. Há um mês estamos conversando com o Criciúma, e o negócio do André saiu há dois dias. Não tem a ver uma coisa com a outra. É coincidência - declarou.

Gustavo chegou  na tarde desta terça-feira para acertar os últimos detalhes com o Corinthians e ser submetido a exames médicos. O clube pagará R$ 3 milhões ao Criciúma por 35% dos direitos econômicos e ainda R$ 1 milhão por 10% que pertencem a um empresário. Desta forma, ficará com 45% dos direitos econômicos de Gustavo, sendo que o Criciúma segue com 35% e o Taboão da Serra, clube formador do garoto de 22 anos, continua com 20%. Além de Gustavo, Jean, volante do Paraná, também negocia com o Timão.

- Hoje o foco é nas próximas horas finalizar o Gustavo. As janelas estão fechadas para fora e do Brasil fecha em 15 de setembro. Continuamos observando jogadores, e o Jean é um deles, estávamos vendo há três ou quatro meses. Ainda há outros jogadores em pauta, mas só observações de atletas - relatou Eduardo Ferreira, diretor adjunto de futebol do Corinthians.











23/08/2016 17h44
Bruno Henrique acerta com Palermo, e Corinthians conversa com substituto
Emprestado até o final do ano, volante não renova com o Corinthians e seguirá para o clube italiano. Timão já tem conversa com Jean, do Paraná, para a vaga na equipe
Por Diego Ribeiro e Marcelo Braga

Bruno Henrique está deixando o Corinthians. Vinculado ao clube apenas até o final do ano, o volante recebeu proposta vantajosa do Palermo, da Itália, e seguirá para a Itália nos próximos dias. Ele deve assinar por quatro anos com o clube italiano.
– Como todos sabem, Bruno Henrique teve proposta do Palermo e está se acertando. Ele é emprestado do Coimbra para o Corinthians, eles estão acertando, e deve deixar o clube – anunciou o presidente Roberto de Andrade.
Um dos destaques do Corinthians no Brasileirão deste ano, Bruno Henrique deixa o clube com 125 partidas disputadas e seis gols.
Emprestado ao Corinthians até dezembro, e com os direitos federativos vinculados ao Coimbra (MG), clube comandado pelo Banco BMG, o volante renderá pouco ao clube paulista, que tem uma pequena fatia dos direitos econômicos dele (25%). Desde abril, o Timão tentava renovar o contrato dele, mas não conseguiu. Neste período, uma proposta do Torino, da Itália, foi recusada.
– Ele nunca quis a renovação. Ele tem familiar que mora na Itália, tem passaporte italiano também, é uma vontade pessoal. Foi honesto com o clube – declarou o dirigente.
Nos próximos dias, Bruno Henrique seguirá para a Itália com o empresário Bruno Paiva, da OTB Sports, para assinar com os italianos. Jean, jogador de 21 anos do Paraná Clube, é buscado pela diretoria para substituí-lo. A tendência é que o negócio seja firmado nos próximos dias.










Corinthians aceita proposta e volante Bruno Henrique negocia com Palermo; Jean está perto

Volante tinha contrato com o Timão apenas até o fim da temporada. Jean, do Paraná, será a reposição. Jovem iniciou exames médicos nesta terça e deverá ser anunciado na quarta

O volante Bruno Henrique será negociado pelo Corinthians. O presidente do Timão, Roberto de Andrade, disse que o jogador está perto de acertar com o Palermo (ITA). O atleta estava emprestado pelo Coimbra (MG), clube comandado pelo Banco BMG, apenas até o fim desta temporada.

- Está se acertando. Temos um percentual pequeno dele, de apenas 25% dos direitos econômicos, então quem trata da negociação é o Coimbra (MG). Ele também está deixando o clube - anunciou Roberto de Andrade, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

- O contrato tem dois lados, o clube e o jogador. Para que haja acordo os dois precisam querer a mesma coisa, e o atleta nunca quis fazer a renovação. Ele sempre teve a ideia de ir para o futebol europeu, tem passaporte italiano, família que mora lá. Por isso acho que ele foi muito honesto com o clube, poderia ter renovado, recebido luvas, salário maior e chegaríamos agora e poderia ir embora do mesmo jeito. Ter contrato de quatro meses ou três anos dá no mesmo quando o atleta quer ir embora, não travamos negociação. Por parte do Bruno foi um ato bem honesto conosco - acrescentou.

Como a janela de transferência para a Europa fecha no fim do mês, Bruno Henrique, Coimbra e Palermo negociam apenas os últimos detalhes para a assinatura de contrato.

Roberto de Andrade confirmou que Jean, do Paraná, está na mira do Timão para suprir a ausência de Bruno Henrique. O dirigente disse que as tratativas estão adiantadas, e o reforço pode ser anunciado nos próximos dias.

- Estamos conversando, viria para esta lacuna. Daqui alguns dias já pode dar certo - disse.

Jean, porém, iniciou a bateria de exames médicos já nesta terça-feira, quando não treinou no CT do Paraná. Ele deverá ser anunciado junto com o atacante Gustavo nesta quarta.

Jean tem 21 anos e é observado pelo Timão há alguns meses, de acordo com o diretor adjunto de futebol Eduardo Ferreira. O jogador foi revelado pelo Paraná e promovido ao time profissional em 2014 - antes de chegar ao Paraná atuou no Estudiantes (ARG). Com a camisa paranista, Jean tem 78 jogos, sendo 69 como titular, e cinco gols.
Sem Bruno Henrique, o Corinthians conta com os volantes Cristian, Elias, Willians e Camacho.











