5 de jun. de 2014

Há 17 anos, Timão conquistava o 22º Campeonato Paulista CORINTHIANS FOI CAMPEÁO PAULISTA HA EXATOS 17 ANOS


Há 17 anos, Timão conquistava o 22º Campeonato Paulista

10h 05/06/2014 - EspeciaisAgência Corinthians

© Pisco Del Gaiso/PlacarMarcelinho Carioca era um dos destaques daquela equipe
O dia 5 de Junho é mais um que ficará guardado eternamente no coração alvinegro. Há 17 anos, o Corinthians vencia o Campeonato Paulista pela 22ª vez. A conquista foi confirmada após empate por 1 a 1 com o São Paulo no Estádio do Morumbi.
Na primeira fase, as equipes eram divididas igualmente em dois grupos e somente quatro equipes passariam para a fase final. O Timão terminou na primeira posição do grupo 2, garantindo a classificação junto a São Paulo, Palmeiras e Santos. No quadrangular final, o Corinthians atropelou os rivais e levou o título após 26 jogos, 15 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas.
O Paulistão de 1997 ficou marcado também pelo bom desempenho ofensivo da equipe do Parque São Jorge. Com duas goleadas inesquecíveis na campanha, 5 a 2 contra o Palmeiras e 8 a 2 sobre o Guarani, o Timão fez 58 gols no torneio, tendo como artilheiro o atacante Túlio, que deixou sua marca 15 vezes.
Campeonato Paulista - 1997

Em 1997 o Corinthians formou uma equipe milionaria com patrocinio do Banco Excel. Chegaram para reforçar o time craques como Túlio, Antônio Carlos, Donizete e André.

No Paulistão, a equipe, treinado por Nelsinho Batista, não encontrou adversários e chega fácil ao título. Foi o protagonizante de duas goleadas inesquecíveis:Corinthians 8 a 2 sobre o Guarani, no Primeiro Turno, e Corinthians 5 a 2 contra o Palmeira2s, no Segundo.

No quadrangular final, atropelou seus três maiores rivais. Contra o San7os, conseguiu um heróico 4 a 3.



Voltou a ganhar do Palmeira2s, desta vez por 2 a 0. E, com a vantagem do empate, foi jogar a última partida contra o 5P, no dia 5 de junho.

O Timão entra fechado, com três zagueiros: Henrique, Antônio Carlos e Célio Silva. Mas como o rival não ameaçava, o alvinegro sai na frente, através do lateral-esquerdo André, aos 45 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, o tricolor empata logo de cara, aos 2 minutos. Final: 1 a 1 e o Corinthians conquista o Paulistão pela 22ª vez e mantém a hegemonia estadual.


O artilheiro do Timão foi Túlio, com 15 gols.






O jornal do dia seguinte
(Foto: Arquivo Victor Hugo)


O troféu de 1997
(Foto: Arquivo Victor Hugo)