15 de jun. de 2016

CORINTHIANS 14/06/2016

TITE AINDA NÃO ANUNCIOU SEU FUTURO









Após quase três horas de reunião, corinthiano técnico Tite deixa CBF sem revelar escolha

Entidade informa apenas que foi uma boa primeira conversa, ainda não conclusiva

Por Martín Fernandez e Vicente Seda

Após quase três horas de reunião entre Tite e presidente da CBF a seleção brasileira segue, ao menos por ora, sem treinador. O técnico do Corinthians chegou à sede da CBF na noite desta terça-feira, horas depois de Dunga ser demitido, ficou reunido a portas fechadas com o presidente da confederação e deixou o local sem dar declarações. Ao final do encontro, a entidade informou apenas que foi uma boa primeira conversa, ainda não conclusiva. Outras reuniões, ainda sem data marcada, acontecerão para definir se Tite será ou não o novo técnico da Seleção.





Informações de quem participou da reunião: 1) Tite deve deixar a Olimpíada com Micale 2) Não se chegou ao ponto de discutir salário #trbrasil


Diretoria do Corinthians vai insistir nesta quarta pela permanência de Tite. Promessa é de tentar ao máximo #trsccp #trbrasil

23h58
Segundo a Rádio Globo, Tite já está no aeroporto, prestes a embarcar novamente para capital paulista. O treinador se reunirá com o presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, amanhã, para apresentar a proposta da CBF.

Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!


23h44. Tite acaba de ir embora da CBF. Não falou. Ninguém na CBF fala #trbrasil #trsccp


Ideia é de uma grande despedida para Tite na Arena Corinthians no domingo. Mas isso se ele aceitar a proposta da CBF #trsccp


Se Tite fechar com a Seleção, Timão não abre mão de tê-lo no comando da equipe contra Flu, em Brasília, e Botafogo, em Itaquera #trsccp

CORINTHIANS SUB 20 VENCEU vit em SALVADOR PELO BRASILEIRO SUB 20, GOLS DE CARLINHOS E LEO JABA. CORINTHIANS SOMA 7 PONTOS EM 4 JOGOS E ESTÁ CLASSIFICADO AS OITAVAS DO TORNEIO
O Corinthians ficou com a segunda vaga do Grupo A . No Barradão, o Corinthians venceu o Vitória por 2 a 1, e chegou a sete pontos, subindo para o segundo lugar da chave.








CORINTHIANS SUB 20 TEM 3 JOGADORES CONVOCADOS PARA SELEÇÃO
Três jogadores do Timão foram convocados pelo técnico Rogério Micale para participar de um período de treinos na Granja Comary pela Seleção Brasileira Sub-20. O goleiro Filipe, o zagueiro Leozão e o atacante Léo Jabá, todos do Corinthians tricampeão Mundial sub 17 em 31/5/2015 estão na lista divulgada CBF na noite desta terça.









14/06/2016 19h33

Balbuena volta ao Corinthians
Zagueiro paraguaio se reapresenta após Copa América e vai substituir o negociado Felipe, ex Corinthians. Em entrevista, porém, 13 das 17 perguntas foram sobre o futuro do técnico do Timão


Por Diego RibeiroS

Balbuena durante a entrevista desta terça-feira no CT Joaquim Grava (Foto: Diego Ribeiro)

O Corinthians recebeu de volta o zagueiro Balbuena, que treinou com bola nesta terça-feira e deve ser titular contra o Fluminense, quinta-feira, em Brasília. Corinthians vendeu Felipe por 25 milhões

Por isso, o zagueiro foi escalado para dar entrevista coletiva no fim da tarde. Quando sentou em sua cadeira na sala de imprensa, porém, não foi questionado sobre seu retorno ao time. Das 17 perguntas do encontro, 13 foram sobre a possível ida de Tite para a seleção brasileira.

Quando foi convidado a responder sobre sua presença no time, ele ressaltou a disputa por posições que o elenco terá por duas vagas na defesa.

– A briga fica igual, eu, Vilson, Yago, Pedro Henrique... Será uma disputa por dois lugares. A competitividade será mais alta, bom para o time – disse Balbuena.

Sobre Tite, o paraguaio mostrou respeito à possível escolha pela seleção brasileira. O zagueiro, inclusive, vê seu atual comandante preparado para assumir a responsabilidade.

– O Tite é o mais indicado para qualquer processo, pelo bom trabalho que faz não só aqui, mas em toda a carreira. Independentemente de ser ele ou não o técnico da Seleção, o treinador que pegar a seleção brasileira vai ter esse objetivo de recuperar a confiança do torcedor. A paixão pela Seleção tem de voltar – afirmou o zagueiro.

Por outro lado, Balbuena preferiu não especular sobre o nome de um novo técnico.

– Não sabemos como será o futuro. O que podemos assegurar é que quem vier vai encontrar um elenco com muito potencial, em crescimento. É trabalhar para entrar em campo, independentemente de quem estiver no comando – afirmou.

Balbuena e Yago devem ser os titulares da zaga do Corinthians contra o Fluminense. A escalação só será conhecida depois do treino de quarta-feira, no CT Joaquim Grava.








Corinthiano, ex presidente Andrés Sanchez: 'Tite não é burro de ir para a Seleção Brasileira agora'

Ex-presidente do Corinthians diz que a melhor opção para o treinador é permanecer no clube, mesmo se Edu Gaspar também for para a CBF

O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, disse que "Tite não é burro de ir para a Seleção agora", em entrevista ao blog Panorama Esportivo, do O Globo.

- O Tite tem muitos defeitos, mas não é burro de ir para a seleção agora! Como ele vai sozinho para lá? - argumentou Andrés, que era superintendente de futebol do Corinthians até o fim do ano passado.
Ele acredita que Tite não deveria ir para a Seleção Brasileira mesmo se Edu Gaspar, atual gerente de futebol do Timão, também for. O cargo de coordenador de seleções está vago, já que Gilmar Rinaldi também foi demitido pela CBF.

- Isso não é a solução. Você acha que o Edu tem poder político para fazer a interface com o presidente da CBF? Não tem. Na comissão, Tite leva quem quiser. Mas o problema é maior do que a comissão técnica. O problema lá é diretoria, comando.

Andrés Sanchez é desafeto do atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, e acredita que pode um dia chegar ao cargo máximo da entidade.
- O cara está em um puta clube tranquilo e vai lá para quê? Para ser parapeito de presidente? Ele tem 55 anos. Quantos chances você acha que ele ainda terá de treinar a seleção? - indagou Andrés.





