15 de set. de 2014

CORINTHIANS 14/09/2014



CORINTHIANS 4º COLOCADO COM 36 PONTOS, SEGUE A 10 DO LIDER











Mano reclama de tabela, mas admite que Corinthians não está mostrando futebol de campeão
Publicado em 14/09/2014, 18:44
AG. CORINTHIANS

Mano Menezes reclamou da tabela e da arbitragem, mas admitiu que o Corinthians foi mal

Mais uma vez o Corinthians entrou apático em campo neste domingo. O técnico Mano Menezes até tentou explicar a má atuação com o calendário apertado da equipe, mas admitiu que sua equipe não está mostrando o futebol de quem quer brigar pelo título.


"É impossível separar uma equipe que joga na quinta e outra que joga na quarta. Não consigo entender. Até pouco tempo fazíamos todo mundo que jogava no domingo, jogasse na quinta. Não tenho dúvida que isso influi", reclamou o treinador.

"Mas não merecíamos vencer o jogo. Ficamos longe da equipe que podemos ser, erramos muitos passes. Estamos jogando mais para Libertadores que para título. Se quisermos o título, temos que jogar mais", completou em outra resposta.

O curioso é que mais uma vez o Corinthians vai passar pela situação reclamada por Mano Menezes. O time alvinegro entra em campo na quinta-feira, diante da Chapecoense.







Mano: 'Estamos jogando mais para Libertadores do que para o título'

Mano ainda aproveitou para reclamar mais uma vez da arbitragem. Isso porque o único gol do jogo saiu em um lance duplamente irregular. Após cruzamento na área, o impedido Eduardo da Silva ajeitou, e o também impedido Wallace bateu na saída de Cássio. Depois, o juiz ainda marcou um pênalti bastante duvidoso, com um chute rubro-negro na mão de Fágner, mas o goleiro corintiano defendeu.

"Jogamos mal, mas, mesmo assim, para perder o jogo, tivemos que perder com um impedimento duplo. Dois em um só. Depois, mais um erro, no meu entendimento, no lance do pênalti", disse.


Mano Menezes: 'Se quisermos pensar em título, temos de jogar mais'
Técnico do Corinthians admite que não mereceu vencer o jogo deste domingo contra o Flamengo, no Maracanã. Para ele, futebol até agora é 'de classificação a Libertadores da América


' mano-menezes-fala-

LANCEPRESS! - 14/09/2014 - 19:17

Mano Menezes espera mais do Timão (Foto: Wagner Méier/LANCE!Press)

Apesar de o Corinthians ter perdido com um gol irregular do Flamengo, em duelo deste domingo, no Maracanã, pelo Brasileirão, o técnico Mano Menezes desta vez foi contido nas reclamações contra a arbitragem. Diante do mau futebol apresentado pela sua equipe, Mano admitiu que isso não pode se repetir.

- Erramos muitos passes e fizemos muitas escolhas erradas. Mas, mesmo assim, para perder o jogo levamos um gol em impedimento. Aliás, dois impedimentos. Mas não merecíamos vencer o jogo, esta é a análise que precisamos levar para dentro. Fazer jogos ruins fazem parte da campanha de todos, mas não podemos repetir - disse o treinador alvinegro.

Com os resultados deste domingo, o Timão, que permaneceu com 36 pontos é o 4º, 10 pontos atrás do líder

Além da distância na tabela, Mano admite que a equipe não vem jogando um futebol para ser campeã.

- No somatório do que fizemos até agora, estamos jogando mais para Libertadores do que para título. Se quisermos jogar para título, temos de jogar mais - ressaltou.




MANO ADMITE CORINTHIANS "MAIS PARA LIBERTADORES DO QUE PARA TÍTULO"
14 DE SETEMBRO DE 2014 ÀS 20:08
Mano não gostou do futebol apresentado pelo Corinthians Mano não gostou do futebol apresentado pelo Corinthians


O Corinthians podia ter se aproximado da luta pelo título do Campeonato Brasileiro neste domingo (14), mas perdeu por 1 a 0 para o Flamengo e seguiu a dez pontos do líder Cruzeiro. Depois da partida, o técnico Mano Menezes mostrou-se resignado e admitiu que o futebol da equipe alvinegra até aqui não tem sido condizente com uma aspiração maior.

'No somatório do que fizemos até agora, estamos jogando mais para Libertadortes do que para título. Não podemos perder a análise correta do que é: se quisermos jogar para otítulo, precisamos jogar mais. As oportunidades para isso serão as próximas rodadas', disse o treinador do Corinthians em entrevista coletiva.

Sem vencer fora de casa há três rodadas (duas derrotas e um empate), o Corinthians foi ultrapassado pelo Internacional nesta rodada. O time paulista tem 36 pontos ganhos e ainda está na zona de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores. Para continuar assim, porém, precisa que o Grêmio não vença o Atlético-MG.

Questionado sobre o que fazer para mudar essa instabilidade, Mano foi direto: 'Trabalhando mais. Melhorando a tomada de decisão. Isso tem muito a ver com as escolhas que você faz em momentos importantes, entendendo mais o jogo. Você encontra adversário mais bem postado, como nós somos bem postados defensivamente, e tem de encontrar caminhos'.

Neste domingo, Mano foi muito hostilizado pela torcida do Flamengo. O atual técnico do Corinthians dirigiu a equipe carioca até a temporada passada, mas saiu após resultados ruins.

'Isso é absolutamente normal. A torcida tem direito de se comportar como ela quer. Muito mais a torcida do que o adversário', finalizou Mano.







Arbitragem prejudicou o Corinthians, mas velhos problemas também pesaram

por Lucas Faraldo em 14.set.2014 às 18:54h




(Foto: Bruno Lima)

Mais uma vez na atual edição do Brasileirão, a arbitragem falhou feio contra o Corinthians. Com razão, o técnico Mano Menezes faz reclamações constantes desde as primeiras rodadas da competição. Mas contra o Flamengo, neste domingo, no Maracanã, não foram somente os erros grotescos do juiz Sandro Meira Ricci – representante do Brasil na última Copa do Mundo – que pesaram na derrota do Timão. Velhos problemas como a “avenida” existente na lateral direita e a falta de criatividade e efetividade do setor ofensivo assombraram a equipe alvinegra nesse que foi o terceiro revés do time em 21 jogos no torneio.

Não é de hoje que o Timão sofre com a lateral direita. Fagner chegou em janeiro para substituir Alessandro – que já não era um Zé Maria da vida, diga-se de passagem – e demorou a encaixar em termos defensivos. Sempre muito presente no ataque, somente neste segundo semestre o camisa 35 se acertou na parte de trás do campo. Mas neste domingo voltou a falhar. Foram inúmeras subidas de Everton sem marcação. Graças ao onipresente Gil – e a Cássio –, o meia rubro-negro não balançou as redes.

Sobre criação, os esforçados Lodeiro e Renato Augusto pouco produziram. O único ataque bem trabalhado, com bola no chão, foi iniciado por Lodeiro, teve assistência de Renato e foi desperdiçado por Luciano. Ademais, apenas chutes – ruins – de longe

Sobre má pontaria, houve apenas duas finalizações certas do Timão ao longo de todos os 90 minutos, de Elias e Gil. Guerrero, Luciano, Romero e Malcom sumiram no quesito. Este último, justiça seja feita, ao menos entrou bem e eletrizou os minutos finais do jogo – como já havia feito na última quinta-feira, contra o Atlético-MG.

Agora resta levantar a cabeça, arrumar a casa e, contra tudo e todos, tentar ao menos uma vaga no G4. 










4/09/2014 19h48

PM atrasa saída de corinthianos para controlar conflito dela com rubro-negros no Maraca
Confronto teve início após torcida do Fla identificar botafoguenses entre paulistas, de acordo com o Gepe. Visitantes voltaram ao estádio para serem escoltados até a Dutra


Por Cahê Mota

Esquentou o clima entre rubro-negros e corintianos na saída do Maracanã, neste domingo. Quando os torcedores do Timão começaram a deixar o estádio, membros de uma organizada do time carioca foram para o confronto pela rua Professor Eurico Rabelo. Houve um início de confusão, mas a Polícia Militar entrou em ação e acalmou os ânimos. De acordo com o comandante do Gepe, João Fiorentini, o tumulto se deu depois que flamenguistas reconheceram botafoguenses infiltrados no grupo de paulistas.

Para controlar o conflito, a PM colocou os torcedores do Corinthians de volta no setor Sul do Maracanã, destinado aos visitantes, e os manteve no local até chegada dos ônibus que vão levar a maioria de volta. A informação era de que rubro-negros aguardavam para novo confronto na rua São Francisco Xavier, na Tijuca. A Polícia Militar vai escoltar os veículos com corinthianos até a Rodovia Presidente Dutra.

Torcedores do Corinthians aguardam no setor destinado a visitantes do Maracanã (Foto: Carlos Mota)


Daniel Guimarães e Leo Burlá - 14/09/2014 - 19:26

Torcida do Corinthians fica presa no Maracanã (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)

A saída dos torcedores do Corinthians do Maracanã, neste domingo, não foi nada simples. Isso porque cerca de 2 mil membros de torcidas organizadas não atenderam a recomendação do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) e não deixaram o estádio antes dos 40 minutos do segundo tempo devido ao fato de corinthiano não abandona o time nunca

Ao tentar deixar o local após o apito final, os corinthianos deram de frente com a torcida do Flamengo e um princípio de confusão se instaurou. No entanto, o Gepe agiu rápido e fez com que os paulistas voltassem para dentro do Maracanã e continuem esperando para serem liberados. A tendência é que os policiais façam um cordão de isolamento para que os veículos parem na Avenida Eurico Rabelo e pegue os passageiros, levando-os de volta para casa.
















14/09/2014 19h52min )

Mano reclama de gol irregular, mas admite falta de merecimento

Mano Menezes novamente não conseguiu cumprir a promessa de não criticar a arbitragem do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no Maracanã, essa missão era difícil. O Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Flamengo com um gol irregular do zagueiro Wallace e ainda teve um pênalti anotado contra si (em toque de mão do lateral direito Fagner), defendido por Cássio.

“Mesmo jogando mal, perdemos o jogo com um impedimento duplo. Aconteceram dois impedimentos em um lance só. Depois, houve mais um erro, no meu entendimento”, criticou Mano, referindo-se às posições ilegais de Eduardo da Silva e Wallace no lance do gol e ao pênalti.

A revolta com o árbitro Sandro Meira Ricci não fez o treinador relevar a atuação do Corinthians no Rio de Janeiro. “Não merecíamos ter vencido o jogo”, reconheceu, tentando deixar de lado o seu protesto. “Devemos analisar a nossa atuação. Erramos muitos passes e tivemos a bola do jogo com o Luciano, que desperdiçou. Não podemos repetir mais partidas como essa”, avisou.
Divulgação/Agência Corinthians


Para Mano, Luciano perdeu a bola do jogo diante do goleiro Paulo Victor (foto: Daniel Augusto Jr.)


De fato, o Corinthians precisará reagir se quiser continuar na briga pela ponta da tabela. A equipe de Mano Menezes seguiu com 36 pontos,  O próximo compromisso será em casa, contra a Chapecoense, na quinta-feira.




14/09/2014 20h03

Mano reclama da arbitragem, mas admite que Corinthians jogou mal
Técnico contesta gol do Fla em posição irregular e pênalti em lance de bola na mão de Fagner, mas pondera: "Não merecíamos vencer o jogo"

Arbitragem foi um dos tópicos da entrevista coletiva de Mano Menezes, após a derrota do Corinthians por 1 a 0 para o Flamengo, na tarde deste domingo. O técnico ficou revoltado com o trabalho de Sandro Meira Ricci e de seus auxiliares. Reclamou muito do gol marcado por Wallace, aproveitando-se de um passe de Eduardo da Silva em posição irregular, e depois do pênalti marcado em lance de bola na mão de Fagner - Cássio defendeu a cobrança de Eduardo da Silva e evitou uma derrota ainda maior.


Confira abaixo a íntegra da entrevista coletiva de Mano:


Time jogou mal? Jogadores disseram que sim...


Concordo com os jogadores. Essa foi a análise que fizemos na primeira parte do jogo. Foi pior ainda o primeiro tempo. Tivemos um início de jogo com bastante dificuldade para encaixar a marcação. Flamengo jogou forte pelo lado esquerdo deles, direito nosso. Não conseguimos jogar com a bola. Você não pode vir no Maracanã e ficar esperando, achar uma jogada do nada. Aliás, em lugar nenhum. Conversamos no intervalo, voltamos melhor e sofremos o gol no momento em que estávamos melhor do que o Flamengo. Longe da equipe que podemos ser. Erramos muitos passes. Tivemos a bola do jogo antes de sofrer o gol, com o Luciano. Mesmo assim, para perder o jogo, tivemos que perder com um impedimento duplo. Dois em um só. Depois, mais um erro, no meu entendimento. Mas não merecíamos vencer o jogo. Essa é a parte que devemos analisar e levar para dentro do nosso trabalho. O momento é decisivo no campeonato. Não podemos ficar repetindo jogos assim.




