15 de jul. de 2016

CORINTHIANS 15/07/2016

CORINTHIANOS BRUNO PAULO E ALEXANDRE PATO TEM FOTOS OFICIAIS COLOCADAS EM SITE DO CORINTHIANS

Jogadores tiveram foto no site oficial atualizada
Alexandre Pato parece estar se sentindo ainda mais à vontade com a volta ao Corinthians.
reestreia está marcada para o dia 23 de julho

Nesta sexta-feira, o atacante posou sorridente com o novo uniforme do Corinthians teve a foto atualizada no site oficial corintiano.

Pato tem contrato com o Corinthians até o final de 2016 e decidiu permanecer na equipe pela falta de propostas que lhe agradassem.
A reestreia de Pato pelo Corinthians deve ocorrer no dia 23 de julho, no duelo contra o Figueirense, na Arena Corinthians. No treino desta sexta, o atacante anotou dois gols.



Bruno Paulo, recém contratado e em recuperação fisica, também posou para foto oficial

Veja abaixo o registro dos atletas com o uniforme do Timão:








































Gerente corinthiano nega negociação para trazer atacante Carlitos Tevez

15/07/2016 15:48:46 — 15/07/2016 16:24:58


O gerente de futebol do Corinthians, Alessandro Nunes, comentou sobre os rumores que saíram nesta sexta-feira sobre uma possível contratação do atacante Carlitos Tevez, do Boca Juniors. O dirigente corintiano disse que o clube não procurou o jogador.

“Não tem nada de concreto. Me surpreendi com todo esse contato inicial da imprensa argentina logo muito cedo nesta sexta. O Tevez tem um contrato vigente, um compromisso com o Boca Juniors, e inclusive é um contrato muito longo (até 2018). Mas não existe nada, me surpreendi mesmo porque foi uma procura grande e tão recente a uma eliminação. Tudo bem que as coisas no futebol acontecem rápido, mas não tão rápido assim”, disse Alessandro em entrevista ao canal SporTV.

Apesar de negar a negociação, o gerente de futebol não descartou uma futura conversa com o craque argentino do Boca Juniors. Além de Tevez, Alessandro também comentou sobre outro atacante que teve o nome ligado ao Corinthians nesta semana: Diego Tardelli. O jogador possui contrato com o Shandong Luneng, da China, mas estaria disposto a voltar ao futebol brasileiro.

“Pela qualidade do atleta, em se tratando do Corinthians, tudo aquilo que sempre almejamos conquistar, você nunca descarta um jogador como o Tevez. Sabemos da realidade de valores, que o investimento é altíssimo, mas somos uma equipe que esta sempre atenta a fazer investimentos como esse”, o argentino possui vínculo com o Boca até 2018. “Ele é um atleta que tem contrato com o Boca, então a gente não pode falar nada a não ser supor. Mas não podemos descartar jamais atletas como Tevez e Tardelli, porque são jogadores que podem trazer uma qualidade muio boa ao clube”, acrescentou

Os rumores da ida de Tevez ao Corinthians começaram a aparecer no início desta sexta-feira, após o Boca Juniors ser eliminado na semifinal da Libertadores para o Independiente del Valle. Alguns jornais argentinos, e até europeus, reproduziram uma declaração do empresário Kia Joorabichian, ex-parceiro do Timão, que dizia que “falta apenas a assinatura do contrato” para o argentino se juntar ao clube paulista. A declaração, no entanto, é de 2004, antes do atacante se juntar ao Alvinegro. Portais como Marca e Gazzetta dello Sport reproduziram a declaração.

O Corinthians possui no elenco os atacantes Luciano, Romero, Rildo, Lucca, André, Bruno Paulo e Isaac, além do reintegrado Alexandre Pato. Recém-chegado de um empréstimo com o Chelsea, da Inglaterra, Pato já treina com o elenco alvinegro desde a última semana e, segundo Alessandro, o time deve aproveitá-lo ainda este ano. O atacante tem contrato com o time paulista até o dia 31 de dezembro de 2016.


15/07/2016 18h14

Corinthians vende 39 mil ingressos para clássico e garante recorde
Timão terá maior público de sua arena no Brasileiro neste domingo, contra 5P. No sábado, postos de venda servem apenas para retirada das entradas


Por GloboEsporte.com



O Corinthians divulgou nova parcial de ingressos vendidos para o clássico deste domingo contra 5P às 16h (horário de Brasília), na arena. Até a tarde desta quinta-feira, o clube vendeu 39 mil ingressos antecipados para o jogo.


As vendas continuam até domingo, por meio do Fiel Torcedor. O único setor ainda disponível é o Oeste Inferior, que custa R$ 180 e tem opção de meia-entrada.


Os números garantem o recorde de público do Corinthians neste Brasileiro. O maior público até agora foi no dia 26 de maio, em vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta (35.573 pagantes). O jogo em questão foi em um feriado, às 11h da manhã.


VENDAS
Devido à grande quantidade de ingressos comprados pela internet e que estão pendentes de confirmação, não haverá venda de entradas nas bilheterias.


Os pontos de venda vão abrir no sábado apenas para troca dos ingressos comprados pela internet

PONTOS DE TROCA DE INGRESSOS (das 12h às 17h)
Arena Corinthians
Parque São Jorge

Lojas Poderoso Timão:
Tiete Plaza
Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1465, loja 1056, piso térreo, Pirituba

Shopping D
Avenida Cruzeiro do Sul, 1100, loja 2039

Rua Augusta
Rua Augusta, 1948, Cerqueira César















15/07/2016 18h39 - Atualizado em 15/07/2016 18h39

Com Pato e André, Corinthians tira contratação de centroavante de lista de urgências
Depois de tratar chegada de camisa 9 como prioridade, Cristóvão Borges diz que clube tem outros focos. Dupla de atacantes serve de alento





A recuperação de André e a proximidade da reestreia de Alexandre Pato fazem o Corinthians tratar com maior tranquilidade a busca por um centroavante. A ponto de o técnico Cristóvão Borges afirmar que essa procura deixou de ser prioridade no clube.


– Tivemos algumas dificuldades, mas também havia esse pensamento antes de definir a situação do Pato. Não tinha a situação dele, e o André estava machucado. Agora é diferente, não há essa urgência. Agora, com eles, não precisamos correr nessa posição. Vamos cuidar de outras carências que temos – afirmou o técnico, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.