CORINTHIANS PÕE A VENDA INGRESSOS DE 3 JOGOS PARA FIEL TORCEDOR DIAS 3/7 X fla,16h, dia 17/7 x 5P, 16h e dia 23/7 x fig, 16h
















Calado sobre Seleção, Tite vira centro das atenções em treino corinthiano

14 JUN 2016 19h04

O técnico Tite é há algum tempo considerado o profissional mais importante do Corinthians, mas em nenhum treino desde que retornou ao clube, em 2015, e comandou o Corinthians hexacampeão Brasileiro ele chamou tanta atenção quanto no da tarde desta terça-feira, algumas horas depois de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmar a demissão do colega Dunga. Alvo das câmeras assim que os portões do CT Joaquim Grava foram abertos, o provável herdeiro do cargo na Seleção Brasileira se mostrou bem mais participativo e agitado do que normalmente.

No trabalho, Tite ministrou aos atletas que não atuaram no Derby um coletivo em campo reduzido, ganhando o reforço de nomes como Luciano e Guilherme. Na ocasião, percorreu todos os lados do gramado, da linha de fundo à lateral, orientando bastante cada toque na bola. Em meio à locomoção, não deixava de observar as diversas câmeras posicionadas atrás de um dos gols.

Ainda que goste bastante de supervisionar os treinos, Tite geralmente conversa com os seus auxiliares apenas em um canto nas atividades parecidas com a desta tarde, aplaudindo esporadicamente alguns acertos dos jogadores. Atitude parecida ele só tem no "treino-fantasma", feito em vésperas de jogos, mas nem nessas situações se nota o gaúcho tão irrequieto.

O momento que todos esperavam se deu após cerca de 1h40 de treinamento, quando o treinador encerrou a movimentação. Todos se aglomeraram na passagem entre o último gramado e o hotel do CT, esperando qualquer palavra do possível comandante da Seleção. Calado, ele apenas acenou e seguiu rumo à parte interna do local, não sem antes cumprimentar alguns funcionários do clube que estavam no caminho.

A expectativa no Alvinegro é que o comandante esteja no banco de reservas ao menos para os jogos contra o Fluminense, na quinta-feira, em Brasília, e frente ao Botafogo, no domingo, em Itaquera, uma possível despedida. Apesar de não confirmarem qualquer proposta pelo técnico, os corintianos sabem que a possibilidade de ele ir para a Seleção é bastante real.

"Ele é um grande treinador e uma excelente pessoa. Mas nós, jogadores, não podemos entrar nessa questão. É um caso complexo. Se ele for, será mérito dele, pelo trabalho que tem feito. Como foi o caso do Felipe, que teve oportunidade de ir para a Europa. No caso do Tite, é a mesma coisa. Se ele tem oportunidade de fazer outro trabalho e deseja, tomara que tenha sucesso. Nós estamos nos preparando para enfrentar o Fluminense", disse o zagueiro Balbuena.

À espera da definição do treinador e da CBF, o time fará nesta quarta-feira seu último treino antes de encarar o Flu, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O trabalho está marcado para as 15h30, a princípio, com a participação normal de toda a comissão técnica







No Corinthians, Balbuena prevê melhora de zagueiros

Helder Júnior e Tomás Rosolino

14/06/2016 18:48:27

De volta da Copa América, paraguaio virou titular com a ausência de Felipe (foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)
O zagueiro paraguaio Balbuena acredita que o Corinthians continua com boas opções para o setor. Ele elogiou os seus concorrentes de posição nesta terça-feira, após treinamento no CT Joaquim Grava.

“Vilson, Yago, Pedro Henrique e eu vamos disputar dois lugares, e isso dá competitividade aos jogadores, aumenta o nível técnico. Será algo bom para o Tite”, confiou Balbuena.

“Isso é uma suposição, e não quero entrar nesse jogo. Hoje, o Tite está com a gente e só estamos pensando no jogo de quinta-feira”, disse Balbuena

 Balbuena será titular do Corinthians ao lado de Yago no próximo compromisso do Campeonato Brasileiro. Vilson está em fase final de recuperação de um edema na coxa direita, e o jovem Pedro Henrique só tem uma partida como profissional, a recente vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Coritiba.










Pedido por permanência de Tite no Corinthians viraliza e entra no Trending Topics do Twitter
Torcedores do Timão fazem campanha para que técnico fique no clube e hashtag #FicaTite repercute em rede social

Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciar a demissão do técnico Dunga, na tarde desta terça-feira (14 de junho), um movimento protagonizado por torcedores do Corinthians emergiu no Twitter.
Com a hashtag #FicaTite, para que o treinador não aceite a possível ida para a Seleção Brasileira e fique no Timão, os seguidores do clube paulista chegaram aos Trending Topics.
Além da hashtag, que ganhou rápido espaço na rede social, torcedores corintianos divulgaram imagens de apoio à permanência do treinador, que é apontado como principal substituto de Dunga no cargo.

Há um ano e seis meses na terceira passagem pelo comando do Corinthians, Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, conta com enorme prestígio da diretoria e principalmente dos torcedores. Entre os principais feitos no clube, o técnico comandou o Corinthians Campeões Brasileiro (2011 e 2015), a Copa Libertadores da América (2012) e o Mundial de Clubes da Fifa (2012), paulista e Recopa Sul Americana (2013).









Andrés Sanchez acha que Tite vai ficar no Timão: 


"O Tite tem muitos defeitos, mas não é burro de ir para a seleção agora! Como ele vai sozinho para lá?", disse em entrevista ao jornal O Globo








Corinthiano Balbuena comenta disputa de titularidade na zaga: “Dá competitividade aos jogadores”

Após disputar Copa América Centenário pela Seleção Paraguaia, zagueiro deve ser opção para o próximo jogo do Corinthians pelo Brasileirão, contra o Fluminense, nesta quinta (16) em Brasília


18h00 14/06/2016 - Agência Corinthians



Balbuena deve ser opção para o próximo jogo do Corinthians contra o Fluminense, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, nesta quinta-feira (16), às 20h

© Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians


O Corinthians fez mais um treino no CT Dr. Joaquim Grava nesta terça-feira (14). Após a atividade, Balbuena, que retornou do Estados Unidos após representar a Seleção Paraguaia na Copa América Centenário, conversou com a imprensa em entrevista coletiva. O zagueiro destacou a concorrência pela titularidade na zaga corinthiana, que pode ajudar o time alvinegro a evoluir.