Desgaste físico

A questão do desgaste físico é impossível separar. Jogamos quinta e domingo. Para essas duas semanas temos situações atípicas. Jogaremos quinta e domingo, contra adversários fortes. Não tenha dúvida que isso influencia. Jogo às 16 horas, calor. Não queremos explicar apenas com isso não, mas pesa também.

Semana com Chapecoense e depois clássico com São Paulo

Não podemos jogar com a Chapecoense pensando no São Paulo. Temos um clássico, sabemos que é duríssimo, mas vamos pensar primeiro na Chapecoense. Vamos conquistar a vitória na nossa casa. Tenho certeza que se conseguirmos fazer isso as influências serão boas no domingo. Faremos um bom jogo contra o São Paulo também.Temos que nos preocupar com a gente. Temos que mostrar a que viemos na competição. Petros faz falta porque tem uma característica de marcação forte. Temos que fazer mudanças por causa disso. Lodeiro fez um bom jogo, mas a equipe passa a ser diferente. Deveria ter criado mais com essa formação que iniciamos hoje.
No somatório do que fizemos até agora, estamos jogando mais para a Libertadores do que para título. Não podemos perder a análise correta. Se quisermos jogar para título, temos de jogar mais. E as oportunidades de comprovar isso serão as próximas.

Como fazer para esse time jogar mais?

Trabalhando mais, melhorando a tomada de decisão. Isso tem muito a ver com as escolhas que se faz em momentos importantes. Entendendo mais o jogo. Assim que se faz, entendendo o adversário. Temos de encontrar caminhos e opções necessárias para trabalhar melhor.

Diretoria vai correr atrás de algum atacante?

Já nos posicionamos. Já fechamos esse assunto. Não acho que alguma escolha simplesmente pela emergência vá solucionar problemas. Vamos trabalhar com os jogadores que temos, dar tranquilidade para eles trabalharem bem. Assim que se trabalha no futebol.

Fase de Cássio

Toda grande equipe começa com um grande goleiro, e temos um goleiro de qualidade. O Cássio fez hoje, no momento que nos abrimos mais e nos arriscamos mais, defesas importantes. Nos levou à possibilidade de conseguir o empate até o último minuto. Ele é o nosso goleiro e está vivendo uma temporada sem interrupções, sem lesões e isso é importante para a equipe.


Absolutamente normal. A torcida tem o direito de se comportar como ela quer. Muito mais a torcida do adversário. Não tenho nada para falar sobre isso.

Quando Cássio olhou para ele para ver se poderia ir à área adversária, tentar o lance de bola aérea

A questão do Cássio é como eu gosto mesmo. Ele olhou para mim como quem perguntava se podia ir. E eu não achei que adiantaria. Não adianta goleiro atravessar o gol e correr risco. Não estávamos conseguindo colocar bolas na área direito. Não temos bola trabalhada com o Cássio. Gosto das coisas como elas devem ser.

Mano Menezes,  Corinthians (Foto: Getty Images)














4/09/2014 18h46

Atuações: Cássio : Goleiro do Corinthians pega pênalti




CÁSSIO - GOLEIRO
Fez um ótimo jogo, apesar da derrota corintiana. Muito bem nas saídas, no tempo de bola e nos chutes de longe. Sem culpa no gol irregular, ainda pegou um pênalti.
Nota: 7,5


FAGNER - LATERAL-DIREITO
Muito mal defensivamente e também nos cruzamentos. Deu espaço para Everton comandar o ataque do Flamengo pelo lado esquerdo durante todo o jogo
Nota: 4


GIL - ZAGUEIRO
Alguns sustos no primeiro tempo, bem no jogo aéreo na etapa complementar. Teve de sair de sua posição original para ajudar Fagner em grande parte da partida
Nota: 6


ANDERSON MARTINS - ZAGUEIRO
Muito seguro em cruzamentos e antecipações. Teve calma para fazer a saída de bola no campo defensivo, embora o Timão pouco tenha aproveitado
Nota: 6,5


FÁBIO SANTOS - LATERAL-ESQUERDO
Teve trabalho com Léo Moura em seu setor. No segundo tempo, teve de partir para o ataque, e sentiu dificuldades com a recomposição
Nota: 5,5


RALF - VOLANTE
Inverteu de posição com Elias em alguns momentos do jogo. Era a única referência de marcação, em um meio-campo que nada criava
Nota: 6


MALCOM - ATACANTE
Entrou para tentar aumentar o volume no ataque, mas teve poucas oportunidades. Com a bola, ao menos tentou ir para cima
Nota: 6,5


ELIAS - VOLANTE
Saiu pouco para o jogo e acabou não colaborando. Em um dia pouco inspirado dos armadores, limitou-se a arriscar chutes de longe na primeira etapa
Nota: 6


LODEIRO - MEIA
Muito lento na criação. Quando recebia a bola, demorava para raciocinar. Não entrou no ritmo do jogo.
Nota: 4

JADSON - MEIA
Teve pouquíssimo tempo para resolver a baixa criatividade do Corinthians. Sem culpa.
Nota: 6


RENATO AUGUSTO - MEIA
Um dos piores jogos que fez com a camisa do Corinthians. Errou quase tudo o que tentou e tornou o setor de criação da equipe inativo. Partida para esquecer.
Nota: 3


LUCIANO - ATACANTE
Na primeira chance real de gol do Corinthians, perdeu a oportunidade de abrir o placar. Encontrou dificuldades para achar o posicionamento ideal no campo
Nota: 4,5


ÁNGEL ROMERO - ATACANTE
O gol do Flamengo começou em um erro primário dele no meio-campo. Não conseguiu achar seu espaço no setor ofensivo e pouco colaborou.
Nota: 5


GUERRERO - ATACANTE
Buscou prender a bola e criar na ponta esquerda, principalmente no primeiro tempo. Acabou rendido pela atuação ruim do meio-campo alvinegro.
Nota: 6




14/09/2014 19h31

Fagner recebe terceiro amarelo e fica fora de Corinthians x Chapecoense
Lateral se junta a Petros como desfalque do Corinthians na próxima quinta-feira


Por Sofia Miranda



O lateral-direito Fagnerrecebeu o terceiro cartão amarelo na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, neste domingo, e está suspenso para a partida da próxima quinta-feira, contra a Chapecoense, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena Corinthians. O jogo é válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele se junta a Petros, que cumprirá a primeira das três partidas de suspensão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela trombada no árbitro Raphael Claus.


O substituto contra a Chapecoense deve ser Ferrugem, que chegou a ganhar oportunidades como titular sob o comando do técnico Mano Menezes. O Corinthians também conta com Guilherme Andrade como opção para a posição. Ambos têm características ofensivas, e devem fazer com que os volantes trabalhem mais no auxílio à marcação.


Quarto colocado do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos, o Timão precisa vencer a Chapecoense para não correr riscos de sair do G-4. A derrota para o Flamengo fez com que a equipe de Mano Menezes caísse uma posição na tabela, sendo superada pelo Internacional.










14/09/2014 19h07

Renato Augusto cita histórico do Timão e reclama do gramado
Meia cita condições da grama do Maracanã como responsáveis pela falta de criação do Corinthians neste domingo


Por Sofia Miranda



Um dos principais problemas do Corinthians em 0x1 Flamengo, na tarde deste domingo, no estádio do Maracanã, foi a criação de jogadas. Lodeiro eRenato Augustoencontraram dificuldades para levar a bola em direção aos atacantes e se destacaram negativamente. Para Renato, o resultado não é tão anormal, e deve ser levado em conta a produção do Timão em jogos recentes, como nas vitórias sobre Bragantino e Atlético-MG.


- Uma derrota no Maracanã também não é algo que temos de lamentar tanto. Na próxima quinta temos um jogo em casa, e temos de vencer - afirmou o jogador, citando a partida contra a Chapecoense, na Arena Corinthians, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.


No intervalo da partida, Renato Augusto já havia reclamado do gramado do Maracanã, dizendo que havia diversos buracos e um excesso de areia, o que estava atrapalhando o estilo de jogo do Corinthians. Após o apito final, as críticas se mantiveram. Para comprovar a própria teoria, o meio-campista citou a produção de jogadas da equipe recentemente, que vinha agradando o torcedor.


- Estamos produzindo bastante nos jogos, mas esse gramado atrapalha. Não à toa estamos conquistando as vitórias, temos uma parte ofensiva muito boa - justificou.


Quarto colocado do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos, o Corinthians terá uma semana dividida pela frente. Embora tenha a Chapecoense como adversário na próxima quinta, o Timão deve voltar suas atenções para o clássico contra o São Paulo, domingo, na Arena Corinthians. Será o primeiro duelo com o Tricolor, vice-líder da competição nacional, no estádio alvinegro.

Renato Augusto disputa bola com Chicão no jogo deste domingo, no Maracanã (Foto: Getty Images)







14/09/2014 18h41

Fábio Santos admite jogo ruim do Timão e pede sequência de vitórias
Com Corinthians instável no Campeonato Brasileiro, lateral deixa concorrentes de lado e pede que equipe foque na correção dos próprios erros


Por Sofia Miranda


O lateral Fábio Santosadmitiu a atuação abaixo do esperado do Corinthians na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, na tarde deste domingo, no estádio do Maracanã. Sem criatividade no meio-campo, o Timão não conseguiu manter a posse de bola e permitiu que o adversário criasse mais chances de gol, tanto no primeiro quanto no segundo tempo. Nem mesmo a tentativa de pressionar os donos da casa nos últimos minutos foi suficiente para buscar o empate.


- Acho que não é questão de ficar atrás. O Flamengo estava com a posse de bola, não conseguimos ficar tanto tempo. Tentamos dar um aperto no final, mas não foi suficiente - opinou o lateral-esquerdo.


A distância para o líder permaneceu em 10 pontos. Porém, para o segundo colocado aumentou para cinco pontos. Com 36, o Corinthians caiu para a quarta colocação e foi ultrapassado pelo Internacional. Esta foi a segunda derrota do Timão como visitante em todo o Brasileirão: antes havia caído apenas diante do Grêmio, por 2 a 1.


Fábio Santos acredita que o Corinthians não deve pensar nos concorrentes, mas sim em acertar os próprios erros. Para o lateral, é importante continuar acumulando pontos e evitar uma eventual queda na tabela de classificação do Brasileirão.


- Ainda tem campeonato.  temos de nos preocupar com nós mesmos. Não conseguimos três vitórias seguidas. Estávamos reclamando dos empates fora de casa, né? Mas o que precisamos é acertar e ter duas, três vitórias - completou.


O Timão volta a campo somente na próxima quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), contra a Chapecoense, na Arena Corinthians. No domingo seguinte, a equipe faz clássico com o 5P, novamente no estádio alvinegro.

Fábio Santos tenta roubar a bola de Canteros no jogo deste domingo (Foto: Getty Images)












Renato Augusto detona arbitragem e vê resultado injusto ao Corinthians
Sandro Meira Ricci tem atuação questionada pelo meia do Timão. Má atuação do time também foi lembrada pelo camisa 8, que fala em empate como o resultado mais justo

LANCEPRESS! - 14/09/2014 - 18:24

Renato Augusto critica arbitragem de Ricci (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)

O Corinthians 0x1 Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileirão, após constestada atuação do árbitro Sandro Meira Ricci na tarde deste domingo. Após validar gol irregular de Wallace e marcar pênalti contestadíssimo de Fagner, o juiz foi alvo de críticas do meia Renato Augusto.

– Muito impedido. O próprio Eduardo (da Silva) tocou na bola e parou, viu que estava impedido. O bandeira não viu. Eles se fecharam, a gente tentou entrar e não conseguiu – analisou o camisa 8 do Timão.

Na jogada do gol rubro-negro, Eduardo foi lançado em posição de impedimento. O atacante dominou a bola e a deixou para Wallace estufar as redes.

Na sequência, Everton chutou da entrada da área e a bola bateu no braço de Fagner. O lateral, no entanto, deixou seu membro superior colado ao corpo. Ricci sinalizou pênalti e Cássio defendeu a cobrança de Eduardo da Silva.

– Não foi pênalti. Uma coisa é a bola vir de longe e o jogador botar a mão, mas chutou na mão dele. O Sandro fez boa partida, correu bem, mas os erros estão nos prejudicando – ainda comentou Renato Augusto.