A diretoria alvinegra varre o mercado em busca de nomes viáveis, mas tem esbarrado nos valores pedidos pelos clubes. Depois de sondar jogadores na América do Sul, casos de Marco Ruben, Gustavo Bou e Nico López, o Timão mostrou interesse por Diego Tardelli, do Shandong Luneng. Nenhuma consulta se transformou em negociação.

Alexandre Pato estreará pelo Corinthians na próxima semana (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Desde sua chegada ao Corinthians, Cristóvão reforçou o pedido por um camisa 9. Nas primeiras partidas, teve apenas Luciano à disposição – ele fez um gol na vitória por 2 a 1 sobre o Santa Cruz, mas não manteve uma regularidade. Danilo, improvisado, deve ser titular no clássico de domingo contra o São Paulo, em Itaquera.


André será relacionado depois de um mês – ele operou uma hérnia e vinha em recuperação. Treinou com bola a semana toda e deve começar o clássico no banco de reservas.


Pato, por sua vez, deve reestrear pelo Corinthians no dia 23, em jogo contra o Figueirense.


Pensado inicialmente para atuar aberto pelo lado esquerdo, onde gosta mais, o atacante também pode ser opção como centroavante. Cristóvão, então, teria mais nomes à disposição para o setor.


A janela internacional de transferências do Brasil fecha no dia 19, terça-feira que vem. Até lá, o Corinthians vai trabalhar por suas novas prioridades: um lateral-direito para a reserva de Fagner e um zagueiro para substituir Felipe, vendido ao Porto no mês passado.








15/07/2016 18h09

Cristóvão mantém dúvidas no Corinthians para clássico; Elias e André ficam no banco
Técnico faz novos testes em treino desta sexta-feira, mas deixa para definir no sábado a equipe que enfrenta o São Paulo. Giovanni Augusto participa de atividade


Por Diego Ribeiro

Cristóvão Borges diz que ainda tem dúvidas para o clássico (Foto: Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians)

O torcedor do Corinthians vai ter de esperar o treino da manhã neste sábado, no CT Joaquim Grava, para saber qual a formação que vai a campo no clássico de domingo Corinthians x 5P, às 16h (horário de Brasília), na Arena Corinthians

Em atividade tática na tarde desta sexta-feira, o técnico Cristóvão Borges testou André no comando do ataque. Não foi um treino coletivo, mas sim um trabalho de finalizações com meio-campistas e atacantes. André participou das jogadas com os titulares dos últimos jogos: Romero, Rodriguinho, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel.



Apesar disso, André deve ficar no banco de reservas porque ainda não jogou depois de uma cirurgia de hérnia realizada há um mês. Danilo deve ser o titular, já que Luciano perdeu vaga. O volante Elias, recuperado de uma fratura na costela, também será opção.


– Estão treinando, estão bem, mas não devem começar jogando, não. Estão se recondicionando agora, o jogo tem exigência muito alta. Para começar jogando não é aconselhável – disse Cristóvão, sobre André e Elias.


Giovanni voltou a treinar um dia depois de ter sido poupado para evitar desgaste muscular. A tendência é de que ele inicie o clássico, mas Cristóvão quer esperar um pouco mais.


– São dúvidas que eu tenho. Por conta de ele não ter treinado ontem (quinta-feira), trabalhei outras formações em cima da estratégia que vamos usar no jogo. Tudo voltado para o jogo de domingo. Não tem nada definido ainda – explicou o técnico.


Certa é a formação defensiva. Em trabalho separado, só para laterais e zagueiros, o auxiliar Fábio Carille montou uma linha com Fagner, Yago, Balbuena e Uendel.


Com essas informações, a provável formação do Corinthians para o clássico é a seguinte: Cássio, Fagner, Yago, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique e Rodriguinho; Romero, Giovanni Augusto (Guilherme) e Marquinhos Gabriel; Danilo (André). Com 28 pontos, o Corinthians é vice-líder do Brasileirão.


Confira abaixo as informações do Timão para domingo:
Próximo adversário: São Paulo
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data e horário: domingo, às 16h (horário de Brasília)
Escalação: Cássio, Fagner, Yago, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique e Rodriguinho; Romero, Giovanni Augusto (Guilherme) e Marquinhos Gabriel; Danilo (André)
Desfalques: Pedro Henrique, Vilson, Camacho e Lucca Pendurados: Guilherme, Luciano, Pedro Henrique, André, Bruno Henrique e Fagner
Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa-PE), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Jota Jr e Mauricio Noriega)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 14h


15/07/2016 18h54

Com a noiva, Romero fala da adaptação ao Corinthians
Titular absoluto com Cristóvão Borges, atacante vive dias felizes no Brasil, mantém costumes do Paraguai e se mostra cada vez mais fluente no português


Por Marcelo Braga

Ángel Romero, do Corinthians, com sua noiva, Gabriela Miskirich (Foto: Marcelo Braga)

Ángel Romero está em casa. Em junho, completou dois anos de Corinthians, com 79 jogos e 18 gols marcados, sendo 14 deles na Arena Corinthians, o que dá a ele a vice-artilharia do estádio, a um gol de Paolo Guerrero, protagonista do Mundial que deixou o clube como vilão em 2015. Mas a quem o paraguaio é muito grato até hoje.


Foi Guerrero que, em meados de 2014, explicou a ele qual era o tamanho do Corinthians, como ele devia se portar dentro e fora de campo, quais bairros deveria evitar em São Paulo e ainda serviu de intérprete. Ensinamentos aprendidos pelo jogador, hoje aos 24 anos, foram repassados ao zagueiro Balbuena em sua chegada ao clube. Um companheiro para tomar tererê (a bebida típica paraguaia) no CT.

Ángel Romero mostra seu guarda-roupa (Foto: Marcelo Braga)

A companhia da noiva Gabriela Miskirich, com quem está há cinco anos, mas há apenas um ano e três meses no Brasil, também contribuiu com o crescimento de Romero. Foi ela quem ajudou o jogador a superar os momentos de desconfiança da torcida e do próprio técnico Tite. Além disso, em casa, nunca deixou de preparar pratos típicos do Paraguai, como a chipa guasu, uma espécie de bolo de milho salgado.


Em visita do GloboEsporte.com ao seu apartamento nesta sexta-feira, na antevéspera do clássico contra o São Paulo, o atacante explicou passo a passo como deixou de ser um patinho feio para se tornar peça importante na equipe de Cristóvão Borges neste Campeonato Brasileiro.