“Vamos disputar dois lugares, e isso dá a competitividade aos jogadores, para aumentar o nível. Isso também vai ser bom para o Tite”, afirmou o defensor.

Balbuena deve ser opção para o próximo jogo do Corinthians contra o Fluminense, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, nesta quinta-feira (16), às 20h, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro 2016.

Corinthians têm ingressos à venda pelo Fiel Torcedor

Inicialmente, a compra dos ingressos será liberada para associados com 36 pontos ou mais contabilizados até o dia 23 de maio dos planos Minha Vida, Minha História e Minha Torcida e sócios do plano Meu Amor com qualquer pontuação

14h00 14/06/2016 - Agência Corinthians

Assim como já foi feito duas vezes neste Campeonato Brasileiro, o Corinthians lança mais um pacote com ingressos de três jogos na Arena Corinthians pela competição nacional – Flamengo, 5P e Figueirense – para os sócios do Fiel Torcedor. A venda para beneficiados será aberta nesta terça-feira (14), às 15h, no www.fieltorcedor.com.br e no posto de atendimento do programa, localizado no Parque São Jorge.

Inicialmente, a compra dos ingressos será liberada para associados com 36 pontos ou mais contabilizados até o dia 23 de maio dos planos Minha Vida, Minha História e Minha Torcida e sócios do plano Meu Amor com qualquer pontuação. A prioridade será dada até as 14h desta quarta-feira (15).

Às 15h da mesma quarta, a venda vai ser aberta a todos os sócios adimplentes, exceto dos planos Minha Paixão e Minha Nação. Cada jogo comprado dará um ponto ao associado.

Para essas três partidas, o setor Oeste Superior só será liberado quando o Leste Superior estiver esgotado.

O Corinthians enfrenta o Flamengo no dia 03 de julho (domingo), às 16h. Já o confronto contra o São Paulo está marcado para as 16h do dia 17 de julho (domingo). O jogo contra o Figueirense acontecerá no dia 23 de julho (sábado), às 16h.




Valor de face dos ingressos (sem descontos)

Norte: R$ 50,00

Sul: R$ 50,00

Leste Inferior: R$ 80,00

Leste Superior: R$ 100,00

Oeste Inferior: R$ 180,00

Oeste Superior: R$ 120,00*

*Esse setor só será liberado quando o setor Leste Superior estiver esgotado




Descontos por plano/jogo




3 jogos

Minha Vida: 30%

Minha História: 40%

Meu Amor: 50%

Minha Torcida: 30%




2 jogos

Minha Vida: 25%

Minha História: 35%

Meu Amor: 45%

Minha Torcida: 25%




1 jogo
Minha Vida: 20%

Minha História: 30%

Meu Amor: 40%

Minha Torcida: 20%




Setores disponíveis por plano
Minha Vida: Sul, Leste Inferior, Leste Superior e Oeste Superior
Minha História: Leste Inferior, Leste Superior, Oeste Superior e Oeste Inferior
Meu Amor: Leste Inferior, Leste Superior, Oeste Superior e Oeste Inferior
Minha Torcida: Norte















CORINTHIANO ZAGUEIRO BALBUENA FALA:
Balbuena só respondeu uma pergunta sobre seu retorno ao time após a Copa América. Tite domina o noticiário do dia, não tem jeito. #trsccp
"O Tite é o mais indicado para qualquer processo, pelo bom trabalho que faz não só aqui, mas em toda a carreira. Independentemente de ser ele ou não o técnico da Seleção, o treinador que pega a seleção brasileira vai ter esse objetivo de recuperar a confiança do torcedor. A paixão pela Seleção tem de voltar, e tem material para fazer isso", comenta Balbuena.

"Hoje o Tite está conosco, então é muito difícil falar em futurologia. Prefiro ser realista e falar na situação de hoje, que é o Tite no Corinthians", explica o zagueiro

"Não sabemos como será o futuro. O que podemos assegurar é que quem vier vai encontrar um elenco com muito potencial, em crescimento. É trabalhar para entrar em campo, independentemente de quem estiver no comando", diz Balbuena.



"Tite não vai ter problemas na Seleção. Claro que o trabalho é diferente do que em um time, não tem o dia a dia, não tem todo esse tempo para trabalhar. Nas seleções, você escolhe os jogadores para compor elenco e a qualidade é muito grande. Não precisa de tanto trabalho", comenta Balbuena.

 "Tite não falou nada sobre a situação da Seleção, falou só de alguns lances do jogo e questões táticas da proxima partida. Foi mais um dia de trabalho, é um diálogo que acontece sempre. Coisas pontuais que ele observou no jogo de domingo".

Daria um conselho a Tite, Balbuena? "Pense bem! Mas em qualquer decisão que ele tomar, estamos com ele. Como dizem no Brasil, tamo junto".
"O Tite é uma grande pessoa, mas não podemos entrar nessa questão. É um caso muito complexo, sabemos da qualidade do Tite, se ele for será mérito dele, todo o trabalho que foi feito. É o mesmo caso do Felipe. Teve a oportunidade de ir trabalhar em outro lugar, abriu portas e foi. No caso do técnico é a mesma coisa. Vamos respeitar o que ele decidir", diz Balbuena.
Balbuena responde sobre a negociação de Felipe com o Porto: "A briga fica igual, eu, Vilson, Yago, Pedro Henrique... Será uma disputa por dois lugares. A competitividade será mais alta, bom para o time".

"Respeito todas as seleções, sem exceção. Hoje em dia não dá para menosprezar ninguém", diz Balbuena.
Balbuena é questionado sobre a reunião de Tite com os jogadores: "Foi um diálogo normal, o Tite sempre faz isso depois dos jogos, fala dos lances, coisas que dizem respeito à partida seguinte. Foi só isso, não teve nada mais. A princípio, foi um dia normal de trabalho".

Começa a coletiva de Balbuena: "Foi um dia normal e tranquilo".