Dois de uma vez: presidente confirma negociações de atacantes no Timão
Luciano será emprestado ao Leganés (ESP) até o fim do ano que vem, quando termina seu contrato com o Corinthians. André será vendido ao Sporting (POR)

O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, confirmou que apenas detalhes separam as saídas dos dois centroavantes de seu elenco de uma única vez: empréstimo de Luciano ao Leganés (ESP), e a venda de André ao Sporting (POR) - o Timão continuará com 30% dos direitos econômicos dele.


- O Luciano foi emprestado até o fim de 2017 (quando termina o vínculo do jogador com o Timão) para um clube espanhol (Leganés). Já está tudo certo, ele está acertando lá e não joga mais aqui. O André está em Portugal acertando bases salariais. Não tem nada assinado, mas também deve dar certo e ele deva ficar por lá. O Corinthians tinha 80% dos direitos e está negociando 50% com o Sporting - afirmou Roberto de Andrade, que analisou a passagem de André pelo Timão.

- Uma passagem normal. Ele não teve o que todos esperavam, que era dois gols por jogo, nem sempre é possível. Mas ajudou, se dedicou, sem problema nenhum, a vida segue. Espero que ele dê certo lá. Sobre a venda estamos negociando ainda, dinheiro a receber e dinheiro a pagar é só fazer uma conta de encontro. Há possibilidade de envolver o abatimento das parcelas do Elias - disse o presidente, lembrando o fato de o Corinthians ainda dever duas parcelas de 1 milhão de euros ao Sporting por conta da negociação de Elias.

André é jogador do Corinthians desde o início da temporada e marcou apenas seis gols em 29 partidas, sendo 21 como titular. Agora reserva, com proposta irrecusável, aceitou proposta boa para elel e para o Corinthians.

Já Luciano está no Corinthians desde fevereiro de 2014 e durante o vínculo acertou até mesmo uma renovação, em setembro de ano passado. Seu contrato com o Timão vale até dezembro de 2017, período em que ele estará emprestado. Na Europa, o atacante do Corinthians defenderá o modesto Leganés da espanha, por empréstimo.
Gustavo, do Criciúma, está perto de ser contratado para repor as saídas dos atacantes.












23/08/2016 18h22
Corinthians confirma as negociações
Presidente Roberto de Andrade anuncia o empréstimo de Luciano para clube da Espanha, a venda de André ao Sporting e admite a chegada de jovem do Criciúma


Por Diego Ribeiro e Marcelo Braga


Após anunciar a venda de Bruno Henrique para o Palermo, o presidente Roberto de Andrade confirmou que o Corinthians está concretizando o empréstimo de Luciano para o Leganés, da Espanha, e a venda de André para o Sporting, de Portugal. Além disso, admitiu que o atacante Gustavo, do Criciúma, deve ser a única reposição no setor ofensivo.

– Luciano foi emprestado até dezembro de 2017, está tudo certo. André está em Portugal acertando as bases salariais. Nada assinado, mas deve ficar em definitivo. Tínhamos 80% dos direitos econômicos dele, e estamos negociando 50% com o Sporting. E estamos conversando com o Criciúma pelo Gustavo. Está adiantado, podemos acertar nos próximos dias.

Pelo empréstimo de Luciano, o Timão vai receber cerca de 400 mil euros (R$ 1,4 milhões). Já a negociação de André pode envolver as duas parcelas de 1 milhão de euros (R$ 3,6 milhões cada) que o Timão ainda teria de pagar pela compra parcelada de Elias, e mais dinheiro. O dirigente não revelou o total.


– Estamos negociando a questão das parcelas do Elias, pode ser. É fazer um conta de encontro – disse o presidente, que avaliou a passagem do centroavante como "normal".


O reforço para o ataque deve mesmo ser Gustavo, que esteve no CT Joaquim Grava nesta terça-feira para conhecer as instalações. Diretor-adjunto de futebol, Eduardo Ferreira afirmou que a busca por reforços para o ataque se limita a ele, que é vice-artilheiro da Série B com 11 gols. O volante Jean, de 21 anos, que atua pelo Paraná, deve chegar para substituir Bruno Henrique.


– Hoje o foco é finalizar com o Gustavo. Sabemos que as janelas estão fechadas no exterior, e no país fecha em 15 de setembro. Continuamos observando, o Jean é um, vinha sendo observado há três, quatro meses. Não há nenhum foco além deles – esclareceu Ferreira.




3/08/2016 18h32

Danilo volta a treinar com bola no Corinthians; Rildo trata dor muscular
Recuperado de lesão na panturrilha direita, meia já treina com os colegas no campo e deve ser reforço em breve. Atacante faz tratamento para problema na coxa direita


Por Diego Ribeiro e Marcelo Braga


Danilo treinou com bola nesta terça-feira
(Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)



Um dia depois do Corinthians vencer por 2 a 1 no Vitória e voltar ao G-4 do Brasileirão, só reservas para o campo para um trabalho técnico.Danilo, que se recupera de lesão na panturrilha direita, voltou aos trabalhos com bola, e pode ser reforço para Cristóvão Borges em breve.

A ausência mais sentida nesta terça-feira à tarde foi a de Rildo. O atacante sentiu dores musculares na coxa direita no treino da última sexta-feira, ficando fora da lista de relacionados da partida contra a equipe baiana. O problema, porém, não é grave, e ele já iniciou trabalhos de fisioterapia. A tendência é que volte às atividades nos próximos dias.