– Guerrero já estava há dois anos no Brasil e me ajudou na adaptação com o grupo. É diferente chegar em um time grande como o Corinthians, tem de se comportar de um jeito diferente dentro e fora do campo, a torcida é maior. Ele ajudou nisso e ao me indicar onde andar em São Paulo, onde é perigoso, falou de lugares que eu não devia ir para não encontrar outras torcidas. Por exemplo, Perdizes é Palmeiras, Morumbi é São Paulo. E no treino, tudo o que o preparador físico falava, ele traduzia. Não entendia a maioria das coisas que o Mano Menezes falava, ele traduzia.

Romero não corta o cabelo no Brasil. Quatro ou cinco vezes por ano, vai ao Paraguai para dar um trato no visual


Sem nunca ter feito aulas de português, Romero hoje pode ser considerado fluente no idioma. Tudo graças à rotina com os companheiros e aos programas e filmes na televisão.


A única coisa que não faz no Brasil é cortar o cabelo. Vaidoso, vai de três a quatro vezes por ano a Assunção para fazer o corte com Jorge, cabeleireiro da família. Nunca nem pisou em um salão brasileiro.


Abaixo, na primeira parte da entrevista com Romero, ele conta como se adaptou ao Timão. A segunda parte vai ao ar no domingo:

Ángel Romero: orgulho de suas raízes paraguaias (Foto: Marcelo Braga)

GloboEsporte.com: Já são dois anos de Corinthians. Você gosta de viver em São Paulo?
Romero: Gosto bastante, tem muita coisa para fazer. Vou a shopping, cinema, restaurantes. Quando vem minha família de Assunção, que é grande, vamos a alguns lugares. Fomos no Aquário, que no Paraguai não tem, ao Zoológico. Conhecemos a praia, que no Paraguai não tem. Fomos ao Guarujá e ao Rio de Janeiro, fui de carro, cinco horinhas dirigindo, é gostoso. Semana passada fui com minha noiva a Campos do Jordão, com Uendel, Bruno Henrique e as esposas.


O idioma foi um entrave no seu início no Brasil?
Cheguei e não falava nada, não entendia nada, vocês falam muito rápido, para mim foi difícil. Conseguia pegar alguma coisa de futebol, que é a mesma coisa do espanhol, as jogadas, gestos, o treino, você vai pegando. Mas sair para um restaurante era difícil. Meu irmão Fernando ficou comigo nos primeiros seis meses, mas ele também não falava nada. Quem me ajudou muito foi Thiago, um motorista que meu empresário arranjou. Ele facilitava as coisas no nosso dia a dia.


Sua evolução no português foi só conversando e vendo televisão?
Nunca tive aula, foi só assistindo esporte, novelas que eu nem sabia o nome, só via para aprender português mesmo (risos). Agora, não que eu fale bem, mas já entendo, ninguém pode me zoar (risos). Não sei se me zoavam antes, eu não entendia, mas às vezes me olhavam e falavam algo, então me zoavam, né? Alguma coisa tinha por trás (risos). Eu só falava espanhol, então eles pensavam: "Não vou falar com ele". Não me entendiam. Falava mais com Paolo, com Cachito Ramírez e com Lodeiro. O Ralf também falava comigo, por mais que não falasse espanhol, falava português devagar e eu conseguia entender. Aí eu falava espanhol devagar com ele e ia me adaptando ao grupo.


Você via filmes e chegada no final sem entender o que tinha acontecido?
No começo sim, via com meu irmão, mas aí a gente via filme que já tinha visto para ser mais fácil. Já sabia como ia acabar, entendeu? Era só para ver como se fala em português.


Mantém costumes do Paraguai na sua casa?
O tererê é o costume maior, todos os paraguaios tomam. Hoje tomo antes do treino e na concentração com o Balbuena, onde falamos em guarani, nosso idioma. Marlone e Yago começaram a experimentar tererê com a gente.

Ángel Romero, do Corinthians, com sua noiva, Gabriela Miskirich (Foto: Marcelo Braga)

E a comida paraguaia? É presente na sua casa?
Minha noiva faz para mim. O ingrediente é diferente no Brasil, mas ela consegue fazer a mesma coisa, ou compra os ingredientes quando vai ao Paraguai. Ela faz a sopa paraguaia, fez chipa, que é algo parecido com um pão de queijo, faz boribori, que é tipo um caldo de milho. Gosto das comidas daqui, de arroz e feijão, mas não costumo comer muito. Vocês comem sempre.


A chegada de Balbuena ao Corinthians foi excelente para você, né?
Acho que para a adaptação dele foi mais fácil (eu estar aqui). Eu também precisava de um compatriota, facilita, foi legal a vinda dele. Minha noiva estava sozinha e agora a esposa dele faz companhia, ele tem um filho, o Lucca, elas saem no shopping, levam ele para passear. O que ajudou na adaptação dele também é que ele já falava o português, morou na fronteira, em Ciudad del Este. E eu passei para ele como era aqui, o trânsito, onde ir. Já está adaptado.


Você falou bastante sobre o Guerrero e, no início do mês, o Corinthians ganhou do Flamengo por 4 a 0, com dois gols seus, e a torcida disse que o paraguaio é melhor que o peruano. Como foi esse reencontro com ele, que saiu de mal com a torcida?
Tenho amizade com Guerrero e carinho pela ajuda na adaptação ao Brasil. Não posso dizer que é diferente agora porque ele foi embora. Nesse jogo contra o Flamengo, toda a prévia do jogo foi sobre eu estar perto de alcançar a marca dele na Arena. Guerrero fez um gol muito importante no título mundial do Corinthians, é o maior artilheiro estrangeiro. A maneira que saiu não foi boa, todos sabemos, mas ele fez muitas cosias. Me coloco no lugar da torcida e ela tem todo o direito de xingar, a maneira que saiu não foi muito legal. Mas não quero falar mal do Guerrero porque tenho carinho por ele. Trocamos mensagens, brincamos com Peru e Paraguai na Copa América. Nesse jogo ele olhou para mim e se sentiu feliz comigo, porque toda a prévia foi sobre a gente. Nos cumprimentamos e fomos jogar.

Ángel Romero, em seu apartamento  (Foto: Marcelo Braga)























Corinthians lança copos personalizados para o clássico Majestoso deste domingoO objetivo é repetir o sucesso de vendas dos copos da Copa Libertadores da América


17h00 15/07/2016 - Agência Corinthians




Copo será vendido somente no clássico Majestoso deste domingo (17).