A atuação abaixo da média do Corinthians também foi lembrada pelo meia alvinegro. Renato Augusto. O jogador, no entanto, viu a derrota como resultado injusto.

– Achei que não fizemos um bom jogo, mas não fizemos um jogo para perder. Flamengo não fez mais que a gente, o empate seria mais justo – finalizou o camisa 8 do Timão.

Corinthians volta a campo no próximo meio de semana. o Timão recebe a Chapecoense, na Arena Corinthians, na quinta-feira, às 
19h30 pelo Brasileirão

Fla derrota o Corinthians no Maracanã (Fotos: Bruno Lima)

Fla derrota o Corinthians no Maracanã (Fotos: Bruno Lima)


Fla derrota o Corinthians no Maracanã (Fotos: Bruno Lima).Fla derrota o Corinthians no Maracanã (Fotos: Bruno Lima)

Fla derrota o Corinthians no Maracanã (Fotos: Bruno Lima)

Fla derrota o Corinthians no Maracanã (Fotos: Bruno Lima)











Corinthians 0x1 Flamengo no Maracanã

18h 14/09/2014 - FutebolAgência Corinthians




© Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansCássio defendeu pênalti cobrado por Eduardo da Silva


No primeiro jogo no Maracanã depois do estádio receber a final da Copa do Mundo, o Corinthians 0x1 fla, conhecendo o terceiro revéz em 21 rodadas do Brasileirão. Com o resultado, o Timão fica na quarta colocação, com 36 pontos conquistados.

No início da partida, o Corinthians tinha boa movimentação no meio de campo e tocava a bola com qualidade, enquanto o Flamengo apostava nos contra-ataques, mas parava na marcação alvinegra. Apesar disso, o goleiro Cássio foi o primeiro a trabalhar no Maracanã. Aos 21, Eduardo da Silva cabeceou e o camisa 12 do Timão fez boa defesa.

Dois minutos depois, quem teria boa chance seria o Corinthians. Elias tabelou com Guerrero e chutou de fora da área, mas a bola passou por cima do gol. Aos 34, Elias arriscou de novo da intermediária, mas a bola foi fraca e o goleiro Paulo Victor defendeu. Mesmo com o Timão avançando a marcação, as chances para os dois lados seguiram escassas até o fim do primeiro tempo.

A segunda etapa já começou com a intensidade que a marcaria até o fim. Com equilíbrio na posse de bola, o time carioca tinha as melhores chances, mas a boa atuação de Cássio impedia que saísse o gol. Mas aos 19, Leonardo Moura cruzou na área e Eduardo Silva, em posição de impedimento, desviou para Wallace, que abriu o placar a favor do Flamengo no Maracanã.

O treinador Mano Menezes colocou o time para frente trocando o volante Ralf, por um atacante, o garoto Malcom. A postura ofensiva do Timão acabou por dar mais espaços ofensivos ao clube da Gávea, que conseguiu – novamente em lance duvidoso – a chance de ampliar o placar com um pênalti, mas Eduardo da Silva bateu no canto esquerdo de Cássio, que foi buscar e evitou o segundo gol rubro-negro.

O Corinthians se dedicou dentro de campo e buscou o empate, mas o placar seguiu inalterado até o fim no Rio de Janeiro. O Timão volta a campo na próxima quinta-feira (18), contra a Chapecoense, às 19h30 na Arena Corinthians.

FICHA TÉCNICA

flamengo 1x0 CORINTHIANS

Maracanã, Rio de Janeiro-RJ

Campeonato Brasileiro, 21ª rodada

GOLS: Wallace, aos 19 min do 1º tempo

CARTÕES: Márcio Araújo e Cáceres (FLA); Fagner (COR)

flamengo: Paulo Victor; Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres, Márcio Araújo (Luiz Antonio), Hector Canteros (Amaral) e Everton; Eduardo da Silva e Alecsandro (Elton). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Anderson Martins, Gil e Fábio Santos; Ralf (Malcom), Elias, Lodeiro (Jadson) e Renato Augusto; Luciano (Romero) e Guerrero. Técnico: Mano Menezes











Mesmo com reclamação, jogadores do Corinthians rmnimizam resultado
Por Gazeta | 14/09/2014 18:57

Apesar de terem reclamado do lance polêmico que resultou no gol de Wallace, atletas pregam tempo para recuperação

Os jogadores do Corinthians minimizaram  o 0x1 para o Flamengo, neste domingo, no Maracanã. Mais preocupados em conquistar vitórias dentro de casa, os comandados de Mano Menezes encararam o resultado com naturalidade.


Pedro Martins/ Agif/Gazeta Press
Guerrero, do Corinthians, em ação no Maracanã

“No Maracanã, não é uma derrota que a gente deva lamentar muito. Vamos pensar no jogo em casa de quinta-feira, porque precisaremos vencer”, comentou o meia Renato Augusto, ex-jogador do Flamengo, já pensando no confronto com a Chapecoense.


O tropeço, no entanto, manteve o Corinthians distante da ponta da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A equipe tem 36 pontos ganhos, dez atrás do líder e a 6 do vice lider

“Ainda há muito campeonato pela frente. A gente não deve se preocupar com os outros. Em uma competição como essa, o importante é somar pontos. Por isso, vamos tentar engrenar duas ou três vitórias seguidas”, disse o lateral esquerdo Fábio Santos.


Apesar de não criar drama com a derrota para o Flamengo, os atletas corinthianos ressaltaram que também tiveram chances de sair do Maracanã com um melhor resultado. Houve impedimento no gol do time adversário. “Jogamos bem no primeiro tempo, de igual para igual. Mas, no segundo, o Flamengo encaixou os contra-ataques e foi mais feliz”, lamentou o zagueiro Anderson Martins.









14 de setembro de 2014 • 19h11

Jogadores do Corinthians minimizam resultado no Maracanã


Os jogadores do Corinthians minimizaram a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, neste domingo, no Maracanã. Mais preocupados em conquistar vitórias dentro de casa, os comandados de Mano Menezes encararam o resultado com naturalidade.

"No Maracanã, não é uma derrota que a gente deva lamentar muito. Vamos pensar no jogo em casa de quinta-feira, porque precisaremos vencer", comentou o meia Renato Augusto, já pensando no confronto com a Chapecoense.

O tropeço, no entanto, manteve o Corinthians distante da ponta da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A equipe tem 36 pontos ganhos, dez atrás do líder. Os rivais corintianos passaram a somar 42."Ainda há muito campeonato pela frente. Em uma competição como essa, o importante é somar pontos. Por isso, vamos tentar engrenar duas ou três vitórias seguidas", disse o lateral esquerdo Fábio Santos.

Apesar de não criar drama com a derrota para o Flamengo, os atletas corintianos ressaltaram que também tiveram chances de sair do Maracanã com um melhor resultado. Houve impedimento no gol do time adversário.

"Jogamos bem no primeiro tempo, de igual para igual. Mas, no segundo, o Flamengo encaixou os contra-ataques e foi mais feliz", lamentou o zagueiro Anderson Martins.












14/09/2014 19h30

Com gol irregular e arbitragem polêmica, Fla bate Corinthians
Impedido, Eduardo participa do lance da vitória. Timão reclama também de pênalti, e Rubro-Negro tem impedimento mal marcado na etapa final


Por GLOBOESPORTE.COM


lance capital

19 do 2º tempo


Léo Moura cruza na área, e Eduardo da Silva, em posição irregular, ajeita para Wallace marcar o gol da vitória do Flamengo. Arbitragem erra e valida lance.


arbitragem

polêmica


Além do gol irregular e de um pênalti polêmico, Ricci aliviou o corintiano Gil em lance com Everton, e um auxiliar errou ao marcar impedimento de Eduardo Silva, que partia só ao ataque.


estatísticas

Fla é melhor


Houve equilíbrio na posse de bola (50% para cada lado), mas nas finalizações o Flamengo foi amplamente superior, com 18 chances de gol contra cinco do Corinthians.

O Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã, em jogo marcado por uma atuação polêmica de Sandro Meira Ricci. O gol do Fla, marcado por Wallace, saiu em jogada ilegal – o zagueiro recebeu de Eduardo da Silva, que estava em posição irregular. O árbitro ainda interpretou como pênalti uma bola na mão de Fagner em chute de Everton. Já no fim da partida, o auxiliar Elan Vieira de Souza marcou impedimento inexistente de Eduardo da Silva, que partiu do campo de defesa e entraria cara a cara com o goleiro Cássio. O público pagante foi de 32.400 pessoas (36.905 no total), com renda de R$ 1.449.317,50.

O resultado foi excelente para o Flamengo, que se recupera de uma sequência de duas derrotas – Grêmio e Goiás – e vai a 28 pontos, abrindo oito da zona do rebaixamento (número que pode cair para sete, caso Vitória ou Criciúma vençam seus jogos, que começam às 18h30).

O Corinthians segue em quarto, com 36, mas podendo ser ultrapassado pelo Grêmio, que encara o Atlético-MG também no complemento da rodada, às 18h30 no Independência.

O Corinthians recebe a Chapecoense, quinta, às 19h30, na Arena Corinthians

A etapa inicial foi de poucas chances de gol, com seis finalizações do Flamengo e duas do Corinthians (ambas com Elias, sem perigo, e só depois de 23 minutos de jogo). O Fla foi melhor, principalmente na primeira metade, quando Everton encontrou muita liberdade pela esquerda, às costas de Fagner. No total, foram oito jogadas do Rubro-Negro pelas laterais e nenhuma do Timão no primeiro tempo inteiro. Mano Menezes corrigiu o problema defensivo, deslocando Ralf para fazer a cobertura na direita. E o jogo ficou ainda mais truncado, com pouquíssima criatividade no setor de meio de campo das duas equipes.

Arbitragem vira destaque negativo na etapa final

O jogo melhorou no segundo tempo. O Corinthians chegou a criar uma grande chance com a dupla Guerrero e Luciano, mas foi o Flamengo que abriu o placar, aos 19. Em posição irregular, Eduardo Silva dominou na área e ajeito para Wallace marcar.

– O gol foi irregular. O assistente número 2, Elan Vieira de Souza, esperou para ver quem participaria da jogada, mas comeu bola. O Eduardo já estava à frente – disse Paulo César de Oliveira, comentarista de arbitragem da TV Globo.

Depois disso, Mano Menezes mandou o Corinthians todo ao ataque, trocando o volante Ralf pelo atacante Malcom, depois Lodeiro por Renato Augusto. Com isso, o Fla passou a apostar nos contra-ataques e teve uma chance de ouro para fazer o segundo, aos 36, num pênalti muito contestado pelos corintianos – o árbitro não interpretou como bola na mão o toque de Fagner em chute à queima-roupa de Everton. Eduardo da Silva bateu mal, e Cássio defendeu.

– Não houve pênalti. O gesto do Sandro Ricci quer dizer que o Fagner está fazendo um gesto de bloqueio, o que não ocorreu. Ele está com o braço junto ao corpo. Ele está virando, e a bola bateu no braço dele – afirmou Paulo César.

E as polêmicas tiveram sequência. Enquanto Flamengo e Corinthians disputavam cada palmo do campo, e arbitragem voltou a aparecer negativamente. Aos 40, Everton lançou Eduardo da Silva, que saiu do campo de defesa e entraria cara a cara com Cássio. Elan Vieira de Souza marcou impedimento inexistente. Dois minutos depois, Gil empurrou Everton a linha de fundo e, com o rubro-negro caído, chutou a bola na cabeça do adversário. Ricci aliviou e deu apenas escanteio.

– Não teve impedimento. O assistente 2 errou mais uma vez. No momento do toque da bola, o jogador do Flamengo estava na sua metade do campo – disse Paulo César, analisando também o lance seguinte. – Ricci deveria ter marcado a falta e também advertido o Gil, mas só administrou.

O Corinthians ainda pressionou nos momentos finais, mas deixou o campo reclamando, enquanto o Flamengo, com a vitória, saiu comemorando.


arbitragem e flamengo1x0Corinthians4°
Gols: Wallace
Rio de Janeiro, RJ / Maracanã,Domingo, 14/09/2014 - 16:00
Min:15 - Max:32 ºcSol com algumas nuvens

21ª RODADA
COM GOL IRREGULAR E ARBITRAGEM POLÊMICA, FLA BATE CORINTHIANS
Impedido, Eduardo participa do lance da vitória. Timão reclama também de pênalti, e Rubro-Negro tem impedimento mal marcado na etapa final




DESTAQUES DO JOGO


lance capital

19 do 2º tempo


Léo Moura cruza na área, e Eduardo da Silva, em posição irregular, ajeita para Wallace marcar o gol da vitória do Flamengo. Arbitragem erra e valida lance.


arbitragem polêmica


Além do gol irregular e de um pênalti polêmico, Ricci aliviou o corintiano Gil em lance com Everton, e um auxiliar errou ao marcar impedimento de Eduardo Silva, que partia só ao ataque.