Sexto colocado do Brasileirão com 37 pontos, o Corinthians volta a campo no sábado, às 16h, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Antes, porém, volta a treinar nas tarde de quarta-feira no CT Joaquim Grava.









Roberto: "Luciano foi emprestado até o fim de 2017, dezembro do ano que vem, ao Leganés, está tudo certo, está se acertando lá. André está em Portugal acertando as bases salariais. Nada assinado, mas deve ficar em definitivo. Tínhamos 80% dos direitos, e estamos negociando 50% com o Sporting"

Diretor-adjunto Eduardo Ferreira também participa da coletiva.

ROBERTO DE ANDRADE NA ÁREA!



Corinthians hoje teve treino para quem não atuou na vitória de ontem com meia Danilo de volta; Rildo trata nova lesão

Meia se recuperou de lesão e voltou a treinar com bola com os companheiros. Atacante trata de uma lesão muscular na coxa esquerda




Meia corinthiano Danilo treinou normalmente nesta terça-feira (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)


O meia corinthiano Danilo voltou a treinar com os companheiros na tarde desta terça-feira, no CT Joaquim Grava. Foi a primeira atividade com bola desde que começou a tratar de uma lesão na panturrilha direita, há cerca de um mês. Ele atuou como curinga, pelos dois times, no coletivo em campo reduzido.

Por outro lado, o atacante Rildo não apareceu no gramado. Ele segue tratamento de uma nova lesão, sofrida no fim da semana passada. O clube informou que o jogador sentiu dores musculares na coxa esquerda e disse não ser grave. Rildo, inclusive, ficou fora da lista de relacionados na vitoria do Corinthians de ontem por 2x1 Agora, ele é o único atleta no departamento médico do Timão.

O treino desta terça-feira contou apenas com os reservas na vitória corinthiana com virada sobre o Vitória, na noite de segunda. Os titulares e Marlone, que entrou após o intervalo e mudou o jogo, ficaram na parte interna do CT Joaquim Grava para um trabalho regenerativo.

Os reservas realizaram apenas um coletivo em campo reduzido. Como de costume com jogadores que voltam de lesão, Danilo ficou com colete amarelo e atuou pelos dois times. A atividade durou um pouco mais de uma hora.

O Timão volta a treinar na tarde desta quarta-feira, no CT Joaquim Grava. O próximo compromisso do Corinthians será no sábado, às 16h, contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, pela 22ª rodada do Brasileirão.









17h15
Roberto de Andrade dará entrevista coletiva dentro de instantes. Talvez já confirme o negócio #trsccp






Luciano e André foram negociados e centroavante Gustavo está vindo
Informação que chega: Corinthians está vendendo Bruno Henrique, que está acertando contrato de quatro anos com o Palermo. Detalhes próximos de serem finalizados. Motivo ao qual Corinthians está trazendo o volante Jean, do Paraná #trsccp
17:01
Rildo está fora de ação desde a semana passada, informa o Corinthians. Ele trata dores musculares na coxa esquerda #trCOR


17h
Fim das atividades com bola no CT Joaquim Grava, do Corinthians #trsccp
O presidente Roberto de Andrade falará em breve sobre diversos temas que agitam os bastidores do Timão. Ele já está no CT. Foi visto há pouco pelos nossos repórteres.



16:53
Treino já encerrado no CT Joaquim Grava. Apenas alguns jogadores realizam atividades complementares no gramado, especialmente os da base que vieram integrar as atividades. Logo mais, Roberto de Andrade irá comparecer à sala de imprensa

16h50 Primeira parte do treino terminou. Alguns jogadores ainda seguirão em campo para a atividade final #trsccp



Além de Gustavo e Jean, Corinthians busca um lateral-direito para a reserva de Fagner. #trsccp

16:48
Jogadores já começam a deixar o treino #trCOR

16:43
Nada ainda do presidente Roberto de Andrade na sala de imprensa do CT Joaquim Grava. Ele virá daqui a pouco falar sobre as decisões do futebol do Corinthians


16:37

Treino segue aqui

16:29
Corinthians treina à tarde nesta terça-feira, além de quarta e quinta. Na sexta trabalha de manhã e no sábado o Corinthians enfrenta a Ponte Preta. Partida será no Moisés Lucarelli, às 16h, pela 22ª rodada do Brasileirão


16:25
Treino dá uma pausa para jogadores beberem água #trCOR

16:14
Rildo não foi relacionado na vitória de ontem do Corinthians e não está em campo hoje. Ainda aguardamos mais informações #trCOR

16:07
Danilo atua pelos dois times. Trabalho normal para quem está voltando de lesão (ele teve na panturrilha direita). DM está vazio #trCOR

16:03
Titulares na vitória corinthiana de ontem e Marlone, que atuou no segundo tempo, estão na parte interna. Só reservas em campo #trCOR

16:00
Após aquecimento, jogadores vêm ao campo mais próximo. Farão trabalho em campo reduzido #trCOR 

16:00
De ontem: Corinthians está de olho no volante Jean, do Paraná. Garoto tem 21 anos e poderia repor eventual venda de Bruno Henrique #trCOR

15:56
Os jogadores começam agora a aparecer para o aquecimento. Os titulares da virada diante do Vitória deverão realizar apenas um trabalho regenerativo, e só reservas devem treinar em campo