Divulgação


Neste domingo (17), às 16h, o Corinthians recebe o São Paulo para mais um clássico Majestoso na Arena Corinthians. Para o duelo contra o rival do Morumbi, o Timão lançou uma linha de copos personalizados do Majestoso. As peças serão vendidas somente neste final de semana na loja Poderoso Timão da Arena Corinthians.

O objetivo é repetir o sucesso de vendas dos copos da Copa Libertadores da América. Na ocasião, cerca de 15 mil peças foram vendidas nos quatro jogos na casa corinthiana.

A loja da Arena fica aberta diariamente das 10h às 18h. O acesso para pedestres é feito pela escadaria da radial - setor oeste - enquanto veículos entram pelo portão staff. Em dias de jogos, o funcionamento acontece em horário especial.










Cristóvão vê Corinthians preparado para o clássico Majestoso: “Estamos prontos”

Majestoso deste domingo, na Arena Corinthians, será o primeiro clássico do treinador no comando do Timão


17h50 15/07/2016 - Agência Corinthians






Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


Na tarde desta sexta-feira (15), após o penúltimo treino antes do clássico contra o São Paulo, neste domingo (17), às 16h, na Arena Corinthians, o técnico Cristóvão Borges concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa do Ct Dr. Joaquim Grava. Na expectativa de comandar o Timão em um clássico pela primeira vez, Cristóvão demonstrou confiança.

“É um grande momento, sabemos disso. Independente da situação em que os clubes estejam, é sempre garantia de espetáculo, de grande jogo. Nós nos preparamos muito bem e estamos prontos para enfrentar o São Paulo" analisou o treinador.

Após testar diferentes formações durante a semana, o técnico corinthiano não definiu o time que inicia a partida de domingo. Com alguns jogadores voltando de lesão, os 11 iniciais serão escolhidos após o treino deste sábado (16), o último antes do Majestoso.

"Tenho um time definido, mas por conta de alguns jogadores que treinaram mais ou menos, a gente faz avaliações. Então vamos deixar para decidir a equipe amanhã, e até por isso treinamos mais de uma formação. Existe a possibilidade de fazermos uma ou duas mudanças, sim", completou o treinador.

Com 28 pontos ganhos em 14 partidas e atualmente na segunda colocação do Brasileirão 2016, o Corinthians vai em busca da quinta vitória seguida na competição nacional, e mira a primeira posição na tabela





Corinthians tem 39 mil ingressos vendidos para domingo
Por conta da grande quantidade de ingressos comprados pela internet e ainda pendentes de confirmação, bilheterias não abrem pra venda de entradas neste sábado


18h20 15/07/2016 - Agência Corinthians

Neste domingo (17), tem clássico Majestoso na Arena Corinthians. O Corinthians recebe 5P em casa pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016, às 16h. Até o fim da tarde desta sexta-feira (15), 39 mil ingressos foram vendidos.

Devido à grande quantidade de ingressos comprados pela internet e que estão pendentes de confirmação, não haverá venda de entradas nas bilheterias neste sábado (16).

Os pontos de venda vão abrir neste sábado (16) apenas para troca dos ingressos comprados pela internet através do site www.fieltorcedor.com.br/ingressos.

PONTOS DE TROCA DE INGRESSOS (das 12h às 17h)

Arena Corinthians

Parque São Jorge

Lojas Poderoso Timão:

Tiete Plaza

Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1465, loja 1056, piso térreo, Pirituba

Shopping D

Avenida Cruzeiro do Sul, 1100, loja 2039

Rua Augusta

Rua Augusta, 1948, Cerqueira César















17:47

Técnico do Corinthians pensa em Pato aberto na esquerda ou como referência no ataque. #trCOR

17:46

Cristóvão Borges encerra agora sua entrevista coletiva no CT Joaquim Grava


17:46

Cristóvão disse que a "urgência" pela contratação de um camisa 9 diminuiu após definição de que Pato vai ficar. Indicação importante! #trCOR


17:43

Busca pelo camisa 9

"Nós estamos tendo dificuldades, sim. Mas isso era antes de definirmos a situação do Pato, e agora é diferente. Não é uma urgência, vamos pensar com calma. Não precisamos de urgência na posição, porque temos Pato e André à disposição", diz Cristóvão


17:42


Ansiedade para o clássico

"Eu sou como todos os outros, me emociono também e gosto disso. O clássico, assim como todos os jogadores, fico com motivação, com vontade do jogo. Mas uma coisa que vale muito é que temos que ter muito respeito ao São Paulo. Mas quando você tem uma equipe que demonstra segurança nas coisas que faz fica com uma confiança maior. Já conversei muito com o grupo, sabemos da importância do jogo. Estou satisfeito, contente com o que está acontecendo, mas sabemos que é jogo duro no domingo", diz Cristóvão


17:39


Bons resultados em pouco tempo

"Nós fazemos projeções, mas minha chegada aqui tinha que ser muito curta, porque cheguei em momento que estávamos jogando quarta e domingo, não tem tempo para treinar, só vídeo e conversa. É muito mais difícil, mas a equipe tem algumas coisas consistentes e conseguimos mexer para dar o equilíbrio que precisava. Nesse processo isso é importante, porque é remontagem, procura de uma equipe. Conseguindo resultados facilita bastante, porque todo mundo vai ganhando confiança", diz Cristóvão


17:38


Time com a cara do Cristóvão

"Não, muito pouco tempo para já ter minha cara, meu jeito. Na sequência terá alguma coisa, mas é uma equipe já treinada há muito tempo, mesmo com remontagem de grupo. É uma outra equipe que está se fazendo, Tite mudou as formas da equipe jogar, fazendo mudanças... Eu continuo esse processo para achar a equipe definitiva, mas as vitórias são importantes para dar confiança", diz Cristóvão


17:36


Saída de Marlone?

