8 de jun. de 2014

Fifa promove ensaio geral na Arena Corinthians para a abertura da Copa


Fifa promove ensaio geral na Arena Corinthians para a abertura da Copa

Marcio Porto - 08/06/2014 - 15:43



Na tarde deste domingo, a Fifa promoveu o ensaio da abetura da Copa do Mundo na Arena Corinthians. Além do desfile em si, foram feitos também testes de segurança no local. O estádio do Corinthians passará ainda por um novo teste. Às 17h, os meninos do sub-17 e do sub-20 do Timão farão um jogo amistoso. O evento, entretanto, não terá a presença de torcedores e jornalistas. O primeiro jogo da Copa do Mundo acontece na próxima quinta-feira, 12 junho. Brasil e Croácia se enfrentam às 17h no local (Foto: Eduardo Viana).


Enlace permanente de imagen incrustada



fonte: Giuliano Perini

site : skyscrapercity









09/06/2014 08h00

Dançarinos fazem 1º ensaio na Arena Corinthians para a abertura da Copa
A poucos dias do pontapé inicial do Mundial, estádio recebe mais de 600 dançarinos que participarão da festa. GloboEsporte.com acompanha o teste de domingo, dia 8


Por Felipe Zito
Coreógrafa Daphne Cornez é belga e está no Brasil desde outubro por causa da Copa (Foto: Felipe Zito)

Não serão apenas os jogadores das seleções de Brasil e Croácia que transmitirão ao mundo as primeiras impressões da Copa do Mundo de 2014. A partir das 15h15 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, cerca de 600 dançarinos e artistas participarão da cerimônia de abertura da competição - o pontapé inicial está marcado para 17h.


Após meses de treinamento em um clube localizado na Zona Norte, os voluntários realizaram no último domingo o primeiro ensaio técnico na Arena Corinthians. Devidamente trajados com as alegorias e maquiagens que exibirão ao mundo todos ensaiaram os passos que prometem contagiar o público no estádio e todos os telespectadores.


Autora e diretora artística do espetáculo, a belga Daphne Cornez dividiu a cerimônia de abertura em três atos: natureza, dança e futebol. A intenção da coreógrafa, que está morando na cidade desde outubro, é que o show faça com que o brasileiro se reconheça através dos elementos apresentados, além de apresentar o país ao público estrangeiro.

Estádio recebe a decoração para o ensaio do show de abertura da Copa (Foto: Felipe Zito)

– Eu fiz várias viagens desde 2012 para conhecer o Brasil. O que eu quero é mostrar o que os brasileiros querem compartilhar. Espero que todo o mundo veja a exuberância da vegetação, a magia da natureza brasileira, a alegria do povo brasileiro através da dança e, claro, o grande tesouro que é o futebol – conta a coreógrafa.


No último domingo, a reportagem do GloboEsporte.com acompanhou o ensaio geral da cerimônia, que terá duração de aproximadamente 20 minutos. Preocupados em guardar detalhes e surpreender o público no dia 12, o Comitê Organizador Local redobrou a atenção na fiscalização e não permitiu imagens dos movimentos dentro do gramado. A preocupação foi tão grande que todos os 600 dançarinos que participarão da abertura não puderam circular com telefones celulares no estádio.

Do alto de um dos setores VIP da Arena, Daphne conversou com os artistas posicionados no gramado e acompanhou a exibição, sempre atenta aos detalhes. Apesar do pouco tempo para trabalhar dentro do estádio (o local será liberado para mais um ensaio, na terça-feira, já com os reforços dos cantores Claudia Leitte e Pitbull), a coreógrafa confia em uma característica dos brasileiros para transformar o espetáculo em sucesso: a energia do povo.


– Todas as pessoas já trazem uma grande emoção, desde os artistas no palco até as da produção. Não vou ter a magia da luz e terei pouco tempo, mas apesar disso terei a energia, o amor e a paixão de todas as pessoas que estão trabalhando nisso há meses – completa.

Dançarinas maquiadas e prontas para o ensaio (Foto: Felipe Zito)

Ansiedade e festa nos bastidores


O primeiro contato das bailarinas e dos voluntários com a Arena Corinthians mexeu com a ansiedade de todos no último domingo. As dependências internas do estádio alvinegro foram transformadas em camarins por onde os mais de 600 participantes tiveram de passar por uma verdadeira transformação.


Apesar das horas na maquiagem e na produção das fantasias, nada de desânimo ou cansaço nos bastidores do ensaio. Muito pelo contrário. Ninguém escondia a emoção de poder fazer parte de um evento de grande porte como a abertura da Copa do Mundo.

Para Rafaela Frazão, de 17 anos, o evento terá um gosto ainda mais especial. O motivo? O fanatismo da estudante pelo Corinthians.


– Sou corinthiana em primeiro lugar. Eu amo futebol, sou muito fanática. Tenho tudo do Corinthians. Por ser a abertura da Copa, quando todo o mundo estará olhando, ainda mais sendo no estádio do meu time, vai ser muita emoção – Rafaela Frazão, de 17 anos.

Adereços que serão usados na festa do dia 12 estão prontos (Foto: Felipe Zito)

Gramado recebe atenção extra


Administrada pela Fifa até o fim da Copa do Mundo, a Arena Corinthians é submetida diariamente a rigorosos procedimentos de segurança. E um dos itens de maior preocupação é o gramado, que receberá seis jogos do Mundial.


Para evitar qualquer desgaste ou danificação da grama durante o ensaio técnico ou até na própria cerimônia de abertura, o campo permanecerá coberto por uma lona. Com furos pequenos, o tecido protege o gramado e ao mesmo tempo permite a entrada de luz e ar.


A preocupação é tanta que materiais pesados, como carros alegóricos, foram descartados durante o show. Toda a estrutura que permanecerá no espaço em que a bola irá rolar foi analisada para que não prejudique o estado do gramado.


Até as fantasias tiveram de receber algumas adaptações. Apesar de alguns personagens utilizarem pernas-de-pau, a base precisou ser adaptada com uma espécie de prancha para que não provocasse buracos no campo.

Gramado foi todo coberto para ser preservado durante os ensaios e a festa (Foto: Felipe Zito)