Houve equilíbrio na posse de bola (50% para cada lado), mas nas finalizações o Flamengo foi amplamente superior, com 18 chances de gol contra cinco do Corinthians.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM



O Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã, em jogo marcado por uma atuação polêmica de Sandro Meira Ricci. O gol do Fla, marcado por Wallace, saiu em jogada ilegal – o zagueiro recebeu de Eduardo da Silva, que estava em posição irregular. O árbitro ainda interpretou como pênalti uma bola na mão de Fagner em chute de Everton Já no fim da partida, o auxiliar Elan Vieira de Souza marcou impedimento inexistente de Eduardo Silva, que partiu do campo de defesa e entraria cara a cara com o goleiro Cássio. Em seguida, Ricci aliviou Gil depois que o corintiano empurrou Everton e chutou a bola na cabeça do rubro-negro já caído no chão. O público pagante foi de 32.400 pessoas (36.905 no total), com renda de R$ 1.449.317,50.

O Corinthians segue em quarto, com 36

Na próxima rodada, O Corinthians recebe a Chapecoense, quinta, às 19h30, na Arena Corinthians
Fábio Santos e Elias (Foto: Marcelo Carnaval/Agência Globo)

Fla leva vantagem em primeiro tempo truncado

A etapa inicial foi de poucas chances de gol, com seis finalizações do Flamengo e duas do Corinthians (ambas com Elias, sem perigo, e só depois de 23 minutos de jogo). O Fla foi melhor, principalmente na primeira metade, quando Everton encontrou muita liberdade pela esquerda, às costas de Fagner. No total, foram oito jogadas do Rubro-Negro pelas laterais e nenhuma do Timão no primeiro tempo inteiro. Mano Menezes corrigiu o problema defensivo, deslocando Ralf para fazer a cobertura na direita. E o jogo ficou ainda mais truncado, com pouquíssima criatividade no setor de meio de campo das duas equipes.

No segundo tempo, o jogo melhorou. O Corinthians chegou a criar uma grande chance com a dupla Guerrero e Luciano, mas foi o Flamengo quem abriu o placar, aos 19, com Wallace, aproveitando a "ajudinha" de Eduardo da Silva em posição irregular. Depois disso, Mano Menezes mandou o Corinthians todo ao ataque - trocando o volante Ralf pelo atacante Malcom, e depois Lodeiro por Renato Augusto. Com isso, o Fla passou a apostar só nos contra-ataques e teve uma chance de ouro para fazer o segundo, aos 36, num pênalti muito contestado pelos corintianos - o chute de Everton, à queima-roupa, pega na mão de Fagner, que tem o braço colado ao corpo. Eduardo da Silva bateu mal, e Cássio defendeu.











14/09/2014 18h41
Fábio Santos admite jogo ruim do Timão e pede sequência de vitórias
Com Corinthians instável no Campeonato Brasileiro, lateral deixa concorrentes de lado e pede que equipe foque na correção dos próprios erros


Por Sofia Miranda


O lateral Fábio Santosadmitiu a atuação abaixo do esperado do Corinthians na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, na tarde deste domingo, no estádio do Maracanã. Sem criatividade no meio-campo, o Timão não conseguiu manter a posse de bola e permitiu que o adversário criasse mais chances de gol, tanto no primeiro quanto no segundo tempo. Nem mesmo a tentativa de pressionar os donos da casa nos últimos minutos foi suficiente para buscar o empate.


- Acho que não é questão de ficar atrás. O Flamengo estava com a posse de bola, não conseguimos ficar tanto tempo. Tentamos dar um aperto no final, mas não foi suficiente - opinou o lateral-esquerdo.


A distância para o líder Cruzeiro, derrotado por 2 a 0 pelo São Paulo, permaneceu em 10 pontos. Porém, para o segundo colocado, o próprio Tricolor, aumentou para cinco pontos. Com 36, o Corinthians caiu para a quarta colocação e foi ultrapassado pelo Internacional. Esta foi a segunda derrota do Timão como visitante em todo o Brasileirão: antes havia caído apenas diante do Grêmio, por 2 a 1.

Fábio Santos acredita que o Corinthians não deve pensar nos concorrentes, mas sim em acertar os próprios erros. Para o lateral, é importante continuar acumulando pontos e evitar uma eventual queda na tabela de classificação do Brasileirão.


- Ainda tem campeonato. Não temos de nos preocupar com o São Paulo e com o Cruzeiro, e sim com nós mesmos. Não conseguimos três vitórias seguidas. Estávamos reclamando dos empates fora de casa, né? Mas o que precisamos é acertar e ter duas, três vitórias - completou.


O Timão volta a campo somente na próxima quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), contra a Chapecoense, na Arena em Itaquera. No domingo seguinte, a equipe faz clássico com o São Paulo, novamente no estádio alvinegro.

Fábio Santos tenta roubar a bola de Canteros no jogo deste domingo (Foto: Getty Images)













Com show de horrores da arbitragem,Corinthians leva gol impedido e não vence


LANCEPRESS! - 14/09/2014 - 17:55

Mais uma vez a arbitragem chama para si a responsabilidade de um jogo do Campeonato Brasileiro. No Maracanã, o Flamengo venceu por 1 a 0 o Corinthians com um gol em posição irregular do zagueiro Wallace. No segundo tempo, o árbitro Sandro Meira Ricci ainda deu pênalti inexistente para o Rubro-Negro e evitou um lance claro de gol, marcando impedimento de Eduardo da Silva. Uma bagunça só!
Na quinta, o Timão recebe a Chapecoense na Arena Corinthians.

Ciente de que precisava voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, o Flamengo foi para cima. Prova disso é que logo no primeiro lance do jogo, Canteros acerta lindo passe e deixa Márcio Araújo na boa para finalizar de canhota, mas a bola sai à esquerda de Cássio com muito perigo. E o time carioca continuou em cima. Aos 14, Everton puxou contra-ataque e finalizou com força para boa defesa de Cássio.

No restante da primeira etapa o Corinthians até tentou ameaçar uma pressão com chutes de fora da área, mas o goleiro Paulo Victor mostrou segurança na maioria dos lances. Eduardo da Silva aos 23 minutos ainda cabeceou com perigo para boa defesa de Cássio, mas os times diminuiram a intensidade inicial para se preservar um pouco mais.

Primeiro tempo foi muito pegado e replet o de discussões (FOTO: Wagner Meier/Lancepress)

CORINTHIANS PREJUDICADO
FLA FAZ DOIS GOLS EM POSIÇÃO IRREGULAR, UM É VALIDADO


Assim como na primeira etapa, o Flamengo começou com tudo o segundo tempo e foi para cima do Corinthians. Logo aos três minutos, Canteros lança Everton, em posição de impedimento, que cabeceia, Cássico defende e no rebote Eduardo da Silva faz o gol. No entanto, o lance já tinha sido invalidado. A chance mais clara, porém, foi do Timão, aos 16 minutos. Guerrero lançou Luciano que saiu cara a cara com Paulo Victor, mas chutou para fora.

No entanto, aos 20 minutos, a arbitragem protagonizou mais um capítulo a parte nesse Campeonato Brasileiro. Canteros lança Eduardo da Silva, que estava em impedimento, que domina e deixa a bola para Wallace marcar. O Rubro-Negro abriu o placar, mesmo com um tento irregular. A torcida, é claro, não ligou nenhum pouco para isso.

No fim do jogo ainda o árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti inexistente após chute de Everton que pegou na mão de Fagner. Na cobrança, Eduardo da Silva bateu firme, mas Cássio fez a defesa. O jogo, é claro, ficou a mil graus depois disso. Se não bastasse o erro do árbitro, o auxiliar Clovis Amaral deu impedimento quando Eduardo da Silva, que estava em posição legal, saia cara a cara com o goleiro do Timão. Um show de pataquadas do trio de arbitragem acabou definindo o triunfo carioca.


Mano Menezes reencontrou o Flamengo no Maracanã em jogo polêmico (FOTO: Wagner Meier/Lancepress)


FICHA TÉCNICA
flamengo e arbitragem 1 X 0 CORINTHIANS

Estádio: Maracanã, em Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 14/9/2014 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva (PE) e Elan Vieira de Souza (PE)
Renda e Público: R$ 1.449.317,50 / 36.905 total 32400 pagantes
Cartões Amarelos: Cáceres, Márcio Araújo e Wallace (FLA); Fagner (COR)


GOLS: Wallace, aos 20'/2ºT (1-0)

flamengo: Paulo Victor; Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres, Márcio Araújo (Luiz Antonio, aos 29'/2ºT), Canteros (Amaral, aos 33'/2ºT) e Everton; Eduardo da Silva e Alecsandro (Elton, aos 29'/2ºT). TÉCNICO: Vanderlei Luxemburgo.

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf (Malcom, aos 29'/2ºT), Elias, Lodeiro (Jádson, aos 36'/2ºT) e Renato Augusto; Luciano (Ángel Romero, aos 17'/2ºT) e Guerrero. TÉCNICO: Mano Menezes.














CORINTHIANS (ROUBADO) 0X1 flamengo (gol com 2 impedimentos)
flamengo1 X 0 CORINTHIANS
Estádio: Maracanã, em Rio de Janeiro
Data/hora: 14/9/2014 – 16h 
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva (PE) e Elan Vieira de Souza (PE)
Renda e Público: R$ 1.449.317,50 / 32400 pagantes
Cartões Amarelos: Cáceres, Márcio Araújo e Wallace (FLA); Fagner (COR)
GOLS: Wallace, aos 20'/2ºT (1-0) IMPEDIDO
flamengo: 48-Paulo Victor; 2-Léo Moura, 3-Chicão, 14-Wallace e 16-João Paulo; 20-Cáceres, 8-Márcio Araújo (25-Luiz Antonio, aos 29'/2ºT), 20-Canteros (40Amaral, aos 33'/2ºT) e 22-Everton; 23-Eduardo da Silva e 19-Alecsandro (9Elton, aos 29'/2ºT). tec: Vanderlei Luxemburgo.

CORINTHIANS: 12-Cássio, 35-Fagner, 4-Gil, 23-Anderson Martins e 6-Fábio Santos; 5-Ralf (21-Malcom, aos 29'/2ºT), 7-Elias, 14-Lodeiro (10-Jádson, aos 36'/2ºT) e 8-Renato Augusto; Luciano (11- Romero, aos 17'/2ºT) e 9-Guerrero. TÉCNICO: Mano Menezes. +22-Danilo Fernandes, 27-Walter, 28-Felipe, 2-Ferrugem 25-Bruno Henrique, 20 Danilo














FICHA DE JOGO
fla 1 gol roubado com 2 impedimentos
Paulo Victor  GOL
Léo Moura  LAD
Chicão  ZAD
Wallace  ZAE
João Paulo  LAE
 Cáceres  VOL
Márcio Araújo  VOL
(Luiz Antonio VOL)
Canteros  VOL
(Amaral VOL)
Everton  MEC
Alecsandro  ATA
(Elton   ATA)
Eduardo da Silva ATA

ARBITRAGEM é fla:
Sandro Meira Ricci  PRINCIPAL
Elan Vieira de Souza  AUXILIAR artilheiro do jogo
Clovis Amaral da SilvaPRINCIPAL
Vanderlei Luxemburgo TEC

reservas:

César GOL
Marcelo ZAD
Samir ZAE
Muralha    VOL
Recife  VOL
Lucas Mugni  MEC
Gabriel  MEC
Arthur  ATA
Frauches  ZAD

CORINTHIANS 0
CássioGOL
FagnerLAD
GilZAD
Anderson Martins LAE
Fábio Santos  LAE
Ralf  VOL
(Malcom  ATA)
Elias  VOL
Lodeiro  MEC
(Jadson  MEC)
Renato Augusto MEC
Luciano ATA
(Ángel Romero ATA)
Paolo Guerrero ATA

Mano Menezes TEC

RESERVAS

Danilo Fernandes  GOL
Walter  GOL
Guilherme Andrade  LAD
Felipe  ZAD
Uendel  LAE
Ferrugem  VOL
Bruno Henrique  VOL
Danilo  MEC

gols Wallace impedido aos 19'2ºt
c.a Fagner (C) 3º marcio araujo caceres (F)

PÚBLICO PRESENTE:36.905
PÚBLICO PAGANTE:32.400
RENDA: R$ 144.931.7.5
49'


2º TEMPO
APITA O ÁRBITRO

Fim de jogo no Maracanã! com gol irregular com 2 impedimentos Flamengo e arbitragem 1x0 Corinthians 

48'
2º TEMPO

Malcom faz cruzamento pela direita, Gil desvia de cabeça, mas a bola cai fraca nas mãos de Paulo Vitor. 