"Especulações não atrapalham, e eu trato essas coisas com muita clareza. Quando houve o contato do Sport eu conversei com ele para saber o que pensava e ficou resolvido ali. Ele deseja permanecer e eu disse para ele que a oportunidade vai acontecer para todos. Não posso garantir que vá jogar ou ter sequência, mas terá uma chance", diz Cristóvão



17:35


Empréstimo de Maycon

"Ele é um jovem talentosíssimo, futuro jogador titular do Corinthians. Este empréstimo faz parte do trabalho, e tem muitos jogadores da posição dele aqui. Eu ia colocar ele para jogar, mas não posso garantir sequência para ninguém, a disputa é muito grande. A saída dele, com possibilidade de atuar, é muito boa para todas as partes", diz Cristóvão


17:34


Liderança está perto

"Nós estamos conversando isso desde que cheguei, porque no futebol é ruim depender dos resultados dos outros. Nossa posição sempre foi boa, e o campeonato é muito disputado. Vai acontecer com todos os participantes, e o campeonato é de regularidade. Nos últimos jogos conseguimos regularidade em termos de vitória, e temos que continuar fazendo isso", diz Cristóvão


17:33


Clássico de domingo

"Um grande clássico, que mexe com todos nós, ficamos mais atentos e motivados, todo mundo quer participar. É um grande momento, com equipes de alto nível, e esperamos um grande jogo com nossa equipe vencedora", diz Cristóvão


17:32


Mudar time após quatro vitórias seguidas

"Não me preocupa, porque nos treinamentos que fiz a resposta foi boa, e jogadores estão muito bem treinados, muito bem técnica e taticamente. O grande problema é o adversário. Em relação ao nosso time, com mudanças ou não, vamos dar resposta", diz Cristóvão


17:31


Giovanni Augusto mantido?

"São dúvidas. Por conta disso eu treinei outras formações, pela estratégia que vamos usar no jogo. Nos treinamentos que fizemos em dias anteriores e hoje estamos focados na estratégia do jogo, não tem nada definido em relação a isso", diz Cristóvão



17:30


Pato tratado como "mais um"

"Isso existe em todo clube do mundo. O Neymar deve ser assim, o Messi deve ser assim... O talento é dele, mas o tratamento tem que ser igual, todos precisam ser respeitados. E é natural, vocês acompanham, têm falado. É para que todo mundo se sinta à vontade, porque é muito importante que todo mundo se sinta importante. Mas o talento é de cada um, e essa individualidade vai aparecer se houver força de conjunto, de grupo", diz Cristóvão


17:29


Tranquilidade para tratar questões complexas

"A maneira de tratar é a mesma, a que eu entendo ser correta. Sempre trabalhei com grandes estrelas, jogadores polêmicos, tidos como difíceis, com nomes na história de seus clubes, e nunca tive dificuldade. Isso não é um problema para mim. Essa maneira de tratar e lidar com jogadores não mudará, porque isso me trouxe aqui e fez com que eu conseguisse resolver todos os problemas, e não foram poucos. Algumas coisas vou mudar, claro, porque é um contexto especial", diz Cristóvão



17:26


Elias e André titulares?

"Há um cuidado, sim. Eles estão treinando, estão bem, mas não devem começar jogando, não. Ficaram um tempo se recondicionando, e o jogo é de exigência muito alta. Para começo não é aconselhado, não", diz Cristóvão

17:25


Time para o clássico

"Tenho um time definido, mas por conta de alguns jogadores que treinaram mais ou menos, a gente faz avaliações. Então vamos deixar para decidir a equipe amanhã, e até por isso treinamos mais de uma formação. Existe a possibilidade de fazermos uma ou duas mudanças, sim", diz Cristóvão


17:25


Primeiro mês no Corinthians

"Eu cheguei procurando preservar aquilo que se tem de melhor aqui, e na medida do possível ir colocando as coisas que posso acrescentar, daquilo que entendo e penso de futebol. Isso aconteceu a partir do segundo jogo, com mudança de escalação para que conseguíssemos um equilíbrio que não vi no primeiro jogo. Que bom que os resultados vieram", diz Cristóvão

17:23


Adaptação de Alexandre Pato

"Não joga contra o São Paulo, mas estará contra o Figueirense. Ele foi o jogador que ficou mais tempo sem treinamento com bola, e nos preocupamos em que ele esteja bem para jogar bem. Por isso mais uma semana, e no próximo jogo ele vai estar relacionado", diz Cristóvão


17:23  Cafezinho, professor? #trCOR




17:22


Primeiro clássico pelo Corinthians

"É um grande momento, sabemos disso. Independente da situação em que os clubes estejam, é sempre garantia de espetáculo, de grande jogo. Nós nos preparamos muito bem e estamos prontos, diz Cristóvão


17:19


Cristóvão Borges a caminho da sala de imprensa do CT Joaquim Grava


17:17  Alguns jogadores fazem complemento, como Romero e Bruno Henrique. Atividade, porém, já terminou




17:14  Fim do rachão e hora da tradicional foto do time campeão 



17:06 André acaba de dar um chapéu no rachão. Todo mundo gritou olé #trCOR



17:03  Alexandre Pato teve bom desempenho em todos os treinos que vimos na semana. Mostra interesse e boa técnica, até mesmo no rachão #trCOR


16:59 Mal tuitei o primeiro gol e Pato já fez outro no rachão. É o artilheiro do dia no CT#trCOR


16:58 Copos personalizados do Majestoso vendidos neste final de semana na loja Poderoso Timão da Arena Corinthians#trCOR 




16:58  Primeiro gol do rachão é de Alexandre Pato. Vibrou com os companheiros e subiu na grade pra comemorar #trCOR


16:53 Só Pedro Henrique, Vilson, Camacho e Lucca estão no departamento médico. Uendel e Guilherme Arana não quiseram participar do rachão#trCOR


16:51 Fim de treino técnico. Agora é hora do rachão! #trCOR 


16:45 Cristóvão Borges acompanhou partes dos dois treinos específicos. Se na defesa não há dúvidas, no ataque elas são diversas #trCOR



16:44  Bruno Henrique (Elias) e Rodriguinho; Romero, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel; André (Danilo) é uma escalação possível pro clássico #trCOR




16:41  Auxiliar de Cristóvão, Cassiano comanda o treino dos jogadores de ataque. Pato está na atividade #trCOR



16:28 Elias também treina sem restrições, e em bom nível. Também participa de algumas ações junto com os habituais titulares#trCOR

16:22 André completa as jogadas trabalhadas por Giovanni Augusto, Romero, Marquinhos e Rodriguinho. Tem chances de ser titular no domingo #trCOR

16:19  André e Danilo são os centroavantes do treino, e André trabalha mais com os habituais titulares. Luciano treina na ponta direita #trCOR

16:17 Treino específico dos jogadores de ataque não revela formação titular, já que todos participam e se alternam #trCOR
16:13 Cristian treina sem restrições neste momento, recuperado de lesão na coxa esquerda. Não volta ainda#trCOR

16:13  Defesa titular escalada no treino específico: Cássio; Fagner, Yago, Balbuena e Uendel#trCOR


16:11
Ataque em um campo, defesa em outro. Dia será de trabalhos específicos no CT do Corinthians 



