28 de mai. de 2014

Com vantagem histórica no confronto, Timão enfrenta Cruzeiro no Canindé


Com vantagem histórica no confronto, Timão enfrenta Cruzeiro no Canindé


11h30 28/05/2014 - FutebolAgência Corinthians


© Rodrigo Coca/Ag. CorinthiansEm 72 duelos, Timão venceu 30 vezes


No confronto entre a melhor defesa e o melhor ataque do Campeonato Brasileiro 2014, Corinthians e Cruzeiro se enfrentam na noite desta quarta-feira (28), no Canindé, em São Paulo, às 22h, pela oitava rodada da competição. o Corinthians é o sexto colocado com 12

Será o jogo número 73 da história deste confronto de quase 74 anos. Tudo começou no dia 01 de novembro de 1940, quando o Cruzeiro ainda se chamava Palestra Itália. Na primeira partida entre as duas equipes, em um amistoso, o Corinthians goleou por 6 a 3.

Desde então, contando o primeiro confronto, o retrospecto é favorável ao Corinthians, que venceu o Cruzeiro 30 vezes, empatou 18 e perdeu 24, marcando 94 gols e sofrendo 84. Se no geral o histórico é positivo ao Timão, contando apenas os jogos pelo Campeonato Brasileiro, competição pela qual os times se enfrentam nesta quarta, o embate é muito equilibrado. Em 52 duelos, foram 19 triunfos para cada lado e 14 empates.

O último jogo entre Corinthians e Cruzeiro aconteceu pelo Brasileirão, no ano passado. No returno, em 22 de setembro, no Pacaembu, houve empate por 0 a 0.

A última vitória do Corinthians sobre o Cruzeiro aconteceu no dia 25 de julho de 2012. Pelo primeiro turno do Brasileirão daquele ano, que o Corinthians foi campeão, no Pacaembu, o Timão venceu por 2 a 0, gols de Chicão e Paulinho.

Mas a maior série invicta da história do confronto é do Corinthians. Entre 1991 e 1993, o Timão ficou oito jogos sem perder do Cruzeiro, com seis vitórias e dois empates, em jogos pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil. E nas partidas mais importantes do duelo, o Alvinegro saiu vencedor. As equipes decidiram o Brasileirão de 1998. Com dois empates (2 a 2  e 1 a 1 ) e uma vitória (2 a 0 ), o Corinthians foi bicampeão brasileiro



CURTINHAS DO TIMÃO

Guerrero

O atacante estreou pelo Corinthians justamente em um jogo contra o Cruzeiro, no dia 25 de julho de 2012, com vitória do Timão por 2 a 0, pelo primeiro turno do Brasileirão daquele ano.



Romarinho

Nunca o atacante foi tão goleador pelo Corinthians em uma única temporada. Com 11 gols, é a melhor marca de gols do camisa 31 em um ano, artilheiro da equipe em 2014.

Jadson

O meia é o artilheiro do Timão no Campeonato Brasileiro 2014, com três gols.

Jogo limpo

O Corinthians é o time que menos cometeu faltas no Brasileirão: 88.

Canindé

Jogando como mandante no estádio, o Timão atuou 58 vezes, com 38 vitórias, 14 empates, seis derrotas, 120 gols a favor e 42 sofridos.



FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X CRUZEIRO

Canindé,  22h

8ª rodada, Campeonato Brasileiro



Lista dos relacionados do Corinthians para o jogo

Goleiros: Danilo Fernandes e Walter

Laterais: Fabio Santos, Fagner, Ferrugem, Guilherme Andrade e Uendel
Zagueiros: Cleber, Felipe e Gil
Volantes: Bruno Henrique e Ralf
Meias: Danilo, Jadson, Petros, Renato Augusto e Zé Paulo
Atacantes: Guerrero, Luciano, Malcom e Romarinho



Arbitragem

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva - PA (ASP-FIFA)

Árbitro Assistente 1: Rafael da Silva Alves - RS (ASP-FIFA)

Árbitro Assistente 2: José Eduardo Calza - RS (CBF-1)

Quarto árbitro: Flávio Rodrigues Guerra - SP (CBF-1)

Árbitro Assistente Adicional 1: Grazianni Maciel Rocha - RJ (CBF-1)

Árbitro Assistente Adicional 2: Bruno Rezende Silva - GO (CBF-2)

Assessor: Joel Teixeira Caires - SP (ASS)