47'
2º TEMPO

Em lançamento de Fábio Santos e desvio de Guerrero, o Corinthians ganha escanteio pela esquerda.
 46'
2º TEMPO
Amaral arrisca chute de longe e manda para fora, sem perigo para Cássio
Público pagante: 32.400; Público presente: 36.905; Renda: R$ 1.449,317,50
45'
2º TEMPO

Léo Moura recebe na ponta direita, mas perde o ângulo, marcado por Fábio Santos, e acaba chutando para fora. 
5'2º TEMPO
Jadson faz cobrança ruim, e deixa a bola de graça para o contra-ataque do Flamengo.
45'2º TEMPO
SUBIU A PLACA
Quatro minutos de acréscimo.
44'2º TEMPO
Falta para o Corinthians na intermediária do campo de ataque.
43'2º TEMPO
O Corinthians tenta avançar, mas a marcação do Flamengo dificulta muito. 
42'2º TEMPO
Gil se estranha com Everton na ponta esquerda do ataque do Flamengo, mas o árbitro marca só escanteio para o time rubro-negro.
41'2º TEMPO
Léo Moura se manda pela direita com total liberdade, faz o cruzamento para Eduardo da Silva. Ele chuta à queima-roupa, mas a bola fica na zaga do Corinthians. 
40'2º TEMPO
Jogo muito aberto nessa parte final.
39'2º TEMPO
Eduardo recebe na entrada da área, livre diante de Cássio, e o goleiro do Corinthians banca o líbero para afastar a bola.

38'2º TEMPO
O Corinthians tenta partir para cima e dá espaço para o Flamengo matar o jogo.
37'2º TEMPO
Paulo Cesar OliveiraCOMENTARISTANão houve o pênalti. O gesto que o Sandro Ricci faz quer dizer que o Fagner está fazendo um gesto de bloqueio, o que não ocorreu. Ele está com o braço junto ao corpo. Ele está virando, e a bola bateu no braço dele.
37'2º TEMPO
CORINTHIANS DEFENDEU CÁSSIO!
Eduardo da Silva cobra no canto, e Cássio se estica todo para fazer a defesa. Evita o segundo gol do Flamengo no Maracanã!


36'2º TEMPO
penalti inventado Eduardo da Silva lança para Everton, que tenta o chute de fora da área. A bola resvala no braço de Fagner, sem qualquer intenção. O árbitro assinala a penalidade máxima.

35'2º TEMPO

SAILodeiroMEIO-CAMPO
ENTRAJadsonMEIO-CAMPO

33'2º TEMPO

SAI Canteros MEIO-CAMPO
ENTRA  Amaral MEIO-CAMP
32'2º TEMPO
Renato Augusto exagera na força ao cobrar falta e manda a bola para a linha de fundo.
31'2º TEMPO
POSSE DE BOLA
Flamengo 51% x 49% Corinthians
30'2º TEMPO
Em cruzamento preciso para o meio da área, Elton desvia, e Cássio se estica para fazer a defesa.
30'2º TEMPO
Renato Augusto cobra o escanteio, e Paulo Vitor sobe para ficar com a bola.
29'2º TEMPO
Renato joga a bola dentro da área, a bola é desviada, e o Timão ganha escanteio. Anderson Martins fica pedindo pênalti após ser agarrado por Wallace.
28'2º TEMPO

SAIMárcio AraújoMEIO-CAMPO
ENTRALuiz AntonioMEIO-CAMPO
28'2º TEMPO

SAIRalfMEIO-CAMPO
ENTRAMalcomATACANTE

28'2º TEMPO

SAIAlecsandroATACANTE
ENTRAEltonATACANTE

28'2º TEMPO
 CáceresMEIO-CAMPOCARTÃO AMARELOPor falta dura em Ralf.

27'2º TEMPO
Fagner dispara em velocidade pela direita e tenta o cruzamento, mas erra mais uma vez.
26'2º TEMPO
Fagner arrisca cruzamento, mas erra feio e deixa a boal de graça para Paulo Vitor.

26'2º TEMPO
Renato Augusto faz bela jogada, lança para Romero, mas Wallace aparece para afastar de qualquer maneira.
25'2º TEMPO
Lodeiro lança para Guerrero na ponta direita. O peruano tenta o cruzamento para Romero, dentro da área, mas Chicão faz o corte.
24'2º TEMPO
Mais um lance de perigo do Flamengo. Eduardo da Silva recebe na ponta esquerda após bela jogada de Everton, deixa com Léo Moura, que chuta forte. A bola fica na zaga do Timão.
23'2º TEMPO
Renato Augusto erra mais um passe no contra-ataque do Corinthians. Timão não consegue criar de jeito algum.

22'2º TEMPO
Mano Menezes, à beira do campo, grita muito com o time do Corinthians

21'2º TEMPO
Em cruzamento de Lodeiro, a bola fica perdida no meio da área, Gil e Anderson Martins tentam chegar, mas a zaga do Flamengo afasta de qualquer maneira.


20'2º TEMPO
O Corinthians tenta responder imediatamente.


19'2º TEMPO

CORINTHIANS ROUBADO Gol ilegal do Rubro-negro no Maracanã. Em cruzamento de Léo Moura, Eduardo da Silva, em posição irregular, domina a bola dentro da área, e Wallace, TAMBÉM IMPEDIDO faz gol

19'2º TEMPO

CÁÁÁSSIO!
Mais uma defesa espetacular do goleiro do Corinthians. Márcio Araújo arrisca de muito longe, após Romero perder a bola, e quase abre o placar no Maracanã.

19'2º TEMPO
Em cruzamento para a área do Timão, Gil afasta de cabeça.


17'2º TEMPO

SAILucianoATACANTE
ENTRAÁngel RomeroATACANTE


16'2º TEMPO

CORINTHIANS  UUUH!

Lodeiro faz bela jogada com Guerrero. O peruano prende a bola, deixa Luciano na cara do gol. O jovem atacante do Timão se estica, trisca na bola, que sai à esquerda de Paulo Vitor. Lance mais perigoso do Corinthians na partida.


15'2º TEMPO
Canteros faz cobrança direta, e a bola passa à direita do gol de Cássio.

13'2º TEMPO

Fagner LATERAL CARTÃO AMARELOPela falta em Everton.
13'2º TEMPO
Fagner vacila mais uma vez na defesa, perde o tempo da bola e derruba Everton na entrada da área. Falta perigosa para o Flamengo.
11'2º TEMPO
Bola longa para Renato Augusto. Paulo Vitor sai do gol e faz a defesa, protegido por Wallace.

10'2º TEMPO
Renato Augusto prende a bola na ponta direita e tenta o cruzamento, mas ninguém do Corinthians aparece para completar o lance.

10'2º TEMPO
Guerrero corta para o meio, pela ponta esquerda, e enche o pé. A bola explode na zaga do Flamengo.
09'2º TEMPO
Completamente livre Everton faz o cruzamento e pega brecha na defesa do Corinthians. Cássio sai do gol, Alecsandro tenta finalizar de surpresa, mas o goleiro do Timão faz a defesa.
08'2º TEMPO
Renato Augusto tenta jogada rápida com Fagner, mas o lateral do Corinthians domina mal, e sai com bola e tudo.

07'2º TEMPO
Lodeiro faz a cobrança para a pequena área, mas Cáceres afasta de qualquer maneira. Canteros completa o serviço.
06'2º TEMPO
Chicão se antecipa a Fábio Santos, mas perde o ritmo e acaba fazendo a falta no lateral corintiano na ponta esquerda.
05'2º TEMPO
Anderson Martins rouba a bola na defesa e sai jogando tranquilamente. Corinthians tenta encaixar o contra-ataque.

04'2º TEMPO
Lodeiro tenta arriscar mais um chute de longe, mas manda sem perigo à direita do gol de Paulo Vitor.

03'2º TEMPO

NÃO VALEU!

Eduardo da Silva pega rebote da defesa de Cássio, após cabeçada de Everton, e empurra para as redes, mas o árbitro já marcava impedimento no lance.
01'2º TEMPO
Mais um erro de Renato Augusto. O meia escapa pela direita, tenta o cruzamento, mas acaba perdendo a bola.

00'2º TEMPO
Everton cruza para o meio da área, pela esquerda, e Anderson Martins se estica todo para cortar.

00'2º TEMPO

APITA O ÁRBITRO

Começa o segundo tempo!

SHOW DO INTERVALO

FALA, RENATO AUGUSTO!

"Está com muita areia e cheio de buraco o meio-campo. O Flamengo joga atrás, e isso atrapalha quem quer jogar".

46'1º TEMPO

APITA O ÁRBITRO!

Fim de primeiro tempo no Maracanã.
46'1º TEMPOO Corinthians continua marcando bem, diminui as ações do Flamengo, mas não consegue criar.

45'1º TEMPO
Elias comete falta de ataque, e o Corinthians não consegue finalizar.
44'1º TEMPO
SUBIU A PLACA
Um minuto de acréscimo.


43'1º TEMPO

CasagrandeCOMENTARISTAO rendimento do Corinthians não está sendo bom, mas não é culpa do treinador. Ele pensou que o Ralf marcaria mais e o Elias sairia. Achou que o ritmo seria bom, mas não está acontecendo isso. Falta participação e posicionamento.
3012



TWITTER

Rodrigo Faber Rotta@RODRIGOFABERJogo muito ruim do meio-campo do Corinthians. Criação zero. Renato Augusto e Lodeiro lentos na transição. #trmaraca
2511



42'1º TEMPO



Mais um erro de passe do Corinthians no contra-ataque. Renato Augusto dá um carrinho para tentar alcançar a bola, mas não consegue.

41'1º TEMPO
Alecsandro arrisca chute de longe, mas a finalização sai fraca. Mais um tiro de meta para o Corinthians.

40'1º TEMPO
Renato Augusto recebe passe de Guerrero, mas comete falta de ataque em João Paulo e freia o contra-ataque do Corinthians.

39'1º TEMPO
Mais um impedimento marcado no ataque do Flamengo. Corinthians retoma a posse no campo de defesa.

38'1º TEMPO
Lodeiro cruza para a área, Luciano tenta o cabeceio, mas manda a bola em cima de Gil.

37'1º TEMPO
Guerrero recebe na ponta esquerda, tenta dominar, mas é derrubado por Chicão. Falta para o Corinthians.

36'1º TEMPO

Márcio AraújoMEIO-CAMPOCARTÃO AMARELOPor falta em Lodeiro.
36'1º TEMPO
Lodeiro recebe no meio-campo, demora a fazer o passe, mas acaba derrubado por Márcio Araújo.

35'1º TEMPO
Márcio Araújo recebe de Léo Moura, na ponta direita, faz o cruzamento rasteiro, mas a zaga do Corinthians afasta de qualquer maneira.

34'1º TEMPO
Elias escapa da marcação pelo meio-campo, enche o pé de fora da área, mas Paulo Victor, bem posicionado, faz a defesa tranquilamente.


32'1º TEMPO
Gil protege a bola para ganhar o tiro de meta, sofre a falta de Everton, e fica batendo boca com o atacante do Flamengo.

31'1º TEMPO
O Corinthians adianta a marcação, mas o Flamengo ainda consegue prender a bola. Rubro-negro segue melhor na partida.

29'1º TEMPO
Mais um erro de passe do Timão. Ralf tenta deixar com Lodeiro, mas exagera na força, e a posse volta para o Flamengo.

29'1º TEMPO
Mano pede que os jogadores do Corinthians usem mais os lados do campo, como Renato Augusto está fazendo na partida deste domingo.

28'1º TEMPO
Guerrero e Lodeiro fazem boa tabela pela direita, no ataque do Corinthians. O árbitro marca falta no uruguaio.

27'1º TEMPO
Léo Moura dispara pela direita e deixa com Márcio Araújo. Ele corta Ralf, mas Fábio Santos aparece para ficar com a bola.


26'1º TEMPO
Elias recebe sobra em um chutão para frente, mas Wallace aparece para afastar o perigo.

24'1º TEMPO
Canteros faz cobrança de escanteio pelo lado esquerdo do ataque do Flamengo, e Cássio sobe para ficar com a bola.

23'1º TEMPO
Elias recebe passe de Guerrero e finaliza da entrada da área. Por cima do gol. Primeiro chute do Timão na partida.



21'1º TEMPO

CÁÁÁSSIO!
Jogada muito trabalhada do Flamengo pelo lado direito. Em cruzamento preciso para dentro da área, Eduardo da Silva sobe mais que a zaga do Timão e cabeceia, para ótima defesa do goleiro do Corinthians.