16:06
Giovanni Augusto está no gramado, ao contrário de ontem. Resta saber se Cristóvão ensaiará alguma formação hoje#trCOR
16:04 O zagueiro Vinicius Dell'amore, da base do Corinthians, completa o treino de hoje. Cristóvão não conta com Vilson e Pedro, lesionados #trCOR

16:01 Cássio já deu um susto no treino de hoje, após uma defesa. Ele precisou colocar uma proteção na mão esquerda para voltar#trCOR

16:00 Aquecimento rolando por aqui no momento. Goleiros trabalham no outro campo #trCOR





15/07/2016 17h26 - Atualizado em 15/07/2016 17h39

Corinthians treina, com destaque para Pato, que faz dois gols e já tem data para reestrear pelo Corinthians
Atacante mostra que está com muita vontade de voltar aos gramados durante rachão no CT. Cristóvão diz que ele estará em campo contra o Figueirense, dia 23, na Arena


Por Diego Ribeiro e Marcelo Braga

Pato é o destaque do treino desta sexta
(Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)

Dois belos gols e jogadas de categoria marcaram a presença de Alexandre Pato no treino do Corinthians nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava. Era um rachão, é verdade, mas a atividade serviu para mostrar que o atacante quer jogo e está disposto a voltar logo aos gramados.

Após a atividade, o técnico Cristóvão Borges confirmou que o atacante fará sua reestreia contra o Figueirense, dia 23, na Arena, pela 16ª rodada do Brasileirão.


– Está confirmado. Pato vai para o próximo jogo (Figueirense). De todos, ele é quem está há mais tempo sem treinamentos no campo. Só parte física. Temos de dar mais condição para ele jogar bem. No próximo jogo ele vai estar pronto – explicou o técnico. Antes desse duelo contra o Figueirense, o Timão encara 5P
, neste domingo

O treinador reconhece que Pato gera repercussão e curiosidade entre os torcedores, mas garante que não existe tratamento especial para o atacante.


– Neymar deve ser assim, Messi deve ser assim. O talento é dele, mas o convívio e tratamento devem ser iguais. Com educação, respeito, tem de ser assim. É natural, vocês têm visto e falado sobre ele. Todos se sentem à vontade. É muito importante que todos se sintam importantes. O talento é de cada um, e a individualidade vai aparecer se tiver força no conjunto.

Pato participou sem limitações do treino. Depois de trabalhar finalizações e jogadas ensaiadas, o elenco foi dividido em dois times para o treino recreativo em que os jogadores só podem dar dois toques na bola.

Pato participou do time que tinha Guilherme, Fagner, Marlone e André. Pediu bola, quis jogo. Na primeira chance que teve, recebeu bom passe na área, dominou com categoria e só tirou de Cássio: 1 a 0 para sua equipe.


Na sequência, mais um belo gol. Aberto pelo lado esquerdo, cortou para dentro e acertou um chute em curva. Willians atrapalhou a visão de Cássio, e a bola entrou no canto esquerdo.
Há 35 anos, Oswaldo Brandão comandava o Corinthians pela última vez

Em inúmeras passagens pelo clube do Parque São Jorge, Oswaldo treinou o Timão em 435 oportunidades


16h20 15/07/2016 - Agência Corinthians





No dia 15 de julho de 1985, o técnico Oswaldo Brandão comandou a equipe do Corinthians pela última vez na carreira. Em partida válida pelo Campeonato Paulista, o Corinthians empatou pelo placar de 3 a 3 com o Juventus da Mooca, no estádio do Pacaembu.

Na ocasião, o Timão entrou em campo com César; Zé Maria, Gomes, Wágner e Wladimir; Caçapava, Paulinho, Zenon e Biro-Biro; Washington e Joãozinho. Os gols corinthianos foram marcados por Paulinho, Zenon e Biro-Biro.

Técnico com maior número de partidas à frente da equipe alvinegra com 435 jogos, Oswaldo Brandão foi o treinador do Corinthians em duas das mais importantes conquistas da história corinthiana: o título paulista do quarto centenário, em 1954, e o título do campeonato paulista de 1977, que encerrou um jejum de quase 23 anos sem títulos.









Corinthians lança copos personalizados para o clássico Majestoso deste domingo

O objetivo é repetir o sucesso de vendas dos copos da Copa Libertadores da América


17h00 15/07/2016 - Agência Corinthians


Copo será vendido somente no clássico Majestoso deste domingo (17).

Divulgação


Neste domingo (17), às 16h, o Corinthians recebe o São Paulo para mais um clássico Majestoso na Arena Corinthians. Para o duelo contra o rival do Morumbi, o Timão lançou uma linha de copos personalizados do Majestoso. As peças serão vendidas somente neste final de semana na loja Poderoso Timão da Arena Corinthians.

O objetivo é repetir o sucesso de vendas dos copos da Copa Libertadores da América. Na ocasião, cerca de 15 mil peças foram vendidas nos quatro jogos na casa corinthiana.

A loja da Arena fica aberta diariamente das 10h às 18h. O acesso para pedestres é feito pela escadaria da radial - setor oeste - enquanto veículos entram pelo portão staff. Em dias de jogos, o funcionamento acontece em horário especial.










No 75º jogo na Arena Corinthians, Timão encara maior vítima da história do estádio alvinegro
Corinthians já fez quatro clássicos contra 5P em casa e venceu todos. Outro confronto que Corinthians venceu todos foi sobre a Ponte Preta, mas com saldo de gols menor

11h00 15/07/2016 - Agência Corinthians
O Corinthians fará neste domingo (17) o 75º jogo na Arena Corinthians, com 56 vitórias, 14 empates e apenas quatro derrotas. O adversário será a equipe que é a maior vítima do Timão desde quando o estádio alvinegro foi inaugurado: 5P.

O clássico Majestoso foi disputado quatro vezes na Arena Corinthians. Em todas, o Alvinegro do Parque São Jorge saiu vencedor.

A história do confronto na Arena Corinthians começou em 2014, pelo Campeonato Brasileiro. O Corinthians buscou o empate em ambas e chegou à virada, vencendo por 3 a 2.

Em 2015, foram realizados dois clássicos que entraram para a história. Em fevereiro, o primeiro duelo entre os rivais na história da Libertadores. Deu Timão, 2 a 0. Já em novembro, pelo Brasileirão, o Corinthians aplicou a maior goleada da história sobre 5P, na partida que ficou conhecida como o “6 a 1 do hexa”, já que, depois do jogo, o Corinthians recebeu a taça de campeão brasileiro pela sexta vez.