15:50
Corinthians pode confirmar três situações na tarde desta terça-feira: empréstimo de Luciano ao Leganés, da Espanha, venda de André ao Sporting, de Portugal, e compra de Gustavo, do Criciúma. Expectativa é que Roberto de Andrade se posicione sobre os três assuntos mais tarde





Autor do gol da vitória do Corinthians ontem, Marquinhos Gabriel veio ver o treino #trsccp



Ainda não sabemos o que ocorreu com Rildo, apenas que sofreu alguma lesão. "Nada grave", me informam #trsccp



Rildo não participa do treino. Ele já havia ficado fora da lista da vitória do Corinthians de ontem #trsccp


Danilo faz seu primeiro treino com bola. Em breve volta a ser relacionado #trsccp
16h10

Zagueiro Léo faz trabalho específico e não integra o treino #trsccp






Alguns meninos da base vão completar a atividade #trsccp




Jogadores reservas em campo #trsccp

Empresário de Jean, do Paraná, diz que acerto com o Corinthians deve sair antes do fim da semana. #trsccp



A informação é que Gustavo estará nesta tarde no CT Joaquim Grava. A apresentação ainda hoje é improvável, mas quem sabe? #trsccp


André já está em Portugal. Luciano parte nesta tarde para a Espanha. Ontem Bruno Henrique disse "estar focado" no Corinthians #trsccp


Na pauta: as saídas de André e Luciano, o futuro de Bruno Henrique, e as chegadas do atacante Gustavo e do volante Jean #trsccp
16h


Boa tarde, fiel torcedor! Dia de definições no Corinthians. Roberto de Andrade tem entrevista coletiva prevista para o fim da tarde #trsccp

15:44
Boa tarde, internauta do LANCE!. Começa agora a transmissão em tempo real da terça-feira do Corinthians, que terá treino, coletiva do presidente Roberto de Andrade e anúncio de definições no CT Joaquim Grava. Fique com a gente!



















Ações do McDia Feliz marcam volta do Timão com vitória à Arena Corinthians

Em uma das homenagens, os jogadores do Corinthians e Vitória entraram “carecas” em campo, em alusão às crianças e adolescentes que enfrentam a luta contra o câncer


11h40 23/08/2016 - Agência Corinthians





© Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians


Na última segunda-feira (22), antes do triunfo do Corinthians sobre o Vitória por 2 a 1 na Arena Corinthians pelo Campeonato Brasileiro 2016, uma ação marcou a entrada em campo dos jogadores das duas equipes. Para lembrar a importância do McDia Feliz, a maior campanha nacional de combate ao câncer infantil e juvenil, os atletas de ambos os times entraram com uma touca que dava a impressão de calvície, em alusão às crianças e adolescentes que enfrentam a doença. Para compor o uniforme, os atletas também utilizaram munhequeiras nas cores branca e vermelha.

As crianças atendidas pelo Instituto Ronald McDonald, coordenador nacional da campanha, também puderam ter uma oportunidade única: pisar no gramado da Arena Corinthians ao lado dos jogadores alvinegros. Na entrada, o grupo também carregou uma faixa da campanha do McDia Feliz.

No intervalo do jogo, os torcedores que estavam na Arena Corinthians participaram da “FenômenoCam”. O telão do estádio usou um filtro, como os usados no Snapchat, para transformar em carequinhas todos os corinthianos que apareceram no telão após o término do primeiro tempo.

O Corinthians apoia a campanha pelo segundo ano consecutivo. Em 2015, os jogadores da equipe entraram em campo com as meias listradas do Embaixador da Alegria, Ronald McDonald, em partida contra o Cruzeiro, em partida também válida pelo Campeonato Brasileiro. As duas ações foram criadas pela DM9DDB.

Em 2016, o McDia Feliz acontecerá neste sábado (27) e apoiará 79 projetos de 58 instituições de todo o Brasil. No ano passado, foram arrecadados R$ 22,1 milhões, que foram revertidos para obras de UTI pediátricas, compra de veículos para transporte de pacientes, reformas de casas de apoio, compra de materiais hospitalares, construção de Espaços da Família, entre outros.









Com triunfo do Corinthians sobre Vitória, alançou-se maior série invicta na Arena Corinthians
São 33 jogos de invencibilidade em 1 ano


12h00 23/08/2016 - Agência Corinthians

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

O triunfo do Corinthians por 2 a 1 sobre o Vitória na Arena Corinthians pelo Campeonato Brasileiro 2016, na noite da última segunda-feira (22), entrou para a história. Foi o 33º jogo seguido sem derrota do Timão no estádio, a maior série invicta do clube na casa alvinegra desde a inauguração.
O Timão só voltará a jogar em casa no dia 08 de setembro, contra o Sport pelo Brasileirão, completará um ano sem perder no estádio.

A atual série invicta começou no segundo turno na campanha do Corinthians hexacampeão Brasileiro em 2015, na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense. Desde então, foram 26 vitórias e sete empates.

A maior sequência invicto até então na Arena Corinthians datava logo do primeiro ano da casa alvinegra. O Timão ficou 32 jogos invicto

Em 77 jogos disputados na Arena Corinthians, o Timão tem um retrospecto invejável: 57 vitórias, 16 empates, aproveitamento de aproximadamente 80% ao clube do Parque São Jorge.

Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.















Corinthians parabeniza seu zagueiro, Balbuena, que completa 25 anos nesta terça-feira

Zagueiro chegou ao Timão no início da temporada e logo se firmou na equipe titular


12h40 23/08/2016 - Agência Corinthians



© Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Nesta terça-feira (23), o zagueiro Balbuena completa 25 anos de vida. Fabián Cornélio Balbuena Gonzáles chegou ao Timão no início desta temporada, contratado junto ao Libertad (PAR), e logo se firmou na equipe titular.