20'1º TEMPO
Flamengo e Corinthians erram passes no meio-campo. Ambas as equipes com dificuldades na construção.
18'1º TEMPO
Renato Augusto faz cobrança baixa, na primeira trave, e o Flamengo ganha tiro de meta.

17'1º TEMPO
Aberto pela ponta esquerda, Guerrero avança aos trancos e barrancos, mas ganha escanteio ao dividir com João Paulo.

16'1º TEMPO
Jogo é retomado após a recuperação de Guerrero.

15'1º TEMPO
Guerrero fica no chão sentindo um toque no tornozelo direito. O Flamengo dá sequência à jogada, e o peruano fica reclamando com Cáceres.
14'1º TEMPO
Everton mais uma vez escapa em total liberdade pela esquerda, invade a área e chuta. Cássio cai para fazer a defesa.


14'1º TEMPO
Renato Augusto lança para Luciano na ponta direita. Ele inicia a jogada de ataque do Timão, que termina com passe errado de Ralf.
13'1º TEMPO
Lançamento longo para Eduardo da Silva. Impedimento marcado.

12'1º TEMPO
Flamengo troca passes no campo de defesa e tenta encaixar uma boa jogada nas brechas dadas pelo Corinthians.
Jogadores do Corinthians ficaram na bronca com árbitro.

11'1º TEMPO
Eduardo da Silva comete falta em Elias, em um carrinho duro. O volante do Corinthians se irrita e bate boca com o rubro-negro.

10'1º TEMPO
Eduardo da Silva acerta ótimo passe para Everton. Livre de marcação, o meia do Flamengo pega mal na bola ao chutar cruzado, pela direita.


09'1º TEMPO
No campo de ataque, o Flamengo faz o mesmo que o Corinthians: tenta jogada rápida, mas exagera na força do passe. Tiro de meta para Cássio.

08'1º TEMPO
Luciano tenta fazer tabela rápida com Fagner, mas exagera ao devolver a bola, que sai pela linha de fundo.

06'1º TEMPO
Renato Augusto faz péssima cobrança de falta, exagera na força e manda pela linha de fundo.

05'1º TEMPO
Falta dura de Canteros em Nicolás Lodeiro. O uruguaio tentou dominar a bola com a cabeça, mas o jogador rubro-negro ergueu o pé.

04'1º TEMPO
Em cruzamento para a área, Chicão afasta de cabeça. A bola fica com Lodeiro.

04'1º TEMPO
Fábio Santos é derrubado na ponta esquerda do ataque do Corinthians. O árbitro marca a falta.


03'1º TEMPO

UUUH!

Jogada muito rápida no ataque do Flamengo. Alecsandro, impedido, deixa Márcio Araújo na cara do gol. O volante chuta à esquerda do gol de Cássio, e a bola passa muito perto da trave.



02'1º TEMPO
Canteros cobra escanteio pela direita do ataque do Flamengo, mas o árbitro marca falta dentro da área a favor do Corinthians.

01'1º TEMPO
Márcio Araújo recebe passe de Eduardo da Silva na ponta esquerda, tenta o cruzamento, mas é bloqueado por Fagner.
00'1º TEMPO

Lodeiro recebe no meio-campo, deixa a bola com Guerrero, que acaba cometendo falta em Chicão. Bola com o Flamengo.
00'1º TEMPO



Com menos de dez segundos, o Flamengo cruza a primeira bola na área. Ralf aparece para afastar o perigo.


00'1º TEMPO
Cássio aquece, do outro lado. Torcida do Corinthians grita o nome dele
Reservas Corinthians: Danilo Fernandes, Ferrugem, Jadson, Romero, Guilherme, Uendel, Danilo, Malcom, B. Henrique, Walter e Felipe
reservas do Fla: César, Marcelo, Samir, Frauches, Recife, Amaral, L. Antônio, Muralha, Gabriel, Lucas Mugni. Arthur e Elton #trmaraca

Timão confirmado: Cassio, Fagner, Gil, A. Martins, F. Santos, Ralf, Elias, Lodeiro, Renato Augusto, Luciano e Guerrero.
Corinthians joga com Cássio, Fagner, A. Martins, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, R. Augusto e Lodeiro; Luciano e Guerrero Fla confirmado com PV, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres e Canteros; Márcio Araújo, Eduardo e Everton; Alecsandro 
Delegações de Corinthians e Flamengo já no Maracanã. Tudo pronto a pouco mais de uma hora para o apito inicial. 
7Elias
Corinthians chega. Mano Menezes é o primeiro a descer do ônibus.

Torcida do Corinthians faz fila para comprar ingressos para o setor Sul, destinado aos visitantes
5351

PRÉ-JOGO



O garoto Malcom, de apenas 17 anos, é uma das opções do Corinthians no banco de reservas para o jogo deste domingo.





Torcedores corinthianos na chegada ao Rio de Janeiro para o jogo deste domingo. (Foto: Reprodução/Twitter)








2912



 o Corinthians tem no seu setor defensivo um dos destaques da competição. O zagueiro Gil, inclusive, chegou ser convocado para os amistosos da seleção brasileira contra Colômbia e Equador. São apenas 12 gols sofridos em 20 jogos 




fla 1

Paulo Victor
Léo Moura
Chicão
Wallace (1)
João Paulo
Márcio Araújo c.a.
(Luiz Antônio 29'2t)
Canteros
(Amaral 32'2t)
Cáceres c.a.
Everton
Eduardo da Silva
Alecsandro
(Elton 29'2t)_


reservas:
César
Frauches
Marcelo
Samir
Muralha
Recife
Gabriel
Lucas Mugni
Arthur


tec Vanderlei Luxemburgo

CORINTHIANS 0
Esquema tático: 4-4-2
Cássio
Fagner 3ºc.a.
Anderson Martins
Gil
Fábio Santos
Ralf
(Malcom 29'2T)
Elias
Lodeiro
(Jadson 35'2T)
Renato Augusto
Luciano
(Romero 17'2T)
Guerrero


reservas:
Walter
Danilo Fernandes
Ferrugem
Felipe
Uendel
Guilherme Andrade
Bruno Henrique
Danilo

téc Mano Menezes

os ladrões:
Sandro Meira Ricci
Clóvis Amaral da Silva
Elan Vieira de Souza
local:
Maracanã

CORINTHIANS AGORA É 4º colocação, com 36 pontos.
Gil, zagueiro do Corinthians: "temos que levantar a cabeça porque na quinta-feira já tem outro jogo".
Com gol IRREGULAR CORINTHIANS É ROUBADO.  Corinthians errou muitos passes e pouco produziu ofensivamente.
49’
Fim de jogo. CORINTHIANS ROUBADO

48’
Malcom alça bola da esquerda, Gil cabeceia fraco e Paulo Victor segura.
47’
Amaral arrisca da intermediária e a bola se perde sem direção.
45’
Leonardo Moura é lançado na direita, entra na área e arremata à esquerda da baliza.
44’
Árbitro acena com quatro minutos de acréscimo.
43’
Everton prende a bola na ponta esquerda e consegue o escanteio.
42’
Leonardo Moura desce pela direita, chega ao fundo e toca para o meio. Eduardo da Silva consegue o domínio, faz o giro e conclui em cima de Fagner.
39’
Eduardo da Silva é lançado em profundidade e é pego em posição irregular.
38’
Salva Cássio!! Eduardo da Silva recebe passe no ataque, sem marcação, mas adianta a bola e Cássio trava o chute do atacante.
37’
 Eduardo da Silva cobra penalidade no canto esquerdo de Cássio e o arqueiro faz ótima defesa.
36’
Pênalti inventado para o Flamengo. Everton é acionado na risca da área e chuta forte. A bola desvia no braço de Fagner, sem intenção, e o árbitro marca a infração.
34’
Corinthians faz sua última alteração. Sai Lodeiro para a entrada de Jadson.
33’
Paulo Victor machuca o tornozelo e é atendido no gramado.
32’
Deixa o campo Canteros e em seu lugar entra Amaral.
30’
Uhh!! Bola levantada na área paulista, Elton escora de cabeça e Cássio segura.
29’
Renato Augusto bate falta da intermediária e Cáceres resvala pela linha de fundo.
28’
Corinthians também mexe. Sai Ralf para a entrada de Malcom.
27’
Deixa o campo Márcio Araújo e em seu lugar entra Luiz Antônio.
26’
sai Alecsandro para a entrada de Elton.
25’
Cáceres derruba Ralf e enxerga o cartão amarelo.
24’
Renato Augusto busca Romero na área, Wallace chega firme e despacha pela lateral.
23’
Quaseee!! Everton arranca pelo meio, faz lindo drible em Gil, entra na área, mas perde o ângulo com a saída de Cássio e chuta sem direção.
22’
Leonardo Moura puxa contra-ataque pela direita e levanta na área. Fagner afasta de cabeça.
21’
É o primeiro gol do zagueiro no torneio.
20’
IMPEDIDOS!!!!! CORINTHIANS ROUBADO!!!! Leonardo Moura cruza da direita, Eduardo da Silva domina na área, em posição irregular, e a bola sobra para Wallace. O zagueiro chuta sem chances para Cássio.
19’
Defendeuuu!!! Márcio Araújo solta a bomba da intermediária, Cássio se estica e espalma à esquerda do gol.
17’
Corinthians faz sua primeira alteração. Sai Luciano para a entrada de Romero.
16’Perdeuuuu!! Guerrero faz lindo passe para Luciano na área. O atacante toca na saída de Paulo Victor e a bola sai rente ao poste esquerdo.
15’
Uhhh!! Canteros cobra infração do bico da área e a bola sai sobre o travessão.
14’
É o terceiro cartão do atleta, que está suspenso para a próxima partida.
13’
Fagner acerta Everton e é punido com cartão amarelo.
12’
As duas equipes continuam com forte marcação no meio-campo e pouca produtividade ofensiva.
10’
Fábio Santos domina no bico da área e é bloqueado na hora do arremate.
9’
Canteros cruza da esquerda, a bola passa por toda área e sobra para Alecsandro. O atacante tenta encobrir Cássio e o arqueiro segura.
Guerrero sente pancada na perna.
Crédito: Gilvan de Souza/Fla Imagens/Divulgação

7’
Everton lança Eduardo da Silva em profundidade e a bola para nas mãos de Cássio.
6’
Lodeiro faz a cobrança no miolo da área e Cáceres afasta de cabeça.
5’
Fábio Santos é deslocado na ponta esquerda. Boa chance para a equipe visitante.
4’
Lodeiro experimenta da intermediária e a bola se perde sem direção.
3’
Everton recebe passe na área e o assistente levanta a bandeira.
2’
Luciano estica passe para Guerrero, Wallace se antecipa e desvia pela lateral.
1’
Everton alça bola da esquerda, Anderson Martins se estica e faz o corte.
0’
Início da segunda etapa. As duas equipes retornam a campo com as mesmas formações.
Intervalo
Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagens / Divulgação




Primeira etapa foi truncada, com as duas equipes marcando forte no meio-campo e criando poucas chances de gol. Flamengo teve as melhores oportunidades, mas parou nas defesas de Cássio. 0 a 0


Renato Augusto, meia do Corinthians: "a gente não faz uma boa partida. Acho que a gente pode melhorar e sair daqui com a vitória".