Cristian e Danilo têm lesão detectada e viram desfalques no Corinthians

Volante tem lesão muscular na coxa esquerda e e será desfalque por três ou quatro semanas. Meia tem lesão na panturrilha direita e ficará fora de quatro a seis semanas

O Corinthians não poderá contar com Cristian e Danilo para as próximas rodadas do Brasileirão. O volante teve lesão muscular na coxa esquerda detectada, já iniciou tratamento e será desfalque por três ou quatro semanas. Já o meia tem lesão muscular na panturrilha direita e ficará fora de quatro a seis semanas.

Cristian sofreu a lesão durante o Dérbi no último domingo. O jogador, inclusive, teve de ser substituído no segundo tempo ontem

O volante vinha em uma sequência como titular no meio de campo do Timão. No Dérbi, por exemplo, Maycon entrou em seu lugar. As outras opção do elenco são Elias, que estava com a Seleção na Copa América e se reapresenta nesta quarta-feira, Willians e Camacho.

Danilo, por sua vez, é reserva e entrou no lugar de Guilherme na segunda etapa do Dérbi.

O primeiro jogo que a dupla será desfalque será nesta quinta-feira, Corinthians contra Fluminense, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O duelo é válido pela oitava rodada do Brasileirão.






17:01



E Tite parte para a parte interna do CT.

17h
Tite não se manifesta na saída do gramado. Deve ir ainda hoje para o Rio de Janeiro. #trsccp

Lembrando: Tite conversou com o presidente Roberto de Andrade no CT Joaquim Grava antes do treino. Diretoria se esforça para que o treinador permaneça, mas deixa a decisão nas mãos dele. Reunião à noite, no Rio, vai definir o futuro do treinador.
Treino terminou. Tite continua no gramado com a comissão técnica. #trsccp

Tite vai viajar para o Rio de Janeiro após o treino para se reunir com dirigentes da CBF. Resposta se ele aceitará ou não o cargo deve sair no decorrer da noite.


16:50 Romero acaba de marcar um golaço no treinamento, de voleio. Ele trabalha entre os reservas e os que não costumam ser relacionados #trCOR


16:44 Matheus Vidotto corre no campo anexo. Ele se recupera de uma hérnia #trCOR


16:42 Guilherme era único titular ainda em campo. Já a caminho da academia do CT #trCOR




Tite em campo. Alguns funcionários do clube tiveram papo mais longo com o técnico nesta terça. #trsccp






Titulares do Corinthians fazem trabalho leve com bola. #trsccp











Balbuena estava com o Paraguai na Copa América e hoje treina em campo. Substituto natural de Felipe. #trsccp

Confirmada a entrevista coletiva de Balbuena. #trsccp


Por enquanto, não há previsão de entrevista com dirigentes. Balbuena deve falar após o treino. #trsccp


16:35
Balbuena concederá entrevista coletiva hoje, depois do treino. Ele volta ao time depois de cinco jogos, estava na Copa América #trCOR


16:31
Após curto intervalo, Tite retoma o comando do treino técnico do Corinthians no CT #trCOR

16:27
Alguns jogadores titulares já deixaram o gramado rumo à academia do CT. Pelo visto, não haverá definição de time titular hoje #trCOR


16:23
Luciano e Guilherme não estavam no bolo dos titulares, que treinam em outro campo. Eles atuam com os reservas e não relacionados #trCOR


Walter, Luciano e Guilherme participaram do treino técnico, Cristian está machucado e Felipe viajou a Portugal. #trsccp

16:21
Tite muito participativo no treinamento técnico. Caminha de um lado a outro, orienta, conversa com auxiliares... #trCOR


16:16
Não há definição de time no treinamento, já que a maioria dos habituais titulares estão em outro campo #trCOR


16:15
Alguns titulares treinam em outro campo: Bruno Henrique, Fagner, Uendel, Yago, Giovanni e Marquinhos #trCOR

Seis titulares fizeram leve trabalho em outro campo: Fagner, Uendel, Giovanni, M. Gabriel, B. Henrique e Yago. #trsccp


Não há definição sobre o time. Alguns titulares fazem trabalho à parte em outro campo. #trsccp 16h15



16:13
Pessoas do #Corinthians sabem que Tite jamais toma decisões sozinho. Ouvirá a diretoria e dizem que não será apenas por ouvir #trCOR #trCBF


16:10
Tite treina no CT do #Corinthians. Gente do clube ainda fala que ele ponderará estabilidade, confiança e idolatria no clube #trCBF #trCOR




16:07
Tite teve rápida conversa com o grupo e agora divide time. Trabalho normal, preparação para enfrentar o Flu #trCOR 

Ninguém no CT se pronuncia sobre Tite. Por enquanto, técnico comanda o treino. #trsccp


Danilo teve lesão moderada na panturrilha durante treino de ontem. Fora de QUATRO a SEIS semanas. #trsccp




Suspenso, Cristian teve detectada lesão muscular na coxa esquerda. Fora de três a quatro semanas. #trsccp




Tite orienta jogadores e trabalha normalmente. Assunto Seleção não muda o comportamento dele no treino. #trsccp 16H08
O treino está rolando, Tite comanda normalmente... Confira aí como vai sendo o dia que pode ser o do adeus do treinador. Tite reúne elenco para trabalho no gramado. #trsccp
Timão cumpriu papel de tentar convencer Tite a ficar. Clima é de confiança entre alguns dirigentes #trsccp 16H


Treinador conversou muito com o presidente Roberto de Andrade no CT antes do treino #trsccp 15H50

Fica agora a expectativa sobre o futuro de Tite. Tendência é de que o treinador aceite o convite de dirigir a seleção brasileira. Timão treina daqui a pouco no CT Joaquim Grava.15H18

Ninguém no Corinthians se arrisca a dizer que Tite vai para a Seleção #trsccp
Corinthians conta com Tite para o jogo de quinta contra o Fluminense. Seria a provável despedida, fora de casa. #trsccp

15H14

Segundo o repórter André Hernan, do SporTV, Dorival Júnior também é um dos nomes cotados para assumir o Timão.