Até agora, o zagueiro disputou 23 jogos com o manto alvinegro e marcou dois gols. Com a Balbuena, o Timão tem a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro de 2016, com apenas 19 gols sofridos.

O Sport Club Corinthians Paulista parabeniza o zagueiro por mais um ano de vida.











Timão banca 35%, já marca exames e prepara anúncio de centroavante Gustavo

Atacante de 22 anos está liberado pelo Criciúma para realizar exames e firmar seu contrato com o Corinthians, que pagará por parte dos direitos. Oficialização deve ser nesta terça

  

O Corinthians deve confirmar seu 14° reforço para 2016 na tarde desta terça-feira, quando o presidente Roberto de Andrade concederá entrevista coletiva no CT Joaquim Grava. O clube já tem um acordo com o atacante Gustavo, do Criciúma, e a assinatura de contrato depende apenas da aprovação nos exames médicos, que serão realizados em breve.



Como vinha atuando normalmente na Série B do Campeonato Brasileiro, torneio em que divide a artilharia com o veterano Nenê, do Vasco, Gustavo não deve ter problemas nas avaliações. Assim que aprovado, ele assina contrato com o Timão pelas próximas temporadas e será oficializado como nova contratação para substituir André, que já desembarcou em Portugal para fechar com o Sporting.

O próprio Criciúma emitiu um comunicado oficial confirmando a oferta do Corinthians por Gustavo: "O clube paulista fez a proposta de compra de 35% dos 70% dos direitos econômicos que o clube detém. O jogador fez a solicitação para ser negociado. Diante da proposta e da opção do atleta, foi aberta a negociação entre as partes envolvidas".



O Corinthians pagará cerca de R$ 4 milhões à vista por 35% dos direitos de Gustavo, sendo que o Criciúma seguirá detentor de 35% com valor de venda já estipulado e os outros 30% seguem com empresários e o Taboão da Serra, clube formador do atacante de 22 anos.













Corinthians completa um ano  invicto em casa.

(Foto: Jales Valquer/Lancepress!)




O sofrido triunfo do Corinthians por 2 a 1 sobre o Vitória na Arena representou não apenas o retorno ao G4, mas também a manutenção da invencibilidade jogando como mandante, que vai completar um ano em 26/8. 












Em meio à dúvida de Bruno Henrique, Cristian 'assume a bronca' no Timão

Volante titular ainda não sabe se será negociado pelo Corinthians para atuar no futebol italiano, mas garante foco após vitória do Corinthians na Arena Corinthians. Enquanto isso, reserva admite ter postura de liderança


Bruno Henrique está negociando com o Palermo, da Itália, e tem apenas uma semana para resolver sua vida antes do encerramento do período de transferências do futebol internacional. Nesta segunda-feira, na virada da vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Vitória, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Cristóvão Borges mostrou que já está preparado para uma eventual saída de seu volante titular, e acionou Cristian na vaga do camisa 25 aos 40 minutos do segundo tempo, quando Bruno sentiu cãibras nas duas pernas e pediu para ser substituído. Assim, caso Bruno Henrique vá para a Europa, é Cristian quem assume a bronca. E também as cobranças por bom desempenho.

- Nesses momentos a gente tem de ter postura de liderança, e eu sou um cara que todo mundo respeita, mesmo no banco tenho carinho de todos, jogando ou não. Defendemos o Corinthians. Temos uma parcela de culpa, todo mundo sabe que a gente precisa melhorar muito - disse Cristian no intervalo.
- Eu tinha que dar força aos companheiros. Fizemos um bom primeiro tempo, infelizmente tomamos o gol. É um momento complicado, de cobranças entre nós também, e temos de ter respeito, carinho pelos companheiros, temos de ajudar - relatou o volante.
Cristian chegou a ser titular do Corinthians nesta temporada, mas perdeu espaço após uma lesão muscular na coxa esquerda em junho e ficou um mês afastado das listas de relacionados. Ele voltou ao time há apenas cinco rodadas, e nesta segunda-feira participou de cinco minutos, mais os acréscimos, dos 2 a 1 diante do Vitória. Cristian ocupou justamente a vaga de Bruno Henrique, que pode se despedir do Corinthians nos próximos dias.

- Não dá para falar sobre isso (transferência), estou focado aqui no Corinthians, sabia que o jogo contra o Vitória era muito importante pela sequência do campeonato, estou focado aqui. Futuro eu não sei - desconversou o jogador.

Bruno Henrique deseja a transferência, de acordo com a diretoria do Corinthians. Até o momento, porém, a proposta do Palermo com valor próximo da multa rescisória, que é 4 milhões de euros (cerca de R$ 14,5 milhões) ainda não é uma realidade.












23/08/2016 10h50

Cristóvão diz que Corinthians está "indo bem": "Não se acreditava"
Treinador aponta equipe com potencial para crescer após voltar ao G-4


Por SporTV.com


O Corinthians respirou aliviado nesta segunda-feira ao vencer o Vitória por 2 a 1, com gols de Marlone e Marquinhos Gabriel, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória corinthiana na Arena Corinthians recolocou a equipe ao G-4, a 3 pontos da liderança e fez o técnico Cristóvão Borges respirar aliviado. Agora na terceira posição, o treinador destacou que existe uma desconfiança exagerada em relação ao seu trabalho, uma vez que substituiu Tite no comando do alvinegro. Cristóvão, no entanto, elogiou a evolução da equipe após um período de reconstrução de elenco.