1º tempo
46’
Fim do primeiro tempo.
44’
Chicão estica passe para Alecsandro e manda a bola nas mãos de Cássio.
43’
Lodeiro busca Luciano na área, Chião toma a frente e afasta.
42’
Árbitro acena com um minuto de acréscimo.
39’
Alecsandro finaliza da meia esquerda e a bola passa à direita do gol.
38’
Everton é acionado na esquerda e é pego em impedimento.
36’
Lodeiro faz a cobrança aberta e Luciano cabeceia em cima de Gil.
35’
Guerrero é derrubado na ponta esquerda. Boa chance para o time paulista.
34’
Márcio Araújo derruba Lodeiro e é advertido com cartão amarelo.
33’
Everton cobra escanteio da direita e Fábio Santos afasta na primeira trave.
32’
Elias arrisca de longe e Paulo Victor faz fácil intervenção.
30’
Jogo fica muito truncado e os dois times encontram dificuldades nas armações das jogadas.
29’
João Paulo tenta tabela com Canteros na esquerda, Luciano se antecipa e isola.
28’
João Paulo lança Eduardo da Silva na ataque, Cássio deixa a meta e pratica a defesa.
27’
Ralf busca Lodeiro na esquerda, mas toca forte e a bola se perde pela lateral.
25’
Anderson Martins lança Guerrero no ataque, o jogador escora de cabeça e Paulo Victor agarra.
23’
Alecsandro recebe passe na área, faz o giro e é bloqueado na hora do chute.
22’
Canteros levanta bola na área adversária e Fagner corta de cabeça.
20’
Elias experimenta da intermediária e a bola passa por cima do alvo.
19’
Defendeuu!! João Paulo cruza da esquerda, Eduardo da Silva sobe mais que o defensor e cabeceia para segura defesa de Cássio.
18’
Time carioca possui maior posse de bola e a equipe paulista tenta sair nos contragolpes.
16’
Renato Augusto bate escanteio da esquerda, Anderson Martins faz leve desvio e a bola sai à direita da baliza.
15’Guerrero sente pancada no pé e fica caído no gramado.
14’
Perigooo!! Everton arranca pela esquerda, entra na área e concLui para boa defesa de Cássio.
13’
Eduardo da Silva é lançado em profundidade e o assistente levanta a bandeira.
12’
Elias e Eduardo da Silva discutem em campo e o árbitro conversa com os dois jogadores.
10’
Quaseee!! Eduardo da Silva acha Everton no bico da área e o atleta arremata à direita da meta.
9’
Partida tem início movimentado e os dois times chegam com facilidade ao setor ofensivo.
8’
Paulo Victor falha na saída de bola, Lodeiro busca Guerrero na área, mas Chicão aparece na hora certa e recupera a bola.
7’
João Paulo alça bola da esquerda e Gil afasta de canela.
6’
Everton reclama com o árbitro e é advertido verbalmente.
5’
Renato Augusto cobra infração do bico da área, mas erra o cruzamento e manda direto pela linha de fundo.
4’
Renato Augusto bate falta da meia esquerda e Chicão afasta de cabeça.
3’
Uhhh!! Márcio Araújo tabela com Alecsandro no ataque, recebe a devolução na área e finaliza rente ao poste esquerdo.
2’
Everton desce pela esquerda, chega ao fundo e é travado na hora do cruzamento.
0’
Começa o jogo.
Pré-jogo


Corinthians está escalado com: Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins, Fábio Santos; Ralf, Elias, Lodeiro, Renato Augusto; Luciano e Guerrero.


Flamengo entra em campo com: Paulo Victor; Leonardo Moura, Chicão, Wallace, João Paulo; Cáceres, Márcio Araújo, Canteros, Everton; Eduardo da Silva e Alecsandro.

CORINTHIANS ESCALADO Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Lodeiro e Renato Augusto; Luciano e Paolo Guerrero.



  • CorinthiansCOR4-4-2

  • GOL   12-Cássio

  • 35-FagnerLAD
  • 4-GilZAD
  • 23-Anderson MartinsZAE
  • 6-Fábio SantosLAE
  • 5-RalfVOL
  • 7-EliasVOL
  • 14-LodeiroMEC
  • 8-Renato AugustoMEC
  • 18-LucianoATA
  • 9-Paolo GuerreroATA
  • Mano Menezes
  • L
  • 27-WalterGOL
  • 15-Guilherme AndradeLAD
  • 28-FelipeZAD
  • 16-UendelLAE
  • 2-FerrugemVOL
  • 25-Bruno HenriqueVOL
  • 20-DaniloMEC
  • 21-MalcomATA
  • 10-JadsonMEC
  • 11-Ángel Romero
Press release - Flamengo x Corinthians
14/09/14 - 10h00 - ImprensaAgência Corinthians
 Corinthians e Flamengo se enfrentam neste domingo (12), às 16h00, pela Campeonato Brasileiro. A partida acontecerá no Maracanã. O material que será entregue aos jornalistas no local da partida também está disponível no site. Confira:
Clique aqui e acesse as informações gerais e a arbitragem da partidaClique aqui e acesse o retrospecto do confronto entre Corinthians e FlamengoClique aqui e acesse a lista de jogos do Timão na temporada 2014Clique aqui e acesse a ficha técnica e as estatísticas do elenco do CorinthiansClique aqui e acesse as informações do Timão para o jogo contra o FlamengoClique aqui e acesse a ficha de escalação

14/09/2014 09h30

Ídolo, pai e líder: Cássio curte nova fase e celebra crescimento no Timão
Fundamental nas conquistas da Libertadores e do Mundial, goleiro projeta título na Arena Corinthians e admite sonho de jogar a Copa de 2018


Por Rodrigo Faber

Cássio, goleiro do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Da estreia, uma vitória discreta por 1 a 0 sobre o XV de Piracicaba, no dia 28 de março de 2012, até este domingo, o goleiro
Cássio disputou 125 jogos com a camisa do Corinthians. Em dois anos e oito meses, a história do gigante de 1,95m foi construída com capítulos quase exclusivamente vitoriosos. Contratado como terceira opção para Júlio César e Danilo Fernandes, Cássio deixou a concorrência para trás, conquistou quatro títulos como titular, foi eleito o melhor jogador no título mundial de 2012 e hoje vive uma nova fase. A experiência o tirou do posto de garoto para transformá-lo em um dos líderes do elenco. Aos 27 anos, com um filho recém-nascido e muitas lembranças na memória, o goleiro se vê amadurecido.


– Sou muito mais seguro hoje. Tenho personalidade para falar, ter voz de comando. Naquele momento eu era um garoto perto de outros jogadores como Alex, Chicão, Alessandro. Hoje sou um dos líderes da equipe. É importante dar tranquilidade para os meninos da base, dar suporte. Mudei meu papel de jogador desconhecido para líder. Isso é amadurecimento – afirmou, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com.


A chegada de Felipe, primeiro filho de Cássio, nascido no dia 17 do mês passado, é apenas mais um dos símbolos da nova fase vivida pelo goleiro. A última temporada, ele próprio admite, não foi das melhores. As lesões atrapalharam, e o camisa 12 não conseguiu a desejada sequência de partidas. Um dos oito remanescentes do elenco que conquistou o Mundial há dois anos, ele hoje é dono absoluto da meta corintiana e não se vê jogando por outro clube.


Recentemente, Cássio renovou seu contrato até o fim de 2018. Encerrar a carreira no Corinthians é um projeto citado com frequência pelo goleiro. Após a passagem de pouco mais de cinco anos pelo PSV Eindhoven, da Holanda, ele tem a convicção de que dificilmente encontraria estrutura e ambiente melhores do que tem no clube do Parque São Jorge no momento. Por isso, mira outros objetivos, como ampliar sua história no clube ao conquistar o primeiro título da história da Arena Corinthians.


Em conversa com a reportagem no CT Joaquim Grava, Cássio admitiu: ficou revoltado com a invasão de torcedores ao local em fevereiro deste ano e cogitou deixar o Corinthians. Integrante da melhor defesa do Campeonato Brasileiro no ano passado e, parcialmente, também nesta temporada, o goleiro contou o que projeta para os próximos anos e admitiu: jogar a Copa do Mundo de 2018 continua entre os seus sonhos.

Cássio, aos 27 anos, diz sonhar com a Copa do Mundo de 2018 (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Veja abaixo a entrevista na íntegra:


GloboEsporte.com: Da chegada ao Corinthians até hoje, o que mudou para você, dentro e fora de campo?
Cássio: Eu acho que evoluí bastante. Ano passado não fui muito bem, não digo pela parte técnica, mas fiquei muito abaixo por ter me machucado muito. Acho que evoluir é por conhecer mais o clube, a equipe. Nessa parte, psicologicamente, já que aqui tem uma pressão muito grande para jogar. Acho que a gente vai aprendendo ao longo do tempo que mesmo você se destacando, ganhando títulos, amanhã é outro dia aqui no Corinthians, e você tem de conquistar tudo de novo. Vamos crescendo e evoluindo, ao estilo do que tem de ser aqui.

Sou muito mais seguro hoje. Tenho personalidade para falar, ter voz de comando. Naquele momento eu era um garoto perto de outros jogadores como Alex, Chicão, Alessandro. Hoje sou um dos líderes da equipe

Cássio, goleiro do Corinthians

Em que sentido se deu essa evolução? Você amadureceu como jogador e se tornou um líder do elenco?
Eu sempre confiei muito em mim. Eu sempre disse que vinha para trabalhar e que respeitaria os outros, mas que meu objetivo era ser titular do Corinthians. É lógico que sempre vamos evoluindo, técnica e taticamente. Como pessoa mesmo. Sou muito mais seguro hoje. Tenho personalidade para falar, ter voz de comando. Naquele momento eu era um garoto perto de outros jogadores como Alex, Chicão, Alessandro. Hoje sou um dos líderes da equipe. É importante dar tranquilidade para os meninos da base, dar suporte. Mudei meu papel de jogador desconhecido para líder. Isso é amadurecimento.


Você chegou como terceiro goleiro e rapidamente deixou dois companheiros para trás, se tornando titular. Quem foi seu maior concorrente até hoje?
Por mais que o Walter tenha entrado e ido bem, o Danilo também, o maior concorrente aqui era o maior campeão da história do Corinthians. O Júlio (César), com certeza, sempre foi meu maior concorrente. Respeito muito o Walter e o Danilo, mas o Júlio foi campeão brasileiro, ficou entre os três melhores do país na época e tem o respeito de todo mundo.

Os goleiros Danilo Fernandes, Cássio, Matheus e Walter (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Fora de campo, as coisas também mudaram. Hoje você é pai, vive outra fase pessoalmente. Isso influencia na sua carreira?
Quando eu cheguei ao Corinthians, não tinha muita experiência de jogos. Só tinha vivido fora do país mesmo, em outro estilo de futebol. Agora, com muitos jogos, com experiência... Você vai tirando coisas negativas e amadurecendo. A chegada do Felipe também ajuda a crescer. Perdi uns dias de sono, é claro (risos), mas é por uma boa causa. Sempre tive o sonho de ser pai. Também ajuda a querer ficar aqui, me dedicar mais aos treinos. Preciso estar bem, ser o goleiro titular do Corinthians, para o meu filho me ver jogar. Essa é uma das motivações a continuar trabalhando e me dedicando cada vez mais.

Eu tenho 27 anos. Vou chegar com 31 anos à Copa. Até os 34 o goleiro vive seu auge. Quanto mais experiente, melhor

Cássio, goleiro do Corinthians

Você sonha com a seleção brasileira? Acha possível jogar a Copa do Mundo de 2018?
Eu tenho 27 anos. Vou chegar com 31 anos à Copa. Até os 34 o goleiro vive seu auge. Quanto mais experiente, melhor. Se estiver bem para treinar, para jogar e com uma sequência... Cabe a mim trabalhar forte aqui no Corinthians. É o meu foco maior. Se eu for convocado, vou ficar muito feliz. Mas se não for, vou torcer para os meus companheiros que estiverem lá.


Mas ficar fora das convocações te deixa frustrado?
Eu sou jogador. Lógico que tenho objetivo de ir para a Seleção, disputar uma Copa do Mundo, mas não é algo que me tire o sono. Se o treinador optar por outro goleiro, não vou ficar bravo com ele ou sair falando mal. Não é meu pensamento. Se eu fosse, só concretizaria mais um sonho.


O futebol europeu é um objetivo, como o da maioria dos jogadores, ou ficou para trás?
Não penso em sair. Eu estou feliz aqui, acabei de renovar meu contrato por mais quatro temporadas. Todos me tratam bem, do faxineiro ao treinador. Eu me sinto bem à vontade mesmo. Quando você está adaptado e as coisas vão bem, com um CT que está entre os melhores do mundo, você fica contente. Agora temos um estádio que podemos chamar de nosso. Eu não me vejo hoje jogando em outro clube do Brasil ou da Europa. Meu pensamento é ficar no Corinthians o maior tempo possível ou até o final da minha carreira.

Cássio hoje dá conselhos para os mais jovens, como Malcom, 17 (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Dentro de campo, você já foi criticado por conta das reposições de bola. Você acredita que evoluiu nesse aspecto?
Às vezes, pode parecer que eu dou chutão, que seja errado, mas é o estilo de jogo da equipe. Com o professor Tite, o trabalho era mais para jogar no Danilo, dar aquela “casquinha”. É normal que você erre bastante. Pode ser que eu tenha decaído, errado mais do que o normal. O ano passado foi bem complicado para mim, fiquei abaixo em diversos fatores. Esse ano acho que estou mais concentrado, mais focado nos jogos. E também não me machuquei mais. Tive uma sequência de jogos, consegui me preparar bem. Venho jogando em um nível alto aqui, jogando com mais frequência. Se o time vai bem, a tendência é que você vá melhor também.