Muita expectativa no CT Joaquim Grava. Tite e o presidente Roberto de Andrade estão no local. Daqui a pouco, a equipe treina.14H47


Tite chegou ao CT Joaquim Grava para comandar o treino da tarde #trsccp 14H34











CORINTHIANS PODE TER QUE LIBERAR COMISSÃO TÉCNICA PARA SELEÇÃO BRASILEIRA. ASSIM SAIRIAM TÉCNICO TITE, AUXILIAR CLÉBER XAVIER, PREP GOL. MAURI LIMA E GERENTE EDU GASPAR



ESPECULA-SE QUE CORINTHIANS POSSA TRAZER TÉCNICO ABEL BRAGA OU FERNANDO DINIZ OU MANO MENEZES globo esporte

EDUARDO BAPTISTA E DORIVAL JR SAO OUTROS BOATOS

 arbitragem para jogo do Corinthians em brasilia, mando do fluminense, quinta, a partir das 20h:

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro – MG (FIFA)


Árbitro Assistente 1: Guilherme Dias Camilo – MG (FIFA)


Árbitro Assistente 2: Pablo Almeida da Costa – MG (ASP-FIFA)


Quarto Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadao – GO (ASP-FIFA)
















Presidente do Timão Roberto Andrade xinga imprensa quando lê notícias mentirosas e pede para torcedor sempre apoiar o Corinthians

Ele vê classificação a Liberta como obrigação e só quer reforço se ele for 'acima da média'

Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Roberto de Andrade diz que time atual 'não pode ficar abaixo do quarto lugar da tabela'. Ele ainda fala sobre reforços, André, Pato, torcida...


Bruno Cassucci, Gabriel Carneiro e Rodrigo Vessoni

14 JUN2016
07h49


Presidente do Timão desde o início do ano passado, Roberto de Andrade tem confiança no grupo atual. Somando Felipe, em fase final de negociação com o Porto, ele já perdeu sete titulares campeões brasileiros de 2015 - restaram apenas Cássio, que hoje é reserva, Fagner, Uendel e Elias. Para compensar as perdas, o Timão investiu R$ 50 milhões em 13 contratações para a temporada, além da confiança plena no trabalho de Tite, que agora é a bola da vez para deixar o clube.

Roberto de Andrade recebeu a reportagem do LANCE! na sala da diretoria do Timão no CT Joaquim Grava, e falou sobre todo o planejamento para o segundo semestre. Ainda que nas entrelinhas, fez uma forte cobrança para que a equipe termine o Campeonato Brasileiro no G4. Ele tem nos planos vencer a Libertadores da América em seu mandato, e não cogita a ideia de ficar fora do torneio que o Timão participou de seis das últimas sete edições.

- Pelo time que a gente tem, comissão técnica que temos, e pelo clube que é, não pode ficar para baixo do quarto lugar da tabela. É minha visão. E não é visão diferente de ninguém aqui dentro.

LEIA A ENTREVISTA DE ROBERTO DE ANDRADE AO LANCE!:

O senhor costuma dar muitas entrevistas, mas há algo que não te perguntam e que gostaria de dizer?
Não gostaria de falar. Se eu pudesse ficaria xingando vocês (jornalistas) de manhã até de noite, mas como não posso é melhor deixar quieto. Eu não reclamo quando vocês colocam coisa ruim, eu só reclamo quando vocês inventam. Coisa ruim, se existiu, é um fato, pode ser falado. Mas quando vocês inventam, aí é foda, aí é complicado. Se aconteceu não tem problema nenhum, mas inventar o que não existe é ruim, não é papel da imprensa. E nem é meu papel ficar desmentindo. Quantos órgãos de imprensa existem? Centenas. E eu sou só um. Se eu for fazer isso vou fazer o dia inteiro. Não gosto. A gente sabe que o Corinthians dá mais cliques, então melhor uma notícia desgraçada do que uma notícia satisfatória, mas aí a gente vai entrar em uma seara que não é a minha.

Diz isso por causa da suposta agressão aos jogadores em Salvador, na véspera do jogo contra o Vitória?
Sim, porque não é verdade. Pode perguntar para quem esteve, porque não houve agressão. Eu não estava, mas o que me disseram é que não houve agressão. Xingamento teve sim, porque ninguém vai cobrar ninguém pedindo por favor. Mas agressão, ao contrário do que disseram, não teve, mas aí as coisas tomam uma proporção desnecessária. Acho que isso poderia ser evitado. Agora, cada um é cada um. Infelizmente.

Você demonstrou muito nervosismo ao falar sobre a reunião com torcedores no CT na última vez em que falou sobre isso. Mudou alguma opinião?
Não muda nada. Eu só relatei um fato. Não aconteceu nada, hoje está todo mundo aqui trabalhando, o time jogando, problema nenhum.

E por que estava exaltado naquele dia?
Porque chega certa altura do campeonato em que certas coisas me irritam. Quiseram fazer de uma conversa um fato alarmante que não é. Ninguém veio aqui colocar dedo em cara de jogador, ninguém veio aqui cobrar ninguém, vieram conversar como já vieram centenas de vezes. Como já vieram brigar também, mas desta vez não. E outra, no CT, no Corinthians, eu recebo quem quiser. Não é quem a imprensa quer, quem os caras acham que é certo ou errado. Quem sabe somos nós, não as pessoas de fora. Elas podem não concordar, mas não podem dar palpite. E nós sabemos qual o propósito da conversa. Eu atendi milhões de vezes, como diretor e presidente, e não vejo nenhum problema.

Já esteve do outro lado em relação a isso?
Não, nunca fiz parte de torcida organizada. Nada contra, mas nunca fiz parte. Sempre torci, xinguei, aplaudi, normal, como qualquer torcedor.

Depois do episódio de Salvador o senhor mudou seu pensamento?
Na realidade a gente sabe que quaisquer três pessoas, qualquer meia dúzia que fizer qualquer coisa de agressividade, seja onde for, vai levar rótulo de torcida organizada, e não necessariamente é. Se juntar seis amigos, sem ser de torcida nenhuma, pode existir uma cobrança, isso já aconteceu outras vezes. Não podemos generalizar. Esse pessoal que foi lá, pelo que me consta, era da Gaviões e não são mais. Mas não coloco rótulo, é torcedor, é torcedor. É legal? Óbvio que não. Você concorda? Claro que não. Mas somos vítimas, acontece.

Você acha que se eu tivesse recebido telefonema dizendo que vinha aqui bater em todo mundo eu deixaria vir? Você deixaria? É claro que não. Disseram que vinham para incentivar, apoiar, então autorizei. As pessoas, até que provem o contrário, merecem o crédito. Tenho que agir de acordo com o respeito que existe.

Relação da diretoria hoje se limita às reuniões? Não há questão de ingressos?
Não. Nunca teve. Não é não tem, nunca teve. Tem relacionamento de conversar, de abrir, ter relacionamento. Mas parte de ingresso não tem mais nada.