- Trabalho tem sido bom pela colocação que a equipe está, pelas circunstâncias quando cheguei. Lógico que tem a questão de substituir o Tite, não seria fácil nem estava esperando facilidade. Mas é uma sequência de trabalho de reconstrução de equipe. Saíram muitos jogadores, chegaram outros. Quando cheguei aqui era esse o trabalho, estou dando continuidade a remontagem da equipe. Acho que não se acreditava que poderia ir bem e estamos indo bem. Existe essa impaciência mesmo e é difícil mesmo explicar. A campanha é boa, estamos disputando na ponta, mas ainda existe um certo exagero. É continuar trabalhando, dá para perceber que a equipe tem potencial para ser desenvolvido. Acho que lá na frente essas coisas vão mudar – disse
Cristóvão Borges diz que Corinthians ainda pode melhorar (Foto: Reprodução SporTV)

O Corinthians teve que buscar virar ojogo no segundo tempo, Cristóvão colocou Marlone no lugar de Romero, e o atacante mostrou seu brilho: empatou o duelo aos 5 com belo chute de fora da área e, aos 25, começou a jogada que terminou no tento de Marquinhos Gabriel.

Cristóvão elogiou a atuação de Marlone, mas não garantiu que o jogador se tornará titular. O treinador deixou claro que todos os jogadores continuarão a ter oportunidades na equipe.

- Estou procurando dar oportunidade para todos, e eles sabem disso. Quando acontece eles vão ter oportunidade de jogar. Marlone já coloquei em outros jogos. Hoje ele entrou muito bem, como entrou nas outras partidas. Fez um belíssimo gol e foi importante para a nossa virada. As oportunidades aparecem e eles têm que aproveitar como o Marlone aproveitou hoje.

O Timão chega à terceira posição com 37 pontos, a três da liderança. O Corinthians retorna a campo diante da Ponte Preta, no próximo sábado, às 16h (de Brasília), no Moisés Lucarelli, pela 22ª rodada do Brasileirão.





23/08/2016 10h31

Guilherme veste a "falsa camisa nove" em vitória do Corinthians; Gustavo fica mais perto

Por Marcelo Braga

Guilherme foi um típico "falso nove" na vitória do Corinthians por 2 a 1 contra o Vitória, na Arena Corinthians. Posicionado à frente no esquema 4-1-4-1 quando o time se defendia, o jogador saía da posição quando o time atacava para buscar a bola e distribuí-la aos companheiros.
Mais meia do que centroavante, o jogador disse após a partida que pode ajudar na função. Sem André e Luciano, que estão sendo negociados com Sporting, de Portugal, e Leganés, da Espanha, respectivamente, a tendência é que ele seja adaptado na função ate a contratação de um jogador característico.

Na manhã desta terça-feira, o Criciúma indicou o que o atacante Gustavo está muito perto de chegar ao Timão. Em nota oficial, o time catarinense informou que recebeu uma proposta oficial por 35% dos 70% que o Tigre tem dos direitos do jogador. Assim, ele pediu para ser negociado e teve o seu pedido atendido.

– Foi bom, dentro do previsto, aconteceram coisas como a gente treinou, a movimentação é aquela, um falso nove. Tenho facilidade de buscar jogo, criar e abrir espaço. Foi muito bom.

Nesta terça-feira, uma entrevista coletiva do presidente Roberto de Andrade está prevista para acontecer no CT Joaquim Grava após o treinamento. Nela, além do empréstimo de Luciano e da venda de André, o dirigente explicará detalhadamente a situação de Gustavo.

Terceiro colocado com 37 pontos, o Corinthians chegou a 30 gols na competição, em 21 partidas. Com o marcado na noite de segunda, o meia Marquinhos Gabriel virou o artilheiro do time no Brasileiro, com cinco gols.

Guilherme ganha oportunidade como centroavante: função diferente (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)







Timão alcança maior série invicta de um ano, em casa. São 33 jogos de invencibilidade na Arena Corinthians


12h00 23/08/2016 - Agência Corinthians

O triunfo do Corinthians por 2 a 1 sobre o Vitória na Arena Corinthians pelo Campeonato Brasileiro 2016, na noite da última segunda-feira (22), entrou para a história. Foi o 33º jogo seguido invicto do Timão no estádio, a maior série invicta do clube na casa alvinegra desde a inauguração. Neste período os resultados culminaram com o Corinthians hexacampeã Brasileiro em 2015
O Timão só voltará a jogar em casa no dia 08 de setembro, contra o Sport pelo Brasileirão, completará um ano invicto no estádio.

A atual série invicta começou no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2015, na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense. Desde então, foram 26 vitórias e sete empates.
Em 201, o Timão ficou 32 jogos invicto na Arena

Em 77 jogos disputados na Arena Corinthians, o Timão tem um retrospecto invejável: 57 vitórias, 16 empates e apenas quatro derrotas, aproveitamento de aproximadamente 80% ao clube do Parque São Jorge.

Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.