E quais são as principais diferenças entre o Tite e o Mano Menezes?
Falando da parte defensiva, são treinadores com trabalhos parecidos. Conseguimos manter o que vínhamos fazendo nos outros anos, sendo a melhor defesa. Não somente com a linha defensiva, mas com todo o time ajudando. Isso é importante. Mantivemos alguns jogadores, vieram outros, e são fundamentais para isso. O Fagner se encaixou muito bem, o Anderson (Martins) também está agora... Tivemos uma reformulação, mas os que estavam continuam em um nível muito bom. Cabe a cada treinador seu estilo de jogo para chegar ao gol.

O time tem cento e tantos anos, e sempre foi assim, na raça, na vontade. Pode ser que os outros façam mais gols, mas nós somos o time que menos toma. Temos uma consistência muito boa, estamos ganhando. Será que o terceiro colocado está tão mal assim, jogando tão feio?

Cássio

Muitos dizem que o Corinthians tem um estilo de jogo menos técnico. O São Paulo, por exemplo, vem sendo elogiado pelo futebol bonito. Incomoda dizer que o seu time joga feio?
Sempre foi o estilo do Corinthians. O time tem cento e tantos anos, e sempre foi assim, na raça, na vontade. Pode ser que os outros façam mais gols, mas nós somos o time que menos toma. Temos uma consistência muito boa, estamos ganhando. Será que o terceiro colocado está tão mal assim, jogando tão feio?  Vamos ver quando nos enfrentarmos ou até quando acabar o campeonato, ver o que vai dar.


Os clássicos, aqui no Brasil, representam mais do que na Europa? Você acha que jogos como esse podem determinar a história de um atleta dentro do clube?
Aqui é bem diferente. A rivalidade é forte demais. Lá não tinha jogador provocando um ao outro, aqui você vê bastante. Eu sou mais na minha, fico longe dessas provocações, mas aqui a rixa é grande. O ruim é a violência, né? Quando aparecem brigas entre torcidas, mortes, algumas pessoas se machucam... Isso é chato. É claro que é legal ver o estádio lotado pelas duas partes, motiva a jogar os clássicos. Todo mundo quer ganhar do Corinthians. Tem aquele gostinho a mais. Cada jogo é importante para nós.

De sair daqui mesmo. Pode acontecer protesto, mas você tem de ter respeito por quem trabalha. Ninguém aqui está de brincadeira

Cássio

Vocês viveram um episódio de violência aqui no Corinthians neste ano, com a invasão dos torcedores ao CT. O Ralf, por exemplo, chegou a dizer que pensou imediatamente em ir embora do clube. E você?
Minha reação foi a mesma. De sair daqui mesmo. Pode acontecer protesto, mas você tem de ter respeito por quem trabalha. Ninguém aqui está de brincadeira. Isso acontece no Corinthians, no Palmeiras, no São Paulo... Os clubes passam por maus momentos, assim como nós vivemos. Era uma época de reformulação de jogadores e da comissão técnica. O pessoal exagerou. Outros jogadores pensaram em ir embora do clube naquele momento. Espero que nunca mais aconteça.


Da sua chegada ao Corinthians até hoje, o clube mudou de patamar. Qual é o próximo objetivo?
Conseguimos tudo o que faltava. Ganhamos a Libertadores, agora temos nosso estádio. O CT ficou cada vez melhor para trabalhar. Temos tranquilidade aqui, é um ambiente alegre. Isso é importante para conquistar títulos. É gratificante participar dessa fase do clube. Cabe a nós, jogadores, fazer de tudo para buscar o primeiro título da Arena.

Cássio foi o melhor em campo na final do Mundial contra o Chelsea, de Fernando Torres, em 2012 (Foto: Reuters)






14 de setembro de 2014 • 09h45
pré jogo
Flamengo x Corinthians:


FICHA TÉCNICA
 flamengo X CORINTHIANS

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de setembro de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Elan Vieira de Souza (PE)

flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres, Canteros e Márcio Araújo; Everton, Alecsandro e Eduardo da Silva Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf e Elias; Luciano, Renato Augusto e Lodeiro; Guerrero Técnico: Mano Menezes





Primeira vitória da história do Timão completa 104 anos neste domingo
10h 14/09/2014 - EspeciaisAgência Corinthians 


© Divulgação O atacante Luís Fabi foi responsável pelo primeiro gol da história do Timão

Neste domingo (14), o Timão comemora 104 anos da primeira vitória da história alvinegra. Com gols de Luís Fabi e Jorge Campbell, o Corinthians superou o Estrela Polar por 2 a 0 em confronto realizado no Campo da Rua dos Imigrantes, atual Rua José Paulino, no Bom Retiro.

À época, o Corinthians enfrentou o Estrela Polar escalado com Felipe Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João da Silva, Jorge Campbell, Luís Fabi, César Nunes e Joaquim Ambrósio.

O atacante Luís Fabi foi responsável pelo primeiro gol da história do Timão. O curioso, é que desses jogadores, o capitão da equipe, Raphael Perrone, o goleiro Felipe Valente o atacante Joaquim Ambrósio fundaram o Sport Club Corinthians Paulista para depois se doarem dentro de campo com o manto alvinegro.





Estreia de Biro-Biro no Corinthians completa 36 anos

 10h 14/09/2014 - EspeciaisAgência Corinthians
© Arquivo Placar Biro-Biro com Ataliba, companheiros na década de 80

Há 36 anos, estreava no Timão um dos personagens mais marcantes da história do clube: o folclórico Biro-Biro. Contratado junto ao Sport-PE em 1978, Antônio José da Silva Filho, nascido em Olinda-PE, no dia 18 de maio de 1959, foi anunciado justamente pelo então presidente Vicente Matheus, que dizia ter contratado “um tal de Lero-Lero”.

Sua estreia ocorreu numa partida do Campeonato Paulista de 1978 contra o Paulista. Na ocasião, o Timão saiu vencedor por 2 a 1. Não tardou até que Biro-Biro fosse às redes pela primeira vez. Apenas sete dias depois, fez o gol da vitória em jogo com o América-SP. Em 10 anos, fez história e muitos gols. Foram 76 em 592 jogos muitos deles em momentos decisivos.

Pilar da Democracia Corinthiana, junto a Sócrates, Casagrande e Wladimir, Biro-Biro chamava a atenção por suas habituais subidas perigosas ao ataque. A velocidade era uma de suas grandes armas. Pelo Timão, conquistou quatro Paulistas, em 1979, 1982, 1983 e 1988.





Corinthians tenta ganhar embalo

Por Gazeta | 14/09/2014 07:00 

Hoje o Corinthians buscará engatar a série de resultados positivos que pregava na virada para o segundo turno do Campeonato Brasileiro.

A formação alvinegra começou a metade derradeira da competição como gostaria, Corinthians 1x0 Atlético-MG, na Arena Corinthians. O plano agora é obter um aproveitamento que o deixe com folga no grupo dos quatro primeiros colocados da tabela - faixa de classificação à Copa Libertadores da América do próximo ano - e, quem sabe, aproxime-o da liderança.


Terceiro colocado, com 36 pontos, o Corinthians está a dez do líder .

O técnico  terá, após várias rodadas problemáticas, quase toda a sua equipe à disposição. Os quatro jogadores que retornaram de suas seleções já estão mais descansados, e Guerrero, peça-chave alvinegra, será novamente titular. A baixa é Petros, que começará a pagar suspensão de três jogos.

O Corinthians tem a  melhor defesa do Brasileiro, vazada apenas 12 vezes em 20 partidas.
FICHA TÉCNICA
flamengo X CORINTHIANS

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de setembro de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Elan Vieira de Souza (PE)

flamen: Paulo Victor, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres, Canteros e Márcio Araújo; Everton, Alecsandro e Eduardo da Silva
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf e Elias; Luciano, Renato Augusto e Lodeiro; Guerrero
Técnico: Mano Menezes







 Para entrar de vez na briga pelo título, Corinthians enfrenta o Flamengo no Maracanã
00h 14/09/2014 - FutebolAgência Corinthians

© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians Gil comemora o gol na vitória do 1º turno




Neste domingo (14), o Timão enfrenta o Flamengo às 16h no Maracanã, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. O Corinthians busca mais uma vitória no clássico entre as duas maiores torcidas do país, para entrar de vez na briga pelo título.


O Alvinegro é o terceiro colocado do Brasileirão, com 36 pontos em nove vitórias, nove empates e somente duas derrotas. Na competição, o Timão marcou 25 gols e sofreu apenas 12, tendo a melhor defesa e o maior saldo de gols do campeonato.


O Corinthians tem vantagem no retrospecto contra o time carioca. Em 122 confrontos, são 49 vitórias do Timão, 25 empates e 48 vitórias do clube da Gávea. O primeiro duelo entre as duas equipes foi no dia 1º de dezembro de 1918 em amistoso disputado na Rua Paysandu, no Rio de Janeiro, com vitória alvinegra por 2 a 1. Os gols foram marcados por Amílcar e Neco.


As duas equipes ainda podem voltar a se enfrentar neste ano caso avancem das quartas de final da Copa do Brasil. O Corinthians enfrenta o Atlético-MG, antes.


CURTINHAS DO TIMÃO


Aproveitamento
O Timão tem 60% de aproveitamento na temporada. Nas 43 vezes que entrou em campo, foram 22 vitórias, 12 empates e nove derrotas, com 65 gols feitos e 36 sofridos.


Aproveitamento como visitante
Jogando fora de casa, o Timão tem 51% de aproveitamento. Em 22 jogos, foram nove vitórias, sete empates e seis derrotas.


Artilheiros no Brasileirão
Na competição nacional, o artilheiro do Timão é Guerrero, com seis gols. Jadson está na segunda colocação, com quatro.

G4
Há 18 rodadas o Corinthians faz parte do G4. O Timão entrou no grupo dos classificados para a Libertadores da América na terceira rodada, quando bateu a Chapecoense.


Maracanã
O Corinthians foi cameão Mundial de Clubes Fifa em 2000



Ralf
O volante é o jogador do atual elenco que mais atuou pelo Timão, com 282 partidas vestindo a camisa do Alvinegro. Em 2014, o camisa 5 foi titular em todos os jogos oficiais do Corinthians.

Um time de reforços
O Corinthians renovou o elenco com 11 contratações em 2014: Anderson Martins, Ángel Romero, Bruno Henrique, Elias, Fagner, Ferrugem, Jadson, Lodeiro, Luciano, Petros e Uendel.


ARBITRAGEM
Árbitro: Sandro Meira Ricci-PE (FIFA)
Árbitro Assistente 1: Clovis Amaral da Silva-PE (ASP-FIFA)
Árbitro Assistente 2: Elan Vieira de Souza-PE (CBF-1)

PENDURADOS
Bruno Henrique, Fagner e Ralf
SUSPENSO
Petros











14/09/2014 08h00min )
Guerrero vê adaptação necessária no Corinthians
Marcos Guedes

Figura-chave no Corinthians de Mano Menezes, Paolo Guerrero é hoje diferente do jogador que era figura-chave na equipe de Tite. A pedido do chefe, o peruano deixou o posicionamento mais fixo na área, com jogadas de pivô na meia-lua, passando a avançar da esquerda em direção ao meio.
“Eu jogava de centroavante, de pivô. Não jogo mais. O Mano não quer mais. Está mudando o centroavante no futebol, hoje em dia. Se tiver a possiblidade, vou fazer os gols. Mas também posso fazer jogadas, assistir aos companheiros, dar passes”, afirmou, sem problemas com a nova função.
“Eu gosto, eu gosto. Às vezes, não tenho possibilidade de que a bola chegue para eu fazer o gol. Então, tenho que procurar a bola e fazer minha própria jogada, fazer o time chegar. Temos jogadores de qualidade, como o Jadson e o Renato, que podem te deixar na cara do gol, mas os times se fecham contra a gente, e é preciso buscar a jogada individual”, comentou o atacante.


Divulgação/Agência Corinthians




Paolo Guerrero tem jogado mais de frente, partindo com a bola no pé (foto: Daniel Augusto Jr.)


O maior problema ocorre quando Guerrero constrói a jogada e não encontra outro Guerrero para concluí-la. O peruano precisa de que os companheiros se apresentem. “Não sei se perceberam, mas todo o mundo tem responsabilidade de marcar gol no Corinthians”, disse, colocando-se modestamente como “mais um do time”.
Após quatro jogos nos quais ficou fora da escalação por suspensão, por estar presente em sua seleção ou por não ter condições físicas, o camisa 9 será titular na tarde de domingo, Corinthians x Flamengo, no Maracanã. Luciano será provavelmente o atleta mais próximo dele, com Romero no banco.
“Os dois têm qualidades. O Romero é mais brigador, vai à frente. O Luciano é um jogador mais técnico, que tem uma canhota muito boa e, a qualquer momento, pode desequilibrar. Estou acostumado a jogar com os dois, como estava com o Romarinho. Não tenho qualquer problema”, disse o (ex) centroavante.