2 de jun. de 2014

COL marca inspeção de setor temporário da Arena Corinthians


2 de junho de 2014 • 08h38 • atualizado às 08h40

COL marca inspeção de setor temporário da Arena Corinthians

Danilo Vital

Uma das arquibancadas provisórias ainda não foi utilizada na Arena Corinthians

Foto: Marcelo Pereira / Terra

O Comitê Organizador Local (COL) tinha a expectativa de colocar torcedores nos dois setores temporários montados na Arena Corinthians durante o último evento-teste para a Copa do Mundo, mas atrasos de cronograma impediram a inspeção do Corpo de Bombeiros e, assim, a área que teve estréia adiada durante o empate do Corinthians por 1 a 1 com o Botafogo, no domingo, em partida do Campeonato Brasileiro e a comfiança é total.

“A arquibancada provisória da ala norte não corre o risco de não ficar pronta. Ela não foi avaliada pelo Corpo de Bombeiros porque passava pelo teste dinâmico de carga e resistência”, explicou Raquel Verdenacci, coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista da Copa, após a partida na Arena Corinthians.

Os testes de carga e resistência são realizados com sacos de areia e outros objetos pesados, que forçam a estrutura muito além do que o necessário para garantir que não há possibilidade de problema. “A vistoria está agendada para quarta-feira de manhã, a exemplo do que aconteceu na arquibancada sul, para checagem final, emissão do laudo, autorização e alvará de todas as estruturadas temporárias para o evento”, afirmou Raquel.

Na partida entre Corinthians e Botafogo, o lado sul teve funcionamento satisfatório, com presença de 5 mil torcedores. “A operação dela foi muito boa. Estamos muito tranquilos e satisfeitos, principalmente com a parte hidráulica. Tinha 5 mil pessoas usando banheiro no intervalo e tudo mais. Funcionou positivamente”, analisou Tiago Paes, gerente de operações do COL. Isso faz com que cresça a confiança para que o setor temporário norte também seja eficiente.

“O teste de hoje (domingo) na arquibancada sul foi para avaliar fluxos, a parte hidráulica, lanchonetes... Como as estruturas são espelhadas – ou seja, a parte norte é igual a parte sul -, o teste de uma vale para a outra. O teste de carga é coisa específica. Não temos nenhum receio, e nem os torcedores precisam ter. As arquibancadas estarão 100% seguras”, complementou o dirigente.