Ações do McDia Feliz marcam volta do Timão com vitória à Arena Corinthians

Em uma das homenagens, os jogadores do Corinthians e Vitória entraram “carecas” em campo, em alusão às crianças e adolescentes que enfrentam a luta contra o câncer


11h40 23/08/2016 - Agência Corinthians






© Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians


Na última segunda-feira (22), antes do triunfo do Corinthians sobre o Vitória por 2 a 1 na Arena Corinthians pelo Campeonato Brasileiro 2016, uma ação marcou a entrada em campo dos jogadores das duas equipes. Para lembrar a importância do McDia Feliz, a maior campanha nacional de combate ao câncer infantil e juvenil, os atletas de ambos os times entraram com uma touca que dava a impressão de calvície, em alusão às crianças e adolescentes que enfrentam a doença. Para compor o uniforme, os atletas também utilizaram munhequeiras nas cores branca e vermelha.

As crianças atendidas pelo Instituto Ronald McDonald, coordenador nacional da campanha, também puderam ter uma oportunidade única: pisar no gramado da Arena Corinthians ao lado dos jogadores alvinegros. Na entrada, o grupo também carregou uma faixa da campanha do McDia Feliz.

No intervalo do jogo, os torcedores que estavam na Arena Corinthians participaram da “FenômenoCam”. O telão do estádio usou um filtro, como os usados no Snapchat, para transformar em carequinhas todos os corinthianos que apareceram no telão após o término do primeiro tempo.

O Corinthians apoia a campanha pelo segundo ano consecutivo. Em 2015, os jogadores da equipe entraram em campo com as meias listradas do Embaixador da Alegria, Ronald McDonald, em partida contra o Cruzeiro, em partida também válida pelo Campeonato Brasileiro. As duas ações foram criadas pela DM9DDB.

Em 2016, o McDia Feliz acontecerá neste sábado (27) e apoiará 79 projetos de 58 instituições de todo o Brasil. No ano passado, foram arrecadados R$ 22,1 milhões, que foram revertidos para obras de UTI pediátricas, compra de veículos para transporte de pacientes, reformas de casas de apoio, compra de materiais hospitalares, construção de Espaços da Família, entre outros.











Cristóvão deve manter mudanças no Corinthians que venceu ontem

Na vitória de ontem, Corinthians atuou no 4-1-4-1 em vez do 4-4-2. Técnico acredita em evolução da equipe no novo esquema


Guilherme foi uma das mudanças do técnico Cristóvão Borges (Foto: Daniel Augusto Jr)
O técnico Cristóvão Borges mudou o esquema do Corinthians para o jogo contra o Vitória e o time voltou a marcar dois gols após seis partida e conseguiu a virada.

 Cristóvão mudou a equipe do 4-4-2 para o 4-1-4-1, com as saídas de Giovanni Augusto e André para as entradas de Rodriguinho e Guilherme, que atuou como um "falso 9". Após o trinfo por 2 a 1 sobre o Vitória, o treinador disse que deve manter o novo esquema.

- De uma forma geral gostei, porque a ideia era que continuássemos com consistência defensiva boa, mas variação de jogadas pelos lados. Como foi a primeira vez, acho que podemos evoluir nessa forma, e pretendo continuar, a não ser que as coisas não se encaixem - afirmou Cristóvão.


Com a virada sobre o Vitória, o Corinthians volta ao G4 do Brasileirão. O Timão tem 37 pontos e ocupa o terceiro lugar. Na próxima rodada, a equipe visita a Ponte Preta no sábado, às 16h, no Moisés Lucarelli.









atacante Gustavo para acertar acordo com o Corinthians

Em nota oficial, diretoria do clube catarinense diz que time paulista fez proposta de compra de 35% dos direitos do jogador, que deve passar por exames nesta terça-feira

Por GloboEsporte.com

O Corinthians está próximo de acertar com o centroavante Gustavo. O Criciúma liberou o atacante para negociar. Em nota oficial, o time catarinense informa que recebeu uma proposta oficial do Corinthians por 35% dos 70% que o Tigre tem dos direitos do jogador.

Diante da investida do Timão, o jogador pediu à diretoria do Criciúma para ser negociado e teve o seu pedido atendido. Segundo a nota divulgada pelo clube catarinense, Gustavo fará os exames médicos nesta terça-feira. Se aprovado, o Corinthians terá de pagar à vista o valor negociado.

Portanto, se tudo ocorrer dentro do programado, a diretoria do Corinthians deve anunciar o atleta como reforço ainda esta semana. A contratação de um atacante é um desejo antigo da direção do Timão e também do técnico Cristóvão Borges.

Nos últimos dias, o comandante alvinegro perdeu dois jogadores para o setor. Luciano foi emprestado ao Leganés, clube recém-promovido à Primeira Divisão espanhola, até junho de 2017. Já André viajou na tarde da última segunda a Lisboa, em Portugal, para fazer exames e assinar contrato de cinco anos com o Sporting.

Gustavo, portanto, chega para preencher uma lacuna importante no elenco. Após a vitória corinthiana nesta segunda-feira, por 2 a 1, o atacante Guilherme se colocou à disposição para atuar como falso 9 na equipe.

Terceiro colocado com 37 pontos, o Corinthians chegou a 30 gols na competição, em 21 partidas. O meia Marquinhos Gabriel, que balançou as redes na última rodada, é o artilheiro do time no Brasileiro, com cinco gols.

































23/08/2016 07h10

Marlone alcança início da fila e merece ser novo titular do Corinthians; análise
Meia-atacante brilha na vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Vitória e tem todas as credenciais para ganhar vaga de Romero. Cristóvão devolve time ao G-4 e ainda busca opções para o ataque


Por Diego Ribeiro

Em quase nove meses de Corinthians, o verbo mais conjugado por Marlone foi esperar. O meia-atacante chegou cheio de expectativa ao clube, teve uma lesão, voltou dela no fim da fila de concorrentes no ataque, mas, pacientemente, esperou pela sua chance. Depois da vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre  Vitória, nesta segunda-feira, na Arena Corinthians, Marlone completou sua saga até o início dessa fila. E Cristóvão Borges deve, por merecimento, dar uma sequência ao jogador.


