2 de jun. de 2014

COL aprova evento-teste na Arena Corinthians: "vai estar tudo pronto"

1 de junho de 2014 • 19h43 • atualizado em 01 de junho de 2014 às 21h05

COL aprova evento-teste na Arena Corinthians: "vai estar tudo pronto"
Danilo Vital

Uma das arquibancadas provisórias ainda não foi utilizadas na Arena Corinthians Foto: Marcelo Pereira / Terra

A avaliação do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo sobre as operações na Arena Corinthians no último evento-teste para o Mundial foi extremamente positiva. Neste domingo, a Fifa assumiu as ações de organização na partida que terminou em empate por 1 a 1 do Corinthians com o Botafogo e aprovou a evolução do esquema, apesar de alguns erros e problemas identificados.

"Tudo vai melhorar, não tenho a menor dúvida. Hoje (domingo) já sentimos isso com a equipe de comunicação, o fluxo de informações, voluntários. Quanto mais prática, melhor. Todo mundo já está muito mais familiarizado. E é realmente difícil. Não tínhamos expectativa de no primeiro evento tudo funcionar", afirmou Tiago Paes, gerente de operações do COL, satisfeito com a forma como ocorreu o evento-teste.

Alguns problemas foram identificados, no entanto, o principal deles na primeira triagem de torcedores, à saída das estações localizadas jna Arena Corinthians - em uma delas, foi necessária a intervenção de policiais, que liberaram a passagem diante das filas, empurra-empurra e tensão criadas. Há relatos de torcedores sem ingresso que entraram na Arena, além de problemas na telefonia celular, entre outros.

A explicação principal foi o fato de a operação ter contado com elementos utilizados normalmente em partidas do Campeonato Brasileiro. A checagem de ingressos, por exemplo, fato que causou o acúmulo de pessoas na primeira triagem, não será realizada da mesma forma na Copa do Mundo. Os fatores positivos, após o aumento da experiência, estão relacionados principalmente à mobilidade.

"Hoje vimos que o torcedor aderiu à utilização do transporte publico, especialmente sobre trilhos, de acordo com a localização do seu ingresso. Tivemos um aumento do desembarque em Artur Alvim (estação da CPTM), mas também o uso da CPTM como opção ao setor leste na estação Corinthians Itaquera, modificando o que aconteceu no último teste. Não houve nenhuma ocorrência grave em relação à segurança pública”, comemorou Raquel Verdenacci, coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista da Copa.
http://esportes.terra.com.br/corinthians/videos/golaco-jadson-marca-na-arena-corinthians-contra-o-botafogo,7468762.html&novo_portal=1
Golaço: Jadson marca na Arena Corinthians contra o Botafogo

Presente na entrevista, José Carlos Gomes, gerente de ações da SP Copa, também aprovou as operações realizadas. A Arena Corinthians será palco da abertura da Copa do Mundo, em 12 de junho, com a partida entre Seleção Brasileira e a Croácia. "A gente sabe que está tudo no caminho para ficar pronto no dia 12. Isso é o mais importante para a gente", concluiu Tiago Paes.