Por fim, nesta temporada, o Corinthians recebeu 5P em casa pelo Campeonato Paulista. O Timão ganhou novamente do rival na Arena Corinthians, pelo placar de 2 a 0.

O Corinthians também venceu a nos quatro jogos na casa corinthiana. Porém, as vitórias sobre o rival foram mais elásticas. Contra a equipe campineira, foram oito gols marcados contra apenas um sofrido. Já diante 5P, o placar agregado está em 13 a 3.

Corinthians enfrenta 5P pela 15ª rodada do Brasileirão 2016 às 16h deste domingo (17).

Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.

















Cristóvão já cita 'marca de campeão', mas quer impor estilo no Corinthians

Há menos de um mês no Corinthians, treinador reconhece o sistema defensivo como mérito e legado, mas conta seu objetivo no início de trabalho: fazer o Timão atacar mais!

Corinthians tem 80% de aproveitamento com Cristóvão
(Foto: Daniel Augusto Jr)



Cristóvão Borges irá encarar seu primeiro clássico pelo Corinthians no próximo domingo. Ainda que o trabalho não tenha nem chegado a um mês, as impressões são positivas: quatro vitórias e só uma derrota, onze gols marcados e dois sofridos e briga ponto a ponto pela liderança do Brasileirão. Nada mal para quem chegou desacreditado e diante da enorme sombra de Tite. Cristóvão está feliz e não nega. Mas ainda continua faltando mais alguma coisa...
O baiano de fala serena e educada explicou seu principal objetivo neste início de trabalho no Timão: obedecer à tradicional solidez defensiva das passagens de Tite e Mano Menezes e empregar de vez o estilo de jogo que considera ideal. Qual estilo? O ataque!

– Time campeão sabe defender, todo campeão. É uma marca. Quem não sabe defender dificilmente será campeão. O que eu procuro fazer é justamente colocar algumas coisas que acho, com meu estilo, em cima disso. A ideia é defensivamente ter uma solidez e aí colocar outras coisas, posse de bola, troca, movimentação, para ser envolvente no ataque. Meu trabalho no início tem sido esse e a gente está caminhando bem – reconhece o treinador do Corinthians.


Encantado com o trabalho desenvolvido pelos profissionais do clube e também com a estrutura do Timão, Cristóvão também deseja imprimir marcas na equipe. Em sua busca pelo resgate da “essência do futebol brasileiro”, o treinador coloca o time como exemplo de aplicação do futebol moderno, mas isso não impede que ele também se posicione. E busque seu primeiro título, claro.

– Controle de jogo, troca de passes, qualidade técnica, triangulações... São elementos de time moderno, e gosto disso – diz o técnico da equipe que tem a melhor defesa e o segundo melhor ataque do Brasileirão. Ah, e que pode alcançar a liderança já na rodada deste domingo.

Até agora tudo está “caminhando bem”, segundo o técnico. Mas pode melhorar! Domingo, ele terá Elias e André à disposição, e depois até Alexandre Pato. Bom momento, boas notícias... Ao ataque!















Timão define data de volta de Pato, e Cristóvão já pensa em como utilizá-lo
 treinador confirma que atacante irá para o jogo contra o Figueirense, dia 23, na Arena

Alexandre Pato já tem data para reestrear pelo Corinthians. O atacante será relacionado para o jogo contra o Figueirense, na 16º rodada do Brasileirão, sábado (23), na Arena.

A última partida dele foi há três meses, ainda pelo Chelsea, em 9 de abril, contra o Swansea City, pelo Campeonato Inglês. Depois, o atacante apenas treinou e ainda ficou um mês de férias.

Já pelo Corinthians, o último compromisso do jogador foi em 2 de fevereiro de 2014, contra a Ponte Preta.

– Neste jogo ele não vai. Ele está bem, mas ficou mais tempo fora de campo que os outros, precisa de trabalho. Semana que vem ele vai – contou Cristóvão Borges

Questionado sobre como pretende utilizar Pato, que tem contrato com o Corinthians até dezembro, o treinador disse ter duas alternativas:

– Eu não penso muito não (em como escalá-lo), porque é muito simples. Ou ele vai jogar por dentro ou no lado esquerdo, onde ele é melhor. Aí adaptar o time a isso, trabalhar isso para ver se dá certo, porque é onde ele vai melhor. Só que isso também é de acordo com a necessidade da equipe, porque estamos indo bem.









15/07/2016 10h50

As 25 coisas que você talvez não saiba sobre o técnico do Corinthians
O que Zeca Pagodinho, Denner, Vicente Matheus e Woody Allen têm a ver com o técnico Cristóvão Borges? Do que ele gosta? O que odeia? Qual é seu grande sonho?


Por Marcelo Braga



Cristóvão na vitória do Corinthians por 2x1 sobre Santa Cruz, na Arena Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)

Cristóvão Borges tem, neste domingo, às 16h, na Arena Corinthians, seu primeiro clássico como técnico do Corinthians. Em busca da liderança, o Corinthians, com 28 pontos, chegará ao sexto jogo sob o comando de Cristóvão.

Após conversar com várias pessoas que são ou já foram próximas ao treinador, oGloboEsporte.com listou 25 coisas que você, torcedor do Timão, talvez não saiba sobre Cristóvão. Leia, comente e se sinta mais próximo do novo comandante do Corinthians:


PASSOU DIFICULDADES NA INFÂNCIA
Nascido em Salvador em 9 de junho de 1959 (57 anos), Cristóvão era um dos quatro filhos de uma mãe doméstica e de um pai motorista de ônibus. Aos 19 anos, antes de se tornar jogador profissional pelo Bahia, Cristóvão perdeu o pai, Alfredo. Passou a ajudar no sustento da casa entregando marmitas feitas pela mãe Valdelice.


JOGOU COM CASÃO NO CORINTHIANS
Chegou ao Corinthians em 1986, onde atuou com Casagrande. Foram 58 jogos e 13 gols pelo Timão.


DÁ UM AUMENTO AÍ
Em abril de 1987, Cristóvão teve longas reuniões com o então presidente do Corinthians, Vicente Matheus, para renovar seu contrato com o clube. Foram sete no total. Conhecido por ser duro nas negociações, Matheus não deu a valorização que o meio-campista queria, mas tentou “enrolar” o jogador enquanto pôde. Depois do sétimo encontro, sem alternativa, Cristóvão encerrou seu vínculo com o Timão


É MUSICAL
Leninha Brandão, com quem ele é casado há 30 anos, é empresária do sambista Zeca Pagodinho. Cristóvão é muito ligado à música. A paixão vem desde criança, por influência do pai. Em Salvador, foi próximo das famílias de Gilberto Gil e Caetano Veloso. É fã de samba, MPB, Bob Marley, Stevie Wonder e Michael Jackson. Tem coleção de discos. O único filho é produtor artístico.