Romero, Lucca, Rildo, Luciano, André, Guilherme, Giovanni Augusto, Marquinhos Gabriel, Rodriguinho, Alan Mineiro... Todos já tiveram, em algum momento de 2016, pelo menos três ou quatro jogos seguidos. Marlone não teve essa sequência. Esperava-se que ele tivesse oportunidade depois dos dois gols sobre o Cobresal, na Libertadores. Com Tite, não rolou.

Marlone faz apenas seu terceiro gol pelo Corinthians: confiança, porém, está em alta (Foto: Estadão Conteúdo)




Cristóvão Borges chegou e prometeu chances a todos, mas Marlone foi o último a tê-las. Nunca reclamou pelos cantos, nem deixou de trabalhar. Era questão de tempo. Ao entrar no lugar de Romero, no intervalo, ele pode ter sido protagonista de uma nova substituição na equipe que já havia começado com duas mudanças em relação aos jogos anteriores.

A vitória levou o Timão aos 37 pontos, na terceira posição da tabela. O Corinthians volta a campo no próximo sábado, contra a Ponte Preta, às 16h (de Brasília), em Campinas.

O jogo

Marlone no lugar de Romero: substituição melhora o jogo e leva o Corinthians para a vitória na arena

Com Guilherme, Cristóvão iniciou o jogo com o sexto centroavante diferente do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Com o camisa 10, o time perdeu presença de área, mas ganhou qualidade e poder de finalização. Talvez esta seja a formação mais técnica que Cristóvão tenha à disposição no momento. Rodriguinho também foi titular, na vaga de Giovanni Augusto.


Montado num 4-2-3-1, depois num 4-1-4-1, o Corinthians teve Elias e Rodriguinho como principais armadores. E Guilherme voltando muito para participar do jogo, dar passes em profundidade e abrir espaços na área adversária para as infiltrações dos meias.


– Eu gostei, pois foi a primeira vez que nós jogamos assim (no 4-1-4-1). A ideia era que a gente continuasse com uma consistência defensiva boa, e que tivéssemos volume de jogo, com variações de jogo que nós temos, pelos lados do campo. E ainda podemos evoluir dessa forma. Pretendo continuar – disse Cristóvão.


A qualidade melhorou, sim, e prova disso foi a ótima jogada que começou e terminou com Fagner, aos 14 minutos. A bola passa por Guilherme, Rodriguinho e Romero até voltar ao lateral – toques quase sempre de primeira, marcas de um time que está se entrosando.


As falhas têm sido as mesmas: nas finalizações. O Corinthians mais uma vez teve volume de jogo, maior posse de bola no primeiro tempo (56%, contra 44% do Vitória), e mais chutes a gol. Das oito tentativas, porém, apenas três levaram algum perigo ao goleiro Fernando Miguel.

A estratégia foi atrair o rival e aproveitar contra-ataques. Assim as chances apareceram. Os laterais também se mostraram mais ofensivos, inclusive Fagner, agora jogador de seleção brasileira. O problema foi deixar espaços na defesa dos dois lados.


Assim nasceu o inesperado gol contra de Yago, que, no desespero, desviou forte cruzamento de Marinho. O Vitória aproveitou a defesa desarrumada, armou um contra-ataque e, quando o atacante já se preparava para cruzar, Yago ainda estava fora da área.

A defesa mais adiantada que Cristóvão gosta de posicionar fica sujeita a esse tipo de situação. É possível jogar assim, claro, mas é preciso também maior cuidado na cobertura. O Corinthians tem 12 gols sofridos em 12 jogos sob o comando do treinador.


A mudança


Cristóvão tinha tentado variações durante o primeiro tempo. Numa delas, inverteu Romero e Marquinhos Gabriel, mandando este último para o lado direito (onde rende mais). Pela esquerda, Romero continuou perdendo no um contra um e produzindo pouco. Foi naquela faixa de campo que entrou Marlone, com liberdade para partir para cima dos marcadores.


Mais confiante, o meia-atacante superou o concorrente logo nesse quesito (o um contra um). Em um de seus primeiros lances, avançou pela esquerda, deu um corte em Diogo Mateus e acertou chute colocado no canto direito de Fernando Miguel: 1 a 1.

O gol deixou Marlone ainda maior no jogo. Ele foi procurado pelos companheiros, participou bem, armou jogadas. E achou Uendel livre para cruzar e ver Marquinhos Gabriel, de peito, fazer o segundo do Timão. Marquinhos se infiltrou na área e aproveitou um espaço bem aberto por Guilherme. Era essa uma das funções do camisa 10 no jogo.


Há de se ressaltar também o trabalho de Rodriguinho, que se revezou entre as funções de volante, num 4-2-3-1 do início, e meia, no 4-1-4-1 do restante do jogo. Foi ele quem mais teve a bola pelo Corinthians no jogo: 49 passes certos e um errado.


No fim, com um Vitória desorganizado, o Corinthians não correu tantos riscos. Diante de uma torcida impaciente, Cristóvão Borges tem como missão encontrar logo a formação ideal. Ela passa, certamente, pela presença de Marlone entre os titulares.