No começo do ano havia uma previsão orçamentária de R$ 45 milhões em vendas...
... Nunca fizemos. Todo orçamento você põe um valor por ano, mas não é porque vai vender A ou B ou C, é só para se ocorrer não ficar algo muito defasado. Só isso.

Mas já ultrapassaram.
Isso não vale nada. Podia ter feito R$ 1 que iam estar lá os R$ 45 milhões. A minha administração não segue orçamento. Minha administração é diferente, eu não sigo orçamento. Nem dos recebíveis e nem do que é investido.

Independentemente disso, em seis meses foram vendidos sete titulares, e isso não é normal.
Como não? Não é normal em time sem qualidade. Em time de qualidade todo mundo vem buscar jogador. Ninguém vai buscar jogador onde não tem qualidade. Você tendo dinheiro vai buscar o que tem de melhor. A força do dinheiro serve para isso. Por isso que Barcelona só busca top de linha. Custa mais? Custa mais, mas é tiro certo.

Imaginava esse número?
Não. Você não tem uma receita pronta que vai embora um, dois, três, as coisas vão acontecendo. Mas tem outra coisa: se o atleta não quer ir não vai ninguém. Só sai de um clube, se apaga um contrato, quando o atleta quer. O clube não pode apagar um contrato, tem que pagar. Insisto em dizer. Não é só no Corinthians. Vai embora de clube só quem quer.

Gostaria que o senhor explicasse melhor essa declaração sobre a administração que não segue orçamento.
O orçamento existe porque é estatutário. Mas vamos supor que eu tenho um orçamento de R$ 100 milhões para gastar no futebol. Mas e se eu não tiver R$ 100 milhões? Por isso administro o Corinthians pelo caixa. Se eu tenho dinheiro gasto e se não tenho dinheiro não gasto. Independente de estar no orçamento ou não. O orçamento é estatutário, mas na minha administração não tem um valor prático. O orçamento nada mais que é um achismo. Tem que ser equilibrado. É regime de caixa. É isso que quero dizer.

O Felipe está sendo vendido. Haverá reposição? Será um jogador de calibre maior?
Não sei. A sequência do campeonato é que vai nos dizer isso. Vocês lembram do Felipe... no começo diziam que não prestava, que não era zagueiro para o Corinthians, e hoje ele é considerado um dos melhores zagueiros do Brasil. Não dá para julgar. Mas vamos esperar as oportunidades de mercado. Se tiver um zagueiro acima da média, ele nos interessa. Se tiver algum do mesmo nível que já temos, não preciso. Desculpa, mas vamos com o que tem. Só vamos contratar se for alguém acima da média.

A janela de transferências está para abrir. Espera por saídas?
Se eu falar para você que não vai sair ninguém posso virar mentiroso em 20 dias. Se eu falar que vai também. Não dá para cravar. Só posso dizer que não tem nada para ninguém agora, só Felipe. Ninguém procurou ninguém. Nem Cássio, nem Maycon, nenhuma proposta.

Hoje as multas liberatórias são mais altas do que no começo do ano?
Jogador que nós perdemos são por cláusulas de saídas, que são tratativas comerciais. O Jadson veio para cá sem gastarmos um real, ficamos com percentual com cláusula de saída. Chegou proposta, tenho que liberar. Se não tivéssemos aceito ele talvez não teria vindo e aí não teríamos nem os 50% que nos couberam. Assim vale para todos. Renato Augusto é a mesma coisa, compramos metade da Alemanha com cláusula de saída. Ou eu vendo por aquele valor ou eu pago.


O clube não poderia se impor mais em relação a isso?
Tudo pode, mas quando você está trazendo jogador sem custo ele também aceita uma condição mais baixa, e por isso coloca essa cláusula. Você quando contrata um jogador não pensa na saída, pensa na chegada, em usar logo o jogador. Se eu for pegar jogador pensando na saída e ele não virar nada não adianta uma cláusula de R$ 20 milhões, não vai valer nada. São tratativas que você pensa quando ele chega ou quando vai embora. Não esqueça que o controle da situação não está só na minha mão, não se faz só o que eu quero. Se eu pudesse eu colocaria R$ 100 milhões, mas não posso. Com Vágner Love ele cedeu no salário, cedeu nas luvas e eu cedi na cláusula, em contrapartida. Um valor menor caso apareça alguma coisa, é isso que acontece.
Como está a questão salaria neste ano?
Chegamos até hoje tranquilos. Acredito que até o fim do ano será assim também. Em 2015, além de estar atrasado o hoje, tinha multas e outras coisas atrasadas e colocamos tudo em dia. O Alessandro foi receber premiação pelo Mundial outro dia (risos). Tudo o que tinha para trás nós acertamos e agora tudo atual está em dia. É uma vitória.

Quanto o Corinthians arrecadou em patrocínios neste ano
O ano ainda não acabou, né? Não dá para falar. Mas hoje já passa de R$ 70 milhões, que queriamos, contando a Nike. Faltam seis meses, muita coisa pode acontecer. Eles estão trabalhando, me passam os relatórios, e tem muita coisa para acontecer.

O Corinthians hoje ocupa as primeiras posições da tabela do Brasileirão. Qual a perspectiva para o torneio?
Vou responder o que respondi ano passado em uma saída de jogo em que fui ironizado por isso, porque tínhamos perdido alguns jogadores. Perguntaram assim: 'Você acha que o Corinthians pode ser campeão?'. Pode. Não estou dizendo que vai, estou dizendo que pode. 'Com esse time?'. Nós fomos. Então vou repetir a mesma coisa. Pode não? Pode não. Pode sim? Pode sim. Não vejo nenhum time muito acima do que o Corinthians está. Tem bons times, mas entendo que o Corinthians também é um bom time. Às vezes um gol a menos, um ponto te tira o título, mas chance tem, óbvio que tem.

O mínimo então é uma vaga na Libertadores?
O campeonato mais almejado agora é a porra da Libertadores, e por dois anos seguidos não conseguimos. Tenho mais uma oportunidade ano que vem. Mas pelo que time que a gente tem, equipe que temos, comissão técnica que temos, e pelo clube que é, não pode ficar para baixo do quarto lugar da tabela. Essa é minha visão. E não é visão diferente de ninguém aqui dentro.