TODO MUNDO ADORA O CRIS
Sempre foi chamado de Cris pelos familiares. Quando o único filho nasceu, em Curitiba, fruto do primeiro casamento com a fotógrafa Gislenne, deu o próprio apelido ao garoto. “Se ele me chamasse de Cristóvão Filho eu já nasceria velho, né?”, brinca o produtor musical, que chegou a trabalhar com o sambista Mumuzinho.

PÉ DE VALSA
Ex-meio-campista de bom chute, Cristóvão usa os pés muito bem dentro de um salão de dança ao som de Soul Music. Sempre que perguntado, diz que “na Bahia todo mundo sabe dançar”.


DE ESQUERDA
Segundo Casagrande, seu ex-companheiro de Corinthians, Cristóvão era um jogador de esquerda, que pensava diferente da maioria e que não tinha medo de manifestar suas opiniões em uma época de fim de Ditadura Militar. Era amigo dos ex-jogadores Afonsinho e Paulo César Caju, além do músico Evandro Mesquita, todos engajados politicamente.


NÃO JOGA BARALHO
Segundo Wilson Mano, que também foi companheiro de Cristóvão Borges no Corinthians entre 1986 e 1987, o ex-meia nunca gostou da tradicional roda de carteado nas concentrações. Espiava um pouco o jogo e depois partia para o quarto. Até hoje não tem o hábito.

MALHAÇÃO
Um dos hábitos de atleta que Cristóvão mantém até hoje é o de fazer exercícios regularmente na academia. Em todos os clubes que passou, fez disso uma rotina. Segundo funcionários do Corinthians, o técnico usa as dependências do CT Joaquim Grava para realizar treinos "no modo hard", ou seja, com alto grau de dificuldade.


TRANQUILÃO...
Todas as pessoas que descrevem Cristóvão Borges usam a palavra “tranquilo”. Outras tantas usam o adjetivo “sereno”. Algumas amigas de Leninha Brandão deram até um apelido ao treinador: Buda Nagô, forma de tratamento usada por Gilberto Gil com Dorival Caymmi.


...EXCETO QUANDO...
O que tira Cristóvão do sério? Erros de passes em jogo de futebol. Por ter sido um jogador de talento, o treinador se irrita muito quando seus jogadores interrompem situações de ataque por conta desse tipo de falha.


É PRAIEIRO
Ama Salvador, mas também as praias do Rio de Janeiro, onde tem casa na Zona Sul. Até nos Emirados Árabes, onde trabalhou como auxiliar de Toninho Cerezo, vivia na praia.


REI DO FUTEVÔLEI?
Quando está no Rio de Janeiro, Cristóvão pode ser encontrado aos fins de semana batendo uma bolinha com amigos de longa data na sua rede no Leblon. Quando era auxiliar do Al Shabab, nos Emirados Árabes, participava de disputas com outros brasileiros. Assim conheceu Cassiano de Jesus, que hoje é seu auxiliar técnico. Curiosamente, Cristóvão não participa de peladas. As dores que sentia o fizeram abandoná-las.


PIPOCA
O programa noturno perfeito para Cristóvão Borges é uma sessão de cinema seguida de um bom restaurante. Gosta de diversos diretores, como Woody Allen. O último que viu nas telonas foi "Jogo do dinheiro", dirigido por Jodie Foster e com George Clooney e Julia Roberts no elenco.



Cristóvão Borges durante treino do Timão no CT Joaquim Grava (Foto: Mauro Horita/Agif/Estadão Conteúdo)

ESTUDIOSO
É viciado em futebol. Em casa, faz leituras, assiste a partidas e navega em programas de computadores que analisam táticas.

Cristóvão também foi educado no catolicismo na infância, mas não pratica. Não tem o hábito de frequentar igrejas e acender velas.


SEM SUPERSTIÇÃO
Sabe aqueles rituais que vários treinadores têm? Cueca da sorte, cor preferida, pé direito para entrar no campo...Nada pega Cristóvão. “É desprovido de manias”, garante o auxiliar Cassiano. “É um dos poucos técnicos que conheci que não tem superstição”, confirma o ex-meia Felipe.


AVÔ BABÃO
Aos 30 anos, o filho Cris é pai de uma garotinha de três, chamada Mallu. Babão, o avô Cristóvão Borges frequentemente liga para saber da menina, que mora no Rio de Janeiro.



Cristóvão Borges gosta de estudar táticas nos momentos livres (Foto: Richard Souza / GloboEsporte.com)

NÃO DÁ LIKE
Cristóvão Borges não usa redes sociais para publicar fotos e interagir com amigos e fãs: “Ele odeia Facebook, não tem nada disso”, disse Leninha.


JÁ COZINHOU PELO SKYPE
Quando morou nos Emirados, pedia ajuda de uma cozinheira da família. Por meio do aplicativo Skype, interagia enquanto preparava sua própria comida. Gosta muito da culinária baiana, principalmente bobó de camarão e moqueca de peixe. É fã também de feijoada e de cozido. Com a mão na massa, porém, não tem grande talento. Faz apenas os ovos mexidos que come de manhã.


BEBE SOCIALMENTE
Uma ou duas taças de vinho ou champanhe já são suficientes para o treinador durante um jantar ou uma comemoração. Gosta também de cerveja. Nunca fumou.

ZOEIRA NO ZAP ZAP
o técnico teve o número de telefone vazado na internet e passou a receber uma porção de mensagens no aplicativo de conversas WhatsApp. “Por um tempo eu aturei. Recebia torpedos de todos os tipos de pessoas. Aí deletei (o app)”, lembra.


A VOLTA DO ZAP ZAP
Depois que chegou ao Corinthians, o técnico baixou novamente o aplicativo de conversação para manter contato com algumas pessoas. Nesta semana, escolheu o apartamento que vai morar. A esposa visitava as opções, fazia vídeos e enviava para o treinador avaliar nos intervalos dos treinos, no CT.


A FALTA DE TÍTULO INCOMODA
Se Cristóvão tem um sonho? A conquista de um título como técnico profissional. Confiante, diz que logo será campeão.












CORINTHIANS HOJE
15/07 - Sexta-feira
15h30 - Treino no CT Dr. Joaquim Grava