2 de jun. de 2014

COL diz que provisórias da Arena Corinthians estão testadas e aprovadas

02/06/201407h00 
COL diz que provisórias da Arena Corinthians estão testadas e aprovadas
Por Camila Mattoso e Igor Resende
Gazeta Press

Arquibancada provisória funcional de um lado e com metade da capacidade

O Comitê Organizador Local (COL) foi categórico neste domingo quanto as arquibancadas provisórias da Arena Corinthians: elas estarão prontas e serão 100% seguras em 12 de junho, dia da abertura do Mundial.


Todo o questionamento aumentou nesta semana quando a provisória do lado norte não foi liberada para o jogo do Corinthians contra o Botafogo por falta de alvará do Corpo de Bombeiro. Raquel Verdenacci, coordenadora do comitê paulista do mundial, porém, explicou que o motivo da falta de liberação nada tem a ver com problemas no setor, mas sim com o atraso nas obras e a falta de data para uma inspeção antes do jogo deste domingo.

"A arquibancada norte não corre nenhum risco de não ficar pronta. Ela não foi avaliada porque passava pelo teste dinâmico de carga, de resistência quando os Bombeiros estiveram aqui para avaliar o lado sul. A provisória norte sofreu um problema de cronograma por ser o local do acidente no fim do ano passado. A vistoria está agendada para quarta-feira de manhã para a checagem final de todos os elementos de segurança e de combate a incêndio", disse.

Logo na sequência, foi a vez de Tiago Paes, gerente-geral de integração operacional do COL, tranquilizar a todos quanto a falta de testes do local em jogos de verdade. Segundo ele, a arquibancada norte não precisa ser examinada porque os testes em partidas são apenas operacionais. Como o lado norte é idêntico ao lado sul, o sucesso no jogo entre Corinthians e Botafogo foi suficiente para deixar o Comitê confiante.

"Os lados são espelhados, então a parte funcional (banheiros, restaurantes) estando ok de um lado, também estará de outro. E foram feitos os testes de carga, que nunca seriam realizados com pessoas. Quanto a isso não temos nenhum receio, as arquibancadas estarão 100 por cento seguras", disse.

Fato é que o estádio chegará à Copa do Mundo sem nenhum teste com toda a capacidade. Mesmo a arquibancada provisória sul foi testada neste domingo apenas com 5 mil pessoas, metade do que receberá durante o Mundial.