A ideia é não cair de patamar depois de disputar seis em sete edições passadas de Libertadores?
Quanto mais você disputa maior é a sua chance de ganhar, mas é uma competição que não é fácil ganhar. Não é só time. Não adianta ter 11 bambambans, tem arbitragem, muita coisa. 


Já está pensando no futuro do Alexandre Pato?
Não dá para pensar agora, temos que esperar acabar o contrato de empréstimo. Vai acabar agora no dia 30 e vamos esperar o Chelsea se pronunciar se vai ficar com o atleta ou não. Até agora é tudo especulação, ninguém oficializou nada. Ele teve uma proposta da China novamente agora e não quis ir. Era algo muito bom para ele, excelente para o clube e ele não quis ir. Repito: quem que resolve quando tem que vender alguém? Está provado que é o atleta. Então vamos aguardar o fim do contrato de empréstimo.

Discutem emprestar para outro clube brasileiro?
Não quero me antecipar. Vamos esperar o fim do contrato para ver o que vai acontecer. Não adianta eu falar agora. Todo mundo sabe que a nossa vontade é negociá-lo, então vamos aguardar o fim de junho.

Então há chances de ser aproveitado no próprio Corinthians?
Repito: vamos esperar acabar o contrato. Se o Chelsea disser que não vai usar nós vamos pensar no que fazer. Não gosto de pensar nas coisas antes da hora.

Pensar no futuro do Danilo hoje também é precipitado?
Já quer aposentar o Danilo? Vamos conversar depois, o Danilo é sossegado, tranquilo.

É possível ter reforços nessa janela?
Não estamos buscando ninguém. Caso venha alguém será uma posição pontual que a gente ache necessário e o financeiro nos ajude. Caso contrário é esse o elenco que vai.

Mudando de assunto, hoje é utópico pensar em uma liga de clubes brasileiros?
Não acho nada utópico. Me dou bem com todo mundo hoje, mas se for fazer uma liga muda o que? Se for para ficar igual deixa do jeito que está. O futebol tem que sair da mão da CBF e ir para a liga. Se isso acontecer tudo bem, mas não é isso que vai acontecer, então não vamos perder tempo. Tem que ser um negócio amplo, de fato, para que as coisas aconteçam.

Há alguma faísca disso?
Não existe. Por enquanto não.

Hoje vemos a Seleção tirar jogadores dos clubes durante o Brasileirão. Não é hora de haver uma mobilização real?
Sempre foi assim. Você está reclamando hoje, mas há 40 anos já era assim. Brigar a gente briga, mas não tem o que fazer. Eu posso vetar um atleta de ir para a Seleção, ou funcionários, e tenho dois trabalhando lá. Mas todo mundo que trabalha no futebol almeja chegar em Seleção, é o topo da pirâmide. Como não vou liberar? Como fica? Isso vai existir sempre, não adianta. Paga quem tem time melhor. Errado é o calendário, poderia parar. Mas falta data e são um puta monte de torneio. A gente entende a situação deles também, não é fácil. Tem que encurtar ou acabar com campeonato. Mas vai acabar Paulista? Não vai acabar. Difícil, meu. A gente critica, mas vamos trocar de lado e saber que não é fácil essa equação.

Para encerrar, que mensagem você pode transmitir ao torcedor corinthiano?
É o que a gente sempre pede, apoio. Disputamos praticamente quatro torneios do ano, e queremos o apoio, porque nem sempre dá para ganhar tudo. Parece que nosso clube ficou com obrigação de todo ano ganhar tudo, e isso é impossível, não dá. Já tivemos experiência em 2012 de ganhar tudo o que podia e em 2013 quase brigamos para não cair. É natureza do ser humano ter um relaxamento depois de todas as conquistas. Não estou dizendo que estamos relaxados, porque o clube vive pelo sucesso dentro de campo. Ter R$ 100 milhões, R$ 200 milhões na conta não nos deixa satisfeitos, o que me deixa contente é ter bons atletas, bons funcionários, tudo de melhor para os sócios e o Corinthians campeão dentro de campo. O torcedor tem que fazer parte disso, e não significa dizer que tem que falar amém se tiver coisa errada, mas em apoiar o seu time.













Caso Tite aceite a Seleção, 
Eduardo Baptista, Mano Menezes, Sylvinho e Oswaldo Oliveira são nomes que agradam dirigente do Timão


Campeão do mundo pelo Corinthians em 2000, treinador do Sport está na lista de desejos caso tenha que liberar Tite para Seleção. Eduardo Baptista, Mano Menezes e Sylvinho também são bem vistos


O Corinthians tem chances de trocar um campeão mundial por outro nos próximos dias. Perto de perder Tite, que é alvo da CBF para assumir a Seleção Brasileira, o clube passa a planejar a difícil reposição do treinador, que tem contrato até o fim de 2017. Em uma prévia relação de possibilidades e desejos elaborada pela cúpula de futebol do clube, um nome agrada ao presidente Roberto de Andrade: Oswaldo de Oliveira, campeão mundial pelo próprio Timão em 2000 e atualmente no comando do Sport.

Oswaldo tem contrato até o fim do ano no clube pernambucano, mas alguns fatores o aproximam do Corinthians, especialmente o desejo do presidente. O fato de o treinador de 65 anos já ter trabalhado no clube, conhecer o ambiente e administrar o dia a dia sem declarações fortes ou grandes polêmicas agrada ao mandatário, que não deseja uma reposição arrastada.

A princípio, o Corinthians está disposto a dar uma importante sequência de trabalho a seu eventual novo treinador, assim como foi com os profissionais anteriores. 


Apesar de agradar ao presidente, Oswaldo de Oliveira não é o único nome na lista de prioridades do Corinthians para repor a eventual saída de Tite. Pessoas próximas de Roberto indicam dois nomes em especial como preferências: Eduardo Baptista, hoje na Ponte Preta, e o velho conhecido Mano Menezes, dispensado há duas semanas do Shandong Luneng, da China, e atualmente livre no mercado - em 2014, porém, ele não foi um nome de agrado a Roberto, que decidiu trazer Tite de volta.

Outro profissional com boa aceitação, principalmente por parte do gerente de futebol Edu Gaspar, seria uma aposta no Parque São Jorge: Sylvinho, que já foi auxiliar de Mano e Tite no Corinthians e hoje trabalha na comissão técnica da Inter de Milão. O ex-lateral jamais dirigiu uma equipe profissional e está na Itália desde dezembro de 2014. É um nome que corre por fora.

Oswaldo de Oliveira iniciou sua carreira profissional no Corinthians, em 1999, após deixar de ser auxiliar de Vanderlei Luxemburgo. Ele foi campeão paulista, brasileiro e deixou o clube em junho de 2000. A outra passagem foi em 2004, com apenas cinco meses de trabalho. Eduardo Baptista foi preparador físico do Timão em 2007, época da última passagem de seu pai, Nelsinho Baptista, como treinador. Já Mano também teve duas passagens como técnico, entre 2008 e 2010 e 2014 e foi técnico do Corinthians campeão da Copa do Brasil e Paulista 2009. Curiosamente, deixou o Timão para assumir a Seleção em 2010, exatamente como pode ocorrer com Tite seis anos depois.




























Corinthians tem decisão pelo Brasileirão Sub-20 diante do Vitória

Fora de casa, Timão precisa dos três pontos para garantir classificação à próxima fase da competição nacional

Nesta terça-feira (14), às 17h, o Corinthians terá um grande desafio pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. A equipe comandada por Osmar Loss encara o Vitória, no Barradão, em Salvador-BA, precisando da vitória para se classificar para a próxima fase da competição nacional.

O Timão tem quatro pontos em três jogos (uma vitória, um empate e uma derrota) e ocupa a terceira colocação do Grupo A. O Botafogo lidera, com sete pontos, e o Figueirense é o segundo colocado, com seis. Contudo, a equipe catarinense já realizou os quatro jogos da primeira fase. Ou seja, se o Alvinegro vencer o Vitória, assume pelo menos a vice-liderança e passa à segunda fase. Qualquer outro resultado encerra a participação do Corinthians no torneio.

Na última partida pelo Brasileirão Sub-20, a equipe alvinegra venceu o Atlético-PR por 1 a 0, na Arena Barueri – gol anotado por Carlinhos – na última quarta-feira (08). O último desafio antes da grande decisão diante do Vitória, no entanto, foi pelo Paulistão da categoria. Sob o comando do auxiliar técnico Coelho – ex-lateral do Timão – e uma equipe cheia de atletas mais jovens, goleada para cima do Taubaté: 6 a 0, com direito a três gols de Fabricio, um dos destaques do título da Copa do Brasil Sub-17.








Provavelmente sem Elias, Timão mantém indefinição no meio

Desfalque em cinco partidas por conta da participação da Seleção Brasileira na Copa América, volante foi liberado do treino desta terça-feira. Caso tenha condições, joga quinta

Gabriel Carneiro

14 JUN 2016 10h28
Ao liberar Elias do treino desta terça-feira para resolver "problemas pessoais", o Corinthians só aumentou a indefinição de Tite para arrumar o meio de campo da equipe. Isso porque, além do representante alvinegro na Seleção Brasileira durante a Copa América Centenário, o técnico não poderá contar com o suspenso Cristian defender o Corinthians contra o Fluminense, às 20h, de quinta-feira, em brasilia

Para o jogo no Mané Garrincha, válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, são quatro opções, caso Elias não tenha condições de atuar - só deve treinar na quarta-feira e ainda não se sabe se vai a campo com o grupo. Rodriguinho é quem mais jogou no ano, com Maycon e Willians logo atrás, enquanto Camacho nem sequer estreou.

- Vamos ver o que o professor vai fazer nos próximos dias, porque o Maycon deu uma qualidade de passe e uma saída de bola no clássico. Tem que avaliar, fazer o treinamento e vamos ver o que ele vai decidir - opinou o meia Marquinhos Gabriel, durante entrevista coletiva na segunda-feira.

Favorito, Maycon tem 14 partidas na temporada, mas somente oito como titular. Rodriguinho, que já foi intocável com Tite no início do ano, jogou 18 vezes, 15 como titular. Já Willians, que treinou até de lateral-direito do time reserva, participou de 13 jogos, sendo sete desde o início. Camacho, apresentado há três semanas, também tem sido testado na lateral.

Outra alteração terá de ser feita por Tite, no setor defensivo. Sai Felipe, que se despediu para assinar com o Porto (POR) nos próximos dias, e entra Balbuena, que já deixou a seleção paraguaia após campanha ruim na Copa América. O restante da equipe deve ser mantido pelo treinador, mais uma vez especulado para substituir Dunga na Seleção Brasileira.














Corinthians tem Maycon, Willians, Camacho e talvez Elias para substitui susenso Cristian

Desfalque do volante Cristian acirra disputa por titularidade no Corinthians

Helder Guimaraes Junior

14 JUN 2016 09h03

O técnico Tite começará a definir nesta terça-feira o substituto do volante Cristian, suspenso, diante do Fluminense, na quinta-feira, em Brasília. O desfalque do veterano -que também acusou lesão muscular na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras - acirrou a disputa pelo titularidade no meio-campo do Corinthians.

Cristian aproveitou a oportunidade que teve no princípio do Campeonato Brasileiro e deu estabilidade ao esquema tático com três armadores - Giovanni Augusto, Guilherme e Marquinhos Gabriel.

A entrada de Cristian também fez com que Bruno Henrique melhorasse.
Sem o companheiro, no entanto, existe a possibilidade de Bruno Henrique voltar a ser recuado para a contenção. Assim, o jovem Maycon (que já ocupou a vaga de Cristian no segundo tempo domingo) e o recém-chegado Camacho disputariam a chance de enfrentar o Fluminense.

Outra opção seria Elias, que irá se reapresentar no CT Joaquim Grava após o fiasco da Seleção Brasileira na Copa América dos Estados Unidos. O jogador, contudo, tem o histórico de reclamar de desgaste físico excessivo quando representa o Brasil e poderá precisar de mais tempo para estar à disposição de Tite.

Caso o técnico prefira ser mais conservador, o candidato a ocupar a vaga de Cristian passa a ser Willians. Com ele, Bruno Henrique poderia continuar um pouco mais avançado.

"Vamos ver o que o professor fará nos próximos dias", disse o meia Marquinhos Gabriel, com alguém em mente. "A entrada do Maycon nos dá qualidade de passe na saída de bola. Mas temos que avaliar, fazer os treinamentos", completou.

Além de Cristian, o Corinthians já não terá o zagueiro Felipe, que acertou transferência para o português Porto. O paraguaio Balbuena, outro que retornou da Copa América, não tem a mesma concorrência no seu setor e deverá herdar o posto ao lado de Yago.